PDA

Ver Versão Completa : Cruise Control



kranio
26-06-2014, 11:55
Ola pessoal.

Alguem utiliza con frequencia o crusie control ?.

estou achando que estou fazendo algo errado apesar de ja ter lido do manual uma porção de vezes.

tipo, mantenho a aceleração e aciono a tecla para frente ate acender a luz verde no painel. Dai ela deveria manter a velocidade, porem ela apaga e a moto desacelera.

sera que o crusie control so e ativado nos modos Dyn, rood, não fiz esses testes, vou fazer mais alguem ja tem alguma experiência com isso que possa me ajudar.

MC-1969
26-06-2014, 12:13
Kranio,
Esta paradinha tem dois estágios:
Primeiro habilita-se a função no painel - você pressiona a alcinha para a direita e a luz verde se acenderá;
Segundo aperta o set. Quando apertar esse set é que o cruise control é efetivamente acionado, você perceberá um tranco e uma mudança na aceleração.
Para tirar do CC basta acelerar, frear ou acionar a embreagem.

Eder
26-06-2014, 12:29
Aquele botãozinho que empurra para o lado para destravar o Cruise Control tem que ficar bem apertado. A minha estava com esse "problema"também e percebi que a trava não estava bem apertada, apenas empurrei com um pouco mais de força para deixá-la aberta e nunca mais fechei, pois na prática não tem utilidade deixar travado. Nunca mais aconteceu. Também passo um spray de limpar contato eletrônico de vez em quando nos punhos.

Iceman
26-06-2014, 13:11
Kranio, verifique se você não tem o hábito de andar com o pé direito sobre o pedal do freio traseiro.
Algumas pessoas tem esse hábito e o bagulho é MUITO sensivel.
Qualquer encostada no pedal ou manete do freio, ele desativa o Cruise Control.

Se pressionar o manete da embreagem também, mas esse já é mais dificil de pressionar sem querer.

Ou o controle pode estar com algum problema...

kranio
26-06-2014, 13:57
Rapaziada valeu pelas dicas vou verificar e realizar esses testes, ainda não tinha verificado essa coisa de chegar bem a trava para o lado.

Quanto ao pe no freio, isso eu fico bem atento, ate porque ela ja gosta de gastar as pastilhas traseiras rsrsrsrs, valeu gente, retorno com o resultado.

Rlourenco
26-06-2014, 15:09
Olá Kranio! Todas as ponderações acima são válidas, mas a minha moto e de um amigo sairam da concessionária com este problema. Só fui me dar conta quando peguei a estrada de volta para casa e fui testar o piloto. Li e reli manual e fiz todos os testes e nada adiantou. Na CC me falaram que é um problema de acertar o acelerador eletrônico com o piloto através do check control. Agendei uma visita na CC e resoloveram o problema em 01 hora. Talvez seja o seu caso . Abraço! Ronaldo

kranio
28-06-2014, 09:34
Ola pessoal.

E realmente Ronaldo acho que a minha esta com esse problema, fiz tudo que foi teste e ela, e realmente o sistema tem vezes que aciona e vezes que não.

Vou agendar uma visita na CC, para acertar isso e um vazamento na base do bocal do tanque de combustível.

mais uma vez valeu pessoal.

Eder
30-06-2014, 12:03
A minha agora está assim também. Disseram que é o maldito punho. Antes de levar para trocar, por favor nos informe qual a solução que acharam para a sua.

Já estou de saco cheio. É a quarta bm que estraga punho. Fala sério :mad:

sal silva
30-06-2014, 12:57
Isso é brincadeira:mad:

Iceman
30-06-2014, 13:10
Só para botar lenha na fogueira:

A CULPA É DO PT!!!!!! :p

RicBoris
30-06-2014, 13:21
Por essas e outras... :rolleyes:



:D



... botando lenha na fogueira também (rs)

Eder
30-06-2014, 13:44
Já estava pensando em ir para a cc da Ducati, mas vou esperar a KTM em dezembro para fazer um TD.

