PDA

Ver Versão Completa : Quantos km rodar antes de pegar a estrada?



LipeFaria
19-11-2014, 16:14
boa tarde, rapaziada.


peguei minha 800GS hoje e não poderia estar mais feliz.

a moto é 0km e o pessoal da entrega técnica me aconselhou amaciar a moto até idealmente 1.000km.
isso significaria andar dentro da cidade, utilizando passagens de marcha, antes de pegar a estrada e manter a moto numa marcha constante.

até que ponto isso é necessário realmente?
preciso aguentar a fissura dentro da cidade até atingir 1.000km mesmo?

outra dúvida que tenho é sobre a cera no pneu.
eles me alertaram para tomar cuidado com isso também.

com qual km a cera já "gastou"?


faço todas essas perguntas porque moro em SP e amanhã e sexta é feriado aqui, então vcs já imaginam como está minha vontade de pegar uma estrada... :cool:


abraço,
Lipe.

Matheus
19-11-2014, 16:20
Fala Lipe, então, eu peguei a minha ai em SP e vim rodando P prudente (com garupa) são uns 540 km. Não me deram nenhum desses conselhos!!!

Andei vários km dentro da cidade durante a semana, ai fds já fui P Maringa mais 170 km e depois Londrina onde fiz a revisão dos 1000.

Hoje está com 20 mil km e nada de errado com a garotona heheheheheh

A cera ouvi falar que com uns 200 km sai por total kkkk só cuida nas curvas muito inclinadas

Iceman
19-11-2014, 16:45
O negócio da cera É FODA MESMO!!!!

Se voce rodou 7 km e não caiu, já está no lucro.

Quando peguei a minha F800GS eu cai com menos de 50 m (isso mesmo, METROS, não Km) no odometro.
Fui fazer uma curva 90gr e dei um pouco mais de mão...

... já era, fui pro chão.

A parte central da banda, com uns 50 Km já deve ter gasto bem e removido a cera.
O problema maior são as laterais, que somente são usadas em curvas mais fechadas.
Se rodar 500 Km de reta em uma estrada, a cera nas laterais ainda estará lá.
Agora se pegar uma serrinha legal, acho que uns 80~100 Km são suficientes, até menos.

Assim, o ideal é ficar de olho e passar o dedo nos pneus de vez em quando.
Dá para perceber a cera neles.

Cuidado também com as faixas de pedestres. Algumas são pintadas com uma resina que é mais lisa que quiabo...

Quanto ao ABS, ele só atua se freiar mais forte. Mais precisamente se perceber que alguma roda irá travar.
Nestes casos voce irá realmente sentir o pedal vibrar.
Nas freadas normais entretanto, o ABS não atua e portanto não deveria sentir vibração alguma.

E antes que pergunte, o barulho de TOK, ao freiar o ddianteiro é normal e causado pelos discos flutuantes.
Se voce pegar o disco dianteiro e tentar movimenta-lo com a roda travada, verá que tem um jogo entre o disco e o cubo da roda.
Isto serve para que o disco se acomode com as pinças em caso de desgaste desigual, aumentando a eficiencia dos freios sempre.

Abraços e boa sorte com a nova moto :)

sal silva
19-11-2014, 17:42
A cera no pneu não é nada,o problema é cair com um traveco na garupa kkkkkk .Brincadeira,so os mais antigos vao entender.Boa sorte com a motoca,e nos primeiros quilômetros va com cuidado.

Luis Plein
19-11-2014, 20:05
Alguns acham que amaciamento é coisa do passado. Eu sou cauteloso, afinal, 1000 km passam rápido, e não custa ainda obedecer os bons conselhos. O manual é otimo conselheiro, vai por ele. La deve informar os cuidados das velocidades e rotações, principalmente até os primeiros 500km. Eu observei e atendi o manual, o que poderá ver que nao é um sacrificio. Nao me arrependo, muito pelo contrário. Boa sorte com a nova amante, e boas estradas.

polydoro87
19-11-2014, 21:15
Amigão seja feliz e parte pra estrada se quiser.. A minha é zero! Esta com 500 km agora! E n tive nenhum desses conselhos .. Essas motos eh pegar e andar!

AlexRJ
19-11-2014, 22:53
em todas as motos que peguei zero já saí praticamente viajando,.porém com o cuidado que um amaciamento merece, não deixando subir o giro, fora isso é usar, evitando esguelar e redução forte....na 800 acho que não era pra dar problema com cera, afinal o controle de tração deveria atuar, talvez se entrar quente demais na curva.......

shw
19-11-2014, 23:29
O amaciamento é não passar de 4 mil giros, que dá mais ou menos 130 km/h de sexta marcha

sascencio
20-11-2014, 12:19
Sempre segui o manual e todos (de todas as marcas) dizem para não forçar o ritmo nos primeiros 1.000km ou milhas...

