PDA

Ver Versão Completa : Detetor de radares pra motos



CASÃO
13-08-2014, 09:56
Ola Meus amigos,

Tenho um Gs 1200 e estou tendo muitos problemas com multas de radares.

Alguem me recomenda algum dispositivo que me alerte sobre a presença de radares.

Modelo, onde compra, como funciona...

Dedes ja agradeço pela cooperação.

Obrigado..

Saltofa
13-08-2014, 10:22
Não resisti....

Sugiro que você compre o dispositivo óculos e veja as placas de sinalização com os limites de velocidade.....

ficoali
13-08-2014, 12:48
Alguem me recomenda algum dispositivo que me alerte sobre a presença de radares.




Sugiro que você compre o dispositivo óculos e veja as placas de sinalização com os limites de velocidade.....

desculpem, mass essa é boa. rsrs

CASÃO
13-08-2014, 12:54
Valeu Saltofa,

Mas teve a boa intenção de ajudar, rs...

Iceman
13-08-2014, 13:21
Na verdade, deve estar tomando multa de radares móveis.

A maioria dos radares fixos não pega motos, desde que voce não passe exatamente no meio da rua (e mesmo assim as vezes não pega).

A explicação é simples.

Todos já devem ter visto aqueles quadrados riscados no asfalto (tipo linhas) certo?
Eles geralmente não ocupam toda a largura da rua e ficam posicionados no meio dela.

Pois bem, os radares fixos funcionam baseados no principio de campos magneticos.
Aqueles quadrados são na realidade "bobinas" que geram um determinado fluxo magnético.
Quando um carro passa sobre essa "bobina", a massa de material ferroso do carro altera esse fluxo magnético, e o sistema do radar percebe isso.
Ao medir o tempo que o fluxo permanece alterado (ou em alguns casos, o tempo para alterar o fluxo de duas bobinas subseqüêntes), o sistema pode calcular a velocidade do veículo se deslocando sobre ele.
Se ultrapassar o limite pré-programado, a camera dispara e vc tá f..... :p

Assim, se passar com a moto ao lado dessas "bobinas", o fluxo não será alterado (haja visto que a "massa" de uma moto é muito inferior à de um carro) e o radar nem saberá que voce passou por ali, muito menos a que velocidade. Motos menores, podem até passar por cima da bobina, pois não tem "massa" suficiente para provocar uma alteração perceptível no fluxo, mas eu prefiro não arriscar.
A R1200GS, em particular, com seu motorzão posicionado lá em baixo, pode sim ser detectada pelas bobinas.

Já os radares móveis, se baseiam em ondas emitidas pelo radar e refletídas pelo veículo sendo monitorado.
Neste caso, a chance de ser pego, mesmo em motos, é bem maior.
Como a moto tem superfícies muito irregulares, reflete as ondas em diferentes direções, podendo até não serem detectados pelo radar móvel, mas eu não arriscaria.

Resumindo, radar móvel é problema. Já tomar multa de radar fixo é pura cabacisse ou falta de atenção (eu por sinal já tomei uma kkkkk :o ).

Não estou com isso querendo incentivar ninguem a andar acima dos limites de velocidade, mas é que alguns radares fixos são simplesmente RIDÍCULOS, e são mais para angariar fundos para os operadores, do que propriamente tornar o trânsito mais seguro naquele local.

CASÃO
13-08-2014, 14:19
Valeu Iceman,

Mas estou procurando um GPS que realmente identifique os radares fixos e informem, funcionalmente, por bluetooth.

Alguma recomendação....em especial para as BMW GS 1200??

MC-1969
13-08-2014, 14:48
Casão, acho que muitos gps fazem isso.
O meu Garmin 350 LM fazia muito bem.
Agora comprei o Navigator V, e o aviso de radar (via bluetoth no capacete) até enche o saco pois ao se aproximar do radar fixo o ring sonoro vai aumentando aumentando até você reduzir a velocidade.
O Navigator V, inclusive, avisa também a existência de tráfego à frente, calibragem de pneus, dados da viagem. É uma frescura sem igual.
Mas o preço meu amigo ! Até hoje a patroa fala na minha orelha hahahahaha

Detalhe: no Japão é permitido você ter dispositivos que alertam a existência de radares à frente, lá a intenção é pedagógica e não arrecadatória como no Brasil.

Iceman
13-08-2014, 16:27
Gastei R$ 700,00 paus num dispositivo destes, que alerta sobre radares.

