PDA

Ver Versão Completa : Caixa de ferramentas de tubo de PVC



luiztrovao
27-08-2015, 00:10
Pessoal, algum tempo atrás perguntei aqui se alguém já tinha feito alguma caixa de ferramentas com tubos de PVC.
Acabei fazendo a minha. O material que usei foi:

- Retalhos de tubos de PVC para esgoto – 75mm (achei que os de 100mm ficariam muito grandes) – custo zero
- Tampas ( “cap” ) de pvc na mesma medida – R$ 4,80 cada
- Fita de polietileno auto-adesiva, de 30mm de largura (encontrada em lojas que vendem borrachas, EPI (equipamentos de proteção individual). R$ 26,00 o rolo de 25 metros (acho que paguei caro pois depois vi mais barato no mercado livre).
- 1 Lata de tinta spray Colorgin cor preto – R$ 12,00
- 1 barra rosqueada de 3/16 – R$ 8,00
- Porcas, arruelas e porcas-borboleta de 3/16 – comprei um punhado por R$ 10,00
- 1 jogo de elásticos de caminhão – 10 unidades por R$ 15,00 em qualquer posto de acessórios na estrada

Passo 1: escolher o local onde a caixa vai ser fixada na moto e por consequência, escolher o comprimento final da caixa.
Eu já tinha a idéia de usar o suporte do top case como referência, juntamente com as hastes de apoio do garupa. Além disto, sempre prefiro fazer este tipo de adaptação de forma a ser retirado com facilidade, ou seja: nada de peças aparafusadas.
Reparem na foto abaixo, o esqueleto da caixa já “pronto”, ou seja, as tampas já aplicadas (sem colar) no cano já cortado, de forma que:
(a) O ressalto da tampa ficasse apoiado no canto que existe na base do top case (indicado pela seta), o que auxilia na estabilidade da caixa quando a moto está em movimento, evitando que ela fique escorregando para a frente ou para trás
(b) Na parte da frente, o ressalto ficasse também encostado na haste de apoio do garupa

7988

As caixas ficaram com 41cm.

7989

Passo 2: preparação do interior da caixa bem como do sistema de fechamento
Aqui, eu apliquei, no sentido do comprimento do tubo, a fita de polietileno cobrindo todo o interior dos tubos e também o interior das tampas. Isto é fundamental para prevenir a barulheira. Se não houver um revestimento interno, quando a moto estiver em movimento, as ferramentas dentro da caixa produzirão um chocalho infernal. Usei um pedaço de cabo de enxada para colar a fita, mas qualquer cabo de vassoura serve para isso. Faça o movimento de um rolo de massa de pastel.

7992

7990

Inicialmente, bolei o sistema de fechamento usando a barra rosqueada com um lado fixo, com contra-porca por dentro e porca comum por fora e outro lado móvel, usando uma porca borboleta por fora. Vejam como ficou e como coloquei a contra-porca por dentro. Nesta etapa eu ainda estava pensando em colar a tampa no lado fixo – mas desisti depois.

7993

7991

Acabei não gostando da solução, pois a barra rosqueada me impedia de colocar peças de maior volume dentro da caixa – como por exemplo uma lata de spray de graxa para a corrente, que é algo fundamental para levar numa viagem.
No final das contas, eliminei todas as porcas, fechei os furos e acabei usando elásticos feitos de câmara de ar para manter a caixa fechada. Os elásticos (que produzi em tamanhos para ficarem bem esticados) se apóiam bem nos ressaltos das tampas, impedindo que a caixa abra, mesmo quando está com muita coisa dentro.
A outra vantagem desta alternativa foi o fato de que, como não colei as tampas, posso abrir as caixas numa ponta ou na outra, facilitando o acesso ao conteúdo sem ter que esvaziar a caixa toda para retirar algo que por acaso esteja na outra ponta.

Passo 3: pintura e acabamento
É aquela história: você pinta como eu pinto?? :D:D Porque sou ruim demais nisso... mas, deu pro gasto. Vejam o resultado, com as caixas já colocadas na moto.

7994

7995

7996

7997

Acabei gostando muito do elástico de caminhoneiro pois como ele só tem 1 gancho, me facilitou, já que os pontos de ancoragem na traseira da moto são poucos. E é um elástico de muito boa qualidade. Na minha última viagem de 6 dias ao sul, os 4 elásticos que usei não deram nem sinal de desgaste, muito embora eu os tenha esticado ao máximo que eu aguentei puxar, na hora de fixar as caixas.

7998

Acabei fazendo 2 caixas para a F800 e 2 também para a XRE, bem mais curtas, para serem fixadas também com elásticos também nas hastes de apoio do garupa. Reparem na seta.

7999

Nas caixas da XRE, apliquei uma fita de Auto-Fusão ao redor dos ressaltos das tampas. Esta fita, como o próprio nome já diz, se funde nela mesma, e, passando umas 3 camadas já se transforma num ítem de amortecimento de choque, evitando assim de “machucar” a pintura das hastes. Não usei a fita de polietileno para este fim, pois ela não tem resistência para suportar este tipo de impacto.

Espero que seja útil para quem pensa em fazer o mesmo, afinal, é um acessório extremamente útil e de baixo custo.
Abs
Trovão

ValterRuiz
27-08-2015, 01:33
Ficou legal...a um custo baixíssimo. ..
Quando passa em buracos (Haddad Canions) as "caixas" batem no suporte ou estão bem presas?
Pensei em fazer isso mas utilizar braçadeiras nos suportes, semelhante aos do escape da F800 para fixar..o único problema que percebo e que terá um jogo de ferramentas sempre preso a moto...vai que aparece um dedos leves (político PT) aí Tchau ferramentas....

luiztrovao
27-08-2015, 09:27
Valter,
como eu as prendo com elásticos, sim, sempre há algum movimento, algum "jogo". Mas eu notei que é muito pouco, somente em Canions mais fundos :mad: (Não vou nem me alongar muito porque também ando furioso com isso - me lembro claramente da gestão da Martaxa, que foi igualzinha. Quando o Serra a substituiu na prefeitura, teve que passar 1 ano e meio só consertando os buracos da cidade)
Mas voltando ao assunto que interessa, o movimento é bem reduzido porque:
1. eu usei, propositalmente, aquele "canto" da base do top case, que fica totalmente encostado no ressalto da tampa
2. o elástico de trás faz um caminho que puxa a caixa para cima e para trás, fazendo pressão contra aquele canto, enquanto o da frente puxa a caixa para baixo e para a frente. O elástico da frente você consegue fazer isto passando-o pelo "pino" de ferro que existe na haste e que é voltado para baixo.
Os ganchos dos elásticos eu os prendo nos pinos que suportam a base do top case.
Por fim, a fita de auto-fusão evita qualquer "toc-toc" pela sua capacidade de amortecimento.
E, sim, você está certo - eu não as deixo permanentemente na moto, pois os amigos do alheio são sempre muito rápidos.
abs

Crodao
10-09-2015, 23:58
Sempre usei essa solução. Na XT660 eu prendia no protetor de motor com abraçadeiras.