RicBoris
30-06-2014, 13:45
A Ducati fechou a loja de Sampa.


http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2014/06/ducati-anuncia-fechamento-de-sua-concessionaria-em-sao-paulo.html

sal silva
30-06-2014, 14:39
Só para botar lenha na fogueira:

A CULPA É DO PT!!!!!! :p

Um Pais desorganizado ajuda bastante para que a BMW aja desta forma.

Eder
30-06-2014, 16:10
Acabei de voltar da loja da Ducati. Prezados, prefiro a BMW com os punhos estragados. É uma heresia comparar. Visualmente dá para perceber que a BMW é muito superior. Além disso pegaram meu telefone para agendar um test ride pq tem que fazer com alguém deles junto. Lá na BM eles me dão a chave de qualquer moto.

FPoli
30-06-2014, 17:04
Nos queixamos das nossas gordas em algumas falhas buscando a perfeição quando demais marcas também tem seus problemas ou limitações ainda maiores.
Está tudo complicado rsrs.

Eder depois desse teu relato da Ducati ai que me desinteressei de vez em conhecer essa moto e já não tenho reclamado mais nada da minha LC há um tempo.
Lua de mel total e se der qualquer problema vai pra CCS numa boa.

Aliás meu piloto automático sempre funcionou perfeito. Destravei quando peguei a moto e nunca mais travei. Uso todo o tempo na cidade e estrada. Recurso viciante e sensacional.
Tive sorte de não ser premiado com problemas nisso "ainda".

gnecchi
30-06-2014, 17:29
Pena que minha Tiple Black não tem... para tirar as mãos do guidão para dar aquela alongada nos braços o Cruise Control é a melhor coisa.
Na minha HD tinha originalmente aquela borboleta que apertava e mantinha o manete acelerado, mas usava só na estrada porque esse sistema é perigoso e não tem nenhum dispositivo de desarme com frenagem ou embreagem.


concordo com o Ice ... a culpa é do PT !!!

Eder
30-06-2014, 17:56
O meu também ficava destravado full time.


Nos queixamos das nossas gordas em algumas falhas buscando a perfeição quando demais marcas também tem seus problemas ou limitações ainda maiores.
Está tudo complicado rsrs.

Eder depois desse teu relato da Ducati ai que me desinteressei de vez em conhecer essa moto e já não tenho reclamado mais nada da minha LC há um tempo.
Lua de mel total e se der qualquer problema vai pra CCS numa boa.

Aliás meu piloto automático sempre funcionou perfeito. Destravei quando peguei a moto e nunca mais travei. Uso todo o tempo na cidade e estrada. Recurso viciante e sensacional.
Tive sorte de não ser premiado com problemas nisso "ainda".

FPoli
30-06-2014, 19:41
Pena que minha Tiple Black não tem... para tirar as mãos do guidão para dar aquela alongada nos braços o Cruise Control é a melhor coisa.
Na minha HD tinha originalmente aquela borboleta que apertava e mantinha o manete acelerado, mas usava só na estrada porque esse sistema é perigoso e não tem nenhum dispositivo de desarme com frenagem ou embreagem.


concordo com o Ice ... a culpa é do PT !!!

Tem sistema similar ao que comento da HD p/ sua GS.
Funciona bem nas estradas.

Também concordo que a culpa é do pt rsrs.

Luis Plein
30-06-2014, 20:39
Instalei na GSA um Cruise Control manual, colocado no lugar do contra-peso. Funciona muito bem (só uso em longos trechos), e não tem qualquer risco elétrico/eletrônico. Achei seguro e útil.

Gunar
01-07-2014, 12:50
Tenho uma experiência diferente pra relatar:
Durante uma viagem que fiz com a LC percebi que o Cruise Control desarmava com facilidade e logo cheguei à falsa conclusão que eu estava encostando sem querer no pedal do freio traseiro.
Mas um tempo depois descobri que quando torcia levemente o punho de acelerador pra frente (um milímetro além da aceleração zero) o cruise desarmava, e sem trancos, muito confortável de usar. Acabei me acostumando e praticamente só estou desarmando ele desse modo.
Iceman, o sensor do pedal do freio traseiro não é tão sensível assim, eu tinha essa mesma impressão.
Mas agora lendo os relatos de vocês fiquei na dúvida se é um "agradável" defeito, ou se é pra desarmar dessa maneira também. O manuel não menciona nada sobre essa minha revolucionária descoberta.
De qualquer forma, a culpa é do PT...

