PDA

Ver Versão Completa : Qual melhor moto com placa até R$ 8.000 que posso usar em trilha? XRE 300 ou Lander?



Regis
03-04-2015, 21:55
Amigos das duas rodas,
Peguei gosto pelo barro e tô achando que não vai dar pra ficar só com a F800, vou ter que comprar uma outra motoca para fazer trilhas.
Estou considerando comprar (financiar em 60 vezes :rolleyes:) uma usada de no máximo 8.000.

Evidente, que a primeira que me veio à cabeça é a CRF230, porém, tenho um sério problema: não tenho carretinha e não pretendo comprar, não tenho pick up e não pretendo comprar e do jeito que sou cagado sei que se andar na rodovia ou na rua com a CRF a puliça vai me parar.

Em resumo: vou ter que comprar uma moto com “placa” pra poder chegar aos locais das trilhas.
Estou pensando em uma XRE 300 ou Lander 250. O que acham? Sei que são mais pesadas que a CRF, mas preciso da placa.
Abraços.

Reginaldo
03-04-2015, 21:58
Regis, vou passar seu caso para um amigo do VMAS que tem uma V Strom e CRF pra trilha. Acho que a lander vai ganhar.

RicBoris
03-04-2015, 22:19
A maioria das motos que ja possuí form pequenas trails: NX200, XR250 (TORNADO) e XRE.

A melhor pra trilha foi, disparado, a Tornado. Foram três delas. Uma ótima moto pra off. Esguia, leve, versátil e com um motor razoável para o propósito fora de estrada. Porém, o peso da idade e a falta de tecnologias como ABS e sistema de emissão de poluentes a tiraram de cena.

O ano era 2009 e o caminho ficou livre pra então recém chegada XRE300 (no meu caso foram duas, ambas com ABS). Uma excelente moto! Muito versátil também, não tanto quanto a Tornado, mas compensava no conforto e tecnologias como o freio combinado ABS com disco nas duas rodas.

Na minha primeira XRE tive problemas com o cabeçote trincado. Na segunda, nebhum problema mas mantive uma manutenção preventiva rigorosa e nunca tive problema algum.

Não tenho experiência própria sovre a Ténéré 250. Mas um amigo tem uma como segunda moto e está feliz da vida!

Contudo, se você quer uma moto até 8mil reais, terá de ser uma usada. Neste caso voce pegaria uma XRE300 2010 com ABS ou 2011 sem ABS. Também daria pra pegar uma Té250 2011 ou 2012, dependendo do estado.

Eu... EU... pela experiência que tive com essas motos, pagaria um pouco mais por uma XRE300-ABS pós 2012, pois houve uma mudança no tamanho da vela nesse modelo a partir desse ano e, segundo muitos relatos em sites e foruns, houve uma melhora significativa no tal problema de cabeçote. E eu fiz esse teste, nunca tive problemas com a XRE 2014. Mas vale a dica para manter uma observação de perto à questão.

Boa sorte, amigo!

Regis
04-04-2015, 12:23
Obrigado Chará Reginaldo e muito obrigado Ric. Sim, vai ser usada. XRE tá liderando. Eu tinha pensando na Lander "velha" mas obrigado por me lembrar da Teneré 250. Vamos ver o que o futuro reserva...

RicBoris
04-04-2015, 12:28
Obrigado Chará Reginaldo e muito obrigado Ric. Sim, vai ser usada. XRE tá liderando. Eu tinha pensando na Lander "velha" mas obrigado por me lembrar da Teneré 250. Vamos ver o que o futuro reserva...

Boa sorte, cara!

Avisa a gente sobre o desrnrolar dessa história.

Se precisar de mais info sobre a Ténéré 250, posso pedir a alguns amigos que me passem relatórios de suas motos.

Portela
05-04-2015, 18:43
Amigo, se vc quer moto para o Off-road, fuja do ABS! A moto não pode ter ABS, ou como no caso da F800, ter a opção de desligar o mesmo.

RicBoris
05-04-2015, 18:47
Amigo, se vc quer moto para o Off-road, fuja do ABS! A moto não pode ter ABS, ou como no caso da F800, ter a opção de desligar o mesmo.

Nunca tive problemas com as duas com ABS que tive. Contudo, embora meu uso seja 70% no OFF, não é tão radical assim, pois não faço por esporte, mas pelo trabalho.

