PDA

Ver Versão Completa : Cusco via Bolívia



cerqueira
19-11-2014, 00:43
Amigos,

aproveitando que estou literalmente preso sem poder sair da Bolívia (a Aduana e Imigração bolivianas estão sem internet...não consigo sair legalmente nem voltar ao Brasil), vou adiantando algo sobre minha viagem desde o dia 03/11.

Desde São Paulo até Corumbá, sem novidades...boas estradas e pouco trânsito...fiz em dois dias os 1.400kms.

Entrar na Bolívia é um saco...quatro horas para imigração, aduana e uma autorização para se andar pelo país...há barreiras policiais em cidades grandes e pedem o documento para ser carimbado. Mas não há seguro obrigatório tipo Carta Verde ou o SOAT do Perú.

Já na Bolívia, primeira parada em São José de Chiquitos. A região tem forte influência jesuítica, com muitas igrejas do séc XVII...vale a pena visitar. Esta, a de São José.6160

cerqueira
19-11-2014, 00:59
Estrangeiros pagam pela gasolina três vezes o valor dos bolivianos, caso abasteçam diretamente na moto. Tem que se tirar uma nota fiscal específica para estrangeiros, e poucos postos longe da fronteira tem. Literalmente se recusam a abastecer.
O curioso é que se você tiver um galão, abastecem pelo preço normal da bomba...equivalente a um real. Então, estacione ao lado do posto, pegue seu galão, encha, e abasteça você mesmo sua moto. Um saco essa logística, mas você se acostuma logo.
Longe das cidades grandes, mais de 150 kms, há gosolineiros, pessoas que estocam combustível em casa e que vendem por dobro do valor da bomba, o que ainda é barato perto da nossa.
Depois de quase 2.000km de planícies, começam a aparecer os primeiros sinais da Cordilheira dos Andes, já proximo de Santa Cruz de la Sierra.
6161

cerqueira
19-11-2014, 01:10
Assim como na Argentina e interior do Chile, há muitos animais na pista...tanto silvestres como criações deixadas de modo ostensivo. Vacas, cabras, llamas vão se sucedendo e pedindo muita atenção.

Entre Santa Cruz e Cochabamba, muito gado na pista. A estrada passa por dentro das cidades, de modo que a viagem fica com velocidade média muito lenta. Santa Cruz está a 400mts de altura, Cochabamba a 1.200. A serra tem muito tráfego e é uma mistura de pedra, rípio, asfalto. Fiz já escuro, com neblina...se soubesse teria ido no dia seguinte.
6162

cerqueira
19-11-2014, 01:17
Como ficaria em Cochabamba na volta, saí cedo para La Paz para conhecer um pouco a cidade.
Mas a saida de Cochabamba e entrada em La Paz foi muito demorada devido ao transito caótico das duas cidades...demorei umas 8 hs para fazer 500 km de uma cidade a outra.
La Paz está a 4.000mts de altura, e a falta de ar já se faz sentir para atividades básicas. O vulcão Ilimani emoldura a cidade.
6163

cerqueira
19-11-2014, 01:17
Depois continuo um pouco mais.

Abração!!

Matheus
19-11-2014, 06:06
Pelo jeito foi uma bela viagem!!!
Vou continuar acompanhando seus relatos. Abraço e um bom retorno

sal silva
19-11-2014, 08:52
Legal Cerqueira,apesar dos entraves, a Bolívia deve ser muito bonita,com certeza sera um dos meus destinos de viagem.Voce esta viajando solo?Bom retorno e boa sorte.

Henri
19-11-2014, 11:45
Olá Cerqueira,
Bela viagem e belo,relato. Continue postando.
Abs

cerqueira
19-11-2014, 23:48
Então tá...mais um pouco.

Trânsito caótico em São Paulo?...nada, mas nada mesmo, se compara a La Paz. Outra coisa que muda muito é o vestuário da população...a partir de La Paz, as influências indigenas da população se manifesta nos modos e vestuário.
6175

cerqueira
19-11-2014, 23:54
Os ônibus e vans circulam assim!!
6176

shw
19-11-2014, 23:58
Muito bom, aguardo mais relatos

cerqueira
19-11-2014, 23:59
Desaguadero, divisa entre Bolívia e Perú...também um caos de pessoas e comércio.

6177

cerqueira
20-11-2014, 00:15
Depois a continuação no Peru.


