PDA

Ver Versão Completa : Can-Bus ficou doido com a instalação do GPS Garmin



Videira
31-08-2014, 19:01
Pessoal, eu instalei o GPS Garmin Zumo 350l utilizando o chicote original BMW vendido na NippyNormans que liga numa tomada que se encontra disponível para acessórios em cima da bateria.

5880

Acontece que fiquei apenas 4 dias sem ligar a moto e a bateria tinha esgotado (minha moto tem menos de 1 ano). Outro problema que percebi foi que a tomada do isqueiro original as vezes nao funcionava e tinha que desligar e religar a chave para que funcionasse de novo.
Ao testar com Multimetro vi que ao desligar a chave, a tomada original continuava com corrente de 12v e não desligava mais (foi por isso que esgotou a bateria).
OBS: esta tomada que estou medindo a corrente é a que liga no isqueiro original da moto.

5875

Outra coisa muito estranha!!! Ao religar a chave, a corrente da tomada original (do isqueiro) marcava 8v com polaridade INVERTIDA!! Percebam na imagem que o multimetro esta nos mesmos fios e tem um sinal de menos!

5876

Eu segui as instruções e liguei usando os fios e o suporte que veio com o Garmin e ao testar a tomada do GPS no suporte, estava marcando a corrente de 5,2v de forma correta.

5877tg58785879

Eu vou mandar um email para concessionária, apesar de achar que é perda de tempo, pq imagino que a resposta padrao vai ser: não nos responsabilizamos por acessorios instalados e que vai comprometer a garantia, etc.
Confio muito mais nos amigos do fórum para me ajudar nesta.

Mcolnagosp
05-09-2014, 11:30
Videira, eu instalei meu zumo 390 direto na bateria. Por que você não fez assim, já que o GPS vem com fiação própria para isso? Estou querendo entender. :)

sal silva
05-09-2014, 13:13
Eu também instalei o meu direto na bateria,mesmo porque não entendo nada dessas maricagens de can- bus,ate agora ta funfando legal e a bateria sempre esperta.

JSmith
05-09-2014, 13:47
Se vc desinstalar o Garmin, ela volta ao funcionamento normal?

buzios
05-09-2014, 20:00
Eu tambem instalei meu Garmin usando o conector auxiliar (http://www.sierrabmwonline.com/product_info.php/bmw-can-bus-gpsgadget-power-pigtail-electrical-83300413585-p-1378) ligado ao CAN-BUS.

O conector auxiliar e' temporizado. Ele mantem o power ativo por +- 40 segundos apos o desligamento da chave de ignicao porem O TEMPORIZADOR NECESSITA DE UMA CORRENTE MINIMA PARA FUNCIONAR.

Na verdade eu instalei 3 acessorios ligados ao conector:
1 - GPS garmin
2 - Leds adicionais
3 - Rele do farol auxiliar (os farois em si estao ligados via rele direto na bateria com fusivel, a alimentacao do rele esta ligado ao conector auxiliar)

O que acontece e' que o conector auxiliar necessita de uma amperagem minima para ativar o temporizador.

Por exemplo, se eu desligo a moto com o GPS e farol auxiliar desligados, os leds ficam ligados para sempre porque consomem muito pouca corrente e o temporizador nao e' ativado.

Por outro lado, se eu desligo a moto com o farol auxiliar ou GPS ligado, o temporizador funciona e tudo desliga apos +- 40 segundos.

O que deve estar acontecendo no seu caso e' que o Garmin quando apaga a tela passa a consumir pouca corrente que nao e' suficiente para o temporizador ativar.

buzios
05-09-2014, 20:03
Videira, eu instalei meu zumo 390 direto na bateria. Por que você não fez assim, já que o GPS vem com fiação própria para isso? Estou querendo entender. :)
Voce instalou um fusivel em serie com o seu Garmin?
A vantagem de se usar o conector auxiliar e' que o CAN-BUS desliga automaticamente o circuito no caso de curto.

Videira
06-09-2014, 12:29
Marcio, eu acho que é isso, pois isso acontece quendo o GPS nao esta no suporte e o unico consumo é do transformador de 12v pra 5,2v. Mas o que me intriga é que a tomada do isqueiro original tambem é afetada e fica ligada direto. E o pior, quando ligo a chave, acontece aquela polaridade invertida as vezes.
A fiaçao que vem com o GPS ja vem montadinha, com fusível e tudo, da pra ligar direto e acho que o transformador nao deve consumir energia quando nao estiver em uso, vou tentar ja que o pessoal ta fazendo isso e pelo visto ta dando certo.

Videira
06-09-2014, 12:32
Marcelo e Sal, eu nao instalei direto pq ele tem um pequeno transformador de 12v pra 5,2v que achava que ficaria consumindo corrente o tempo todo, mesmo qdo o GPS nao estivesse conectado, ai fiquei com receio de descarregar a bateria. A grande vantagem do Canbus é o temporizador que realmente desliga a tomada apos 40s, mas no meu caso nao ta funcionando. Acho que vou instalar um interruptor e ligar direto na bateria, pq raramente uso o GPS, ai quando nao estiver em uso eu desligo.

Videira
06-09-2014, 12:38
Se vc desinstalar o Garmin, ela volta ao funcionamento normal?