Queirozjh
05-04-2015, 18:57
Se tiver um pouquinho mais, vai numa Dr400z da suzuki, existem emplacadas.

Agora ate o limite de $8000,00 esquece xre300 ou mesmo lander, nao devido ao valor, mas porque sao ruins pra trilha mesmo. procura uma Tornado boa, de cidade, procura uma mais velha que nunca fez trilha, e prepara ela. Poe uma ponteira de trilha, ( aconselho jeskap), coloca um kit 293 (so parte de cima), pneus de trilha, tira o paralama traseiro e coloca um de trilha com suporte de placa, troca o guidao por um oxxy, e protetor de manete e protetor de motor de aluminio. Sem divida sua melhor opcao.

Eder
07-04-2015, 10:53
Já vi CR 230 com placa tbm.

sal silva
07-04-2015, 13:18
Eu uso minha velha Sahara,mas é trilha leve com a garupatroa,acho que para trilhas mais bravas as melhores são a Tornado,nx 200 ou xr 200 e a Cr 230,conheci um Argentino que viajou pela América do Sul a bordo de uma CR 250 gringa,ele ia pianinha a uma velo de 80kmh mas tinha fotos de lugares que so cabrito e a moto dele subiam. rsrs

Crodao
08-04-2015, 21:00
Eu tava na mesma balada e peguei uma CRF230 mas acabei passando pra frente por causa da minha coluna. Eu tenho uma Tenerezinha 250 que de vez em quando eu faço uns passeios na terra com ela.
A pegada da CRF é outra, não dá pra comparar com a Te250 ou com outra desse nipe. Se você quer uma coisa mais bruta vai de CRF 230 mas se for algo mais light, uma Lander vai bem.

PS: A CRF têm a versão que emplaca mas é a CRF250, que não têm nada a ver com a CRF230. A CRF250 que têm a versão trilah e a versão de rua, e é refrigerada à agua, suspensão invertida, disco nas 2 rodas, bla bla bla e custa em torno de 19k

Geraldinho
10-11-2015, 15:44
Créio que a Tenerezinha não é a mais indicada para uma trilha pesada, mas se você precisar de informações sobre ela, eu tenho uma e estou super satisfeito com a moto.

Penso que a Lander vai te atender bem.

Um abraço.
Geraldinho.

Queirozjh
10-11-2015, 16:20
Nao vai de XRE, ela tem dado muito problema de quebrar o bloco, alem da ciclistica nao ser tao favoravel a um off mais pesaso. A Lander vai muito melhor, agora da uma procurada em uma tornado, tem muitas ja prontas pra trilha, mas se achar uma mais antiga, tipo uma 2002, pra frente vc vai pagar um bom preco, dai vc faz umas alteracoes nela que a deixam top. 1_Filtro de espuma, 2 ponteira mais leve (tira o cj original), 3- melhor revalvular a susp dianteira, mas pode tbem trocar o oleo por um oleo mais grosso) 4- poe um paralama traseiro com um suportezinho pra placa. 5- poe um kit 293cc (so parte de cima) tem uns kit 330 mas fragilizam o bloco, tem que trocar a biela, gasta mais. O 293 eh ideal!!!

dfpf
10-11-2015, 21:19
Amigo, acho q vc nao vai ser completamente feliz. Se nao quer problema na rua, alem de placa, tera de ter seta, retrovisor, farol, lanterna, etc. Isso na trilha dura dois dias e olhe la. Vc vai cair todo dia. Sao tombos bobos, onde nao se machucara mas acabará quebrando essas coisas. Terá prejuízo toda trilha e acabara rodando sem estes itens obrigatórios e correndo o risco no asfalto de todo jeito, alem do custo de ipva e seguro obrigatorio todo ano.

Faço trilha a bastante tempo e posso te afirmar que todas estas motos de rua nao sao boas pra trilha. Esqueça de ABS. Em trilha pra valer, quando estiver de mao virada, vai passar direto na curva. Outra coisa, em trilha, peso conta muito, mas muito mesmo. E todas estas sao bem pesadas, até pq nao foram feitas pra isso.

