PDA

Ver Versão Completa : Suspensão dianteira R1200 GS



cerqueira
24-10-2014, 07:28
Amigos,

uma dúvida me persegue...não encontrei em posts anteriores:

Se temos uma balança com amortecedor na dianteira de nossas motos, as bengalas também tem função de amortecimento?? Tem óleo, retentores...estas coisas??

Abçs

CM-R1200-GS
24-10-2014, 10:42
Cerqueira,

Tem sim, e transmitem os impactos para a balança.
As bengalas precisam de manutenção sim, como todas as outras.

cerqueira
25-10-2014, 18:34
Valeu Cássio!!

Acho muito esquisito essa geometria...mas o fato é que funciona bem prá caramba!! Quando ando, observo as bengalas trabalhando, mas não sabia que faziam a função de amortecimento...prá mim essa responsabilidade seria só do amortecedor.

Abração

Gnegraes
20-01-2019, 09:35
Valeu Cássio!!

Acho muito esquisito essa geometria...mas o fato é que funciona bem prá caramba!! Quando ando, observo as bengalas trabalhando, mas não sabia que faziam a função de amortecimento...prá mim essa responsabilidade seria só do amortecedor.

Abração

Quem absorve os impactos na suspensão são as molas. Os amortecedores, como o próprio nome indica, amortecem e eliminam a oscilação cíclica das molas. Sem amortecedores, a suspensão ficaria oscilando para cima e para baixo.

cerqueira
20-01-2019, 19:06
Beleza Guilherme!!
É que há um amortecedor dentro da mola no sistema telelever...como no eixo traseiro.
Pelo que imagino, as bengalas dianteiras não teriam função de amortecimento...o telelever daria conta do trabalho.

Abçs
Luiz

Gnegraes
21-01-2019, 06:50
Beleza Guilherme!!
É que há um amortecedor dentro da mola no sistema telelever...como no eixo traseiro.
Pelo que imagino, as bengalas dianteiras não teriam função de amortecimento...o telelever daria conta do trabalho.

Abçs
Luiz

Cada sistema de mola tem de ter NECESSARIAMENTE um amortecedor, de outro modo ficaria oscilando para cima e para baixo, até que os atritos eliminassem a oscilação. O sistema dianteiro possui dois sistemas independentes: o telever (mola + amortecedor) e as bengalas (molas + amortecedores).

Cada bengala possui mola(s) interna(s) e o seu sistema de amortecedor hidráulico. Sem as molas uma vez comprimida a bengala, ela não retornaria à sua posição central de repouso.

PabloTiago
21-01-2019, 08:01
Se não me engano, nas bengalas da GS1200 só tem óleo. Não há molas.

cerqueira
21-01-2019, 08:10
Valeu Guilherme,
mais claro impossível, até português entende!!

Mas assim como o amigo Pablo, tive essa informação em uma CC, se não me engano.
As bengalas dianteiras teriam a função de direção e não mais a de amortecimento.

Eraldo,
salva nóis!!

Abçs
Luiz

Gnegraes
21-01-2019, 08:57
Valeu Guilherme,
mais claro impossível, até português entende!!

Mas assim como o amigo Pablo, tive essa informação em uma CC, se não me engano.
As bengalas dianteiras teriam a função de direção e não mais a de amortecimento.

Eraldo,
salva nóis!!

Abçs
Luiz

???????
E para que elas se movimentam no sentido vertical???

Gnegraes
21-01-2019, 09:00
Se não me engano, nas bengalas da GS1200 só tem óleo. Não há molas.

Se não tiver molas internamente, ela não retornaria à posição central.
Uma mola absorve um impacto se deformando e armazenando energia, cessada a carga que a deformou, essa energia é devolvida ao sistema e distende a mola no sentido contrário ao que causou a sua deformação.

Gnegraes
21-01-2019, 09:02
Exemplo em linguagem bem simples de sistema de mola x amortecedor em veículo (qualquer um, carro, moto, trator, caminhão...)

https://youtu.be/-VT6HfBnHjQ

https://youtu.be/87UEIQbqhCU

PabloTiago
21-01-2019, 10:26
Então, as bengalas da GS1200 só tem óleo no seu interior. Quem faz todo o trabalho de retorno da suspensão é a mola do telelever.
O único motivo das bengalas se movimentarem é para acompanhar o trabalho da suspensão. Nada mais que isso.
Já vi a abertura dessas bengalas.

Gnegraes
21-01-2019, 15:02
Então, as bengalas da GS1200 só tem óleo no seu interior. Quem faz todo o trabalho de retorno da suspensão é a mola do telelever.
O único motivo das bengalas se movimentarem é para acompanhar o trabalho da suspensão. Nada mais que isso.
Já vi a abertura dessas bengalas.

Se só tiver óleo, a bengala se contrai e não volta a sua posição original central. A bengala não é um amortecedor, mas um tubo telescópico com molas internas e amortecedor hidráulico.
A suspensão possui dois sistemas de mola/amortecedor: as bengalas inferiores e o sistema externo superior (mola + amortecedor) sobre o qual se apoia a mesa da suspensão. Devido à enorme massa oscilante (pneu, roda, freios, mesa e as bengalas) existe o sistema secundário superior (Telelever) para reduzir a transmissão de carga de impacto ao quadro da moto, devido às movimentações do sistema principal inferior.

A imagem abaixo foi retirada do site da BMW, vê-se claramente as molas dentro de cada bengala e o sistema hidráulico de amortecedores.

10107

O sistema secundário superior Telelever, patente da BMW, possui mola e amortecedor, como se pode ver na ilustração abaixo:

10108

pqdt
22-01-2019, 07:48
O mecânico da bmw me disse que não há molas dentro das bengalas da minha r 1200 gsa 2014...

Aleksander
22-01-2019, 21:31
Se só tiver óleo, a bengala se contrai e não volta a sua posição original central. A bengala não é um amortecedor, mas um tubo telescópico com molas internas e amortecedor hidráulico.
A suspensão possui dois sistemas de mola/amortecedor: as bengalas inferiores e o sistema externo superior (mola + amortecedor) sobre o qual se apoia a mesa da suspensão. Devido à enorme massa oscilante (pneu, roda, freios, mesa e as bengalas) existe o sistema secundário superior (Telelever) para reduzir a transmissão de carga de impacto ao quadro da moto, devido às movimentações do sistema principal inferior.

A imagem abaixo foi retirada do site da BMW, vê-se claramente as molas dentro de cada bengala e o sistema hidráulico de amortecedores.

10107

O sistema secundário superior Telelever, patente da BMW, possui mola e amortecedor, como se pode ver na ilustração abaixo:

10108

A imagemda bengala com mola não corresponde a GS, repare que é invertida, a GS só tem óleo na bengala. A mola e amortecedor estão
fora.

cerqueira
23-01-2019, 07:18
Então não tem mola nas bengalas das GSs, agora, sabem se...

o óleo na bengala tem alguma função de amortecimento ou apenas o telelever dá conta do trabalho??

Abçs
Luiz

sal silva
23-01-2019, 11:16
Agora ficou complicado,um fala que tem mola ,outro fala que nao tem:mad:.Isso ta parecendo cabeça de bacalhau,tem um certo mistério quanto a isso,nunca ninguém falou em troca de oleo da bengala da K50,mas se lá tem oleo tem que ser trocado.

Rromagnani
23-01-2019, 16:52
Agora ficou complicado,um fala que tem mola ,outro fala que nao tem:mad:.Isso ta parecendo cabeça de bacalhau,tem um certo mistério quanto a isso,nunca ninguém falou em troca de oleo da bengala da K50,mas se lá tem oleo tem que ser trocado.

Sal resolve ai... desmonta as bengalas da tua moto e filma para mostrar... acho que é o único jeito de saber como é por dentro! Kkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

EvertonM
23-01-2019, 20:30
Então, diz o ditado que a curiosidade matou o burro. Fiquei curioso se tem ou não a tal mola e fui pesquisar - e ainda estou vivo !
Vejam o que encontrei:
"Com guidão leve, embreagem macia e motor dócil, a suavidade agrada. Mas é a suspensão incrivelmente confortável, com gerenciamento eletrônico e curso longo que merece os maiores elogios.
Na dianteira, ao invés de molas dentro das “bengalas”, o sistema é mono amortecido com braços triangulares.
O freio, motor e tração, também possuem controle eletrônico e podem ser ajustados nas opções Standard, Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro."
Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/acervo/2.733/bmw-r-1200-gs-maxitrail-alem%C3%A3-de-alta-cilindrada-surpreende-pelo-conforto-e-f%C3%A1cil-pilotagem-1.346041
Confirmando:
"Suspensão - Dianteira: BMW Motorrad Telelever com sistema de amortecimento central e bengala equipada com cilindros internos de 37 mm de diâmetro e curso de 190 mm. / Traseira: Monobraço oscilante de alumínio equipado com sistema BMW Motorrad Paralever com sistema hidráulico de ajuste contínuo de pré-carga da mola e retorno do amortecedor e curso de 200 mm."
Fonte: http://powerbmw.com.br/motocicletas/r-1200-gs/
Disso tudo, o que eu entendi: a bengala realmente só tem lubrificante, pois a mola da suspensão dianteira é parte do amortecedor do sistema telelever.
Nesse sentido:
https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewtopic.php?f=32&t=5638
https://www.bmw-motorrad.com.br/pt/experience/engineering/detail/suspension/telelever.html#/section-ainda-mais-tecnologia-em-pormenor
Filme interessante sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=Cfrvd5FyWSs

EvertonM
23-01-2019, 20:36
Ainda durante as pesquisas, achei o blog abaixo, com uma matéria bem legal.
https://www.motosblog.com.br/7935/bmw-r1200gs-2011-teste-completo/

Gnegraes
24-01-2019, 10:02
Everton, Roberto, Sal, Cerqueira, Aleksander et caterva,

Molas são elementos mecânicos elásticos que quando submetidos a uma carga, se deformam armazenando energia. Retirada a carga, devolvem a energia ao sistema e voltam à posição original. Uma característica interessante de molas é que armazenam energia indefinidamente. Não confundir com a teoria brilhante da Dilma de estocar vento....

Existem inúmeros tipos de molas:
- helicoidais
- de lâminas à flexão (feixe de molas)
- molas prato
- pneumáticas (ônibus modernos e alguns veículos Land Rover p/ex)
- de elastômeros (borracha, uretano,silicones, etc)

Algumas molas devido à sua geometria e características do material, quando descarregadas oscilam até que os atritos internos do material e resistência do ar ao movimento, reduzem esta oscilação até o repouso completo. Exemplo: molas helicoidais, feixes de molas à flexão, etc. Para reduzir esta oscilação introduz-se ao sistema um amortecedor em paralelo.

Outras molas quando descarregadas retornam à sua posição original e não oscilam, como as de elastômeros, pneumáticas, etc.

A suspensão das GS é um sistema duplo em série: o superior chamado de Telelever (sistema pivotado e dotado de mola helicoidal + amortecedor) e o inferior que são as bengalas (mola pneumática). A roda se apoia em duas bengalas (duas molas pneumáticas em paralelo) que por suia vez se apoia na mesa do Telelever, dotado de mola helicoidal e amortecedor hidráulico.

Entendam a bengala como uma seringa hipodérmica, cheia de ar. Com o êmbolo deslocado para fora, tape o orifício de saída e comprima o êmbolo, verá que o ar se comprime e quando soltar o êmbolo, voltará a sua posição original.

A bengala possui dois fluidos internamente: ar e óleo. O óleo tem o papel de pressionar os lábios dos retentores contra a parede do tubo externo da bengala e do êmbolo central (1), vedando o sistema e impedindo que o óleo vá para a câmara de ar. Ao movimentar a bengala para baixo, o ar se comprime, descarregando a carga sobre a bengala, o ar se expande e retorna o êmbolo central (1)à sua posição inicial.

Realmente quando dizem que as bengalas não tem molas helicioidais, estão todos CORRETOS. Mas a bengala é uma mola pneumática.

Abaixo vai o desenho da bengala em vista explodida
10109

danilo4820
24-01-2019, 15:32
Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


10110

ACD
24-01-2019, 16:29
A ilustracao que mostra molas dentro da bengala provavelmente é da 800.

A suspencao Telelever da BMW só tem aquela mola e amortecedor na balanca.

As bengalas sao ocas, cheias de oleo, funcionam como mola ou amortecedor hidraulico, como foi dito. A unica manutencao é a troca de oleo (nao sei o intervalo, mas é grande) e a troca dos reparos se o oleo estiver vazando.

Quando eu fiz uma revisao para viajar filmei a moto na oficina, dá pra ver a bengala desmontada. Só as duas peças, sem molas como nas bengalas convencionais.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190124/63d63d48eaa2bcf01a0bd10ce4611bea.jpg


Sent from my iPad using Tapatalk

Gnegraes
24-01-2019, 17:16
Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


10110

Como em qualquer bengala, a manutenção é necessária no caso de vazamento de óleo, por desgaste nos retentores. Basta trocar os retentores (anéis de vedação) por novos. Lavou, tá novo...
Não há necessidade alguma de se trocar o óleo rotineiramente

Gnegraes
24-01-2019, 17:20
A ilustracao que mostra molas dentro da bengala provavelmente é da 800.

A suspencao Telelever da BMW só tem aquela mola e amortecedor na balanca.

As bengalas sao ocas, cheias de oleo, funcionam como mola ou amortecedor hidraulico, como foi dito. A unica manutencao é a troca de oleo (nao sei o intervalo, mas é grande) e a troca dos reparos se o oleo estiver vazando.

Quando eu fiz uma revisao para viajar filmei a moto na oficina, dá pra ver a bengala desmontada. Só as duas peças, sem molas como nas bengalas convencionais.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190124/63d63d48eaa2bcf01a0bd10ce4611bea.jpg


Sent from my iPad using Tapatalk

No manual de serviço não há recomendação de troca preventiva do óleo das bengalas.
As bengalas funcionam como mola pneumática e como não ressonam na retirada de carga, não necessitam de sistema amortecedor.
Molas helicoidais, molas de lâminas (feixe de molas), molas espiral (de Arquimedes)necessitam de amortecedores.

Gnegraes
24-01-2019, 17:23
Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


10110

Em manual de serviço da BMW da Alemanha (RSD), não só se deve acreditar, como seguir integralmente e fielmente. É a referência e ponto final.
Agora, conce$$ionário no Brasil, é outra coisa.....

danilo4820
24-01-2019, 17:30
Em manual de serviço da BMW da Alemanha (RSD), não só se deve acreditar, como seguir integralmente e fielmente. É a referência e ponto final.
Agora, conce$$ionário no Brasil, é outra coisa.....

Não da não, ta ai o cardã, não esta incluído em nenhum plano de manutenção e que se não for feita a devida manutenção pode dar muita dor de cabeça

sal silva
24-01-2019, 19:40
Não da não, ta ai o cardã, não esta incluído em nenhum plano de manutenção e que se não for feita a devida manutenção pode dar muita dor de cabeça

Bem lembrado,deveriam pagar o prejuízo que tive.
Quanto as bengalas acho que nao tenho mais duvidas quanto ao seu funcionamento,basta saber se é necessária a troca do oleo como todas as motos "normais".

EvertonM
24-01-2019, 23:30
Parece que o "mistério da mola" tá solucionado.
Agora chegamos ao capítulo "mistério do óleo" ! rsrs
Vou às pesquisas.

danilo4820
24-01-2019, 23:47
Achei alguma coisa sobre a viscosidade a ser usada, li em uns foruns gringos que na gs1200 o recomendado é o 7,5W

Mas não achei nada a respeito de quantidade.

ACD
25-01-2019, 07:18
Achei alguma coisa sobre a viscosidade a ser usada, li em uns foruns gringos que na gs1200 o recomendado é o 7,5W

Mas não achei nada a respeito de quantidade.

Na ficha das GS mais novas o oleo que é recomendado é o 10W, e diz que um litro é suficiente para uma Moto. A quantidade certa está no manual de manutencao de cada modelo.

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190125/9e2dd9dee9862ba38d50e073a2d77fcf.jpg




Sent from my iPad using Tapatalk

Gnegraes
25-01-2019, 08:26
Achei alguma coisa sobre a viscosidade a ser usada, li em uns foruns gringos que na gs1200 o recomendado é o 7,5W

Mas não achei nada a respeito de quantidade.

Na figura enviada por você está escrito SAE 10W, e não 7,5W. En passant, nunca ví designação fracionada em viscosidade SAE.
Eles não dizem a quantidade de óleo necessária, mas informam o volume da embalagem.

O Manual ETK (elektronischer Teilekatalog) de fábrica, indica óleo com viscosidade SAE 10W.
A quantidade é de 650 ml para cada bengala.
Sempre, mas sempre sigo as orientações de fábrica. Não existe fonte mais correta.

10111

Gnegraes
25-01-2019, 08:29
Não da não, ta ai o cardã, não esta incluído em nenhum plano de manutenção e que se não for feita a devida manutenção pode dar muita dor de cabeça

O plano de manutenção periódica da BMW mostra claramente que o óleo do câmbio e do diferencial devem ser trocados a cada 40.000km ou a cada 2 anos.
Óleo sintético de viscosidade 75W90.

danilo4820
25-01-2019, 11:03
Manutenção do cardã não se limita a trocar o óleo não.

Gnegraes
25-01-2019, 11:13
Manutenção do cardã não se limita a trocar o óleo não.

O que mais é necessário fazer rotineiramente?

Gnegraes
25-01-2019, 11:34
Manutenção do cardã não se limita a trocar o óleo não.

O eixo cardã não possui óleo, mas somente graxa nas pontas estriadas (graxa Optmoly TA da Castrol) que unem as juntas universais ao eixo da saída do câmbio e à engrenagem hipoidal do diferencial.
Se as coifas de borracha da balança não estão ressecadas e trincadas, o que permite a entrada indesejada de água e sujeira, não há por que lubrificar.

ACD
25-01-2019, 12:56
Na figura enviada por você está escrito SAE 10W, e não 7,5W. En passant, nunca ví designação fracionada em viscosidade SAE.
Eles não dizem a quantidade de óleo necessária, mas informam o volume da embalagem.

10111

Quem enviou a figura onde aparece 10W fui eu, ACD, e quem leu em foruns gringos sobre 7,5W foi o Danilo. Eu tambem nunca tinha visto 7,5W, mas existe. Vou te apresentar:

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190125/2f668c4ad02539e90796a6377648a178.jpg

Minha moto é uma R1150GSA, o manual de manutencao informa 0.47 litros por bengala. Cada um tem que consultar para cada modelo.

O sistema é livre de manutencao, como você disse, nao ha necessidade de trocar o oleo nas revisoes, mas quando comprei minha moto com 4.000km apesar de oito anos de uso, resolvi desmontar, limpar e trocar todos os fluidos, inclusive o oleo das bengalas. Assim parti do zero sem me preocupar com o tempo parada, contaminacoes, especificacoes erradas, etc.


Sent from my iPad using Tapatalk

sal silva
26-01-2019, 07:24
A troca de oleo do diferencial se nao me engano é com 20 mil kms(LC),ja as pontas estriadas do cardã,mesmo que a coifa esteja em boas condições eu recomendo e por experiência propria,dar uma olhada e lubrificar depois de pegar muita chuva,atravessar riachos ou levar a moto para limpeza com lavadoras de pressão.A vedação da coifa nao é tao eficiente assim,o uso de graxa apropriada(na coifa) ajuda bastante,mas como disse antes temos que ficar de olho.


Ps.Acho que tiramos a duvida sobre as bengalas.Valeu pessoal.

cerqueira
26-01-2019, 17:24
Ficou bem legal mesmo!!

Parabéns ao pessoal que detalhou toda suspensão dianteira.

Abçs
Luiz

Ltobias
06-08-2019, 07:25
Esse sistema da suspensão seria passível de manutenção?
Visto que não para acreditar muito no que a bm fala


Achei no manual de serviço as etapas para desmontar e montar a bengala


10110

Bom dia! To precisando trocar os retentores. Obrigado por compartilhar!



Abraço!