PDA

Ver Versão Completa : Derrepente um barulho no cardã e a moto parou! Vejam video.



Marco VD
29-07-2015, 09:58
Pessoal:
Andando ontem derrepente saindo de uma lombada quando engatei a segunda marcha ocorreu um barulho no cardã e a moto parou, tive que ir empurrando por 2km até em casa... A garantia vai até set/15 e hoje liguei no SAC da BMW, como aqui em Salvador não tem CC Motorrad vão levar a moto para a CC Nordem em Maceió... vamos ver o que vai dar.

BMW R1200GS LC Premium no 13/14

Alguém já teve esse problema?


https://www.youtube.com/watch?v=wTUkezcT5bE

Mcolnagosp
29-07-2015, 10:17
Caramba, ouvi um barulho igual numa Rally. O prejuízo foi de 10 mil, pois teve que trocar o cardan e várias outras peças, mas foi descuido do proprietário. Quando o mecânico abriu, estava tudo enferrujado, provavelmente porque a coifa rasgou, entrou água e outras sujeiras durante muito tempo e acabou com todo o sistema.

sal silva
29-07-2015, 11:41
Caramba, moeu tudo.Bem agora que eu consegui uma moto com Cardã.:mad:rs

Iceman
29-07-2015, 12:09
Efeito Dafra? :rolleyes:

Antonio
29-07-2015, 12:20
Mês passado apareceu um cara com uma GS 1200 premium 13/14 com 17 mil km na concessionaria que eu estava ,reclamando de um barulho no cardã. Fizeram o teste ali mesmo no estacionamento e abriram uma ordem de serviço para o concerto pela garantia .A garantia dele também ia até setembro de 2015 .

sal silva
29-07-2015, 12:29
Efeito Dafra? :rolleyes:

So porque a sua é Alemoa. rs.Acho que quanto mais GS no mercado mais problemas irão aparecer,isso é natural.Eu espero.:rolleyes:rs

Marco VD
29-07-2015, 13:21
Iceman
A minha é importada.

RicBoris:
Não trava, a roda continua rodando mas fazendo barulho e sem transmissão de potência.

sal silva
29-07-2015, 13:40
Iceman
A minha é importada.

kkkkkkk,Dafra is the best.:p

Robson Far
29-07-2015, 16:55
Um integrante do grupo no facebook,,postou fotos de seu cardã totalmente enferrujado e cheio de água. Moto 14/14 GSA. Mora em São Paulo, só anda no asfalto e as coifas em perfeito estado. Deu medo!

sascencio
29-07-2015, 19:50
rsrsrs... nada como a boa, simples e confiável corrente... rsrsrs...

Mcolnagosp
29-07-2015, 20:16
Calma que a Rally, salvo engano, é alemoa, de 2012. Coifa tem em todo carro e também em motos, porque não?

Portanto é um item a mais para cuidar. A minha já foi trocada porque examinei com minha lanterna mágica e descobri um pequeno corte, de 5 a 6 mm.

Como não tinham a peça e me autorizaram rodar com a moto (previsão de 7 dias), cheguei em casa, limpei o local e passei silicone para colar o pequeno rasgo.

Se procurar no youtube tem vários videos mostrando a desmontagem e lubrificação, bem simples por sinal, portanto não há o que temer: basta ter cuidado e estar sempre verificando o estado das coifas, inclusive forçando pra ver se ela está bem presa.

sal silva
29-07-2015, 20:26
Acho que o material dessa coifa deveria ser de melhor qualidade,vou ficar de olho na minha.

Medaina
29-07-2015, 22:27
Bmw, para mim acabou a garantia adeus moto, troca logo. pega outra BM...

Luciano Bt
30-07-2015, 09:34
Muita calma nessa hora, como todo veiculo motorizado esta sujeito a problemas, defeito d fabricação , descuido na montagem e manutenção, seria como não andarmos mais de moto porque temos o risco de acidente .Então pensamento positivo e manutenção da gorda em dia, bora acelerar que a vida passa rapido. E muito rapido.

ACD
30-07-2015, 13:48
O cardã em si roda seco, o oleo fica no cambio e no diferencial. Se nao vazou oleo e não tem tração, parece que o eixo do cardã quebrou em algum ponto, talvez na "cruzeta", ou sei lá o nome que isso tem na moto! Muito estranho... Moto nova.

Marco VD
30-07-2015, 20:50
Nao tem vazamento de óleo, a moto foi para a CC hoje, a bmw veio buscar na minha casa e levou para Maceio pq aqui em Salvador nao tem cc motorrad, depois posto o que aconteceu e o resultado.
Marco

Robson Far
30-07-2015, 22:18
Uh
Calma que a Rally, salvo engano, é alemoa, de 2012. Coifa tem em todo carro e também em motos, porque não?

Portanto é um item a mais para cuidar. A minha já foi trocada porque examinei com minha lanterna mágica e descobri um pequeno corte, de 5 a 6 mm.

Como não tinham a peça e me autorizaram rodar com a moto (previsão de 7 dias), cheguei em casa, limpei o local e passei silicone para colar o pequeno rasgo.

Se procurar no youtube tem vários videos mostrando a desmontagem e lubrificação, bem simples por sinal, portanto não há o que temer: basta ter cuidado e estar sempre verificando o estado das coifas, inclusive forçando pra ver se ela está bem presa.

Estou usando silicone spray nas coifas para evitar ressecamento e prolongar sua vida útil.

frmalheiro
31-07-2015, 20:27
Preocupo com isso. A minha é 2008 e tem folga no cardam...quando manobro, ela fica dando uns trancos....sei lá.

klausk
31-07-2015, 22:47
Cadê aquela história de que cardã é upgrade, que não dá manutenção, que moto pra viajar precisa de cardã? Eu pessoalmente acho um absurdo moto aventureira com cardã...

Reginaldo
01-08-2015, 09:14
Acho que o material dessa coifa deveria ser de melhor qualidade,vou ficar de olho na minha.


Carlo, o que vejo e creio que todos irão concordar: Foi a época que os materiais usados nos veículos duravam. Um exemplo bem banal: O cromo dos escapamentos das cg's, cb's da honda de 1900 e bolinha como sao de qualidade. Agora pegue uma cg titan 2015, a curva do escape é pintada de preto e nao dura 6 meses.

Reginaldo
01-08-2015, 09:17
Cadê aquela história de que cardã é upgrade, que não dá manutenção, que moto pra viajar precisa de cardã? Eu pessoalmente acho um absurdo moto aventureira com cardã...


Klausk, nunca andei numa moto com carda, mais sei que é algo pra não ter praticamente manutenção. Porem se ter algum problema...ta fudid*. A corrente dá mais manutenção mais se der algum problema no meio do nada, a chance de sair da enrascada é bem maior do que se fosse cardã.

Luciano Bt
01-08-2015, 09:39
Vejamos os dois lados, ano passado fiz uma viagem de 19000km, ate ushuaia , minha gorda foi e voltou sem nenhum problema, meu amigo com outra moto, teve que trocar a relaçao (corrente ,coroa e pinhao ) duas vezes, sendo que uma na argentina, tivemos que fazer uma adaptação por não ter da moto. Conclusão a melhor moto é a que podemos ter, com ou sem carda . E embora acelerar que a vida passa rápido e muito rápido.

sal silva
01-08-2015, 09:58
Carlo, o que vejo e creio que todos irão concordar: Foi a época que os materiais usados nos veículos duravam. Um exemplo bem banal: O cromo dos escapamentos das cg's, cb's da honda de 1900 e bolinha como sao de qualidade. Agora pegue uma cg titan 2015, a curva do escape é pintada de preto e nao dura 6 meses.

Concordo Reginaldo, mas essa é uma motocicleta "premium" e bem carinha por sinal. A BMW deveria ter um pouco mais de atenção para durabilidade de alguns componentes, mas de maneira geral, quase tudo vem perdendo a qualidade nesse mundo globalizado, até o bicho homem rs.

Luiz Clau
01-08-2015, 10:11
Gosto do cardã porque nunca tive problema, tem menor manutenção e a moto fica mais limpa, mais facil de lavar. Mas absorvo o risco de, se um dia der problema o custo é bem maior

sascencio
01-08-2015, 16:17
Vejamos os dois lados, ano passado fiz uma viagem de 19000km, ate ushuaia , minha gorda foi e voltou sem nenhum problema, meu amigo com outra moto, teve que trocar a relaçao (corrente ,coroa e pinhao ) duas vezes, sendo que uma na argentina, tivemos que fazer uma adaptação por não ter da moto. Conclusão a melhor moto é a que podemos ter, com ou sem carda . E embora acelerar que a vida passa rápido e muito rápido.

Acho que no caso, houve algum problema com a relação, moto ou falta de manutenção...

Qualquer relação com corrente com uma manutenção básica, dura muito, mas muito mais do que 19.000km... No caso nem foram 19.000km, pois foram 2 relações...

shw
02-08-2015, 22:27
Acho que no caso, houve algum problema com a relação, moto ou falta de manutenção...

Qualquer relação com corrente com uma manutenção básica, dura muito, mas muito mais do que 19.000km... No caso nem foram 19.000km, pois foram 2 relações...

Concordo uma relação bem cuidada dura mais de 30mil km

frmalheiro
02-08-2015, 23:54
o lance que me preocupa um pouco é o lance da folga do cardam, mas na ponta que ta acoplada no motor...é cruzetas isso?

ACD
03-08-2015, 00:39
Acho que no caso, houve algum problema com a relação, moto ou falta de manutenção...

Qualquer relação com corrente com uma manutenção básica, dura muito, mas muito mais do que 19.000km... No caso nem foram 19.000km, pois foram 2 relações...

Nunca fiz viagem grande com moto sem cardã, mas tive uma Kawa Z750 e a recomendação do manual era limpar e lubrificar a cada 400km, ou seja, em 19.000km tinha que dar manutenção umas trocentas vezes. Indo direto de Brasília a SP teria que parar para lubrificar duas vezes e mais uma na chegada!
Numa viagem ao fim do mundo as condições são piores, tem a areia, o vento, o calor, tudo conspira contra a corrente. Não sei como os viajantes experientes fazem. Eu provavelmente colocaria aquele gotejador de óleo na corrente pelo menos para garantir que não rodasse seco, e faria a manutenção completa sempre que possivel. Relação e corrente reserva são essenciais na bagagem. Um amigo ficou uma semana no sul do Chile esperando por relação e corrente da VStrom dele chegarem pelo correio. Ferrou o planejamento todo dele. Por enquanto vou me arriscando de cardã!

sal silva
03-08-2015, 10:08
Nunca fiz viagem grande com moto sem cardã, mas tive uma Kawa Z750 e a recomendação do manual era limpar e lubrificar a cada 400km, ou seja, em 19.000km tinha que dar manutenção umas trocentas vezes. Indo direto de Brasília a SP teria que parar para lubrificar duas vezes e mais uma na chegada!
Numa viagem ao fim do mundo as condições são piores, tem a areia, o vento, o calor, tudo conspira contra a corrente. Não sei como os viajantes experientes fazem. Eu provavelmente colocaria aquele gotejador de óleo na corrente pelo menos para garantir que não rodasse seco, e faria a manutenção completa sempre que possivel. Relação e corrente reserva são essenciais na bagagem. Um amigo ficou uma semana no sul do Chile esperando por relação e corrente da VStrom dele chegarem pelo correio. Ferrou o planejamento todo dele. Por enquanto vou me arriscando de cardã!

Estou com o ACD, não sou muito experiente, mas tenho algumas viagens longas com motocicletas de transmissão por corrente e acho que se estivesse com a mesma moto tentaria esse gotejador, pois o incomodo de lubrificar e limpar é um saco eu limpei a minha com querosene 2 vezes e foi pouco, além do mais um jogo de transmissão para estas BT são uma facada. Vamos lá, se for andar no ripio,fique esperto, o pó do ripio é excelente para ressecar e corroer a corrente. Lubrificar a corrente com ventos patagônicos é uma tarefa quase impossível, eu tentei e não consegui, quase que a moto caiu sobre minha esposa, urinar então é pior ainda rsrs vai ter que virar o Jebersom para o lado da estrada kkkkk. Ainda bem que lá não tem muito movimento rs. Ah, tinha esquecido da chuva, tem gente que leva 2 tubos de lubrificantes, além de lambrecar o chão do hotel e sair de lá como porco rs. Vou testar o Cardã,depois falo pra vocês.

frmalheiro
04-08-2015, 01:27
Eu fui pra Ushuaia em 2008 numa xt660...

http://www.amigoestradeiro.blogspot.com.br/p/expedicao-tierra-del-fuego.html

andamos em media uns 700 km por dia e não é facil lubrificar corrente, com alforges laterais por durante 28 dias....vou no cardam, assumo o risco.

Luciano Bt
04-08-2015, 09:49
A primeira relação era original, mas por descuido do meu amigo a corrente caiu e empenou, as outras marca desconhecida as únicas que encontramos, mas a questão é que, dependendo do pais que vc esta nem sempre conseguimos o que queremos ( kit relação ) nesse caso , numa viagem em que vc vai pela ruta 40, caretera austral , patagonia as vilas são em lugares remotos. Questão Carda X relação todas tem seus pros e contras , mas que isso não seja desculpa para conhecermos novos lugares . Obs moto amigo era uma xt660.

gnecchi
04-08-2015, 10:24
Marco,

Deram previsão para te passar o diagnóstico?


abs

Marco VD
05-08-2015, 10:01
Eu fiz contato hoje com a CC, devido a fila minha moto só vai entrar na oficina amanhã... rapidinho me enviaram o orçamento da revisão, R$1010 para toca de óleo e filtro... e nem citaram a troca das velas que deve ser trocada com 20.000km... mas sobre o problema do cardã nada ainda.

frmalheiro
05-08-2015, 12:02
Preocupante....a minha gs 1200 da uns trancos, parece folga no cardam, normal isso?

Marco VD
05-08-2015, 17:02
Frmalheiro:
Depois que aconteceu o problema, eu comecei a ligar as coisas... eu tb comecei a sentir um trancos... como se fosse uma folga quando soltava a embreagem na mudança de marcha... mas achava que era normal, quando voltar do conserto vou prestar atenção nisso.

frmalheiro
06-08-2015, 00:01
Brigadão Marco...vou ficar no aguardo, pois como é minha primeira moto com Cardam, estou sem parâmetro.

sal silva
06-08-2015, 08:45
Fausto,a minha é a LC e não sinto essa folga, muita coisa foi mudada inclusive o lado do Cardã,so o pessoal que teve ou tem o ano e modelo igual a sua poderá te ajudar.

frmalheiro
06-08-2015, 11:55
Vlw Sal, vo fik aguardando as dicas....bração

Marco VD
12-08-2015, 08:50
Pessoal, vejam aí a o problema da moto, a engrenagem gastou.. e esta toda enferrujada, achei estranho essa ferrugem toda e só do lafo fêmea... que eu saiba a coifa não esta furada... Ainda estou aguardando a resposta da cc sobre o que será feito.
789778987899

Iceman
12-08-2015, 09:20
http://i719.photobucket.com/albums/ww195/CaptainIcema/Demotivational%20Pictures/image.jpg

Inacreditável!!!!

Como pode uma coisa destas?

Mcolnagosp
12-08-2015, 09:27
Que isso!!!

Acho que deixaram o eixo no mar pegando um tempero antes de colocá-lo na moto.

RicBoris
12-08-2015, 10:13
Cara, isso é inadmissível! Se a moto estava sendo acompqnhada pela cc através das revisões, não se pode conceber uma situação dessa!

Luciano Bt
12-08-2015, 11:32
:mad:Fala serio não tem nem o que pensar , garantia total e o mais rapido possivel . É o minimo que a cc e a bmw pode fazer com respeito a nos consumidores.

Rromagnani
12-08-2015, 18:40
[emoji46][emoji46][emoji46]. Só a peça fêmea? Estranhíssimo, já que se os materiais são iguais e estão instalados no mesmo lugar, obviamente o estado de conservação deveria ser o mesmo... Acredito que vc. não terá problemas na cc...

sal silva
12-08-2015, 19:47
Faltou lubrificação na femea :rolleyes:rs,coisa de louco,vamos aguardar.

Robson Far
12-08-2015, 20:15
Pessoal, vejam aí a o problema da moto, a engrenagem gastou.. e esta toda enferrujada, achei estranho essa ferrugem toda e só do lafo fêmea... que eu saiba a coifa não esta furada... Ainda estou aguardando a resposta da cc sobre o que será feito.
789778987899

Meu Deus! Ê o segundo caso q vejo! Ê por essas e outras q a BMW deve ter acabado com a garantia estendida. Será q a maioria dos cardãs estão assim?

frmalheiro
12-08-2015, 22:52
Kramba, que ano é essa moto?

ron...
12-08-2015, 23:20
Que coisa!! este problema pode estar presente num lote de motos. É bom todos aqui que tem GSW verificar como está o cardã.
Pelo que consta na foto não está lubrificado com graxa longa vida (branca) A minha não é GSW, mas mesmo assim costumo manter aquela área sempre lubrificada com graxa a base de lítio (abro a proteção e lubrifico). Embora no caso acima não é por causa de lubrificação, é qualidade do material mesmo. A BMW precisa dar atenção a estes casos. É inclusive questão de segurança.

Sds,

ACD
19-08-2015, 23:54
Eu não sou engenheiro nem mecanico, mas vou arriscar que essa oxidação está longe de ser normal! Será que mudaram o metal, o fornecedor ou deixaram de colocar a graxa por algum motivo? Também na base do achômetro, vou dizer que quando esse pozinho da ferrugem entra ali entre o eixo macho e a femea, aquilo vira um triturador! O mais próximo de uma explicação seria ter submergido esse eixo inteiro na água do mar, coifa solta e sem graxa! E olhe lá!

sal silva
20-08-2015, 09:11
Eu não sou engenheiro nem mecanico, mas vou arriscar que essa oxidação está longe de ser normal! Será que mudaram o metal, o fornecedor ou deixaram de colocar a graxa por algum motivo? Também na base do achômetro, vou dizer que quando esse pozinho da ferrugem entra ali entre o eixo macho e a femea, aquilo vira um triturador! O mais próximo de uma explicação seria ter submergido esse eixo inteiro na água do mar, coifa solta e sem graxa! E olhe lá!

Verdade. Todo ferro oxida, mas esse poderia ter um tratamento antioxidante, sei lá, também falo como leigo.

Mcolnagosp
20-08-2015, 18:39
Eu estive na Eurobike para trocar minha coifa pela segunda vez. Isso mesmo, a moto está com 17 mil Km e rasgou pela segunda vez. No final de semana fiz o curso de OFF pelo portal Bigtrial mas acho que não tem relação nenhuma.

Eu examinei com o Márcio (chefe da oficina) e concordamos que a borracha da coifa que rasgou era bem mais fina daquela que eles tinham em estoque. Na bancada havia outra moto com a parte interna do cardan totalmente ferrado. Conversei com amigos que tem motos com quase 100 mil km e nunca trocaram as coifas, também conhecidas como Rubber boot.

A minha descobri na segunda feira quando fui passar um pano pra limpar o pó (foto abaixo). A coifa está ali para não deixar entrar sujeira e água. A cruzeta, ponta do eixo macho e fêmea com estrias recebem apenas uma graxa e pronto, sem maiores problemas. Não tem lubrificação naquelas peças.

7961

sal silva
20-08-2015, 18:56
Acho que estas coifas já são dignas de um recall.

Marco VD
02-09-2015, 08:58
Pessoal:

Ontem finalmente minha moto chegou depois do conserto, foi trocado o eixo cardão e mais algumas coisas que não sei... Andei na moto e ficou boa, aquela folga que eu sentia quando soltava a embreagem nas trocas de marcha sumiram. Como a cc fica a 600km daqui (em Maceió) eu não consegui ir lá para ver o que realmente aconteceu, se a coifa estava rasgada ou não, mas agora estarei inspecionando esta coifa sempre.
Obrigado pelos comentários de todos e fica aqui este post de alerta a todos os proprietários da R1200GS LC.

Outra boa notícia é que vão inaugurar uma cc Motorrad aqui dia 15/set, na mesma cc que vende carros BMW e Mini.

Abraço a todos,
Marco - Salvador-BA

Joãozinho
02-09-2015, 16:37
Boa Tarde Marco...Olhando a foto que você postou do cardã com toda essa ferrugem, dá para entender que ocorreu uma entrada de água pela primeira coifa que é no inicio da balança da moto e essa água ficou alojada no final e criou toda essa ferrugem, não deixando a água sair. Você não viu eles tirarem o cardã? Não perguntou se tinha água no interior? Acredito que tinha. Uma coisa que verifiquei na foto que o mecânico que mexeu na tua moto não tirou a balança para tirar o cardã. É necessário que tirem para ver essa infiltração da coifa e lubrificar todo o sistema. A solução agora é fornecerem um cardã novo, ainda bem que não deu problema nas engrenagens (diferencial). Hoje a cada duas trocas de óleo da moto tu troca o óleo do diferencial e quando troca esse óleo já lubrifica o cardã esse lado que ficou enferrujado na tua moto, pois acredito que esse problema já tenha surgido em outras BM e por isso que os mecânicos quando trocam o óleo do diferencial já fazem essa lubrificação.

Mcolnagosp
02-09-2015, 22:03
Joãozinho, o eixo que aparece "enferrujado" tem essa aparência mesmo. Eu acompanhei de perto a manutenção da minha e reparei que o eixo tem uma aparência de enferrujado.

Posso estar falando besteira, mas acho que é ferro fundido. Se estiver correto, procurei na net e achei em apenas um lugar confirmando que é de ferro, o aspecto dele é feio mesmo, mas não altera suas propriedades.

Robson Far
04-09-2015, 12:29
Joãozinho, o eixo que aparece "enferrujado" tem essa aparência mesmo. Eu acompanhei de perto a manutenção da minha e reparei que o eixo tem uma aparência de enferrujado.

Posso estar falando besteira, mas acho que é ferro fundido. Se estiver correto, procurei na net e achei em apenas um lugar confirmando que é de ferro, o aspecto dele é feio mesmo, mas não altera suas propriedades.

Marcelo, qdo eu for fazer a revisão de 10.000, vc ache q devo pedir pra verificarem o cardã? Será q eles fazem esse serviço se eu pedir?

Mcolnagosp
04-09-2015, 18:13
Acho que não, quero dizer, não tem previsão para os 10 mil km, porém se você reclamar de alguma coisa, talvez eles podem retira a coifa e examinar, não gasta mais que 30 minutos.

A troca de óleo da transmissão acontece nos 1000 e 20 mil.

Por outro lado, eles podem cobrar pelo serviço. Depende muito do consultor técnico e do chefe da oficina, penso eu.

Mcolnagosp
06-09-2015, 21:43
The boot on the earlier ones (pre 2015 models ) was apparently in certain cases too soft and there were problems of it being nipped up by the casing when the suspension is on compression and tearing when the joint catches it (mine lasted less than 1500 miles) . According to the dealer the new boots are heavier duty and less likely to rip and let in water.
http://www.ukgser.com/forums/showthread.php/406989-Final-Drive-fekked

Retirei isso de um site gringo (link acima) e concordo. As coifas eram bem macias e paredes finas, provavelmente o próprio eixo "mordia" e rasgava a coifa. No m eu caso, fiz um off e o braço movimentava em quase todo o curso - subia e descia - pode ter causado o rasgo.

A última que colocaram na minha (segunda) parece ser mais rígida e com paredes mais grossas.

Marco VD
09-09-2015, 11:26
Pessoal:
Segue resposta que recebi da BMW quando questionei sobre a causa do problema ocorrido na minha moto:

"Quanto ao problema(descrição na integra do nosso departamento técnico):
A falha está relacionada à coifa da balança traseira (coifa do eixo cardan).
As coifas se rompem e permitem a entrada de água/sujeira no sistema de transmissão.

As peças indicadas para substituição e faturadas para o dealer foram:
33358556957 – Coifa dianteira
33357708117 – Coifa traseira
33738531102 – Eixo Cardan
33748544982 – Diferencial traseiro."

Abç,
Marco

klausk
09-09-2015, 22:30
Pessoal, para uma BMW 1200 GS 2013 (LC com mais ou menos 40k km), quais os gastos típicos que eu poderia encontrar? A moto fora de garantia fica caro a manutenção? Quais os custos típicos de revisão e há alguma revisão "mais cara" depois dos 30/40k km?

Iceman
10-09-2015, 08:48
A minha só tem 14k, então não saberia dizer, mas vai depender muito do(s) proprietário(s) anterior(es).

Se a moto foi sempre bem cuidada, 40k não é nada.
Se for judiada, após 10k já pode estar um lixo.

Vale a pena levar numa cc para uma avaliação prévia.

Marco VD
10-09-2015, 11:57
Klausk:

Verifique quanto ao empenamento das rodas, ainda mais se for roda raiada pq não é qualquer um que conserta. Ande com a moto acima de 100km/h e observe se nao tem vibração, se tiver a roda da frente pode estar desbalanceada ou empenada. Depois coloque no cavalete central e ligue a moto para girar a roda traseira e observe se não esta empenada. Eu comprei usada e tive esse problema, acabei tendo trabalho e custo para consertar.

Verifique pastilhas de freio e discos de freio, no manual da moto tem a espessura mínima dos discos.

Verifique se todas as revisões foram feitas na cc, para essa moto as revisões são 1000km, 10000km, 20000km, 30000km... em diante, a cada 20000km troca as velas.

Se tiver ESA, verifique se esta funcionando corretamente, a moto parada e ligada sobe quando vc muda de 1 piloto para piloto+passageiro.

Por hora foi o que lembrei... boa sorte.

Marco

Crodao
10-09-2015, 21:58
Caramba, ouvi um barulho igual numa Rally. O prejuízo foi de 10 mil, pois teve que trocar o cardan e várias outras peças, mas foi descuido do proprietário. Quando o mecânico abriu, estava tudo enferrujado, provavelmente porque a coifa rasgou, entrou água e outras sujeiras durante muito tempo e acabou com todo o sistema.

Aconteceu o mesmo com um amigo meu, ums GS1200 a ar ano 2011, só que estava fora da garantia, mas mesmo assim ele conseguiu arrumar na garantia. A BMW cobriu todos os custos.

sal silva
12-09-2015, 11:33
http://i59.tinypic.com/33lk1ex.jpg
Bem, falando na tal coifa, a minha foi premiada, depois de uma viagem até Avaré cerca de 750km, de um pouco de chuva, a moto precisou de uma lavada. Como era pouca coisa eu mesmo botei a mão na massa(dar uma limpada na moto pessoalmente é importante para diagnosticarmos o que pode estar de errado). Ao movimentar a moto, percebi um brilho na coifa, era o eixo novinho se movimentando através do buraco na coifa.
A BMW poderia se empenhar em colocar uma borracha mais rígida e de melhor qualidade, isso é palhaçada, até uma 125 tem materiais de melhor qualidade. Notei que a coifa se deformou, talvez pelo vácuo causado pelo movimento do cardâ,vindo a atritar com o mesmo, causando o furo. Brincadeira, já liguei para CC e ainda bem que o fim de semana esta chuvoso.

RicBoris
12-09-2015, 16:55
Que sacanagem, Sal! Realmente essa tal coifa tem dado sinais de ser de péssima qualidade. Algo inadmissível para uma marca como a BMW. Boa sorte na resolução do problema, amigo!

ANDRÉ BMW
12-09-2015, 17:55
Tchê, boa tarde! To pensando em trocar a Nega por uma Gorda com Cardã...mas to com medo...considerando que meu uso é SEMPRE "on road", pensei que não teria problemas com a manutenção, uma vez que correria menos riscos de danificar o cardã - também acho que o conjunto desta moto não é o mais adequado para a terra/buracos - , mas lendo estes posts, fiquei de cabelo em pé!!!!! Será que vale a pena????

Mcolnagosp
12-09-2015, 19:38
Igualzinho ao rasgo ocorrido na minha.

Já descrevi aqui em algum lugar: no meu caso foram duas, porém percebi que a segunda, espero que seja a última, é de melhor qualidade.

Troquei na Eurobike. A primeira troquei na Caltabiano e perguntei ao chefe da oficina que me garantia que as novas coifas estão mais grossas.

Robson Far
13-09-2015, 14:31
http://i59.tinypic.com/33lk1ex.jpg
Bem, falando na tal coifa, a minha foi premiada, depois de uma viagem até Avaré cerca de 750km, de um pouco de chuva, a moto precisou de uma lavada. Como era pouca coisa eu mesmo botei a mão na massa(dar uma limpada na moto pessoalmente é importante para diagnosticarmos o que pode estar de errado). Ao movimentar a moto, percebi um brilho na coifa, era o eixo novinho se movimentando através do buraco na coifa.
A BMW poderia se empenhar em colocar uma borracha mais rígida e de melhor qualidade, isso é palhaçada, até uma 125 tem materiais de melhor qualidade. Notei que a coifa se deformou, talvez pelo vácuo causado pelo movimento do cardâ,vindo a atritar com o mesmo, causando o furo. Brincadeira, já liguei para CC e ainda bem que o fim de semana esta chuvoso.

Alguém já reparou a coifa da TEX? Vi de perto ontem e é muito mais rígida do q a nossa. Agora olho as manhãs coifas sempre antes de passear. Mesmo chovendo hoje, tirei a capa e verifiquei de novo. Li um post, não me lembro aonde, q um colega falou q o mecânico da cc falou q esses rasgos podem acontecer se andar muito no modo SOFT. Eu não acredito nisso. Acho que a qualidade da borracha q piorou, pois as GS a AR não tem esse problema. É só comparar a coifa da LC com a antiga.

sal silva
13-09-2015, 14:51
Com a 800 tive 3 punhos trocados,um foi fora da garantia, acho que nesse ponto, quando a BMW reconhece o erro a garantia vira meio que vitalícia, e isso é muito bom, até força-los a melhorar o produto que tem falhas. Agora no caso da GS1200 LC, ja é uma moto que custa quase o dobro,nao entendo como podem economizar em itens tao baratos como uma coifa de borracha.

Robson Far
13-09-2015, 15:03
Se as novas coifas são mesmo de melhor qualidade, segundo relato do Marcelo, da vontade de rasgar um pouco e pedi pra trocar rsrs.

sal silva
13-09-2015, 15:04
Tchê, boa tarde! To pensando em trocar a Nega por uma Gorda com Cardã...mas to com medo...considerando que meu uso é SEMPRE "on road", pensei que não teria problemas com a manutenção, uma vez que correria menos riscos de danificar o cardã - também acho que o conjunto desta moto não é o mais adequado para a terra/buracos - , mas lendo estes posts, fiquei de cabelo em pé!!!!! Será que vale a pena????

André,acho que com a globalização, a qualidade caiu não so na BMW mas tambem em outras marcas .Pode ir para a 1200,com certeza é uma moto que da muito prazer na pilotagem.Agora se o conjunto da GS não é o mais adequado para terra e buracos,nao sei porque é a moto mais usada em aventuras no mundo a fora.

sal silva
13-09-2015, 15:06
Se as novas coifas são mesmo de melhor qualidade, segundo relato do Marcelo, da vontade de rasgar um pouco e pedi pra trocar rsrs.

kkk,verdade, acho que vou rasgar a outra da frente na garantia

Robson Far
13-09-2015, 15:09
kkk,verdade, acho que vou rasgar a outra da frente na garantia

Carlos, não esqueça de relatar aqui sua opinião sobre a nova coifa. Se realmente é mais resistente do q a q gasgou.

sal silva
13-09-2015, 17:48
Carlos, não esqueça de relatar aqui sua opinião sobre a nova coifa. Se realmente é mais resistente do q a q gasgou.

Pode deixar,eu mato a cobra e mostro o pau rs

Mcolnagosp
13-09-2015, 21:01
Eu estive com as duas na mão: a que estava rasgada e a que seria colocada no lugar. Não precisa ser especialista para perceber que a última é mais grossa.

A outra que fica na ponta oposta, próxima ao motor é bem mais grossa, podem verificar vocês mesmos.

Meu Passat 78 troquei umas duas vezes a coifa da ponta do semieixo. Todo veículo tem coifas, os com tração dianteira, pelo menos 4, e não é pra rasgar tão fácil, porque protege a junta homocinética que custa bem caro.

Pode ser que tenha acontecido o mesmo os punhos das 800GS. Soube que eles trocaram o fornecedor. Não é porque a moto é alemã e mesmo montada na alemanha que suas peças são 100% alemãs. Reparem que debaixo do banco tem uma caixa preta "made in Bulgaria". Por toda a moto você encontra peças fabricadas em todo mundo, e não é só com moto que isso acontece. É a globalização.

Mcolnagosp
15-09-2015, 07:18
Robson, a primeira troca minha esperei duas semanas e fiquei rodando, apesar de o rasgo ser menor. Não vejo problema se o prazo for esse, mas evitaria chuva e off road, logicamente.

A coifa é para evitar entrada de "pó" e água. Esses dois misturados causam estrago.

sal silva
15-09-2015, 09:53
Galera,ontem fui na CC acionar a garantia para troca da coifa, agora tenho que aguardar o a chegada da peça, nao sei quanto tempo isso vai levar, mas tive que colocar uma cola na borracha, assim posso utilizar a moto. Bem, o consultor me falou que vários casos estão ocorrendo, e já sabia até o que tinha acontecido, a borracha da coifa dobrou e ficou em contato com o eixo, gerando o furo. Ele me falou que a nova coifa tem a borracha mais grossa evitando assim o mesmo problema da anterior. Nao tinha percebido mas ele me falou que a Coifa da frente é mais grossa, e realmente tocando dá pra notar. Ao lado da minha moto tinha uma GS 2008,ele pediu para eu olhar a coifa e nota-se que ela é grossa e de muito melhor qualidade, vai saber porque a BMW paga esse mico.

Robson Far
15-09-2015, 10:03
J
Galera,ontem fui na CC acionar a garantia para troca da coifa, agora tenho que aguardar o a chegada da peça, nao sei quanto tempo isso vai levar, mas tive que colocar uma cola na borracha, assim posso utilizar a moto. Bem, o consultor me falou que vários casos estão ocorrendo, e já sabia até o que tinha acontecido, a borracha da coifa dobrou e ficou em contato com o eixo, gerando o furo. Ele me falou que a nova coifa tem a borracha mais grossa evitando assim o mesmo problema da anterior. Nao tinha percebido mas ele me falou que a Coifa da frente é mais grossa, e realmente tocando dá pra notar. Ao lado da minha moto tinha uma GS 2008,ele pediu para eu olhar a coifa e nota-se que ela é grossa e de muito melhor qualidade, vai saber porque a BMW paga esse mico.

Eu não andaria com a minha com a coifa rasgada. Mesmo com cola, pode ceder e entrar sujeira.

ANDRÉ BMW
15-09-2015, 15:55
André,acho que com a globalização, a qualidade caiu não so na BMW mas tambem em outras marcas .Pode ir para a 1200,com certeza é uma moto que da muito prazer na pilotagem.Agora se o conjunto da GS não é o mais adequado para terra e buracos,nao sei porque é a moto mais usada em aventuras no mundo a fora.

Só a minha opinião, Sal...para meter na terra, água, pedras, sem ter que me preocupar com coifas e coisas do gênero, acho a KTM mais apropriada. Mas como a minha tocada é estritamente ON, como já disse, mais conforto pra mim e para a patroa, a tendencia é migrar para a 1200.

cerqueira
18-09-2015, 03:41
Sal,

você tá muito flanelinha com esse Busão...

Põe logo uma fita isolante nesse treco até chegar tua peça nova e não aborrece com essas frescuras!!

Daqui a pouco vai querer envelopar a moto com Contact transparente prá ir prá Carretera e não ficar com marcas de pedrinhas...o que??...você já fez isto??...então para tudo, não falo mais nada!!

Abração!!
Luiz

sal silva
18-09-2015, 06:55
Sal,

você tá muito flanelinha com esse Busão...

Põe logo uma fita isolante nesse treco até chegar tua peça nova e não aborrece com essas frescuras!!

Daqui a pouco vai querer envelopar a moto com Contact transparente prá ir prá Carretera e não ficar com marcas de pedrinhas...o que??...você já fez isto??...então para tudo, não falo mais nada!!

Abração!!
Luiz

Cerqueira, o menino da Concessionaria colocou uma fita no buraco da coifa, quando cheguei em casa a fita tinha caído, nada adere naquela borracha vasga rs, eu coloquei uma cola de junta vamos ver se segura, mas não da para arriscar, vai que da uma merda e fico sem a moto, melando a viagem. Po Cerqueira ,tu não envelopa a sua antes de uma viagem longa dessa cheia de pedras e poeira? O grande problema quando temos que fazer um simples reparo na nossa BMW aqui no Brasil, é que, quando o cara vê o emblema, acha que tu é rico, e que vai fazer o dia em cima de você. Já envelopei a minha 800 nas ultimas viagens longas, sei lá se adianta na proteçao mas pelo menos fico com a consciência mais tranquila. Abraços, eu acho você um pouco coxadventurer kkkkkkk.:p

cerqueira
18-09-2015, 13:17
Sal,

coxadventurer...que diabos é isso??...pela risadinha do fim não deve ser boa coisa!!

Não envelopo as motos, nem faço retoques quando risca, nem fico polindo escapamento...o próximo dono cuidará destes detalhes.

Me preocupo exclusivamente com a manutenção mecânica...tenho certeza que a GS 1200 é insuperável no quesito "pau prá toda obra" mesmo sem estar limpinha.

Abçs
Luiz

Ferrer
07-08-2019, 17:10
Boa tarde! Hoje entrando em meu condomínio a GS 1200 Premium 2016 começo a cabritar e apagou o motor. Tentava a partida, parecia travada e morria de novo.
Como muito custo levei para minha garagem. No cavalete liguei, engatei e apareceu um barulho estranho, parecendo peça solta, não sei se no câmbio/diferencial ou cardam. Tem apenas 2.000 Km. Como está na garantia da loja eles vem buscar aqui na terça feira. Alguém arrisca um palpite para dizer o que é? Abs a todos.

tmachado
07-08-2019, 18:11
Olá Ferrer,

Diagnóstico bem difícil e não me atrevo a arriscar. Mas talvez você fique mais tranquilo sabendo que o sistema de transmissão das GS não gosta de trabalhar com a moto engatada no cavalete central e naturalmente emite barulhos estranhos.

Depois nos atualize aqui!

Um Grande Abraço!

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

diogomail
08-08-2019, 08:38
Boa tarde! Hoje entrando em meu condomínio a GS 1200 Premium 2016 começo a cabritar e apagou o motor. Tentava a partida, parecia travada e morria de novo.
Como muito custo levei para minha garagem. No cavalete liguei, engatei e apareceu um barulho estranho, parecendo peça solta, não sei se no câmbio/diferencial ou cardam. Tem apenas 2.000 Km. Como está na garantia da loja eles vem buscar aqui na terça feira. Alguém arrisca um palpite para dizer o que é? Abs a todos.Lembro que a minha quando aconteceu situação semelhante foi o cardã indo pro saco. A garantia assumiu o "pequeno" prejuízo.

Enviado de meu SM-P585M usando o Tapatalk

Rromagnani
27-08-2019, 16:35
@Ferrer atualiza o status da sua moto... qual foi o diagnóstico???

Reiner
28-08-2019, 18:13
Tbem estou curioso....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk