PDA

Ver Versão Completa : Atualização do software r1200gs lc



Mcolnagosp
20-08-2015, 13:15
Galera, acabei de fazer a revisão dos 20 mil quilometros da Filomena.

Foi na Eurobike e gastei R$ 1.318,00 (3x). Achei meio caro, porém acompanhei em cima do mecânico: marcação cerrada.

Foram trocados todos os fluidos da moto, filtros, velas, verificação das folgas das válvulas (a minha estava na média, dentro do limite) e talvez um item muito importante que tem a ver com o tópico.

Nesse m~es a BMW atualizou o programa da moto, inclusive mexendo na troca de marchas. Só sei que sai da concessionária e tomei um susto. A moto quase empinou :) , e estava no "road". Achei que ela ficou bem mais esperta e as trocas de marchas mais suaves. Pode ser só impressão, mas acho que todos deveriam agendar uma visita às concessionárias para essa atualização.

Detalhe: eles chamam de "campanha BMW", quase um recall. A diferença que o recall há riscos para o motorista e essa "campanha" apenas é efetuada quando a moto está na concessionária.

Robson Far
20-08-2015, 17:18
Jjh
Galera, acabei de fazer a revisão dos 20 mil quilometros da Filomena.

Foi na Eurobike e gastei R$ 1.318,00 (3x). Achei meio caro, porém acompanhei em cima do mecânico: marcação cerrada.

Foram trocados todos os fluidos da moto, filtros, velas, verificação das folgas das válvulas (a minha estava na média, dentro do limite) e talvez um item muito importante que tem a ver com o tópico.

Nesse m~es a BMW atualizou o programa da moto, inclusive mexendo na troca de marchas. Só sei que sai da concessionária e tomei um susto. A moto quase empinou :) , e estava no "road". Achei que ela ficou bem mais esperta e as trocas de marchas mais suaves. Pode ser só impressão, mas acho que todos deveriam agendar uma visita às concessionárias para essa atualização.

Detalhe: eles chamam de "campanha BMW", quase um recall. A diferença que o recall há riscos para o motorista e essa "campanha" apenas é efetuada quando a moto está na concessionária.

Essa atualização deve ser feita com atos km?

Mcolnagosp
20-08-2015, 18:47
QUlquer quilometragem, Robson. É uma atualização e recomendo a todos. É quase um recall.

Segundo o consultor, a BMW descobriu que em determinada situação a marcha pode travar ou algo desse tipo. Só sei que a moto ficou diferente, com resposta mais ativa, não sei explicar. Até verifiquei se estava no modo dynamico, mas estsva no road, que normalmente uso.

Salvo engano essa atualização é pra qualquer moto R1200GS LC, independentemente da garantia.

Rromagnani
20-08-2015, 20:08
Eu nem sabia dessa atualização, mas quando minha moto voltou da Power no final do mês passado, notei exatamente a mesma coisa... Uma sensação inexplicável, mas a moto ficou muito mais arisca!

Medaina
29-08-2015, 18:30
fiz a revisão de 10000 mil e nem falaram nada....será que essa atualização saiu agora em agosto?

Mcolnagosp
29-08-2015, 21:59
Não sei a data, mas parece-me que foi no mês de agosto. Estão espalhando essa informação abaixo. Não sei se é verídica, mas o consultor técnico me falou exatamente isso.


Data do Recall: 21/08/2015

Em certas motocicletas, o software da unidade de controle do motor que regula a velocidade de marcha lenta pode ter sido programado incorretamente. Como resultado, se a alavanca de embreagem é engatada, o acelerador é fechada e se o motor estiver funcionando em marcha lenta, o motor pode parar. Um bloqueio do motor pode levar a uma perda de estabilidade da moto, o que poderia aumentar o risco de um acidente causando ferimentos e / ou danos materiais. Correção: Concessionárias irão atualizar o software da unidade de controle do motor.

Make-------Mode-------Model---------------Year(s) Affected
BMW-------G650GS---- ----------------------2013 2014 2015 2016
BMW-------G650GS-----DAKAR--------------2013 2014 2015 2016

gnecchi
31-08-2015, 14:11
Fiz a revisão de 10mil km em agosto e acompanhei o passo a passo pessoalmente.
Não fizeram nenhuma atualização de software e também não senti nenhuma diferença em relação a troca de marchas ou mesmo de aumento de potência.

O que incluíram neste revisão de 10mil km que só faziam na da 20mil km foi a troca do fluido de freio.

Reiner
02-09-2015, 06:41
Bom dia!!!
Fiz a revisão de 1000 ontem e fizeram a atualização do software. Não notei diferença.... Sds

Marco VD
02-09-2015, 10:26
Fiz a de 20.000km nesse mês e não notei diferença. Dá para saber a versão do software no painel? Ou só indo na cc?

Edson
02-09-2015, 12:00
Galera, acabei de fazer a revisão dos 20 mil quilometros da Filomena.

Foi na Eurobike e gastei R$ 1.318,00 (3x). Achei meio caro, porém acompanhei em cima do mecânico: marcação cerrada.

Foram trocados todos os fluidos da moto, filtros, velas, verificação das folgas das válvulas (a minha estava na média, dentro do limite) e talvez um item muito importante que tem a ver com o tópico.

Nesse m~es a BMW atualizou o programa da moto, inclusive mexendo na troca de marchas. Só sei que sai da concessionária e tomei um susto. A moto quase empinou :) , e estava no "road". Achei que ela ficou bem mais esperta e as trocas de marchas mais suaves. Pode ser só impressão, mas acho que todos deveriam agendar uma visita às concessionárias para essa atualização.

Detalhe: eles chamam de "campanha BMW", quase um recall. A diferença que o recall há riscos para o motorista e essa "campanha" apenas é efetuada quando a moto está na concessionária.

Marcelo, também fiz a atualização e também percebi as mesmas coisas que você. Ela se mostrou mais esperta e, aparentemente, mais econômica. O piloto automático que eu desarmava retornando o acelerador, não consigo mais. Somente acionando a embreagem ou acionando o freio.
Segundo informação na cc, esta campanha de atualização vale para motos R1200GS LC dentro e fora da garantia.
Abs.

Mcolnagosp
02-09-2015, 15:04
Boa, Edson!
Não testei o piloto automático, mas sei do que está falando. Assim que puder faço o teste.

gnecchi
02-09-2015, 16:47
Meu piloto automático só desativa se utilizar freio (qualquer um) ou embreagem.
Se setar a velocidade em 100km/h e ainda assim eu acelerar para velocidade superior e desacelerar ou tirar a mão do acelerador, ele não desativa o piloto automático, mas sim volta para a velocidade setada de 100km/h.

Iceman
02-09-2015, 17:21
Se voce deixar o manete na posição 0 (repouso) e forçar um pouco mais para trás (sentido de desaceleração) ele desliga o piloto.
Pelo menos na minha, que ainda não fez a atualização.

gnecchi
02-09-2015, 17:47
Se voce deixar o manete na posição 0 (repouso) e forçar um pouco mais para trás (sentido de desaceleração) ele desliga o piloto.
Pelo menos na minha, que ainda não fez a atualização.

A minha nunca desligou através do manete em desaceleração, portanto suponho que já tenha vindo com o software nesta ultima versão citada pelos demais.

João
02-09-2015, 21:20
Hoje peguei a minha da revisão de 1000Km e a principal diferença de notei foi nos engates do cambio, estavam duros e para colocar em neutro só com muita paciência e agora melhorou bastante, neutro entra de primeira e, antes que perguntem rsrsr o engate da primeira marcha continua uma harlei rssrsrs.

Mcolnagosp
03-09-2015, 11:37
Retirei isso de um site: http://www.motorcyclespecs.co.za/model/bmw/bmw_r1200gs%2013.htm

When the front or rear brake or the clutch are activated or the throttle grip is turned in the opposite direction (starting from the idling position) cruise control is switched off. The “Resume” function allows the rider to re-activate the originally selected speed, which the vehicle then automatically restores. As long as the drag torque in the currently selected gear is sufficient, the electronic cruise control function works on hill descents, too.

Ou seja, existem várias formas de cancelar o piloto automático, uma delas é pressionando o acelerar sentido contrário.

Iceman
03-09-2015, 15:49
Retirei isso de um site: http://www.motorcyclespecs.co.za/model/bmw/bmw_r1200gs%2013.htm

When the front or rear brake or the clutch are activated or the throttle grip is turned in the opposite direction (starting from the idling position) cruise control is switched off. The “Resume” function allows the rider to re-activate the originally selected speed, which the vehicle then automatically restores. As long as the drag torque in the currently selected gear is sufficient, the electronic cruise control function works on hill descents, too.

Ou seja, existem várias formas de cancelar o piloto automático, uma delas é pressionando o acelerar sentido contrário.

Testei na minha hoje pela manhã, e funciona sim pelo acelerador.

tiagolima
08-09-2015, 11:46
Pessoal, boa tarde!

Acabei de ligar na Eurobike (Helio Pelegrino) e essa correção (atualização de software) realmente existe e saiu em Agosto2015.
Os avisos serão liberados agora em Setembro para todos os proprietários da R1200GS 2012-2013/2014.
Para Maiores informações contatem a BMW MOTORRAD.

Data do Recall: 21/08/2015

Em certas motocicletas, o software da unidade de controle do motor que regula a velocidade de marcha lenta pode ter sido programado incorretamente. Como resultado, se a alavanca de embreagem é engatada, o acelerador é fechada e se o motor estiver funcionando em marcha lenta, o motor pode parar. Um bloqueio do motor pode levar a uma perda de estabilidade da moto, o que poderia aumentar o risco de um acidente causando ferimentos e / ou danos materiais. Correção: Concessionárias irão atualizar o software da unidade de controle do motor.

João
08-09-2015, 13:52
Eu fiz a revisão de 1000km e foi atualizado, o cambio melhorou bastante , quanto ao piloto automatico fiz o teste e quando se força um pouco o acelerador ao contrario e desliga o piloto sim, eu também não sabia.

gnecchi
08-09-2015, 14:14
Eu testei novamente neste fim de semana desativar o piloto automático pelo acelerador ... e ele desativa sim. Na realidade eu que nunca tinha feito pressão suficiente depois do manete estar totalmente desacelerado para chegar ao ponto de desativar o piloto automático.

RFirmino
15-09-2015, 08:24
Hoje também fui a Caltabiano e fizeram a atualização do programa da minha G 650 GS

gnecchi
18-09-2015, 06:02
Estou na Power neste momento fazendo a atualização.

Depois conto se senti alguma diferença na moto.

http://images.tapatalk-cdn.com/15/09/18/488eb9abd6c059a1d6f18e006f913961.jpg

Iceman
18-09-2015, 06:31
Blz. Se melhorar eu marco a minha atualização tb :)

gnecchi
18-09-2015, 06:35
Já estava atualizado depois da revisão dos 10mil. .. o seja, não senti diferença alguma na troca de marchas !!!

Nem eles sabiam que tinha atualizado na revisão ... excelente controle !!!! [emoji35]

sal silva
18-09-2015, 07:51
Bons tempos em que as motos não tinham essas frescuras rsrs.

Gunar
06-10-2015, 07:59
Ontem fiz a revisão das 20 mil e foi feita a atualização do software. A troca de marchas realmente ficou mais suave e o N entra bem mais fácil do que antes. Algumas vezes eu tbem senti dificuldade na troca das marchas, agora parece estar bem melhor. Não verifiquei diferença no desempenho e sobre o consumo ainda vou verificar.

Golias
06-10-2015, 09:26
Caros colegas,

Muita eletronica esta embarcada em nossas maquinas, a atualização do software sempre tras melhorias para o conjunto, não acho frescura e sim necessario quando disponibilizado, pena que só ficamos sabendo na revisão ou se tivermos contatos com a oficina.
A minha k51 15/15 e muito mais macia que a k50 14/14 que tinha, o neutro entra como uma luva, e os engates são precisos.
A ciclistica melhorou, acho que pelo caster ser maior que a anterior, bem no resumo, a k51 está muito melhor que a k50, pelo menos estou muito satisfeito.

edgargangi
06-10-2015, 16:44
Graças ao fórum descobri que para entrar a 1a marcha as vezes pensava que fosse braço duro, quer dizer pé duro, mas ainda bem que não sou eu, vou agendar na power para fazer esta bendita, isto as vezes me fazia ficar na saída do farol enroscado tentando fazer entrar a marcha.
Graças a Deus agora é só alegria

Golias
07-10-2015, 05:46
Estão vendo, atualizou as coisas melhoram , rsrsrs

Tiagomotow
25-10-2021, 21:49
Olá pessoal, tenho uma R1200 16/17 ja com quick shifter. Eu notei que a troca de marcha está pesada, andei em outras duas e percebi muita diferença, nosso amigo Amigo betinho Aqui de Brasília que trabalhou na Munique motorrad alegou dizendo que possa ser uma atualização de softer!

Alguém na mesma situação?

Rromagnani
26-10-2021, 14:07
Olá pessoal, tenho uma R1200 16/17 ja com quick shifter. Eu notei que a troca de marcha está pesada, andei em outras duas e percebi muita diferença, nosso amigo Amigo betinho Aqui de Brasília que trabalhou na Munique motorrad alegou dizendo que possa ser uma atualização de softer!

Alguém na mesma situação?Naonseinte responder, mas uma breve visita a CC vc resolve facilmente!

Enviado de meu SM-N770F usando o Tapatalk

adriel
26-10-2021, 14:19
Olá pessoal, tenho uma R1200 16/17 ja com quick shifter. Eu notei que a troca de marcha está pesada, andei em outras duas e percebi muita diferença, nosso amigo Amigo betinho Aqui de Brasília que trabalhou na Munique motorrad alegou dizendo que possa ser uma atualização de softer!

Alguém na mesma situação?

Veja como está o nível de óleo do motor, que também lubrifica a caixa. Se estiver acima do nível, deixa o câmbio mais duro.

Confirme no manual da sua moto, mas o procedimento deve ser: Rode com a moto até aquecer bem. Desligue e deixe no cavalete central por 5 minutos. Verifique se o nível está dentro dos limites marcados na janela de verificação.


Sent from my iPhone using Tapatalk

EvertonM
26-10-2021, 17:28
Nas épocas antigas, o pessoal tinha a manhã de trocar de marcha "no tempo".
O Quick Shifter é a evolução disso. Então acho que não tem a ver com software o problema relatado.
Sugiro dar uma olhada nos links abaixo:

https://www.bmwgsbrasil.com.br/showthread.php/8892-Engatar-marcha-com-quick-shifter

https://www.ridingskills.com.br/como-utilizar-o-shift-corretamente/#:~:text=Basicamente%20funciona%20da%20seguinte%20 maneira,abaixo%20entrar%20suave%2C%20sem%20tranco.

Markinho
22-05-2023, 21:00
Eu sempre tive uma dúvida e acho que ainda não perguntei por aqui.
Andei em um R1200GS Rallye 2022 e uma coisa que gostei foi que o Cruise Control se mantem ativo mesmo subindo marcha com o Quick Shifter. Exemplo:
Estou com velocidade programada a 100km/h... parei no pedágio, e ao sair apenas pressiono o RES e vou subindo as marchas até voltar na velocidade programada.
Mas na minha R1200 GSA 17/18 isso não acontece, pois ao acionar o Quick shifter seja Up ou Down, automaticamente o Cruise Control desarma.

Agora a dúvida:
Isso é Software ou Hardware?

Rromagnani
23-05-2023, 16:07
Eu sempre tive uma dúvida e acho que ainda não perguntei por aqui.
Andei em um R1200GS Rallye 2022 e uma coisa que gostei foi que o Cruise Control se mantem ativo mesmo subindo marcha com o Quick Shifter. Exemplo:
Estou com velocidade programada a 100km/h... parei no pedágio, e ao sair apenas pressiono o RES e vou subindo as marchas até voltar na velocidade programada.
Mas na minha R1200 GSA 17/18 isso não acontece, pois ao acionar o Quick shifter seja Up ou Down, automaticamente o Cruise Control desarma.

Agora a dúvida:
Isso é Software ou Hardware?

Somente por informação, a minha não desarma…. Acredito que isso seja via software, mas não tenho certeza…


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

adriel
23-05-2023, 20:10
A minha é a 1200 GSA 2018/2019 e desarma no up-shift. O sinal do sensor, acelerador e piloto automático são todos eletrônicos, ou seja, essa configuração é via software. Quem tem scanner talvez possa dizer se esse item é ajustável.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Gnegraes
24-05-2023, 10:28
A minha é a 1200 GSA 2018/2019 e desarma no up-shift. O sinal do sensor, acelerador e piloto automático são todos eletrônicos, ou seja, essa configuração é via software. Quem tem scanner talvez possa dizer se esse item é ajustável.


Sent from my iPhone using Tapatalk


Adriel,

Tenho o GS911 e não me lembro de ter visto essa função.
Se há problema no SW, só há uma saída: reinstalá-lo. CC BMW ou oficina que possua o SW.