PDA

Ver Versão Completa : Manutenção da bateria da F800 GS



fmfonsec
10-02-2015, 09:20
Pessoal, estou precisando de uma ajuda. A bateria da minha F800 GS 2013 já está dando sinais de cansaço. Comprei um carregador de bateria inteligente Yuasa Smartshot e um plug adaptador para a tomada da moto, que fica ao lado da ignição, fixada na carenagem do tanque falso. O carregador tem umas lâmpadas de led vermelho (power), amarelo (bateria carregando) e verde (carga de flutuação). Notei que após a carga completar, o led amarelo se apaga e o verde se acende durante um tempo, mas logo em seguida se apaga. Num primeiro momento eu desconfiei do carregador, mas depois fui no manual da moto e li em algum lugar que o sistema eletrônico monitora a carga da bateria e quando a mesma está completa, automaticamente ele "corta" (desliga) a tomada, ou seja, de nada mais adianta deixar o carregador no modo de carga flutuante. Será que eu entendi certo e é isso mesmo? Alguém pode me ajudar com alguma dica?

Queirozjh
10-02-2015, 21:55
Minha F800 depois de 4anos com a bat original, foi pro beleleu! Depois de muita risada cotando uma nova na CC (1.900,00) kkkkkkkk , comprei a Yuasa indicada pra ela. Eu mesmo troquei, sem nenhum segredo, a nao ser, que perde os registros do computador de bordo. Pois bem, esqueci os farois aux (komi) acesos e descarregou a bat. comprei um carregador simples, pagei $30,00, desses que liga uma lampada e liga a bat e na tomada direto por 24hs. Carga 100%. Sem problema algum.

fmfonsec
10-02-2015, 22:29
Queirozjh, tudo bem? Só me diz uma coisa. Para carregar vc usou a tomada do tanque falso ou abriu a carenagem e carregou diretamente nos bornes da bateria? Se carregou diretamente nos bornes, vc desconectou a bateria da moto ou carregou com ela conectada mesmo?

fmfonsec
10-02-2015, 22:31
Queirozjh, qual exatamente é a especificação da bateria Yuasa que vc comprou?

Queirozjh
11-02-2015, 07:10
A bateria que eu comprei é a Yuasa YTX14-BS , paguei $390. e o carregador eu liguei na bateria mas tirei os conectores da moto. A eletronica dessa moto é muito enjoada. Como eu disse qdo vc desliga a bateria, perde os registros do computador de bordo, como as medias de consumo, medias de veloc, etc.

Queirozjh
11-02-2015, 07:13
Agora, se for trocar, da pra fazer uma ponte com um fio da bat nova para os conectores, pra nao perder os dados, coisa meio ninja, mas da certo.

fmfonsec
11-02-2015, 07:14
Queirozjh, ouvi dizer que ao retirar os cabos da bateria a central perde completamente os registros de manutenções já efetuadas, bem como perde a informação referente à próxima revisão (SAV), além, é claro, das informações do computador de bordo. Isso aconteceu no seu caso?

Mcolnagosp
11-02-2015, 08:42
Minha F800GS é nova, com 5000 Km, e já instalei milhas e GPS diretamente na bateria, perdi informações porque os fios foram desconectados, depois levei na concessionária para revisão, e está tudo tinindo.

Quando a bateria é desconectada, perde-se a hora e a médias de consumo, velocidade e quilometragem.

fmfonsec
11-02-2015, 09:00
Marcelo, liguei para a oficina da AutoKraft (RJ) e confirmaram que ao desligar os bornes da bateria a única informação que se perde é mesmo a do computador de bordo. As informações referentes a manutenções não são perdidas. Outra informação que me passaram é que a central eletrônica da moto não reconhece carregadores não originais de bateria. Isso pode explicar porque o carregador da YUASA Samartshot que eu estou usando não está tendo o comportamento esperado quando eu plugo ele diretamente na tomada do tanque falso. Ele inicia o processo de carga (luzes vermelha e amarela), mas depois de algum tempo aparentemente o carregamento é interrompido. Acho que a central eletrônica pode estar interrompendo a carga por reconhecer que não é o carregador original da BMW. Estou pensando em fazer o by-pass dessa tomada e utilizar um adaptador tipo "rabicho" (que veio junto com o carregador da Yuasa) direto nos bornes da bateria. Só fico meio receoso de causar algum dano na parte elétrica/eletrônica da moto. Queria muito que alguém aqui no fórum dissesse se já partiu para essa solução. Não queria ter que ficar desconectando a bateria da moto toda vez que precisasse recarregar.

sascencio
11-02-2015, 13:45
Na minha moto tive que desconectar e tirar a bateira para dar uma carga lenta, em abril/2014.

