PDA

Ver Versão Completa : Travamento roda traseira R 1200 GS



JPonte
03-08-2015, 11:29
Olá Prezados!
À partir de agora, e, por única e exclusiva graça Divida, no dia 1 de agosto deverei celebrar como o meu segundo nascimento, pois foi neste sábado que recebi um grande livramento.
Sábado a tardinha saí pra dar uma volta de moto, e, andei apenas 3,5 km´s (gravados no roteiro automático do GPS), quando ao inciar a redução pra fazer um retorno em uma avenida movimentada da cidade, ouvi um barulho vindo da parte de trás da moto, acompanhado do travamento da roda traseira, que assim permaneceu até a minha queda. Conseguir controlar um pouco a moto antes de cair, o que amenizou os efeitos da queda ao meu corpo, saí com vários ralados, escoriações, e, ao que parece, nada mais grave. De novo, Graças à Deus!
Não tenho conseguido dormir, pois a todo momento, me lembro do barulho, e pior, do que havia poderia ter acontecido comigo, que a menos de duas horas havia chegado de uma pequena viagem com a moto. Isto ocorreu por volta das 17:30, e, até que se aciona socorro, guincho e tudo mais, só fui liberado por volta das 21:00.
Abri um chamado na BMW, pedi um laudo, e, independente do que seja, essa moto não quero mais, aliás, devo permanecer na marca? como posso confiar? a moto tem menos de seis meses de uso, e, apenas 2,5 mil km´s. Não sou engenheiro, mas apenas usando a lógica, temos basicamente três opções, ou foi cardam/câmbio, oi foi shift assistant ou freio, já que a hipótese de que algo pudesse ter entrado na roda e a travado está descartada, pois a raiação está intacta, e não existe sequer uma única marca externa na balança, seus componentes e também no pára barro, mas independente de qualquer que seja o motivo, foi grave, e, muito grave, porque eu simplesmente poderia não mais estar vivo pra contar esta História.
Vejam as fotos, a marca que ficou no pneu!
E pensar que tínhamos uma viagem marcada para o dia 27 deste mês para Curitiba, vários amigos, com as esposas...
A moto já deu entrada na Eurobike de Ribeirão Preto, e, estou aguardando as checagens para se descobrir a origem do problema e a solução que a BMW do Brasil dará ao caso.
787478757876

Mcolnagosp
03-08-2015, 11:37
Caramba, Pontes, por favor, nos deixe informado dos acontecimentos.

Por isso acho que alguém lá em cima escolhe nossa hora, mas não podemos fazê-lo esquecer isso e pular a fila.

RicBoris
03-08-2015, 12:33
Caramba, JP !!!! [emoji15]

Estou num misto de alívio, por nada de mais grave ter acontecido ao amigo, nas também de indignação.

Lembrei imediatamente de um fato narrado em um grupo no facebook, de uma LC ADV que apresentou problema no cardã. Mas vejo que no seu caso a situação é bem mais grave.

Resta-me lhe desejar boa sorte no desenrolar dessa questão. E nos mantenha informados.

fcasado
03-08-2015, 22:00
Pqp!!!!!

Eu imagino o misto de ódio, alivio, indignação e revolta que você está sentindo nesse momento.

Documente todo esse pesadelo e meta a BMW no pau...

No mais, ainda bem que nada mais grave aconteceu.

Abs,

Fernando

JPonte
03-08-2015, 22:14
Ric, você já leu algo semelhante ao que aconteceu comigo?

RicBoris
03-08-2015, 22:21
Ric, você já leu algo semelhante ao que aconteceu comigo?

JP, com travamento de rodas nunca li nada. Mas relatos de barulho excessivo no cardã, engrenagens enferrujadas ao abrir e até de motor batido numa LC ADV com menos de 20mil kms, tenho lido sim.

Mas é aquela história: pode acontecer com qq uma e como as BMs vendem mais...

Vou ficar antenado e qq informação neste sentido, trago aqui.

cerqueira
04-08-2015, 08:27
JPonte,

ainda bem que você está legal fisicamente...logo, logo, o psicológico se equilibra também do baita susto.

Enquanto isso, é correr atrás das causas e prejuízos.

Tudo de bom.

Mcolnagosp
04-08-2015, 09:55
Não quero defender a marca ou a moto, mas com relação a barulho no cardan, acho que todo proprietário desse tipo de moto tem que ter um mínimo de noção sobre esse monte de ferro que senta em cima.

Não custa perder 5 a 10 minutos e verificar as coifas, mangueiras, freios, etc, para ver se há vazamento ou algo estranho. Eu sempre faço isso.

gnecchi
04-08-2015, 10:08
Kraleo ... que susto hein ... pela marca no pneu o travamento ocorreu quando estava fazendo curva?

Do jeito que ando se acontece isso comigo seria um baita rola !!!!! :( Ainda bem que não aconteceu nada de grave contigo....

Vou acompanhar aqui o desenrolar disso... abs

JPonte
04-08-2015, 10:29
Não quero defender a marca ou a moto, mas com relação a barulho no cardan, acho que todo proprietário desse tipo de moto tem que ter um mínimo de noção sobre esse monte de ferro que senta em cima.

Não custa perder 5 a 10 minutos e verificar as coifas, mangueiras, freios, etc, para ver se há vazamento ou algo estranho. Eu sempre faço isso.

Marcelo, sou o tipo de cara que não apenas faz a vistoria na moto como também acompanho seus parâmetros via o GPS dela, que é uma extensão do computador de bordo, com detalhamentos de trajeto, percurso, frenagens, temperatura e até utilização dos freios e posição de acelerador. Acompanhei a instalação do shift e quando está programando ele, parece que o cardam esta moendo. Mas não é esse o caso aqui. Tem de ser descobrir a causa de uma moto com 4 meses de uso e apenas 2 mil km's travar a roda logo após um barulho alto, e apagar o motor, permanecendo assim até a queda!

gnecchi
04-08-2015, 10:36
A minha acaba de completar 4 meses e está indo para a revisão dos 10mil km na próxima semana.

O único problema até agora foi no reservatório de fluido de freio dianteiro que apresenta leve marca de óleo entre a tampa o selo.
Agora na revisão dos 10mil km irão trocar a tampa do reservatório juntamente com o selo.

sal silva
04-08-2015, 10:49
É certo que a GS1200 vende muito mais que suas concorrentes,entao é normal que apresentem mais defeitos,mas esse tipo de defeito que ocorreu com o colega é muito grave, e poderia ter causado sua morte.Isso terá que ser muito bem investigado,nao se pode ser leviano com a segurança das pessoas.

Mcolnagosp
04-08-2015, 13:46
Ponte, eu entendo.

Minha citação foi em relação ao barulho que pode ser do cardan sendo moído. Um amigo que tem uma Rally teve um prejuízo de 10 mil com troca de todas as peças envolvendo a transmissão porque a coifa rasgou e entrou tudo quanto é tipo de sujeira e ele deve ter rodado uns 10 mil km assim. Se fizesse a verificação, provavelmente o prejuízo não chegaria a tanto.

Mas o caso vivenciado por você é terrível e não gosto nem de imaginar acontecendo a 120 km/h, por exemplo, mas como alguém citou o caso do barulho, acho que é outra situação.

Mcolnagosp
04-08-2015, 13:50
Gnecchi, a minha também estava com esse "suor" no reservatório de óleo no guidão. Eles abriram, retiraram o excesso e não apareceu mais essa mancha de óleo.

Não sei como funciona essa troca de peças na garantia, mas às vezes penso que as concessionárias abusam disso, tanto pra mais, como se recusar a trocar determinada peça (Marcão suou a camisa pra trocarem o tranque de combustível, mesmo fora da garantia, e conseguiu), quanto pra menos, quando um simples procedimento, como aconteceu comigo (óleo acima do limite) resolveria o problema.

gnecchi
04-08-2015, 14:29
Marcelo,

Já tinham checado se era óleo acima do nível antes de solicitarem a peça.
Li outros relatos do mesmo problema e não era nem de motos montada aqui em MANAUS (para o Ice não sair falando que a moto montado na Alemanha é melhor) que também trocaram a tampa e o selo.

Agora concordo que nível acima do recomendado pode ser um problema Dafraniânico e não Germânico ... rsrs

Mcolnagosp
04-08-2015, 17:51
Isso ai, necchi, mas no meu caso, como ela vinha de duas revisões, 1.000 e 10.000, provavelmente abusaram na última. Eles ajustaram tanto o dianteiro quanto o nível do reservatório traseiro.

JPonte
18-08-2015, 17:12
Boa tarde Prezados!
Passados 18 dias, até agora, desmontaram o cardam, embreagem e corrente de comando. Segundo a Eurobike, nenhum sinal aparente de qualquer problema. A orientação passada pela fábrica é para que o chefe da oficina ande com a moto até o problema surgir novamente, e, até agora ele já andou quase 40 km´s... e o problema não apareceu novamente. Só pode ser piada não? eu andei mais de 2 mil km´s quando surgiu o problema, ou seja, esse problema. (já que a moto teve outro que a deixou 27 dias parada por conta da bomba d´água)
A opinião do próprio mecânico da Eurobike é que algum problema elétrico e ou eletrônico "apagou o motor", e, isto fez com que a roda travasse e assim permanecesse até minha inevitável e lamentável queda.
Qualquer novidade lhes informo, no entanto, eu duvido que isto se resolva de maneira amigável, aliás, como tenho tentado em vão desde então.

Robson Far
18-08-2015, 18:09
Gnecchi, a minha também estava com esse "suor" no reservatório de óleo no guidão. Eles abriram, retiraram o excesso e não apareceu mais essa mancha de óleo.

Não sei como funciona essa troca de peças na garantia, mas às vezes penso que as concessionárias abusam disso, tanto pra mais, como se recusar a trocar determinada peça (Marcão suou a camisa pra trocarem o tranque de combustível, mesmo fora da garantia, e conseguiu), quanto pra menos, quando um simples procedimento, como aconteceu comigo (óleo acima do limite) resolveria o problema.

Um mecânico amigo meu me indicou vaselina Spray nas coifas, q segundo ele protege e evita o ressecamento.
Alguém sabe se essa vaselina spray é bom pra isso para proteção das coisas?

Zardo
18-08-2015, 18:24
Um mecânico amigo meu me indicou vaselina Spray nas coifas, q segundo ele protege e evita o ressecamento.
Alguém sabe se essa vaselina spray é bom pra isso para proteção das coisas?

A vaselina é um excelente lubrificante para as partes q não suportam derivados de petróleo, como poliuretano, tecnil, etc..... Para a coifa com certeza silicone puro (tem q ler a embalagem).

Iceman
19-08-2015, 00:55
Um mecânico amigo meu me indicou vaselina Spray nas coifas, q segundo ele protege e evita o ressecamento.
Alguém sabe se essa vaselina spray é bom pra isso para proteção das coisas?


A vaselina é um excelente lubrificante para as partes q não suportam derivados de petróleo, como poliuretano, tecnil, etc..... Para a coifa com certeza silicone puro (tem q ler a embalagem).

Senhores, vamos manter a calma :)

Afinal estamos todos aqui para fazer novos amigos e compartilhar conhecimentos, bem como tirar dúvidas.

O JPontes não é moderador, portanto não pode nem apagar, nem transferir posts. (Mas eu posso, como devem ter notado :p )

Por outro lado, acho que o que o Robson e o Zardo estavam se referindo, é que alguem sugeriu que poderia ter entrado água no cardã, e geralmente quando isso acontece, é por problema de rachadura na coifa, que é de borracha ou material parecido.
Dai a sugestão de usar vaselina, para evitar o resecamento da coifa, sua rachadura e consequentemente o travamento do cardã.

Abraços a todos e segue o bonde ;)

Robson Far
19-08-2015, 07:07
R
Senhores, vamos manter a calma :)

Afinal estamos todos aqui para fazer novos amigos e compartilhar conhecimentos, bem como tirar dúvidas.

O JPontes não é moderador, portanto não pode nem apagar, nem transferir posts. (Mas eu posso, como devem ter notado :p )

Por outro lado, acho que o que o Robson e o Zardo estavam se referindo, é que alguem sugeriu que poderia ter entrado água no cardã, e geralmente quando isso acontece, é por problema de rachadura na coifa, que é de borracha ou material parecido.
Dai a sugestão de usar vaselina, para evitar o resecamento da coifa, sua rachadura e consequentemente o travamento do cardã.

Abraços a todos e segue o bonde ;)

Perfeito Iceman!

cerqueira
19-08-2015, 08:39
Boa tarde Prezados!
Passados 18 dias, até agora, desmontaram o cardam, embreagem e corrente de comando. Segundo a Eurobike, nenhum sinal aparente de qualquer problema. A orientação passada pela fábrica é para que o chefe da oficina ande com a moto até o problema surgir novamente, e, até agora ele já andou quase 40 km´s... e o problema não apareceu novamente. Só pode ser piada não? eu andei mais de 2 mil km´s quando surgiu o problema, ou seja, esse problema. (já que a moto teve outro que a deixou 27 dias parada por conta da bomba d´água)
A opinião do próprio mecânico da Eurobike é que algum problema elétrico e ou eletrônico "apagou o motor", e, isto fez com que a roda travasse e assim permanecesse até minha inevitável e lamentável queda.
Qualquer novidade lhes informo, no entanto, eu duvido que isto se resolva de maneira amigável, aliás, como tenho tentado em vão desde então.

JPonte,

que situação chata, vai nos mantendo informado...parece que vai ser difícil encontrar o defeito.

Se cabe como sugestão aos amigos, vai uma, nos casos em que a roda trava por problemas mecânicos de motor ou falta de combustível repentina:

acionar a embreagem deve destravar a roda traseira, por separar o motor da tração. Claro que vá lá alguém lembrar disto na hora ou ter o reflexo e a intuição, mas de repente...

Abçs

sal silva
19-08-2015, 09:12
Perfeito Cerqueira, quando estava com a 800, o motor dela apagou por causa de gasolina de má qualidade, ai a moto travou a roda traseira ,tive a intuição de apertar a embreagem e controlar a moto, eu estava em baixa velocidade mas se estivesse a mais de 60kmh acho que não daria tempo de evitar a queda.

Quanto a vistoria da borracha da coifa, achei bem difícil de ser feita, principalmente a parte que fica do lado interno. O silicone que encontramos no mercado, a maioria contem álcool, que resseca a borracha, quem souber aonde vende esse puro de um alo, nos informe Valeu.

Robson Far
20-08-2015, 00:10
Perfeito Cerqueira, quando estava com a 800, o motor dela apagou por causa de gasolina de má qualidade, ai a moto travou a roda traseira ,tive a intuição de apertar a embreagem e controlar a moto, eu estava em baixa velocidade mas se estivesse a mais de 60kmh acho que não daria tempo de evitar a queda.

Quanto a vistoria da borracha da coifa, achei bem difícil de ser feita, principalmente a parte que fica do lado interno. O silicone que encontramos no mercado, a maioria contem álcool, que resseca a borracha, quem souber aonde vende esse puro de um alo, nos informe Valeu.

Isso mesmo Sal Silva! Tentei ver as coifas hoje é a parte interna não tem como ver. Tem q ser na sorte mesmo. Qto ao silicone, quem souber de um puro,meu quero tb.

Petrel
21-08-2015, 10:09
Será que mesmo depois do tombo, e com a moto em ponto morto ou com a embreagem acionada, a roda continuou travada?

JPonte
23-08-2015, 12:26
Prezados, inconformado com a alegação da BMW e concessionária Eurobike que nenhum problema foi identificado na moto, intensifiquei minhas pesquisas sobre o tema, e, eis que encontro em um fórum Americano relatos de problemas idênticos ao meu, e, pior, com a mesma postura por parte da BMW.
Vejam no link abaixo:
http://www.r1200gs.info/forum/2-general-chatter/13266-rear-wheel-locking-up-new-1200gs.html

Mcolnagosp
23-08-2015, 12:27
A minha rasgou novamente. A primeira vez era muito pequeno, mas logicamente não podia deixar daquele jeito. Trocaram na Caltabiano.

Dessa vez o rasgo foi feio. Levei na Eurobike e rapidinho trocaram a maledita. Analisando a coifa nova e a rasgada, notei que a rasgada era mais fina.

Espero que não aconteça mais. Um amigo tem uma com 80 mil Km e ele sempre faz a manutenção e nunca precisou trocar a coifa, portanto acho que o problema é entre mim e a coifa.


7971

CM-R1200-GS
23-08-2015, 14:05
A coifa da AZULONA já está com 65.000 e a coifa está zero
Espero que continue assim.

JPonte
23-08-2015, 19:27
Prezados, inconformado com a alegação da BMW e concessionária Eurobike que nenhum problema foi identificado na moto, intensifiquei minhas pesquisas sobre o tema, e, eis que encontro em um fórum Americano relatos de problemas idênticos ao meu, e, pior, com a mesma postura por parte da BMW.
Vejam no link abaixo:
http://www.r1200gs.info/forum/2-general-chatter/13266-rear-wheel-locking-up-new-1200gs.html

Golias
23-08-2015, 20:06
A minha quando trocaram o carda, o chefe da oficina ajustou o freio traseiro e apos alguns km, a roda traseira travou, ele me socorreu e voltou a regulagem anterior, depois foi substituído o burrinho traseiro. Fiz essa troca na Eurobike da Helio Pellegrino.

Petrel
24-09-2015, 04:40
Jponte, uma informação super importante pra subsidiar uma análise melhor, é saber se depois da moto tá parada, se foi colocada em ponto morto e se nesta situação a roda destravou?? Outra seria se durante a ocorrência VC apertou a embreagem e a roda continuou travada??
Estas informações são de suma importância pra avaliar se a roda travou porque o motor apagou, aí existem várias possibilidades pro motor apagar e causar o travamento!!
Ou se a roda travou por um problema na Transmissão mesmo!!!!

Nicolau
29-09-2015, 10:06
Ando com um pé´ atrás com esses alemães ,7x1, presidente da wolkswagem fajutando os carros

Crodao
30-09-2015, 16:58
Nossa depois de ler esse tópico "brochou". A BMW está ficando mestre em se esquivar.
Pessoal não vamos esquecer que houve um barulho. Ou seja, houve algo de errado. Não foi somente um motor que apagou.
Deve ter acontecido algo.

Petrel
02-10-2015, 01:22
Se o forista respondesse nossas perguntas ficaria mais fácil pra tirar alguma conclusão, mas......

Nicolau
02-10-2015, 02:17
Se o forista respondesse nossas perguntas ficaria mais fácil pra tirar alguma conclusão, mas......
fato ,faz a pergunta e some ,:(

JPonte
02-10-2015, 05:27
Prezados, eu não fiz pergunta alguma. Postei sobre um problema que por sinal não foi solucionado. Mesmo assim farei a postagem, mas com uma redação clara, consistente e sensata como o caso requer.

Petrel
02-10-2015, 10:33
Ponte, ao colocar uma ocorrência crítica como essa, é natural que quem têm uma moto igual fique preocupado e tentando entender o que ocorreu, se VC olhar o tópico, vai ver que foram feitas várias perguntas a VC, todas sem respostas, eu mesmo fiz duas no mínimo, ao simplesmente ignorar nossas perguntas, a mim pelo menos, passou a impressão que VC não tá nem aí pras nossas preocupações e questionamento!!!!!
Mas tudo bem, aguardamos ansiosos pelo relato que fará, pelo visto não gosta de responder a perguntas!!!!

JPonte
02-10-2015, 13:41
Petrel, me desculpe pela "omissão" nas respostas. Terei o maior prazer em respondê-las e contribuir de alguma forma com qualquer membro do forum, afinal de contas é pra isto que estamos aqui.
Após a queda, levantei a moto com a ajuda de terceiros, a coloquei em neutro e a roda ficou livre. Foi tudo muito rápido, nem em meu maior pesadelo poderia imaginar que antes de entrar em uma curva a roda travaria. Os preciosos segundos ou fração deles que antecederam a queda meu raciocínio usou tentando entender o que estava acontecendo, afinal de contas, tudo começou com um forte barulho vindo da parte de baixo atrás da moto. Acredito que se eu tivesse tido um pouco mais de tempo poderia ter chegado a opção de apertar a embreagem, mas infeliz e lamentavelmente não consegui.

Petrel
02-10-2015, 14:23
Obrigado JPonte, realmente muito importante essa troca de informações, fiquei mais aliviado com estas informações novas, pois se a roda estivesse continuado travada mesmo após a colocação da moto em Neutro, teríamos certeza que o problema seria de travamento mecânico mesmo, no motor ou na Transmissão!!!!
Mas como a roda ficou livre após o Neutro, aí " pode ser" várias as possibilidades!!!
Obrigado e grande abraço!!!

JPonte
02-10-2015, 14:28
Prezados, desculpe pela demora na postagem do desenrolar desta História!

Ontem recebi os relatórios e documentos formais da BMW.

Neles estão contidas informações sobre:
• Verificação física de balança traseira, roda, disco de freio, cardã, corrente de comando e embreagem;
• Verificação dos sensores eletrônicos e demais componentes;
• Verificou-se variação na bateria, para 6v.

A conclusão do mesmo é que nada foi encontrado. Foram realizados testes estáticos e de rodagem por 33 km’s, como a motocicleta não apresentou qualquer defeito, a BMW se exime de qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e suas consequências.

O posicionamento deles é que como não foi observado o problema novamente ele não existe. Simples assim!

Por outro lado, tive acesso a informações extra oficiais de que a bateria foi substituida, após isto, a “tal” atualização de software amplamente discutida aqui neste forum foi aplicada na moto, e, apenas depois disto os testes de rodagem foram realizados.

Diante disto a conclusão não oficial é que o travamento da roda foi provocado porque o motor apagou. A resposta sobre o que apagou ou provocou a falha no motor permanece desconhecida, não se pode afirmar que o problema foi identificado e solucionado com a troca da bateria e atualização do software como também não se pode afirmar que não o foi.

Por fim, perdi a confiança na moto, também não poderia simplesmente vendê-la para um terceiro dado seu histórico, então optei por vendê-la para a Concessionária.

Agradeço aos amigos pela preocupação e companheirismo demonstrado durante este período.

Um abraço, bons km’s.

Júlio Ponte

Nicolau
03-10-2015, 03:16
Muito suspeito eles atualizar o software( tira a oportunidade de provar erro no software) e trocar a bateria e falar que não tem culpa.
Vai ficar sem moto ou vai para a triumph ou super ténéré :D

CCP1959
03-10-2015, 06:46
Julio, boa tarde!

Passei por esta mesma situação. Eu tenho um BMW GS 1200 ano 2014 e passei por esta mesma situação, só que não cheguei a cair pois estava em baixa velocidade e eu não parei a moto, continue acelerando mesmo com a roda travada. Levei na concessionária daqui de Vitória e foi trocado todo o sistema de pinça e pastilha traseiro. Fiquei sabendo que outras duas motos tiveram o mesmo problema. Fiquei sem moto mais de 20 dias. Até hoje eu não sei o que aconteceu pois a concessionária não me falou nada. Todo o sistema de freio traseiro foi troca sem custo para mim porém levei um susto muito grande.

Abs

Claudinei

cerqueira
03-10-2015, 06:56
Só olhar a foto do pneu prá ver que tem coisa errada...essa roda arrastou travada por alguns metros.

Ña minha opinião, a não ser por falta de combustível, esse motor apagou e não poderia, essa moto é nova...fosse por problemas mecânicos, elétricos, descanso lateral, punho, freio mal regulado, não importa...a Montadora poderia e deveria absorver o prejuízo.

Se não encontrou o motivo do travamento por enquanto, provavelmente a causa irá se repetir, infelizmente. O novo proprietário deveria ser comunicado do evento.

JPonte

tenho motos BMW a uns cinco anos, devo ter uns 100.000kms com a marca, sem nenhum problema mecânico ou de relacionamento com a empresa.

Tenho todo motivo para indicar a marca a amigos...mas o tratamento que você recebeu me deixou indignado.

Tudo de bom,
Luiz

sal silva
03-10-2015, 12:38
Não foram honestos,a ainda poderão colocar a vida do novo proprietário em risco.Ponto negativo para BMW Brasil,queria ver se fosse no Pais deles.

Nicolau
07-10-2015, 12:55
Tó de olho na nova yamaha mt-09 tracer ,vamos ver o preço do brinquedo :)