PDA

Ver Versão Completa : GPS quais opções além do Garmim



MarcioT
07-06-2014, 21:12
Amigos
Penso em comprar um GPS para usos esporádicos em viagens porém gostaria de saber se há opções boas e confiáveis além do famoso e caríssimo Garmim.
Sei que sempre se comenta sobre as melhores e caras marcas como no caso dos intercomunicadores. Tenho um scala rider G9 e também uso esporadicamente e me questiono sobre o custo x benefício da compra que fiz por impulso e não quero repetir com um GPS!
Agora vou fazer uma viagem ao Uruguai e temo por me faltar informações sobre postos de gasolina e não quero correr riscos mas também não gostaria de uma nova compra por uma necessidade pontual.
Enfim alguém tem uma boa opção ao Garmin?

Lemão BM
08-06-2014, 19:13
Amigos
Penso em comprar um GPS para usos esporádicos em viagens porém gostaria de saber se há opções boas e confiáveis além do famoso e caríssimo Garmim.
Sei que sempre se comenta sobre as melhores e caras marcas como no caso dos intercomunicadores. Tenho um scala rider G9 e também uso esporadicamente e me questiono sobre o custo x benefício da compra que fiz por impulso e não quero repetir com um GPS!
Agora vou fazer uma viagem ao Uruguai e temo por me faltar informações sobre postos de gasolina e não quero correr riscos mas também não gostaria de uma nova compra por uma necessidade pontual.
Enfim alguém tem uma boa opção ao Garmin?


Olha Marcio também tinha a mesma duvida que a sua e acabei comprando o Garmin ZUMO 350 por que acabei lendo que muitos pilotos de moto se arrependeram em comprar de outra marca por vario motivos ( aqui mesmo no fórum tem um tópico que fala sobre isso)
Enfim se fosse para andar só aqui no Brasil acho que poderia ser outra marca mas muitos sites possuem mapas gratuitos para GPS Garmin e acho que outras marcas de GPS acredito que teria que comprar e se o do Brasil já acho caro atualizar imagina ter que comprar de outros países

O que eu fiz: fiquei pesquisando em vários sites por semanas e acabei comprando por 1.036,00 no Shoptime e ainda tinha a opção de parcelar acho caro também mas não abri mão de ter que viajar para outros países e não ter um GPS confiável.

MarcioT
08-06-2014, 19:19
Olha Marcio também tinha a mesma duvida que a sua e acabei comprando o Garmin ZUMO 350 por que acabei lendo que muitos pilotos de moto se arrependeram em comprar de outra marca por vario motivos ( aqui mesmo no fórum tem um tópico que fala sobre isso)
Enfim se fosse para andar só aqui no Brasil acho que poderia ser outra marca mas muitos sites possuem mapas gratuitos para GPS Garmin e acho que outras marcas de GPS acredito que teria que comprar e se o do Brasil já acho caro atualizar imagina ter que comprar de outros países

O que eu fiz: fiquei pesquisando em vários sites por semanas e acabei comprando por 1.036,00 no Shoptime e ainda tinha a opção de parcelar acho caro também mas não abri mão de ter que viajar para outros países e não ter um GPS confiável.

Lemão
Valeu pelo relato da sua compra.
Me diga uma coisa, como faz para buscar mapas de outros paises como o Uruguai por exemplo? Isso é pago?

nbjr
09-06-2014, 11:20
Marcio, também fiquei com dó de abrir a mão pra comprar um GPS, mas após pesquisar bastante vi que seria interessante gastar mais e gastar uma vez só neste caso.
Facilidade de mapas, uso com luvar, tela própria pra usar com sol, já vem com base, carregador, etc.
Comprei o meu por mais ou menos R$1.200,00, e como não tinha pro carro, já matei 2 problemas com um produto só.

Aletaxi
09-06-2014, 11:29
Talvez o preço caia. Agora lançaram o modelo novo, ele usa sinal de internet do celular. Acho que o modelo é zuno 550.

Lemão BM
09-06-2014, 21:05
Lemão
Valeu pelo relato da sua compra.
Me diga uma coisa, como faz para buscar mapas de outros paises como o Uruguai por exemplo? Isso é pago?