Além das informações do computador de bordo (veloc. média/km média/trip 1 e 2), hora e a data da proxima revisão foram perdidas.

Ela ficou indicando "Service 02-2015", que é data da proxima revisão. Essa informação somente aparece na hora que se liga o contato, depois some.

Talvez se a bateria for desconectada e logo em seguida reconectada, não se percam as informações. No meu caso, a bateria ficou várias horas na carga lenta...

fmfonsec
11-02-2015, 14:05
Sílvio,

O vendedor de quem eu comprei o carregador de bateria inteligente Yuasa Smartshot me garantiu que não há risco de carregar a bateria diretamente através dos bornes, estando a mesma conectada à moto, ou seja, sem desligar os bornes (+) e (-). Com isso eu conseguirei "by-passar" a central que não está permitindo que a minha bateria seja carregada por eu não estar utilizando o carregador original da BMW. Vou tentar fazer isso mais tarde e, se tiver sucesso, posto o resultado aqui. Segundo informação obtida junto à própria oficina da BMW, eu não vou perder nenhuma informação relativa às datas/quilometragens da próxima revisão. É ver para crer.

sascencio
11-02-2015, 19:08
fmfonsec, se a bateria não for desconectada, não haverá perda de informações, há não ser que a bateria descarregue totalmente...

Mas mesmo havendo essa perda, como foi no caso da minha, não foi nada importante, já que as informações das médias, eu zero a cada abastecimento e a hora é super fácil de acertar.

Quanto as informações da próxima revisão, para mim, não pega nada, já que minha moto já saiu da garantia mesmo... rsrsrs...

abç e boa sorte...

fmfonsec
12-02-2015, 07:14
Prezados amigos,

Conforme prometido, segue o relato da minha experiência. Ontem eu cheguei em casa e resolvi fazer a conexão do rabicho para recarga da bateria diretamente conectada à moto. Conectei o rabicho e depois reapertei os bornes da bateria. As únicas informações que perdi foram mesmo as do computador de bordo e a hora do relógio. A informação do próximo serviço foi preservada. Em seguida conectei o carregador Yuasa Smartshot na tomada e pus para carregar a bateria. As lâmpadas vermelha (power) e amarela (charging) se acenderam e a carga iniciou. Deixei carregando durante a noite toda. Quando cheguei pela manhã as luzes acesas no carregador eram apenas a vermelha (power) e a verde (carga completa - full). Era exatamente o que eu esperava ver. Desconectei o carregador, virei a chave e as luzes se acenderam normalmente.. Dei partida na moto e o motor virou de estalo, sem nenhum problema. Enfim, fica aqui o registro para aqueles que já estão com a bateria cansada e estão querendo dar uma sobrevida à pobre coitada antes da troca definitiva, comprando um carregador mais em conta que o original da BMW (CARÍ$$IMO). Mas comprem um carregador inteligente e com corrente de saída máxima de 1 A, no máximo. Carregadores "xing-ling" podem até funcionar, mas confesso que fiquei com medo de arriscar. Abração a todos.

ACD
13-02-2015, 11:58
Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.

fmfonsec
13-02-2015, 12:06
Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.

Beleza, ACD. Embora eu tenha resolvido com o procedimento que eu descrevi, certamente seria mais cômodo poder carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso. Vou aguardar você dar a dica.

CM-R1200-GS
13-02-2015, 12:16
Quando comprei minha 1150 ganhei junto o carregador da BMW, o tal que custa uma baba. Quando fui usar, não conseguia fazer o negócio funcionar. Descobri que tinha um procedimento certo exatamente para que o Can-bus não desligue a tomada depois de x minutos. Funciona para o carregador original mas não sei se serve para todo carregador. Ja te falo como é.

Também estou esperando ............

ACD
13-02-2015, 12:27
Beleza, ACD. Embora eu tenha resolvido com o procedimento que eu descrevi, certamente seria mais cômodo poder carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso. Vou aguardar você dar a dica.

Com o carregador original você liga a moto com a chave (sem dar a partida, só a chave no ON), depois você conecta o carregador na tomada BMW, depois liga o carregador na tomada de casa, depois desliga a chave da moto.

Eu só tomaria o cuidado de me certificar que o carregador é compatível com a bateria. Você disse que os dois são Yuasa, certo? Não deve ter problema tentar.

ACD
13-02-2015, 12:33
Já me corrigiram, que não tem nada a ver com canbus, que é um sistema que administra o chassi que desliga a tomada, bla bla bla. Vamos simplificar e chamar de canbus - a não ser que as 800 não tenham canbus, aí é melhor falar "sistema que desliga a tomada" kkk

ACD
13-02-2015, 12:44
Vale lembrar que o carregador original BMW carrega uma bateria que descarregou por algum motivo mas também é um "trickle charger", que mantém a bateria carregada durante o inverno (gringo), quando a moto mofa na garagem. O carregador fica conectado direto na moto e liga e desliga automaticamente, mantendo a bateria sempre cheia. Pelo jeito o seu carregador é inteligente, funciona assim. Quando não é inteligente a gente tem que monitorar a carga e desligar quando tiver carregada, senão corre o risco de fritar a bateria.

fmfonsec
13-02-2015, 13:01
ACD, Minha bateria é Moura (original da moto) e o carregador é o Yuasa Smartshot, que é um carregador inteligente. Depois de carregar a bateria ele só fica mantendo a carga. Sinceramente eu não testei a sequência que você descreveu (ligar a chave na posição ON, conectar o carregador na tomada do tanque falso, ligar o carregador na tomada de casa e, por fim, desligar a chave). Vou experimentar para ver se funciona e, se for o caso, posto aqui o resultado. Obrigado pela dica.

fmfonsec
23-02-2015, 11:50
Pois bem, galera. Passada a ressaca do carnaval, conforme prometido, fica aqui o registro da minha experiência em relação à dica que o ACD tinha postado. Pois é, com o carregadora da YUASA, seguindo exatamente o passo a passo do ACD, comigo não funcionou. Ou seja, minha conclusão é que só dá para carregar a bateria diretamente pela tomada do tanque falso se o carregador for o original da BMW. Como eu consegui carregar colocando o rabicho diretamente nos bornes da bateria, então me desliguei do assunto. Quando eu precisar, é assim que vou fazer. Apenas reforçando, vou carregar sem desconectar a bateria da moto.

luiztrovao
27-02-2015, 15:26
Eu nao sei o que, exatamente, a Yuasa quer dizer com carregador inteligente, porém, posso assegurar algumas coisas por experiencia própria:
-sim, a F800 utiliza o sistema Can-bus. O sistema elétrico da moto não tem NENHUM fusível.
-carregadores comuns (não can-bus) não devem ser utilizados se a bateria estiver conectada ao sistema elétrico da moto. Mas não há nenhum problema em usa-los com a bateria desconectada ( só o desconforto de acessar a bateria, desconectar, conectar e perder algumas informações)
-existem carregadores can-bus de outras marcas top no mercado e que são bem mais baratos que o original BMW - e funcionam perfeitamente tanto em motos com o sistema Can-bus quanto em motos sem ele. Eu comprei um da Optimate, que uso há 2 anos, direto na tomada do tanque falso da F800 com excelente resultado e também numa XRE300, conectando-o diretamente na bateria dela através de um chicote adicional que eu mesmo fiz, com uma tomada, sem necessidade de desconectar a bateria do sistema elétrico da moto.

fmfonsec
27-02-2015, 15:51
OK, Luiz.

Conforme meus relatos anteriores, pelo menos com esse carregador da Yuasa que mencionei, eu não tive nenhum problema em carregar a bateria ligada diretamente à moto, ou seja, sem desconectar os cabos. O fato é que trata-se de um carregador inteligente, ou seja, depois que a bateria atinge carga máxima ele passa para o modo de carga de manutenção, justamente com objetivo de não torrar a bateria por excesso de carga. Já estou usando faz algum tempo e não tive problema algum. De qualquer forma, ficam aqui duas opções diferentes para quem estiver pensando em adquirir um carregador diferente daquele original carí$$imo que as concessionárias BMW vendem.

chalbuque
27-02-2015, 16:40
Tb uso o Optimate, sem problemas.

Excelente produto.

Deixo ligado direto.

Só desligo quando tem risco de temporal.

Sds

luiztrovao
27-02-2015, 22:12
para quem gosta do assunto, incluo um link abaixo, que é um dos melhores artigos que encontrei a respeito. Está em inglês e explica tanto em alto nível quanto em detalhes, do que se trata o sistema Can-bus.
Voltando aos carregadores, acredito que a moto deixa um carregador não Can-bus funcionar via a tomada do tanque falso, se este limitar a corrente de recarga a, no máximo, 0,8 Ampéres, que é o limite de corrente que o sistema aceita antes de "achar" que a corrente que está passando por ali trata-se de um curto-circuito.

http://bmwmotorcycletech.info/canbus.htm

fmfonsec
27-02-2015, 22:27
Luiz, de repente é por isso que não consigo carregar pela tomada do tanque falso. O meu carregador Yuasa tem corrente de 1A.

M@uro
05-03-2015, 19:49
Tb uso o Optimate, sem problemas.

Excelente produto.

Deixo ligado direto.

Só desligo quando tem risco de temporal.

Sds

Chalbuque, você carrega a bateria através da tomada da moto?

Qual o modelo de seu carregador (optimate 3, etc)?

Você faz algum procedimento especial para iniciar o procedimento, como o ACD explicou por exemplo?

Tentei carregar na minha R1200GS a ar, com um carregador Yuasa Smart Shot 900 e alguns segundos apos desligar a ignição o carregamento da bateria é interrompido...

Abrco

Jotace
23-06-2016, 11:12
Desenterrando...

Comprei o carregador da WSPOWER.

Recebi ontem e já usei, porque a f800 tá parada há mais de um mês, por conta da suspensão da CNH. Pluguei direto na tomada do tanque falso. Aprovadíssima!!!

Uma coisa deve ser mencionada: A atenção do Walter é extraordinária. RECOMENDO. Sem jabá, heim... :D

fmfonsec
23-06-2016, 11:24
Jotace, manda aí a dica de onde comprar esse carregador da WSPOWER.

Jotace
23-06-2016, 17:01
Fernando,

Peguei o telefone no site e fiz contato direto pelo whatsapp: 55 48 9980-0795. Ele demora a acessar as mensagens, via site. Pelo ML o produto sai sem desconto.

Abraço.

sascencio
09-11-2016, 18:04
Pessoal, já vi algum comentário sobre isso mas não lembro onde...rsrsrs... mas acho bom reforçar.

É só uma dica para quem está tendo problema com a bateria da F800GS e está pensando em trocá-la.

A minha já está na segunda bateria, a primeira, Moura, não durou nem 2 anos. Comprei uma Yuasa e estava usando sem problema, até ontem.

Na última vez que tinha usado a moto, ela já havia feito um barulho estranho na hora da partida, como se a bateria estivesse com pouca carga, mas pegou.

Ontem ela acendeu tudo no painel mas na hora da partida, começou a girar o motor de arranque e parou. Depois, apagou tudo e nem dava mais sinal...

Pensei: a bateria já era! Como tenho um carregador, vou dar uma carga e senão der jeito, vou ter que comprar uma nova.

No processo de retirar a bateria, quando fui soltar o parafusos que prendem os polos, achei que estavam com pouco aperto e resolvi apertá-los.

Resolvido! Era pouco torque nos parafusos dos polos. A bateria está firme e forte.

Fica a dica: antes de ir trocando ou dando carga na bateria, experimente dar um aperto nos parafusos dos polos, o problema pode ser isso...

sal silva
09-11-2016, 22:54
Pessoal, já vi algum comentário sobre isso mas não lembro onde...rsrsrs... mas acho bom reforçar.

É só uma dica para quem está tendo problema com a bateria da F800GS e está pensando em trocá-la.

A minha já está na segunda bateria, a primeira, Moura, não durou nem 2 anos. Comprei uma Yuasa e estava usando sem problema, até ontem.

Na última vez que tinha usado a moto, ela já havia feito um barulho estranho na hora da partida, como se a bateria estivesse com pouca carga, mas pegou.

Ontem ela acendeu tudo no painel mas na hora da partida, começou a girar o motor de arranque e parou. Depois, apagou tudo e nem dava mais sinal...

Pensei: a bateria já era! Como tenho um carregador, vou dar uma carga e senão der jeito, vou ter que comprar uma nova.

No processo de retirar a bateria, quando fui soltar o parafusos que prendem os polos, achei que estavam com pouco aperto e resolvi apertá-los.

Resolvido! Era pouco torque nos parafusos dos polos. A bateria está firme e forte.

Fica a dica: antes de ir trocando ou dando carga na bateria, experimente dar um aperto nos parafusos dos polos, o problema pode ser isso...

Tenho ouvido muitos relatos dos parafusos da bateria soltos, provavelmente por vibração.Surgiro uma gotinha de trava rosca.rs