Andei hoje 800km devido a ficar esperando 24 hs por um carimbo de saída da Bolívia. Desejava fazer Corumbá/ABC em três dias...ritmo bom para mim...500km/dia. Tive que dividir em dois. Estou agora em Andradina...amanhã a tarde já estarei em casa.

Abração...até mais!!

cerqueira
20-11-2014, 00:29
Legal Cerqueira,apesar dos entraves, a Bolívia deve ser muito bonita,com certeza sera um dos meus destinos de viagem.Voce esta viajando solo?Bom retorno e boa sorte.

Sal, é verdade...é linda mesmo. A geografia é generosa, assim como a história pré-colombiana...daí a profusão de cores nas roupas e adereços.

Quanto aos entraves, são coisas de viagem, já conhecidas por mim de relatos de outros amigos que foram antes. Aborrecem, mas fazem parte.

Viajamos em três R1200GS, além de um amigo que se uniu a nós num TR4. Prefiro viajar com amigos...acompanhado arriscamos caminhos que não teria coragem de ir só.

Abçs!!

cerqueira
20-11-2014, 00:33
shw, Matheus, Henri...obrigadão!!

Matheus
20-11-2014, 06:21
Cerqueira, com relação a passar pela Bolívia, é tranquilo?? Questão de violência, estradas??!

sal silva
20-11-2014, 11:13
Cerqueira, com relação a passar pela Bolívia, é tranquilo?? Questão de violência, estradas??!

Matheus, desculpe me intrometer, acho que não tem pessoa mais apropriada que o Cerqueira para responder suas duvidas. Há um tempo atrás soube de um caso em que os narco traficantes assaltaram um motociclista brasileiro e levaram seus pertences deixando a moto, a presença de narco traficantes, como já é sabido por nos, é grande, nao sei se esse foi um caso isolado. Espero que tenha sido, mesmo assim acho que é fichinha perto das Marginais de São Paulo rsrsrs.

Matheus
20-11-2014, 11:32
Matheus, desculpe me intrometer, acho que não tem pessoa mais apropriada que o Cerqueira para responder suas duvidas. Há um tempo atrás soube de um caso em que os narco traficantes assaltaram um motociclista brasileiro e levaram seus pertences deixando a moto, a presença de narco traficantes, como já é sabido por nos, é grande, nao sei se esse foi um caso isolado. Espero que tenha sido, mesmo assim acho que é fichinha perto das Marginais de São Paulo rsrsrs.


É doido Sal, To fora em!!! Hehehehehhe estou pedindo por isso, já ouvi falar que lá não é brincadeira, mas cm ele esteve lá agora seria bom um relato.

Na viagem que vamos fazer agora em fevereiro meu tio até falou que só não passava na Bolívia.

Henri
20-11-2014, 20:29
Cerqueira,
Como está a segurança na Bolívia?
Abs,

Pschinda
21-11-2014, 07:07
A viagem deve ter sido um show. As fotos estão ótimas. Parabéns!!!

cerqueira
21-11-2014, 08:54
Prezados, minha sensação foi de risco zero a viagem toda.

Tinha ouvido também algo semelhante sobre Juliaca, já no Peru. Todos que se aproximaram sempre foi com aquela curiosidade de saber de onde vínhamos, para onde iríamos, conhecer as motos e pedir para tirar fotos, indicar caminhos e lugares para se conhecer...quem viaja de moto passa muito por isso.

Já tinha lido sobre esse motociclista que foi roubado, que o perigo estaria nos primeiros 500 kms até Santa Cruz de la Sierra...mas iríamos num grupo grande (quatro) e viajando o trecho de dia. Um sossego o
trecho...além de muito policiado, o que chega a atrasar um pouco...somos parados a toda hora.
Além do que a cobertura adicional da Porto Seguro para a Bolívia não chegou a R$200,00 para roubo e acidente para um mês, o que indica que o índice é muito pequeno.

Mas já conhecia Argentina, Uruguai e Chile...a idéia é sempre um caminho diferente, além do que no meu caso o tempo era justo para o que fizemos. A comida é pior, as estradas, o mesmo...mas conhecer novos caminhos não me fez arrepender nem por um segundo. A cultura e costumes são completamente diferentes do que já tinha visto...exceção ao Globo Repórter ou National Geo.