Marcio de tanto procurar informações sobre isso que quando eu consegui colocar os mapas da Argentina, Chile, Bolívia etc ... me senti na obrigação de colocar aqui no fórum a dica
O titulo é Adicionar mapas no gps garmin"
O tópico está em
"motos em geral" depois "equipamentos"
Logo abaixo do tópico que vc criou
La eu escrevi o link para colocar os mapas de praticamente todos os países da América do Sul

MarcioT
09-06-2014, 21:12
Oi Nelson

Estou finalizando meus planos para o Uruguai, e vou te convidar para aquele papo!
Não ignoro a utilidade do GPS mas como decidi a viagem agora e há pouquíssimo tempo, estou envolvido com o planejamento documentos etc... O plano original era lá por setembro ou outubro.
Já tenho a carta verde e escolhendo hotéis, trajetos etc....
Alguns amigos do fórum incluindo você já me ajudaram bastante, então agora vou decidir esta questão.
Abraço




Marcio, também fiquei com dó de abrir a mão pra comprar um GPS, mas após pesquisar bastante vi que seria interessante gastar mais e gastar uma vez só neste caso.
Facilidade de mapas, uso com luvar, tela própria pra usar com sol, já vem com base, carregador, etc.
Comprei o meu por mais ou menos R$1.200,00, e como não tinha pro carro, já matei 2 problemas com um produto só.

MarcioT
09-06-2014, 21:14
Lemão grato por mais essa!
Abraço



Marcio de tanto procurar informações sobre isso que quando eu consegui colocar os mapas da Argentina, Chile, Bolívia etc ... me senti na obrigação de colocar aqui no fórum a dica
O titulo é Adicionar mapas no gps garmin"
O tópico está em
"motos em geral" depois "equipamentos"
Logo abaixo do tópico que vc criou
La eu escrevi o link para colocar os mapas de praticamente todos os países da América do Sul

João
09-06-2014, 21:31
Oi Nelson

Estou finalizando meus planos para o Uruguai, e vou te convidar para aquele papo!
Não ignoro a utilidade do GPS mas como decidi a viagem agora e há pouquíssimo tempo, estou envolvido com o planejamento documentos etc... O plano original era lá por setembro ou outubro.
Já tenho a carta verde e escolhendo hotéis, trajetos etc....
Alguns amigos do fórum incluindo você já me ajudaram bastante, então agora vou decidir esta questão.
Abraço
Boa noite Marcio, ja fui para o Uruguai e te digo ótimas estradas, tranquilas sem transito algum, pode ir tranquilo e nem precisa de gás, é uma reta só e tem placas aliás bastante reta....., vai passar pela estrada que vai até Punta Del Leste também muito bonita a cidade vale a visita não tem como se perder não pode ir tranquilo, só não abuse muito da velocidade que as vezes ficam policiais escondidos com radar ok.

MarcioT
10-06-2014, 00:56
João
Grato pela dica, vou ficar de olho no velocímetro.....rsrsrs
Com todos os relatos que recebí vou tranquilo!
Abraço



Boa noite Marcio, ja fui para o Uruguai e te digo ótimas estradas, tranquilas sem transito algum, pode ir tranquilo e nem precisa de gás, é uma reta só e tem placas aliás bastante reta....., vai passar pela estrada que vai até Punta Del Leste também muito bonita a cidade vale a visita não tem como se perder não pode ir tranquilo, só não abuse muito da velocidade que as vezes ficam policiais escondidos com radar ok.

Strsout
10-06-2014, 09:57
Ja foi mais que respondido aqui, mas deixa eu dar meu pitado:
opcao para um GPS garmin = outro garmim.

serio.
Uso a marca desde 1999, e fui o primeiro a usar em moto, o famoso modelo GPS III Plus, que me foi enviado pela Garmim para testar, visto que o modelo anterior (nao plus) falhava com as vibracoes e eu reportei esse falha a garmim, naqueles idos de 1999.

o meu GPS 'atual' he um Zumo 550 que uso desde 2005, atualiando mapas somente, e seguramente com mais de 150 mil kilometros rodados no guidao de uma moto.
O investimento que fiz nele a 9 anos atras esta mais que pago, e pelo visto, ele vai durar mais um tempao.

Vale a pena.

MarcioT
10-06-2014, 17:26
Elton
Não tenho dúvidas quanto a qualidade do Garmin e pelo seu relato só reforça de modo conclusivo essa questão.
A questão que coloquei ficou por conta de uso esporádico X custo acentuado em relação aos outros e então a pergunta, será que só o Garmin é bom e o resto não? Sim ele é o melhor, mas há alternativas?
Os colegas estão ajudando a responder!






Ja foi mais que respondido aqui, mas deixa eu dar meu pitado:
opcao para um GPS garmin = outro garmim.

serio.
Uso a marca desde 1999, e fui o primeiro a usar em moto, o famoso modelo GPS III Plus, que me foi enviado pela Garmim para testar, visto que o modelo anterior (nao plus) falhava com as vibracoes e eu reportei esse falha a garmim, naqueles idos de 1999.

o meu GPS 'atual' he um Zumo 550 que uso desde 2005, atualiando mapas somente, e seguramente com mais de 150 mil kilometros rodados no guidao de uma moto.
O investimento que fiz nele a 9 anos atras esta mais que pago, e pelo visto, ele vai durar mais um tempao.

Vale a pena.

CM-R1200-GS
11-06-2014, 13:51
MarcioT,

Todo pessoal que eu conheço, que comprou outra marca, depois de um tempo ou quando surgiu uma oportunidade, trocou para o Garmin.

Então o melhor já é ir direto nele.

FPoli
11-06-2014, 14:32
MarcioT,

Todo pessoal que eu conheço, que comprou outra marca, depois de um tempo ou quando surgiu uma oportunidade, trocou para o Garmin.

Então o melhor já é ir direto nele.

Assino embaixo, eu fui um destes.
Apesar de que eu consigo me perder com o Garmin também, não ajudou muito kkkk.

CM-R1200-GS
11-06-2014, 17:31
FPoli,

Sabe que eu pensei em voce !!!!!


kkkkkkkkk

Sergio Som
05-07-2014, 21:10
Pessoal, tenho visto o Zumo 390, que nos EUA é o mesmo preço do 350 e aqui é mais caro (difícil achar abaixo dos R$1700,00). Alguém sabe qual foi a evolução entre eles?

Obrigado

Jesus Jr.
09-07-2014, 18:06
Buenas!
Agente fica na mutuca esperando as dicas... e a opinião mais comum:
. GPS é Garmin - ok
. Modelo 350, 390 ou 550... ?
. Onde comprar?

Vamos lá moçada, também preciso comprar um!

Kkkkkk

Crodao
09-07-2014, 19:22
Marcio eu também acho um absurdo o preço do Garmim e sempre relutei para comprar um Zumo. Tentei de tudo, inclindo Garmim pra carro. No final acabei comprando um Zumo 660. A conclusão que cheguei foi que eu devia ter feito isso antes. Não adianta dar volta, o Zumo é imbatível.

O mais importante de tudo: Os mapas.
Existem várias comunidades e organizações no mundo todo desenvolvendo mapas gratuítos, além dos vendidos comercialmente.
Brasil - Tracksource
Argentina, Uruguai e Chile - Proyecto Mapear
Bolívia - Bolirut
Perú - Perut
Venezuela, etc, etc, etc

O que todos eles têm em comum ? TODOS são desenvolvidos para Garmin.
Então, além dos mapas vendidos pela Garmin, você ainda têm a opção de adquirir mapas gratuitos.
Considere isso.

Queirozjh
09-07-2014, 19:46
Um amigo comprou um da duas rodas e esta muito satisfeito. Disse que ja vem com os suportes pra moto e tem algumas funcoes especificas. Poren, creio que esse duas rodas é da marca Aquarios, cujo GPS tem muitas reclamacoes. Tbem tem um multilaser que eh especifico pra moto, esse a turma compra e troca o software dele pelo Igo.

MarcioT
09-07-2014, 21:21
Marcio eu também acho um absurdo o preço do Garmim e sempre relutei para comprar um Zumo. Tentei de tudo, inclindo Garmim pra carro. No final acabei comprando um Zumo 660. A conclusão que cheguei foi que eu devia ter feito isso antes. Não adianta dar volta, o Zumo é imbatível.

O mais importante de tudo: Os mapas.
Existem várias comunidades e organizações no mundo todo desenvolvendo mapas gratuítos, além dos vendidos comercialmente.
Brasil - Tracksource
Argentina, Uruguai e Chile - Proyecto Mapear
Bolívia - Bolirut
Perú - Perut
Venezuela, etc, etc, etc

O que todos eles têm em comum ? TODOS são desenvolvidos para Garmin.
Então, além dos mapas vendidos pela Garmin, você ainda têm a opção de adquirir mapas gratuitos.
Considere isso.