Nao sei onde mora, mas aqui em BH existem varios hotéis de moto na beira das trilhas exatamente pra pessoas com o seu perfil (sem carretinha ou pickup). A turma paga uma mensalidade por mes e tem direito a 4 lavagens. O cara chega no hotel, pega a moto, faz trilha, devolve e vai embora. Na semana seguinte a moto ta lavadinha esperando.

E neste preço q vc quer, eu iria sem duvida de crf 230. Excelente pra trilha, leve, economica e robusta. Melhor custo beneficio das nacionais.

Mas se isso for impossivel pra vc, e for realmente fazer trilha com seta e retrovisor, eu iria de tornado. Ja tive DT, tornado, crf 230, crf 250x e ktm300 xcw. E na faixa q vc quer, va de tornado

CAMARGO
11-11-2015, 08:37
Amigo REgis faço trilhas e enduro a mais de 15 anos e sem dúvida a moto que mais me serviu não sendo importada foi a tornado ! muito boa a mot e confiaável e ainda se pode fazer up no motor, concord com as opinioes desfavoráveis ao ABS no off road se pegar barro na descida de um morro já era , não conheço a xr 300 na trilha mais a Honda lançou uma 250 com suspenção invertida e injeção que é a sucessora da tornado que corrige os defeitinhos da tornado e o que é melhor tambem pode-se emplacar , não sei se já tem por aí a 8.000 , mais da DRz 400 da Suzuki já tive tambem é uma supermoto baita motor não quebra e manutenção baixa vai bem em rilhas abertas e é ótima pra cidade e não é dificil de encontr´-la por 8.000 no Mercado só que se quiser se aventurar por trilhas mais pesadas e travadas vai te matar pois é um pouco pesada e um canhão pra te puxar se vai fazer só estradão e trilhinhas é a moto !!

dfpf
11-11-2015, 08:41
Esqueci da DR. é pesada sim, mas deve equivaler ao peso da tornado. Pode emplacar tb, inclusive tenho um amigo q tirou a dele da trilha e rodou muito no asfalto. E da de 10 na tornado. Suspensao melhor, melhor ciclistica, mais alta. Tudo de bom. A dificuldade deve ser achar uma boa dentro de seu orçamento. E suas peças sao mais caras q as da tornado. Mas com uma desta em bom estado vc vai ser feliz.

leandroper
11-11-2015, 08:51
Amigo, sem estresse e sem gastar muito com manutenção, vai de tornado, não esqueça que no mercado de peças e acessórios para trilha ela ja está consagrada e tem mtas opções, xre é boa mas não é melhor q tornado na trilha, existem verdadeiros cemitérios de cabeçote de xre, eles realmente dão problema. Abs.

robram
11-11-2015, 18:38
Minha opiniao:
Comprei uma tnr250 para viajar por estradas de terra ( Atacama via Sico) motor dizem q dura muito, nao sei, viajei 8000 km, voltei e vendi, motor sem torque, suspencao ruim, e freios, nao tinha.
Comprei uma XRE, fiz toda transamazonica BR230, fui a Manaus br319, e fiz Santarem ao PR BR163. Depois meu filho foi com ela pra Bolivia, Chile e Argentina, atravessamos desertos e pasos, 4000 km d terra, freio a disco nas 2 rodas, e freia muito, suspencao boa e motor com torque pra tirar a roda da frente do chao, nos buracos q apareciam do nada, e muito economica.
Tive apenas um problema nas valvulas, consertei na honda, e show.
A tnr é legal pela grande autonomia.
A melhor moto emplacada de longe, anos luz a frente, com freios super eficientes, suspencao pro e motor com boa resposta, sem duvidas é a crf250L!!! Mas nao creio q ache usada por menos de 13...

Nicolau
12-11-2015, 06:24
Uma dt180 motor dois tempo era o cão nas trilhas e ainda faz curso de mecânico com a moto :D

sal silva
12-11-2015, 08:36
Uma dt180 motor dois tempo era o cão nas trilhas e ainda faz curso de mecânico com a moto :D

E as peças, ainda se encontra com facilidade?

Nicolau
13-11-2015, 17:52
pesquisando no google tem muitas ofertas ,precisava de um mais experiente para saber quais peças são mais difícil
para moto antiga kkk

dfpf
17-11-2015, 22:38
Vai depender da moto. Cada modelo e ano tem seu calcanhar de Aquiles..

robram
20-11-2015, 20:36
Uma dt180 motor dois tempo era o cão nas trilhas e ainda faz curso de mecânico com a moto :D

Nicolau,
Verdade.
Nao sou muito velho ( acho) mas vivi um bom tempo com as 2T, 125, 250, 300 e 360!!!!! Aprendi muito, muito sobre pilotar e mecanica.

sal silva
20-11-2015, 22:33
Nicolau,
Verdade.
Nao sou muito velho ( acho) mas vivi um bom tempo com as 2T, 125, 250, 300 e 360!!!!! Aprendi muito, muito sobre pilotar e mecanica.

Se pilotou TT 125 e Montesa 360 já tá velho sim kkkkkk

robram
20-11-2015, 22:35
honda cr125 e husqvarna wr360.
Nao tao velho assim!!!!! Kkkkk

Nicolau
22-02-2016, 22:04
Se pilotou TT 125 e Montesa 360 já tá velho sim kkkkkk

velho é quem não anda de moto ,somos experientes nos caminhos da vida em duas rodas :D

RONALDONU
23-02-2016, 14:37
na minha opniao Lander!

rppacheco
23-02-2016, 15:48
Muito legal a discussão. Já tive interesse no assunto, mas não sei muita coisa.
Parece que em alguns lugares há opções locar a moto, equipamento e guia para fazer uma trilha.
Parece bem viável para iniciar neste mundo.
Para por a BM no OFF não tem jeito se não trocar os pneus... atualmente Anakee III.

fbrito1
23-02-2016, 21:45
Amigos sou novo no Fórum. Mas faço trilha pelo menos a uns 16 anos ja tive Agrales, Dt200, importadas etc , fazia alguns enduros e etc. Mas hoje por conta do tempo só brinco de vez em quando e estou com uma Tornado que só tirei as setas retrovisores e placa além de trocar os pneus e relação. Na minha humilde opinião a Tornado é a melhor opção. Comparando com a lander/Tenere tem dois pontos a mais para a Tornado aros de aluminio e suspensão sem contar a infinita opções de acessórios, kit de motor etc..
Tive uma Tenere 250 que utilizava para uso urbano e foi uma das melhores motos que ja tive, rodei 65k com a relação original, mas na terra com uso mais pesado a Tornado ainda é melhor o problema é só o peso

joaosantos
23-02-2016, 23:16
Tem também a Bros 150, fraca, mas ótima e leve para uns offs.

sal silva
24-02-2016, 09:38
Tem também a Bros 150, fraca, mas ótima e leve para uns offs.

Amigo essa Brosta parece meia fraquinha,mas fiquei surpreso ao ver um rapaz que pilotava uma na trilha de Castelhanos(Ilha Bela),a bichinha mesmo garupada( a moça era fofinha e alta) deu conta do recado.Eu com minha velha Sahara fumando,fui pro chão kkkk

baddan
25-02-2016, 10:15
Recomendo a teneré 250

Crodao
10-03-2016, 06:43
Eu tenho uma Tenerezinha 250 que uso no dia a dia para trabalhar e tenho também uma tornado 250 com placa que comprei para brincar na terra. Sem dúvida a tornado é melhor para brincar na terra. A moto e muito valente.

sal silva
10-03-2016, 10:30
Eu tenho uma Tenerezinha 250 que uso no dia a dia para trabalhar e tenho também uma tornado 250 com placa que comprei para brincar na terra. Sem dúvida a tornado é melhor para brincar na terra. A moto e muito valente.

É,agente ve muitas Tornadinhos nas trilha,pena que ela foi descontinuada.

robram
11-03-2016, 23:06
Aqui no Brasil, mas continua sendo produzida em Manaus, e vendida para outros paises.
Q eu sei Argentina, Peru e Colombia.
No Chile, comecou em 2015 a chegar as xre300.

sal silva
11-03-2016, 23:30
Aqui no Brasil, mas continua sendo produzida em Manaus, e vendida para outros paises.
Q eu sei Argentina, Peru e Colombia.
No Chile, comecou em 2015 a chegar as xre300.

Verdade,vi algumas rodando nas estradas Argentinas,mas não sabia que a Honda ainda as fabrica.

robram
11-03-2016, 23:33
Eu tb nao sabia, dai vi umas muito nova la (arg) pareciam zero e perguntei em uma loja, dai o vendedor contou.