PDA

Ver Versão Completa : Estacionar moto engatada em ladeiras



FCRUZ17
04-03-2015, 09:48
Bom dia, colegas!

Aí vai uma dúvida que pode parecer estúpida, mas apenas para me certificar que não estou fazendo nada errado.

A única forma de manter uma moto estacionada em uma ladeira é deixando ela engatada, certo? A questão é: isso pode de alguma forma prejudicar as engrenagens do câmbio da moto?

Penso que todo o peso da moto fica suportado pelas engrenagens do câmbio, pois se vc aciona a embreagem, a moto desce.

As engrenagens são projetadas para suporta esse peso todo ou existe algum risco?

Minha moto fica estacionada aqui na empresa em um local muito íngreme,e a única forma de manter a moto parada é deixando engatada.

Desculpem a minha ignorância técnica!

Abraços.

sal silva
04-03-2015, 10:56
Boa pergunta,eu sempre deixei a minha engrenada , no manual dos automóveis recomenda-se deixar o carro engrenado nas rampas.Outra curiosidade é que se fizermos a moto pegar no tranco em caso emergência,acho que não danifica a caixa de cambio.

Iceman
04-03-2015, 11:07
Felipe, as engrenagens foram projetadas para suportar não somente o peso estático da moto, mas sim a carga dinâmica da mesma, durante acelerações.

Principalmente em motos potentes, como é o caso das BMW, a carga dinâmica (força para tirar a moto da inércia e acelerar) supera em muito a carga estática.

Imagine a força para manter um peso de 10kg parado a uma determinada altura.
Agora imagine a força necessária para fazer esse peso acelerar para cima, de 0 Km/h a 100 km/h em 10 segundos.

Resumindo: pode deixar a moto parada na ladeira, engatada, sem problemas. :)

FCRUZ17
04-03-2015, 11:23
Ice, totalmente coerente sua resposta!

Acelerar 200kg exige muito mais esforço do que apenas "segurar" o mesmo peso.

Engraçado como em determinadas situação não conseguimos visualizar todo o contexto das coisas sozinhos.

Valeu.

sascencio
04-03-2015, 15:29
Sempre fiz dessa forma para estacionar as motos que já tive nas ladeiras e nunca tive problema...

Rromagnani
04-03-2015, 18:17
O Iceman já resolveu a questão! Pode deixar sem problemas.