Crodão sei que é a opção adequada por varias razões. Lancei a discussão pois decidi fazer uma viagem ao Uruguai em pouco tempo, e imaginei comprar um GPS no ultimo minuto. Com algumas orientações de alguns amigos do forum, fiz a viagem sem GPS, foi tranquilo! Agora tenho tempo de pesquisar modelo, preço ou mandar vir de fora! Por melhor que seja não pago R$ 1800,00 por algo de uso esporádico. Já comprei um scala G9 que veio dos USA, paguei barato em relação ao preço cobrado aqui mas não é tudo aquilo, minha mulher odeia! Porém a proxima viagem, Chile, vou com GPS. Mas agora tenho tempo! Grato pelas informações!
Abraço!

MarcioT
09-07-2014, 21:26
Um amigo comprou um da duas rodas e esta muito satisfeito. Disse que ja vem com os suportes pra moto e tem algumas funcoes especificas. Poren, creio que esse duas rodas é da marca Aquarios, cujo GPS tem muitas reclamacoes. Tbem tem um multilaser que eh especifico pra moto, esse a turma compra e troca o software dele pelo Igo.

Pode ser uma boa opção, mas aprendi que tem muitas coisas em jogo, mapas manutenção, atualização etc....
Minha necessidade é para longas viagens fora, então tem que atender este requisito, disponibilidade de mapas e atualizações.
Abraço!

MarcioT
12-11-2014, 22:28
Após muito relutar comprei o garmin 390LM.
fiz uma viagem onde tracei a rota de curitiba a campos do jordão seguindo uma indicação do Fpoli, e funcionou perfeitamente.
fiz uma outra pequena viagem onde simplesmente joguei direto o ponto de partida curitba ate campo alegre-sc e selecionei nas configurações "evitar trechos de terra" e não deu outra, ele me conduziu por 30 km de trecho de terra que não passava nem carroça.
Minha conclusão, é muito ruim se não traçar previamente a rota no base camp e depois carregar no GPS.
Fiquei muito p@@@@ pois o comprei justamente para viagens longas e lugares que não conheço, mas se a cada deslocamento tiver que ir a um PC traçar rota no base camp que por sinal é muito ruim de trabalhar, para poder me deslocar, então considerei um péssimo negócio.
peço aos amigos mais experientes que me digam onde estou errando?

Strsout
18-11-2014, 21:45
Muda o cálculo da rota para mais rápido, que evitará muita terra.

FPoli
19-11-2014, 06:31
Marcio já passei por algo parecido com meu Zumo 350 que insistia num trecho longo de terra. Se eu estivesse de moto faria numa boa, mas estava de carro com família e fiquei muito puto porquê acabei voltando e mesmo fazendo o caminho certo via asfalto ele insistia em jogar p/ terra.
Depois percebi que tinha deixado liberado estradas de terra no setup e dei uma trégua.
Dentre os GPS é o melhor p/ moto, mas não perfeito porque podem existir falhas em mapas ou até mesmo ele procurar um trajeto ruim.
Serve como um bom assistente, mas não dispensa um bom mapa impresso e paradas p/ perguntar a povo local nas viagens longas.
Não me aprofundei no Basecamp e ainda não usei, mas deve ser um recurso interessante p/ determinados passeios.
Tive GPS de outras marcas inclusive o Duas Rodas e o Zumo p/ moto tem sido o melhor.
Também me orientaram ajustar p/ mais rápido e parece que ele fica um pouco mais racional nas rotas.

MarcioT
19-11-2014, 22:57
Muda o cálculo da rota para mais rápido, que evitará muita terra.

Blz vou ajustar para o mais rápido.

MarcioT
19-11-2014, 23:00
Marcio já passei por algo parecido com meu Zumo 350 que insistia num trecho longo de terra. Se eu estivesse de moto faria numa boa, mas estava de carro com família e fiquei muito puto porquê acabei voltando e mesmo fazendo o caminho certo via asfalto ele insistia em jogar p/ terra.
Depois percebi que tinha deixado liberado estradas de terra no setup e dei uma trégua.
Dentre os GPS é o melhor p/ moto, mas não perfeito porque podem existir falhas em mapas ou até mesmo ele procurar um trajeto ruim.
Serve como um bom assistente, mas não dispensa um bom mapa impresso e paradas p/ perguntar a povo local nas viagens longas.
Não me aprofundei no Basecamp e ainda não usei, mas deve ser um recurso interessante p/ determinados passeios.
Tive GPS de outras marcas inclusive o Duas Rodas e o Zumo p/ moto tem sido o melhor.
Também me orientaram ajustar p/ mais rápido e parece que ele fica um pouco mais racional nas rotas.


