PDA

Ver Versão Completa : Amortecedor de direção - Vale a pena?



Luis Plein
01-07-2014, 21:48
Depois de ler alguns topicos deste forum que falaram sobre amortecedor de direção, estou pensando em instalar um na minha GSA-2012. Então, saí pesquisando na internet para
saber de pros e contras. Não descobri nenhum contra. Falei tambem com vendedor da CC, o qual acha um gasto desnecessário para a minha GSA, e pelo uso que faço. Mas, considerando que tenho certa paranóia pela segurança passiva, procuro sempre proteger a moto e a condução da mesma. Concluí (minhas conclusões não são indicativos de conhecimento) que a instalação de um amortecedor direção não traria (acho) problema na moto, nem provocaria um medo de me "deixar na mão" numa viagem, e que em certas circunstâncias , quando de extremo perigo, tende a somente ajudar, principalmente em off pedregoso, travessia de riachos, etc. De bom grado me socorro às opiniões dos colegas, principalmente se puderem trazer subsidios ou experiências, os reais efeitos numa moto do porte da GSA, bem como quanto aos pros e contras, e, por fiml...se vale a pena?! Abraço a todos.

SFF
05-07-2014, 23:00
Nessa moto acho que não faz falta e seria um gasto desnecessário. Desvantagem técnica em si não haveria, a não ser o fato de gastar com algo que vai fazer pouca ou nenhuma diferença na pilotagem. Eu não colocaria...

Andre STS
07-07-2014, 00:22
Luis , blz
minha moto anterior era uma igual a sua ADV/2012 , portanto , sem o tal amortecedor de direçao e acabei de trocar pela nova ADV que possui este acessorio . Honestamente ainda náo senti nenhuma diferença pois rodei muito pouco com a moto nova talvez em ruas de paralelepipedo aqui da minha cidade senti uma conduçao mais suave talvez com menos trepidaçao algo bem suave o que da para repara bem e o acrescimo de cavalaria que deixou a moto + arisca .
abraço
Andre Alves

Luis Plein
07-07-2014, 10:01
Pois é, pessoal, tenho a tendência de querer comprar, possivelmente por demasiada prevenção sobre uma situação (espero) que nunca ocorra. Bom saber que realmente a instalação não prejudica, ficando assim apenas num item a mais de segurança passiva. Está um pouco dificil de encontrar, sem erro de compra, o modelo (kit) certo para instalar na minha GSA-2012, abaixo da mesa frontal inferior. Vou continuar a pesquisar.

NetoTCamel
07-07-2014, 10:35
A minha opinião sobre acessórios que proporcionam segurança: SEMPRE BEM VINDOS, desde que:

- Seja original ou de instalação simples(sem adaptações malucas, que interfiram no funcionamento)
- Valha o custo x benefício

Especificamente no seu caso, veja qual a função do amortecedor de direção em moto, ele tem por função compensar as irregularidades as quais a suspensão da moto não consegue absorver, acabando assim por transferir esta energia para o conjunto mesa, roda, guidon, punhos, braços do piloto e etc, causando o famoso e temido "shimmy"...
Este shimmy é muito comum em motos com suspensão simples e/ou de curto "range" (esportivas e nakeds) quando em alta velocidade a suspensão não consegue trabalhar de forma correta devido à condição do terreno em que se encontra, em motos BigTrail isto é bem raro devido à suspensão longa, e também à qualidade dos componentes da mesma...
Acredito que manutenção como substituição de fluídos e retentores à cada 1 ano e regulagem da suspensão da sua moto para o seu peso seja muito mais eficiente do que o próprio amortecedor, bem como um curso de pilotagem para aprimoramento de técnicas defensivas e reações em situações de emergência...

Um abraço!

Luis Plein
07-07-2014, 12:59
A minha opinião sobre acessórios que proporcionam segurança: SEMPRE BEM VINDOS, desde que:

- Seja original ou de instalação simples(sem adaptações malucas, que interfiram no funcionamento)
- Valha o custo x benefício

Especificamente no seu caso, veja qual a função do amortecedor de direção em moto, ele tem por função compensar as irregularidades as quais a suspensão da moto não consegue absorver, acabando assim por transferir esta energia para o conjunto mesa, roda, guidon, punhos, braços do piloto e etc, causando o famoso e temido "shimmy"...
Este shimmy é muito comum em motos com suspensão simples e/ou de curto "range" (esportivas e nakeds) quando em alta velocidade a suspensão não consegue trabalhar de forma correta devido à condição do terreno em que se encontra, em motos BigTrail isto é bem raro devido à suspensão longa, e também à qualidade dos componentes da mesma...
Acredito que manutenção como substituição de fluídos e retentores à cada 1 ano e regulagem da suspensão da sua moto para o seu peso seja muito mais eficiente do que o próprio amortecedor, bem como um curso de pilotagem para aprimoramento de técnicas defensivas e reações em situações de emergência...

Um abraço!

Acertou na mosca, Mauricio. Preciso sim de um curso de pilotagem, principalmente para tecnicas off-road. Mas enquanto isso.... penso em me cercar de garantias outras. Na verdade, penso que esse amortecedor me ajudaria somente em duas situações principais: bolsões de areia com pedras embaixo, e travessia de riachos, que foram as condições que enfreitei e quase me borrei todo. Enfim, vou procurando, sem estresse.

Luis Plein
19-07-2014, 17:35
Para informar os amigos da minha conclusão: Vale a pena! Comprei, instalei e testei hoje. O amortecedor de direção tem 24 ajustes, coloquei no 8. Percebi que a moto ficou mais estável, principalmente quanto às irregularidades da estrada, especialmente quando da alteração do trajeto. Tambem senti uma pequena melhora na vibração nos punhos e no banco, o que deve produzir bons efeitos em longas viagens. A moto me pareceu (talvez pela empolgação dos primeiros resultados) que passou a ter um andar mais suave em seu conjunto, inclusive em ruas de paralepipedos, destacando as curvas e troca de direção, dando melhor segurança de te-la da mão. Enfim, pessoal, na minha opinião nao acho que foi bom investimento, eu tenho CERTEZA que foi! Abs.

kranio
19-07-2014, 21:24
Luiz boa noite.

A minha a uma 1200Lc, sera que esse amortecedor cabe?,

manda as fotos de onde esta instalado, e o site de onde comprou.

Grande abraço.

Luis Plein
19-07-2014, 21:59
Luiz boa noite.

A minha a uma 1200Lc, sera que esse amortecedor cabe?,

manda as fotos de onde esta instalado, e o site de onde comprou.

Grande abraço.

Kranio: vou tirar a foto e postar (tentar) aqui, bem como informar o site de onde comprei(foi de Campinas-SP). Seguramente eles devem ter para a LC, sendo que o amortecedor é o mesmo, o que muda é o Kit instalação para cada moto. A marca é Hyperpro. Abs.

Chimeri
21-07-2014, 12:48
Luis
Tenho interesse também.
Aguardo vc postar as fotos e a indicação do local onde comprou.
Ou se preferir pode mandar por MP.
Abs.

Luis Plein
21-07-2014, 16:53
5734

Esta foto é da propria Hyperpro instalado na GSA para o meu modelo (2004-2012).
Comprei na www.motoscuderia.com.br, e fui muito bem atendido pelo Wagner, enviaram por PAC-gratis, e chegou em 5 dias.
Vou postar (assim que transferir para o PC, a foto que tirei dele instalado na minha moto, o que não é diferente porque cabe somente nesse lugar.
Abs.

Luis Plein
21-07-2014, 16:55
Pesoal, acho que me enganei quanto a cidade, pois "acho" que não é Campinas, mas São Paulo capital. Sei lá, tanto faz pra mim, comprei pela internet e deu certo.