PDA

Ver Versão Completa : Freio motor



fgamer
25-09-2015, 17:44
Boa noite pessoal! Tenho uma duvida a utilização do freio motor é recomendado? Se sim, por que? Existe alguma precaução que devo levar em conta?

Muito obrigado!!!!

Ricce
26-09-2015, 04:46
Eu acredito (talvez esteja errado...)que o que para uma moto são apenas os freios, diferente de veículos de 4 rodas por questões óbvias, como por exemplo ficar estável em curvas. Em veículos de duas rodas,utilizo a redução apenas quando tenho que entrar e sair mais forte em uma curva. Nestas condições a estabilidade é notória e a consequência é a segurança.

SFF
26-09-2015, 07:15
Sim, sempre.

Primeiro porque quanto mais você usa freio motor menos pastilha traseira você gasta. Alem disso, ao entrar em uma curva com o motor cheio reduzindo você esta jogando o peso na roda dianteira, o que ajuda a inclinar a moto.

Quem freia a moto e' o freio dianteiro, mas combinar isso com freio motor e' uma boa pratica.

sascencio
26-09-2015, 08:47
Sempre usei freio motor, só não funcionava muito com as motos 2t... rsrsrs...

Ajuda na frenagem, economizando os freios e tambem na estabilidade da moto/carro.

fgamer
29-09-2015, 06:51
Legal pessoal! Me ajudou muito!! Obrigado!!

sal silva
30-09-2015, 05:51
Fabio,eu sempre usei o freio motor para auxiliar nas frenagens,principalmente quando a pilotagem é mais agressiva,acho que se você usa-lo incorretamenete pode até cair,pricipalmente nas curvas, o freio motor além de auxiliar nas frenagens também poupa o trabalho dos freios,sem que isso venha prejudicar o motor.

cerqueira
30-09-2015, 06:00
Frear ou reduzir em curvas, só em absoluta necessidade...dá uma boa desequilibrada na moto.

É bom treinar em situações de segurança. Conhecer o comportamento da moto no caso de um evento na curva que peça uma redução de velocidade é bem legal.

O fato é que se há uma curva a frente, de modo geral temos que reduzir a velocidade, logo, reduzir a marcha. Sendo assim, o ideal é ter esta ação antes de entrar na curva...freio motor é tudo de bom, a moto fica na mão.

Abçs
Luiz

robram
30-09-2015, 13:24
Em qualquer veiculo é aconselhado o uso do freio motor.
Alias, deixando de lado a esportividade, a primeira acao, é soltar o acelerador, e depois o uso dos freios.

sal silva
30-09-2015, 15:20
Em qualquer veiculo é aconselhado o uso do freio motor.
Alias, deixando de lado a esportividade, a primeira acao, é soltar o acelerador, e depois o uso dos freios.

As vezes so soltar o acelerador antes da curva usando o freio motor é o suficiente para corrigir a moto sem precisar freiar,logicamente em uma velocidade moderada.

ricardobig
04-10-2015, 16:13
O freio motor na moto em uma redução programada ou só pra deixar a moto mais lenta OK. Mas como opção de freiar com mais eficiência ou na emergência não, o pneu vai travar, derrapar e perde-se o controle.

sal silva
05-10-2015, 05:39
O freio motor na moto em uma redução programada ou só pra deixar a moto mais lenta OK. Mas como opção de freiar com mais eficiência ou na emergência não, o pneu vai travar, derrapar e perde-se o controle.

Será que trava com nossas motos´eletronicas ?Em motos sem eletrônica so trava se o cara for braço,meu primeiro tombo de moto foi em uma curva,achava que com dois meses de moto era o Valentino Rossi, usei o freio motor incorretamente e a roda travou.

cerqueira
05-10-2015, 12:44
Teóricamente não trava e não só pela eletrônica...os discos da embreagem patinam em reduções muito bruscas prá evitar o travamento da roda.

Isto, claro, só para embreagens banhadas em óleo, não vale prás GS1200/Ar.

Abçs
Luiz

fgamer
09-10-2015, 08:56
Discussão top nesse post! Valeu a todos pelas dicas!!!

Abs!