PDA

Ver Versão Completa : Gasolina Podium x outras



Henri
28-04-2015, 12:39
Pessoal,
Após mudar para a Podium, após o aumento do teor de etanol nas nossas gasolinas, observei o seguinte:

1- há uma melhoria da aceleração da moto,
2 - o comportamento do motor é próximo daquele da gasolina super da Argentina
3 - só vou usar outra gasolina em viagens, quando não houver Podium.

Alguém observou o mesmo?

Barão
28-04-2015, 13:02
A única diferença que eu percebi foi no valor, um pouco mais de R$100,00 no tanque cheio. Dolorido.

Luizão
28-04-2015, 13:26
a minha fica mais gastona (automia diminui)

Rromagnani
28-04-2015, 18:34
Honestamente não notei nenhuma diferença. Desempenho, consumo e suavidade exatamente iguais. Continuo com a comum!

Iceman
29-04-2015, 14:26
Normalmente só uso PODIUM, mas em viagens, quando não tem, uso comum.

Confesso que nunca senti diferença no desempenho ou consumo.

A questão da PODIUM é mais para preservar o motor mesmo, já que pretendo ficar com essa moto por um bom tempo.

tony
29-04-2015, 19:06
Uso podium e em viagens qdo não tem uso a comum, mas tb não notei nenhuma diferença, em consumo ou em desempenho.

Golias
29-04-2015, 19:47
Uso podium e em viagens qdo não tem uso a comum, mas tb não notei nenhuma diferença, em consumo ou em desempenho.

O pessoal, tem muita diferença sim, ja foi pistado um monte de relato sobre esse assunto em outro tópico. Eu uso somente Podium, mas qdo estou na estrada e não acho, só gasolina comum. O motor aagradece e as válvulas também, rsrsrs.

Paulorod
09-03-2016, 21:33
Pois é!

Como é possível o manual da GS800 recomendar uma gasolina com octanagem de 95 ROZ/RON, equivalente à nossa gasolina comum, num motor com taxa de compressão de 12:1?

Sem considerar os efeitos nocivos dos 27% de etanol, quando o manual recomenda 10% no máximo...

À rigor, um motor com esta taxa de compressão deveria usar uma gasolina com pelo menos 103 RON, ou seja, nossa gasolina Podium, da BR Distribuidora, que bate perto, nos 102 RON de octanagem.

Alguém sabe dizer em qual tópico isto já foi discutido?

Procurei e não achei!

Obrigado

Henri
12-03-2016, 00:51
Depois de usa a Podium por 3 meses durante o último verao, observei bolhas na pintura de proteção do radiador, talvez pelo maior aquecimento, resultante da maior octanagem da gasolina. Felizmente, as bolhas recrudesceram com o tempo, e agora uso só a gás comum, como recomenda a CC.
Abs,

Paulorod
12-03-2016, 07:33
Henri,

Estranho o aparecimento destas bolhas.

Você observou o efetivo aumento na temperatura do motor, pelo acionamento da ventoinha ou então pelo termômetro do painel?

A gasolina Podium da Petrobras não tem maior poder calorífico que as demais. Ela apenas apresenta maior octanagem.

Ignoro como uma gasolina de maior octanagem poderia provocar um aumento na temperatura de funcionamento do motor. O único efeito prático desta gasolina, a meu ver, seria o de permitir que a injeção/ignição eletrônica do motor aumentasse automaticamente o avanço da ignição, SEM PROVOCAR DETONAÇÃO!

O aumento deste avanço, dentro dos limites tabulados na eletrônica do motor, aumenta o rendimento deste, melhorando sua performance em termos de potência e consumo!

Abraço,

Paulo

sal silva
12-03-2016, 09:14
Para mim a Podium melhora o desempenho da motocicleta,parece que sinto o motor mais redondo.

Paulorod
13-03-2016, 19:54
Encontrei em outro site uma consulta formal feita à Petrobras Distribuidora sobre a Gasolina Podium.

Enfim, segue trecho do texto da Petrobrás:

"A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

As gasolinas de alta octanagem permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina."

PONTANTO, como a GS800 tem um motor com taxa de compressão de 12:1, fica claro que a Gasolina Podium é altamente indicada para utilização, devido sua alta octanagem...

Alex Oli
14-03-2016, 09:31
A BMW como qualquer outra empresa visa lucro e indica gasolina comum porque é o que se vende aqui em qualquer posto e em qualquer lugar. No manual até fala em 10% de álcool mas acho que seja pra se precaver caso apareça algum problema no motor, aí coloca a culpa na gasolina e tira a obrigação de um reparo pela garantia.
Se ela obrigasse abastecer com podium teria muita gente que não compraria suas motos ou não ficaria confortável em comprar por não querer pagar o absurdo que custa ou por não achar facilmente na região onde roda.

leandroper
14-03-2016, 22:22
Para mim está claro q há um acerto nas bm's fabricadas no Brasil para nosso combustível local, andando no chile e Argentina obtive o melhor rendimento com a gasolina de 85 octanos (a menor encontrada). Já andei bastante com podium, a diferença foi de 1 km a mais de rendimento e não consigo precisar se houve aumento significativo de potencia.

Paulorod
14-03-2016, 23:12
Andei revendo minha opinião sobre este assunto!

Consultei os manuais da GS800 americana e sul-africana.

A recomendação de combustível é a mesma que a nossa, isto é, octanagem de 95 RON/ROK e máximo de 10% de etanol.

Esta octanagem é alcançada pela nossa gasolina comum, graças à adição de 27% de etanol, que por sua vez fura a especificação do fabricante.

Desconfio que o uso de gasolina Podium pouco ajuda a performance da GS800, porque seria necessário um mapeamento de ignição alternativo que provavelmente não está gravado na ECU do motor, pois, se estivesse, estaria indicada nos manuais brasileiros, americanos ou sul-africanos a possibilidade de utilização de gasolina com nível de octanas de 102 RON/ROK, igual à nossa Podium.

O benefício da Podium ficaria restrito à redução de depósitos, devido ao menor nível de enxofre.

Não posso garantir isto, mas tudo leva a crer que é a conclusão lógica...




Paulo Rodrigues
BMW F800 GS
Belo Horizonte - MG

Paulorod
14-03-2016, 23:25
Importante ressaltar:

Sem o mapeamento alternativo indicado acima, não há como o motor ROTAX, da GS800, aproveitar a maior oferta de octanas da Podium.

Talvez porque a gasolina comum, com 95 octanas RON/ROK já permita à ECU alcançar níveis agressivos de avanço de ignição, sem provocar a temida detonação...

Ou talvez por comodismo da BMW, o que custo a acreditar.

Vale lembrar que a nossa atual gasolina comum é superior, em termos de octanagem, à antiga gasolina azul, vendida no Brasil nos anos 70.

Apenas conjecturas....

GSS76
16-04-2022, 22:34
Hoje abasteci pela primeira vez. Sensação de que o motor roda mais redondo, velocidade sobe mais alto. Mas também a temperatura fica mais alta. A questão é se vale a pena para manutenção do motor.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk

Gnegraes
17-04-2022, 09:22
Hoje abasteci pela primeira vez. Sensação de que o motor roda mais redondo, velocidade sobe mais alto. Mas também a temperatura fica mais alta. A questão é se vale a pena para manutenção do motor.

Enviado de meu ASUS_X00QD usando o Tapatalk


Gustavo,

Quanto maior a octanagem, melhor o funcionamento em qualquer motor, de qualquer volume, de qualquer idade....
A octanagem baixa é inversamente proporcional a câmara de combustão limpa, menor desgaste de mancais / rolamentos, óleo mais limpo....

Baixa octanagem é aquele velho dito: ... me engana que eu gosto....

EvertonM
17-04-2022, 14:11
Gustavo, que vale a pena, não tenho dúvida. Faz tempo que não uso, mas chamou minha atenção vc dizer que achou que a temperatura ficou mais alta. Quando usei, não notei esse aquecimento (nem no painel deu diferença).

Gnegraes
17-04-2022, 20:03
Gustavo, que vale a pena, não tenho dúvida. Faz tempo que não uso, mas chamou minha atenção vc dizer que achou que a temperatura ficou mais alta. Quando usei, não notei esse aquecimento (nem no painel deu diferença).

E tem mais um detalhe: apesar da Podium ser mais cara, pelo desempenho maior obtido pelo motor, se reduz naturalmente o consumo.

guirpm
17-04-2022, 20:41
Atualmente estrou usando a Octapro. Não percebi diferença para Podium.
Por aqui só existem essas duas.... Me parece que em SP a Shel tem sua gasolina premium

Rromagnani
17-04-2022, 21:44
E tem mais um detalhe: apesar da Podium ser mais cara, pelo desempenho maior obtido pelo motor, se reduz naturalmente o consumo.Na BMW sinceramente não notei diferença alguma, exceto no preço... Kkk

Na antiga Vstrom que tinha, o consumo aumentava consideravelmente!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk

Gnegraes
18-04-2022, 07:28
Na BMW sinceramente não notei diferença alguma, exceto no preço... Kkk

Na antiga Vstrom que tinha, o consumo aumentava consideravelmente!

Enviado de meu SM-G780G usando o Tapatalk


Beto,

Para um dado mesmo desempenho, velocidade constante por exemplo, uma gasolina de maior octanagem requer menor vazão de combustível para obter a mesma potência e torque. Com isso, menor consumo de litros / 100km.
Ou em desempenho de km / litro, que por sinal dizemos no Brasil e utilizamos o termo "errado" como sendo consumo.

Vale o mesmo para acelerações...

guirpm
18-04-2022, 22:22
em relação ao consumo, a podium (ou octapro) com certeza são mais econômicas. Elas contem menos etanol que as gasolina comum ou aditivada

diogomail
19-04-2022, 16:19
em relação ao consumo, a podium (ou octapro) com certeza são mais econômicas. Elas contem menos etanol que as gasolina comum ou aditivadaToda vez que abasteci minha moto com Podium tive a impressão do consumo ser maior além do motor ficar mais áspero, ruidoso e temperatura mais elevada.

Obs: posto de extrema confiança

Diogo Emanuel Maia [emoji1054]

Marivaldo
19-04-2022, 22:16
Com a podium só abasteci uma vez. O preço era cerca de 20% maior do que a comum, mas o consumo melhorou só 10%, mais ou menos. Pode ter feito bem ao equipamento, mas ficou por isso. Quando suprimirem o etanol poderei mudar de ideia.

Gnegraes
20-04-2022, 10:57
Com a podium só abasteci uma vez. O preço era cerca de 20% maior do que a comum, mas o consumo melhorou só 10%, mais ou menos. Pode ter feito bem ao equipamento, mas ficou por isso. Quando suprimirem o etanol poderei mudar de ideia.

Marivaldo,

O etanol misturado na gasolina veio para ficar....
E não é somente aqui no Brasil não. Na Alemanha por exemplo também é obrigatório e o teor é de 10%.

O etanol na gasolina foi uma invenção brasileira e à época pioneira: se ajusta com ela a octanagem final do combustível, evitando usar "química" mais tóxica no combustível.
No passado se usava tetraetila de chumbo, veneno tarja preta....

Aqui nosso teor de álcool é mais alto por que somos produtores, custo mais baixo.
Para os europeus é caro importar também....

Gnegraes
21-04-2022, 07:29
Com a podium só abasteci uma vez. O preço era cerca de 20% maior do que a comum, mas o consumo melhorou só 10%, mais ou menos. Pode ter feito bem ao equipamento, mas ficou por isso. Quando suprimirem o etanol poderei mudar de ideia.

E também há algo muito importante: a especificação mínima de octanagem da gasolina está claramente grafada no Manual do Proprietário.
Se gasolina indicada com RON 95 não se encontra disponível na hora de abastecer, pelo menos use a especificação mínima RON 91.

Reiner
21-04-2022, 10:51
Eu entendo que a ECU foi reprogramada para trabalhar com a gasolina Brasileira, que por lei pode ter até 23% de álcool em sua composição.
Senão, não atenderia as normas atuais do Proncove L7....
O manual da 2015 ainda pede álcool E 10....que não se encontra em nenhum posto no Brasil....

"Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10)
95 ROZ/RON
89 AKI
Qualidade do combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições de desempenho
e consumo. Se o motor, por exemplo, tiver que
ser utilizado em países com uma qualidade de
combustível inferior com 91 octanas, então a mo-
tocicleta deve ser respectivamente programada
antes por sua concessionária BMW Motorrad.)
(máx. 10 % de etanol, E10)
91 ROZ/RON
87 AKI
Volume útil de abastecimento de combustível aprox. 20 l"

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Gnegraes
21-04-2022, 17:42
Eu entendo que a ECU foi reprogramada para trabalhar com a gasolina Brasileira, que por lei pode ter até 23% de álcool em sua composição.
Senão, não atenderia as normas atuais do Proncove L7....
O manual da 2015 ainda pede álcool E 10....que não se encontra em nenhum posto no Brasil....

"Super sem chumbo (máx. 10 % de etanol, E10)
95 ROZ/RON
89 AKI
Qualidade do combustível alternativa Normal sem chumbo (restrições de desempenho
e consumo. Se o motor, por exemplo, tiver que
ser utilizado em países com uma qualidade de
combustível inferior com 91 octanas, então a mo-
tocicleta deve ser respectivamente programada
antes por sua concessionária BMW Motorrad.)
(máx. 10 % de etanol, E10)
91 ROZ/RON
87 AKI
Volume útil de abastecimento de combustível aprox. 20 l"

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk


Reiner,

Com certeza a ECU / ZFE foi programada para nossa gasolina.
Os padrões de combustível pouco variam ao longo do empo, devido a boa parte da frota ser antiga.
Nossa gasolina sofreu recentemente um ótimo upgrade na padronização da octanagem, e que não afeta em anda os motores mais antigos. Todo motor de combustão interna, independentemente da idade do projeto, funciona melhor quanto maior a octanagem da gasolina.

Muitos de nossos Manuais de Proprietário no passado são os de Portugal, não se deram ao trabalho de adaptá-los para o Brasil.

Nos modelos mais recentes como a R1250GS ADV, a informação de combustível informa que o teor de álcool deve estar entre 15% e 30%, uma faixa bem ampla eu diria.

Mas o mais importante é que a especificação de octanagem da gasolina permanece:
- ideal 95 RON
- mínima 91 RON

luisfilipe
13-04-2023, 10:33
Com a podium só abasteci uma vez. O preço era cerca de 20% maior do que a comum, mas o consumo melhorou só 10%, mais ou menos. Pode ter feito bem ao equipamento, mas ficou por isso. Quando suprimirem o etanol poderei mudar de ideia.

Eu tive esta mesma impressão!

Gnegraes
13-04-2023, 11:21
Vamos por partes:

- dificilmente (para não dizer nunca) o etanol será retirado da gasolina. Até na Europa é comum seu uso. Nas especificações BMW no Manual de Proprietário - que é a versão de Portugal aqui para nós - consta gasolina E10, que é a especificação da Alemanha e que informa ter um teor de 10% de etanol.


- Usar gasolina de octanagem recomendada OU SUPERIOR não é apenas desempenho e que obviamente reflete num consumo melhor.
Trata-se de combustível que garante queima adequada na câmara de combustão e com vários benefícios:

a- câmara de combustão mais limpa, menores incrustações na cabeça do pistão, anéis, etc.
b- sedes de válvulas sem incrustações.
c- vela de ignição permanece mais limpa, garantindo boa qualidade de ignição.
d- menor contaminação do óleo de cárter e que circula por todo o motor.

Desnecessário dizer que isso se verifica ao longo do tempo usando a gasolina recomendada pela fábrica. Não é o consumo de apenas um tanque que refletirá em melhora ou piora do motor.


Mas..... cada um, cada um.
Deus nos deu o livre arbítrio para usarmos, conscientes ou não....

crmendesme
13-04-2023, 14:36
Uso a podium principalmente no retorno de viagens já que a moto vai ficar parada na capa por dia e até semanas, assim não tenho problemas ao funcionar após hibernação ;-)