PDA

Ver Versão Completa : Irregularidade funcionamento motor



VINCENZO
06-04-2015, 11:55
Bom dia amigos, faz pouco tempo que percebo que o motor da meã 800 GS (com 7.000 km) não tem a mesma regularidade de funcionamento sobretudo em baixa rotação.
Ouvi falar que o nível de etanol permitido da lei passou de 25 a 27%, mas não tenho muita confiança da gasolina brasileira e pode ser que tem ainda mas (a BMW recomenda 10% max de etanol no manual...que é utopia). Quase sempre abastecei com gasolina aditivada no mesmo posto (Ipiranga). Agora pode ser que preciso passar na podium ou premium da Petrobras, bandeja que pessoalmente não gosto e também acho que o valor desta gasolina é um roubo legalizado.
Tenho suspeito que o motivo da irregularidade è a gasolina com muito etanol, alguém sabe me dizer algo sobre a matéria?

JPonte
06-04-2015, 12:59
.....

shw
06-04-2015, 13:19
Para começar a BMW recomenda apenas uso de Gasolina Comum e não aditivada!

Segundo a PODIUM não vai fazer diferença alguma na F800 pois a PODIUM é uma gasolina para motores de compressão de alta como as esportivas
Terceiro qualquer gasolina funciona na F800 pois a taxa de compressão do motor é bem baixa, vc pode colocar qualquer lixo que o motor vai funcionar!
A F800 é uma moto projetada para rodar em qualquer canto do mundo, e em qualquer canto do mundo não tem gasolina premium! é só assistir videos de F800 e 1200 rodando na Africa e sendo abastecida por tribos locais usando garrafa pets, e peneira pq a gasolina ta cheia de areia!

Eu uso qualquer uma, quem roda por ai sabe que não tem bons postos! mas quem roda de BMW para ir tomar café no serra azul ai acha podium a cada KM

Ricce
06-04-2015, 16:26
E a gasolina Podium contém a mesma quantidade de etanol, portanto se apenas este for seu motivo principal não tem como escapar do alcool. Como disse o shw, qualquer mijolina funciona na F800, umas melhores outras nem tanto.

VINCENZO
07-04-2015, 12:03
Na verdade a BMW recomenda gasolina com etanol max.10% e se a gente deveria seguir esta recomendação deveria ira abastecer na Argentina.
Sobre o assunto que o motor da BMW é um motor de baixa compressão não concordo, a relação de compressão 12/1 não é estrema mas não pode ser considerada baixa.
O etanol tem um n° de octanagem 113 então aumenta o poder antidetonante do combustível, o problema do etanol então não è isso.
O problema maior do etanol e que tem um poder calorífico de 5.950 Kcal/Kg contra 10.370 Kcal/Kg da gasolina, então se misturamos 10% de volume de etanol na gasolina, considerando o peso especifico, vamos obter um poder calorífico de 7.669 Kcal/litro (atenção pra litro, não pra kg), com a gasolina pura esse poder seria 7.985, enfim com 27% de etanol vamos obter 7.132 Kcal/litro, o seja uma redução de poder calorífico de 537 Kcal/litro (-7%) respeito ao valor obtido com 10% de etanol (que pegamos como referencia sendo esse valor o máximo recomendado pela BMW e provavelmente utilizado pra medir a potencia), isso se traduz em uma redução de potencia e um aumento de consumo equivalente.
Depois, o etanol è corrosivo, sobretudo se o combustível entra em contacto com peças em magnésio e isso pode comportar problemas a longo prazo na bomba e no sistema se alimentação. Certo que o motor funciona, mas alguém sabe algo sobre a durabilidade a longo prazo? Depois acontecer o aumento de % de etanol de 25 a 27% a revista Motociclismo perguntou aos departimento de engenharia de BMW, Triumph e outras se este aumento da % de etanol pode ter efeito, a responsa foi que ainda não se sabe e estão pesquisando sobre o assunto.
Certo que também em África o motor funciona, a gasolina pode ter areia (mas isso se pode filtrar), com certeza na África a gasolina è mas pura daquela brasileira porque è roubada diretamente do cano da refinaria e não è adulterada com água que lá e mas preciosa da gasolina. Depois quem faz um raid africano se importa com a durabilidade do motor?
Isso e que eu penso, simplesmente gostaria pagar gasolina pra abastecer com gasolina e não com uma mistura de gasolina, álcool, água e aditivos.
Saludes a todos

sal silva
07-04-2015, 13:43
Para começar a BMW recomenda apenas uso de Gasolina Comum e não aditivada!

Segundo a PODIUM não vai fazer diferença alguma na F800 pois a PODIUM é uma gasolina para motores de compressão de alta como as esportivas
Terceiro qualquer gasolina funciona na F800 pois a taxa de compressão do motor é bem baixa, vc pode colocar qualquer lixo que o motor vai funcionar!
A F800 é uma moto projetada para rodar em qualquer canto do mundo, e em qualquer canto do mundo não tem gasolina premium! é só assistir videos de F800 e 1200 rodando na Africa e sendo abastecida por tribos locais usando garrafa pets, e peneira pq a gasolina ta cheia de areia!

Eu uso qualquer uma, quem roda por ai sabe que não tem bons postos! mas quem roda de BMW para ir tomar café no serra azul ai acha podium a cada KM

Marcel,acho que vou pedir para um cachaceiro mijar no meu tanque kkkkk

VINCENZO
08-04-2015, 12:27
Ótima ideia Carlo Silva, eu também vou procurar um cachaceiro, pago pra ele uma garrafa e depois deixo mijar no tanque.

Paulorod
09-03-2016, 22:16
Vicenzo,

Concordo integralmente com seu texto.

Sou Engenheiro Mecânico, com certa experiência em Motores de Combustão Interna dos tempos em que trabalhei na VOLVO.

Fico intrigado em como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?

Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...

À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.

Provavelmente a injeção eletrônica deve alterar drasticamente o ponto de ignição do motor ROTAX da GS800, quando o sensor de detonação identifica a presença da gasolina comum. Talvez por isto, alguns proprietários da GS relatam problemas quando mudam repentinamente de gasolina. Algumas injeções gravam um histórico e levam tempo para alterar o set-up.

Há algum tempo, o que as CC faziam, ao receber proprietários com esses relatos, era zerar a memória das injeções, obrigando-as a recalcular imediatamente o set-up com a gasolina atualmente em uso. Não sei dizer se isso ainda é usual, nem se as injeções atuais permitem/demandam tal procedimento.

De qualquer forma, eu acho que o artifício de alterar o ponto de ignição é POUCO para previnir detonações em motores com 12:1 de compressão rodando com gasolina comum, tal como recomendado no manual da GS.

Mas posso estar ultrapassado!

Fica a dúvida.....

Abraço,

Paulo

ValterRuiz
10-03-2016, 04:45
Senhores, muito bom os relatos pessoais/técnicos, porém, quando peguei a f800gs no particular, levei para uma revisão na concessionária. O ""técnico" me disse que poderia colocar gasolina comum, e foi o que fiz durante 6 meses sem problemas.
Belo dia, num determinado posto BR Petrobrás, onde sempre abastecia.... motoca começou a dar uns pipocos....começou a morrer em baixa rotação. ..enfim, quase chorei na posição fetal imaginando os gastos que poderia ter....
Mudei de posto, coloquei as melhores gasolinas que achei e coloquei (1 vez) aqueles aditivos que eles vendem em qualquer posto de gasolina....ai foi melhorando. ...vou procurar o video que fiz e posto aqui.
Em resumo, vou voltar a utilizar a Comum logo, porém, que fique registrado que posto BR, nunca mais.