PDA

Ver Versão Completa : Aterrissando



Eder
12-06-2014, 17:35
O plano é não aterrissar de bico:

5152

Eder
12-06-2014, 20:49
Um conto sobre precaução ao saltar com uma Big Trail
Como o excesso de exuberância da KTM 990 pode causar problemas.


Autor: Rob Dabney - http://www.advpulse.com/
Traduzido por Eder Giovani Savio - freeriderfloripa@gmail.com

No mês passado participamos do Rawhyde Rally Adventure na Overland Expo e tivemos uma interessante participação no Rodeio do evento. Tudo começou na sexta-feira quando eu e o colaborador da ADV Pulse, Mike Massucco, conhecemos Jim Hyde, dono da Rawhyde Adventures. Estávamos conversando sobre a filosofia do seu programa de treinamento quando ele perguntou: "Ei, vocês pilotam bem? Querem participar do rodeio? "

Já tínhamos ouvido que o rodeio da Rawhyde Adventure Motorcycle é uma demonstração do que Big Trails são capazes de fazer nas mãos de pilotos habilidosos. A ideia de pilotar motos grandes como arruaceiros em uma pista de motocross soou como uma bomba e obviamente aceitamos. Pensando no que nos metemos fomos para a pista dar uma olhada. Pudemos ver vários saltos, barrancos e estacas delineando o percurso. A maioria dos saltos pareciam relativamente pequenos, o que nos deu confiança.

Seguimos um grupo de instrutores da Rawhyde até a pista para uma sessão de treino. Embora fosse apenas um treino, uma multidão considerável já havia ocupado a arquibancada para assistir o evento principal prestes a começar. Não conseguia me esquecer de que a única experiência que tive em uma pista de motocross foi pilotando uma pequena off road no mínimo 120 kg mais leve que a minha KTM 990 Adventure, com tanque cheio.

Após algumas voltas cautelosas, comecei a me sentir confiante e a me divertir. Logo percebi que não era tão fácil arremessar uma Big Trail para o alto. Você tem que dar carga na suspensão e uma acelerada para conseguir uma decolagem decente. Não contente com o tempo quanto ficava no ar, decidi dar um gás a mais no pulo seguinte. Segundos depois, isso aconteceu:


5153
Animação do tombo (Fotos: Chad Berger)


As KTM 950/990 Adventure têm uma reputação lendária por, para seu tamanho, serem competentes no off-road. De alguma forma isso faz você tentar coisas que você não deve fazer em uma Big Trail. Um pouco de gás a mais na KTM 990 Adventure foi um pouco demais e acabei indo muito mais alto que nas tentativas anteriores.

Por um instante pensei ter acertado em cheio, mas logo percebi que exagerei no pulo. O tanque cheio fez a frente mergulhar e eu estava indo para o chão. Tentei jogar meu peso para trás, mesmo assim a suspensão dianteira bateu no fundo com o impacto e fui jogado no chão. Tudo o que não estava bem preso a mim ou a moto saiu voando em todas as direções ao som do meu corpo batendo no chão. Consegui ouvir a multidão soltando um grande "Oooooohhh!"

Levantei rápido para mostrar que o tombo não tinha sido tão ruim, mas foi. Os outros pilotos pareciam preocupados enquanto me ajudavam levantar a moto e catar minhas coisas espalhados pelo chão. Eu estava com muita dor, mas, felizmente, não sofri qualquer lesão grave (talvez algumas costelas trincadas).

Retirei-me para os bastidores para me recompor enquanto Mike e os instrutores continuavam com o evento. Tentei tirar algumas fotos da ação quando o rodeio começou, mas a adrenalina correndo pelo meu sangue deixou meus braços trêmulos demais para segurar a câmera com firmeza.


5154
Danos a moto foram mínimos. Danos ao orgulho? Um pouco mais graves. (Foto: Chad Berger)


Logo depois fui checar a moto. A KTM 990 Adventure estava bem, considerando a magnitude da queda. Com a adrenalina ainda entorpecendo minha dor, decidi voltar a pista e me juntar ao resto dos caras para o final do evento. Alguns saltos cuidadosos e uma bela derrapagem arrancaram aplausos da plateia o que me fez recuperar um pouco da auto-estima.

À noite, depois de algumas cervejas, perguntei a um dos instrutores se ele poderia me dar alguma dica de como saltar com uma Big Trail. A resposta dele? "Não faça isso!"

Crodao
12-06-2014, 21:31
kkkk com certeza isso não ia dar certo

Eder
14-06-2014, 17:29
R1200GS Adventure, pneu de trilha.

5165

MC-1969
18-06-2014, 11:03
Eder, caramba !!! Onde você garimpa esses vídeos e fotos?
Adorei esse desenho.
Sua patroa não fica com ciúme não??? kkk


R1200GS Adventure, pneu de trilha.

5165

Eder
18-06-2014, 12:47
Nada, minha mulher é um amor. Como estou fazendo faculdade de letras/inglês na UFSC com o objetivo de ser tradutor de literatura inglesa, preciso ler o máximo que puder em inglês. Daí uno o útil ao agradável.

MC-1969
19-06-2014, 17:34
Quando traduzir o livro do keith code (Twist of the wrist) ou aquele Sporting riding techniques não esqueça de enviar aos colegas !!!


Nada, minha mulher é um amor. Como estou fazendo faculdade de letras/inglês na UFSC com o objetivo de ser tradutor de literatura inglesa, preciso ler o máximo que puder em inglês. Daí uno o útil ao agradável.

Eder
19-06-2014, 22:01
Quando traduzir o livro do keith code (Twist of the wrist) ou aquele Sporting riding techniques não esqueça de enviar aos colegas !!!
Boa ideia. Vou fazer contato com eles.

Gui Dantas
20-06-2014, 01:16
Eder, pra saltar com uma moto e ela não cair com a roda da frente tem que acelerar no salto. Se parar de acelerar no salto a frente embica e a roda dianteira toca o chão antes da traseira. O problema é explicar isso pro Uk na hora que tá napista. Dá é muito medo de sair voando e não conseguir aterrizar.

Eder
20-06-2014, 06:44
É verdade. O agravante é fazer isso como uma motoca de 240 kg e cheia de coisa cara para estragar. Com uma KTM de 100 kg que rola e não quebra é molezinha :)


Eder, pra saltar com uma moto e ela não cair com a roda da frente tem que acelerar no salto. Se parar de acelerar no salto a frente embica e a roda dianteira toca o chão antes da traseira. O problema é explicar isso pro Uk na hora que tá napista. Dá é muito medo de sair voando e não conseguir aterrizar.

Gui Dantas
20-06-2014, 12:38
Eder, quem sabe, sabe. Pena que eu sei só um pouquinho.

https://www.youtube.com/watch?v=FsLO05UZyi8

ACD
26-06-2014, 10:49
Eder, quem sabe, sabe. Pena que eu sei só um pouquinho.

https://www.youtube.com/watch?v=FsLO05UZyi8

Muito legal, mas dava para ouvir a 1600 pedindo "Me solta desse quadrado, vamos para a estrada dar um passeio, não nasci pra isso!" Rsrsrs