PDA

Ver Versão Completa : Sonolencia na estrada



sal silva
30-06-2014, 11:58
Pessoal, conversando com o colega Coelho, tive a ideia de abrir este tópico e falar sobre segurança em nossas viagens, principalmente as longas. Sem muita pirotecnia vou logo ao assunto, primeiramente ter uma boa noite de sono, não comer muito no almoço, ou melhor durante o trajeto e preferir comidas de digestão mais fácil, leve, tentar evitar bebidas alcoólicas mesmo que seja pouca, se não tiver tempo para viagens longas é melhor não ir. Muitos malucos rodam mais de 1000km/dia e o cansaço é cumulativo. Rode menos e com mais segurança. Eu costumo beber café ou energético em cada parada pq isso ajuda a manter alerta. Quando a sonolência é muito grande, embora seja perigoso, abro a viseira para o vento me despertar. Se alguém tiver outras dicas, por favor postem. Boa viagem. Valeu.

Iceman
30-06-2014, 13:13
Eu procuro fazer trajetos mais curtos, de no máximo 150 km, entre cada parada.

Nada com descer da moto e esticar as canelas para espantar o sono.

Energéticos também ajudam. Tomo muito quando vou de carro, pois vou tomando aos poucos.
De moto já não dá, tem que tomar tudo de uma vez.

RicBoris
30-06-2014, 13:29
Minha experiência em longas viagens é apenas a Rota dos Guerreiros, jul13.

Naquela ocasião, mesmo contrariando o recomendável, a média diária ficou acima dos 800km e cheguei a percorrer mais de 1200km/dia algumas vezes.

De fato, não aconselho, pois em final de percursos tão longos assim, é comum a fadiga e o sono. Senti isso e é assustador quendo o sono nos pega em cima de duas rodas.

A alimentação leve e tomar bastante líquidos também é muito bom.

Ótimo tópico, Sal!

gnecchi
30-06-2014, 17:15
pare e durma, pois de moto não dá pra dar aquela piscada longa que acorda com susto quando está de carro !!! :p

Renato M
30-06-2014, 19:46
Quem é fera em dormi é minha dona.
Dá cada cochilada que da medo!

Agora se passar de 150km ou se tiver que rodar depois do almoço eu fico olhando pra traz e chamando pelo comunicador.

Já ameacei e tudo, se cochilar de novo vou tirar o banco confort!
"Quase apanhei..." Kkkkkkkk

rafaelflem
30-06-2014, 20:27
Halls ou chiclete de canela...kkk

Luis Plein
30-06-2014, 21:14
Paradas entre 150/250km, conforme o corpo pede. Tomar agua, isotonicos e cafezinho em cada parada, e caminhar/alongar por uns dois minutos. Seguindo essa rotina, pode-se acostumar o corpo a medias de 1000km/dia. Não olhar fixo para o horizonte por muito tempo, variando o movimento da cabeça, o que tambem ajuda a apreciar melhor todo o caminho. Pensar e planejar, a todo momento, varias alternativas de novas viagens. Tudo isso evita a monotonia. E Sal, eu não concordo com "tentar" não beber bebida alcoolica, simplesmente NÃO deve beber! Deixe pro final do dia, é relaxante e gostoso... e se tiver companhia, então, melhor.

RicBoris
01-07-2014, 02:33
Mandou bem, Luis!

Crodao
01-07-2014, 06:54
Sal Silva e Luis excelentes dicas. Sal você disse tudo.
Eu costumo também pilotar numa velocidade que não me dê sonolência. No meu caso pessoal, essa velocidade é em torno de 130 Km/h. Se eu dirigir a 100 ou 110 eu fico com sono. Acima de 130 eu fico inseguro. Têm funcionado comigo.

shw
01-07-2014, 10:55
Olha viajar 1000Km é sussa!

Porem eu vejo muitos caras que viajam acordam a 8h da manhã, comem 10kg de cafe da manhã e saem as 9h para fazer a viagem, ai chega 13h o cara para e almoça, depois chega as 16h falta mais de 400km e o cara não esta se aguentando!! sem falar que cada parada 30m para comer coxinha! ta errado!!

