PDA

Ver Versão Completa : R 1200 GS LC - Problema na Bomba Dágua



JPonte
23-06-2015, 21:56
Isto mesmo Senhores, pra quem não tiver paciência em ler a integra da transcrição abaixo, que acabo de postar no Reclameaqui, pode conferir nos sites internacionais, a GS 1200 LC tem sim, problema na bomba dágua.

Integra da transcrição:

Antes de iniciar minha reclamação, quero contextualizar todo o cenário, onde temos uma Marca Premium, uma moto de valor de aquisição elevado cuja campanha publicitária está vinculada ao “prazer em pilotar” a “robustez” e a “liberdade”.

Estamos falando da BMW R 1200 GS, no meu caso, a segunda moto que tenho da marca em menos de um ano, modelo 2015, com apenas 2 mil km’s rodados.

A moto foi retirada em minha casa no dia 1/junho/2015, onde se constatou problema na bomba dágua. Assustado com um problema assim nesta moto, fiquei surpreso quando através de pesquisas em fóruns internacionais, descobri que este problema afeta este modelo também fora do Brasil. Sua identificação se dá através da observação das marcas deixadas pelo fluido do arrefecimento do motor, que escorrem pelo dreno na lateral esquerda do motor, logo abaixo do cilindro.

Desde então quase que diariamente tenho empenho paciência e energia em uma busca constante e até agora sem resultado, me revezando nas cobranças à Concessionária Eurobike de Ribeirão Preto, e, ao SAC da BMW Motorrad Brasil (protocolo de atendimento 14847549749 – Responsável pelo Atendimento Sr. Jack).

Em resumo, a Concessionária, não tinha sequer previsão de recebimento da peça, a BMW Motorrad Brasil, não tinha sequer previsão de envio da peça, e, eu, no meio sem ação, nem poder dela. Depois de e-mail’s não respondidos pelo SAC, e, várias ligações, tive a informação de que a peça chegara, e, que seria enviada a Concessionária, que por sua vez, me deu como previsão a data de hoje, 23/junho/15, que claro, não foi cumprida, porque simplesmente a peça não chegou. E volto a não ter previsão.

Até que ponto pode um Fabricante conhecer um problema em um determinado modelo que atinge vários Países e não manter um estoque de reposição?

Até que ponto pode um consumidor se prostrar diante de uma ineficiência e ficar de mãos atadas, impedido durante 1 mês de usar e desfrutar de um bem comprado justamente para lhe proporcionar momentos de “prazer ao pilotar”

É inadmissível na minha opinião que diante dos complexos sistemas logísticos atuais uma peça do tamanho de uma caixa de óculos não possa ser rapidamente colocada em qualquer parte do Mundo ou quiçá do Brasil.

Finalizando, quero registrar que não tenho do que reclamar especificamente da “cordialidade” e “profissionalismo” da Julia da Eurobike, sempre solicita, atenciosa e profissional em me atender.

Fica aqui o registro para que cada leitor monte sua opinião.

Mcolnagosp
23-06-2015, 22:31
Jponte, me solidarizo com você nessa briga. Seu problema será resolvido, não tenho dúvida, porém o estresse que a gente passa não tem preço e não se paga.

Eu penso que essas máquinas todas, independentemente da marca, tem problemas. Logicamente a mais vendida terá mais problemas, estatisticamente.

Eu gosto de ver programas sobre automobilismo, de preferência europeus. Tem alguns muito bons, ingleses, e canso de ouvir eles falando sobre determinado veículo, bom nisso, bom naquilo, mas que tinha uma falha em determinada peça. Eu já conversei com gente que foi a Ushuaia com uma KTM que voltou no caminhão. Acho que não viverei para ver máquinas perfeitas.

JPonte
23-06-2015, 22:47
Complementando, foto para melhor entendimento. http://images.tapatalk-cdn.com/15/06/23/e0b805b647d84b6d15d1cd70d76b81be.jpg

Iceman
24-06-2015, 00:30
Valeu pela foto Julio, fica bem mais fácil da galera verificar em suas motos. :)

Marilton
24-06-2015, 07:12
Amigo,
Acabei de adquirir uma Bmw 1200 Adventure novana .
Peguei no dia 19, e estou aguardando a emissão do Dut para experimentar na estrada.
É bom receber sua notícia para ficar expeto com a minha também.
Abraço
Marilton

Sergio hen
18-04-2016, 11:27
Bom dia, Julio!

Eu sou novato por aqui mas já tenho um problema igual ao seu. Comprei uma GS 1200 em outubro de 2015 e na primeira revisao feita em BH já reclamei do vazamento da Bomba dagua. O gerente da oficina disse que com o tempo iria parar. Isso não aconteceu e eu levei a moto para a CC de Ribeirao preto onde já substituiram por duas vezes a bomba dagua e não foi resolvido problema. Estou aguardando a peca chagar pela terceira vez para fazer mais uma substituição, só que ja fui avisado que nao resolvera o problema, pois sera só uma medida paliativa, ate que descubram o verdadeiro problema do vazamento. Voce tem mais informaçao para me ajudar?
Abs
Sergio

JPonte
19-04-2016, 23:55
Sérgio, infelizmente não. Me causa estranheza esse posicionamento, com a minha ex, depois de substituída não teve mais problema.


Enviado do meu  iPad usando Tapatalk

Sergio hen
20-04-2016, 08:27
Obrigado.

profCarlos
29-04-2016, 01:06
Ops! Deixei minha moto na casa de meu filho em CWB, por um mês e meio e ele ligava a moto toda semana. Quando fui buscar e liguei a moto, percebi um escorrer de água, que em seguida parou. Não dei muita importância, pois foi o equivalente a uma colher de sopa e em CWB a umidade é alta, além da garagem no prédio ser no segundo subsolo. Mas o fato não se repetiu.
Agora, diante disso, darei mais atenção. Muito obrigado pelas postagens.
Abs
Carlos

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Marioalle
29-04-2016, 05:22
Mario

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Mcolnagosp
29-04-2016, 09:02
Prof, existe um "respiro" naquele local, provavelmente em algum momento vai pingar alguma coisa rsss..., mas não necessariamente quer dizer que há vazamento, pelo menos assim espero.

Medaina
01-05-2016, 19:55
isso não é problema, é normal, as 800R e 800GS até 2014 tem e continuam vazando ate hoje, ja as 2015 colocaram uma mangueirinha no dreno e direcionaram para baixo, ou seja, ninguem ve mais o vazamento mas ele esta lá, portanto nas 1200gs ainda vão colocar uma mangueirinha tambem, deve sim apenas observar mas não descabelar.

Malfarano
03-05-2016, 23:32
Na minha só percebi que existia o respiro após viagem de 8700 Km ao Atacama, pois havia claro sinal de saída de líquido. Não é exatamente um vazamento. O mecânico da Eurobike falou que é "normal".

Rromagnani
04-05-2016, 18:01
Complementando, foto para melhor entendimento. http://images.tapatalk-cdn.com/15/06/23/e0b805b647d84b6d15d1cd70d76b81be.jpg

Julio, a minha notei vazamento de óleo nesse lugar, após deixá-la cair. Levei na Power onde fui informado que esse furinho é um dreno para o óleo e para a bomba d'Água e que é comum haver vazamento por ali, aliás essa é a função do dito "furinho".

Limpamos tudo e regularmente verifico... Várias vezes já vi marca de líquido ter escorrido por ali, certamente o de arrefecimento.

Também não gosto, mas acabei me conformando com o "normal", já que o funcionamento da moto está perfeito e não houve diminuição dos níveis de óleo e líquido de arrefecimento.

Teve alguma solução para seu caso?

JPonte
04-05-2016, 18:57
Roberto, no meu caso eu percebi uma grande oscilação na temperatura do líquido de arrefecimento do motor, o que julguei não ser normal, dai depois de parar a moto e fazer aquela breve inspeção rotineira, percebi que havia vários traços de escorridos. Substituíram a bomba d'Água e depois no tempo que fiquei com a moto, não houve mais grandes oscilações da temperatura nem marcas no dreno. Já li em sites de fora que este tem sido um problema comum nos motores LC, inclusive as recém lançadas r 1200 rs e r 1200 rt que usam o mesmo motor.


Enviado do meu  iPad usando Tapatalk

Rromagnani
04-05-2016, 20:18
Roberto, no meu caso eu percebi uma grande oscilação na temperatura do líquido de arrefecimento do motor, o que julguei não ser normal, dai depois de parar a moto e fazer aquela breve inspeção rotineira, percebi que havia vários traços de escorridos. Substituíram a bomba d'Água e depois no tempo que fiquei com a moto, não houve mais grandes oscilações da temperatura nem marcas no dreno. Já li em sites de fora que este tem sido um problema comum nos motores LC, inclusive as recém lançadas r 1200 rs e r 1200 rt que usam o mesmo motor.


Enviado do meu  iPad usando Tapatalk

Obrigado Julio! Na minha não ocorre esse problema, mas vou ficar de olho!

filipe.fig
30-11-2017, 16:23
Ola Sergio e JPontes, me associo a vcs pelo mesmo problema. A minha 2015 apresenta problema idêntico e também vi nos fóruns internacionais a mesma reclamação. Resta saber se vale a pena gastar $$ para troca ou aguardar ver se a BMW faz algum recall. Minha GS1200 2008 tive problema na flange da roda traseira. Fiz a troca pagando e tempos depois virou recall!!! Acho que já foi o tempo que diziam que BMW não quebra nunca... infelizmente!!!


[ATTACH]9754

Iceman
30-11-2017, 17:37
Será que não estão enchendo o reservatório de água além do nível recomendado?

Perguntar não ofende kkk :o

JPonte
30-11-2017, 23:23
Oi Filipe, no meu histórico já foram três substituições. Recentemente eu fiz a pergunta do Ice pra turma da Eurobike, que viram nisto um indicativo, fizeram o teste de estanqueidade, sem qualquer apontamento de problema. No entanto, minhas observações no comportamento da temperatura do agente frigorífico durante a pilotagem apontaram por problemas, já que era reincidente ver a temperatura subindo até cerca de 92 graus, depois descer pra casa dos 80/85, ou seja, claro sinal de que a bomba apresentava um funcionamento intermitente. Assim, como toda marca realmente premium de fato, optaram pela substituição.
Desta forma, minha sugestão é você monitorar o comportamento da temperatura, se apresentar essas oscilações em condições normais de uso, clima, etc, é bom ficar esperto, porque se parar, já era, só no guincho.
Abraço


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

MarcioT
01-12-2017, 00:09
Caramba, acompanho de perto estas questões das 1200 com bastante solidariedade com os proprietários. E isso só reforça uma opinião que tenho, que se a BMW tivesse investido numa nova moto ao invés de mexer num conjunto que era excelente, creio que os resultados teriam sido muito melhores. Acho que se fizessem uma 1200 com motor quadrado, tipo a S1000XR mas obviamente sendo uma R1200GS, não estaria matando um ícone como ela sempre foi, com esta sucessão dos mais variados tipos de defeitos. ...... Pois é impossível defender um produto que a cada dia aparece com uma nova epidemia.

Rromagnani
01-12-2017, 08:35
Caramba, acompanho de perto estas questões das 1200 com bastante solidariedade com os proprietários. E isso só reforça uma opinião que tenho, que se a BMW tivesse investido numa nova moto ao invés de mexer num conjunto que era excelente, creio que os resultados teriam sido muito melhores. Acho que se fizessem uma 1200 com motor quadrado, tipo a S1000XR mas obviamente sendo uma R1200GS, não estaria matando um ícone como ela sempre foi, com esta sucessão dos mais variados tipos de defeitos. ...... Pois é impossível defender um produto que a cada dia aparece com uma nova epidemia.

Quanto substituir o boxer, não concordo de jeito nenhum! Kkk. O que caracteriza essa moto é exatamente o boxer! Seria igual ao Saci ter as duas pernas... kkkkkk. Se tirar o boxer, mude tb o nome, afinal, não seria mais a GS!

Quanto aos problemas, concordo parcialmente. Parcialmente porque não acho que a quantidade deles seja tão crítica assim e há uma preocupação exagerada generalizada... essa questão da bomba d’água por exemplo é um caso típico! A minha tem marca de líquido nesse lugar desde os 20k (hoje está com quase 70k), mas isso não significa defeito, porque nunca baixou o nível do líquido, nunca teve uma variação de temperatura, etc... se o furinho é um dreno, obviamente está cumprindo bem sua função! Kkk

O grande problema que vejo é que alguns compram determinada moto achando que aquilo é indestrutível, inquebrável, o que não é verdade e quando dá algum problema, antes de ir na cc já postou naquilo que considero a rede social do inferno (Facebook)... com esse post, muitos que nunca tiveram essa moto tratam de denegrir a moto simplesmente dizendo que é um lixo, que não presta e outras coisas menos educadas!

Em minha moto até hoje tive um pane... a bateria que morreu antes dos 30k e teve que ser substituída. Fora isso, recall e revisões!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

MarcioT
01-12-2017, 08:59
Compreendo e concordo também parcialmente kkk. Eu também nunca tive problemas com minha F800gs talvez, a postura da Bmw pudesse ser de mais atenção.....


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Possenti
01-12-2017, 10:08
Olá Pessoal...

Não é nada normal a perda de fluídos em qualquer veículo, sobretudo vindo de orifícios do motor. De qualquer forma, é bom ficar atento a temperatura.

Porém, no comentado anteriormente, a oscilação da temperatura de 78 a 95C é normal nela por conta da atuação da válvula termostática com solenoide. Vejam que apenas 20% da refrigeração da moto é por conta do líquido. O restante é pelo ar passando pelo cabeçote e motor.

Vejo nisso uma falha da bmw e estou pensando em instalar um radiador de óleo logo atrás do de água do lado esquerdo. Existe um sistema de acoplamento para filtro de óleo justamente para a instalação de radiadores de óleo em veículos de competição. Meu único medo seria a bomba de óleo ser forçada além do que ela poderia e estes dados eu não tenho.

Teria que medir a pressão do óleo antes e depois da instalação deste sistema. Acredito que ajudaria muito manter a temperatura mais baixa e situações de baixa velocidade ou andando próximo a Mendoza, por exemplo.

Adicionei ao líquido de arrefecimento o produto da Motul para dissipação de temperatura. Não percebi nada de mudanças, mas está presente no sistema...

Um abraço a todos...

Possenti
01-12-2017, 10:12
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713272789-flange-radiador-de-oleo-motor-vw-ap-gol-passat-saveiro-_JM

Algo parecido com isso. Aí, faria a derivação com mangueiras apropriadas até o radiador de óleo e retorno ao filtro.

tem este com válvula termostática, que me parece mais interessante:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-828389199-flange-adaptador-radiador-de-oleo-com-termostatica-m20x15-_JM

Mcolnagosp
01-12-2017, 12:30
Eu penso como o Roberto. Qualquer problema e todos correm para as redes sociais.

Um ou outro que teve o mesmo problema dá sua opinião e acaba parecendo algo recorrente. Na verdade existe milhares de proprietários que não estão nas redes.

A minha apresenta essas manchas brancas como na foto, em menor proporção. Na última viagem passei um pano e já rodei uns 2.000 km sem vê-las novamente.

Bom, posso ser um sortudo também: essa é minha segunda GS 1200 e está com 32.000 km. A primeira chegou a 26.000 e apresentava essas manchas brancas também.