PDA

Ver Versão Completa : Como transportar GS 1200 2014?



Fcobra
27-10-2014, 07:17
Bom dia a todos,

Preciso de orientações de como transportar uma GS 1200 2014 na carreta, onde fixar os ganchos, qual proteção usar para não estragar a moto, etc, algumas fotos dos locais de fixação?

Será que alguém tem essa experiência?

Obrigado,

FCobra

Pinguim
27-10-2014, 23:36
Já olhou no manual?? No da 800gs tem até figuras para explicar como deve ser a fixação.

sal silva
28-10-2014, 08:23
Pergunta para o Crodao,a moto dele viaja mais em cima do caminhão do que com ele kkkkkkk

luiztrovao
28-10-2014, 17:11
o Pinguim falou tudo. Olhe no manual que vem bem explicado. Mas a BMW recomenda não colocar os ganchos em qualquer lugar da moto. Ao invés disto, as correias é que devem ser passadas na moto - os ganhos das 2 pontas devem ser fixados na carreta.
Abs.

Crodao
28-10-2014, 19:14
Pergunta para o Crodao,a moto dele viaja mais em cima do caminhão do que com ele kkkkkkk

Porra Sal aí você acaba comigo kkkkkkk
Eu transportei a GS 1200, mas a modelo antigo (a ar), e o cara prendeu passando uma cinta em cima do braço traseiro (quadro elástico) e 2 prendendo o telelever, uma de cada lado.
Observado o que disse o Luiz Trovão, o que pega na moto é só a cinta. O Gancho prende na carreta.

Pschinda
29-10-2014, 12:08
Já fui atendido pelo seguro que fixou a roda traseira como os guinchos de carro. Na frente, não lembro, mas não apoiou em partes quebráveis.

phansaul
30-10-2014, 20:58
Vi um dia um cara que chegou com uma 650 Sertão no guincho e o cara prendeu no guidon da moto, quando chegou na concessionária tinha entortado os dois lados do guidon para baixo. Sorte dele que foi o guincho do próprio serviço da BMW, depois ele descobriu que tinha ficado no meio da estrada porque tinham enfiado um orçamento de revisão no buraco da entrada do ar, quando ele estava na estrada o motor puxou o papel e entupiu a entrada de ar, daí a moto não pegava mais.
Resumo, se ferrou porque a cc da Bmw esqueceu um papel onde não devia e depois com o guincho da Bmw que amarrou onde não devia.

ron...
30-10-2014, 21:42
Vi um dia um cara que chegou com uma 650 Sertão no guincho e o cara prendeu no guidon da moto, quando chegou na concessionária tinha entortado os dois lados do guidon para baixo. Sorte dele que foi o guincho do próprio serviço da BMW, depois ele descobriu que tinha ficado no meio da estrada porque tinham enfiado um orçamento de revisão no buraco da entrada do ar, quando ele estava na estrada o motor puxou o papel e entupiu a entrada de ar, daí a moto não pegava mais.
Resumo, se ferrou porque a cc da Bmw esqueceu um papel onde não devia e depois com o guincho da Bmw que amarrou onde não devia.

Outro relato que li também foi que o cara fixou os tirantes no suporte da pedaleira do garupa de uma GS1200 e quebrou a solda que fixa os suportes no quadro.

Sds,

Crodao
01-11-2014, 00:37
Outro relato que li também foi que o cara fixou os tirantes no suporte da pedaleira do garupa de uma GS1200 e quebrou a solda que fixa os suportes no quadro.

Sds,

Se não estou enagado esse cara é de Brasília e é do forum XT600 e se não estou enganado, teve que trocar o chamado "Frame B" do quadro, que é a parte traseira. Foi uma "cacetada" o valor.

Strsout
01-11-2014, 13:47
Bom dia a todos,

Preciso de orientações de como transportar uma GS 1200 2014 na carreta, onde fixar os ganchos, qual proteção usar para não estragar a moto, etc, algumas fotos dos locais...

Bom, o que eu normalmente faço He o seguinte :
Com a moto parada, no cavalete central, eu me posiciono em cima do banco do motorista e com um firme empurrão trago a moto para fora do cavalete central.
Ai dou a partida normal, e engato a primeira marcha. Aponto a roda dianteira para o local que quero que a moto chegue, e em sucessão de trocas de marcha, feriados, acelerações, com o passar das horas ou dias, eventualmente acabo chegando no local de destino, a grande maioria das vezes sem maiores problemas...

Desculpa... Não pude resistir... He tao raro ver uma BMW num trailer...

Agora, falando sério:

Pela minha experiência :

1) sempre faça isso com duas pessoas
2) NUNCA PRENDA A MOTO PELO GUIDAO!
3) NUNCA PRENDA A MOTO PELO GUIDAO!
4) D preferência pilotando a moto, suba com ela no trailer e encoste a roda da frente firmemente em um calço longo o suficiente para afastar o para lama da parte da frente do trailer
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/86bbe4a3833d94110cf0564b29238cef.jpg

Peça para a segunda pessoa fazer as amarras enquanto você continua segurando a moto reta e pressionada contra o calço. Pode ser um pedaço de madeira ou um sofisticado engate para pneus.

5) ainda sentado na moto, a segunda pessoa irá rotear os straps na parte superior dos forks (não lembro nome em Portugues, veja foto). Cuidado para não forçar nenhum cabo de freio ou carenagem os straps tem que ficarem completamente livres de encostar em qualquer outra peça da moto. NUNCA DEIXE A MOTO NO CAVALETE CENTRAL OU LATERAL.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/a4e6894a6978ac84b6de4b2887334ad4.jpg

6) Apos ambos straps estarem posicionados, prenda as amarras puxando para a frente e no mínimo a 60 centímetros de casa lado da moto. O ponto de fixação tem que ficar a frente do eixo, mas não passar a roda.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/e12aa5a524a1893df21a86d730900116.jpg

Se nesse processo alguma parte da moto ficar próximo aos straps ou as amarras, coloque um pano protegendo, enrolado nas amarras ou straps, nunca na moto.

Peça para o teu amigo ir apertando as amarras alternadamente até que a moto fique firme.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/336d7d240991c7d3d5b0cf8cba21dcc5.jpg

7) agora, incline levemente para a direita e teu amigo precione firme a amarra direita. Incline levemente para a esquerda e teu amigo preciona a amarra esquerda. Repita até a moto ficar reta e firme. Confirme novamente que está firme e pode descer da moto.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/b57de55e637e899b18046199f3ea1b32.jpg

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/2416fe4984344fe8c21c7f3937161aa2.jpg

8) pronto. Isso he o que você tem que fazer. Agora He colocar os dois straps traseiros e amarras, que irão só segurar a moto de ir para os lados.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/bc5c8aabe1ee407386a7a0e24b9f9be1.jpg
Sempre com o mesmo processo de ir fazendo os dois lados alternadamente até fixar.

9) pronto

Algumas dicas :
Amarras novas devem ser reajustadas a cada 50 kilometres, amarras mais usadas duram de 150 a 200 kilometres sem necessidade de ajuste.

Sempre use straps macios para os pontos de contato com a moto. Nunca use os ganchos das amarras nem as amarras para contato com a moto. Straps são barattos e não ocupam lugar na bagagem. Eu sempre carrego 4 straps nu fundo da maleta, e se a viagem He para longe, eu levo meus próprios amarras. São úteis em travessias de Ferry.

E lembre se : nunca no cavalete ou descanso lateral, e nunca no guidao.

Se você tem um bom mata cachorro, pode usar ele como ponto dianteiro.
http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/35f77dd1d83ebec6f3484d4f183bb59c.jpg

Isso se aplica a qualquer moto bmw, inclusive para a linha K:

http://tapatalk.imageshack.com/v2/14/11/01/2b7bdafacbad22e42b3d3cbe8c1ef7e9.jpg

A foto acima foi uma quebra no rolamento traseiro da K1200LT, a anterior foi o Sensor Hal da R1100GS que pifou.

Fora essas duas, sempre usei a maneira descrita no início desse Post para transportar moto.

CM-R1200-GS
03-11-2014, 22:14
👍
Muito boa e util suas instruções.

ACD
05-11-2014, 12:12
O Elton matou a pau com as fotos e as explicações. Infelizmente tive que usar um guincho duas vezes nos ultimos anos e ainda colocar a moto na caçamba de um caminhão no Maranhão. Essa foi terrível, porque não havia onde fixar as motos (3 GS) direito no chão, fizemos o possível e, como tivemos que ir com elas na caçamba, ficamos cinco horas segurando as motos. Triste.

Na primeira vez que usei um guincho, vi logo que o sujeito não tinha a menor experiencia com motos, e eu ainda estava sem os esticadores, ou seja, tivemos que usar aqueles que usam para os carros mesmo. Deu certo mas jurei que, se houvesse uma próxima vez, eu estaria preparado

E mês passado fui "atropelado" na rua e quebrei o dedão do pé. A moto teve que ir de guincho para a oficina. Aí usei os meus esticadores e fiz tudo do meu jeito, que basicamente é o descrito acima. O problema é que sempre tem alguma adaptação, pois o guincho não tem o "choke", que é a trava da roda dianteira.

Tive uma boa notícia: os guichadores estão comprando um acessório desenvolvido só para motos: é uma esquadria em formato de cruz que o guincho coloca no chão, ai voce vem com a moto e se posiciona sobre ela. Ja tem todos os pontos certinhos para fixaçao. Depois que a moto está segura, o guincho prende o cabo de aço na esquadria e puxa o aparato para cima da prancha. Muito mais fácil que empurrar ou pilotar a moto para cima do guincho!

sal silva
05-11-2014, 13:04
Minha preocupação é ter a moto quebrada no meio do nada , em uma emergência vai ter que colocar a moto encima de qualquer lugar.