PDA

Ver Versão Completa : Óleo velho!!



Valas
02-06-2015, 19:21
Pessoal, preciso de uma ajuda com certa urgência.

Eu cheguei a dar uma pesquisada, mas não consegui encontrar as respostas.

Estou fechando negócio numa F800 GS Trophy 2012... mas no momento da compra perguntei quando a pessoa fez a última troca de óleo, e para a minha surpresa, a última troca de óleo da moto foi feita ainda em 2012 e de lá pra cá ficou com ele mesmo!!! :eek: A moto não tem nem 5000km, mas ainda assim me preocupa a possibilidade do motor estar de alguma forma comprometido.

Além de estar preocupado com a possibilidade de ter criado alguma borra de óleo no motor, pensei em trocar o óleo e o filtro de óleo antes mesmo de sair de lá com a moto, mas aí que vem minhas dúvidas.

1) Alguém sabe se dá para conferir de alguma maneira, sem precisar abrir o motor, se há borra de óleo ou algum outro problema decorrente da presença deste óleo velho?

Comprei o filtro de óleo da K&N e estou em busca do óleo da Castrol recomendado no manual, mas para trocar o óleo e o filtro de óleo vou precisar das ferramentas corretas.

2) A F800 GS acompanha jogo de ferramentas suficientes para tirar o protetor de carter, parafuso de saída do óleo e o filtro (este último me preocupa mais, pois não sei se é fácil encontrar a ferramenta ou se dá pra tentar tirar na mão)?

3) Caso não tenha, alguém saberia me passar as especificações das ferramentas para eu procurar comprar antes de ir pegar a moto? (vou pegar a moto nesta quinta-feira 04/06)

Valeu!

Queirozjh
02-06-2015, 19:55
Ferramenta vc compra em qualquer loja de autopeças ou dessas de ferramentas mesmo, e serve aquela chave universal pra filtros que tem um arco auto ajustavel. comprei essa paguei R$15,00.

o protetor vc tira com uma chave L de boca 8mm ou 10mm. nao tenho certeza.

facil de fazer.

luiztrovao
02-06-2015, 20:03
hmmm... 3 anos com o mesmo óleo no motor? Me desculpe o vendedor, mas eu estaria fora! Não é à toa que as revisões (com troca do óleo) têm que ser feitas a cada ano, independente se a quilometragem rodada ficou abaixo da máxima. O óleo oxida com o tempo. Seja ele mineral ou sintético. O mineral tem prazo de 6 meses e até onde eu sei, o sintético tem prazo de 1 ano. Boa sorte aí.

shw
02-06-2015, 22:11
Cara, a F800 tem que trocar o óleo a cada 10 mil KM (5 mil km no Brasil) ou 1 ano!

A F800 quando tirada OKm faz revisão de 1000 KM ou 1 ano!veja de quando foi a revisão de 1000 KM

Se o cara tirou ela em DEZ de 2012 a troca de óleo foi feita em 2013, então esta moto deve ter um óleo de 2 anos!


Para tirar o protetor de carter vc precisa de uma chave de 8mm de boca para soltar 4 parafusos, e uma chave halen que não sei a medida!

Valas
03-06-2015, 07:52
Valeu pessoal, vou hoje lá ver se troco o óleo... Depois levo numa concessionaria para dar uma geral nela...

Acho estranho a BMW não vir com ferramentas para isso, mas tudo bem.. Vou comprar no caminho.

Abraços!

sal silva
03-06-2015, 09:54
Valas,a BMW não facilita nada para nos que gostamos de fazer a manutenção,até porque com a eletrônica a gente fica cada vez mais na mao deles$$$$$Mas com um pouco de paciência , pesquisas no fórum , internete e algumas ferramentas da para fazer o basicão.Valeu,e boa sorte com a sua novo Motao.

Iceman
03-06-2015, 10:31
Valas, minha sugestão, para o caso de ter formado alguma borra em função do óleo velho, seria trocar o óleo e filtro por itens mais baratos (não filtro K&N p. ex.), rodar uns 500 km com ela, e trocar novamente, ai sim por óleo e filtro bons.

Assim voce "lava" o motor internamente com o óleo e filtro meia boca, e depois põe tudo novinho, de primeira, no motor já limpo.
Sei que é um gasto a mais, mas em se tratando de uma BMW já fora da garantia, acho que vale o investimento para garantir a saúde e longevidade do seu motor.