Iceman
01-07-2014, 12:55
Hoje vim de carro, mas amanhã eu experimento. :)

RicBoris
01-07-2014, 12:59
... é coxinha mesmo!

Iceman
01-07-2014, 13:02
... é coxinha mesmo!

Voce não quer que eu coloque minha mãe de 74 anos na garupa da moto para levá-la ao oculista quer?

Além do mais, eu estive em Delfinópolis. Voce foi? :rolleyes:

RicBoris
01-07-2014, 13:07
:rolleyes:

Alô oooou...

Sou um robô, esqueceu?!

Dããããã...

:p

Eder
07-07-2014, 18:20
Pessoal, atenção. A dica do Gunar funcionou. Dando um toque para frente no acelerador ele desativa o Cruise Control de maneira suave e, no meu caso, depois que comecei a fazer isso, não falhou mais sequer uma vez :) Acredito que haja um contato que some depois que se começa a usar, tipo, cria uma folguinha.

Valeu, Alemon!


Tenho uma experiência diferente pra relatar:
Durante uma viagem que fiz com a LC percebi que o Cruise Control desarmava com facilidade e logo cheguei à falsa conclusão que eu estava encostando sem querer no pedal do freio traseiro.
Mas um tempo depois descobri que quando torcia levemente o punho de acelerador pra frente (um milímetro além da aceleração zero) o cruise desarmava, e sem trancos, muito confortável de usar. Acabei me acostumando e praticamente só estou desarmando ele desse modo.
Iceman, o sensor do pedal do freio traseiro não é tão sensível assim, eu tinha essa mesma impressão.
Mas agora lendo os relatos de vocês fiquei na dúvida se é um "agradável" defeito, ou se é pra desarmar dessa maneira também. O manuel não menciona nada sobre essa minha revolucionária descoberta.
De qualquer forma, a culpa é do PT...

Gilly
06-08-2014, 16:07
Kranio, o tal cruise control da minha moto nunca funcionou, na semana passada fiz a revisão de 20.000 km na qual foi substituído o punho do acelerador, depois de 20.000 km pronto problema resolvido. Antes tarde do que nunca rsrss.

Iceman
06-08-2014, 18:34
Somente mais uma informação útil:

Para desativar o Cruise Control, existem 4 modos (que eu saiba)

4. Puxar a trava para a posição "Desligado" - Não recomendado

3. Acionar qualquer um dos comandos de freio. (da um tranco meio forte)

2. Acionar o comando da embreagem (tranco bem menor)

1. Forçar o comando do acelerador um pouco para frente da posição neutra (desacelerando).

Este ultimo achei o melhor de todos, pois a desaceleração é bem suave, não dando praticamente tranco nenhum.

Eder
06-08-2014, 18:45
Inclusive algumas LC, entre as quais a minha, estavam com a folga muito justa, bastando utilizar o punho para provocar a folga e o piloto voltar ao normal, sem desligamentos involuntários.


Somente mais uma informação útil:

Para desativar o Cruise Control, existem 4 modos (que eu saiba)

4. Puxar a trava para a posição "Desligado" - Não recomendado

3. Acionar qualquer um dos comandos de freio. (da um tranco meio forte)

2. Acionar o comando da embreagem (tranco bem menor)

1. Forçar o comando do acelerador um pouco para frente da posição neutra (desacelerando).

Este ultimo achei o melhor de todos, pois a desaceleração é bem suave, não dando praticamente tranco nenhum.

FernandoHM
06-08-2014, 22:59
Fiz revisao hj em campinas e pedi que arrumasse meu cruise control pois quando eu tiro a mao do manete do acelerador ele desativa. Quando peguei a moto a tarde o cara falou q arrumaram, mas testei na volta pra casa e continuou a msm coisa. Fiquei P da vida, pois moro 200km de campinas e aproveitei o feriado de hj aqui na minha cidade pra resolver essas coisas e nada desse cruise control funcionar.