O pior é que tinha selecionado o " evitar estrada de terra" e não adiantou.
Vou ajustar para o mais rapido e começar a ver se melhora.
Já ví que ajuda mas efetivamente tem que usar com cuidado. Eu fui pela terra mesmo pois estava de moto. Não acho ruim e foi divertido, porém foi ima surpresa que me deixou preocupado se fosse outra situação, desta vez foi tranquilo por ser uma viagem curta e de passeio então foi até interessante.
Valeu

Ccheetah
20-11-2014, 21:57
Márcio,
Se serve de consolo eu comprei um powerpack pois foi o único que pareava com o G9... dos baratos que achei... é muito bom, mas no trecho Campinas-SP > Petropolis-RJ > Vitoria - ES ele me mandou uma vez para Estrada de terra que consegui desviar perguntando e depois me mandou passar por uma estrada particular, dentro de uma fazenda onde cobraram um real de pedágio e o asfalto parecia a superficie da lua... fiquei Pensando se fosse uma Custom eu tava ferrado. Na Unstopeble GS eu fui embora e me diverti... até a patroa curtiu o fato de estarmos de Big trail (era a nossa primeira viagem com a Bigtrail).

Queirozjh
21-11-2014, 10:43
So nao comprem o tomtom xl !!!! Uma grande e verdadeira porcaria!!! Enganacao total!!!

MarcioT
22-11-2014, 09:29
Márcio,
Se serve de consolo eu comprei um powerpack pois foi o único que pareava com o G9... dos baratos que achei... é muito bom, mas no trecho Campinas-SP > Petropolis-RJ > Vitoria - ES ele me mandou uma vez para Estrada de terra que consegui desviar perguntando e depois me mandou passar por uma estrada particular, dentro de uma fazenda onde cobraram um real de pedágio e o asfalto parecia a superficie da lua... fiquei Pensando se fosse uma Custom eu tava ferrado. Na Unstopeble GS eu fui embora e me diverti... até a patroa curtiu o fato de estarmos de Big trail (era a nossa primeira viagem com a Bigtrail).

Mesma situação em locais diferentes, resultado também igual, foi divertido, mas ficou a experiência de que é apenas mais um acessório para ajudar, mas jamais depender apenas dele.

MarcioT
22-11-2014, 09:31
So nao comprem o tomtom xl !!!! Uma grande e verdadeira porcaria!!! Enganacao total!!!

Por isso comprei o garmin, não correspondeu à todas minhas expectativas porém está longe de ser ruim.

Ccheetah
22-11-2014, 22:59
Marcio,
Eu recomendo esse que comprei. Ele é powerpack mas comprei Multilaser. Mas é a mesma coisa.

RockV8
20-01-2015, 07:32
Fala galera.
Uso o Aquarius Duas Rodas, comprei em 2013 para uma viagem ao Chile, na ocasião ele veio somente com o mapa do Brasil então entrei no site da Naviextras e aluguei os mapas da Argentina e Chile por um mês, outro dia entei no site da Naciextras para atualizar os mapas e pra minha surpresa ele carregou os mapas da Argentina, Chile e Uruguai.
Acho que pelo preço, foi um ótimo negócio, um dia ainda vou ter um Garmin, mas por enquanto meu Aquarius está atendendo perfeitamente.
Abçs

Piréx
21-01-2015, 11:19
Pode ser uma boa opção, mas aprendi que tem muitas coisas em jogo, mapas manutenção, atualização etc....
Minha necessidade é para longas viagens fora, então tem que atender este requisito, disponibilidade de mapas e atualizações.
Abraço!

Marcio, tenho usado os mapas do Open Street Maps tanto no Garmin quando no celular/tablet (com o aplicativo OsmAnd). A qualidade dos mapas, até onde vi, é ótima e ao contrário de outros projetos locais (como o TrackSource, aqui no Brasil, e o Proyecto Mapear, para ARG/CHI/URU/etc), o OSM é global. O download é free mesmo no aplicativo (onde é possível baixar sem custo até 10 itens) e é possível navegar offline no celular, usando só o satélite. Mesmo na versão paga, se for o caso, o custo é mínimo. Escrevi algumas vezes sobre isso (uma vez em 2010 e duas em 2014) e anotações podem ser úteis:

http://www.pirex.blog.br/open-street-map-osm-projeto-cocar-dl/
http://www.pirex.blog.br/mapas-para-gps-onde-estao/
http://www.pirex.blog.br/gps-na-moto-sim-ou-nao/

Abraço!