PDA

Ver Versão Completa : CONSERTO: Comando do pisca-pisca



rodpcastro
09-08-2014, 17:18
De uma hora para outra o pisca-pisca da minha moto parou de funcionar para a direita. Dias depois voltou a funcionar sozinho, depois parou de novo, voltou, e dias depois parou de vez.

Eu vi pelos fóruns que problemas nos comandos de punho são super comuns, muita gente os troca ainda na garantia. Bom, minha moto já comprei fora da garantia, então as soluções precisavam ser outras, mais 'criativas' que apenas trocar a peça toda.

Junto com um amigo que tem uma garagem/oficina, inventamos de meter a cara no treco até dar um jeito de consertar. Aqui vai então o passo a passo do que foi feito.

1 - Desmonte

Para começar, tem que tirar dois parafusinhos colocados por baixo. Um é esse aí.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_150905.jpg

Aí é isso que se vê lá dentro. Um sistema de placas de circuitos integrados.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_152227.jpg

Bom, a primeira hipótese era de um simples mau contato. Desconectei os dois conectores que encontrei, e taquei limpa contatos neles, nas duas pontas. Infelizmente não resolveu. A coisa era mais feia que eu pensava!

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_152158.jpg

Então, s'imbora desmontar tudo para achar onde está o problema mesmo.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_112910.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_112843.jpg

2. Testes

O teste do chicote deu bastante trabalho. Eu queria tirar o chicote da moto e testar ele com um multímetro fio a fio, numa bancada. Mas o chicote passa pelo lado do farol e se embrenha para dentro da moto de um jeito que parecia que precisaria desmontar ela inteira para conseguir retirar ele. Desistimos. Aí testamos sem tirar o chicote de onde estava, o que foi menos preciso e mais trabalhoso. Uma ponta do multímetro no conector lá perto do punho, outra ponta no conector lá na central eletrônica, no meio da moto, debaixo do 'falso tanque'. Até achar quem era quem nos dois conectores (que são bem diferentes, pena que não tirei foto) demorou. Mas acabamos por ter certeza que os cabos estavam íntegros.

O segundo teste era dos comandos. A primeira hipótese foi de mau contato dentro do switch. É esse marcadinho aí na foto abaixo. Interessante que a maior parte dos switches que aparecem aí não são utilizados para nada. Ficou claro que essa peça serve para muitas outras motos da marca com mais comandos no punho.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/20140215_113140-1.jpg

Meu parceirão de motocadas e mecânicadas deu uma boa verificada no circuito impresso, talvez houvesse uma linha quebrada, interrompida. Não foi o caso.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_113500.jpg

Aí retiramos a capinha branca do switch e também a parte de borracha que faz o botão dentro desses quadradinhos. Colocamos limpa contatos na estrutura interna metálica, que é o verdadeiro interruptor. Infelizmente não resolveu, o que nos deu a certeza de que o problema era o switch mesmo.

3. Soluções

Para qualquer motociclista normal a solução a partir daqui seria montar tudo como estava e só continuar após comprar outro conjunto de comandos. A BMW não vende só essa estrutura de switches e a gente tem que comprar o punho inteiro.

Mas eu não sou normal e nem o amigão que me ajuda nessas paradas. Então inventamos de tentar dar um jeito. Ele deu uma ideia muito louca de substituirmos aquele switch por outro que não está sendo utilizado naquela placa. Partimos para retirar o switch estragado, mas ele é todo resinado em volta, uma resina dura, difícil de tirar. Tentamos, mas foi ficando claro que íamos estragar a placa e o circuito impresso no processo, sem segurança de que ia dar certo. Desistimos disso.

A segunda solução foi de colocar um micro-switch de placa de controle de ar condicionado split por sobre o switch estragado. Como é bem menor, talvez coubesse. A foto abaixo é o teste para ver se cabia. Cortando um pouco a caixinha quadrada do switch estragado, coube.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_141124.jpg

A questão agora era ligar esse micro-switch na placa. Como a resina não nos dava acesso aos pontos de solda do switch estragado, a solução foi utilizar dois cabinhos e soldá-los nos pontos de solda da placa com o conector. Debaixo da peça nas fotos se vê a página do Manual Haynes de Serviço das F800 que mostra o esquema elétrico todo da moto.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_143924.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_143939.jpg

Cobrimos as partes da placa em que retiramos a resina com cola de silicone, para proteger de água. Até pensamos em colocar resina, mas com ela não seria mais possível mexer nisso, caso fosse necessário. Preferimos o silicone, fácil de retirar e eficaz no propósito de proteção.

Daí para frente foi só fechar tudo de volta! Com o micro-switch no lugar, o pisca para a direita está novamente funcionando. Bem como todos os demais sistemas - computador de bordo, pisca alerta, farol, buzina, aquecedor de manoplas. Até quando? Não dá para saber, pode muito bem passar o resto da vida da moto assim, mas também pode que uma das soldas que fizemos quebre, sabe-se lá.

4. Compra da peça substituta

Bom, com o pisca-pisca funcionando, a tarefa era procurar a peça para substituição. Um colega do M@D deu uma boa dica, e eu parti dela para encontrar outras ofertas.

Código da peça BMW - 61318522451 - Combination switch left.

Preço da peça original (http://www.bmwmcchattanooga.com/products/Combination-switch-left/9974882/61318522451.html), novinha, na BWW dos States: $213.85. Usando o Mercado Direto para trazer, com impostos, o custo iria para R$ 1200,00. Muito caro para meu gosto.

Bom, uma das vantagens de fuçar no treco até não sobrar parte é que a gente descobre que a peça por dentro é igual a muitas outras. Então, dá para encarar uma oferta bem mais vantajosa, como essa abaixo. Apesar deste punho ter um botão a mais por fora, por dentro ele é absolutamente igual ao meu. Então poderia usar a estrutura interna deste com a carcaça do meu, que tá íntegra.

Comprei essa peça:
BMW MOTORCYCLE 2007-2013 K1300 COMBINATION SWITCH LEFT NEW (http://www.ebay.com/itm/BMW-MOTORCYCLE-2007-2013-K1300-COMBINATION-SWITCH-LEFT-NEW-61317725715-/190896009595?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item2c7249f17b&vxp=mtr)

Paguei $76.49, mais $24,75 de frete, total de $101.24. Convertendo para real e somando os impostos que tive que pagar, o preço foi de R$ 363,00

http://img.tapatalk.com/d/14/05/31/naqe7ava.jpg

Mas detalhe, não instalei. O conserto gambi-tech está funcionando perfeitamente, não tenho porque trocar agora. Quando ele falhar, aí eu aproveito que já tenho a peça guardada e troco uma pela outra.

Para fechar, então, uma reflexão - com um pouco de criatividade e boa vontade dá para ter uma BMW sem ser extorquido, não é mesmo?

Medaina
09-08-2014, 18:30
trabalhão....só por curiosidade

Quanto ficaria mandar fazer o conserto na CC? sabe?

Aletaxi
09-08-2014, 18:53
Cara, parabéns! Queria ter esse dom.

rodpcastro
09-08-2014, 18:56
Rapaz, só entro em concessionária enganado, como cachorro entra em Igreja! Não faço idéia de quanto cobrariam, mas se pensar que só comprar a peça original de concessionária dos EUA levaria uns 1200 reais, não deve ser nada barato.

Quanto ao trabalho, eu tenho a doença de achar isso uma diversão! Ficar a tarde toda numa oficina, mexendo numa coisa e outra, enquanto bate papo com amigos é sinônimo de dia perfeito! Melhor que isso só uma boa viagem com a moto!

sal silva
09-08-2014, 19:05
Maluco, que trabalheira, tem que manjar um pouco de eletrônica e ter criatividade.Quando o punho da minha gs800 deu problema a primeira vez, levei na concessionaria e o mecânico o abriu para fazer um reparo de emergência até a chegada da peça, era tanta pecinha de borracha e o cara não conseguiu. Parabens pelo conserto.

rodpcastro
09-08-2014, 21:05
Cara, se não fossem os conhecimentos de eletrônica do meu amigo, não teríamos ido tão longe.

De todo modo, ao meu ver o grande ganho foi descobrir que poderia usar o conjunto de comandos de várias outras motos, até os que parecem diferentes por ter muito mais botões. Por dentro são iguais.

Com essa sacada eu já estaria feliz, a conta já cairia dos 1200 para os 363 que gastei.

O fato da gambiarra ter dado certo foi um bônus! E tá dando certo até hoje, tem meses rodando assim.

Pinguim
09-08-2014, 21:59
Cara, parabéns pela gambitech!!
Quando o punho da minha estava com problemas a cc disse que nem ia tentar abrir. Pediram direto outra peça para a fábrica.

rodpcastro
10-08-2014, 06:22
Na garantia tem que fazer isso mesmo! Na real a peça não tem conserto, só troca. A gente 'inventou' uma solução alternativa, mas eu mesmo já comprei outra peça pra substituir.

zejacuting
26-10-2015, 08:25
Ola amigo, hoje na minha GS800 13/13 tive o problema parecido com o seu, mas na minha travou o botao de luz alta. Como a garantia ja acabou e a peça custa 1340,00 eu resolvi tentar. Fiz basicamente o mesmo procedimento seu, mas nao troquei o interruptor pelo fato de eu conseguir detravar ele, com um pouco de paciencia, limpa contatos e WD40, resolvido o problema, apenas fiquei sem a borracha de vedação do interruptor, mas ela nao vedava nada mesmo tanto é que travou o botao.
Vamos ver quanto tempo vai durar.
82658266


Cara, se não fossem os conhecimentos de eletrônica do meu amigo, não teríamos ido tão longe.

De todo modo, ao meu ver o grande ganho foi descobrir que poderia usar o conjunto de comandos de várias outras motos, até os que parecem diferentes por ter muito mais botões. Por dentro são iguais.

Com essa sacada eu já estaria feliz, a conta já cairia dos 1200 para os 363 que gastei.

O fato da gambiarra ter dado certo foi um bônus! E tá dando certo até hoje, tem meses rodando assim.

rodpcastro
26-10-2015, 14:18
Legal que meu exemplo deu a vontade de você tentar!

O meu conserto já comemorou aniversário e continua funcionando perfeitamente!

