PDA

Ver Versão Completa : Estudo de combustíveis feito por motocilicstas



michell87
12-07-2015, 02:05
RETIRADO DO SITE: revistamotoclubes.com.br




ESTUDO DE COMBUSTIVEIS FEITO POR MOTOCICLISTA – BRESSAN

Em 2007 fiz uma pesquisa sobre gasolinas, escrevi um artigo no jornal motociclístico da cidade. Esse artigo estava disponível no site do jornal, mas recentemente fui dar uma conferida e não está mais disponível.

Nessa pesquisa teórica, o objetivo era entender e explicar a teoria da gasolina, pois naquela época (e até hoje) vemos muitas lendas sobre o assunto.

No Brasil estão disponíveis 3 tipos de gasolina: COMUM, ADITIVADA e PREMIUM

Foram pesquisadas informações técnicas sobre as gasolinas da Petrobrás, Ipiranga, Texaco e Shell, no site dessas empresas.

A gasolina tipo comum é TODA fornecida pela Petrobrás, para as outras marcas. Já vai com 20% de álcool anidro (sem água) misturado. Recentemente o governo autorizou aumentar pra 25% essa taxa de álcool (tentativa de evitar aumento de preço da gasolina). Esta gasolina tem 87 octanas (não é a mais fraca do mundo, tem piores). Ou seja, teoricamente a gasolina comum da Petrobrás, Ipiranga, Shell e outras marcas são a mesma.

A gasolina tipo aditivada é chamada assim porque tem um aditivo limpador, cuja função é justamente LIMPAR o sistema de alimentação (carburador, injeção, mangueiras, tubos, válvulas, velas, etc). Cada marca tem sua "fórmula secreta". A Texaco (saiu do Brasil) e a Shell, em sua fórmula secreta, adicionou um segundo aditivo redutor de atrito, e assim chamam as suas de "SUPER-aditivada". Esta gasolina também tem 87 octanas.
Na teoria, as aditivadas devem deixar o sistema limpo e as superaditivadas devem ocasionar economia de combústivel além da limpeza.

A gasolina tipo Premium é chamada assim porque é mais forte, tem 92 octanas. A Petrobrás quis inovar e lançou a pódium com 95 octanas (que também não é a mais forte do mundo, tem melhor). Em termos de aditivos, elas podem ter o limpador, o redutor de atrito, ou os dois juntos. Depende de cada marca. Na pesquisa, Petrobras, Ipiranga, Shell e Texaco tinham os dois aditivos. Na teoria, as premium servem para motores mais potentes, motos e carros importados com taxa de compressão alta (o que não é o caso das motos custom).

Conclusões do artigo:
- super-aditivada ou aditivada sempre, comum só em emergência, e pódium é desperdício de dinheiro.
- caso use sempre comum, e vá passar pra aditivada, vá aos poucos, pois o limpador vai soltar as cracas e poderá entupir o sistema

Até este artigo, eu não sabia destas diferenças e controlava o consumo da forma comum: marcava a quantidade de litros e a quantidade de quilômetros rodados, em cada abastecimento.

Depois deste artigo, fiquei mais curioso ainda pra testar a teoria. Comecei a anotar também qual a gasolina utilizada (fabricante, tipo), e a forma de pilotagem (cidade, estrada, baixo-giro, alto-giro).
Foram monitorados aproximadamente 65mil km com uma M800 e já são 43mil Km com uma M1500. Pra mais de 400 abastecimentos.

O estudo da M800 já terminou, publiquei no BOG (clube dos boulevardeiros).

A gasolina que melhor deu resultado com ela bateu com a teoria:

Texaco Super-Aditivada, que agora não existe mais.

Em segundo a Shell Super-Aditivada (Vpower).

A Pódium amargou o último lugar, também batendo com a teoria (o motor da M800 não rende com a gasolina "forte", pois a taxade compressão é abaixo do limite para a pódium).

O estudo da M1500 está em andamento, e como a Texaco morréu, a Shell Vpower está na liderança, com a Ipiranga Aditivada em segundo. A pódium também não desceu bem nesta moto.

Algumas lendas:
- A pódium é menos batizada: lorota. Quem batiza, batiza qualquer uma! Os caras não tem escrúpulos!

- A aditivada forma borra: todas formam! A "garantia" das gasolinas é de 60 dias, exceto a pódium que diz que dura seis meses. Se formou borra com moto rodando, em poucos dias do abastecimento, a coisa que colocaram no seu tanque não era gasolina e sim solvente!

- Não usar aditivada porque tem chumbo: mentira! O chumbo na gasolina foi banido do Brasil já tem mais de 20 anos. Quem diz isso hoje, parou no tempo!

- Não usar aditivada porque entope o catalisador: a causa seria a presença de chumbo, que sim, detona o catalisador. Mas como isso não existe mais, quem fala isso está repetindo a lenda anterior (chumbo na gasolina) e não sabe o que está falando.

- Se acabar a gasolina na estrada vou ser assaltado, vão me roubar até as cuecas: história da carochinha. Por causa deste estudo, eu evito misturar gasolinas e uso o tanque até o máximo possível (por isso tenho mais de 20 panes secas no currículo). Já parei em cada biboca esquisita que nem te conto. E sempre fui ajudado, sem nenhum problema.

Finalizando:
- cada um tem direito de acreditar em quem quiser, e no que quiser. Mas duvide sempre! Principalmente se alguem falar que a gasolina tem chumbo ou estraga o catalisador. ehehe

- cada um tem direito de colocar o que quiser na sua moto. Mas pesquise ANTES!

Abraço,
Bressan52 - El Bando Moto Grupo - DF/RJ
Relatos: www.elbandomotogrupo.com.br




PARA ESCOLHER A MELHOR GASOLINA PARA SUA MOTO FAÇA O SEGUINTE

1) Só use a gasolina premium se a moto for uma importada caríssima que atinge velocidades altíssimas ou se não estiver tropicalizada.

2) Só use a gasolina aditivada se a sua moto for zero quilômetro ou for sempre abastecida com ela. Caso contrário, a sujeira já depositada começa a se soltar do sistema de alimentação e poderá prejudicar o motor.

3) Se a sua moto for zero quilômetro use sempre gasolina aditivada, assim você manterá o sistema de alimentação limpo e economizará com manutenção. A gasolina aditivada é um pouco mais cara, porém em longo prazo chega a ser econômica.

Agora que você já sabe em que posto você irá abastecer sua moto e qual o tipo de combustível, você deve estar todo feliz com seu tanque cheio e alguns trocados sobrando no bolso.

Email enviado por :

TWISTER MOTO CLUB – “Livres para Rodar”


Espero tire a duvida de muitos na hora de escolher seu combustível.

ValterRuiz
12-07-2015, 06:22
Show hein Michell87...vou ler o artigo completo do link.
O consultor técnico da Powerbmw me disse que se eu utilizo a moto diariamente, por exemplo, poderia abastecer com gasolina comum, pois sempre estaria renovando a gasolina dentro do tanque....não tendo gasolina velha.
O que vocês do fórum podem me dizer à respeito?

Crodao
12-07-2015, 18:15
têm muita lenda mesmo em torno desse assunto. Eu só uso comum. Já ouvi dizer que aditivada jamais

luiztrovao
12-07-2015, 20:54
Michel, bem legal, mas creio ser inadequado chamar a Podium de "mais forte", afinal isso pode levar alguém a pensar que ela pode aumentar a potência do motor, o que também é uma lenda urbana. Mais octanagem significa simplesmente mais resistência à pré ignição
Abraços