A polícia nos para muito, sempre pedem uma propina para o santo para carimbar um documento de trãnsito...dez bolivianos (três reais) libera as motos com facilidade...mas nunca houve simulação de infração de trânsito como é comum na Argentina. A caixinha para se depositar a do santo já esta na vista.

Bom, andei três mil quilometros na Bolívia...problemas com abastecimento (leve um galão), a velocidade média é baixa nas estradas e os trâmites na aduana que são demorados foram os problemas encontrados...mas já sabidos.

Então, só alegria...pronto para a próxima!!

Abração a todos!!

cerqueira
21-11-2014, 09:28
Bom, tentando postar mais alguma foto.

De Desaguadero fomos direto a Cusco...uns 550 kms...faríamos Puno e o Titicaca na volta. Um problema...há um seguro obrigatório (SOAT) que só pode ser feito durante a semana em banco...e era sábado. Normalmente é feito em Puno...mas seguimos para Cusco. Fomos parados duas vezes...justificamos o porque não fizemos e nos deixaram seguir sem problema. Mas em Cusco fizemos na segunda feira. A primeira coisa que pedem é o SOAT...então faça. Custa 35 dólares para moto e tem validade por um mês.

Cusco é muito bem cuidada...foi capital do Império Inca...Manco Capac teria saído do Titicaca e ido até Cusco( em quíchua, "umbigo do mundo), cravado seu machado de ouro na terra e fundado a cidade.
6181

cerqueira
21-11-2014, 09:31
A Catedral foi erguida com a chegada dos espanhóis sobre o local onde estava o Monumento ao Deus Sol.

A praça central e 6182
6183mais algumas fotos.

cerqueira
21-11-2014, 09:34
O Museu Inca é ótimo em informações sobre o período pré-colombiano.

6184

Frequentadores.

6185

cerqueira
21-11-2014, 09:44
Para Machu Picchu, importante comprar ingressos para a entrada e trem com antecedência...fácil pela Internet.

O trem viaja pela margem do Rio Urubamba, no que se chama Vale dos Reis, até Machu Picchu Pueblo.
Passa por Urubamba e Ollantaytambo. A paisagem é deslumbrante...andamos por um vale e a cordilheira se ergue ao lado.
6186

Em Machu Picchu Pueblo, ponto final para o trem.
Macchu Picchu, a montanha, está a quarenta minutos de ônibus ou a pé...sabe-se lá quantas horas. Não se pode ir com veículo próprio.
6187

cerqueira
21-11-2014, 09:51
Machu Picchu era habitada por cerca de 1.500 pessoas, na maioria da realeza. Estava localizada na parte superior de uma das milhares das montanhas da região, por questões de segurança, que foi nivelada para se fazer a cidade. A pedra usada para as edificações era da própria montanha. Haviam andares para a plantação de alimentos e um sistema para captação de agua da chuva.
6188

Dos Incas em Machu Picchu, não há sinais...mas as llamas resistem.
6189

cerqueira
21-11-2014, 09:58
Caso haja interesse, post0 mais algo sobre o Vale dos Reis, Marcapata, Puno e Chivay...outras cidades que fiz na volta.

As informações sobre Machu Picchu são da guia que nos acompanhou.

Abração...em caso de dúvida, perguntem...será um prazer responder caso tenha conhecimento.

sal silva
21-11-2014, 13:39
Bela viagem Cerqueira,muito interessante.

Matheus
21-11-2014, 14:51
Show seus relatos estão ótimos.

Em fevereiro vamos passar em 5 motos por cusco/Macchu picchu/puno/San pedro do Atacama.

Gostaria de saber mais sobre puno. Abração

Henri
21-11-2014, 15:07
Cerqueira,
Você escalou a montanha Huana Picchu? A vista de MP de lá é sensacional. Escalei em 2011 com minha mulher, e como ela se emocionou com a vista la de cima, só mi minha milhagem para futuras viagens de moto aumentar (din din din..., he he).
Se puderes, visite também os monumentos de Sacsayhuaman e os museus e seminários coloniais de Cuzco. São imperdíveis.
Abs,

Andre STS
21-11-2014, 17:05
Caso haja interesse, post0 mais algo sobre o Vale dos Reis, Marcapata, Puno e Chivay...outras cidades que fiz na volta.

As informações sobre Machu Picchu são da guia que nos acompanhou.

Abração...em caso de dúvida, perguntem...será um prazer responder caso tenha conhecimento.