O FDP funciona com uma base de dados, onde constam todos os possiveis pontos de localização de radares móveis.

Resultado: O desgraçado apita cada vez que voce se aproxima de um guard-rail!!! :mad:

Não serve prá porra nenhuma.

Inclusive está jogado em uma gaveta lá em casa.
Se alguem se interessar, vendo pela metade do preço.

Luis Plein
13-08-2014, 20:04
Existem varios modelos (fora do Brasil) de detectores de radar para moto que ajudariam a resolver o teu (e meu) problema. Veja na internet.

Golias
13-08-2014, 21:06
Radares fixo alem de multar as motocicletas pegam os veículos no rodízio. Não são todos mas na maioria pega sim, ao contrário do que diz o Iceman.

Iceman
14-08-2014, 01:56
A única multa que tomei de radar fixo na minha vida, até hoje, foi por bobeira minha, quando esqueci de desviar das malditas bobinas.

Passo num todo santo dia, e se multasse, já estaria sem carta a muito tempo.

Ao contrário do que afirma o amigo Reinaldo :p

gnecchi
14-08-2014, 08:23
A única que tomei de moto foi qdo tinha HD e passei a 80km/h local onde o máximo permitido era 40km/h e fui pego por um radar móvel na região de Rudge Ramos perto da av Taboão.... Conclusão: perdi a CNH pela 2a vez com essa multa por ultrapassar 50% do limite permitido!!! [emoji30] [emoji37] [emoji35]

LeoTavares
14-08-2014, 08:47
Todo dia pego a faixa exclusiva de onibus na Av. Presidente Vargas aqui no Rio.

Se um dia começar a multar, estou perdido....

Vou deixar a moto em casa!

FPoli
14-08-2014, 08:50
O Waze via celular não resolve 100%, mas ajuda bem porquê alem de informar radares pre cadastrados ainda informa o que usuários alertam em tempo real no caminho como radar móvel e outros.

Basta usar um suporte impermeável na moto via bluetooth ou carregar no bolso com fone de ouvido.

Fora isso, é tomar cuidado.

Queirozjh
14-08-2014, 09:01
Ouvir uma explicacao tecnica de um engenheiro, nao tem preço!!!! Rsrs alias, tem sim, a economia nas multas!!!! Rsrsrs. Valeu Ice, vou seguir suas recomendacoes.. Mas se nao der certo, me passa o nro da sua CNH..mrsrsrsr

Iceman
14-08-2014, 09:25
Vou te passar o nr da CNH do Reinaldo kkkkk :p

Chimeri
14-08-2014, 09:47
Na verdade, eu acho que estão certos ambos - O ice e o Reinaldo.
Digo isso pelo seguinte: o princípio do funcionamento da grande maioria dos radares fixos é exatamente como descreveu (muito bem por sinal ) o Ice.
Porém, existem agora alguns radares mais "sofisticados" (e aí eu não sei o princípio de funcionamento) que captam sim tanto a placa (rodízio) quanto fazem a leitura e interação com a base dos Detrans para verificar se existe alguma pendência/bloqueio/restrição no prontuário do veículo. São os chamados "radares inteligentes" .....
Já peguei várias multas de rodízio desse modo ........ :mad:

nbjr
14-08-2014, 11:41
Assim como Chimeri disse, há os mais sofisticados. Aqui já vi multa de caminhão trafegar pela faixa errada.
Ou tem um OCR que consulta o detran e identifica o tipo de veículo, ou ainda existe algum sensor de peso por eixo.
Enfim, o melhor anti-radar é respeitar os limites. Acima disso, o risco de multa é seu, e autoridade está simplesmente cumprindo seu papel.
Também não gosto, mas é assim.

M@uro
14-08-2014, 12:32
Na minha opinião, mesmo os radares sofisticados citados pelos colegas tem que ter um "gatilho" e pelo que sei, em sendo fixo, são as tais bobinas que o Iceman falou que indicam a presnça de um veículo, ou seja, se desviar das bobinas não tem como ele ser "inteligente"...

Eder
14-08-2014, 12:38
http://radaresgarmin.heliohost.org/

Iceman
14-08-2014, 12:51
Na verdade os radares inteligentes, precisam detectar a presença do veículo, em primeiro lugar.

Quando detectam, tiram a foto (pelo sim, pelo não).
Ai um sistema inteligente analiza a imagem e verifica a placa.
Porém, esse sistema por si só não tem como saber a velocidade do veículo, seja carro, moto ou caminhão.

Eu só fico cabreiro com alguns radares, principalmente em rodovias, nos quais eu não vejo as bobinas estampadas no chão.
Ai eu já não sei se tem algum outro tipo de detecção que possa pegar motos também.
Mas se tem as bobinas no chão, simplesmente passo do lado, sem medo de ser feliz.

Crodao
15-08-2014, 04:55
Esses o inteligentes atuam de 2 formas:

1) velocidade: excesso de velocidade é tratado como o Ice explicou.
2) OCR de placa: é tirado uma foto, independente de velocidade, e é feito o reconhecimento da placa e analisado rodízio, licenciamento, ioga e dpvat.

Ambos os casos dão multa, cada um por um motivo

sal silva
15-08-2014, 11:01
Sinceramente,acho que a tecnologia deveria ser usada para ajudar e não para prejudicar,o que vemos são radares colocados estrategicamente em descidas longas ou em locais sem necessidade para apenas tirar dinheiro do povo,que por sua vez também é bem mal educado e ignorante.Para mim, o que continua valendo é a fiscalização de policiais que infelizmente foi deixada de lado e é claro a educação do povo e muita boa vontade.

gnecchi
15-08-2014, 11:39
Bom .... o Ice já deu a explicação sobre os radares fixos que são acionados por Loop ou Laço que operam como uma bobina, ou seja, são detectores de massa metálica.

Este princípio é o mesmo utilizado para cancelas de estacionamento de shoppings, supermercados, aeroportos, etc.

Abaixo algumas imagens que demonstram a aplicação dos detectores de massa metálica que operam como uma bobina.


Num sistema de controle de acesso (cancelas) o Loop A identifica a presença do veículo e o totem leitor de cartões libera um cartão para seu acesso. Quando vc pega o cartão ele abre a cancela. Depois que passar pelo Loop B a cancela fecha.
Na saída o processo é o mesmo, entretanto a cancela só abre se o totem ler o seu cartão de acesso validado (com ou sem cobrança do estacionamento).

5825

5826


Nas ruas ou rodovias os Loops fazem a leitura da massa metálica com a calibração de quanto tempo o veículo passa pela entre o Loop A e o Loop B, acionando a câmera fotográfica se passar acima do limite de velocidade permitido.

5827

5828



No caso da moto se ela não passar dentro da área do Loop não haverá a identificação da massa metálica e não irá acionar a câmera fotográfica, independente da velocidade. Na maioria dos casos onde há a faixa de separação entre as pistas é o local onde não existe o detector de massa metálica.


Cuidado, pois já vi locais onde havia um Loop intermediário entre as faixas, fazendo do que houvesse 100% de cobertura do detector de massa metálica, conforme ilustro na imagem abaixo !!!

5830

sal silva
15-08-2014, 14:45
Acho complicado isso que o Ice falou de passar com a moto pelo canto ou pelo meio dos detetores,mesmo porque hoje em dia com esse transito violento se você esta em velocidade e muda a trajetória para achar o ponto cego do detetor pode ser pego por um maluco que vem de tras.Eu não tenho essa habilidade.

M.Fonseca
15-08-2014, 14:49
Eu só fico cabreiro com alguns radares, principalmente em rodovias, nos quais eu não vejo as bobinas estampadas no chão.
Ai eu já não sei se tem algum outro tipo de detecção que possa pegar motos também.
Mas se tem as bobinas no chão, simplesmente passo do lado, sem medo de ser feliz.

Ice, tem vários radares que são fakes, são colocados bem visíveis, só para amedrontar, e é fácil saber, todo radar fixo verdadeiro tem a malha, tem uma caixa muito perto onde esta a central eletrônica para armazenar as fotos, os fakes não tem nada, muitas vezes não colocam nem a conduíte da caixinha (vazia) da câmera para o poste.

Tem um tipo de radar que fotografa de frente, o Totem, esse nem precisa desviar do laço/malha, óbvio.

Na estrada os policiais rodoviários usam um radar do tipo pistola, que fotografa também, mas acho que não funciona 100%, porque já passei por um guarda com um desses na mão apontado pra mim e a multa não veio, e eu estava perto do dobro da velocidade permitida.:o

FPoli
15-08-2014, 16:45
Numa viagem passei por vários radares com sensor no solo.
Muitos deles fotografando de frente e estes passei batido, mas mas deles tinham indicação de velocidade e aproveitei p/ testar se capta a moto passando no canto ou entre as faixas, os resultados foram vários, desde eu passar sem ser visto como registrar ou marcar velocidades malucas. Um deles chegou a marcar quase o dobro do que passei e o mesmo com meu amigo. Acho que meu sorriso ficou registrado kkk.

Resumindo, não dá p/ confiar nesse lance de tentar desviar do sensor e hoje até faço o contrário, passo bem em cima do sensor e devagar (claro) para que não falhe na leitura.
Quem tiver um desse radar por perto e que tire foto frontal, faça o teste também e passe o resultado, quem sabe me foi um caso isolado p/ um determinado equipamento quando o desvio funciona na maioria dos casos.

Mesmo eu tendo passado por isso, se sou pego de surpresa vendo o riscado no asfalto sem tempo de freiar, por instinto e ultimo recurso acabo desviando também.

gnecchi
15-08-2014, 20:30
Algumas malhas no solo são simplesmente contadores de veículos e por isso não tem o poste com câmera.

Crodao
15-08-2014, 21:10
Disse bem genchi muitos são contadores e há também as balanças de caminhões e câmeras de monitoramento,.

JMCoelho
15-08-2014, 21:55
Acho complicado andar de moto e ficar prestando atenção se tem radar, se é fake, se da pra passar do lado, e claro, controlar outros veiculos a frente,do lado e quem vem por tras, e ainda passar de lado no quadrado. Se for usar GPS ou detector que fica apitando a todo momento, pois tem radar em todo lugar, fica ainda pior. Melhor controlar a velocidade na máxima permitido, ou um pouco a mais, pois soube que tem uma tolerância (tem mesmo?). Pilotar moto é ficar concentrado o tempo todo, e estas coisas tiram a atenção da gente.

sal silva
15-08-2014, 22:52
Acho complicado andar de moto e ficar prestando atenção se tem radar, se é fake, se da pra passar do lado, e claro, controlar outros veiculos a frente,do lado e quem vem por tras, e ainda passar de lado no quadrado. Se for usar GPS ou detector que fica apitando a todo momento, pois tem radar em todo lugar, fica ainda pior. Melhor controlar a velocidade na máxima permitido, ou um pouco a mais, pois soube que tem uma tolerância (tem mesmo?). Pilotar moto é ficar concentrado o tempo todo, e estas coisas tiram a atenção da gente.

Perfeito Coelho,como eu disse anteriormente, não tenho habilidade para encaixar a moto fora do radar, acho que a moto exige muita atenção e concentração, pois qualquer bobeira a gente pode se acidentar,e como sempre, levamos a pior.


Para dizer a verdade, é uma merda pilotar qualquer veiculo com radares em todos os cantos.Tensao o tempo todo, Pais de merda e com esse povo de merda.Nada como pilotar com responsabilidade e respeitar a vida e as leis do bom senso.Desculpe o desabafo.

Eder
16-08-2014, 02:14
Eu passei a 220 km/h, o guarda se virou e fotografou minha placa a 190 km/h. Tava na hora de vender a s1000rr.
Ice, tem vários radares que são fakes, são colocados bem visíveis, só para amedrontar, e é fácil saber, todo radar fixo verdadeiro tem a malha, tem uma caixa muito perto onde esta a central eletrônica para armazenar as fotos, os fakes não tem nada, muitas vezes não colocam nem a conduíte da caixinha (vazia) da câmera para o poste.

Tem um tipo de radar que fotografa de frente, o Totem, esse nem precisa desviar do laço/malha, óbvio.

Na estrada os policiais rodoviários usam um radar do tipo pistola, que fotografa também, mas acho que não funciona 100%, porque já passei por um guarda com um desses na mão apontado pra mim e a multa não veio, e eu estava perto do dobro da velocidade permitida.:o

Eder
16-08-2014, 02:16
Passou batido aí atrás o link com os pois dos radares. O meu capacete system6 se conecta com o Garmin Zumo e a moça avisa os radares, lombadas, etc. É bem útil mesmo e são sempre atualizados, é só copiar os arquivos para o GPS.

sal silva
16-08-2014, 10:11
Meu zumo é o 220 achei bem compacto, quando paramos em qualquer lugar ele cabe certinho no bolso da jaqueta, ele também avisa lombadas e supostos radares moveis e os fixos. Também, como sou Brasileiro, vou falar por ai que isso é uma maravilha, pois na terra da malandragem, otario aceita todos os absurdos. Bem, o gps Zumo tem suas falhas, uma delas é quando o radar esta do outro lado da pista e ele fica te avisando o tempo todo em voz alta, ja que o som do intercomunicador aumenta e bastante, causando um certo desconforto ou ate prejudica a audição, outro problema,
é que quando ele te "avisa", a comunicação entre o garupa é cortada e quando a gente entra em uma zona urbana NO BRASIL é impossível se comunicar
dada a enorme quantidade de radares e lombadas deste pais desenvolvido.

JMCoelho
16-08-2014, 12:05
Sal, é mesmo um problema esta quantidade absurda de radar que tem por estes lados, não sei se em outros estados tb é assim. De moto nem penso em usar detectores ou gps para avisar, pelo que já disse antes. Quando viajo de carro, o gps até ajuda a avisar os radares pre localizados, enche o saco porque fica falando toda hora, mas até ajuda, mas o desconforto é grande. Mesmo assim, depois da volta, fico esperando uns dias pra ver se chega alguma multa, e quando não chega, é uma vitória. Conversando com um ex secretario de finanças daqui da cidade, ele me falou que a arrecadação da prefeitura com multas de trânsito já é maior do que a arrecadação do IPTU. E a isso soma-se as multas estaduais e federais. O valor já é tão fundamental para eles, que no orçamento eles já incluem a previsão de renda das multas. Em resumo, até melhora mesmo os índices de acidentes e mortes no trânsito, mas também é verdade que virou uma industria para prefeituras e Estados. Este é o pais em que vivemos, infelizmente. Outa coisa, no segundo semestre temos que prestar mais atenção, pois começa a necessidade de aumentar a arrecadação para pagar o 13o. salário dos funcionários públicos, e a grana das multas ajuda bastante, especialmente para os municípios menores.

sal silva
16-08-2014, 12:50
Sal, é mesmo um problema esta quantidade absurda de radar que tem por estes lados, não sei se em outros estados tb é assim. De moto nem penso em usar detectores ou gps para avisar, pelo que já disse antes. Quando viajo de carro, o gps até ajuda a avisar os radares pre localizados, enche o saco porque fica falando toda hora, mas até ajuda, mas o desconforto é grande. Mesmo assim, depois da volta, fico esperando uns dias pra ver se chega alguma multa, e quando não chega, é uma vitória. Conversando com um ex secretario de finanças daqui da cidade, ele me falou que a arrecadação da prefeitura com multas de trânsito já é maior do que a arrecadação do IPTU. E a isso soma-se as multas estaduais e federais. O valor já é tão fundamental para eles, que no orçamento eles já incluem a previsão de renda das multas. Em resumo, até melhora mesmo os índices de acidentes e mortes no trânsito, mas também é verdade que virou uma industria para prefeituras e Estados. Este é o pais em que vivemos, infelizmente. Outa coisa, no segundo semestre temos que prestar mais atenção, pois começa a necessidade de aumentar a arrecadação para pagar o 13o. salário dos funcionários públicos, e a grana das multas ajuda bastante, especialmente para os municípios menores.

Coelho mais uma vez perfeito, temos que ficar mais atentos nessa época de eleições, os abutres estão famintos, tome também cuidado com os guardas da CET escondidos atrás das arvores hehehe e também com os prêmios acumulados da mega sena rsrsr.
Desculpe, voltemos ao tópico.

nicobico
17-08-2014, 18:51
Google it:

"radar detector for motorcycles"

:rolleyes:

Martulio
30-11-2014, 14:32
Quando eu tinha moto speed um amigo falou que acima de 160 km/h o radar ou a máquina fotográfica não conseguia detectar ou fotografar a moto, não sei se é certo ou não, o que sei é que nunca fui multado com as speeds, sempre que eu via um radar olhava no velocímetro pra ver o que seria mais fácil acelerar acima de 160 ou frear, normalmente eu acelerava e nunca fui multado, em mais de 8 anos.

Uma correção, o GPS não identifica ou rastreia os radares, ele tem gravado em seus mapas as coordenadas (latitude e longitude) dos locais onde estão os radares, quando você está chegando perto daquela coordenada ele te avisa, o mesmo ocorre com lombadas, etc, tanto isso é verdade que se um novo radar for colocado em algum lugar e seu mapa do GPS não tiver sido atualizado o aparelho não "identificará" aquela radar.

