PDA

Ver Versão Completa : Calibrando Pneu BMW



ValterRuiz
04-07-2015, 12:19
Bom dia Galera,

Posto aqui por motivo de comodidade de todos, a tabela para calibrar pneu.
espero que facilite,pois a tabela é exibida em PSI....e não BAR, como no manual.

http://images.tapatalk-cdn.com/15/08/26/e5647615337c0b9c9384dce439c1583e.jpg
Link abaixo:
--http://powerbmw.com.br/news/img/Placa-Pneu-Power.png

Reginaldo
04-07-2015, 13:58
Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk

ValterRuiz
04-07-2015, 14:56
Verifica novamente Ric ...coloquei o link também.

michell87
05-07-2015, 13:15
Ai esta a foto.

7750

sal silva
06-07-2015, 00:49
Estranho a pressão dos pneus da Sertão serem bem mais baixos.

RINALDO.RS
06-07-2015, 22:51
Valeu! Sou maníaco compulsivo por regulagens precisas... ainda que não faça diferença alguma com meu nível de experiência. kkkk

ValterRuiz
06-07-2015, 23:14
Estranho a pressão dos pneus da Sertão serem bem mais baixos.

Concordo "Sal", porém peguei esta informação na própria CC.
Como deu para perceber, ainda to aprendendo a postar ... e pelo celular não aparece as "TAGS" de formatação, inserção de link, figuras...etc.

Iceman
07-07-2015, 02:00
Pelo menos ninguem vai poder alegar que não conseguiu ler a tabela kkkkk :D :D

sal silva
07-07-2015, 09:47
Concordo "Sal", porém peguei esta informação na própria CC.
Como deu para perceber, ainda to aprendendo a postar ... e pelo celular não aparece as "TAGS" de formatação, inserção de link, figuras...etc.

Achei ótimo,sou meio cegueta rs.

Careca_RS
26-08-2015, 21:20
A calibragem menor nos pneus da 650 versão Sertão acredito que seja em função do forte direcionamento para o off-road. Não que os outros modelos não o sejam, só penso que nesse modelo em específico o foco é maior.

Em fóruns gringos tem vários usuários que dizem calibrar os pneus com apenas 20psi nas F800GS quando vão fazer trechos exclusivamente off, então só expandi o raciocínio ;)

Eu achei mais estranho as K1600 terem calibragem uniforme (uma pessoa, duas, carga, tudo igual) do que as variações a menor das outras motos hehehe.

Abração!

sal silva
27-08-2015, 08:51
Aproveitando o tópico,gostaria da opinião dos colegas, estou pensando em fazer a carretera Austral ainda este ano. Como é de ripio e tive uma certa dificuldade neste tipo de terreno com pneu Anakee 3, estava pensando em colocar um par de Karoo 3,so que para chegar até a Carretera terei que percorrer milhares de quilômetros em asfalto, isso me fez desistir do Karoo. Minha pergunta é: já que irei percorrer mais de 1000 quilômetros no ripio e continuarei com o Ana 3,qual a calibragem mais segura para controle da moto e conservação dos pneus, já que ouvi relatos de pneus cortados por pedras do ripio? Obrigado.
ps.Sempre viajo com garupa e bagagem.

luiztrovao
27-08-2015, 20:15
Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk

Reginaldo, me permita um par de comentários - e já vou me desculpando antecipadamente pelo pitaco, mas minha intenção aqui é de me certificar que você esteja a par das melhores práticas a respeito do assunto, visando a tua segurança bem como a dos outros colegas de fórum que possam estar lendo o teu post.

Como sabemos, a pressão dos pneus é determinada em função de vários fatores e, entre os principais, estão o Peso em Ordem de Marcha (que é o peso total do veículo pronto para rodar - incluindo o tanque de combustível cheio - sem os passageiros) e a Carga útil que será carregada no veículo (passageiros, bagagem, etc) - estes seriam, digamos assim, os fatores "padrão".
Fatores adicionais e não menos importantes são relacionados à velocidade em que o veículo será utilizado - como regra geral, mais velocidade=mais pressão.

Minha preocupação principal com teu post é a seguinte: Em hipótese nenhuma, você deve utilizar qualquer veículo em rodovias (onde rodamos a velocidades mais altas que nas ruas da cidade), com os pneus calibrados com uma pressão inferior à mínima definida no manual. Seria extremamente perigoso você pilotar sua moto numa rodovia com 4 libras de pressão a menos nos pneus. Isto afetará a dirigibilidade, a estabilidade, a capacidade da moto fazer curvas e, ainda por cima, poderá ser a diferença entre rasgar um pneu e entortar uma roda - ou não - ao cair num buraco na pista.

Pneus mais vazios do que o recomendado só podem/devem ser utilizados em velocidade realmente reduzida e sob cuidados adicionais (como por exemplo maneirar MUITO ao fazer curvas) ou em condições especiais tais como num OFF em que você já sabe que necessitará de mais "grip"/tração e também sabe que rodará em velocidade reduzida. Ainda assim, há a possibilidade de uma pedra ou um buraco fazerem o pneu deformar tanto que o impacto pode entortar/quebrar a roda.

Pneus mais vazios sofrem deformação exagerada nos flancos, provocada pelo impacto nas imperfeições da pista, aquecimento excessivo em velocidades mais altas (mais vazio = mais borracha em atrito com o chão), maior desgaste/menor vida útil e maior instabilidade quanto mais alta é a velocidade.

Olho com isso, e aproveite muito a tua máquina
abraço
Trovão

MarcioT
27-08-2015, 21:25
Falou tudo Trovão!
Excelentes comentários!

Iceman
28-08-2015, 07:14
Esse entende da mortadela kkkk :)

Curcio
28-08-2015, 10:26
Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.

sal silva
28-08-2015, 11:00
Sal,
A carretera tem um rípio muito bom, uniforme. Regularmente há manutenção na estrada. Logo que isto acontece a estrada fica fofa, mas com o tráfego fica melhor, com trilhos. O que tens de perceber é o comportamento da moto até que vc se sinta seguro. Sugiro começar a estrada com a calibragem normal e ir diminuindo 2 a 3 libras por vez até achar a melhor condução. E isto irá variar de trecho em trecho, de acordo com as condições da estrada.

Obrigado Curcio,vou seguir o seu conselho, achei legal a ideia. Na viagem para O Ushuaia peguei uns trechos de ripio fofo, justamente porque a estrada estava em manutenção, amigo quase borrei a tanga, so não cai porque o Arcanjo me segurou por 3 vezes rsrs,não sei qual a melhor forma de andar nesse tipo de terreno, talvez em maior velocidade, pilotando em pé e sem garupa, logicamente. Vamos ver, na hora a gente se vira. Abraços.

Enerson
12-09-2015, 02:39
Olá, pessoal. Então, a pressão é menor devido à necessidade dos pneus se deformarem em terrenos irregulares. Seria como tentar andar em dunas de areia com pneus de bicicleta. Simplesmente não dá. Seria estreito demais. Quanto maior a área de contato com o solo, maior é a tração. Com a pressão mais baixa os pneus deformam-se mais e espalham-se mais sobre o solo aumentando a área de contato e, consequentemente, aumentando a tração neste tipo específico de terreno. Abraços, ENERSON.

Crodao
12-09-2015, 05:15
Eu já notei por mais de uma vez que os pneus Metzeler Tourance parecem ter uma maior área de contato.
Eu sinto mais segurança com o Tourance. É como se os outros fossem como pneus de bibicleta, eles me dão a sensação que estou sobre um "fio de navalha"
Alguém já teve essa mesma percepção ?

cerqueira
12-09-2015, 08:57
Eu entendo da mesma forma, comparando o Tourance com o Anakee 2 e 3.

Aqui no entorno do ABC tem muita terra prá andar, alguns trechos com pedras ou pedriscos...com Anakee é um parto.

Abçs!!

sr.orelha
18-09-2018, 11:15
Amigos bom dia. Tenho uma F 800-R, precisamente nunca coloquei essa numeração em libras nos pneus. Alguém podeira informar? Meus pneus são Pilot Road 2 tanto na dianteira como na traseira. Estou com 26 na frente e 32 na roda de trás.

Fabbri
24-09-2018, 07:23
Como escondem a tabela de pressão sob o banco e nunca me lembro dos números, anotei as pressões na parte de trás da placa com uma caneta de tinta indelével. Resolveu meu problema de calibragem.

gustavoely
21-11-2018, 23:10
Olá, uso esta tabela... 10092


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

FabioTwin
14-06-2023, 19:28
Parabéns pelo post, esse tipo de post não tem preço pela praticidade.
Abraços.
Fabio.