Mas não acho que o óleo velho, por sí só, possa danificar o motor.
Agora se ficar rodando com ele, ai sim, o prejuizo pode ser grande.

sal silva
03-06-2015, 11:54
Eu acho que não formou borra nenhuma rs.Para escoar o óleo velho legal tombar a motoca para os dois lados,isso se a sua lombar estiver boa rs, senão pede para alguém te ajudar,tu vai ver como vai sair pelo menos umas 70 ml de óleo velho.

CM-R1200-GS
03-06-2015, 16:04
Concordo com a colocação do "homi di gelu"

Eu também trocaria o filtro por um filtro normal, e colocaria um MOTUL 5.100 - 15/50W

Andaria uns 500 Km, e ai sim trocaria o filtro por um K&N, quanto ao óleo, sempre usei o MOTUL 5.100

Boa sorte

Valas
04-06-2015, 01:37
Fui hoje lá e depois de apanhar bastante dos parafusos e pra tirar o filtro original... Consegui!
Confesso que fiquei irritado para tirar e colocar o protetor de cárter... 2 tipos de parafusos pq?! E pq tão difícil?!

Para tirar o filtro, como não tinha a chave certa, acabei usando a técnica da escrotidão: furei o filtro com uma chave de fenda e girei... Serviço de porco, mas deu certo depois de levar algumas espirradas de óleo na camisa social... rs
Antes de ir, peguei uma vasilha em casa, coloquei 3 litros d'água e marquei o nível... Quando tirei o óleo e o filtro, vi que bateu na marcação que fiz na vasilha, oq me deixou aliviado.
Óleo novo, filtro novo... E segundo a sugestão do pessoal, devo trocar tudo de novo em 500km... Tudo bem ter gasto a mais agora, desde que fique tranquilo.
Agora é rodar!

Jalapão em setembro... E alguns roles com a galera do grupo noa próximos fds!

Muito obrigado pela ajuda senhores!

Abraços!

sal silva
04-06-2015, 10:30
Isso é mais uma prova de que comprar uma moto com pequena km não é garantia de estar fazendo um bom negocio. Muitas vezes a moto parada pode sofrer desgastes maiores que uma moto com maior km. Não estou me referindo a moto do rapaz, espero e acho que ela esta OK. Para mim, o mais importante é conhecer o dono da moto, mas é verdade que as vezes essa tarefa não é fácil. A cultura da baixa km e a lavagem cerebral das cc,levam as pessoas a acharem que motos com mais de 20mil km já darão problema, isso só prejudica as pessoas que gostam de viajar e curtir a moto, pois veem seus bens pagos a preço de ouro serem depreciados. Um motor Rotax ou Boxer vai pra lá dos 200mil tranquilamente, desde que bem tratado e não esmerilhado. Já os outros componentes podem ter sua vida útil 3 vezes aumentada com um bom cuidado. Então o mais importante é conhecer o dono e como ele trata e conduz seu veiculo. Valeu.

MarceloT
04-06-2015, 11:18
Na minha opinião, o maior perigo ao meu ver seria o não contato do óleo por anos na parte superior do motor.
E se ela estiver no descanso lateral pior ainda. Acabei de ver uma 800 adV com o motor quebrado por conta disso. Sugiro ao amigo que considere a possibilidade de formalizar isso com o vendedor e pedir a ele uma garantia maior. Já fui ao jalapao e é Show!

sal silva
04-06-2015, 12:12
Na minha opinião, o maior perigo ao meu ver seria o não contato do óleo por anos na parte superior do motor.
E se ela estiver no descanso lateral pior ainda. Acabei de ver uma 800 adV com o motor quebrado por conta disso. Sugiro ao amigo que considere a possibilidade de formalizar isso com o vendedor e pedir a ele uma garantia maior. Já fui ao jalapao e é Show!

Aproveitando o embalo,que moto você foi para o Jalapao,marca de pneu,e o areão são pequenos trechos ou longos ?.Estou pensando em ir com uma NX sahara velha que tenho aqui,ja que a garupatroa vai querer ir junto. Acho a Gs 800 muito pesadona, principalmente para quem não tem muito a manha de pilotar na areia,mas vamo que vamo.

MarceloT
04-06-2015, 12:32
Cara fui de gs 1200 pneu karoo
a 800 então vai com sobra.
São curtos os trechos de areião. Mas o perigo é pq vc não vê essa faixa de areia, então vc vem na boa a 80km no barro duro e de repente entra na areia .... É cada susto Rsrsrs
Não vá só.
A região é pouco habitada ( a palavra deserto vem daí é não dá condição desértica) se perder ou sofrer um acidente, mesmo que besta assumi proporções grandes porque vc não vai conseguir ajuda. Leve água sempre
seque o pneu para 22 libras e desligue o controle de tração.
indico a pousada vereda. O filho do dono é trilheiro e pode te levar a locais que os turistas não vão.
Abraços
Marcelo teles
hj com um 800

M.Fonseca
06-06-2015, 22:05
Não se esqueça de trocar o fluido de freio dianteiro e traseiro, que independente da km deve ser trocado a cada ano. Por ser higroscópico absorve umidade do ar, que faz seu ponto de ebulição diminuir, o que diminui a eficiência da frenagem. Essa umidade também favorece a corrosão interna dos componentes, causando vazamento interno no cilindro mestre, ou vazamento de fluido nos pistões das pinças.

gusartori
10-05-2017, 16:08
Boa tarde pessoal.

Ressuscitando o tópico, e acho que o escolhi bem...:

Minha moto ficou praticamente parada desde o final de Novembro até agora.

Porém, (não me lembro especificamente a data, mas foi no segundo semestre do ano passado que fiz a revisão dos 20m) fiz a menos de mil km a troca do óleo e do filtro - coloquei o 5100 da motul, que é dito suportar tranquilamente 5.000 quilômetros.

Acham interessante trocar o óleo???

Mais outras dúvida:
sobe um cheiro de queimado uns minutos depois de ligada a moto e imagino ser corrente ressecada, procede? Vou tentar encontrar em casa um frasco de C4 ou pegar um pouco de 90 e dar uma lubrificada boa depois de lavar bem...;
bateria me pareceu funcionar normalmente - aplico mesmo assim uma carga lenta?

Agradeço antecipadamente e louco pra voltar a rodar!

Abraço

Barra
10-05-2017, 17:18
Troque o óleo e filtro por tempo, deu 6 meses faça a troca independente da km.

O cheiro de queimado deve ser do escape com certeza, a minha tbm fica muito tempo parada e quando ligo dá um cheiro de queimado no coletor de escape.

Se ela pegou normalmente, dê uma volta boa com ela que a bateria vai carregar.

A minha quando eu volto de viagem tem carga mas não pega, aí desmonto e mando dar uma carga lenta. Ideal é desligar o polo negativo quando vai deixar ela parada para poupar a bateria.

Abraço.

M@uro
10-05-2017, 22:42
Troque o óleo e filtro por tempo, deu 6 meses faça a troca independente da km.

O cheiro de queimado deve ser do escape com certeza, a minha tbm fica muito tempo parada e quando ligo dá um cheiro de queimado no coletor de escape.

Se ela pegou normalmente, dê uma volta boa com ela que a bateria vai carregar.

A minha quando eu volto de viagem tem carga mas não pega, aí desmonto e mando dar uma carga lenta. Ideal é desligar o polo negativo quando vai deixar ela parada para poupar a bateria.

Abraço.

Na lista de serviços das revisões da GS1200 (K25) a recomendação é da troca a cada 1 ano ou 10.000km, não tenho plena certeza mas acredito que a recomendação é a mesma para a GS800.. acho que trocar a cada 6 meses é excesso de cuidado e desperdício de $... mas é lógico que não vai prejudicar em nada a moto...

Alex Oli
11-05-2017, 08:25
Na lista de serviços das revisões da GS1200 (K25) a recomendação é da troca a cada 1 ano ou 10.000km, não tenho plena certeza mas acredito que a recomendação é a mesma para a GS800.. acho que trocar a cada 6 meses é excesso de cuidado e desperdício de $... mas é lógico que não vai prejudicar em nada a moto...

Isso mesmo. 1 ano ou 10kkm.

gusartori
13-05-2017, 10:31
Obrigado pessoal

Achei o bendito do manual: revisão a cada 10k ou um ano (o q vier antes) - incluindo óleo/filtro.

Agora estou com 3 litros do 5100 15w50 em casa. Comprei ontem e chegou agora cedo. Paguei 29 cada frasco. Se quiserem o link ou o tel da loja me falem, pois mais barato não encontrei... Fica em São Paulo, Z/L.

Bom, agora é lubrificar (limpei ontem com querosene) e voltar!

Novamente agradeço os comentários.

Abraço a todos


Sent from my iPhone using Tapatalk

Aprubem
02-07-2017, 17:04
Estou o usando o motul 5100 e filtro KN, trocando os dois a cada 5k... gostando do resultado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk