PDA

Ver Versão Completa : Viagem a Ushuaia - 15.000 km de F 800 GS



leomuzzi
24-12-2012, 15:48
Bom dia pessoal! Acabo de me cadastrar no fórum e gostaria de me apresentar.

Meu nome é Leonardo, sou mineiro de Belo Horizonte e há 3 meses comprei uma F 800 GS. Antes possuía uma Buell Ulysses (na verdade ainda possuo).

Semana passada cheguei de uma viagem a Ushuaia na Argentina. Foram 15.000 km com a GS, que já posso dizer que é a moto ideal para essas aventuras!

A moto é simplesmente sensacional, tudo o que eu esperava de uma grande aventureira. Eu acho que o único "defeito" da GS é que ela vibra muito o guidon a partir de 5000 rpm. A minha está com Cruise Control do lado direito e isso faz com que o acelerador vibre mais ainda, porque se retira o peso original. Alguém já teve alguma solução para a vibração da GS? Penso em colocar pesos maiores internos e externos no guidon, ou trocar o amortecedor que fica entre o guidon e a balança por um mais eficiente.

Abaixo seguem algumas fotos.

Abraços!

425426427428429430431432433434

Geov
24-12-2012, 16:19
Baita trip essa companheiro. Parabéns.
Acho que a vibração é característica intrínseca do próprio motor (Rotax); não acredito em ausência de vibração nessa motorização.
Vlw !!

TOLENTINO
24-12-2012, 16:38
Leonardo, seja muito bem vindo! Parabéns pela linda viagem! Imagino como deve ter sido essa aventura e quando puder nos conte mais detalhes.

Acredito que a vibração que você comentou não se refere a vibração normal de funcionamento do motor e sim, provavelmente causada por falta de balanceamento da roda dianteira ou, mais possivelmente, seja o efeito "shimmy" causado pela retirada de um dos pesos do guidão.

leomuzzi
24-12-2012, 16:47
Olá Tolentino! Muito obrigado pelas boas vindas, pretendo participar bastante aí do fórum.

A vibração é a do motor mesmo. Eu acho que a GS vibra bastante em alta rotação. Moto parada, acelerando, mesmo efeito.

No meu caso piorou um pouco a situação pela substituição do peso externo da manopla direita pelo cruise control. Dá pra ver pela imagem nos retrovisores que a manete direita vibra mais.

Essa vibração causa fadiga na mão e braços. Nessa viagem, nos trechos em que era possível usar o cruise, era ótimo. Nos que não era, a vibração judiava um pouco.

Eu acho que é possível colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso.

Acho que é a única coisa que falta pra transformar essa na moto definitiva pra mim!

Geov
24-12-2012, 17:40
Interessante sua ideia ... colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso; faça a experiência e nos relate por favor.
Não quero parecer incrédulo, mas a suavidade de um quato cilindros acho improvável em sede de bicilíndrico. Em frente, saúde !!

leomuzzi
24-12-2012, 18:24
Interessante sua ideia ... colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso; faça a experiência e nos relate por favor.
Não quero parecer incrédulo, mas a suavidade de um quato cilindros acho improvável em sede de bicilíndrico. Em frente, saúde !!

E aí Geov! Também acho bem impossível a suavidade do 4 cilindros. Mas melhorar acho que dá!

Acho que a GS tem essa característica por serem cilindros "gêmeos", que sobem e descem juntos. Essa solução deixa o motor bem esperto e elástico, ele sobe e desce de giro bem rápido, e a sexta marcha anda desde 60 até 200 sem reclamar... Mas causa a vibração alta como de uma monocilíndrica. Eu tenho uma Buell, 2 cilindros em V que sobem e descem separados, e ela não vibra nada em alta rotação (em baixa ela vibra tanto que anda sozinha...). Em compensação, a Buell não aguenta andar em baixa rotação (não tem elasticidade) e tem que passar marcha o tempo todo.

Eu já tive uma CB 500, que tem o motor na mesma configuração da GS de 2 cilindros gêmeos, e aumentar o peso no guidon da CB foi uma solução excelente pra vibrar menos!

E outra, o fato de ter retirado o peso da manete direita da GS para instalar o cruise control fez ela vibrar mais. É bem nítido a diferença de vibração pela imagem que se vê nos 2 retrovisores, o retrovisor da direita vibra bem mais agora. Então, estou supondo que aumentar os pesos teria o efeito de vibrar menos.

Fora isso o único lugar que imaginei que poderia atuar é na borracha que fica entre o guidon e a bandeja, que tem exatamente a função de amortecer a vibração um pouco. Talvez colocar uma mais espessa.

Geov
24-12-2012, 18:46
Aee LEOMUZZI, bah não sabia essa aí de subida conjunta e elasticidade ........ Sou aquele motociclista zero a esquerda em mecânica (kkkk).

Então, como tenho HD (twin can 103) e vinha da Teneré 660Z (Benelli) acho a vibração da F800 bem razoável, mas certamente não se compara à suavidade dos quatros cilindros (tive uma XJ6F, um espetáculo). Agora essa sua solução, aliada à relatada experiência da CB 500, é muito interessante mesmo .... Se, de fato, fizer as alterações em questão nos conte ...

Forte abraço e Feliz Natal........ Saúde

TOLENTINO
25-12-2012, 07:37
O motor ROTAX da F800GS tem uma "terceira biela" que gira no sentido oposto as bielas dos pistões e que atua como elemento balanceador e assim reduzir as vibrações. Funciona, claro, mas não "zera" as vibrações geradas pelos dois cilindros subindo e descendo juntos. De qualquer maneira, tudo é uma questão de referência, ou seja, depois de dar uma volta numa XT (e perder alguma obturações pelo caminho) qualquer um vai achar que a F800GS não vibra nadinha....

Eu vim de motos 4 cilindros e o que eu mais temia era justamente essa "característica" dos motores 2 cilindros, mas confesso que fiquei agradavelmente surpreso com a baixa vibração da F800GS e me adaptei rapidamente.

O que sinto falta mesmo, e isso não tem jeito, é do ronco dos motores 4 cilindros...ô maravilha!

CM-R1200-GS
25-12-2012, 15:55
leomuzzi,

Seja bem vindo.
Tenho vontade de fazer essa viagem, até o Ushuaia.
Estou programando para o ano de 2014 ou 2015.
Ainda vamos nos falar para pegar informações.

Abraços e um Feliz Natal e um grande 2013 !!!

leomuzzi
25-12-2012, 23:13
Sem problemas Cássio, tamos aí pra trocar experiências mesmo!

Já fui pra Machu Picchu e Oiapoque no extremo norte. A viagem de Machu Picchu está muito bem relatada nesse blog: http://pdfmc.wordpress.com/category/machu-picchu/ . Pretendo em breve terminar de relatar a de Oiapoque e em seguida fazer o relato de Ushuaia!

Qualquer coisa estamos aí!

ptoledo
26-12-2012, 10:04
E aí Geov! Também acho bem impossível a suavidade do 4 cilindros. Mas melhorar acho que dá!

Acho que a GS tem essa característica por serem cilindros "gêmeos", que sobem e descem juntos. Essa solução deixa o motor bem esperto e elástico, ele sobe e desce de giro bem rápido, e a sexta marcha anda desde 60 até 200 sem reclamar... Mas causa a vibração alta como de uma monocilíndrica. Eu tenho uma Buell, 2 cilindros em V que sobem e descem separados, e ela não vibra nada em alta rotação (em baixa ela vibra tanto que anda sozinha...). Em compensação, a Buell não aguenta andar em baixa rotação (não tem elasticidade) e tem que passar marcha o tempo todo.

Eu já tive uma CB 500, que tem o motor na mesma configuração da GS de 2 cilindros gêmeos, e aumentar o peso no guidon da CB foi uma solução excelente pra vibrar menos!

E outra, o fato de ter retirado o peso da manete direita da GS para instalar o cruise control fez ela vibrar mais. É bem nítido a diferença de vibração pela imagem que se vê nos 2 retrovisores, o retrovisor da direita vibra bem mais agora. Então, estou supondo que aumentar os pesos teria o efeito de vibrar menos.

Fora isso o único lugar que imaginei que poderia atuar é na borracha que fica entre o guidon e a bandeja, que tem exatamente a função de amortecer a vibração um pouco. Talvez colocar uma mais espessa.

Leo, acredito que a diferença de vibração q vc sente seja relativa ao balanceamento do sistema de direção, os pesos nos guidões são parte do sistema de balanceamento da moto, não afetando a vibração oriunda do motor. Obviamente um guidão mais pesado, com mais massa, ira refletir menos as vibrações gerais da moto, pois é preciso mais energia para faze-lo tremer, mas acredito que tal ganho seja marginal. Aposto mais na questão do balenceamento.

ptoledo
26-12-2012, 10:10
Leo, notei q vc foi com os pneus standard, como eles se comportaram em lama/rípio?

Marcio1968
26-12-2012, 14:43
Muito legal essa aventura sua leomuzzi!! Eu moro a 80km de BH (Congonhas/MG) e tenho uma Tropy comprada agora em Dezembro, quando for dar um passeio por perto faz um contato e nos encontramos por ai e com certeza vou aprender muito com voce...Segue meu facebook pra vc e quem mais aqui do forum quiser adicionar http://www.facebook.com/marciobartolomeu
Abracos

FPoli
29-12-2012, 11:34
Leomuzzi

A Triple Black normalmente não vem com o protetor de mão e não sei se instalou na sua, como é de aço creio que o peso deste já melhore a sensação de vibração.

A Trophy já vem com este acessório e, não sei se por conta do peso extra, eu não sinto vibração que incomode mesmo passando dos 5000rpm, nem vibração que afete a visão nos espelhos. Só não sei se dá para instalar o Cruize Control junto ao protetor de mão da BMW.

Sua teoria de aumentar a inercia com peso nas pontas do guidão faz sentido.

Quanto às suas viagens, parabéns. É o sonho de qualquer motociclista.
Também estou de olho em ir a Ushuaia, o difícil está sendo arrumar uns 30 dias para este passeio.
Cássio, vamos conversar rsrsrs.

Abcs

Fábio.

CM-R1200-GS
30-12-2012, 10:40
Também estou de olho em ir a Ushuaia, o difícil está sendo arrumar uns 30 dias para este passeio.
Cássio, vamos conversar rsrsrs.


Fabio, acho que não precisa de 30 dias, creio que dá para fazer a viagem com tranquilidade, em uns 20 dias.
Estou querendo programar para 2015, precisamos reunir muitas informações, como roteiros, melhor época de viajar, o que levar, etc.....
Vamos conversando sim, e quem sabe não consigamos realizar !!!!

Grandis
31-12-2012, 17:06
Parabéns pela viagem, quando puder poste as experiências, dicas de lugares, estradas, etc...

Adalto
31-12-2012, 21:53
Boa noite Leo.
Tenho uma F 800 GS, viajo bastante com ela e não tenho esse problema.
Eu não coloquei control cruise desses normais que colocam, coloquei um de R$0,25 melhor e mais eficiente pelo que falam os que tem esses caros.
Porque dezacelero rapidamente sem problemas e riscos, sem falar na diferença de valor, estou com a mesma borracha a 8 meses e ainda não tive que trocar, pegando chuva, sol.
Nada mais é do que um oring (O) que se coloca entre a manopla e o contra peso do guidão, vendem em casas que vendem anéis de borracha para vedação de mangueiras de alta pressão, para caminhões, tratores, etc..., casas de borrachas, pede por oring, vai com a moto e esperimenta qual vai ficar boa, tem de varias espessuras, peguei de duas espessuras, uma mais fina e outra mais grossa.
A mais grossa uso mais para viagens longas, a mais fina para dentro das cidades, com a vantagem podem ficar as duas ou mais, sempre na manete, só passar uma por cima da outra e encaixar no vão entre a manete e o contrapeso da direção.
Abraço e feliz 2013, muitas viagens.

leomuzzi
01-01-2013, 16:10
Leo, notei q vc foi com os pneus standard, como eles se comportaram em lama/rípio?

ptoledo, os pneus foram excelentes por aguentarem bem o tranco. O rípio não é problema nenhum. De qualquer forma, agora que voltei troquei para um Anakee, mais multiuso do que os scorpion trail. Não é necessário para fazer a viagem, mas acho interessante ter uma ajuda extra caso tenha que pegar um terreno muito ruim. Mas isso é no caso de Brasil mesmo. O rípio é tranquilo, e não existe lama por lá.

leomuzzi
01-01-2013, 16:13
Leomuzzi

A Triple Black normalmente não vem com o protetor de mão e não sei se instalou na sua, como é de aço creio que o peso deste já melhore a sensação de vibração.

A Trophy já vem com este acessório e, não sei se por conta do peso extra, eu não sinto vibração que incomode mesmo passando dos 5000rpm, nem vibração que afete a visão nos espelhos. Só não sei se dá para instalar o Cruize Control junto ao protetor de mão da BMW.

Sua teoria de aumentar a inercia com peso nas pontas do guidão faz sentido.

Quanto às suas viagens, parabéns. É o sonho de qualquer motociclista.
Também estou de olho em ir a Ushuaia, o difícil está sendo arrumar uns 30 dias para este passeio.
Cássio, vamos conversar rsrsrs.

Abcs

Fábio.

Olá Fábio! Eu instalei na minha sim. Ela está com protetor de carter (indipensável, não saia de casa sem ele! rs), protetores de manoplas e protetor de radiador/carenagem. E também está com o Cruise Control. O retrovisor que vibra é exatamente o direito, que tem o cruise instalado.

Acredito que 25 dias sejam suficientes para a viagem. 20 Já acho meio apertado.

leomuzzi
01-01-2013, 16:15
Cássio, quanto a época, eu pesquisei antes de ir, e fortemente recomendo outubro / novembro. É um período que não chove por lá, não está tão frio (auge do verão) e só anoitece lá pelas 10 da noite.

leomuzzi
01-01-2013, 16:17
Boa noite Leo.
Tenho uma F 800 GS, viajo bastante com ela e não tenho esse problema.
Eu não coloquei control cruise desses normais que colocam, coloquei um de R$0,25 melhor e mais eficiente pelo que falam os que tem esses caros.
Porque dezacelero rapidamente sem problemas e riscos, sem falar na diferença de valor, estou com a mesma borracha a 8 meses e ainda não tive que trocar, pegando chuva, sol.
Nada mais é do que um oring (O) que se coloca entre a manopla e o contra peso do guidão, vendem em casas que vendem anéis de borracha para vedação de mangueiras de alta pressão, para caminhões, tratores, etc..., casas de borrachas, pede por oring, vai com a moto e esperimenta qual vai ficar boa, tem de varias espessuras, peguei de duas espessuras, uma mais fina e outra mais grossa.
A mais grossa uso mais para viagens longas, a mais fina para dentro das cidades, com a vantagem podem ficar as duas ou mais, sempre na manete, só passar uma por cima da outra e encaixar no vão entre a manete e o contrapeso da direção.
Abraço e feliz 2013, muitas viagens.

Adalto, mas nesse caso, você não consegue "desativar" a trava andando, para o acelerador se comportar normalmente, consegue? O cruise eu só uso em estradas muito retas. Cidade e estradas com curvas ele fica destravado.

CM-R1200-GS
02-01-2013, 10:27
Cássio, quanto a época, eu pesquisei antes de ir, e fortemente recomendo outubro / novembro. É um período que não chove por lá, não está tão frio (auge do verão) e só anoitece lá pelas 10 da noite.

Leo, obrigado.

Vou ver se consigo programar para o final de 2014.

E ai Fabio, vamos começar a preparação ???
Planejar não custa nada .....

E até lá, com certeza nosso amigo Leo já publicou sua viagem, ai, é só copiar.

FPoli
03-01-2013, 11:22
Olá Cassio
Com certeza, vamos sim.
Seguindo a dica de que a melhor época é entre outubro e novembro, quem sabe conseguimos ir ainda nesse ano, apesar que 2014 não demora rsrs.
Abcs
Fábio.

CM-R1200-GS
04-01-2013, 14:51
Olá Cassio
Com certeza, vamos sim.
Seguindo a dica de que a melhor época é entre outubro e novembro, quem sabe conseguimos ir ainda nesse ano, apesar que 2014 não demora rsrs.
Abcs
Fábio.


Esse ano de 2013, para mim não vai dar, já esta comprometido, tenho que agendar as férias sempre no ano anterior.

Por isso que estou planejando para 2014, assim no final de 2013, quando for marcar as férias, deixo para agendar no final de outubro e começo de novembro, assim consigo agregar o feriado de 15/11 e ganhar uns dias a mais.

E vamo que vamo, Projeto Ushuaia-2014

Rocha
09-01-2013, 10:25
Olá Leo, bom dia!

Também sou de BH e estou pensando em fazer a viagem a Matchu Pitchu, seria possível você mandar seu roteiro e o que levou?

abraço

Rocha

leomuzzi
10-01-2013, 11:25
Olá Leo, bom dia!

Também sou de BH e estou pensando em fazer a viagem a Matchu Pitchu, seria possível você mandar seu roteiro e o que levou?

abraço

Rocha

Rocha, a viagem de Machu Picchu está muito bem documentada nesse blog:

http://pdfmc.wordpress.com/2011/05/17/preparacao/

Navegue pelos posts que tem um para cada dia de viagem!

sal silva
14-01-2013, 23:25
:)Legal Adalto.Abre um topico sobre este macete com fotos:confused:

amorlin
15-01-2013, 18:32
leomuzzi,
Parabens pelas fotos. Show de bola a viagem.
Eu to recebendo minha 3Black dia 01/02 e to tirando ela da CC já com os protetores de cártes e de mão, os mesmos que vem com a Trophy.
Qual é o seu protetor de motor (crashbar)?
Qual modelo/fabricante ?

Abraço!!!

Barba
16-01-2013, 13:38
Olá a todos, também sou novo no Fórum, e fiz um upgrade da minha BM650 pra 800!
Estou planejando o ushuaia para o fim deste ano.

Em quantos dias você foi Léo?

Talvez minha esposa vá até punta arenas me encontrar e viajar o finalzinho até o ushuaia comigo, como são as estradas lá em baixo? tudo ripio?

Valeu

Crodao
16-01-2013, 15:04
Leo parabéns pela viagem e pelos relatos da viagem de Machu Picchu. Também fui para o Peru em Abril/2012 e foi sem dúvida a melhor viagem que já fiz até hoje. Pretendo fazer Ushuaia mas inda não tenho data. Mas fico pensando em como driblar o meu problema de tempo. Eu não consigo tirar mais do que 2 semanas consecutivas. Já pensei em algumas coisas, como dividir a viagem em 2, ou alugar uma moto a partir de Neuquen. Mas independente disso, tenho duas perguntas:
1) Qual é o trecho que têm mais vento, e de que lado, no lado do atlântico ou no lado da cordilheira ?
2) O que você acha de ir no final de março, começo de abril ?
Abcs

nelsonbad
29-01-2013, 14:01
Beleza Leo.

Excelente seu blog, curti muito a viagem para o Oiapoque, pois tenho vontade de um dia fazer uma dessas, pelo que percebi os problemas principais foram as panes nas motos custons, que não são indicadas para viagens desse tipo.

A XT 660 R se mostrou perfeita, como sempre (nem quebrou a corrente, até onde eu li) e a Buell se mostrou muito valente.

Achei muito estranha essa sua reclamação de vibração na F800GS, já rodei 52.000 km com a minha e nunca percebi nada de vibração, moto "vibrante" é a XT 660 R, pode ser que esse seu "cruiser control" seja o vilão dessa vibração ou sua moto tem algum problema.

Abraços.

Crodao
29-01-2013, 23:35
Leo hoje lembrei do seu caso. Retirei os pesos originais e instalei o protetor de mão, que vêm com outros pesos, feitos de alumínio. A diferença de peso é considerável. Será que é isso que dá essa trepidação ?

Rafael 800
31-01-2013, 11:41
Boa tarde, sou novo no fórum e eu também notei uma certa vibração mas em acelerações ao se aproximar dos 5mil rpm e em cruzeiro uma pequena vibração acima dos 130km/h, mas o que me incomoda um pouco é essa vibração nas acelerações... fui na concessionaria e me disseram que era normal... eu também tive uma buell como o colega que foi para o Ushuaia e ela não vibrava nada quando andando... Eu pretendo ir para o Ushuaia, mas vai ficar para 2014 ou 2015. Este ano eu vou para o Atacama com a patroa. Existe um cruise control para instalar com os protetores de mão originais.

Barbarano
31-01-2013, 12:23
Rafael,

A minha vibra "discretamente" a partir dos 5.000 rpm, mas já sabia do fato, pois as matérias, teste das revistas já comentavam isso.

Rafael 800
31-01-2013, 17:05
Boa Barbarano! Eu não sabia que já tinham comentado sobre esta vibração... pelo menos não é "coisa" da minha motoca! Abs!

DanielMelo
01-10-2013, 08:19
Alguém sabe de um cruise control que adapte nas F800GS 2013 com protetor de mão original BMW? Estou procurando mas não acho :-/

Luciano Bt
01-10-2013, 11:42
Bom dia , parabens pela viagem , Leonardo vi que vc foi com os pneus originais, como foi a sua experiencia com esses pneus, vou a Ushuaia agora dia 20/10 e me aconselharam colocar pneu mais off, do tipo mitas e-07.Eu vou passar pela Ruta 40. Algum conselho?Abrçs.

Flavio C
04-10-2013, 12:24
Olá amigos, sou novo aqui no fórum e tenho observado com interesse as questões sobre a GS 800. tenho uma TROPHY 2012 com 15m KM e praticamente só uso em viagens longas, com ela já fui ao Peru e ATacama, anteriormente usei uma Varadero por 4 anos.
Sempre me incomodou a vibração com 5000rpm, porque coincide com uma velocidade muito usada nas viagens longas(130 a 140 km/h) e resolvi testar um 'quebra galho' que me deixou 100% satisfeito em viagens. Este ano importei um pinhão de 16 dentes - achado no Ebay por US$29- e substitui o original de 15 dentes, com uma redução proporcional de 7,5% no giro. Com isso, da pra manter a mesma velocidade , sem chegar aos fatídicos 5000rpm., e ainda se ganha 1 km por litro !
Claro que tambem há desvantagens, 1a. Marcha mais longa etc.., mas me acostumei bem com isso e só estou vendo as vantagens. Recomendo a troca pra quem vai viajar!

CM-R1200-GS
04-10-2013, 14:58
.... substitui o original de 15 dentes, com uma redução proporcional de 7,5% no giro. Com isso, da pra manter a mesma velocidade , sem chegar aos fatídicos 5000rpm., e ainda se ganha 1 km por litro !
Claro que tambem há desvantagens, 1a. Marcha mais longa etc.., mas me acostumei bem com isso e só estou vendo as vantagens. Recomendo a troca pra quem vai viajar!


Legal esse depoimento, principalmente quanto ao consumo.

Phil BHZ
06-10-2013, 18:26
Olá Tolentino! Muito obrigado pelas boas vindas, pretendo participar bastante aí do fórum.

A vibração é a do motor mesmo. Eu acho que a GS vibra bastante em alta rotação. Moto parada, acelerando, mesmo efeito.

No meu caso piorou um pouco a situação pela substituição do peso externo da manopla direita pelo cruise control. Dá pra ver pela imagem nos retrovisores que a manete direita vibra mais.

Essa vibração causa fadiga na mão e braços. Nessa viagem, nos trechos em que era possível usar o cruise, era ótimo. Nos que não era, a vibração judiava um pouco.

Eu acho que é possível colocar pesos mais pesados nas manetes, e talvez trocar o amortecedor do guidon (a borracha que fica entre o guidon e a bandeja) por um mais espesso.

Acho que é a única coisa que falta pra transformar essa na moto definitiva pra mim!

Fala Léo, sou de BH também e pretendo fazer essa viagem com minha esposa, provavelmente agora em 2014.

Será que podemos nos encontrar pra um bate e volta nos arredores de BH e um papo sobre os detalhes de rota e planejamento dessa viagem??

Grande abraço,

Phil

Milton
16-10-2013, 20:41
Ei Léo
Parabéns pela aventura. Estou me programando para Ushuaia, para 02/2014, se for possível o roteiro que vc fez,
Trocaremos informações por e- mail.
Abraços

Iceman
24-10-2013, 17:08
Olá amigos, sou novo aqui no fórum e tenho observado com interesse as questões sobre a GS 800. tenho uma TROPHY 2012 com 15m KM e praticamente só uso em viagens longas, com ela já fui ao Peru e ATacama, anteriormente usei uma Varadero por 4 anos.
Sempre me incomodou a vibração com 5000rpm, porque coincide com uma velocidade muito usada nas viagens longas(130 a 140 km/h) e resolvi testar um 'quebra galho' que me deixou 100% satisfeito em viagens. Este ano importei um pinhão de 16 dentes - achado no Ebay por US$29- e substitui o original de 15 dentes, com uma redução proporcional de 7,5% no giro. Com isso, da pra manter a mesma velocidade , sem chegar aos fatídicos 5000rpm., e ainda se ganha 1 km por litro !
Claro que tambem há desvantagens, 1a. Marcha mais longa etc.., mas me acostumei bem com isso e só estou vendo as vantagens. Recomendo a troca pra quem vai viajar!

Olá Flávio,

também estou interessado nessa troca de pinhão.

Poderia me dar maiores detalhes, tipo: Código da peça, custo, etc.?

Agradeço de antemão.

Um abraço,

Thomas

Adalto
26-10-2013, 17:37
E se colocar o pinhão da F 650 Gs, dois cilindros que tem dezessete dentes, ficaria mais longas as marchas mas a moto ficaria mais mansa?
Tenho um jogo zero e original aqui em casa, da minha BMW anterior, vou fazer um teste, qualquer hora.

Iceman
26-10-2013, 17:49
Na teoría sim.

Resta saber se não vai "alongar" demais as marchas e deixar a moto "frouxa".

Também precisa ver se cabe no lugar do pinhão original, pois o diâmetro deve ser maior com 17 dentes, do que com 15.

RicBoris
17-11-2013, 02:24
Tópico movido para seção VIAGENS E ENCONTROS por pertinência do tema.

Grato pela compreensão de todos.



Att.

Queirozjh
16-07-2014, 09:15
Olá amigos, sou novo aqui no fórum e tenho observado com interesse as questões sobre a GS 800. tenho uma TROPHY 2012 com 15m KM e praticamente só uso em viagens longas, com ela já fui ao Peru e ATacama, anteriormente usei uma Varadero por 4 anos.
Sempre me incomodou a vibração com 5000rpm, porque coincide com uma velocidade muito usada nas viagens longas(130 a 140 km/h) e resolvi testar um 'quebra galho' que me deixou 100% satisfeito em viagens. Este ano importei um pinhão de 16 dentes - achado no Ebay por US$29- e substitui o original de 15 dentes, com uma redução proporcional de 7,5% no giro. Com isso, da pra manter a mesma velocidade , sem chegar aos fatídicos 5000rpm., e ainda se ganha 1 km por litro !
Claro que tambem há desvantagens, 1a. Marcha mais longa etc.., mas me acostumei bem com isso e só estou vendo as vantagens. Recomendo a troca pra quem vai viajar!

Ola Flavio, sua moto veio com pinhao 15?? A minha veio com original 16, inclusive esta no manual. Como a minha é 2010, creio que eles trocaram pra 15 nas mais novas. Sera?
Manual:

5697

lucianobf
16-07-2014, 15:11
Olá Leonardo, seja bem vindo ao fórum e parabéns pela viagem. Estou me programando para fazer este passeio em Janeiro de 2015. Gostaria de ver o roteiro que você seguiu e saber quais foram as dificuldades encontradas, se vc mudaria algo, ou se vc demoraria mais tempo em um determinado local, etc...Forte abraço, nos falamos.

Andre STS
30-07-2014, 13:42
Leo
parabéns pela aventura fiz esse trajeto em Março/2013 e já estou louco para voltar em 2015
esse ano vou até Atacama e Cusco em outubro/2104 previsão de rodar 12.000km em 24 dias .
abraço
André Alves

sal silva
28-08-2014, 14:17
Estou com receio que esta greve na Argentina venha atrapalhar minha viagem para o Ushuaia.Espero que tudo melhore.

Mcolnagosp
28-08-2014, 19:58
Sobre a discussão dos dentes do pinhão, minha moto é 2014 e a relação é 16/42.