PDA

Ver Versão Completa : SEGURANÇA - Iniciativa BeeMer



Queirozjh
07-11-2014, 15:25
Amigos, em função dos ultimos assaltos ocorridos, até com a morte de colegas motociclistas, chegamos num momento que temos que fazer algo. Essa reunião foi iniciativa do BeeMer mas acho importante unir forças, com nosso apoio.

6132

sal silva
07-11-2014, 17:10
Entrei no site da Beemer mas não achei nada,exelente iniciativa desse pessoal,estamos juntos.Gostei do site,o pessoal parece organizado.

Queirozjh
08-11-2014, 13:20
Nem precisa de confirmacao com eles, os que puderem ir no dia la na catalbianco, seria interessante. Temos que ser mais ativos. Se alguem for, depois posta o resultado dessa reuniao.

sbsantos
10-11-2014, 09:05
Eu me cadastrei no site e confirmei minha presença.
Aproveitando, duas coisas interessantes:
1) vejam essa notícia de hoje: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1545710-motociclista-tem-fratura-exposta-apos-fugir-de-abordagem-da-pm-em-sp.shtml o cara com uma Suzuki DL 1000 08/09 roubada e com um garupa armado de 38 fugindo de uma blitz. Alguém sabe o que eles fariam?
2) Tem um cara que bolou um sistema de segurança para moto bem interessante. Procurem por Sportymoto. Resumindo: o cara bolou um aparelhinho pequeno (pode ser escondido até na seta da moto, farol, até no pneu!) que tem bateria própria que dura 5 anos. Ele emite um sinal que é captado através de um aplicativo no celular. Pelo que entendi não é um sinal forte, tem que estar a uma distância de poucas centenas de metros da moto para captar, ou seja, não é um rastreador "convencional". A grande sacada é que se te roubam a moto, vc entra no aplicativo e informa isso.
Quem tiver o aplicativo instalado no seu celular é avisado se a moto se aproximar. Do celular que detectou a proximidade da moto sai um sinal que vai parar no celular do dono, indicando onde a moto foi "percebida". Ou seja, transforma cada celular do planeta em um rastreador da sua moto roubada. Mais que isso; ladrões com uma moto roubada saem pra fazer assaltos. Você nem notou que eles estão na sua cola, mas o aplicativo no seu celular já detectou a moto roubada e te mandou um sinal. Ou seja, se TODOS usarem esse aplicativo, inclusive a polícia, fica facinho encontrar uma moto com reclamação de roubo no meio de um monte de motos, paradas ou em trânsito.
Pelo que entendi o custo é baixíssimo e não tem mensalidade.
Vale a pena conhecer.

Mcolnagosp
10-11-2014, 10:18
Boa, Sérgio. Achei interessante a proposta da geringonça.

sbsantos
13-11-2014, 10:00
Pessoal,
Fui ao encontro de ontem, promovido pela BeeMer na Caltabiano.
A discussão foi longa e vou resumir bastante aqui e espero que outros participantes deste Fórum que estiveram presentes possam complementar ou corrigir este post.
1) Identificou-se que o roubo de motos de alta cilindrada (pra não parecer que é apenas BMW ou "motos de luxo") tem vários motivadores sem haver pleno consenso de qual é o mais importante:
Venda de peças no mercado paralelo;
Venda da moto inteira para outras localidades;
"Rolesinho no baile Funk";
Uso em outros roubos e distribuição de drogas;
Nessa reunião um dos participantes trouxe um "novo motivador" bastante interessante que confesso nunca havia me ocorrido: o interesse escuso das seguradoras nesses eventos. É óbvio que a seguradora não gosta de pagar pelo bem roubado, mas, por outro lado, a frequência dos roubos praticamente obriga o motociclista a fazer seguro. Isso pra mim faz sentido pois já tive motos sem seguro, apenas com rastreador, e quando foi roubada e não rastreada, nunca mais deixei de colocá-las no seguro. Além do volume de vendas de apólices, que têm seu prêmio aumentado conforme o índice de roubos aumenta (uma verdadeira proteção para o risco da seguradora, que na média ganha mais), as motos recuperadas vão a leilão.
OK, o leilão é uma operação legalizada; e daí?
Essa mesma pessoa que levantou a questão do ganho das seguradoras também apresentou relatos de comportamentos muito suspeitos: motos com laudo de Perda Total são leiloadas e obtém-se pela carcaça um valor muito alto se comparado a uma carcaça nova equivalente. Ou seja, por que diabos uma pessoa compra um quadro quase pelado de uma moto, ainda por cima torto, por um preço igual ou superior a um quadro novo? Certamente ela compra a legalidade do quadro, não o objeto em si. Passa a ter plena capacidade de "esquentar" uma moto roubada pois tem documentos da tranqueira, leiloada como "moto" e com os dados e o documento desse retalho de moto a roubada é maquiada e vendida a preço de mercado.
OK, então o ladrão safado é o cara que comprou a carcaça. Sim, sem dúvida, só que a seguradora que deveria vender a tal carcaça como sucata, pega por ela um valor que jamais se sonharia. É conivente com essa prática pela omissão de não dar baixa naquele chassis no sistema do Detran e por ganhar dinheiro com isso, indicando que a omissão não é falha, mas prática de mercado. Pra mim é ladrão também.

Buenas, feitas essas considerações dos tais motivadores, passamos por casos diversos, todo mundo tem depoimentos interessantes para ilustrar a forma como acontece o roubo, locais e afins, foi apresentado o mentor e mantenedor do site "motoroubada.com.br" iniciativa muito interessante de um jovem que dedicou tempo (e certamente dinheiro) para desenvolver um site gratuito para registro das motos roubadas, ajudando a mapear esses eventos, quantificar e qualificar as motos e locais de maior risco. Essa iniciativa chamou a atenção do SBT que fez uma visita e ficou horas ouvindo como esse trem todo funciona. Dessa visita resultou uma reportagem mínima, com - segundo o dono do site - informações de pouca expressão mas que fez o site bombar logo após essa divulgação. Chamou tanta atenção que a cada 10 minutos um hacker entra e derruba o sistema. Entrei há pouco e ainda está fora do ar. Até ameaças o rapaz sofreu.
Indo às conclusões de uma vez:
1) Vamos formar um comitê com membros daquele grupo e eventualmente algum convidado para esse comitê representar os interesses junto a órgãos públicos;
2) Há várias condições a atacar, da venda ilegal de peças à ação da polícia. Entende-se como prioritário a ação da polícia e para tanto deve-se buscar apoio em duas frentes: políticos e imprensa. Há pessoas que têm relacionamentos com um ou outro ou ambos e se prontificaram a buscar esse apoio assim que tivermos algo minimamente formatado.
3) Uma nova reunião será marcada, provavelmente em um espaço dentro da Assembléia Legislativa de SP.
4) A massa de reivindicantes tem que ser expressiva e entende-se que uma pressão "dazelite" não causa tanto impacto. Tentaremos incluir representantes das categorias de trabalhadores com moto, estimada em 800 mil almas, para dar corpo às solicitações. Esses profissionais têm tido dificuldades em fazer seguro das motos pois são alvos (eu diria até maiores) do mercado ilegal de peças.

Paralelamente falou-se em campanhas educativas, fiscalização das lojas, desmanches, e outras ações que não são auto-excludentes. Podemos a qualquer hora disparar esse tipo de iniciativa, criação de adesivos "eu só compro peça legal" ou "respeito motociclista" e afins.
A prioridade, no meu entendimento, foi consenso: estancar a hemorragia. Para isso a primeira ação seria no sentido da repressão aos roubos.
Pressão política dura, intensa e extensa nos políticos do executivo que detém poder de comando na polícia.

Complementos são bem-vindos.

Iceman
13-11-2014, 10:36
Maravilha de relato Sergio.

Mais uma vez obrigado por ter participado e nos mater informado.

mgusmao
13-11-2014, 10:56
OLha , não sou de Sampa, mas estou com vocês.
Fica difícil a participação in loco, mas no resto, o que vocês precisarem, estou dentro.