Acho que não há problema em pegar estrada, desde que não ultrapasse os giros indicados para esse periodo e como sugere o manual, variar a velocidade, não ficar muito tempo mantendo um giro só...

JMCoelho
20-11-2014, 12:34
Acredito que o problema seria em altas rotações por muito tempo. Não vejo problemas em andar na estrada, com velocidade e giro constantes, desde que não seja muito alto, tipo 110/120km/h. Agora, esta coisa de cera no pneu acredito que seja desculpa do Ice por ter batido o recorde mundial de queda com moto nova de menor kilometragem, ou no caso dele, menor metragem. Basta não sair da cc enclinado a moto como se fosse o Valentino.

Antonio
20-11-2014, 12:58
Segundo o manual pagina 5/61
Os primeiros 1000 km
Durante a rodagem , conduzir alternando frequentemente os regimes de carga e de rotações , evitar circular durante longos períodos de tempo com um numero de rotações constante.Optar por percursos sinuosos e ligeiramente inclinados , evitar auto-estradas.Observar o numero de rotações previsto durante a rodagem do motor.Abs

sal silva
20-11-2014, 13:01
Acredito que o problema seria em altas rotações por muito tempo. Não vejo problemas em andar na estrada, com velocidade e giro constantes, desde que não seja muito alto, tipo 110/120km/h. Agora, esta coisa de cera no pneu acredito que seja desculpa do Ice por ter batido o recorde mundial de queda com moto nova de menor kilometragem, ou no caso dele, menor metragem. Basta não sair da cc enclinado a moto como se fosse o Valentino.

Se eu me lembro bem,me parece que o traveco estava na garupa,felizmente os dois não se machucaram .kkkkkkkkkkkkkkkkkk:p

Iceman
20-11-2014, 13:23
Se eu me lembro bem,me parece que o traveco estava na garupa,felizmente os dois não se machucaram .kkkkkkkkkkkkkkkkkk:p

É, o traveco pediu uma carona até a casa do Sal, porque estava com saudades dele http://yoursmiles.org/tsmile/rtfm/t1929.gif











kkkkk :p

chalbuque
20-11-2014, 14:40
Segundo o manual pagina 5/61
Os primeiros 1000 km
Durante a rodagem , conduzir alternando frequentemente os regimes de carga e de rotações , evitar circular durante longos períodos de tempo com um numero de rotações constante.Optar por percursos sinuosos e ligeiramente inclinados , evitar auto-estradas.Observar o numero de rotações previsto durante a rodagem do motor.Abs

Peguei a minha Zoiúda e rodei direto 400km até a minha casa.

Fiz exatamente como o amigo Antonio colocou, pois foi isso que o consultor me informou.

Sem probLemas até agora.
.....


Crianças não briguem pelo traveco.

Tenho certeza que na região de-vcs tem traveco de sobra pros dois.

Abs;)

Pschinda
21-11-2014, 07:36
Embora entenda pouco de mecânica, acho importante seguir as recomendações do manual e dos consultores das ccs. Mas também não acredito que se você passar um pouco dos 5.000 RPMs recomendados irá detonar o motor. Com relação à cera, embora nunca tenha experimentado um chão por causa dela, na minha última troca de pneu, coloquei a moto no cavalete, coloquei a roda pra girar na lenta e passei uma esponja grossa nas partes mais laterais da banda de rodagem. Não sei se ajudou, mas, com certeza, mal não fez.

abschefer
16-02-2019, 21:24
Achei muito instrutivo o video do link abaixo. É explicado de forma mais técnica, e corrobora com o que muitos comentaram por experiência prática.
https://youtu.be/cHXz8p-uTss



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gnegraes
17-02-2019, 07:31
Embora entenda pouco de mecânica, acho importante seguir as recomendações do manual e dos consultores das ccs. Mas também não acredito que se você passar um pouco dos 5.000 RPMs recomendados irá detonar o motor. Com relação à cera, embora nunca tenha experimentado um chão por causa dela, na minha última troca de pneu, coloquei a moto no cavalete, coloquei a roda pra girar na lenta e passei uma esponja grossa nas partes mais laterais da banda de rodagem. Não sei se ajudou, mas, com certeza, mal não fez.

Passar de 5.000rpm uma vez ou outra no início não detona nenhum motor. Mas manter os giros dentro do recomendado e no período indicado, vão ditar a durabilidade do teu motor. E não é só com o motor, mas todo o conjunto necessita ser usado, trocar de marchas, usar a embreagem, etc..
Curiosos de plantão ainda afirmam que motores "modernos" não necessitam de amaciamento. Perdoai-os Deus, eles não sabem o que falam...
Siga as indicações do Manual de fábrica e seja feliz...

Nicolau
21-02-2019, 13:41
Sempre segui o manual e não tenho do que reclamar,andar em estrada com muitas curvas assim a velocidade não e´constante