PDA

Ver Versão Completa : Ajuda urgente - Disco de freio empenado!



FCRUZ17
06-05-2015, 10:47
Bom dia, colegas!

Se pudesse descrever a raiva que estou sentindo nesse momento...

Hj pela manhã aprontei uma daquelas cagadas que dá orgulho! Esqueci de tirar o cadeado do disco do freio dianteiro e adivinha só ???? Uma senhora ancorada no momento do arranque que deu até medo! Por sorte não deixei a moto tombar.

Retirei o maldito cadeado e fiz uma inspeção visual rápida. Não havia dano aparente. Andei com a moto devagar e veio a surpresa desagradável... o disco estava um pouco empenado e pegando na pastilha. PQP !!!! Nada absurdo, mas suficiente para fazer a pinça oscilar.

Levei rapidamente no meu mecânico que deu uma olhada e disse que cobraria a bagatela de R$ 350,00 para concertar a parada. Achei um absurdo de caro, mas o cara é de confiança e só trabalha com motos de primeira linha.

Ainda não deixei a moto para fazer o serviço. Cotei o preço de um disco novo: R$ 1.770,00! Dá vontade de chorar! :(

Além de puto da vida, não queria gastar essa grana agora.

Alguma dica ??????

sal silva
06-05-2015, 11:04
Eu tentaria retirar o disco, coloca-lo em uma superfície bem plana e com um martelinho de bola tentaria conserta-lo. Sei que é trabalho para profissional, mas se não quiser gastar uma grana agora e tem habilidade para serviços manuais, não custa tentar. Boa sorte.

shw
06-05-2015, 11:41
Cara vai sai muito mais barato vc mandar arrumar do que trocar, acho que alem de desentortar precisa passar no torno para deixar ele plano novamente!

Henrique
06-05-2015, 11:44
Felipe,

Sei exatamente o que você está sentindo.
Numa viagem para o Uruguai, um borracheiro empenou o disco da minha GS 800...

Um dos nossos amigos já postou aqui no fórum, um endereço de uma empresa, acho que em São Paulo, que tem os discos de freio da F800 GS, novos, com preço muito bom.
Dá uma procurada por aqui que você encontra.

Boa sorte!

luiztrovao
06-05-2015, 15:54
Alguns comentários:
- fazer uma retífica no disco para fazê-lo retornar ao seu formato plano original, é uma prática comum e antiga não há nenhum problema com relação a isso. Em carros, tanto discos de freio quanto tambores (panelas em SP) de freio têm sido retificados (ou, no popular, "dado um passe") ao longo de muitos anos. Isso é feito em tornos mecânicos.
- retificar um disco de freio de moto pode ser feito, mas é algo BEM MAIS CRÍTICO: seja um disco de freio ou um tambor (panela) de freio, há que se respeitar a ESPESSURA MÍNIMA da superfície, especificada pelo fabricante. Todas estas peças vêm com esta espessura mínima cravada em baixo relevo no material. Se a retífica retirar uma quantidade de material que faça a espessura resultante ser MENOR que a mínima especificada.... jogue o disco fora, pois o risco de rompimento do material será muito alto (eu diria que será certo o rompimento)
- porquê eu digo que o disco de freio de motos é mais crítico? Porque estes discos são muitíssimo mais finos que um disco de freio de automóvel. Olho com isso!
Por outro lado:
- desculpe o colega aí acima, mas NEM PENSE em dar marteladas ou qualquer outro tipo de impacto (mesmo que seja numa prensa) em um disco de freio. Mesmo que invisível, uma pancada com martelo ou uma "prensada" irá causar uma ruptura interna do material
- neste caso que você descreveu, além da superfície de frenagem do disco, há que avaliar bem se a estrutura que prende o disco ao eixo também não foi danificada/empenada. Se isto aconteceu, amigo, esqueça. Jogue o disco fora, pois tua segurança estará em grande risco!
Boa sorte aí.
abs
Trovão

FCRUZ17
06-05-2015, 16:28
Bom, agendei de deixar a moto para meu mecânico avaliar amanhã cedo. Ele disse que vai utilizar um relógio de precisão para colocar o disco no lugar. Disse que já fez esse procedimento em outras motos e funcionou. Em outro fórum um colega que parece entender bem do assunto disse que o procedimento é simples pois o disco é feito de um material maleável. Espero que fique bom! Maldito cadeado! Vai para o lixo hj mesmo !

cerqueira
06-05-2015, 17:40
Putz Felipe, que azar...já aconteceu comigo também, por sorte não afetou o disco.

Que bom que talvez consiga recuperar bem, mas parece ser muito difícil...posta depois sobre o resultado.

Tem uns cadeados com alarme bem legais...só uso destes agora, marca Xena.

Abçs!!

MarcioT
06-05-2015, 18:03
O LuizTrovão disse tudo.
O que seu mecânico vai fazer é dar um passe e depois checar o resultado. Com o relógio comparador ele vai ver quanto está deformado para tirar no torno.
Pancadas jamais pode fragilizar o disco.

Antonio
06-05-2015, 18:14
Eu tentaria retirar o disco, coloca-lo em uma superfície bem plana e com um martelinho de bola tentaria conserta-lo. Sei que é trabalho para profissional, mas se não quiser gastar uma grana agora e tem habilidade para serviços manuais, não custa tentar. Boa sorte.

Olha Ric que bela gambiarra kkk

Rromagnani
06-05-2015, 20:02
Meu amigo, agradeça à Deus, pq você teve sorte... Aconteceu exatamente isso com um conhecido que acabou caindo e enfiou a mão na roda de outra moto que estava estacionada... Resultado? Perdeu dois dedos da mão!

No seu caso, foi só o disco de freio! Bem menos mal! Boa sorte no reparo!

sal silva
06-05-2015, 23:08
KKKKK,desculpe ai pessoal, mas ele falou que não queria gastar $$$$$.Reconheço a besteira que falei, mas ainda bem que tem pessoas com conhecimento técnico como o Luiz nesse fórum. Espero que o Felipe tenha seu problema resolvido e possa rodar com segurança.Valeu:o

Paulo M
07-05-2015, 00:53
É por isso que eu prefiro a trava de freio/embreagem. Do jeito que eu sou, trava de disco não dá certo...

luiztrovao
07-05-2015, 22:04
Concordo contigo, Paulo. Travas pequenas nas rodas...garantia de problema, pois um dia você acaba esquecendo....os relatos são muitos. Ja aconteceu comigo, também

Wvendramin
26-05-2015, 10:10
Bom dia Amigos, quem precisar tenho o disco da dianteiros e traseiros.
Disco em Aço inox, com processo de tempera igual ao original...
Valores apartir de R$ 630,00 mais frete.
41 9914-5472 wvendramin@gmail.com
7384