Como tenho uma viagem pra fazer agora dia 19, vai ser muito dificil eu conseguir arrumar isso antes. Paciencia ..

Abs

FPoli
06-08-2014, 23:08
Fernando, apesar de sua viagem estar próximo, eu insistiria p/ arrumar o piloto automático antes.
Faz uma puta diferença na estrada.
Um conforto que vale a pena em passeios longos.

Eder
07-08-2014, 08:50
Tenta forçar o punho do acelerador no sentido contrário algumas vezes que ela volta ao normal. Aconteceu comigo e com um amigo que me deu a dica.



Fiz revisao hj em campinas e pedi que arrumasse meu cruise control pois quando eu tiro a mao do manete do acelerador ele desativa. Quando peguei a moto a tarde o cara falou q arrumaram, mas testei na volta pra casa e continuou a msm coisa. Fiquei P da vida, pois moro 200km de campinas e aproveitei o feriado de hj aqui na minha cidade pra resolver essas coisas e nada desse cruise control funcionar.

Como tenho uma viagem pra fazer agora dia 19, vai ser muito dificil eu conseguir arrumar isso antes. Paciencia ..

Abs

sal silva
07-08-2014, 08:58
Mais um caso de incompetência.

Medaina
10-08-2014, 20:33
5818

Não entendi como funciona o cruise control na R1200gs, e nem li o manual, alguem podia fazer um passa a passo:

1. empurrar o off/on para a direita,
2. oque faço?

Eder
10-08-2014, 20:38
On off para a direita e depois o set para a frente. Só isso.

Medaina
10-08-2014, 20:59
Quando empurra o set para frente, ele fica travado?

Eder
10-08-2014, 21:07
Fica na velocidade em que estava quando foi acionado. Quando soltar o acelerador, tomar cuidado para não acionar o interruptor que tem no final do retorno do punho, pois desliga o piloto.
Quando empurra o set para frente, ele fica travado?

Medaina
10-08-2014, 21:57
tentarei amanhã

obrigado Eder

Zé Ricardo
27-04-2015, 10:40
Instalei na GSA um Cruise Control manual, colocado no lugar do contra-peso. Funciona muito bem (só uso em longos trechos), e não tem qualquer risco elétrico/eletrônico. Achei seguro e útil.

Luis, o cruise control mecânico para R1200GS que você referiu seria esse de catraca, da Touratech? (imagem anexa)7168

Luis Plein
27-04-2015, 18:35
É esse mesmo, Zé. Ele vai me ser muito util nos proximos meses... comecao minha jornada pro Alaska dia 29.

Rromagnani
27-04-2015, 19:13
Nada como ler posts mais antigos... Eu não sabia que poderia desativar o cc empurrando o acelerador pra frente... Aliás, sempre achei o tranco do cc perigoso ao ser desligado.

Outra coisa... Descobri meio sem querer que é possível aumentar e/ou reduzir a velocidade simplesmente pressionando ou puxando o botão "set". Se é que alguém ainda não sabe, fica a dica!

juliano cf
27-04-2015, 21:34
Pessoal, já que o assunto é o Cruise Control, alguém já colocou o esse acessório na F800 GSA, estou pensando em comprar um, mas não sei se os modelos disponiveis para GS servem na GSA, já que o protetor de mão é diferente. Se alguem souber e puder ajudar fico agradecido.

profCarlos
07-06-2015, 15:12
Nada como ler posts mais antigos... Eu não sabia que poderia desativar o cc empurrando o acelerador pra frente... Aliás, sempre achei o tranco do cc perigoso ao ser desligado.

Outra coisa... Descobri meio sem querer que é possível aumentar e/ou reduzir a velocidade simplesmente pressionando ou puxando o botão "set". Se é que alguém ainda não sabe, fica a dica!

Caro, fiz uma viagem de mais de 7k km e achei muito complicado a forma com que a moto respondia, dando aquele o tranco. Putz, santa ignorância Batman, kkkkk. Vou testar....