PDA

Ver Versão Completa : Aferição de consumo errado



VBraga
02-02-2015, 14:08
Olá.

Estou com minha F800R 2011 a pouco mais de um mês, e percebi que a marcação de consumo feito pela moto está errado. A moto marca entre 14 e 16 litros/100km no painel, mas pelas contas feitas por mim, esses valores estão errados.

Considerando 15L/100km, daria 6,67km/L, mas a moto tem feito na cidade mais de 13km/L, rodando com Podium. Na estrada consegui impressionantes 29,25km/L.

Alguém aqui já teve problemas nessa aferição da moto?

JSmith
02-02-2015, 14:48
Eu não tive problemas, mas a minha moto está original.

Alguma coisa já foi mexida na sua? PC, escape, sonda e etc?

BrunoFaria
02-02-2015, 16:05
No caso, esse 14 e 16 seria km por litro, e não a cada 100km... ou seja, a cada 14 (ou 16km) ela consome 1 litro. Esse odômetro é parcial, ou seja, a cada 100km ele tira "uma nova medição", porém a cada abastecimento é bom você zerar TODOS eles (o de consumo atual e consumo a cada 100km). Faz as contas na caneta e verá que é isso...

Me corrijam se estiver errado.

VBraga
02-02-2015, 16:11
Eu não tive problemas, mas a minha moto está original.

Alguma coisa já foi mexida na sua? PC, escape, sonda e etc?

Foi trocado na moto o filtro de ar, por um K&N, e colocadas velas Iridium, mas acredito que isso não mudaria o consumo da moto.

VBraga
02-02-2015, 16:14
No caso, esse 14 e 16 seria km por litro, e não a cada 100km... ou seja, a cada 14 (ou 16km) ela consome 1 litro. Esse odômetro é parcial, ou seja, a cada 100km ele tira "uma nova medição", porém a cada abastecimento é bom você zerar TODOS eles (o de consumo atual e consumo a cada 100km). Faz as contas na caneta e verá que é isso...

Me corrijam se estiver errado.

Se a marcação estiver de acordo com o que você disse, ou seja, marcar em km por litro, então a informação que está no manual está errada, pois lá consta que o consumo é medido no padrão europeu de litros por 100km.

Mas de qualquer forma, os números batem com o que você disse, considerando uma margem de erro.

BrunoFaria
02-02-2015, 16:24
Nos modelos europeus (quando eram ainda importadas) vinham marcando no "padrão europeu", exibindo assim a quantidade de litros a cada 100km. Já quando foram nacionalizadas, passaram a marcar quantidade de KMs/litro. Isso era resolvido passando na CC e pedindo para colocarem padrão brasil (km/l).

Acredito que a sua esteja marcando correto sim. Na minha GS ela marca entre 18 e 20, fazendo os cálculos na caneta dá em torno disso mesmo...

Toma como referência este link abaixo, onde tem uma discussão do mesmo assunto:
http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/2221-qual-foi-sua-maior-m%C3%A9dia-de-consumo?p=58587&viewfull=1#post58587


Se a marcação estiver de acordo com o que você disse, ou seja, marcar em km por litro, então a informação que está no manual está errada, pois lá consta que o consumo é medido no padrão europeu de litros por 100km.

Mas de qualquer forma, os números batem com o que você disse, considerando uma margem de erro.

VBraga
02-02-2015, 16:39
Nos modelos europeus (quando eram ainda importadas) vinham marcando no "padrão europeu", exibindo assim a quantidade de litros a cada 100km. Já quando foram nacionalizadas, passaram a marcar quantidade de KMs/litro. Isso era resolvido passando na CC e pedindo para colocarem padrão brasil (km/l).

Acredito que a sua esteja marcando correto sim. Na minha GS ela marca entre 18 e 20, fazendo os cálculos na caneta dá em torno disso mesmo...

Toma como referência este link abaixo, onde tem uma discussão do mesmo assunto:
http://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/2221-qual-foi-sua-maior-m%C3%A9dia-de-consumo?p=58587&viewfull=1#post58587

Deve ser isso mesmo. O tanque chegou na reserva hoje e vou fazer a conta no lápis. Então faltou atualizar o manual. Quando peguei a moto, pelas minhas contas, estava dando pouco mais de 5km/l, usando os dados do painel. Na hora não acreditei. Só depois que resolvi medir manualmente, é que percebi que alguma coisa estava errada, só não pensei que fosse o manual.

BrunoFaria
02-02-2015, 16:42
Pois é, fique tranquilo que eu também tomei o mesmo susto... quando peguei a minha estava marcando 18... não acreditei e fiquei pensando que poderia ser 1.8 litros a cada KM hahah... enfim, aproveite a máquina sem medo desse odômetro.


Deve ser isso mesmo. O tanque chegou na reserva hoje e vou fazer a conta no lápis. Então faltou atualizar o manual. Quando peguei a moto, pelas minhas contas, estava dando pouco mais de 5km/l, usando os dados do painel. Na hora não acreditei. Só depois que resolvi medir manualmente, é que percebi que alguma coisa estava errada, só não pensei que fosse o manual.

VBraga
03-02-2015, 07:45
Pois é, fique tranquilo que eu também tomei o mesmo susto... quando peguei a minha estava marcando 18... não acreditei e fiquei pensando que poderia ser 1.8 litros a cada KM hahah... enfim, aproveite a máquina sem medo desse odômetro.

Calculei novamente o consumo e deu 16,96km/l

Ou seja, realmente, a moto está medindo o consumo em km/l, diferente do que diz o manual.

amorlin
03-02-2015, 11:06
E que o computador da moto vc pode configurar consumo L/100km ou autonomia km/L. Aqui no Brasil ela vinha de fabrica configurada como consumo, em algum momento foi alterado na concessionária numa revisão.

CM-R1200-GS
03-02-2015, 12:25
Vinicius,

O manuel portugues, é traduzido de portugal, então tem muita coisa do padrão europeu.
Existe configuração, via scaner, onde se pode alterar, pelo visto a CC, já te entregou a moto no nosso costume (Brasil), KM/Lt.

Bora rodar ..........