Quando tiro o conector da tomada auxiliar volta tudo ao normal e a tomada do isqueiro original tambem para de ficar ligada direto e inverter polaridade. Vou parar de usar essa tomada auxiliar, pq ja fiquei sem bateria umas 3 vezes...

Miguel
07-09-2014, 07:29
Pode ser que a Canbus esteja "vendo" o equipamento comomse fosse o carregador de bateria instalado na tomada auxiliar. Aí ela mantém a conexão. Por essa razão você está tendo a leitura invertida da voltarem na tomada.
A Canbus é programada para manter a conexão ligada se houver tensão entrando. Se o transformador tiver um capacitor que mantenha a tensão positiva na tomada, a Canbus vai "pensar" que é o carregador da bateria. Acho que a solução seria realmente instalar uma chave antes do transformador do GPS para cortar manualmente essa ligação.

Videira
07-09-2014, 12:20
Pode ser que a Canbus esteja "vendo" o equipamento comomse fosse o carregador de bateria instalado na tomada auxiliar. Aí ela mantém a conexão. Por essa razão você está tendo a leitura invertida da voltarem na tomada.
A Canbus é programada para manter a conexão ligada se houver tensão entrando. Se o transformador tiver um capacitor que mantenha a tensão positiva na tomada, a Canbus vai "pensar" que é o carregador da bateria. Acho que a solução seria realmente instalar uma chave antes do transformador do GPS para cortar manualmente essa ligação.

Não tinha pensado nisso, mas faz todo sentido, eu uso o carregador Optimate 4 e ele consegue ativar o Canbus com a chave desligada para fazer a manutençao e manter a carga da bateria. Mas acho q mesmo com a chave, vou usar direto na bateria com o fusivel.

cerri
25-05-2015, 14:54
Salve a todos.

Poderiam me dizer se o canbus se "adapta" a voltagem do GPS (5v)? pois gostaria de ligar o GPS que comprei.
A base do GPS veio com uma fiação contendo uma conexão canbus, mas ao medir o canbus o mesmo fornece 12v e ao contrario do cabo do GPS do Videira, o meu não possui transformador.

Já medi a voltagem que sai do suporte e também é 12v.

O meu GPS é um Garmim Montana 600 e já me disseram que o próprio GPS faria esta transformação de 12v para 5v, poderiam me confirmar?

Obrigado

Reginaldo
25-05-2015, 21:49
Salve a todos.

Poderiam me dizer se o canbus se "adapta" a voltagem do GPS (5v)? pois gostaria de ligar o GPS que comprei.
A base do GPS veio com uma fiação contendo uma conexão canbus, mas ao medir o canbus o mesmo fornece 12v e ao contrario do cabo do GPS do Videira, o meu não possui transformador.

Já medi a voltagem que sai do suporte e também é 12v.

O meu GPS é um Garmim Montana 600 e já me disseram que o próprio GPS faria esta transformação de 12v para 5v, poderiam me confirmar?

Obrigado


Olá Cerri. Uso um gps parecido com o teu. Tenho o Garmin Oregon 450 e tenho o cabo de alimentação original Gatmin que conecto no adaptador do cam-bus e o gps funciona perfeitamente.

cerri
25-05-2015, 22:33
Caraca Reinaldo, eu estava precisando desta informação.
Segue a foto da conexão e o suporte. Detalhe, na fiação deste suporte não tem transformador.
Poderia mandar uma foto do seu cabo e suporte?
Eu já medi a voltagem nis pinos do suporte, onde o gps encosta, e deu 12v. Vc já mediu o seu?
73827383

Reginaldo
26-05-2015, 00:17
Olá Cerri. O meu gps esta com suporte simples da ram-mount que não tem alimentação. Amanha tiro foto do esquema montado.

DenisGeo
18-06-2015, 09:41
Amigos,
Me ajudem!!
Comprei o GPS duas rodas, e vou fazer a instalação. Inicialmente achei que o cabo viria com o plug da tomada 12v, mas não. O cabo vem para instalar direto na bateria.
Comprei o plug de tomada 12v. Minha duvida é: instalo direto na bateria ou faço a extensão com o plug para a tomada?
A instalaçao direto na bateria não pode 'roubar' energia mesmo com o gps desconectado? Qual é o mais seguro?
Onde é a melhor fixação do cabo para depois plugar o gps?
obrigado!
Denis.

Mcolnagosp
18-06-2015, 22:13
Denis, na minha 800GS eu instalei meu Zumo diretamente na bateria e não tive problema algum.

QUando vendi a moto, retirei o GPS e fiz o mesmo na minha 1200GS. Tá lá, instalado direto na bateria. Apenas uso em viagem e sempre quando paro, retiro da moto, obviamente. Não vou deixar R$ 1500 de bobeira :)

DenisGeo
27-06-2015, 19:14
Denis, na minha 800GS eu instalei meu Zumo diretamente na bateria e não tive problema algum.

QUando vendi a moto, retirei o GPS e fiz o mesmo na minha 1200GS. Tá lá, instalado direto na bateria. Apenas uso em viagem e sempre quando paro, retiro da moto, obviamente. Não vou deixar R$ 1500 de bobeira :)

Valeu meu caro!
Vou instalar essa semana ainda... instalando na bateria mesmo.
Obrigado