Eu até comprei outro comando de punho no Ebay, mas tá guardado. Nesse os botões são como nesse seu, diferentes e melhores que no meu original. Só que demorei para testar ele na moto, e quando o fiz, descobri que o pisca alerta não funciona com ele. Não sei se veio com defeito ou o problema é porque é o conjunto da K1300, mas não posso reclamar com o vendedor porque demorei ano para testar. Tô com ele guardado, se precisar colocar na moto tá ali. Todo resto nele funciona, melhor ficar sem alerta, que é opcional e nunca uso, que outras funções essenciais.

Curcio
26-10-2015, 16:17
Parabéns aos 2 parceiros. Esta sensação de "vitória" quando encontramos um problema e resolvemos que é sensacional.

shw
12-05-2016, 23:37
A minha a seta tá igual

GRug
24-12-2016, 13:22
Alguém tem o esquema elétrico da moto? Preciso pra fazer uma gambiarra no baú com a luz de freio

Eraldo Tel
24-12-2016, 15:23
Que bom que deu certo o importante é não desistir e tentar até o utimo recurso, na grade maioria das vezes da certo parabéns pelo empenho e solução do defeito.

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

rodpcastro
25-12-2016, 05:36
Alguém tem o esquema elétrico da moto? Preciso pra fazer uma gambiarra no baú com a luz de freio
Tem completo no Manual Haynes. Tenho em casa, mas estou longe em viagem.

Eraldo Tel
25-12-2016, 06:42
Alguém tem o esquema elétrico da moto? Preciso pra fazer uma gambiarra no baú com a luz de freio
Tenho o manual haynes da gs 1200 2007 sao todos meio parecidos vou ver o esquema e te mando a foto mas aconselho você a identificar qual foi sai do rele do pedal do freio, se for o negativo beleza, vai dar certo. Pegue esse fio que vai para luz do freio e jampei um para o seu baú. Pegue o positivo direto da bateria senão vai acender luz de falha no painel

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

VBraga
09-01-2017, 15:44
Também tive o problema com a seta que não desligava. Fiquei um tempo usando o artifício de ligar e desligar o alerta, para conseguir desligar a seta.

Como a seta desligava através do botão de alerta, deduzi que o problema estava no botão de desligar a seta. Acabei desmontando todo o mecanismo, como foi feito neste post, porém não testei i chicote da moto, e me concentrei em achar o problema no botão de desligar a seta.

De cara, percebi que a peça é bastante complexa. Nota-se que é bem construída e que há muita engenharia aplicada ali.

Como meu irmão é engenheiro eletrônico, solicitei uma ajuda grátis no processo de recuperação da peça. Começamos tentando descobrir para que servia os oito. pinos do conector principal.

No meu caso, tenho uma F800R 2011, e a peça não vem com nenhum botão extra, apenas as posições para montagem dos mesmos.

No meu teste, descobri que o pino 6, era o positivo e os demais, eram os retornos dos comandos dos botões.

Fomos testando um a um até descobrir qual era pino do botão de desligar a seta. No processo, acabamos danificando o botão de acesso ao computador de bordo (INFO). Então, tínhamos os pinos 5 e 8 sem sinal.

Começamos então a retirar a resina que cobre a peça, e usamos uma haste de metal aquecido para retirar a resina, que sai com certa facilidade, mas tem que ter muito cuidado, pois a peça é feita de plástico, com as trilhas eletrônicas impressas, que se danificam com facilidade.

Ao retirar a resina junto aos botões, descobrimos que, no caso da seta, a trilha havia se rompido, pois a resina estava trincada, e acabou rompendo a trilha.

No caso do botão INFO, o problema estava debaixo do próprio botão, pois não vimos nenhum dano na trilha, que passa por baixo do mesmo.

Como soldar a trilha, usando equipamento amador de solda seria difícil, decidimos fazer a ligação direta da saída do sinal dos botões, direto nos conectores da peça, conforme pode ser visto nas fotos.

Para refazer o isolamento dos pontos onde retiramos a resina, usamos silicone para não entrar água.

O resultado final foi que todos os comandos estão funcionando perfeitamente.

Fica apenas uma decepção por parte da BMW, que, apesar de ter investido uma grana no projeto da peça, parece que utiliza materiais pouco duráveis na fabricação.

9273927492759276

rodpcastro
09-01-2017, 20:50
Legal! A mesma solução que fizemos na minha! E tá nela funcionando até hoje. Eu até comprei um conjunto de comandos novo, mas nunca instalei porque minha gambitech nunca mais falhou.

heberbd
20-04-2018, 11:17
Rodrigo onde vc conseguiu esse esquema eletrico? eu estou precisando do esquema eletrico da F800GS 2013.

fld25gnr
20-04-2018, 11:18
Olá, meus nobres. Comprei uma F800GS há pouco tempo. Peguei os primeiros meses de chuva com ela agora e assim que molharam começaram a aparecer problemas nos comandos de seta, farol, partida, buzina...enfim, os botões do controle de ações.
Eles travam sempre que molha. Depois que alguns dias de sol voltam ao normal.
Desmontei e vou trocar todos eles por esse que vi ai na foto e selar com algo que não tenho em mente ainda.

Vi tanta reclamação desse item na net que não entendo como a BMW não solicitou recall ainda.

A pergunta é: A sua solução ainda está valida ou deu problemas também?

MarcioT
20-04-2018, 13:08
Olá, meus nobres. Comprei uma F800GS há pouco tempo. Peguei os primeiros meses de chuva com ela agora e assim que molharam começaram a aparecer problemas nos comandos de seta, farol, partida, buzina...enfim, os botões do controle de ações.
Eles travam sempre que molha. Depois que alguns dias de sol voltam ao normal.
Desmontei e vou trocar todos eles por esse que vi ai na foto e selar com algo que não tenho em mente ainda.

Vi tanta reclamação desse item na net que não entendo como a BMW não solicitou recall ainda.

A pergunta é: A sua solução ainda está valida ou deu problemas também?

Tem recall sim, leva na CC que trocam.

rodpcastro
20-04-2018, 13:17
Rodrigo onde vc conseguiu esse esquema eletrico? eu estou precisando do esquema eletrico da F800GS 2013.Manual Haynes. www.haynes.co.uk.

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

rodpcastro
20-04-2018, 13:20
Olá, meus nobres. Comprei uma F800GS há pouco tempo. Peguei os primeiros meses de chuva com ela agora e assim que molharam começaram a aparecer problemas nos comandos de seta, farol, partida, buzina...enfim, os botões do controle de ações.
Eles travam sempre que molha. Depois que alguns dias de sol voltam ao normal.
Desmontei e vou trocar todos eles por esse que vi ai na foto e selar com algo que não tenho em mente ainda.

Vi tanta reclamação desse item na net que não entendo como a BMW não solicitou recall ainda.

A pergunta é: A sua solução ainda está valida ou deu problemas também?A minha solução permaneceu válida até eu vender a moto. E deve estar funcionando até hoje!

Enviado de meu Lenovo B8000-F usando Tapatalk

baconbh8
16-05-2018, 17:58
De uma hora para outra o pisca-pisca da minha moto parou de funcionar para a direita. Dias depois voltou a funcionar sozinho, depois parou de novo, voltou, e dias depois parou de vez.

Eu vi pelos fóruns que problemas nos comandos de punho são super comuns, muita gente os troca ainda na garantia. Bom, minha moto já comprei fora da garantia, então as soluções precisavam ser outras, mais 'criativas' que apenas trocar a peça toda.

Junto com um amigo que tem uma garagem/oficina, inventamos de meter a cara no treco até dar um jeito de consertar. Aqui vai então o passo a passo do que foi feito.

1 - Desmonte

Para começar, tem que tirar dois parafusinhos colocados por baixo. Um é esse aí.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_150905.jpg

Aí é isso que se vê lá dentro. Um sistema de placas de circuitos integrados.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_152227.jpg

Bom, a primeira hipótese era de um simples mau contato. Desconectei os dois conectores que encontrei, e taquei limpa contatos neles, nas duas pontas. Infelizmente não resolveu. A coisa era mais feia que eu pensava!

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_152158.jpg

Então, s'imbora desmontar tudo para achar onde está o problema mesmo.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_112910.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_112843.jpg

2. Testes

O teste do chicote deu bastante trabalho. Eu queria tirar o chicote da moto e testar ele com um multímetro fio a fio, numa bancada. Mas o chicote passa pelo lado do farol e se embrenha para dentro da moto de um jeito que parecia que precisaria desmontar ela inteira para conseguir retirar ele. Desistimos. Aí testamos sem tirar o chicote de onde estava, o que foi menos preciso e mais trabalhoso. Uma ponta do multímetro no conector lá perto do punho, outra ponta no conector lá na central eletrônica, no meio da moto, debaixo do 'falso tanque'. Até achar quem era quem nos dois conectores (que são bem diferentes, pena que não tirei foto) demorou. Mas acabamos por ter certeza que os cabos estavam íntegros.

O segundo teste era dos comandos. A primeira hipótese foi de mau contato dentro do switch. É esse marcadinho aí na foto abaixo. Interessante que a maior parte dos switches que aparecem aí não são utilizados para nada. Ficou claro que essa peça serve para muitas outras motos da marca com mais comandos no punho.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/20140215_113140-1.jpg

Meu parceirão de motocadas e mecânicadas deu uma boa verificada no circuito impresso, talvez houvesse uma linha quebrada, interrompida. Não foi o caso.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_113500.jpg

Aí retiramos a capinha branca do switch e também a parte de borracha que faz o botão dentro desses quadradinhos. Colocamos limpa contatos na estrutura interna metálica, que é o verdadeiro interruptor. Infelizmente não resolveu, o que nos deu a certeza de que o problema era o switch mesmo.

3. Soluções

Para qualquer motociclista normal a solução a partir daqui seria montar tudo como estava e só continuar após comprar outro conjunto de comandos. A BMW não vende só essa estrutura de switches e a gente tem que comprar o punho inteiro.

Mas eu não sou normal e nem o amigão que me ajuda nessas paradas. Então inventamos de tentar dar um jeito. Ele deu uma ideia muito louca de substituirmos aquele switch por outro que não está sendo utilizado naquela placa. Partimos para retirar o switch estragado, mas ele é todo resinado em volta, uma resina dura, difícil de tirar. Tentamos, mas foi ficando claro que íamos estragar a placa e o circuito impresso no processo, sem segurança de que ia dar certo. Desistimos disso.

A segunda solução foi de colocar um micro-switch de placa de controle de ar condicionado split por sobre o switch estragado. Como é bem menor, talvez coubesse. A foto abaixo é o teste para ver se cabia. Cortando um pouco a caixinha quadrada do switch estragado, coube.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_141124.jpg

A questão agora era ligar esse micro-switch na placa. Como a resina não nos dava acesso aos pontos de solda do switch estragado, a solução foi utilizar dois cabinhos e soldá-los nos pontos de solda da placa com o conector. Debaixo da peça nas fotos se vê a página do Manual Haynes de Serviço das F800 que mostra o esquema elétrico todo da moto.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_143924.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_143939.jpg

Cobrimos as partes da placa em que retiramos a resina com cola de silicone, para proteger de água. Até pensamos em colocar resina, mas com ela não seria mais possível mexer nisso, caso fosse necessário. Preferimos o silicone, fácil de retirar e eficaz no propósito de proteção.

Daí para frente foi só fechar tudo de volta! Com o micro-switch no lugar, o pisca para a direita está novamente funcionando. Bem como todos os demais sistemas - computador de bordo, pisca alerta, farol, buzina, aquecedor de manoplas. Até quando? Não dá para saber, pode muito bem passar o resto da vida da moto assim, mas também pode que uma das soldas que fizemos quebre, sabe-se lá.

4. Compra da peça substituta

Bom, com o pisca-pisca funcionando, a tarefa era procurar a peça para substituição. Um colega do M@D deu uma boa dica, e eu parti dela para encontrar outras ofertas.

Código da peça BMW - 61318522451 - Combination switch left.

Preço da peça original (http://www.bmwmcchattanooga.com/products/Combination-switch-left/9974882/61318522451.html), novinha, na BWW dos States: $213.85. Usando o Mercado Direto para trazer, com impostos, o custo iria para R$ 1200,00. Muito caro para meu gosto.

Bom, uma das vantagens de fuçar no treco até não sobrar parte é que a gente descobre que a peça por dentro é igual a muitas outras. Então, dá para encarar uma oferta bem mais vantajosa, como essa abaixo. Apesar deste punho ter um botão a mais por fora, por dentro ele é absolutamente igual ao meu. Então poderia usar a estrutura interna deste com a carcaça do meu, que tá íntegra.

Comprei essa peça:
BMW MOTORCYCLE 2007-2013 K1300 COMBINATION SWITCH LEFT NEW (http://www.ebay.com/itm/BMW-MOTORCYCLE-2007-2013-K1300-COMBINATION-SWITCH-LEFT-NEW-61317725715-/190896009595?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item2c7249f17b&vxp=mtr)

Paguei $76.49, mais $24,75 de frete, total de $101.24. Convertendo para real e somando os impostos que tive que pagar, o preço foi de R$ 363,00

http://img.tapatalk.com/d/14/05/31/naqe7ava.jpg

Mas detalhe, não instalei. O conserto gambi-tech está funcionando perfeitamente, não tenho porque trocar agora. Quando ele falhar, aí eu aproveito que já tenho a peça guardada e troco uma pela outra.

Para fechar, então, uma reflexão - com um pouco de criatividade e boa vontade dá para ter uma BMW sem ser extorquido, não é mesmo?Cara como fez pra retirar da moto? Estou tentando trocar o meu agora e não estou Conseguindo tirar nada da moto https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180516/411c3d1953dd557620467c84cfd3ec61.jpg

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

rodpcastro
16-05-2018, 18:03
Cara como fez pra retirar da moto? Estou tentando trocar o meu agora e não estou Conseguindo tirar nada da moto https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180516/411c3d1953dd557620467c84cfd3ec61.jpg

Sent from my Pixel 2 XL using TapatalkTem um parafuso pequeno que prende o conjunto no guidon por baixo da manopla de borracha, perto dos comandos. Dobre a manopla um pouco e vai pode ver.

Tem outros dois parafusos por baixo do próprio conjunto de comandos que servem para abrir e acessar o conjunto de placa e interruptores.

Enviado de meu LG-M700 usando o Tapatalk

baconbh8
16-05-2018, 21:20
Opa salvou demais, não tinha visto esse parafuso, muitíssimo obrigado!

AAmorim
22-01-2020, 17:25
De uma hora para outra o pisca-pisca da minha moto parou de funcionar para a direita. Dias depois voltou a funcionar sozinho, depois parou de novo, voltou, e dias depois parou de vez.

Eu vi pelos fóruns que problemas nos comandos de punho são super comuns, muita gente os troca ainda na garantia. Bom, minha moto já comprei fora da garantia, então as soluções precisavam ser outras, mais 'criativas' que apenas trocar a peça toda.

Junto com um amigo que tem uma garagem/oficina, inventamos de meter a cara no treco até dar um jeito de consertar. Aqui vai então o passo a passo do que foi feito.

1 - Desmonte

Para começar, tem que tirar dois parafusinhos colocados por baixo. Um é esse aí.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_150905.jpg

Aí é isso que se vê lá dentro. Um sistema de placas de circuitos integrados.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_152227.jpg

Bom, a primeira hipótese era de um simples mau contato. Desconectei os dois conectores que encontrei, e taquei limpa contatos neles, nas duas pontas. Infelizmente não resolveu. A coisa era mais feia que eu pensava!

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140208_152158.jpg

Então, s'imbora desmontar tudo para achar onde está o problema mesmo.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_112910.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_112843.jpg

2. Testes

O teste do chicote deu bastante trabalho. Eu queria tirar o chicote da moto e testar ele com um multímetro fio a fio, numa bancada. Mas o chicote passa pelo lado do farol e se embrenha para dentro da moto de um jeito que parecia que precisaria desmontar ela inteira para conseguir retirar ele. Desistimos. Aí testamos sem tirar o chicote de onde estava, o que foi menos preciso e mais trabalhoso. Uma ponta do multímetro no conector lá perto do punho, outra ponta no conector lá na central eletrônica, no meio da moto, debaixo do 'falso tanque'. Até achar quem era quem nos dois conectores (que são bem diferentes, pena que não tirei foto) demorou. Mas acabamos por ter certeza que os cabos estavam íntegros.

O segundo teste era dos comandos. A primeira hipótese foi de mau contato dentro do switch. É esse marcadinho aí na foto abaixo. Interessante que a maior parte dos switches que aparecem aí não são utilizados para nada. Ficou claro que essa peça serve para muitas outras motos da marca com mais comandos no punho.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/20140215_113140-1.jpg

Meu parceirão de motocadas e mecânicadas deu uma boa verificada no circuito impresso, talvez houvesse uma linha quebrada, interrompida. Não foi o caso.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_113500.jpg

Aí retiramos a capinha branca do switch e também a parte de borracha que faz o botão dentro desses quadradinhos. Colocamos limpa contatos na estrutura interna metálica, que é o verdadeiro interruptor. Infelizmente não resolveu, o que nos deu a certeza de que o problema era o switch mesmo.

3. Soluções

Para qualquer motociclista normal a solução a partir daqui seria montar tudo como estava e só continuar após comprar outro conjunto de comandos. A BMW não vende só essa estrutura de switches e a gente tem que comprar o punho inteiro.

Mas eu não sou normal e nem o amigão que me ajuda nessas paradas. Então inventamos de tentar dar um jeito. Ele deu uma ideia muito louca de substituirmos aquele switch por outro que não está sendo utilizado naquela placa. Partimos para retirar o switch estragado, mas ele é todo resinado em volta, uma resina dura, difícil de tirar. Tentamos, mas foi ficando claro que íamos estragar a placa e o circuito impresso no processo, sem segurança de que ia dar certo. Desistimos disso.

A segunda solução foi de colocar um micro-switch de placa de controle de ar condicionado split por sobre o switch estragado. Como é bem menor, talvez coubesse. A foto abaixo é o teste para ver se cabia. Cortando um pouco a caixinha quadrada do switch estragado, coube.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_141124.jpg

A questão agora era ligar esse micro-switch na placa. Como a resina não nos dava acesso aos pontos de solda do switch estragado, a solução foi utilizar dois cabinhos e soldá-los nos pontos de solda da placa com o conector. Debaixo da peça nas fotos se vê a página do Manual Haynes de Serviço das F800 que mostra o esquema elétrico todo da moto.

http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_143924.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v281/rodpcastro/BMW%20F800R/20140215_143939.jpg

Cobrimos as partes da placa em que retiramos a resina com cola de silicone, para proteger de água. Até pensamos em colocar resina, mas com ela não seria mais possível mexer nisso, caso fosse necessário. Preferimos o silicone, fácil de retirar e eficaz no propósito de proteção.

Daí para frente foi só fechar tudo de volta! Com o micro-switch no lugar, o pisca para a direita está novamente funcionando. Bem como todos os demais sistemas - computador de bordo, pisca alerta, farol, buzina, aquecedor de manoplas. Até quando? Não dá para saber, pode muito bem passar o resto da vida da moto assim, mas também pode que uma das soldas que fizemos quebre, sabe-se lá.

4. Compra da peça substituta

Bom, com o pisca-pisca funcionando, a tarefa era procurar a peça para substituição. Um colega do M@D deu uma boa dica, e eu parti dela para encontrar outras ofertas.

Código da peça BMW - 61318522451 - Combination switch left.

Preço da peça original (http://www.bmwmcchattanooga.com/products/Combination-switch-left/9974882/61318522451.html), novinha, na BWW dos States: $213.85. Usando o Mercado Direto para trazer, com impostos, o custo iria para R$ 1200,00. Muito caro para meu gosto.

Bom, uma das vantagens de fuçar no treco até não sobrar parte é que a gente descobre que a peça por dentro é igual a muitas outras. Então, dá para encarar uma oferta bem mais vantajosa, como essa abaixo. Apesar deste punho ter um botão a mais por fora, por dentro ele é absolutamente igual ao meu. Então poderia usar a estrutura interna deste com a carcaça do meu, que tá íntegra.

Comprei essa peça:
BMW MOTORCYCLE 2007-2013 K1300 COMBINATION SWITCH LEFT NEW (http://www.ebay.com/itm/BMW-MOTORCYCLE-2007-2013-K1300-COMBINATION-SWITCH-LEFT-NEW-61317725715-/190896009595?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item2c7249f17b&vxp=mtr)

Paguei $76.49, mais $24,75 de frete, total de $101.24. Convertendo para real e somando os impostos que tive que pagar, o preço foi de R$ 363,00

http://img.tapatalk.com/d/14/05/31/naqe7ava.jpg

Mas detalhe, não instalei. O conserto gambi-tech está funcionando perfeitamente, não tenho porque trocar agora. Quando ele falhar, aí eu aproveito que já tenho a peça guardada e troco uma pela outra.

Para fechar, então, uma reflexão - com um pouco de criatividade e boa vontade dá para ter uma BMW sem ser extorquido, não é mesmo?


Boa tarde,

Estou com problema semelhante. O botão da seta para o lado esquerdo parou. Se ainda tiver as fotos tem como postar novamente?

AAmorim
22-01-2020, 21:41
Também tive o problema com a seta que não desligava. Fiquei um tempo usando o artifício de ligar e desligar o alerta, para conseguir desligar a seta.

Como a seta desligava através do botão de alerta, deduzi que o problema estava no botão de desligar a seta. Acabei desmontando todo o mecanismo, como foi feito neste post, porém não testei i chicote da moto, e me concentrei em achar o problema no botão de desligar a seta.

De cara, percebi que a peça é bastante complexa. Nota-se que é bem construída e que há muita engenharia aplicada ali.

Como meu irmão é engenheiro eletrônico, solicitei uma ajuda grátis no processo de recuperação da peça. Começamos tentando descobrir para que servia os oito. pinos do conector principal.

No meu caso, tenho uma F800R 2011, e a peça não vem com nenhum botão extra, apenas as posições para montagem dos mesmos.

No meu teste, descobri que o pino 6, era o positivo e os demais, eram os retornos dos comandos dos botões.

Fomos testando um a um até descobrir qual era pino do botão de desligar a seta. No processo, acabamos danificando o botão de acesso ao computador de bordo (INFO). Então, tínhamos os pinos 5 e 8 sem sinal.

Começamos então a retirar a resina que cobre a peça, e usamos uma haste de metal aquecido para retirar a resina, que sai com certa facilidade, mas tem que ter muito cuidado, pois a peça é feita de plástico, com as trilhas eletrônicas impressas, que se danificam com facilidade.

Ao retirar a resina junto aos botões, descobrimos que, no caso da seta, a trilha havia se rompido, pois a resina estava trincada, e acabou rompendo a trilha.

No caso do botão INFO, o problema estava debaixo do próprio botão, pois não vimos nenhum dano na trilha, que passa por baixo do mesmo.

Como soldar a trilha, usando equipamento amador de solda seria difícil, decidimos fazer a ligação direta da saída do sinal dos botões, direto nos conectores da peça, conforme pode ser visto nas fotos.

Para refazer o isolamento dos pontos onde retiramos a resina, usamos silicone para não entrar água.

O resultado final foi que todos os comandos estão funcionando perfeitamente.

Fica apenas uma decepção por parte da BMW, que, apesar de ter investido uma grana no projeto da peça, parece que utiliza materiais pouco duráveis na fabricação.

9273927492759276

Se ainda tiver as fotos e tiver como, posta elas de novo fazendo favor.

rodpcastro
23-01-2020, 10:40
Ih, faz tempo que as fotos já se foram. Não tenho mais.

Se estiver com problema nos comandos de punho, hoje tem tecnicos que consertam. Segue contato de dois que sei que fazem um bom trabalho:

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200123/f524df51c2786f2713b5d9cf80f600b6.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20200123/b54351f9eff37b2105f748a878b90eba.jpg

---------------------------------------------

Inscreva-se no meu canal!
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem

AAmorim
24-01-2020, 14:44
Pelo tempo imaginei que não teria mais msm. Mas tinha que tentar :D

Vc sabe dizer aproximadamente quanto ele costuma cobrar?

O meu deu defeito na seta DIREITA. passei limpa contato e nada. Levei no mecanico pra ver se ele conhecia alguem que pudesse consertar. Ele levou num conhecido dele e adivinha? O cara mexeu no botão da seta ESQUERDA, estragou o que estava funcionando e o da direita voltou a funcionar sozinho.

Obrigado pelos contatos. Mas tem um amigo meu que manja de eletrônica que me indicou um camarada em Jardim Camburi que talvez consiga. Vou levar pra ele ver antes.

AAmorim
06-02-2020, 19:57
Voltando para deixar registrado o desfecho...

...Levei lá na casa do conhecido. Ele não tem oficina nem nada do tipo. Aceitou tentar consertar na camaradagem. Nem sei se é técnico ou engenheiro. Só sei que trabalha e manja dessa área de eletrônicos.

Deixei em uma sexta por volta das 19:40. Quando era umas 22:30 ele me mandou mensagem com o desenho do esquema elétrico do punho já com o diagnóstico do problema.

Disse que o botão que o cara mexeu era o único com defeito. Um contato amassado e outro quebrado e que dava para adaptar outro botão no lugar (mesmo artificio que o rodpcastro usou). No sábado a tarde ja estavapronto e problema resolvido!

Perguntei quanto foi o serviço. Falou que por ter sido na camaradagem só iria cobrar o valor do material gasto. Saiu mais barato que o pack de Heineken que presenteei ele :D

Foi um alivio ter achado alguém que consertasse. Me economizou uma grana e agora sei que tem um cara aqui perto de casa que pode consertar caso o problema apareça novamente.

AAmorim
12-09-2020, 10:51
De volta a mesma novela.

Deu pau nos botões de novo. Da outra vez foi a seta para esquerda. Dessa vez é o da direita e de desligar a seta.

Só que que não tenho mais o contato do cara que consertou da outra vez.

RodCastro ou mais alguém tem o diagrama elétrico pra disponibilizar?

Desde já, agradeço.

rodpcastro
12-09-2020, 17:51
Não tenho diagrama.

Duas boas opções para você:https://uploads.tapatalk-cdn.com/20200912/e20a40682c90dba290662ecf8b03932b.jpghttps://uploads.tapatalk-cdn.com/20200912/f6856f96cf5d7b87b9330de634f371ce.jpg

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

AAmorim
16-09-2020, 17:28
Obrigado pela indicação.

Entrei em contato com meu amigo que tinha me indicado o amigo dele da outra vez.

Como o cara não vive desse tipo de serviço, não quis pegar dessa vez.

Então meu amigo falou para desmontar que ele iria ver como é e se ele conseguiria consertar.

Descobrimos que havia um mal-contato nas trilhas do circuito, que são bastante sensíveis.

Dei a ideia da simplesmente jumpear com um fio do botão para para o conector. Mas ele disse que ficaria muito feio e que cedo ou tarde as outras trilhas iriam estragar tbm e com isso teríamos que abrir de novo.

Nisso ele analisou o circuito e deu ideia de refazer o circuito todo com uma plaquinha nova, que fazendo assim não daria mais defeito.

Ele já comprou o material. Disse whe sábado vai mexer com isso.

Estou na expectativa para que de certo. Dando, ficará bem mais resistente que o circuito original.

rodpcastro
16-09-2020, 17:30
Que show! Tira fotos do processo e coloca aqui! A sua solução pode ajudar outros!

No meu caso do início desse tópico eu coloquei fiozinho e um novo switch. Nunca mais deu defeito, sabe? Mas realmente pode acontecer.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Reiner
16-09-2020, 18:54
Rodrigo, se você está com a peça há 6 anos esperando a gambitec dar defeito, só comprova a nossa capacidade técnica e criatividade....parabéns!!

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

rodpcastro
16-09-2020, 18:56
Não chega a ser tão bom. Eu me acidentei com a Alemoa em 2017 e deu PT. Mas até esse momento funcionava perfeitamente.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

AAmorim
18-09-2020, 00:19
Não sei se estarei presente durante o processo.

Se ele fizer realmente neste final de semana, estarei trabalhando.

Mas com certeza irei tirar foto dele pronto, mas ainda desmontado, e explico o que eu souber explicar. Não manjo disso 😅

Eu falei pra ele fazer igual vc fez. Só puxando o fio. Mas como falei acima, ele não gosta de gambiarra e falou que cedo ou tarde as outras trilhas dariam defeito tbm. Eu concordei e será feito como ele sugeriu.

Mas foi tudo inspirado na sua solução. Agradeço muito por ter compartilhado.

Gil Brum
06-12-2021, 16:26
Tive o mesmo problema com a seta direita de minha F800 GS 2013. Desmontei e vi que o problema era o mesmo, embora o meu punho seja bem diferente do seu por dentro, inclusive o numero, ha muitas pecas diferentes, porem muito parecidas. No meu caso, o comando de switches esquerdo tem numero: 61318522471. Vi na Internet (vendedor de pecas BMW na Alemanha e EUA) que as partes antigas de num: 61318516185, 61318522471, 61318546185 foram substituidas pela peca atual de num: 61 31 8 550 017.
De qualquer forma, duas possibilidades: 1) identificar a sua peca na Internet (veja aqui: https://www.bmwbike.com/index.php?e=...23&ty=0B22&c=c) e comprar uma usada (Ebay - fica mais em conta, achei por US$ 150 a 200) ou nova mesmo (tem sitios de venda de pecas nos EUA, Europa, etc=> bem mais caro e tem taxas), ou 2) tentar o conserto. Esse ultimo caminho mais em conta. No meu caso, pesquisei e descobri que o 'Pardal Motorrad' (na B. Limeira, 254, centro de Sampa, trav. da Gen Osorio - a famosa regiao central em Sampa p/ motoparts, consertos e acessorios) abre e conserta punhos BMW com esse tipo de problema. Levei p/ eles e confirmei isso. Fiz o conserto com eles, testei/testamos e ficou ok. Fica a dica e o fone: (11) 94018 7804 (Raissa).

Marivaldo
15-12-2021, 03:36
Pode ser que na hora de uma vistoria do Detran, em caso de venda/transferência da moto, peçam pra acionar o pisca-alerta.