PDA

Ver Versão Completa : CWB/Mendoza/Santiago/SPA/retorno



MarcioT
24-09-2014, 23:42
Cwb/mendoza/santiago/SPA/retorno
Olá
Pretendo fazer o roteiro resumido no título acima, com minha mulher e gostaría de algumas sugestões dos amigos que conhecem o trajeto.
Já tenho alguma experiência em viagem com trajeto de 4000 km e estou me ajustando para este com o dobro da distância.
Viajo sempre tranquilo cerca de 600 km diários.
Vou com minha F 800, e por questão de gosto pessoal, não uso bauletos e malas laterais. Tenho duas bolsas Givi que somam 100 litros (uma big bag e outra tipo sela, muito boa por sinal) e me são suficientes.
Meu problema para este trajeto fica por conta da questão de combustível, ou falta dele rsrsrs.
O que recomendam de modo que possa levar uma reserva de gasolina com segurança, qual volume efetivamente seria necessário (5 lts / 10 lts?), e principalmente, neste trajeto há efetivamente esta preocupação?
Outra questão é o retorno, depois de SPA, Paso Jama, tem como não passar pelo Chaco (aqueles trocentos km de retas) sem ter de aumentar muito os kms e ir em direção a Corrientes, etc....??
É claro, estou iniciando os detalhamentos mas isso por agora é minha principal preocupação.
Agradeço todas as sugestões.
PS: planejo ir em abril, é uma época apropriada?

Luis Plein
25-09-2014, 13:00
MarcioT: em abril a temperatura é legal, mas pode(pode) enfrentar neve no Jama. Combustível, se tiver autonomia mínima de 280 km, não precisa se preocupar, mas mantenha sempre o tanque cheio a cada 100/150 km quando nas regiões mais afastadas. O caminho mais curto de SPA a Corrientes é pelo Chaco, mas em abril é mais tranquilo. Boa viagem!

cerqueira
25-09-2014, 19:00
Márcio,
minha opinião é um pouco diferente da do Luis...se tivesse espaço, levaria uma reserva de 10 lts. No meu caso, tenho um tanque para motor de popa para barcos pequenos...bem prático.

As cidades no Chaco são pequenas e distantes entre si...além do que é no fim do mundo: uma cidade se chama Pampa del Infierno e não é por acaso.

Estive neste trecho em novembro/12, havia problemas de abastecimento e filas quilométricas que evitei por não ter que abastecer com frequência.

Ou monta logo numa ADV igual à do Luisão...dá para ir e voltar com um tanque só!!

Abçs...boa viagem!!

Henri
25-09-2014, 19:10
Márcio,
Tenho usado o galão Rotopax americano, com cap. de 7L, colocado na garupa da moto, como a foto anexa.
É bem seguro e eficiente.
Abs,

Henri
25-09-2014, 19:13
Segue figura Rotopax
Henri

5940

cerqueira
25-09-2014, 19:22
Caraca...show!!

Esse é para profissionais...onde arrumou, Henrique??

Abçs

MarcioT
25-09-2014, 20:17
MarcioT: em abril a temperatura é legal, mas pode(pode) enfrentar neve no Jama. Combustível, se tiver autonomia mínima de 280 km, não precisa se preocupar, mas mantenha sempre o tanque cheio a cada 100/150 km quando nas regiões mais afastadas. O caminho mais curto de SPA a Corrientes é pelo Chaco, mas em abril é mais tranquilo. Boa viagem!

Luis
Grato pelo retorno. Costumo fazer esta pratica tal como você descreveu, ou seja sempre que possível prefiro encher o tanque do que seguir na dúvida. Tenho efetivamente a autonomia de 280km. Mas como ouço relatos de viajantes que mencionam sempre esta questão então resolvi consultar os colegas.
Grande abraço.

MarcioT
25-09-2014, 20:25
Márcio,
minha opinião é um pouco diferente da do Luis...se tivesse espaço, levaria uma reserva de 10 lts. No meu caso, tenho um tanque para motor de popa para barcos pequenos...bem prático.

As cidades no Chaco são pequenas e distantes entre si...além do que é no fim do mundo: uma cidade se chama Pampa del Infierno e não é por acaso.

Estive neste trecho em novembro/12, havia problemas de abastecimento e filas quilométricas que evitei por não ter que abastecer com frequência.

Ou monta logo numa ADV igual à do Luisão...dá para ir e voltar com um tanque só!!

Abçs...boa viagem!!


Cerqueira
Quase morri de rir sobre o Pampa del Inferno. Penso que é um trechinho danado de ruim de passar, daí minha pergunta por caminho alternativo. Passei pelo Chuí em junho e aquelas retas me deixaram maluco, muito chato mesmo.

Um grande abraço.

MarcioT
25-09-2014, 20:28
Márcio,
Tenho usado o galão Rotopax americano, com cap. de 7L, colocado na garupa da moto, como a foto anexa.
É bem seguro e eficiente.
Abs,

Henri
Grato pela informação e foto.
Muito legal este tanque é o que estou pensando em usar, porém tenho que encontrar um meio de levá-lo lembrando que terei minha mulher na garupa e não uso malas laterais.
Você disse ter importado o rotopax? Pode me enviar link de onde comprou?
Um grande abraço.

Geov
25-09-2014, 22:27
Opa, show o roteiro, também devo me aventurar em março/15... Penso que 5l deve resolver a preocupação com o combustível, exceto se houver algum problema de abastecimento na Argentina ... Acompanhando,vlw!

Luis Plein
25-09-2014, 22:57
Já passei 4 vezes pelo Chaco (ou devemos chamar de "Chato?), mas faz parte da aventura,valorizando o conjunto. A minha opinião éem razão de evitar mais peso e espaço. Na primeira vez eu tbm levei galao extra(e nao usei, mas acho queo galao gostou do passeio.. tinha uma custom Boulevard800.). Se te sentir mais seguro, então leve 5 litros, pq nada é pior que viajar sob tensão. Mas continuo achando que nao vai precisar, basta programar as paradas atraves de um sempre indispensável mapa. Ninguem que conheço ficou "na mão" , sem achar uma solução, caso tivesse eventual da problema de abastecimento. Isso tbm valoriza a viagem/aventura, embora eu não seja um "parâmetro" ideal dessa "adrenalina". Resumindo(ufa!): vai com a esposa, e sejam felizes na viagem, superando qqr problema, que tem a valorizar esse desejo de vocês.

Henri
26-09-2014, 00:01
Comprei no site da Rotopax nos EUA. O da foto (da internet) é um pouco maior que o meu.
Abs

Henri
26-09-2014, 00:04
Luis,
Há vários relatos de falta de combustível em postos da Patagonia e outras regiões.
Neste caso, o galão é recomendável.
Abs

MarcioT
26-09-2014, 00:21
Opa, show o roteiro, também devo me aventurar em março/15... Penso que 5l deve resolver a preocupação com o combustível, exceto se houver algum problema de abastecimento na Argentina ... Acompanhando,vlw!

Geov
Além de grandes espaços vazios que podemos ver no maps, há ainda esta questão dos hermanos em grandes dificuldades por lá. Por isso acho que vou buscar alguma opção.
Eu ainda não tracei efetivamente a rota em detalhes então estou na fase de listar os problemas e depois encontrar uma solução para cada um.

MarcioT
26-09-2014, 00:32
Já passei 4 vezes pelo Chaco (ou devemos chamar de "Chato?), mas faz parte da aventura,valorizando o conjunto. A minha opinião éem razão de evitar mais peso e espaço. Na primeira vez eu tbm levei galao extra(e nao usei, mas acho queo galao gostou do passeio.. tinha uma custom Boulevard800.). Se te sentir mais seguro, então leve 5 litros, pq nada é pior que viajar sob tensão. Mas continuo achando que nao vai precisar, basta programar as paradas atraves de um sempre indispensável mapa. Ninguem que conheço ficou "na mão" , sem achar uma solução, caso tivesse eventual da problema de abastecimento. Isso tbm valoriza a viagem/aventura, embora eu não seja um "parâmetro" ideal dessa "adrenalina". Resumindo(ufa!): vai com a esposa, e sejam felizes na viagem, superando qqr problema, que tem a valorizar esse desejo de vocês.

Luis
Respeito as opiniões de todos, e como falei a outro colega, estou na fase inicial do planejamento e listando possíveis problemas para então buscar soluções ou meios de contorná-los.
Contudo tens que levar em conta a maior autonomia de sua moto o que certamente dá maior segurança.
Depois que o mercado se estabilizar, com a montagem no Brasil da 1200 e com a entrada dos concorrentes com preços competitivos, vou considerar uma GSA 1200, porém adoro a F800 e vou aproveitar ainda a garantia que ainda tenho. Alias considero a F800 uma moto ideal sobre vários aspectos sendo sua deficiência neste caso o pequeno tanque. Pena que quando peguei a minha ainda não estava disponível a ADV.

sal silva
26-09-2014, 08:50
Fala Marcio,eu fui pelo Pampa del Cielo e mais importante que combustível é a agua, não esqueça de levar, pois faz um calor infernal mas nossas roupas de cordura ajudam a refrescar kkkkk.Depois escrevo mais sobre o assunto. Valeu.

MarcioT
26-09-2014, 12:40
Fala Marcio,eu fui pelo Pampa del Cielo e mais importante que combustível é a agua, não esqueça de levar, pois faz um calor infernal mas nossas roupas de cordura ajudam a refrescar kkkkk.Depois escrevo mais sobre o assunto. Valeu.

Taí algo que ainda não havia ponderado e já está na minha lista.
Aguardo mais detalhes.
Abraço

Henri
26-09-2014, 13:34
Rotopax.com

Agostinho
26-09-2014, 16:17
tudo bem Marcio, bela viagem hein?
conheço a ida e a volta, e creio que a pior parte pra combustível seja de Salta a Puerto Iguazu ..e lógico o Paso Jama
há épocas na Argentina que falta gasolina nos postos, por isso parar sempre pra reabastecer...eu particularmente não gosto de carregar combustível na bagagem, nem qdo vou de carro...
uma dica para volta : não perca Purmamarca, na Argentina (uma noite no mínimo)...para não tocar no retao Salta-Posadas, um excelente desvio é sair de Salta e mirar Cafayate - Tafi del Valle - Termas de Rio Hondo, região mto bonita, recomendo...
estou com a GS LC mas se pudesse teria ficado tb com a 800, baita moto!
mto frio no Paso Jama, zero graus em pleno janeiro!!
Abraço,
Agostinho

MarcioT
26-09-2014, 22:37
tudo bem Marcio, bela viagem hein?
conheço a ida e a volta, e creio que a pior parte pra combustível seja de Salta a Puerto Iguazu ..e lógico o Paso Jama
há épocas na Argentina que falta gasolina nos postos, por isso parar sempre pra reabastecer...eu particularmente não gosto de carregar combustível na bagagem, nem qdo vou de carro...
uma dica para volta : não perca Purmamarca, na Argentina (uma noite no mínimo)...para não tocar no retao Salta-Posadas, um excelente desvio é sair de Salta e mirar Cafayate - Tafi del Valle - Termas de Rio Hondo, região mto bonita, recomendo...
estou com a GS LC mas se pudesse teria ficado tb com a 800, baita moto!
mto frio no Paso Jama, zero graus em pleno janeiro!!
Abraço,
Agostinho

Agostinho
Grato pelas informações e atenção. Não me atrai igualmente carregar combustível, por isso estou pesquisando. Vou considerar suas sugestões sobre trajeto alternativo e ver com encaixar isso no roteiro.
Eu realmente gosto e admiro muito a F800 é muito valente, como você disse baita moto!
Abraço

ACD
30-09-2014, 04:22
Caro Márcio, ainda não fui para aqueles lados, mas rodei pela Patagônia e enfrentei desabastecimento e filas. Era mais ou menos assim: quando nós descobríamos um posto sem fila nenhuma, era porque não tinha gasolina. Aquele com 50 carros na fila, por coincidência, era o que tinha! kkkkkkkkkkk!

Estava com a 1150 GSA e ainda levei um galãozinho de 4L que usei mais para ajudar os amigos do que pra mim mesmo. Como estava solo e tinha espaço, ele foi dentro do topcase. Autonomia é que nem potência, nunca é demais. Conseguimos evitar muitas daquelas filas. Procure se informar sobre possíveis falhas de abastecimento durante as suas paradas. Caminhoneiros, outros motociclistas, etc., vai perguntando. Olha o tanquinho aí:

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/09/30/cae488f374927b63d273f67f4de19f9e.jpg

Esse rotopax é show, tem também pra água e outros usos. Ocupa pouco espaço, segurança total e tem como trancar com chave. Quem não tem cão...

O que nunca precisamos fazer foi comprar no paralelo, mas se não tiver opção, nessas regiões mais complicadas sempre tem um hermano com uma gasolina pra vender na traseira da pickup, na vendinha, etc.

Depois conta pra gente como foi a viagem. Boa sorte!

cerqueira
30-09-2014, 08:55
Quando fui, o posto de Susques (se é que se pode chamar de posto uma bomba no meio do nada), estava "sem" combustível.Já no paralelo...uns galõezinhos dentro do mesmo posto...o preço era cinco vezes mais caro para brasileiros. Na subida da Cordilheira, usei o tanque reserva para chegar a Paso Jama.

Na volta, vim por Santiago del Estero (tem um museu arqueológico muito legal) e andei uns 500km sem postos com combustível para abastecer. Cidades pequenas estavam todas sem combustível nas bombas. Tome gasolina do tanque reserva!!

Mas foi um período em que a Repsol foi estatizada e estavam com graves problemas de abastecimento.

Ano passado fui na direção da Patagônia e não tive dificuldades...o galão foi só passear, assim como o reparo do pneu, lâmpada extra, ferramentas, seguros...só usei a grana guardada para a polícia de Entre Rios...essa não perdôa!!

Abçs

sal silva
30-09-2014, 09:57
Bem colega acho que deu para perceber que o problema maior na Argentina não são postos de combustível e sim o abastecimento dos mesmos. Vou relatar a experiência que tive na viagem para o Atacama,fiquei perto da pane seca duas vezes, ai o jeito é diminuir para 60kmh e rezar rsrsr. Encontramos pelo caminho postos sem combustível, outros com as pessoas fazendo filas gigantescas esperando a gasolina chegar, outra ocasião tive que pagar uma diária a mais em Cafayate por falta de nafta,em Purmamarca tivemos que comprar galões em uma vendinha, todos conhecem O Indigena da Petrotina na área rsrsrs antes fomos ate Tilcara - 60km,gastamos 120km de gasolina e demos com a cara nas bombas,a previsão era que o liquido precioso chegasse em 2 ou 3 dias sem certeza hehehhe.Passamos por alguns "sufocos" com combustível,mas nada que não pudesse ser contornado,se você viajar em grupo fica mais fácil,agora se for solo,como eu e a garupatroa a adrenalina aumenta rsrsrs .Boa viagem e posta as fotos pra galera.Valeu.
Ps.Levei um galão de 5l na mala lateral mas não cheguei a usa-lo.

Luis Plein
30-09-2014, 14:49
Como pode ter visto pelos relatos acima, o abastecimento é questão sazonal(ou pontual). Posso dizer que nos últimos 4 anos (11,12,13,e 14) que passei por essa região, melhorou o abastecimento a cada ano, sem aqueles problemas ocasionados pela Cristina quando estatizou(palavra bonita para não dizer roubou) a YPF. Mas, como já referi, se não quer arriscar então leva pelo menos 5 litros.

MarcioT
30-09-2014, 20:54
Caro Márcio, ainda não fui para aqueles lados, mas rodei pela Patagônia e enfrentei desabastecimento e filas. Era mais ou menos assim: quando nós descobríamos um posto sem fila nenhuma, era porque não tinha gasolina. Aquele com 50 carros na fila, por coincidência, era o que tinha! kkkkkkkkkkk!

Estava com a 1150 GSA e ainda levei um galãozinho de 4L que usei mais para ajudar os amigos do que pra mim mesmo. Como estava solo e tinha espaço, ele foi dentro do topcase. Autonomia é que nem potência, nunca é demais. Conseguimos evitar muitas daquelas filas. Procure se informar sobre possíveis falhas de abastecimento durante as suas paradas. Caminhoneiros, outros motociclistas, etc., vai perguntando. Olha o tanquinho aí:

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/09/30/cae488f374927b63d273f67f4de19f9e.jpg

Esse rotopax é show, tem também pra água e outros usos. Ocupa pouco espaço, segurança total e tem como trancar com chave. Quem não tem cão...

O que nunca precisamos fazer foi comprar no paralelo, mas se não tiver opção, nessas regiões mais complicadas sempre tem um hermano com uma gasolina pra vender na traseira da pickup, na vendinha, etc.

Depois conta pra gente como foi a viagem. Boa sorte!


ACD
Caramba, é algo que não está definitivamente na nossa vida cotidiana fila, falta de gasolina etc.
Grato por partilhar suas experiências.
Vou levar isso em conta!
Abraço

MarcioT
30-09-2014, 21:01
Quando fui, o posto de Susques (se é que se pode chamar de posto uma bomba no meio do nada), estava "sem" combustível.Já no paralelo...uns galõezinhos dentro do mesmo posto...o preço era cinco vezes mais caro para brasileiros. Na subida da Cordilheira, usei o tanque reserva para chegar a Paso Jama.

Na volta, vim por Santiago del Estero (tem um museu arqueológico muito legal) e andei uns 500km sem postos com combustível para abastecer. Cidades pequenas estavam todas sem combustível nas bombas. Tome gasolina do tanque reserva!!

Mas foi um período em que a Repsol foi estatizada e estavam com graves problemas de abastecimento.

Ano passado fui na direção da Patagônia e não tive dificuldades...o galão foi só passear, assim como o reparo do pneu, lâmpada extra, ferramentas, seguros...só usei a grana guardada para a polícia de Entre Rios...essa não perdôa!!

Abçs


Cerqueira
O meu temor é efetivamente complicar uma viagem que imagino ser muito legal, me estressando com este tipo de problema, além do que estarei com minha mulher e aí fica mais complicado.
Se levar meu tanque extra só para passear não será problema. Rsrsrs

MarcioT
30-09-2014, 21:04
Bem colega acho que deu para perceber que o problema maior na Argentina não são postos de combustível e sim o abastecimento dos mesmos. Vou relatar a experiência que tive na viagem para o Atacama,fiquei perto da pane seca duas vezes, ai o jeito é diminuir para 60kmh e rezar rsrsr. Encontramos pelo caminho postos sem combustível, outros com as pessoas fazendo filas gigantescas esperando a gasolina chegar, outra ocasião tive que pagar uma diária a mais em Cafayate por falta de nafta,em Purmamarca tivemos que comprar galões em uma vendinha, todos conhecem O Indigena da Petrotina na área rsrsrs antes fomos ate Tilcara - 60km,gastamos 120km de gasolina e demos com a cara nas bombas,a previsão era que o liquido precioso chegasse em 2 ou 3 dias sem certeza hehehhe.Passamos por alguns "sufocos" com combustível,mas nada que não pudesse ser contornado,se você viajar em grupo fica mais fácil,agora se for solo,como eu e a garupatroa a adrenalina aumenta rsrsrs .Boa viagem e posta as fotos pra galera.Valeu.
Ps.Levei um galão de 5l na mala lateral mas não cheguei a usa-lo.

Sal
É como já comentei, vou com minha mulher e aí o nível de adrenalina é máximo! Rsrsrs
Vou fazer um suporte e lavar uns litrinhos de gasolina comigo!
Abraço

MarcioT
30-09-2014, 21:07
Como pode ter visto pelos relatos acima, o abastecimento é questão sazonal(ou pontual). Posso dizer que nos últimos 4 anos (11,12,13,e 14) que passei por essa região, melhorou o abastecimento a cada ano, sem aqueles problemas ocasionados pela Cristina quando estatizou(palavra bonita para não dizer roubou) a YPF. Mas, como já referi, se não quer arriscar então leva pelo menos 5 litros.

Luis
Vou levar sim, pois não dá para ignorar o atual cenário econômico miserável pelo qual os hermanos estão passando!
Portanto, desabastecimento e dificuldades não serão raros penso eu.
Abraço

ACD
01-10-2014, 03:15
Só esclarecendo: essas filas enfrentei em 2011, espero que a situação tenha melhorado. Em todo caso o galão vai sempre comigo!

Crodao
04-10-2014, 05:29
O problema de abastecimento na Argentina é maior nos finais de semana e feriados. Como eles sabem do problema, todo fds eles correm pra encher o tanque. Ai falta gasolina.

Eu percorri o Chaco (ou chato como disseram) por 2 caminhos: Rutas 12/16 e Rutas 86/81.
A grande maioria das pessoas fazem a 12/16 para não passar no Paraguai, por razões obvias, aí vêm a surpresa: são roubados pelos guardinhas fdp da argentina. Esse trecho está super manjado, tanto por nós motociclistas como por eles, os FDP.

Eu passei 2 vezes pelo Chaco pelas rutas 81/86, que é o caminho de quem corta o Paraguai. Eu me surpreendi. As estradas do Paraguai são ótimas, não sofri nenhum tipo de risco e as rutas 81/86 têm menos problemas de gasolina. Não têm animais soltos na pista, não têm guardinhas FDP extorquindo agente, e são menos desertas do que a 12/16.

Se eu tiver que passar de novo, eu escolho passar dentro do Paraguai e usar depois as rutas 81-86.

Mas ........ nem tudo é flores. Já me morderam grana dentro do Paraguai. O guardinha me parou e levou R$ 50,00. No Paraguai é obrigado a usar casaco e um "X" refletivo, que vendem na fronteira por R$ 5,00

Como eu não tinha, o guardinha me parou e me levou R$ 50,00; Isso foi na primeira vez. Agora em 2014 eu passei pela segunda vez, e usei o tal do "X". Ninguém me parou.

Strsout
04-10-2014, 09:22
Nao vejo razão levar galão se tua moto faz mais de 220 kilometros, nesse percurso.

Crodao
05-10-2014, 20:57
Nao vejo razão levar galão se tua moto faz mais de 220 kilometros, nesse percurso.

O problema desse percurso não é a autonomia da moto, é a falta de gasolina na Argentina. Os postos existem, mas falta gasolina

MarcioT
12-10-2014, 13:05
O problema desse percurso não é a autonomia da moto, é a falta de gasolina na Argentina. Os postos existem, mas falta gasolina

É exatamente esta minha preocupação. Em junho voltando,do Uruguai pelo Chuí, encontrei um posto no Brasil!!!! Sem gasolina e o próximo estava 50 km de distância, era de uma marca esquisita mas ainda bem tinha gasolina!

Wesley
05-11-2014, 13:46
Prezado Márcio,

Também pretendo fazer essa viagem em setembro de 2015 com minha F 800 GS e a patroa na garupa. Você já definiu a data da sua viagem? Vou verificar essa questão do combustível extra mas não queria levar mais peso. Estou mais preocupado é com a corrupção policial no caminho.
Abraço
Wesley Cavalcante
Brasília/DF





Cwb/mendoza/santiago/SPA/retorno
Olá
Pretendo fazer o roteiro resumido no título acima, com minha mulher e gostaría de algumas sugestões dos amigos que conhecem o trajeto.
Já tenho alguma experiência em viagem com trajeto de 4000 km e estou me ajustando para este com o dobro da distância.
Viajo sempre tranquilo cerca de 600 km diários.
Vou com minha F 800, e por questão de gosto pessoal, não uso bauletos e malas laterais. Tenho duas bolsas Givi que somam 100 litros (uma big bag e outra tipo sela, muito boa por sinal) e me são suficientes.
Meu problema para este trajeto fica por conta da questão de combustível, ou falta dele rsrsrs.
O que recomendam de modo que possa levar uma reserva de gasolina com segurança, qual volume efetivamente seria necessário (5 lts / 10 lts?), e principalmente, neste trajeto há efetivamente esta preocupação?
Outra questão é o retorno, depois de SPA, Paso Jama, tem como não passar pelo Chaco (aqueles trocentos km de retas) sem ter de aumentar muito os kms e ir em direção a Corrientes, etc....??
É claro, estou iniciando os detalhamentos mas isso por agora é minha principal preocupação.
Agradeço todas as sugestões.
PS: planejo ir em abril, é uma época apropriada?