Pessoal,
Fui ao encontro de ontem, promovido pela BeeMer na Caltabiano.
A discussão foi longa e vou resumir bastante aqui e espero que outros participantes deste Fórum que estiveram presentes possam complementar ou corrigir este post.
1) Identificou-se que o roubo de motos de alta cilindrada (pra não parecer que é apenas BMW ou "motos de luxo") tem vários motivadores sem haver pleno consenso de qual é o mais importante:
Venda de peças no mercado paralelo;
Venda da moto inteira para outras localidades;
"Rolesinho no baile Funk";
Uso em outros roubos e distribuição de drogas;
Nessa reunião um dos participantes trouxe um "novo motivador" bastante interessante que confesso nunca havia me ocorrido: o interesse escuso das seguradoras nesses eventos. É óbvio que a seguradora não gosta de pagar pelo bem roubado, mas, por outro lado, a frequência dos roubos praticamente obriga o motociclista a fazer seguro. Isso pra mim faz sentido pois já tive motos sem seguro, apenas com rastreador, e quando foi roubada e não rastreada, nunca mais deixei de colocá-las no seguro. Além do volume de vendas de apólices, que têm seu prêmio aumentado conforme o índice de roubos aumenta (uma verdadeira proteção para o risco da seguradora, que na média ganha mais), as motos recuperadas vão a leilão.
OK, o leilão é uma operação legalizada; e daí?
Essa mesma pessoa que levantou a questão do ganho das seguradoras também apresentou relatos de comportamentos muito suspeitos: motos com laudo de Perda Total são leiloadas e obtém-se pela carcaça um valor muito alto se comparado a uma carcaça nova equivalente. Ou seja, por que diabos uma pessoa compra um quadro quase pelado de uma moto, ainda por cima torto, por um preço igual ou superior a um quadro novo? Certamente ela compra a legalidade do quadro, não o objeto em si. Passa a ter plena capacidade de "esquentar" uma moto roubada pois tem documentos da tranqueira, leiloada como "moto" e com os dados e o documento desse retalho de moto a roubada é maquiada e vendida a preço de mercado.
OK, então o ladrão safado é o cara que comprou a carcaça. Sim, sem dúvida, só que a seguradora que deveria vender a tal carcaça como sucata, pega por ela um valor que jamais se sonharia. É conivente com essa prática pela omissão de não dar baixa naquele chassis no sistema do Detran e por ganhar dinheiro com isso, indicando que a omissão não é falha, mas prática de mercado. Pra mim é ladrão também.

Buenas, feitas essas considerações dos tais motivadores, passamos por casos diversos, todo mundo tem depoimentos interessantes para ilustrar a forma como acontece o roubo, locais e afins, foi apresentado o mentor e mantenedor do site "motosroubadas.com.br" iniciativa muito interessante de um jovem que dedicou tempo (e certamente dinheiro) para desenvolver um site gratuito para registro das motos roubadas, ajudando a mapear esses eventos, quantificar e qualificar as motos e locais de maior risco. Essa iniciativa chamou a atenção do SBT que fez uma visita e ficou horas ouvindo como esse trem todo funciona. Dessa visita resultou uma reportagem mínima, com - segundo o dono do site - informações de pouca expressão mas que fez o site bombar logo após essa divulgação. Chamou tanta atenção que a cada 10 minutos um hacker entra e derruba o sistema. Entrei há pouco e ainda está fora do ar. Até ameaças o rapaz sofreu.
Indo às conclusões de uma vez:
1) Vamos formar um comitê com membros daquele grupo e eventualmente algum convidado para esse comitê representar os interesses junto a órgãos públicos;
2) Há várias condições a atacar, da venda ilegal de peças à ação da polícia. Entende-se como prioritário a ação da polícia e para tanto deve-se buscar apoio em duas frentes: políticos e imprensa. Há pessoas que têm relacionamentos com um ou outro ou ambos e se prontificaram a buscar esse apoio assim que tivermos algo minimamente formatado.
3) Uma nova reunião será marcada, provavelmente em um espaço dentro da Assembléia Legislativa de SP.
4) A massa de reivindicantes tem que ser expressiva e entende-se que uma pressão "dazelite" não causa tanto impacto. Tentaremos incluir representantes das categorias de trabalhadores com moto, estimada em 800 mil almas, para dar corpo às solicitações. Esses profissionais têm tido dificuldades em fazer seguro das motos pois são alvos (eu diria até maiores) do mercado ilegal de peças.

Paralelamente falou-se em campanhas educativas, fiscalização das lojas, desmanches, e outras ações que não são auto-excludentes. Podemos a qualquer hora disparar esse tipo de iniciativa, criação de adesivos "eu só compro peça legal" ou "respeito motociclista" e afins.
A prioridade, no meu entendimento, foi consenso: estancar a hemorragia. Para isso a primeira ação seria no sentido da repressão aos roubos.
Pressão política dura, intensa e extensa nos políticos do executivo que detém poder de comando na polícia.

Complementos são bem-vindos.

sbsantos
13-11-2014, 11:02
Maravilha de relato Sergio.

Mais uma vez obrigado por ter participado e nos mater informado.
São seus olhos...

sal silva
13-11-2014, 12:22
Muito bom Sergio,acho muito importante a participação de outras categorias como moto Boys,afinal de contas eles são os que mais sofrem com estes roubos e muitas vezes não tem como segurar suas motos que sao seu principal instrumento de trabalho.

Mcolnagosp
13-11-2014, 12:23
Valeu, Sérgio. Obrigado por disponibilizar essas informações.

Muito bom saber que pessoas esclarecidas participaram do evento, e que não seja o último.

Peço permissão para disponibilizar no fórum g650gs seu relato sobre essa reunião.

sbsantos
13-11-2014, 12:33
Valeu, Sérgio. Obrigado por disponibilizar essas informações.

Muito bom saber que pessoas esclarecidas participaram do evento, e que não seja o último.

Peço permissão para disponibilizar no fórum g650gs seu relato sobre essa reunião.


Sem dúvida, fique à vontade.
Reproduzi esse mesmo texto no Portal Big Trail e no próprio BeeMer

luiztrovao
13-11-2014, 19:22
Sergio, parabéns pelo relato e obrigado por ter comparecido. Todos temos interesse nisso. Abraço.

Flavio
13-11-2014, 21:01
Parabéns Sérgio, o seu relato foi ótimo, com certeza a semente foi plantada e agora vai pra frente.

JSmith
14-11-2014, 13:54
Eu participaria se não fosse tão longe.

Essa iniciativa de participação popular sempre é uma boa solução.

Queirozjh
14-11-2014, 22:17
Parabens Sergio, obrigado por compartilhar esse primeiro resultado. Acho que a coisa ta tomando forma. Vamos torcer para que o movimento traga resultados positivos. Não podemos ficar de braços cruzados!!!
abraço

Golias
15-11-2014, 17:07
Sergio,

Pelo visto só nós dois do forum comparecemos, entendo que pelos compromissos da semana, acaba impedindo de comparecer, mas um item que é importantissimo e foi um item discutido lá, é o Facebook e os informativos oferecidos aos meliantes através de varios meios na Internet. Por isso reforço que passeios e encontros sejam marcados através de MP e nunca disponibilizado a todos. Veja que comentaram até sobre o Facebook rolezinho e outros, onde os meliantes marcam seus encontros e role, veja que a Policia tem essa informação e nada faz. Cabe a cada um preservar e tomar cuidado, o seu assalto foi como saidinha de banco, o cara de 650 deveria estar lá na CC só observando , e quando voce saiu, foi o escolhido, saiu atras, aguardou voce abastecer, em seguida te abordou. Isso serve para alertar aos demais que o perigo mora ao seu lado e as vezes nem damos atençao. O meliante esta em cada canto, vestindo terno e gravata, macacão e capacete de primeira linha, usando motocicleta e carros de luxo, e nem por isso, deixam de ser assaltantes, vale aquele ditado: "Quem vê cara não vê coração....."

Até breve,

Reinaldo

sbsantos
15-11-2014, 23:31
Tem razão, Reinaldo, valeu lembrar desse tema muito importante.

