PDA

Ver Versão Completa : Na troca do pneu traseiro é "obrigatória" a troca do dianteiro?



M@uro
08-08-2015, 19:41
Estou para trocar o pneu traseiro e em pesquisas para escolha da marca/modelo do novo pisante deparei com várias afirmações de que é praticamente obrigatória a troca do pneu dianteiro também, mesmo se este estiver em bom estado.
Estes depoimentos são mais incisivos se o pneu traseiro escolhido for de modelo diferente do dianteiro.
Não é questão de economizar, ser pao duro ou algo assim mas também não da para jogar dinheiro fora, então queria a opinião dos colegas a respeito.
Abraço a todos.

Viniali
10-08-2015, 00:24
Até agora estou trocando um dianteiro a cada dois traseiros... Recomendado pela concessionária de Cuiabá

jmferreira
10-08-2015, 16:13
Leia este artigo e tire suas conclusões:
http://motite.blogs.sapo.pt/5-coisas-sobre-pneus-de-motos-120294

Iceman
10-08-2015, 16:59
Já troquei o traseiro da minha 1200, mas o dianteiro ainda é o original.
Troquei pelo mesmo Anakee III que havia antes (e igual ao dianteiro)

Quanto ao link, não conheço esse tal de Tite, nem nunca ouvi falar do cidadão, mas o simples linguajar que usa não me inspira muita confiança.
E falar que o pneu dianteiro deixa "sulcos" na água que se encaixam no desenho do pneu traseiro, me parece uma tremenda bobagem, do ponto de vista da dinâmica dos fluídos.

É o seguinte cara pálida, quando o meu dianteiro estiver com 12.000 Km (ou quando atingir o TWI), eu troco do dianteiro e pronto. Dããããã...:p

O TWI existe por um motivo.
Serve para indicar se o pneu está gasto ou não, e é projetado pelos fabricantes de pneu, que creio entender um pouco mais do produto que qualquer reporter (especialmente se for o Galvão Bueno :p).
Se o dianteiro não chegou no TWI, é porque não está gasto ainda. Quando chegar, eu troco. Simples assim.

Mas, cada um faz o que quer com seu dinheiro ;)

ron...
10-08-2015, 22:52
Concordo plenamente com o Iceman. O meu histórico tem mostrado um pneu dianteiro para dois traseiro e assim tenho feito a anos. o único cuidado que tomo é sempre manter o par com o mesmo tipo/marca de pneu.

Sds,

Luis Plein
11-08-2015, 13:07
A melhor recomendação é manter os pneus sempre com o mesmo tipo, porque assim eles trabalham em conjunto, conforme projetados. Mas se o pneu dianteiro está bom, eu manteria esse e trocaria somente o traseiro, ainda que de tipo diferente.

MC-1969
11-08-2015, 14:06
Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.

Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
Portanto,há chance sim de algo dar errado.
Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
Mas vale a pena correr esse risco ?

sal silva
11-08-2015, 14:07
Acho que se for fazer viagens longas, é prudente trocar os dois,isso evita futuros problemas, além de não ter o trabalho de trocar o pneu gasto no meio da viagem.Se for rodar por perto acho que não tem problema.Quanto a pneus de marcas diferentes acho que não tem problema,os gringos fazem muito isso,desde que não seja um absurdo.

Iceman
11-08-2015, 14:51
Iceman, me perdoe, mas o Tite Simões é mais conhecido que farinha de mandioca.
Não fiz o curso de pilotagem dele, mais é um dos mais respeitáveis do país. Acho que o endereço é speedmaster.com.br.
Na qualidade de moderador do grupo, com direito a estrelas e coroa, penso que suas opiniões, certas ou erradas, influenciam os demais.

Minha opinião de forista não estrelado: eu troco os dois pneus, sempre.
Se o da frente está menos gasto, não importa. O risco é imenso.
Basta comparar vários pneus diferentes, de motos diferentes, para ver que o uso causa um perfil conjunto de acordo com o estilo do cidadão.
Quando se troca apenas um, há um desbalanceamento do conjunto.
Portanto,há chance sim de algo dar errado.
Se essa chance é de 1 em 100 ou de 1 em 1 milhão, não dá para saber.
Mas vale a pena correr esse risco ?

Blz Marcos?

Se o cara é mais conhecido do que farinha de mandioca eu não sei, mas se voce está dizendo eu acredito. :)
Eu sei que EU não o conheço e nunca ouvi falar do cidadão (ou do pele vermelha :p), e como disse anteriormente, o seu linguajar não me parece adequado a alguem que quer transmitir segurança aos seus leitores, pelo menos os com mais de 30 anos, o que não quer dizer que não entenda do assunto.

