PDA

Ver Versão Completa : Instabilidade após os 110 Km/hora



MCP
08-12-2014, 19:01
Olá Pessoal !

Tenho uma F800GS 2014 com 150 Km rodados.
Na primeira ida a estrada, após os 100 Km/h percebi a frente da moto leve.
Esta situação vai piorando a medida que a velocidade aumenta.
Aos 120 Km/h começa a balançar o guidão.
Estava um pouco de vento lateral. Tenho 1,83 de altura
Isto é normal ? Tem alguma regulagem que possa ser feita ? Rebaixando a frente melhora ?
Agradeço qq retorno.

Grilo
08-12-2014, 21:07
Marcos pode ser a regulagem da mola traseira, procura por aqui no Forum que mostra certinho como fazer, senão resolver vai com certeza melhorar bastante!

shw
08-12-2014, 21:27
Assim pode ser que a mola esteja muito mole, e assim deixa a frente leve e instável!
Outra coisa quando comprei minha 1 GS OKM, ela nos primeiros KM a suspensão era bem dura e instavel, não conseguia pasar do 160km depois foia maciando e ficou show!

Vej aest atabela que explica como regular certinho

http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/316-Tabela-para-ajuste-suspensão-traseira

Mcolnagosp
08-12-2014, 21:28
Ventos laterais são fatores determinantes para desequilíbrio, mas normalmente isso não acontece. Com sua altura, talvez umas 3 voltas do ajuste dsa mola no sentido horário deve melhorar.

O desequilíbrio pode ter causa na traseira, que está muito macia. Voce provavelmente pesa mais de 85 Kg. Eu tenho 1.81 e peso 85 e sou magro e uso essa regulagem.

sal silva
08-12-2014, 21:41
É so regular a suspenção deixando ela mais firme,de uma olhada na tabela.

sascencio
09-12-2014, 08:29
Verifique tambem a calibragem dos pneus, pneus descalibrados fazem muita diferença...

A minha bate 210 km/h lisinha...

Iceman
09-12-2014, 08:33
Também existe uma tabela de "quantas cervejas o cabra pode tomar antes de sair de moto". Ajuda. kkkkk :D :D :D

MCP
09-12-2014, 08:40
Muito Obrigado pelas dicas !
Vou ajustar a suspensão traseira e testar.

vendramin
10-12-2014, 19:08
Saudações!!


A minha idem, acima dos 160km começa a flutuar bastante dando sensação de instabilidade e início de galinhada. Endureci um pouco susp tras e melhorou pouco ou nada, a frente rebaixei por causa da minha grande altitude(1,70), porém reparei que não tem chumbos de balanceamento na roda dianteira, ou perdeu ou saiu, acredito que se estiver desbalanciada crie alguma oscilação perdendo a aderência ao solo causando essa instabilidade.
Vou balancear semana que vêm e irei postando o que consegui.

Um abraço á todos.

klausk
10-12-2014, 21:30
Estou tendo problemas na minha KTM depois que troquei os pneus supercorsa por tourance next. Chega a 170 começa a shimar de leve. Peguei umas dicas noa foruns gringos, acho que vou ter que recalcular meu SAG e subir a pressao dos pneus. Nos corsas usava 31/31, estao me recomendado 36/41 (acho muito mas vamos ver).

Agora só precisa melhorar o tempo

FPoli
23-12-2014, 09:39
Vejo muita reclamação sobre o Tourance Next.

FPoli
23-12-2014, 09:41
Fora a questão do pneu usado a calibragem e ajuste da suspensão afetam pacas.
Se endurecendo não resolver e levar na CCS.

MarcioT
23-12-2014, 11:07
Vejo muita reclamação sobre o Tourance Next.


Isso é algo curioso, essa tendência que vejo muito forte em querem trocar os pneus das motos por outro modelo. Salvo se for efetivamente fazer um off road de modo constante, o melhor é usar os originais que já vieram na moto e indicado pelo fabricante da moto!
A moto foi projetada, testada e homologada com tais pneus, por que para uso comum, deveríamos colocar um diferente?
Sem polêmicas desnecessárias ok? É apenas minha opinião!

klausk
23-12-2014, 13:28
Dando um update...

Depois de testar tudo quanto é configuração (pressão dos pneus, ajuste das suspensões, até roupas eu mudei - tentei passar de 170 com meu macacão de couro), cheguei a conclusão que meu Metzeler Tourance Next estava com defeito. Levei onde havia trocado o pneu e resolveram trocar para mim.

Não mais confiante no produto da Metzeler, pedi para colocar o Pirelli Angel GT.

Resultado? Shimming foi embora, topei 230 km/h na rodovia com a moto plantada. Estou usando 33/36 psi de calibragem e setagem "conforto" na suspensão.

Não sei se era um problema com meu exemplar ou é um problema crônico, mas nas minhas pesquisas na net vi sim bastante reclamação de estabilidade em alta-velocidade do Tourance Next, e outros pneus do mesmo estilo também.

Portanto antes de acusar a moto, topcase, suspensão etc, pense nos pneus

Crodao
23-12-2014, 17:42
Vejo muita reclamação sobre o Tourance Next.

Também não gostei deles. Coloquei e tirei.

CM-R1200-GS
23-12-2014, 18:26
Estou com o Anakee 3, já dei uma voltinha de 500 km para experimentar antes da viagem para o Uruguai.
APROVADO

Phil BHZ
26-12-2014, 10:23
Tive problema com head shake nos primeiros 100km de uso, o que gerou uma queda. Subida de serra com o CT desligado..acelerei de 3a marcha e a frente simplesmente sumiu, fazendo a moto deslizar e cair de lado no arrasto.

Constatei que realmente a calibragem dos pneus (32/36) e o acerto da mola (9 voltas) fizeram muita diferença.

Outra coisa que arrasta demais é a bolha alta. Com a original sentia muita turbulência, sem head shake. Com o bolhão há uma tendencia natural de desestabilizar após 150km/h. A boa notícia é que ando bem abaixo disso 100% do tempo na estrada.

Flw

MarcioT
29-12-2014, 09:47
Tive problema com head shake nos primeiros 100km de uso, o que gerou uma queda. Subida de serra com o CT desligado..acelerei de 3a marcha e a frente simplesmente sumiu, fazendo a moto deslizar e cair de lado no arrasto.

Constatei que realmente a calibragem dos pneus (32/36) e o acerto da mola (9 voltas) fizeram muita diferença.

Outra coisa que arrasta demais é a bolha alta. Com a original sentia muita turbulência, sem head shake. Com o bolhão há uma tendencia natural de desestabilizar após 150km/h. A boa notícia é que ando bem abaixo disso 100% do tempo na estrada.

Flw

PHIL
A pressão nos pneus 32/36 tirou de onde? O que uso é 36/42 com garupa!
A questão da bolha maior vem de encontro ao que falei antes sobre os pneus. O fabricante projeto, testa e homologa a moto daquele jeito e nós trocamos pneus direferentes, colocamos bolhas maiores e é claro que tudo muda não é?
Abraço

Phil BHZ
29-12-2014, 10:01
PHIL
A pressão nos pneus 32/36 tirou de onde? O que uso é 36/42 com garupa!
A questão da bolha maior vem de encontro ao que falei antes sobre os pneus. O fabricante projeto, testa e homologa a moto daquele jeito e nós trocamos pneus direferentes, colocamos bolhas maiores e é claro que tudo muda não é?
Abraço


Olá Marcio,

No manual do proprietário, Item 4, PG 56, especifica 2,2bar = 31,90 PSI para a dianteira e 2,5 bar = 36,25 PSI na traseira para condutor sem garupa. Testei muito as "voltas da suspensão de acordo com as tabelas aqui do Fórum, e apesar de eu ter 75kg, o melhor ajuste no "feeling" foi pra 90kg.

Concordo 100% com vc com relação a qualquer alteração aerodinâmica ou de ajustes mecânicos. Muda completamente o comportamento da moto!

Abraços.

FPoli
29-12-2014, 10:04
Ao encher o pneu no posto há perda de carga no bico entre 2 a 3 libras, ou seja se marcou 32 e 36 na real deve ter 30 e 34
Nos pneus quando o recomendado é 36 e 42.
Isso faz muita diferença.
Quanto a trocar pneus, há uma lista de pneus homologados p/ a moto e poderá mudar para qualquer um deles.
Segundo a Caltabiano o Tourance Next saiu da lista devido a grande quantidade de reclamações, ou seja, alguns rodam bem outros não. Se este for o seu pode estar ai parte do problema.
Quanto a bolha maior a regra segue a mesma.

sascencio
29-12-2014, 14:34
Embaixo do banco da moto tem uma tabela com as calibragens, não tem erro...

vendramin
07-01-2015, 20:52
Saudações!!!!

sobre o meu problema tentei resolver com balanceamento, seguem os problemas encontrados e irei enviar a moto para a Eurobike resolver:

- Pneu montado fora da posição correta
- Roda desalinhada e ovalisada com marcas internas de que foi tentado desamassar e recuperar a roda, também está com pintura não original e sem os chumbos.
- Mesmo com chumbos para tentar balancear a frente e a aderência da moto está péssima.

Agora. caraca será que a Eurobike não consegue ver essas coisas e nos informar na hora em que estamos comprando uma moto usada com eles? O meu mecânico no primeiro momento que olhou a moto já foi dizendo que a pintura da roda dianteira não era original.

Por hora é isso.

hbaratieri
14-01-2015, 21:14
Na minha apresentação ao grupo eu ja havia reclamado desse problema. Acertei a suspensão traseira, verifiquei a pressão dos pneus e agora vendo este tópico chego a conclusão que são mesmo os pneus tourance next, pois são os que estou usando e passo por esse problema.

MPaegle
17-01-2015, 12:28
Tenho 1,87 mas pesado com 118 kg, ando na gs 800 adventure do jeito q peguei na loja, boto as vezes 180 sem jnstabilidade.

DELEGADO
01-06-2015, 11:38
Pessoal

Moto 13/13 com 9.000km, pneus originais ainda com vida útil pela frente. Notei que a partir dos 8.000 começou uma oscilação no guidão, entre 60 e 70 Km/h. De tão forte dá até medo.
Expliquei o problema ao fazer a última revisão. Concessionária alegou roda torta. Autorizei o conserto (R$ 200,00).
Ao retirar a moto, a única mudança que notei é que a vibração que antes ocorria próximo aos 60Km/h agora ocorre aos 80Km/h.
Já li vários relatos e muitas hipóteses...pneu "quadrado", calibragem mal feita, roda amassada, defeito nos pneus, regulagem da suspensão traseira, etc etc...mas o fato é que na estrada, em velocidades bem mais altas, nada ocorre!! Incomoda muito no uso urbano...é inexplicável.
Vou retornar à concessionária e esperar o próximo "diagnóstico".

Abraço a todos

Rromagnani
01-06-2015, 16:38
Pessoal

Moto 13/13 com 9.000km, pneus originais ainda com vida útil pela frente. Notei que a partir dos 8.000 começou uma oscilação no guidão, entre 60 e 70 Km/h. De tão forte dá até medo.
Expliquei o problema ao fazer a última revisão. Concessionária alegou roda torta. Autorizei o conserto (R$ 200,00).
Ao retirar a moto, a única mudança que notei é que a vibração que antes ocorria próximo aos 60Km/h agora ocorre aos 80Km/h.
Já li vários relatos e muitas hipóteses...pneu "quadrado", calibragem mal feita, roda amassada, defeito nos pneus, regulagem da suspensão traseira, etc etc...mas o fato é que na estrada, em velocidades bem mais altas, nada ocorre!! Incomoda muito no uso urbano...é inexplicável.
Vou retornar à concessionária e esperar o próximo "diagnóstico".

Abraço a todos

É o velho problema do shimmy!!!

Além de todos os fatos que vc. já citou, o baú também pode ser o causador do efeito.

Terá que fazer tentativa e erro...

Boa sorte!

ftavares
31-07-2016, 20:08
Recentemente comecei a sentir uma oscilação na minha moto em velocidades acima de 100 km/h.
Com uns 25.000 km eu já tinha trocado os rolamentos da caixa de direção (estavam com calo).
A moto está com aproximadamente 30.000 km e a tenho desde zero. Nunca tinha sentido tal oscilação, mesmo em excursões até uns 200 km/h.
Tentei alterar a regulagem da suspensão traseira (pré-carga da mola) e melhorou um pouco, mas não resolveu.
Então, como já estava na hora, troquei os pneus (Scorpio Trail 2 no lugar do Anakee 3). Também não resolveu a oscilação.

Resolvi então re-apertar o rolamento da caixa de direção.
Segui os procedimentos no manual Haynes que recomenda um torque de 10 Nm para aperto final do rolamento.
Logo percebi que o aperto estava mais baixo.
Então, ainda seguindo o manual, apliquei o torque inicial de 25 Nm e movimentei o guidom de um lado para o outro. Depois, aliviei o torque e apliquei os 10 Nm de torque final.

Resultado: oscilação sumiu! :D Resolvido. A moto voltou ao normal.

Ainda restou um pouco de oscilação a 180 km/h, mas bem leve. Como não costumo andar tão rápido, não tem problema.

Fica a dica então: se sua moto começar a oscilar, verifique o aperto do rolamento da caixa de direção.

Não se esqueça de soltar os parafusos da mesa (que seguram a parte de cima das bengalas) antes de aplicar o torque no rolamento da caixa de direção. O torque dos parafusos da mesa é 19 Nm.

Um abraço,

Felipe