PDA

Ver Versão Completa : [PESQUISA] - Curso de pilotagem defensiva - Safety Riding



NetoTCamel
07-07-2014, 11:28
Bom galera,

Como é de conhecimento de alguns, faço parte do quadro de instrutores de uma escola focada em pilotagem esportiva e formação de pilotos, porém há algum tempo venho estudando o mercado de motos brasileiro, e é notável o aumento de motocicletas de outros estilos como BTrail, Custom e Scooter, estilos estes os quais não encaixam em nossos cursos esportivos, já tivemos alguns cliente de BTrail que colocaram as pedaleira pra tirar faísca, mas o intuito principal deste novo curso seria focar na pilotagem defensiva e reações em situações de emergência, aproveitando toda nossa experiência e infraestrutura dos cursos já realizados.

Algumas premissas:

Curso realizado em autódromo
Presença de equipe médica e ambulâncias
Alimentação inclusa
Máx de 15 alunos com média de 5 instrutores

Assuntos abordados:
 Dinâmica da moto
 Equipamentos de Proteção
 Postura do corpo
 Domínio em baixa velocidade
 Frenagem
 Controle do acelerador
 Contra-esterço
 Curvas
 Cuidados na Manutenção
 Uso Correto dos Pneus
 Pilotagem na chuva
 Pilotagem em grupo
 Comportamento com garupa ( para uso urbano)

Pra isso estou realizando esta pesquisa rápida, e espero que vocês me ajudem:

Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM/NÃO

Se sim,

Qual o melhor dia para realização?
SAB/DOM/FERIADO DURANTE A SEMANA

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
R$1.500/R$2.000/R$2.500

Você teria alguma sugestão no assunto "assuntos abordados" ?

NetoTCamel
07-07-2014, 11:32
Segue um padrãozinho das respostas como exemplo:

Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM

Qual o melhor dia para realização?
SAB

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
R$1.500

Você teria alguma sugestão no assunto "assuntos abordados" ?
Nada à acrescentar

Iceman
07-07-2014, 12:54
Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM

Qual o melhor dia para realização?
SAB ou DOM

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
R$1.500

Você teria alguma sugestão no assunto "assuntos abordados" ?
Regulagens da suspensão para on/off road com/sem carga.
A maioria das nossas BT oferecem possibilidades de regulagem da suspensão traseira, seja eletrônico (nas 1200) ou manual (G650 e F800), mas tenho visto muitos perguntando qual o melhor ajuste.
Confesso que eu mesmo não sei se numa situação OFF, o ideal seria deixar a suspensão mais macia (para absorver melhor os impactos) ou mais dura (para copiar melhor o terreno).
Talvez uma breve abordagem deste tema seja de interese comum, já que pelo visto o curso é mais voltado para as motos não speed.

Abraços,

Thomas.

NetoTCamel
07-07-2014, 14:52
É isso mesmo Ice, ótimo ponto...

A escola tem patrocínio da BR Motorsports (AGV, Dainese, Racetec, LS2), Pirelli e da RR Suspension oficina credenciada Racetech, especializada em ON e OFF, e podemos incluir sim no curso, um tempo para uma orientação sobre suspensões!

Vamos amadurecendo a idéia, obrigado pela resposta

gnecchi
07-07-2014, 14:58
Excelente iniciativa Maurício ....


Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM

Qual o melhor dia para realização?
SAB ou DOM

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
R$1.500

Você teria alguma sugestão no assunto "assuntos abordados" ?
ótima sugestão do Thomas: Regulagens da suspensão para on/off road com/sem carga.


[]s

kranio
07-07-2014, 15:04
Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM

Qual o melhor dia para realização?
SAB ou DOM

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
R$1.500

Você teria alguma sugestão no assunto "assuntos abordados" ?
ótima sugestão do Thomas: Regulagens da suspensão para on/off road com/sem carga.

Regis
09-07-2014, 13:17
Fiz um curso desses na pista de teste de pneus da Pirelli, em Sumaré. A escola é a Motoschool. Um dos instrutores é o Minhoca (Eduardo Zampieri), o cara escreve várias reportagens de testes na revista Motociclismo (inclusive conhece o Laner Azevedo, que por sua vez escreve reportagens que quando a gente lê, se sente como sendo teletransportado:confused: para a cena que ele descreve:rolleyes: ). Como sou viciado em revistas, foi uma honra conhecer o Minhoca.
Em fim, quanto ao curso, paguei R$ 1.600,00. Foi um sábado. Cerca de um mês depois, paguei mais R$ 350,00 e tive direito a um “free pass” – eles chamam de “Clínica”, ou seja, me senti uma “autoridade”. Pude assistir as aulas e ir sozinho pra pista enquanto o grupo de aula daquele dia tomava café ou assistia algo que eu já conhecia na sala de aula. Bem VIP mesmo.
CONCLUSÃO: Gostei muito e recomendo :cool:. Nem acredito que raspei o cavalete central várias vezes. O curso serviu para mostrar os limites da moto (F800GS ADV) e me deu mais confiança na estrada. Fiquei estupefato como essa moto freia bem!!! Tive a oportunidade de sentir o ABS dianteiro atuando, algo que não tentaria na rua de jeito nenhum. Praticamos muito o contra-esterço no slalom, deitávamos a moto, aprendemos para onde olhar na curva, etc.
Uma coisa que poderia melhorar: as fotos (excelentes, estilo foto de capa de revista) são pagas. O pacote custa R$ 250,00. Pelo valor do curso, entendo que deveriam estar incluídas no pacote. Outra coisa: não fizeram nenhum vídeo - seria bacana ir embora com um vídeozinho da gente deitando na curva e olhando pro lado certo!!!
5633

Aprendiz
12-07-2014, 09:47
Você teria interesse neste tipo de curso?

SIM


Qual o melhor dia para realização?

SAB ou DOM


Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?

R$1.500

Acrescentaria apenas um curso rápido de primeiros socorros direcionado às práticas "motociclísticas"

amauri
13-07-2014, 00:06
Boa noite,

amigo pegando carona no seu post coloquei uma publicacao no grupo f800 gsbrasil exatamente sobre um curso de pilotagem totalmente gratuita
para minha surpresa o post foi deletado,questionei o porque disso
novamente o post foi deletado
questionei de novo.......para minha suspresa fui excluido do grupo sem ter sido comunicado e sem saber porque
ai pergunto........talvez porque o curso e gratuito e nao vao ganhar nada em cima disso ??
Achei que aquele grupo era administrado por pessoas serias.

Fica aqui meu relato

mgusmao
15-07-2014, 10:59
Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM

Se sim,

Qual o melhor dia para realização?
SAB/DOM/FERIADO

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
R$1.500

Você teria alguma sugestão no assunto "assuntos abordados" ?
Sugestão = moto fornecida pelo curso.
Com isso poderíamos nos deslocar sem literalmente se entregar ao curso sem a preocupação com a nossa moto.
Óbvio que o valor do seguro estaria embutido e diluido no valor final do curso.

Marcelo ES
15-07-2014, 12:36
Só a titulo de informação, já tem um curso da BMW com proposta parecida

http://e.bmwgroup.com.br/preview_htm.php?id_cmp=1804738&idem=7907&iu=4749&atmem=bWFyY2Vsby5kcGhsQGdtYWlsLmNvbQ

Mas respondendo ao tópico:

Você teria interesse neste tipo de curso?
SIM

Qual o melhor dia para realização?
SAB ou DOM

Qual o valor que você considera justo por este tipo de serviço?
" < R$1.500 "

A grande questão é: as motos serão oferecidas pela organização do curso? pois tem gente aqui que limpa a motoca com shampoo neutro anti-queda e cotonete....