Os "detectores" de radar trabalham identificando uma determinada faixa de onda de rádio, se o radar utilizado estiver fora desta faixa seu detector não o identificará, essa foi uma forma de desenvolver radares que não sejam identificados, se você utilizar 3, 4 ou 5 identificadores você cobrirá toda a gama de radares existentes atualmente, mas isto só é válido para os radares móveis e para aqueles utilizados pelos guardas, também chamados de secadores de cabelo, os radares fixos tais como os descritos pelo ICE não têm como ser identificados pois não emitem ondas de rádio.

Iceman
01-12-2014, 05:43
Eu paguei 700RS num "detector" desses, e é como o Martulio falou.
Ele grava as "possíveis" localizações de radar e te avisa.
Resultado: ta jogado na gaveta após a primeira viagem.
Simplesmente apita a cada guard-rail que se passa!!!
Ou seja, basicamente me fala o que eu já sabia: que atrás de cada guard-rail pode ter um radar móvel.
É tanto aviso que é mais fácil andar no limite permitido mesmo. :(

bubag3
01-12-2014, 07:16
Estou usando um GPS com iGO e toda semana atualizo os radares pelo Mapa Radar (http://maparadar.com), conectado em meu comunicador.
Se procura um GPS barato com bluetooth, tem uns no mercado por R$450,00 da Multilaser, próprio para moto... não sei da qualidade, mas se é para uso esporádico creio que deve servir.

Grilo
01-12-2014, 20:50
Mais os radares móveis os tipo secadores de cabelo como foi citado pelo Marcos, pra pegar a moto eles teriam que se virar certo, pois a moto não tem placa na frente, será que marcariam a velocidade no sentido oposto para assim poder fotografar e multar?

Luis Plein
02-12-2014, 11:39
Infelizmente, sim. Tiraram foto da minha "traseira", e agora tenho que recorrer (acho que não fiquei bem na foto).

sal silva
02-12-2014, 12:05
Infelizmente, sim. Tiraram foto da minha "traseira", e agora tenho que recorrer (acho que não fiquei bem na foto).

Plein,acho que o policial era gayucho rsrs

CM-R1200-GS
03-12-2014, 09:35
Sal,

Com certeza esse policial devia ser muito macho Tche......

Agora, tirar foto da traseira do Plein !!!!!!!
Isso é muito suspeito ...............

Luis Plein
03-12-2014, 11:32
Plein,acho que o policial era gayucho rsrs

kkkk... talvez tenha razão, é mais um daqueles imigrantes de Santos....(acho que mexi na abelheira).

Iceman
03-12-2014, 15:58
https://vimeo.com/113528815

Agora FFUUDDEEUU!!! :(

Luis Plein
03-12-2014, 19:36
Ice, o video é bem instrutivo...o problema é saber onde eles estão!

sal silva
03-12-2014, 20:17
kkkk... talvez tenha razão, é mais um daqueles imigrantes de Santos....(acho que mexi na abelheira).

Plein,ainda bem que a viadagem de Santos esta imigrando para o Sul kkkkk.Brincadeira,até gostaria de morar no Sul,pois aqui a coisa esta feia,infelizmente pelo que vejo nos noticiários a coisa por ai também não esta muito boas ,o jeito é ir para o Uruguai rsrsr.Abraços.

sal silva
03-12-2014, 20:21
https://vimeo.com/113528815

Agora FFUUDDEEUU!!! :(

Ice,quando é para fuder o povo os cara investem em equipamentos de ponta,se bem que o povo Brasileiro é bem irresponsável e ignorante,ai fica ruin para todos.

Iceman
04-12-2014, 00:32
Ice, o video é bem instrutivo...o problema é saber onde eles estão!

É por isso que disse que agora FUDEU...

Antes era sempre atrás de uma ponte ou final de guard rail, mas agora, podem estar a um Km de distancia e flagram a gente sem ao menos sabermos onde estão... :(

sal silva
04-12-2014, 08:25
É por isso que disse que agora FUDEU...

Antes era sempre atrás de uma ponte ou final de guard rail, mas agora, podem estar a um Km de distancia e flagram a gente sem ao menos sabermos onde estão... :(

Fudeu? Se você quer fazer saliências atrás da ponte e no final do Guard rail tem mais é que ser flagrado.kkkkk