Eu faço assim, saio normalmente 5h da manhã, levo no topcase agua gelada, paro a cada 200km para abastecer e beber da agua do topcase, parada apenas de 10m, as 12h vc ja rodou 600km, paro para coemr algo mas bem pouco nada pesado, volto na mesma pegada, qdo for 4h da tarde vc ja rodou quase os 1000km, ai sim vou fazer uma refeição de verdade!!

5h------->7:00------->9:30h------->12h~13h------>14:30h----->16:30~18h
0km------>200km------->400km------>600km--------->800km------>1000km
*saida>---->%agua----->%agua------->*lanche----->%agua------->*refeicao

*saida -> suco, e um pão no maximo
*lanche -> suco refri, algum salgado, ou misto quente
%agua -> pode ser agua, refri, cafe, sorvete, redbull, junto com alguma barra cereal, ou bolacha agua sal q levo no topcase!

cuidado nas coisas que dão azia!!

sal silva
01-07-2014, 12:30
Marcel,seu programa de viagem é bem legal,agora que eu saiba o único que para a cada 20km para comer uma coxinha é o Ice.kk;)

Iceman
01-07-2014, 12:56
Larga do meu pé fidamãedisabunitado :mad:

Ao que me consta, tô na tua frente na tabela do Crodão :p

RicBoris
01-07-2014, 12:58
Vou defender meu amigo Ice.

É mentira do Sal. O Ice não para a cada 20min pra comer coxinha, pois ele comprou uma bolsa de tanque pra Goda e agora nem precisa mais parar. Levanta a viseira do capacete, liga o cruise control e come as coxinhas ali mesmo, na moto, a 140 por hora, na maior categoria!

:D

Iceman
01-07-2014, 13:00
Pois é...

Quem pode pode, quem não pode se sacode :p

Aff... E eu aqui defendendo o cabra em Delfinópolis...

Bem que minha maezinha sempre me disse pra escolher bem minhas amizades.
Não dei ouvidos, deu no que deu :)

RicBoris
01-07-2014, 13:08
Kkkkk... diabolindo!

:p

shw
01-07-2014, 16:57
que viadagem hahahaha

RicBoris
01-07-2014, 17:03
He he he... frescurage mermo!

Kkk

Andre STS
07-07-2014, 00:34
amigos
concordo com o Sal , Crodao e Shw .
o lance é acordar com as galinhas e torcer o cabo com paradas de 20min a cada 200km e tomar uma café moderado , porem, idratando bem com água , gatorade , etc
Particularmente em dias de deslocamento náo almoço parada apenas para lanche leve ( sanduiche) , barra de cereal , água ,
pois se almoçar bate um sonho danado .
abraço
Andre Alves

sal silva
17-07-2014, 23:58
http://www.youtube.com/watch?v=y6SiQ5hwczw
Achei legal;)

Ebson
18-07-2014, 15:44
Show de vídeo. A viagem, então, deve ter sido maravilhosa.

PIGATTI
18-07-2014, 16:01
Concordo com o amigo ! Enquanto pilotar não beba nada de bebida alcoolica !!

MarcioT
20-07-2014, 19:38
Sigo a formula, parada a cada duas horas, e não sei se acontece com os amigos mas preciso me hidratar muito quando viajo de moto, por isso tenho tomado isotonicos que me dão uma levantada legal para continuar, mas o bom mesmo é não ultrapassar as duas horas!

luiztrovao
23-07-2014, 19:42
em relação aos isotônicos: nada contra, porém, só tome se já tiver o costume de tomar. O Gatorade, por exemplo, para algumas pessoas, é extremamente diurético e faz o cabra ficar com uma vontade incontrolável de fazer mais xixi e com maior frequência do que o normal. Isso pode se tornar um inconveniente, resultando em necessidade de um maior número de paradas.

