PDA

Ver Versão Completa : F800GS 2014 - Desgaste prematuro da embreagem com 1500kms.



castrucci
28-12-2014, 23:33
Amigos foristas,

Não localizei nenhum tópico semelhante, então segue aqui o início de uma história que quero ver o fim que vai ter.

Comprei minha F800GS no final de Outubro/2014, realizei a primeira revisão um mês após (final de Novembro) e logo após saí de férias por 20 dias, deixando a moto na garagem (todo final de semana era dada a partida e o motor trabalhava alguns minutos)..

Voltei agora na semana do Natal e nesse período de festas dei inicio ao uso que motivou a compra dela...

Fiz uma viagem bate-volta (ida para praia e volta para o trabalho) até o Santos, perfazendo aprox. mais 250 kms.. Até aí tudo certo e não havia percebido nada diferente com a moto, que nesse momento estava com aprox. 1500 kms..

Porém no segundo bate-volta a moto chegou em Santos com a embreagem patinando absurdamente.. Percebi esse comportamento no meio da descida e aliviei a tocada, mas fato é que quando reparei estava patinando somente em marchas altas quando dava carga completa para aceleração e agora na volta para SP, pude perceber que patina em qualquer situação, mesmo em 1a/2a marchas saindo do semáforo com o mínimo de vontade..

A volta pela Imigrantes foi feita a sofridos 100 km/h e qualquer tentativa de ir mais rápido era frustrada pelas patinadas.. A Km atual está próxima de 1750 kms.

Pois bem, nessa 2a feira cedo irei até a Caltabiano com a moto e vejamos o que será dito...
Quero só ver o que vão alegar para uma moto que acabou a embreagem com 1500 kms...

Após a constatação da BMW Caltabiano, caso não seja algo que seja sanado de um dia para o outro, vou entrar em contato com o SAC e ver o que pode ser feito em relação a ausência da moto, pois comprei a moto justamente para aproveitar o final de ano e poupar tempo na estrada... :confused:

Ligeiramente chateado...

Abs a todos!

RicBoris
29-12-2014, 00:43
Talvez... pelo pouco uso, tenha colado os discos de embreagem. Mas o pessoal das F8 deve ter um diagnóstico mais preciso.

FPoli
29-12-2014, 07:01
Castrucci excluindo a questão de regulagem, se for problema na montagem da mesma certamente vai demorar uns dias, ai peço uma moto reserva.
Vejo ai ou problema na regulagem deixando o cabo de voltar o necessário ou na montagem interna impedindo que os discos se pressionem entre si quando solta a embreagem.
Gosto muito do comercial da Caltabiano, mas eu levaria na oficina da Eurobike, não confio dos mecânicos da Caltabiano.

nbjr
29-12-2014, 07:42
Não sei o que poderia fazer um conjunto de embreagem gastar tão rápido. Existe a lenda (sempre muito discutida) de que o aditivo de óleo Militec poderia deixar os discos sem aderência, já que são banhados a óleo, mas acredito que não seja o caso. Espero que seja sanado com regulagem. Limitando o curso do cabo não há pressão necessária na mola para que os discos engrenem totalmente.

PabloAquin
29-12-2014, 15:23
Boa Tarde

Caro Amigo espero que seja apenas problema de regulagem e que se resolva fácil e rápido.

Sei exatamente o a sensação que sentes em comprar uma moto de 40k zero e ter logo problemas.... mias na frente quando receber a minha de volta.. relato os problemas e as soluções tomadas...

Feliz Ano NOvo.

FPoli
29-12-2014, 17:09
A probabilidade de desgaste é praticamente nula, ainda mais p/ uma embreagem a óleo com tão pouca km.

castrucci
29-12-2014, 19:44
Amigos,

Hoje cedo a primeira coisa feita após acordar foi levar a moto para a Caltabiano da Rebouças...

Vossas previsões estavam corretas e de tamanha indignação nem me atentei a isso, mas fato é que o cabo estava totalmente apertado e sem folga, bastou uma regulagem manual para voltar ao normal..

O mecânico desceu para ver a moto e só de apertar o manete já matou.. Fez uma regulagem ali mesmo e já resolveu...
Dei uma volta e confirmei que estava OK, daí ele subiu com a moto para fazer a regulagem do cabo perto do motor para aumentar a folga do cabo no manete..

Enfim... de tão puto eu nem me toquei nisso e menos mal que é só isso também, mas agora fico pensando o que leva o cabo de embreagem a se desregular sozinho no meio de uma viagem, onde as mudanças de marchas são mínimas.. Oras, quando saiu da revisao estava OK, na primeira viagem estava OK e na segunda deu ruim...

Por algum acaso uma tocada mais forte tende a desregular isso? Pois a única coisa fora do protocolo que aconteceu foi que, sozinho na Imigrantes, por algumas vezes trafegava em velocidade mais elevada para realizar algumas ultrapassagens e então logo voltava aos 120 kmh...

Abs a todos!!

Update: O problema de regulagem voltou mais duas vezes.

M@uro
29-12-2014, 22:31
Ainda bem que voce rodou pouco, e percebendo, não forçou, porque estava desgastando a embreagem...

LeoTavares
30-12-2014, 09:40
Foi emitida uma ordem de serviço? Caso positivo, guarde com cuidado, pois você poderá usa-la no futuro, em caso de algum problema...
Ah, e se não foi emitida, volta lá e pede uma... É a unica forma de confirmar sua história.

FPoli
30-12-2014, 10:15
Castrucci, muito bom.

O que pode ter acontecido p/ desregular foi de não terem travado a regulagem na capa do cabo c/ motor, algo que certamente agora está corrigido.

Temos costume de fazer muito alarde sobre problemas na BMW, eu mesmo reclamei muito. É uma moto excepcional só que passível de problemas como qualquer outra, na grande maioria problemas bem simples como esse, mas são verdadeiros tratores pau pra toda obra.

Quando o problema é grande chegam a trocar todo o conjunto, raramente nos deixando na mão.

Aproveita a moto e bons passeios.

ACD
02-01-2015, 02:39
GRAÇAS A DEUS foi só regulagem, pois se precisasse de peças... Estou pela segunda vez com a moto parada já faz mais de três meses. Prometeram a moto para 15 de janeiro, quando completa 14 semanas parada!

LeoTavares
02-01-2015, 08:59
GRAÇAS A DEUS foi só regulagem, pois se precisasse de peças... Estou pela segunda vez com a moto parada já faz mais de três meses. Prometeram a moto para 15 de janeiro, quando completa 14 semanas parada!
14 semanas??????

Ainda não procurou um advogado?

Se estiver na garantia então...

ACD
02-01-2015, 11:44
14 semanas??????

Ainda não procurou um advogado?

Se estiver na garantia então...

Vou abrir um tópico separado para discutirmos isso. Acho que temos que nos unir para pressionar. Qualquer um de nós pode ser vítima da incompetencia da BMW com relação às peças de reposição.

sadneto
02-01-2015, 22:30
Eu só tenho coisas boas para dizer sobre minha GS. Retirei na concessionária em fevereiro. Hj ela está com 25 mil km. Acabou de virar vindo de Pisac para Cusco no Peru. Eu. A patroa. Bauletos. Debaixo de chuva a 5 graus a mais de 3500 metros.. e veio de boa....

PARADA
09-01-2015, 00:17
A minha F800 ano 2009 está com 115.000 km de "só alegria".

Tutuca
30-01-2015, 01:11
Comprei minha f800gs em dezembro de 2014. Ainda está amaciando pois só tem 500km!
Reparo que quando o motor esquenta e para com a moto em neutro, ouço um barulho do motor semelhante ao barulho de uma embreagem de um carro que está com desgaste no garfo da embreagem . Algo semelhante glêglêglêglê.....
Fiquei preocupado e levei hoje a concessionária Prime em Salvador e me responderam que este barulho é comum em todas as F800GS e quando o piloto aperta a manete de embreagem o barulho some! Estou desconfiado que possa ser um defeito da Embreagem ! Alguém pode me confirmar se todas as F800GS fazem este barulho quando estão em neutro parada com o motor quente e ao apertar a manete de embreagem o barulho some???

JPonte
30-01-2015, 06:35
Tutuca, a minha faz igualzinho, as 4cc que tive também percebia-se algo semelhante mas com o ruído muito menor, apenas uma vibração maior quando a embreagem não estava acionada.

Rromagnani
30-01-2015, 07:07
Comprei minha f800gs em dezembro de 2014. Ainda está amaciando pois só tem 500km!
Reparo que quando o motor esquenta e para com a moto em neutro, ouço um barulho do motor semelhante ao barulho de uma embreagem de um carro que está com desgaste no garfo da embreagem . Algo semelhante glêglêglêglê.....
Fiquei preocupado e levei hoje a concessionária Prime em Salvador e me responderam que este barulho é comum em todas as F800GS e quando o piloto aperta a manete de embreagem o barulho some! Estou desconfiado que possa ser um defeito da Embreagem ! Alguém pode me confirmar se todas as F800GS fazem este barulho quando estão em neutro parada com o motor quente e ao apertar a manete de embreagem o barulho some???

Também acho normal. Não tenho este modelo, mas todos os veículos que tive (carros e motos) faziam isso!

klausk
31-01-2015, 06:55
Só acho um absurdo qualquer moto de mais de 40 mil reais ainda usar cabo para acionar a embreagem... Alias acho que seria um dos primeiros upgrades que eu faria, tacar um magura...

sascencio
31-01-2015, 15:27
Não noto nenhum barulho na minha, os engates são precisos e mesmo parada não tenho problema para achar o neutro, nem nas trocas...

Reginaldo
31-01-2015, 19:53
Tutuca, este barulho é normal nas GS's. Se você achou este motor barulhento, precisa ver o motor de uma XT600.

Tutuca
01-02-2015, 00:46
Ok galera, agradeço a todos pelas opiniões !

flamerp
01-02-2015, 02:50
Amigo...foi você que estava neste sábado na caltabiano da Eusébio Matoso e me mostrou seu banco confort?

Tutuca
01-02-2015, 23:25
Não William, eu moro em Salvador!

castrucci
23-02-2015, 12:18
Castrucci, muito bom.

O que pode ter acontecido p/ desregular foi de não terem travado a regulagem na capa do cabo c/ motor, algo que certamente agora está corrigido.

Temos costume de fazer muito alarde sobre problemas na BMW, eu mesmo reclamei muito. É uma moto excepcional só que passível de problemas como qualquer outra, na grande maioria problemas bem simples como esse, mas são verdadeiros tratores pau pra toda obra.

Quando o problema é grande chegam a trocar todo o conjunto, raramente nos deixando na mão.

Aproveita a moto e bons passeios.

Pessoal, só dando um update..

No final do ano tive esse problema de embreagem aos 1500 kms..

Em janeiro, com aprox 2500 kms, a regulagem já estava no fim novamente...
Nesse momento não chegou a patinar, já que quando percebi que a regulagem havia acabado eu regulei novamente..
Não pude parar a moto no concessionário pois estava em viagem com ela..

Pouco antes do carnaval, a regulagem já estava acabando novamente (pela 4a vez) e então fui até a Caltabiano para nova verificação..
Em análise do histórico de regulagens e por ser a 4a vez que a embreagem precisava de regulagem (com somente 3000 kms e pouquissimo uso), solicitei abertura de ordem de serviço para verificação do problema.. Nesse momento deixei a moto e ela está lá desde então..

Até o momento as notícias que tenho é que a embreagem foi aberta, foi verificado que a lubrificação está OK mas o conjunto está gasto.
Num primeiro momento um dos responsáveis da oficina foi claro ao dizer que embreagem é item de desgaste e não passível de garantia, dando a entender que seria mau uso do conjunto.. Tive que questionar como pode afirmar que um problema que começa com 1500 kms e continua aos 3000kms mesmo após diversos ajustes pode ser considerado mau uso...

Obviamente como não é o caso, inclusive considero improvável uma embreagem acabar com 1500 kms mesmo sofrendo mau uso, tive de mostrar minha insatisfação e solicitar que o caso fosse enviado ao fabricante...

Ao consultar o andamento, só fui informado que a BMW respondeu após o carnaval e pediu que fossem feitas medições internas...
Essa foi minha ultima informação, ainda não sei quais medições foram pedidas e qual foi a resposta após isso, se houve resposta...

Ponto é que fui enfático ao demonstrar que a motocicleta é utilizada exclusivamente em rodovias, pois tenho tratamento médico semanal em outra cidade e tenho de rodar aprox 250 kms entre ida e volta.. Isso é facilmente notado no estado geral da moto, com pneus sem desgaste irregular e após lavagem passar facilmente por veículo 0km... Além disso tenho acessórios instalados para aumentar o conforto na estrada (Bolha Adventure e banco comfort)..

Agora passo a ficar reticente quanto a qualidade e confiabilidade do conjunto no geral..
Aguardo posicionamento da montadora e espero que o valor pago no produto e o prestígio da marca no mercado se façam valer no pós venda e suporte ao produto que apresenta desgaste prematuro e irregular.

lucasnervo
19-10-2017, 13:05
Olá...a minha GS 800 Adventure 2016 está com problemas na embreagem tambem.

Sei que faz tempo mas Daniel como foi resolvido sua questao? A garantia cobriu?

A minha nao entra a neutra e está na garantia tambem. Foi diagnosticado problema na embreagem e foi feito pedido pra BMW ver se cobre isso ou nao. Ela tá com 11mil km

castrucci
19-10-2017, 13:54
Olá...a minha GS 800 Adventure 2016 está com problemas na embreagem tambem.

Sei que faz tempo mas Daniel como foi resolvido sua questao? A garantia cobriu?

A minha nao entra a neutra e está na garantia tambem. Foi diagnosticado problema na embreagem e foi feito pedido pra BMW ver se cobre isso ou nao. Ela tá com 11mil km

Olá Lucas, sim, toda a embreagem foi trocada em garantia.. fora as patinadas, também tinha grandes dificuldades de engate pq simplesmente tinha acabado a embreagem aos 3000 kms..

Ajudou o fato de ter feito revisão a pouquissimo tempo (que foi onde tudo começou), a moto ter baixissima KM cujos pneus ainda pareciam novos iguais as motos do showroom, além de todos os acessórios que deixavam claro que meu uso era em estradas, onde mal se faz uso da embreagem..

Não que tenha sido fácil e/ou rápido, além de ouvir algumas insinuações de mau uso.. o responsável pela oficina teve que fazer como se fosse um laudo e submeter à BMW, mas no final deu tudo certo sim..