PDA

Ver Versão Completa : Trocando pneu devo necessariamente trocar a câmara????



chalbuque
05-12-2014, 11:04
O titulo já fala por si...................E ai?

Tem alguma km que obrigatoriamente devemos trocar as câmaras???

Mcolnagosp
05-12-2014, 20:48
Boa pergunta! Vamos ver se alguém tem a resposta na ponta dos dedos, ou recorreremos ao pai do burros ;)

sal silva
06-12-2014, 09:11
Chalbuque, todos os vídeos grigos que vemos na internet eles recomendam trocar por uma nova a cada troca de pneu. Eu pessoalmente por coincidência troquei o pneu da minha ontem e por ser mao de vaca e brasileiro, mantive a câmara antiga que "parecia" estar em boas condições, ai vai ser por minha conta e risco, mas por segurança é melhor trocar.Valeu

Ps Pior que eu tenho uma novinha que uso como reserva nas viagens rsrs .Agora já foi.

sascencio
06-12-2014, 11:23
Nas trocas de pneu que eu fiz em várias motos, só troquei a câmara quando ela não estava em boas condições, se estiver legal, continua rodando...

luiztrovao
06-12-2014, 15:52
Ao contrário dos pneus sem câmara, nos quais todas as vezes que se troca o pneu é praxe (eu diria obrigatório) trocar a válvula também, a mesma coisa não acontece com as câmaras de ar, que normalmente são muito duráveis.
Como regra geral, eu faço o seguinte com pneus com câmara:
- Prazo máximo para troca das câmaras de ar ==> na 2a troca de pneu
- Se já houve algum furo durante a vida útil da câmara ==> troco a câmara, no máximo, na próxima troca de pneu (na verdade eu procuro trocar a câmara o mais rápido possível, embora um bom conserto/vulcanizaÇào não traga riscos maiores do que um provável desbalanceamento)
Recomendo também uma inspeção detalhada no corpo inteiro da câmara de ar, no momento da troca do pneu, inflando-a, para então identificar possíveis locais de elasticidade não homogênea (um caroço vai aparecer ) ou locais onde possívelmente a borracha já possa estar apresentando as primeiras "rachaduras". Se a câmara tiver "costura", é também importantíssimo segui-la em toda a circunferência durante a inspeção. E, por fim, outro ítem de extrema importância é inspecionar o corpo da válvula - este, pode sofrer cortes / rachaduras se por acaso o conjunto andou alguma vez com pressão baixa, pois ficará se movimentando no furo da roda e também a válvula propriamente dita - peça ao borracheiro para retirá-la (desaparafusando-a com a ferramenta adequada) para ver se ela está inteira ou se o anel de vedação - que é colorido - por casualidade não está deteriorado, afinal de contas, é este anel que garante a vedação.
Finalmente, olhe com atenção o furo da roda onde fica a válvula - por dentro e por fora, para identificar possíveis pontos de ferrugem, pois por ali pode entrar sujeira, areia, etc.

CM-R1200-GS
06-12-2014, 17:45
Boa Trovão.
Também compartilho de seu procedimento.

Grilo
06-12-2014, 20:27
Troquei o pneu e não troquei a câmara (Não julguei necessário pois não tinha nenhum remendo), resultado que fiquei duas horas no final da Castelo esperando reboque, simplesmente o bico saiu fora da câmara, algo que o borracheiro diz ser muito raro acontecer, por azar aconteceu comigo! rsrsrs

Dario
14-12-2014, 07:22
Quando troquei os pneus da minha moto também troquei as câmaras. Embora o aspecto estivesse bom, ao inflá-las fora dos pneus, percebi que se formavam bolhas por afinamento da parede de borracha. Isto acontece porque ocorre atrito interno com o pneu, independentemente de se andar com a calibração correta ou não. Evidentemente é um risco andar com pneu assim.

Além disto, o preço da câmara é da ordem de 20% do pneu.

Vale a pena trocar!

sal silva
14-12-2014, 08:48
Eu coloco talco no pneu, minimiza esse atrito,e evita o ressecamento.

Talco,talcu,talcu no salao kkkkkkk

Grilo
14-12-2014, 10:24
Kkkkkkkk

Piréx
16-12-2014, 16:00
Troquei o pneu e não troquei a câmara (Não julguei necessário pois não tinha nenhum remendo), resultado que fiquei duas horas no final da Castelo esperando reboque, simplesmente o bico saiu fora da câmara, algo que o borracheiro diz ser muito raro acontecer, por azar aconteceu comigo! rsrsrs

Eu troquei os pneus E as câmaras por que os bicos estavam em péssimo estado.

Reginaldo
19-02-2015, 12:33
Estou com essa duvida. Comprei o jogo de camaras de ar da Pirelli mais não sei se troco agora na troca dos pneus.
Porem so encontrei a camsra de ar Pirelli pra pneu 130/70-17 e a GS usa 150/70-17. Será que posso usar essa camara?

wakapp
20-02-2015, 11:08
Eu normalmente trocaria câmera na troca do pneu, mas não me atentei a este detalhe quando mandei trocar os Pneus, no caso na Concessionária de Curitiba a Star News, que não tem costume de fazer trocas desnecessárias de peças, e eles trocaram só os Pneus, não trocaram as câmaras.

Como fiquei preocupado em ficar na Estrada por pneu furado comprei duas câmeras novas e quando viajo levo elas comigo. Na caixa de ferramentas da moto tem as ferramentas necessárias para as trocas das câmeras, só precisei adaptar na placa de proteção do motor uma fixação paras espátulas forjadas que conseguem transpor o arame do pneu para fora do aro. Na caixa inda levo um pequeno compressor de 12 V e uns pedaços de lençol de teflon para não riscar os aros e facilitar o deslocamento das espátulas.

WakeIsland
26-04-2015, 22:55
Aproveitando o tópico do amigo da fronteira, pergunto se há boa oportunidade de pneus na parte alviceleste de jaguarão atualmente?

tony
28-04-2015, 10:32
Sempre troco, tudo tem vida util, ainda mais cameras de ar que esquentam muito, então na duvida sempre troco.