CM-R1200-GS
18-11-2014, 12:17
Sergio,
Parabéns pelo seu interesse e relato.
Não fui porque estava viajando.

sbsantos
20-11-2014, 19:49
Ainda sobre esse tema, muito já se discutiu sobre como seria esse cenário de roubos se os motociclistas (nós) andassem armados.<br />
Muitos a favor, outros contra... <br />
Ocorre que ideologias à parte os números deste artigo são bem impressionantes. Sugiro ler o texto do link;<br />
http://nelcisgomes.jusbrasil.com.br/artigos/152734343/vinte-fatos-que-comprovam-que-a-posse-de-armas-deixa-uma-populacao-mais-segura?utm_campaign=newsletter-daily_20141120_336&amp;utm_medium=email&amp;utm_source=new sletter<br />
<br />
Sergio<br/>

galante.br
23-11-2014, 11:53
Pessoal tenho interesse em participar e colaborar com esse grupo em prol de nossa segurança e pelo direito de ir e vir.
Contem comigo!
Por favor me convidem para as próximas reuniões.
Abs

sal silva
23-11-2014, 12:52
Pessoal tenho interesse em participar e colaborar com esse grupo em prol de nossa segurança e pelo direito de ir e vir.
Contem comigo!
Por favor me convidem para as próximas reuniões.
Abs

Ta difícil né Galante,ontem fui fazer com a minha esposa o caminho do sal,so que fui com minha velha Sahara,esta complicado andar sozinho de GS.Infelizmente esse é o Pais em que vivemos.

galante.br
23-11-2014, 17:40
Difícil demais! Esse final de semana desisti de rodar também porque fiquei encanado e aí meu amigo não consegui sair... So ficava pensando nisso.
Temos que sair somente em grupos grandes agora pra ficar um pouco mais tranquilos.

sbsantos
23-11-2014, 17:51
Sugiro cadastrarem-se no site da BeeMer e baixar o Tapatalk. Assim fica mais prático acompanhar os próximos eventos.

sbsantos
23-11-2014, 20:40
Eu me cadastrei no site e confirmei minha presença.
Aproveitando, duas coisas interessantes:
1) vejam essa notícia de hoje: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1545710-motociclista-tem-fratura-exposta-apos-fugir-de-abordagem-da-pm-em-sp.shtml o cara com uma Suzuki DL 1000 08/09 roubada e com um garupa armado de 38 fugindo de uma blitz. Alguém sabe o que eles fariam?
2) Tem um cara que bolou um sistema de segurança para moto bem interessante. Procurem por Sportymoto. Resumindo: o cara bolou um aparelhinho pequeno (pode ser escondido até na seta da moto, farol, até no pneu!) que tem bateria própria que dura 5 anos. Ele emite um sinal que é captado através de um aplicativo no celular. Pelo que entendi não é um sinal forte, tem que estar a uma distância de poucas centenas de metros da moto para captar, ou seja, não é um rastreador "convencional". A grande sacada é que se te roubam a moto, vc entra no aplicativo e informa isso.
Quem tiver o aplicativo instalado no seu celular é avisado se a moto se aproximar. Do celular que detectou a proximidade da moto sai um sinal que vai parar no celular do dono, indicando onde a moto foi "percebida". Ou seja, transforma cada celular do planeta em um rastreador da sua moto roubada. Mais que isso; ladrões com uma moto roubada saem pra fazer assaltos. Você nem notou que eles estão na sua cola, mas o aplicativo no seu celular já detectou a moto roubada e te mandou um sinal. Ou seja, se TODOS usarem esse aplicativo, inclusive a polícia, fica facinho encontrar uma moto com reclamação de roubo no meio de um monte de motos, paradas ou em trânsito.
Pelo que entendi o custo é baixíssimo e não tem mensalidade.
Vale a pena conhecer.
No link que mandei no post acima havia a notícia de uma DL1000 roubada e o ladrão tentou fugir de uma blitz e se deu mal.
Achei o video do roubo com direito à fratura na perna do fdp:
O antes e o depois de um roubo de moto: http://youtu.be/mjliIQiGK8c

sbsantos
28-11-2014, 10:20
Pessoal, nova reunião já tem data. Segue abaixo post do pessoal da BeeMer:

Caro amigo BeeMer<br /><br />Dia 03/12, próxima quarta feira, realizaremos a 2º reunião para debate sobre o tema SEGURANÇA JÁ!! quando discutiremos as propostas que nos foram enviadas e os próximos passos.<br /><br />O convite é para todos. No entanto, se não puderem comparecer, envie sua sugestão através do FORUM BeeMer o mais rápido possível para que possa ser incluído na pauta. <br /><br />Todas as novidades e definições referentes a nossa proposta serão comunicadas através do FORUM, permitindo a participação de todos. <br /><br />Para a realização dessa segunda reunião, selecionamos um local “NEUTRO”, independente de marca ou clube, considerando que o problema aflige a todos motociclistas .<br /><br />É de suma importância o comparecimento dos membros que se comprometeram a participar do COMITÊ para formalizarmos a participação de cada um dos candidatos.<br /><br />Nosso convite será estendido a outras marcas, fortalecendo nossa proposta.<br /><br />Se você conhece alguém que possa vir a agregar, indique, avise, faça o convite. Precisamos reunir o máximo de força junto a mídia e políticos para atingirmos nossos objetivos.<br /><br />LOCAL: Restaurante Frangaria (espaço cedido gratuitamente)<br /> Rua Gomes de Carvalho, 955 – Vila Olímpia – São Paulo<br />DATA: 03/12/2014 – 19:00hs<br /><br />RSVP: contato@beemer.com.br (mailto:contato%40beemer.com.br)<br /><br />Atenciosamente<br />José Victorino<br />Urbano Ávila<br/>

sbsantos
05-12-2014, 13:44
Estive na segunda reunião, dia 3/Dez/14.
Resumo do resumo:
Várias ações serão tomadas ao mesmo tempo:
1) divulgação da petição por segurança. Quem não assinou está convidado a fazê-lo. Segue o link: http://peticao.motoroubada.com.br/
2) contato com as montadoras para verificar que ações estão tomando ou se comprometem a tomar para dificultar o roubo. Abordagem controversa pois quem teve a moto roubada acaba comprando outra mais cedo ou mais tarde. Esses contatos foram divididos entre os presentes que se dispuseram a contatar pessoas nessas empresas que elas conhecem.
3) formatação do nosso "pleito" às autoridades pois foi consenso novamente que é necessário pressão política (executivo comanda as polícias) e com apoio da imprensa. Um membro do BeeMer deve fazer uma ata mais completa que este breve relato.
4) Dentre os presentes, há colegas com proximidade com outros motoclubes, em especial o Carvalho, que preside uma entidade de proteção do motociclista e com longa experiência junto à causa e nos corredores do "poder". Novamente está empenhado em agregar sua experiência e ajudar nas abordagens.

Dentre as discussões que tivemos, me chamou a atenção uma constatação que agora me parece óbvia e me envergonho de não ter pensado nisso antes: quem tem BMW não vai buscar peças no desmanche, nas lojas da "boca" (claro que há exceções) e por esse motivo sempre me soou fraca a hipótese de roubo de BMW para desmanche. Um dos presentes, ligado à polícia e às seguradoras comentou que há apartamentos alugados cheios de peças de motos que são vendidas pela internet e entregues pelo correio. Ou seja, o dono da BMW não vai ao desmanche mas faz compras pela internet sem piscar! Peças entregues pelo carteiro e não se expõe. Podem até emitir nota (fria) e o cidadão finge pra si mesmo de que comprou de uma loja séria.
Buenas, vivendo e aprendendo.
Entendi que o próximo passo é a formatação da ata da BeeMer (me corrijam se estiver equivocado) e, eventualmente, mudanças no texto da petição mencionado acima para acrescentar pedido de providências decorrentes das idéias que surgiram nessas reuniões.
Pensamos também em fazer algo "viral" para que se espalhe pela internet pois também se concluiu que os governos são sensíveis a esses movimentos virtuais e se sentem incomodados.
O pessoal que mantém o site "motoroubada.com.br" novamente se fez presente e tem sido bastante ativo. Folhetos, adesivos, mídia, ações meio que solitárias que entendo podem crescer muito com nosso apoio e divulgação.


Complementos serão bem recebidos.

Iceman
05-12-2014, 16:45
Mais uma vez, obrigado por partilhar.

Já assinei a petição.