sal silva
23-07-2014, 21:14
em relação aos isotônicos: nada contra, porém, só tome se já tiver o costume de tomar. O Gatorade, por exemplo, para algumas pessoas, é extremamente diurético e faz o cabra ficar com uma vontade incontrolável de fazer mais xixi e com maior frequência do que o normal. Isso pode se tornar um inconveniente, resultando em necessidade de um maior número de paradas.

http://www.diariodemotocicleta.com.br/blog_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=456

luiztrovao
23-07-2014, 21:29
http://www.diariodemotocicleta.com.br/blog_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=456

boa, Sal. Concordo com a matéria. Repare que a ação da diurese causa uma desidratação no corpo e o líquido gerado por esta desidratação é lançado na bexiga em formato de urina.
Ou seja: se você quiser manter o corpo hidratado e se você sabe que um isotônico te causa diurese, prefira água mesmo ou outros tipos de líquido que não te causem esta reação.
Ou seja, a situação ideal seria o corpo hidratado e bexiga vazia ao mesmo tempo - só que a gente sabe que isso não é matemática nem binário (tipo zero ou um...) :p
abs

sal silva
24-07-2014, 12:52
Trovao,eu sou hipertenso e tomo diurético,em uma viagem gasto mais tempo mijando do que rodando,vou marcando território como cachorro kkkkk

RicBoris
24-07-2014, 12:55
Trovao,eu sou hipertenso e tomo diurético,em uma viagem gasto mais tempo mijando do que rodando,vou marcando território como cachorro kkkkk


Kkkkkkkk... a idade não perdoa! Qdo o cabra vai perdendo a garantia fica desse jeito!

[emoji16]

rosie
12-09-2014, 15:08
Quem é fera em dormi é minha dona.
Dá cada cochilada que da medo!

Também passo por isso, e não tem ameaça que me faça ficar acordada hahaha
Só parando e andando um pouco...

CM-R1200-GS
12-09-2014, 16:42
Voces estão falando de sonolencia .......

Minha garupa, dorme , mas dorme mesmo !!!!!

Já avisei, que se cair e não me derrubar, não volto para buscar, mas nem assim resolve.

Vou ter que arrumar um modo de amarrar ela com uma cinta, corda, arame, etc.....

Pinguim
12-09-2014, 19:45
Voces estão falando de sonolencia .......

Minha garupa, dorme , mas dorme mesmo !!!!!

Já avisei, que se cair e não me derrubar, não volto para buscar, mas nem assim resolve.

Vou ter que arrumar um modo de amarrar ela com uma cinta, corda, arame, etc.....

Cássio, quando descobrir alguma técnica me avisa. A minha garupa até sonha!
Uma coisa que melhorou foi usar o comunicador, aí vou conversando com ela e ela sente menos sono. O bom é q da pra perceber quando ela está começando a dormir, ainda pra dar umas pancadas no capacete dela pra ela acordar!rs
Descobri uma coisa q deixa ela super acordada... Rodar em São Paulo, a noite, no corredor e perdido! Fica ligadona!!kkk

RicBoris
12-09-2014, 23:49
Voces estão falando de sonolencia .......

Minha garupa, dorme , mas dorme mesmo !!!!!

Já avisei, que se cair e não me derrubar, não volto para buscar, mas nem assim resolve.

Vou ter que arrumar um modo de amarrar ela com uma cinta, corda, arame, etc.....

Cássio, quando descobrir alguma técnica me avisa. A minha garupa até sonha!
Uma coisa que melhorou foi usar o comunicador, aí vou conversando com ela e ela sente menos sono. O bom é q da pra perceber quando ela está começando a dormir, ainda pra dar umas pancadas no capacete dela pra ela acordar!rs
Descobri uma coisa q deixa ela super acordada... Rodar em São Paulo, a noite, no corredor e perdido! Fica ligadona!!kkk
Vocês têm é sorte! A minha, quando raramente me acompamha num passeio de moto, nao prega o olho. Pior... se eu passar de 100 é certo uma cotucada nas costelas.
[emoji57]