PDA

Ver Versão Completa : Perguntas sobre a GS 650, visando nova moto.



womvet
14-05-2015, 15:22
Boa tarde, amigos. Gostaria de tirar umas dúvidas com voces em relação as BMW GS 650. Sempre dirigi motos custom na minha vida motociclística. Agora, chegando aos quase 50 anos, quero mudar de estilo, indo para as Dual Purpouse, como a GS. Tendo em mente que tenho 1,83m e 100 kg e minha mulher, 1,88m e 80 kg, gostaria de saber se a moto aguenta o tranco em viagens beirando os 500 km. O que vcs podem me dizer em relação a potencia, torque, suspensões, etc? Consumo não me interessa muito, visto que minhas motos nunca foram econômicas. Fico no aguardo!

BrunoFaria
14-05-2015, 15:30
Fala Fernando, bem vindo ao fórum!


No caso, está pensando em comprar uma motoca zero ou uma usada? Se for zero km, por que não consideraria pegar uma F800GS usada, que pode ser encontrada na mesma faixa de preço de uma G650 zero. Falo isso pois a F800Gs te dará mais confiança em viagens, muito mais tranquilidade e conforto... além do mais, aguentará mais o tranco visto a capacidade de carga dela e muito mais torque.

Bruno.18
14-05-2015, 17:52
Cara, eu comprei uma GS650 2014 zera em 2014, fiquei 10 meses com ela e comprei uma F800gs!

Rodei 25 mil km com a minha 650, é uma ótima moto, porém se for rodar com garupa, mais pesado, ela cansa um pouco.. Se deixar a regulagem para soft, ela da batente facil, isso porque eu tenho 1.70m e 66 kilos, e minha namorada 1.68 e 58 kilos...
Para o dia a dia solo, é ótima.. Viagens acima de 200 km, já cansa pelo excesso de vibração que o motor mono causa!

Pulei para a F800GS e te digo com toda certeza, foi a melhor coisa que eu fiz! A suspensão dela é perfeita, mesmo em soft, com garupa e top case cheio, nunca deu batente no amortecedor, fora que o conforto é 10x maior... O motor não vibra nada ate 130, 140 km/h... A moto freia MUITO, igual a uma esportiva.. E o motor então, nem se fala!

Em 3 meses e meio, ja rodei 11 mil km com a minha, comprei zero km também!

Recomendo, abraços!

Rromagnani
14-05-2015, 19:04
Independente da moto escolhida, acho que a G650 não se adaptará às suas necessidades. É uma moto baixa (para a categoria), vibra bastante e acredito que com duas pessoas e bagagem irá sofrer um pouco.

A 800 é bem mais alta e certamente vc. Se sentirá melhor!

Rudy
14-05-2015, 23:09
Gente
Na F800 ele sentirá no topo do Himalaia ................ele veio de uma Intruder 1500 , sim uma custom bem baixa .
Fernando dá um jeito e fazer o test drive nas duas , 650 e 800 , aí voce tira sua dúvidas verdadeiras quem nínguém poderia te descrever .
Eu sou mais baixo que voce e infelizmente não muito mais magro , a 650 GS , minha primeira BMW ééééééé uma puuuuta moto ,e só mudei para a F800 por puro faniquito meu , parada para manobrar é trambolhuda , mas andando ....................CGzona de motorzão .
Garupa manda né ............então faz o test drive com a Dna Encrenca , seu bolso vai agradecer , amifo meu comprou Transalp pois os pqp traseiros da F800 pegavam nas ancas ou seria que as ancas sobravam e deitavam nos pqp´s .......................esta moto machica muito ......
FAZ O TEST DRIVE .
abraços

Nicolau
16-05-2015, 18:21
Tudo depende do $ disponível ,a g tá conta ,porém a f800gs,ou r1200gs tu teria uma reserva de potencia,

Crodao
17-05-2015, 10:44
Fernando pela faixa de preço e porte, considere pegar uma V-Strom 650, é MUITO mais confortável que a G650 e para viagens com garupa e pela estatura de vocês dois, eu não pegaria uma G650. Eu tive uma e não gostei.
Como já disseram acima, a F800 é mais indicada. Mas terá que trocar o banco, senão a patroa vai pedir pra voltar para a custom kkkkk

womvet
20-05-2015, 22:27
E quanto a GS 1100 R? É uma que está a venda em SP, amarela, 1996... Só que tem 150 mil KM...

Finger
25-05-2015, 14:41
Boa tarde, amigos. Gostaria de tirar umas dúvidas com voces em relação as BMW GS 650. Sempre dirigi motos custom na minha vida motociclística. Agora, chegando aos quase 50 anos, quero mudar de estilo, indo para as Dual Purpouse, como a GS. Tendo em mente que tenho 1,83m e 100 kg e minha mulher, 1,88m e 80 kg, gostaria de saber se a moto aguenta o tranco em viagens beirando os 500 km. O que vcs podem me dizer em relação a potencia, torque, suspensões, etc? Consumo não me interessa muito, visto que minhas motos nunca foram econômicas. Fico no aguardo!

Wonvet,
Eu acho a g650gs uma excelente moto. Se fosse a moto que eu pudesse comprar, teria outra. Nem considero assim que a trepidação seja tão grande, considerando ser ela monocilíndrica. Das mono, é a que vibra menos. Entretanto, com o seu tamanho e peso, e como pretende viajar com a patroa, ela é pequena. Já é pequena para mim, que tenho 1,80 e 87 kg. Se vc estuda a f800gs, que não tem os inconvenientes para o seu tipo físico (tamanho, suspensão, potência), além da opção de viajar com a patroa, tem que saber que o banco da f800 é pior que o da g650. É mais estreito e mais duro. A primeira coisa que tem que fazer, para viajar é trocar o banco e colocar uma bolha mais alta.
Eu consideraria seriamente a possibilidade de pegar uma r1200gs mais antiga, em bom estado, ou mesmo pensar em uma V-Strom, que é maior e mais confortável que a f800.

luiztrovao
25-05-2015, 20:26
Também acho que a 650 não vai te atender, embora seja uma boa moto. Tive uma 650 e só consegui ficar com ela por 4 meses, pulando logo para a 800 - e acho que são 2 coisas completamente diferentes. A 650 é bem mais baixa, faz curva com uma facilidade inacreditável e tem um banco ótimo - melhor que o da 800.
Porém, pela lista dos teus requerimentos, acho que a 650 não vai atender - vai cansar voces em viagens mais longas tanto pela vibração quanto pela "falta" de potência para piloto e garupa. Concordo com a opinião dos colegas aí em cima. Acho que a 800 seria ideal, mas o banco TEM que ser trocado - tanto pelo piloto quanto pela garupatroa. Faça o teste sim e boa sorte.

sal silva
28-05-2015, 16:22
Amigo a F800 gs é uma moto muito boa para viagens,se esta procurando uma bem cuidada, estou vendendo a minha, por um preço bem abaixo do mercado.

Eder
05-09-2015, 16:36
Boa tarde, amigos. Gostaria de tirar umas dúvidas com voces em relação as BMW GS 650. Sempre dirigi motos custom na minha vida motociclística. Agora, chegando aos quase 50 anos, quero mudar de estilo, indo para as Dual Purpouse, como a GS. Tendo em mente que tenho 1,83m e 100 kg e minha mulher, 1,88m e 80 kg, gostaria de saber se a moto aguenta o tranco em viagens beirando os 500 km. O que vcs podem me dizer em relação a potencia, torque, suspensões, etc? Consumo não me interessa muito, visto que minhas motos nunca foram econômicas. Fico no aguardo!

Com certeza a melhor moto para viajar 500 km sem garupa e com apenas mochila e top case. No seu caso ela deixa as pernas um pouco dobradas demais. Diria que ela é fit 1,75 m.

É muito leve, 175 kg, e tem o centro de gravidade bem baixo, o que facilita bastante a agilidade e o manuseio.

O comportamento off road é bem melhor do que se comenta, pois o freio motor do martelão de 10 cm praticamente desonera o piloto de usar o freio traseiro. Essa mesma característca inercial facilita bastante o uso urbano com frenagens, por exemplo, apenas apertando e soltando a embreagem sem trocar a marcha. Além disso os pneus são 70/30 e a roda dianteira é um pouco maior, 19. Os pneus, dizem, duram de 20 mil a 30 mil km.

Sua suspensão não é comparável com a da R1200GS, pois tem ajustes apenas na traseira e a dianteira transmite irregularidades do solo diretamente ao guidão, como em qualquer moto convencional, o que não ocorre com a 1200, que é imbatível nas suspensões.

Tem um ótimo torque a 5000 RPM, uns 6 kg, o que sobra para pilotar sem garupa e permite andar a rotações mais baixas. Você poderia viajar em cruzeiro a 130 km/h muito relaxado, se a legislação permitisse. Ela chega fácil a 160 km/h. A aerodinâmica atinge um pouco os braços, exigindo que fiquem mais próximos do falso tanque, mas o vento acha seu caminho correto acima da aba de capacetes tipo enduro, como o da BMW. O tanque mesmo fica embaixo, melhorando ainda mais o centro de gravidade.

Você pode não se importar com o consumo, mas a autonomia da moto, sim. Por andar em em baixas rotações, faz normalmente mais de 20 km/l, havendo relatos de 32 km/l a 100 km/h. Se conseguir 20 vai ter 280 km de autonomia, lhe permitindo abastecer apenas uma vez no meio da sua viagem de 500 km.

Por ser monocilíndrica e ter apenas 5 marchas, falta uma marcha entre a primeira e a segunda para fazer curvas mais agressivas no off, o que exige bastante o uso da embreagem, ao contrário da 1200 em que se pode andar praticamente clutchless em quase todas as situações por ter um câmbio melhor escalonado.

Em altas rotações o martelão vibra mais, como uma motocross, mas não acredito que vá pilotar dessa forma, mesmo porque não é moto para isso. Nesse caso a moto ideal seria a KTM 690 ( http://www.ktm.com/tr/enduro/690-enduro-r/ ) que não temos por aqui e ficaria mais próxima do comportamento da 800GS.

Resumindo, moto para pilotos não altos, que andam sem garupa no trânsito urbano, estradas de chão e em viagens curtas a velocidade próxima de 120 km/h, que prezam pela economia de combustível, têm capacidade de se virar sem controle de tração, mas fazem questão do refino ciclístico BMW e do aprovadíssmo motor Rotax austrïaco, produzido na China sem deméritos e, da mesma forma, montado com a moto no Brasil.

Pode-se conseguir uma zero km nas concessionárias por preço inferior a 30 mil reais.

Peheca
05-09-2015, 17:42
Womvet,

Também saí de uma custom(Suzuki Marauder 800) e cheguei a cogitar a F650 GS, mas nem fiz o test-ride. Fiz na Triumph XRx e na F800 GS e optei por esta última. Até agora estou muito satisfeito com ela e pelas características que você relatou, você também vai ficar.
Já tive várias monocilíndricas(DT 180, DT 200, Sahara, XT 600) e nunca me acostumei com as vibrações. A F800 GS, na minha opinião, tem um bicilíndrico que vibra bem pouco e tem mais potência, mais torque, mais freio, mais suspensão, mais segurança, mais tecnologia, etc. do que a F650 GS.

Eder
06-09-2015, 20:43
Mas a opção acima da 650 é a 1200 e não a 800, que é bem mais off road.

Peheca
06-09-2015, 21:20
Mas a opção acima da 650 é a 1200 e não a 800, que é bem mais off road.
Concordo em parte porque a 800 é ótima também no on-road.
E levando em conta o valor de 0km, a 1200 custa mais do que o dobro da 650.

Eder
09-09-2015, 21:56
Concordo em parte porque a 800 é ótima também no on-road.
E levando em conta o valor de 0km, a 1200 custa mais do que o dobro da 650. Concordo 100 porcento. 2016 com modificações.