PDA

Ver Versão Completa : Cardã da R1200GS LC com rachadura



Golias
12-08-2014, 12:49
Pessoal,

Ontem a tarde, estava sentado na garagem perto da minha motocicleta, brincando com meu cachorro, e como sempre fico olhando as partes da motocicleta, observei na parte que prende a roda que o Cardã internamente onde esta escrito o nome BMW e um numero em alto relevo, uma rachadura. A principio pensei que era sujeira, fui peguei um pano umido e passei, e nada, ai peguei uma Lupa e ao olhar o fenômeno, deparei que era uma rachadura. Tirei fotos em alta resolução e pude constatar que a rachadura não era somente na tinta. De imediato liguei para a Eurobike e comentei o fato, em seguida envie via email fotos para o consultor tecnico da CC e hoje pela manhã fui até lá com a motocicleta. O chefe da oficina colocou a motocicleta na bancada, retirou a roda e me informou que iria lixar para verificar se era só na tinta, e foi constatado não era só na tinta. É pequeno cerca de 4 cm, mas pode causar ferimentos e levar o condutor a morte, caso rache andando. Foram muito atenciosos e ja abriram o pedido junto a fabrica para substituição integral da parte traseira do cardã. Isso leva aproximadamente 30 dias, nesse tempo, vou deixar ela parada, ligando de vez em quando para não arriar a bateria. Podem ampliar a foto que da para ver a rachadura que esta circulada de vermelho para realçar o local. Ainda bem que vi e por estar na garantia.

5821

Ate breve,

Reinaldo

RicBoris
12-08-2014, 12:58
Reinaldo, parabéns pela excelente percepção e primeiras providências. Quase não se vê a rachadurinha pela foto, imagine ao vivo e numa parte escondida da moto.

gnecchi
12-08-2014, 13:02
Porra Reinaldo ... Que sorte ter visto isso antes de dar M de fato. Tá com o olho afiado hein !!

A CC tem histórico de outros casos de fissura mesmo local?

Abs

shw
12-08-2014, 13:03
Olho de Tandera!

MC-1969
12-08-2014, 13:34
Realmente. Kundalini. Só despertando o terceiro olho para enxergar.
Talvez tenha salvo sua vida amigo.

Antonio
12-08-2014, 13:50
Reinaldo olho de lince

Golias
12-08-2014, 14:23
Pessoal,
Santo forte, eu procuro deixar ela sempre limpa, e como sou eu que lavo, , sempre estou olhando nos minimis detalhes, mas esta rachadura foi uma tremenda sorte ter visto. Na CC nunca viram e acho que os Alemães também não.

RicBoris
12-08-2014, 14:27
Agradeça ao seu cachorrinho

gus_para
12-08-2014, 18:43
que m... ainda bem que viu antes de qualquer problema maior...boa sorte.

Eder
12-08-2014, 20:40
Não consigo nem enxergar nesse lugar aí na moto.

JAOS
12-08-2014, 21:32
Pessoal,
Santo forte, eu procuro deixar ela sempre limpa, e como sou eu que lavo, , sempre estou olhando nos minimis detalhes, mas esta rachadura foi uma tremenda sorte ter visto. Na CC nunca viram e acho que os Alemães também não.
Poxa, Reinaldo, detesto teoria da conspiração e muito menos parecer paranóico. Entretanto, duvido muito da capacidade de aceitar defeitos das montadoras em seus produtos, mesmo que alemãs. Investimos uma grana pesada para adquirir um produto dito Premium e mesmo assim encontramos defeitos de fábrica. Até porque, pelos teus comentários no site, me parece que tu não encara trechos off road. Será que existem mais casos? Será que vai abrir novo Recall?
Um abraço a todos

Golias
12-08-2014, 21:47
Não consigo nem enxergar nesse lugar aí na moto.

Eder,
Pena que não dá para postar as fotos que tirei em alta resolução, pois ai daria para ver a rachadura com detalhe, alem que mede uns 3cm, mas esta la. FALTA DE INSPEÇÃO DE QUALIDADE NAS PEÇAS ANTES DE MONTAR. Isso é um caso em mil, mas acontece. Viva a garantia meus caros. Imagine o preço desta peça.

luiztrovao
12-08-2014, 21:51
Reinaldo, de que material é feita esta carcaça? Voce sabe?

gnecchi
12-08-2014, 23:45
Reinaldo,

Essa é a peça que está com a referida rachadura? .... ou seja, a quebra desta estrutura que segura a roda traseira e recebe a conexão do cardã + pinhão + coroa = cachão e vela preta !! :(

5822

ficoali
13-08-2014, 02:04
seria interessante se todos aqui do Fórum dessem uma checada neste local do cardã de suas motos.

Golias
13-08-2014, 07:56
Reinaldo,

Essa é a peça que está com a referida rachadura? .... ou seja, a quebra desta estrutura que segura a roda traseira e recebe a conexão do cardã + pinhão + coroa = cachão e vela preta !! :(

5822


Essa mesmo, só que na parte interna, foi por acaso que vi, mas vou postar no forum la fora também.
Se acontece em uma, pode acontecer com outra peça do mesmo lote.

Até breve,

Reinaldo

Edson
13-08-2014, 09:13
Interessante observação, Ficoali e Reinaldo. Como é um projeto novo (mudança de lado do cardan), e apesar de parecer ser um sistema "espelhado" do antigo, acho que este tipo de verificação é válida e pode identificar um problema de projeto e/ou fabricação da carcaça. Vou dar uma olhada na minha. A propósito, qual o ano da sua moto Reinaldo?

Abs.

sal silva
13-08-2014, 10:11
Com Reinaldao, olho de Harpia, não só o olho é afiado kkk.Como não enxergo bem há alguns anos, nunca veria uma rachadura desse tamanho.Isso me alertou em colocar o óculos de grau e fazer um check-up geral na minha menina. Pelo menos antes de uma viagem longa hehehe
PS.Sera que ela já saiu assim com esse defeito de fabrica ou a rachadura foi ocasionada pelo uso e má usinagem da peça? Isso pode ate caber um recall.

Golias
13-08-2014, 10:54
Pessoal,

A minha é 14/14, comprei 30/abril/2014, e não sei se veio assim, mas acho que foi falha na confecção da peça, ai recebeu pintura, e pode ter apresentado esta fissura depois que saiu da fabrica. Recall acho um pouco de exagero, entendo que estas peças são injetadas em moldes, e pode ocorrer falha entre uma em 1.000.000.000, pelo menos minha opinião. Mais importante é divulgar aos colegas. Todos acham que a maquina é infalível ou acreditam por ser BMW esta livre de qualquer problema, bem pelo contrario, pois todas as fabricas tanto automotiva como de motocicletas dependem de fornecedores, e acreditam nesta parceria, mas quando a corda estoura , claro que é o fabricante que é responsável. Ja vi relatos por aqui que certo usuário de GS só percebeu que faltava um parafuso na roda traseira depois de ter ocorrido uma situação na estrada o que levou a ter comentar que era problema de balanceamento, e depois constatou que faltava um parafuso. São estas coisas que acabam levando a acidentes que depois do ocorrido, fica quase impossível saber a verdadeira causa, caindo o erro sobre o condutor. Não é olho de Tandera, ou terceiro olho não, eu costumo manter a maquina sempre limpa, e verifico minuciosamente cada parte a procura de algo errado. Já é um costume que tenho a mais de 40 anos, mas confesso que esse ocorrido foi um tremendo rabo. Procurem de vez em quando fazer uma varredura em suas motocicletas, percam 10 minutinhos, que estes minutinhos podem lhe salvar sua vida.

Até breve,

Reinaldo

sal silva
13-08-2014, 12:13
Seria muito bom se este fato fosse comunicado a BMW Alemã para se obter uma resposta sobre a falha.Teria que ser feita uma pericia na peça para sabermos se realmente ocorreria o risco de acidente com o rompimento da mesma,ou não. Nao concordo com o colega que isso seja passível de acontecer, a peça provavelmente passou batido pelo controle de qualidade BMW e isso é uma falha que pode custar vidas,diferente do caso do parafuso solto que foi uma incompetência de funcionários de concessionaria que o deixaram frouxo.

ficoali
13-08-2014, 12:41
Procurem de vez em quando fazer uma varredura em suas motocicletas, percam 10 minutinhos, que estes minutinhos podem lhe salvar sua vida.


Reinaldo, vc está certo, então, quanto mais gente checar se o Cardã tem ou não alguma Fissura, mais rumo fornecerá aos proprietários da 1200Gs.

http://img.tapatalk.com/d/14/08/13/a8y2upav.jpg

Golias
13-08-2014, 17:21
Sal,
Voce tem toda razão, o ideal sera publicar isto em outros sites aqui e la fora. Desta forma vamos chamar atenção de muita gente. Quem puder ajudar nesta divulgação seria muito bom.

Até breve,
Reinaldo

shw
13-08-2014, 22:39
mais ai é rachadura mesmo?
levou na CC

Golias
14-08-2014, 13:00
mais ai é rachadura mesmo?
levou na CC

Sim, rachadura, levei e fizeram pericia e solicitaram a peça traseira toda, pois o Cardã tem duas partes. Vão tirar uma e colocar outra. Já foi aprovado pela CC e solicitado diretamente a fabrica Alemã, diante disto, a minha branquela vai ficar de molho. Previsão de chegada é de 30 dias no máximo, podendo chegar antes. A Fabrica deve na próxima semana, informar a CC a data de envio.
Isto para os Alemães é uma tremenda merda e não veem a hora de verificar e analisar a fissura na peça. Coitado do fornecedor, vai levar chumbo grosso. Ainda bem que estou aqui contanto o ocorrido e não ter virado estatística.

Até breve,

Reinaldo

sal silva
14-08-2014, 13:20
Sim, rachadura, levei e fizeram pericia e solicitaram a peça traseira toda, pois o Cardã tem duas partes. Vão tirar uma e colocar outra. Já foi aprovado pela CC e solicitado diretamente a fabrica Alemã, diante disto, a minha branquela vai ficar de molho. Previsão de chegada é de 30 dias no máximo, podendo chegar antes. A Fabrica deve na próxima semana, informar a CC a data de envio.
Isto para os Alemães é uma tremenda merda e não veem a hora de verificar e analisar a fissura na peça. Coitado do fornecedor, vai levar chumbo grosso. Ainda bem que estou aqui contanto o ocorrido e não ter virado estatística.

Até breve,

Reinaldo

Quero ver o final dessa historia:rolleyes:Reinaldo,se tu quiser eu te empresto minha Sahara,ela ta fumando um pouco,mas não pega nada.;)rsrs

gnecchi
14-08-2014, 16:19
Provavelmente irão fazer uma ultrassonografia na peça para avaliar a profundidade e extensão da rachadura/fissura, pois pode ser um defeito de fundição da peça. Esse é o método mais utilizado nestes casos.

ficoali
15-08-2014, 00:02
Sinceramente, são estas coisas que as vezes me desanima fazer UP p/ 1200.

ACD
15-08-2014, 04:38
Achar essa rachadura foi melhor que ganhar na megasena, Reinaldo, parabéns! As conseqüências de uma quebra poderiam ser sombrias. Na melhor das hipóteses o óleo poderia vazar e ir moendo por dentro.

cerqueira
15-08-2014, 08:33
Reinaldo,

que haja rápida solução para o problema de tua moto. Como já dito aqui, que bom que você observou com antecedência.

Agora, se prepara...no próximo passeio em que você estiver, vai ter distribuição de senha para você revisar a moto do pessoal...vai enxergar bem lá longe!!

Tudo de bom!!

sal silva
15-08-2014, 10:06
Sinceramente, são estas coisas que as vezes me desanima fazer UP p/ 1200.

Carlos também penso como você,infelizmente a BMW já não é mais como antigamente e esta pecando muito no controle de qualidade,mas temos que dar um credito a ela,afinal de contas ela tem a big trail mais vendida no mundo e acho que isso deve ter um motivo,vamos ser otimistas. Quanto mais motos mais chance de problemas, isso é igual as pessoas kkkk.Agora, posso estar falando besteira, mas a Honda continua tendo um controle de qualidade muito superior ao dos Alemães. Muitas vezes me passou pela cabeça de encarar a VRF 1200 X que deve ser uma P moto,mas pelo designe da moto ,altura,dificuldade de revenda e porque não dizer que ela não tem a tecnologia e o know how da BMW,acho que vou dar mais uma chance para a BM.

M.Fonseca
15-08-2014, 11:04
O modelo antigo apresentava rachaduras na flange, na minha opinião devido a subdimensionamento da peça. Este caso agora, parece ser na fundição.

http://img.photobucket.com/albums/v249/DesertSkies/GS%20Junk/IMG_6529_800.jpg
http://www.advrider.com/forums/attachment.php?attachmentid=214810&stc=1&d=1251912104

JMCoelho
15-08-2014, 12:47
É, o padrão BMW de qualidade continua no mesmo nível, decepcionante. São peças fundamentais para segurança, e vemos estas coisas tristes.

Golias
15-08-2014, 13:23
Pessoal,

Vou aproveitar e dar uma visualizada geral, parte por parte, mesmo ela estando com 4000km, pinguei 5 gotas de colírio Moura Brasil hoje e acho que vai ajudar, kkkkkkk.
Como disse, quando a motocicleta esta bem lavada e limpa, esta é a hora de perder uns minutos e olhar, parte por parte, uma duas três vezes e quanto achar necessário. Faça uma checagem visual de vez em quando, isso ajuda a evitar aborrecimentos ou até mesmo acidentes inesperados.

Até breve,

Reinaldo

Crodao
15-08-2014, 21:22
Reinado ainda bem que você viu, é por essa é por outras que ainda continuo pensando que tenho que esperar mais um pouco pra pegar uma LC

Crodao
15-08-2014, 21:24
Esse problema que o Fonseca mostrou acontecia nas motos até 2008. As motos 2009 em diante tiveram essa peça redimensionada em material mais resistente

SFF
15-08-2014, 21:31
Estou vendo que preciso criar vergonha na cara e lavar a minha de vez em quando...

ACD
15-08-2014, 22:27
Sem dúvida tem que ter o cuidado de conferir a moto de vez em quando. Lanterna e escova de dentes! Outra coisa importante é conferir os principais parafusos