De qualquer forma, o fórum é bom para isso, para que cada um exponha seu ponto de vista, sua opinião, e assim cada um pode tirar suas próprias conclusões.

Não tenho nenhuma pretenção de ser o dono da verdade, muito menos pelo fato de ter uma "corôa" (:p), mas isto também não pode ser um impedimento para que eu expresse minha opinião, como qualquer participante normal do fórum faria.
Eu acho que o que dá "peso" à opinião de alguem não é um simbolo a mais ou a menos no avatar, mas sim o seu histórico no fórum.
Cito apenas alguns exemplos de membros prá lá de respeitados e que não tem "corôa" alguma: Crodão, Luiz Plein, Sal, Fabio Poli, e muitos outros.

De qualquer forma, agradeço ao Zé Mario, por ter postado o link, e a voce por suas considerações.

Sem estas contribuições, o fórum se tornaria monótono e correria o risco de realmente não cumprir o seu papel.

De minha parte, continuarei trocando os pneus conforme forem se desgastando, mesmo porque, já troquei somente o traseiro e não senti qualquer desequilibrio na moto por não ter trocado o dianteiro também.

Abraços,

Thomas :)

jmferreira
11-08-2015, 15:33
Que bom que você tirou suas próprias conclusões!

cerqueira
11-08-2015, 15:54
É natural que os pneus se desgastem mais no centro, deixando-os "quadrados", inclusive o dianteiro no caso de quem prefere utilizar o freio dianteiro quase que na totalidade das vezes, como eu.

Quando trocamos apenas o pneu traseiro, ficamos com um "calo" no dianteiro que pode dificultar um pouco algumas manobras...no meu caso prefiro trocar os dois.

Atenção ao seguinte fato para quem usa pouco a moto: a vida útil do pneu, independente da quilometragem, são cinco anos após a fabricação, se não me engano.

Para pneus com este tempo de vida, checar quanto a presença de rachaduras ou ressecamento que possa trazer algum aborrecimento, ainda que pareçam bons. Isto acontece muito quando trocamos apenas o pneu traseiro, entendendo que o dianteiro ainda está OK.

Abçs!!

Reginaldo
11-08-2015, 17:14
Também sou do time que troca dois traseiros pra um dianteiro. A única exceção que faço e aconteceu comigo é no caso de pneus mais pra fora-de-estrada, onde os dois pneus se degastam quase que por igual. No caso então, trocaria/troco os dois pneus ao mesmo tempo.

Memeh
11-08-2015, 19:13
Vamos botar mais lenha nessa fogueira. Já tive umas 15 motos trail acima de 600 cc e sempre troquei somente o pneu mais usado, ou seja o traseiro na maioria das vezes. Acho que dianteiro só comprei uns dois a vida toda. E nunca liguei para essa do "desenho/marca" igual, já misturei Pirellis, Metzeler, Michelins, etc., sempre trocados "criscando" no TWI. O pneu traseiro além de gastar mais rápido, também fica "quadrado" de ser usado muito na reta e quando se troca o pneu a diferença é sensível nas curvas. Já o dianteiro tem um desgaste mais uniforme e a relação de troca 2 traseiros por um dianteiro é bem realística.
O outro "X" da questão é o prazo de validade dos pneus!!
O prazo de validade máximo de um pneu é cinco anos após sua fabricação. Após esse período, ele começa a se deteriorar devido ao tempo e aos agentes climáticos como pressão, temperatura e umidade. Os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida depois de 5 anos.
Tem muito motociclista que usa pouco a moto e tem uma moto com mais de 5 anos e menos de 15.000 km, que é a hora que o pneu traseiro tá pedindo água, dependendo do modelo, uso, etc. Ai acho que vale a pena trocar o jogo, já que o pneu dianteiro ainda "bom" já pode estar começando a ressecar, principalmente a banda lateral (aconteceu com uma XT 660 que comprei em 2007 e vendi 6 anos depois com 17.000 km) Fica a dica.

John.br
11-08-2015, 20:24
Olá amigos. Conforme comentado nos vários posts anteriores, acredito que a troca também tenha a ver com o perfil do usuário. Pois bem um camarada que anda até 120 km/h, pode tranquilamente prorrogar a troca do dianteiro se estiver em boas condições.
Caso tocada mais forte, é recomendável a segurança do equipamento estar em dia.
Por economia a poucos dias troquei o Scorpion original traseiro da GS 800, com +/- 6 K km, pelo Anakee 3, e mantive o dianteiro também Scorpion original. O fato é que apesar de aparentar boas condições, neste final de semana, num bate e volta de Goiânia a Piracicaba, SP, com velocidade bem puxada, e a frente começou a ximbaralhar, me dando um belo susto.
Coloquei um Anakee 3 novo na frente e.. beleza! Super firme e estável em qualquer condição.
Quanto a pneus da mesma marca e modelo na frente e atrás da moto, acho que tem lógica a matéria do Geraldo Tite Simões, que apesar do linguajar, que até acho divertido, é válida. Senão vejamos, os pneus no caso de moto são projetados para fazer par, ou seja em caso de chuva por exemplo o dpto. de engenharia da marca planeja um escoamento X para a dianteira e Y para a traseira.

Por exemplo veja no final do vídeo https://youtu.be/ZzWQKuF-vYs , aos 2:23 como funciona a engenharia do escoamento de água dos pneus. Ou seja o da frente "rompe" a barreira de água atingindo o piso e mantendo a dirigibilidade da moto, enquanto o traseiro "aproveita" o trilho aberto pelo dianteiro mantendo a estabilidade da moto.

Afinal de contas o que queremos? Um par de pneus bons representam +/- 3,5 a 4% do valor da moto (a minha no caso), e alem disso, quando saio com ela sempre pretendo voltar inteiro para casa.

Abs.

Malfarano
16-11-2015, 10:32
O mecânico da EUROBIKE recomendou a substituição somente do pneu que atingir a marca "TWI". Quem quiser gastar dinheiro a toa troca os dois.

MarcioT
16-11-2015, 18:50
Cada qual com sua opinião e teorias bem ou mal fundamentadas, mas o artigo Tite Simões a despeito do linguajar é impecável na minha opinião.
Pneus andam aos pares sim, a igualdade dos desenhos são fundamentais para a condução correta
No seco e principalmente na chuva e a segurança vale para mim muitíssimo mais que o preço de um pneu dianteiro!
Enfim cada um com suas teorias e certezas.

luiztrovao
16-11-2015, 19:05
concordo com os que disseram:
- pneu se troca quando chega ao TWI (é para isso que o TWI existe). Antes disso, é jogar dinheiro fora - a única exceção, claro, é se houver alguma deformação significativa no pneu
- modelos iguais na dianteira e na traseira. Pilotar a moto com reações diferentes nos dois eixos (modelos diferentes produzem reações diferentes - simples assim) não é uma boa idéia (claro, eu posso não sentir nada disso se eu só trafegar na cidade, em baixa velocidade, etc, etc)
- prazo de validade de 5 anos - o DOT TEM que ser observado e, se o prazo de 5 anos chegar, troque o pneu independentemente da profundidade dos sulcos (ou se o TWI ainda estiver longe). Eu não vou querer um pneu que pode se rachar repentinamente devido à idade (porque pneu velho racha MESMO)
abraços
Trovão

Luis Plein
16-11-2015, 20:49
Trovão , quem ficar 5 anos sem trocar o pneu, tem que apanhar...ou pra quê ter moto?

Henri
16-11-2015, 21:14
Muitos americanos do oeste, principalmente aqueles que fazem a rota do Alaska e outras trilhas relatam que, para garantir tração e durabilidade usam em suas beemers o Conti tkc80 na dianteira e o Heidenau Scout na traseira. Muitas CC inclusive recomendam a combinação.
Por isso a conti acaba de lançar o tkc 70 (abaixo), que é um 60-40 on-off, com as características acima.
Abs,
8312

Mcolnagosp
17-11-2015, 11:08
Gostei do desenho desses TK70. Tem aqui para nossas medidas (170x60R17)

Henri
17-11-2015, 11:30
Gostei do desenho desses TK70. Tem aqui para nossas medidas (170x60R17)
Ainda não, Marcelo.
Trouxe um par recentemente do Chile.
Ver site motouring.cl
Abs,

Luis Plein
17-11-2015, 11:31
Belo desenho. Talvez o mais próximo ao saudoso Anakee II.

sal silva
17-11-2015, 13:02
Belo desenho. Talvez o mais próximo ao saudoso Anakee II.

Ou o Tourance,na lama e areao não rola,mas é melhor que Anakee 3 On,next on,Scorpion On.

sal silva
17-11-2015, 13:05
Trovão , quem ficar 5 anos sem trocar o pneu, tem que apanhar...ou pra quê ter moto?

No meu caso eu tenho uma coleção de BTs. rs

Luis Plein
17-11-2015, 18:31
No meu caso eu tenho uma coleção de BTs. rs

Hummmmm... então nesse caso só apanha da mulher...rsrsrsrs

sal silva
17-11-2015, 23:21
Hummmmm... então nesse caso só apanha da mulher...rsrsrsrs

kkkkk,:mad::mad:rs