Cerqueira , blz
parabéns pela viagem e pena não se encontrar pelo caminho cheguei aqui dia 06/11 e li teu relato sobre a Bolívia e sabe que lá em Puno e Cusco várias pessoas me desaconselharam voltar pela Bolívia motivo : segurança .
Conforme te falei segui o roteirão básico norte da Argentina via paso jama e depois toquei sentido Iquique - Arica - Tacna - Moquegua - Puno - Cusco ( IDA) voltando por Arequipa - Arica - S.Pedro , andamos 11.000km e não fomos parados na estrada e no Chile enrolamos o cabo por causa das excelentes estradas e pela hora saindo bem cedo .
Qual a próxima ??? quem sabe vamos juntos .
abraço
A.Alves

cerqueira
21-11-2014, 18:37
Cerqueira,
Você escalou a montanha Huana Picchu? A vista de MP de lá é sensacional. Escalei em 2011 com minha mulher, e como ela se emocionou com a vista la de cima, só mi minha milhagem para futuras viagens de moto aumentar (din din din..., he he).
Se puderes, visite também os monumentos de Sacsayhuaman e os museus e seminários coloniais de Cuzco. São imperdíveis.
Abs,

Henri,
demorei para marcar o Huana Picchu...não tinha mais ingresso quando me decidi...mas também estou só o caco...se subisse só desceria jogado de lá!!

Quanto às outros sítios arqueológicos, deixei um dia para ver...Sacsayhuaman perdi porque começou a chover...vou ter que voltar então!! Fui a Pisac, Moray, Maras e Chincheros...além de Urubamba e Ollantaytambo.

Valeu!!

cerqueira
21-11-2014, 18:44
Cerqueira , blz
parabéns pela viagem e pena não se encontrar pelo caminho cheguei aqui dia 06/11 e li teu relato sobre a Bolívia e sabe que lá em Puno e Cusco várias pessoas me desaconselharam voltar pela Bolívia motivo : segurança .
Conforme te falei segui o roteirão básico norte da Argentina via paso jama e depois toquei sentido Iquique - Arica - Tacna - Moquegua - Puno - Cusco ( IDA) voltando por Arequipa - Arica - S.Pedro , andamos 11.000km e não fomos parados na estrada e no Chile enrolamos o cabo por causa das excelentes estradas e pela hora saindo bem cedo .
Qual a próxima ??? quem sabe vamos juntos .
abraço
A.Alves

André,

ainda não abri tuas fotos...não tenho FB...tenho certeza que estão show!!

Vamos marcar um almoço e conversarmos sobre a viagem deste ano?? Não trabalho às segundas...se arrumar uma folga me dê um alô. De repente afinamos algo para o ano que vem.

Abração!!

cerqueira
21-11-2014, 18:53
Pisac é outro sítio arqueológico importante. Faz parte do Vale dos Reis, na margem do Rio Vilcanota, que mais a frente se torna o Urubamba.

Na seca, usam a margem para plantar maiz (milho)...na cheia, o rio transborda e ocupa as margens.6194

cerqueira
21-11-2014, 18:57
Pisac...grandes terraços usados para a agricultura.

6195

cerqueira
21-11-2014, 19:03
Moray tem o tamanho de uns quatro campos de futebol.

Como é muito profundo, acha-se que servia para pesquisa de sementes e mudas...cada andar teria um microclima próprio (sei não!!. Dei azar...começou a chover e não pude descer até lá.
6196

cerqueira
21-11-2014, 19:15
Há duas formas de ir de Puno a Cusco...uma de uns 350 kms bem expressa, passando por Sicuani...bem sem graça.

Outra, passando por Macusani e Marcapata...as duas na espinha dorsal da Cordilheira dos Andes...uns 700km de beleza indescritível. Saindo de cusco, sobe a 4.700 mts de altitude em Abra Pirhuayani...desce a 500 mts na Amazônia boliviana e sobe novamente a 4.800, Abra Okrapuno...milhares de curvas!!

De Marcapata, vê-se o Ausangate...6.300mts de altitude...sempre gelado no pico.
6197

cerqueira
21-11-2014, 19:19
A igreja de Marcapata, do séc. XVII (de adobe, barro misturado com palha e teto de palha) e os amigos dando uma forcinha para eu aparecer na foto.

O que seria de nós sem os amigos??

6198

cerqueira
21-11-2014, 19:41
Show seus relatos estão ótimos.

Em fevereiro vamos passar em 5 motos por cusco/Macchu picchu/puno/San pedro do Atacama.

Gostaria de saber mais sobre puno. Abração

Matheus,

Puno é uma cidade turística...se quiser navegar o Titicaca fique por aqui...há muitos hotéis. Mas se quiser apenas atravessá-la, na entrada da cidade há uma Circunvalacion...sai do outro lado. O transito é caótico e leva quase uma hora para atravessá-la. O mesmo para Juliaca. Tive a informação que as cidades do Peru não dão acabamento a parte externa das casas porque pagariam um imposto maior...daí a cor amarronzada das cidades.
6199

cerqueira
21-11-2014, 19:44
Titicaca...lago mais alto das Américas...não sei se do mundo. Banha tanto o Peru quanto a Bolívia.

Desaguadero, na divisa, já é banhado pelo Titicaca...até Puno são uns 150 kms e o lago ainda está lá.6200

Matheus
21-11-2014, 20:39
Matheus,

Puno é uma cidade turística...se quiser navegar o Titicaca fique por aqui...há muitos hotéis. Mas se quiser apenas atravessá-la, na entrada da cidade há uma Circunvalacion...sai do outro lado. O transito é caótico e leva quase uma hora para atravessá-la. O mesmo para Juliaca. Tive a informação que as cidades do Peru não dão acabamento a parte externa das casas porque pagariam um imposto maior...daí a cor amarronzada das cidades.
6199

Obrigado Cerqueira.

Bela informação essa sobre as casas, muito interessante.

Luis Plein
22-11-2014, 19:01
Cerqueira, parabens pela viagem e relatos, o que me faz sentir saudades e relembrar desses lugares. Tenho FB mas tbm não conegui abrir as fotos. Ah... a montanha Waina Picchu subi em 2008, e a montanha Machu Picchu (e o dobro de altura) subi em 2011, cansam, mas vale a pena.

cerqueira
23-11-2014, 16:25
De Puno a Arequipa, uma estrada muito bonita...também leva a Chivay.

No caminho, Lagunillas...pequenos lagos a mais de 4.400mts de altitude...altiplano andino.

6202

Praça central de Chivay.

6203

cerqueira
23-11-2014, 16:38
A volta foi também pela Bolívia...uma curiosidade...na volta, a Aduana Boliviana estava sem internet. Chegamos às 14:00hs e não pudemos sair. A idéia era ir até Miranda, mas tivemos que pernoitar em Corumbá e voltamos na manhã seguinte para carimbar a saída da Bolívia e a entrada no Brasil.

A Cordilheira dos Andes é uma mãe...recebe todos sempre de braços abertos. Se puder, não deixe de conhece-la por terra.

6204

Abraços...até a próxima!!

Andre STS
23-11-2014, 20:29
Há duas formas de ir de Puno a Cusco...uma de uns 350 kms bem expressa, passando por Sicuani...bem sem graça.

Outra, passando por Macusani e Marcapata...as duas na espinha dorsal da Cordilheira dos Andes...uns 700km de beleza indescritível. Saindo de cusco, sobe a 4.700 mts de altitude em Abra Pirhuayani...desce a 500 mts na Amazônia boliviana e sobe novamente a 4.800, Abra Okrapuno...milhares de curvas!!

De Marcapata, vê-se o Ausangate...6.300mts de altitude...sempre gelado no pico.
6197

Cerqueira , blz
vamos combinar esse almoço na churrascaria do canal 1 , vamos marcar para proxima semana está estou meio atrapalhado ok .
Fui de PUNO á CUSCO por outro caminho cruzeiro Juliaca logo apos o almo;o e demos muita sorte foi tranquilo e com pouco transito eita cidade ruim ...........mas muito ruim e tocamos a frente e passeia pela entrada de Desaguadero e lembro que depois começamos a subir uma regiáo do altiplano peruano cheia de lhamas e um frio de rachar .......mas muito bonito acho que rodamos perto de 500km até Cusco mas foi bacana
com picos nevados , povo nativo a beira da rodovia vendendo artesanato , etc .
Em Puno , uma adica aos colegas no canto do Lago tem o Hotel Libertador ( 5 stars) , porém, pagamos uns U$ 70 por pessoa valeu muita a pena com todas as mordomias por um precinho bom .
abraço
A.Alves:cool: