PDA

Ver Versão Completa : Ripio com garupa dá para encarar?



MarcioT
30-09-2015, 15:48
É isso aí pessoal, quem já encarou longos trechos de rípio, ajuda aí dá para encarar?
Garupa e muita bagagem.....
Qual pneu e calibragem?

cerqueira
01-10-2015, 03:49
Márcio,

as estradas principais de rípio no geral são muito boas, claro que é necessário diminuir a velocidade devido a menor aderência do pneu...acho que vai fácil a 60 kms/h.

Mas antecipe a entrada das curvas, desacelerando bem antes do que faria no asfalto...o ideal é não usar o freio, controlar a velocidade só no acelerador.

Quanto à calibragem, se você vai com carga máxima, acho que é ir na calibragem indicada no manual mesmo. Se sentir que a moto tá pouco estável, daí tire umas três libras...deve melhorar.

Mas se pretende fazer trechos mais secundários, principalmente na Cordilheira, há menos manutenção daí fica imprevisível...redobre a atenção...

já encontrei pedras grandes pelo caminho que poderiam ter me aborrecido.

E, como sugestão, acho que além de ter uma câmara de reserva, se você for viajar sózinho estará mais seguro se souber trocá-la e tiver ferramentas para tal.

Por curiosidade, prá onde você pretende ir?? Boa trip antecipadamente!!

Abçs
Luiz

MarcioT
01-10-2015, 15:17
Márcio,

as estradas principais de rípio no geral são muito boas, claro que é necessário diminuir a velocidade devido a menor aderência do pneu...acho que vai fácil a 60 kms/h.

Mas antecipe a entrada das curvas, desacelerando bem antes do que faria no asfalto...o ideal é não usar o freio, controlar a velocidade só no acelerador.

Quanto à calibragem, se você vai com carga máxima, acho que é ir na calibragem indicada no manual mesmo. Se sentir que a moto tá pouco estável, daí tire umas três libras...deve melhorar.

Mas se pretende fazer trechos mais secundários, principalmente na Cordilheira, há menos manutenção daí fica imprevisível...redobre a atenção...

já encontrei pedras grandes pelo caminho que poderiam ter me aborrecido.

E, como sugestão, acho que além de ter uma câmara de reserva, se você for viajar sózinho estará mais seguro se souber trocá-la e tiver ferramentas para tal.

Por curiosidade, prá onde você pretende ir?? Boa trip antecipadamente!!

Abçs
Luiz

Cerqueira, estou iniciando um projeto para visitar a Patagônia. Me interessa muito a região beirando a Cordilheira dos Andes naqueles lados já bem divulgados como Torres del Paine, glaciar Perito moreno, bem como o lado chileno Puerto Montt, Pucón mais acima etc...
Possivelmente ou inevitavelmente Ushuaia.
O fato é que tenho olhado possíveis trajetos e nunca sei se são asfaltados ou ainda são de rípio. Qual sua experiência por aqueles lados?
Não me lembro pelos seus relatos se já esteve lá, mas em caso afirmativo gostaria muito que me enviasse por onde passou e quais locais realmente valem a pena em sua opinião.
Já fiz um roteiro sem muitos detalhes mas está totalizando 11500km. Que podem aumentar ou diminuir em função do que entender ser interessante.

cerqueira
01-10-2015, 15:27
Márcio,

no site "Ruta 0" você sabe se é rípio ou asfalto, além do estado do pavimento...bem legal, dá uma checada.

Já fiz o Atacama, Região dos Lagos, Bolívia e Peru...vou no fim deste mês prá Ushuaia.

Te trago informações fresquinhas, oK??

Quando você pretende ir?...tem um amigo do Fórum, o André STS, saindo já no próximo feriado na direção da Carretera Austral...fica de olho no rolê dele que também é top.

Abçs
Luiz

sal silva
01-10-2015, 18:10
Nobre colega, o ripio é imprevisível, nunca sabemos o que pode acontecer. Minhas viagens sempre foram com garupa e bagagens, teve um trecho que quase morri do coraçao, foram quase 3 quedas, ripio de pedras soltas fica complicado, é como andar no areão e tem trechos que parecem um asfalto, mas não se engane com a velocidade pq pode haver uma pegadinha mais adiante; também tem o ripio com costelas de vaca, chacoalha até a alma e como não podemos pilotar em pé, fica bem desconfortável e a viagem não rende. Não fique impressionado, quando chegamos ao destino e contemplamos aquelas belezas, todo perrengue que passamos é esquecido. Boa viagem.

MarcioT
01-10-2015, 18:47
Márcio,

no site "Ruta 0" você sabe se é rípio ou asfalto, além do estado do pavimento...bem legal, dá uma checada.

Já fiz o Atacama, Região dos Lagos, Bolívia e Peru...vou no fim deste mês prá Ushuaia.

Te trago informações fresquinhas, oK??

Quando você pretende ir?...tem um amigo do Fórum, o André STS, saindo já no próximo feriado na direção da Carretera Austral...fica de olho no rolê dele que também é top.

Abçs
Luiz

Muito bom. Também fui ao Atacama numa trip de 9k km passei pela ruta 52 entre mendoza e uspallata e foi muito legal.
Como disse estou cuidando dos detalhes mas ainda sem data definida, só não gosto muito de ir no verão, viajei entre abril e maio passados e foi uma época boa para aquela região.
Certamente será no ano que vem. Para a região dos lagos e mais para o sul esta época ( abril/ maio) podería ser ainda apropriada?
Aguardo suas novidades!
Boa viagem!

MarcioT
01-10-2015, 18:49
Nobre colega, o ripio é imprevisível, nunca sabemos o que pode acontecer. Minhas viagens sempre foram com garupa e bagagens, teve um trecho que quase morri do coraçao, foram quase 3 quedas, ripio de pedras soltas fica complicado, é como andar no areão e tem trechos que parecem um asfalto, mas não se engane com a velocidade pq pode haver uma pegadinha mais adiante; também tem o ripio com costelas de vaca, chacoalha até a alma e como não podemos pilotar em pé, fica bem desconfortável e a viagem não rende. Não fique impressionado, quando chegamos ao destino e contemplamos aquelas belezas, todo perrengue que passamos é esquecido. Boa viagem.

Ok tô sabendo, grato pelo apoio.
Entendi que também está com viagem marcada, então boa viagem, mande informações!

kranio
02-10-2015, 04:51
Prezado amigo em 2010, fui a Ushuaia com a patroa. no inicio tive informações que seria melhor diminuir a calibragem dos pneus; ainda bem que eu não fiz isso, pois em determinados trechos encontrei pedras que poderiam danificar o pneu caso eu tivesse abaixado a calibragem.
Do mais e ter na cabeça que não vai poder andar como se estivesse no asfalto, uma velocidade de 60 km e excelente.
8220

Luciano Bt
02-10-2015, 06:05
Já estive na patagonia e percorri a carreteira austral (chile ) , com garupa, mas va com um pneu mais off, do resto tudo ok.82218222quando começar a andar escolha uma velocidade compativel com sua experiencia , do resto é só curtir a paisagem .

sal silva
02-10-2015, 07:42
Já estive na patagonia e percorri a carreteira austral (chile ) , com garupa, mas va com um pneu mais off, do resto tudo ok.82218222quando começar a andar escolha uma velocidade compativel com sua experiencia , do resto é só curtir a paisagem .

Verdade ,o ideal seria um mitas E-7,por ter melhor durabilidade pois até chegar no Ushuaia vai pegar muito asfalto e pouco ripio,o Karoo acho que tem pouca durabilidade mas é o único disponível no mercado para a ADV LC.Vou arriscar a carretera com anakee 3 mesmo,seja o que Deus quizer rs.

sal silva
02-10-2015, 07:49
Prezado amigo em 2010, fui a Ushuaia com a patroa. no inicio tive informações que seria melhor diminuir a calibragem dos pneus; ainda bem que eu não fiz isso, pois em determinados trechos encontrei pedras que poderiam danificar o pneu caso eu tivesse abaixado a calibragem.
Do mais e ter na cabeça que não vai poder andar como se estivesse no asfalto, uma velocidade de 60 km e excelente.
8220
Verdade,diminuir ou não a pressão?Quando fui para O Ushuaia com os Ana 3 não diminui, fui e voltei sem problemas,passei muito sufoco com a moto sambando , já ouvi relatos de pessoas que tiveram seus pneus cortados por pedras.

MarcioT
02-10-2015, 14:50
Prezado amigo em 2010, fui a Ushuaia com a patroa. no inicio tive informações que seria melhor diminuir a calibragem dos pneus; ainda bem que eu não fiz isso, pois em determinados trechos encontrei pedras que poderiam danificar o pneu caso eu tivesse abaixado a calibragem.
Do mais e ter na cabeça que não vai poder andar como se estivesse no asfalto, uma velocidade de 60 km e excelente.
8220


Kranio, penso exatamente como vc falou, aliado as experiências que já tive.
Valeu pelos comentários.

MarcioT
02-10-2015, 14:53
Já estive na patagonia e percorri a carreteira austral (chile ) , com garupa, mas va com um pneu mais off, do resto tudo ok.82218222quando começar a andar escolha uma velocidade compativel com sua experiencia , do resto é só curtir a paisagem .

É isso aí Luciano, equipamento e bom senso normalmente uma dupla imbatível!
Valeu pelas infos e belas fotos.

robram
03-10-2015, 15:47
Baixar pneu em pedra!!!
Isso nao existe!
Nao façam isso, nao existe beneficio nenhum, pode-se mecher na regulagem da suspensao, deixar mais macia, mas o pneu cheio, consegue sofrer menos dobradura e consequentemente menos danos na carcaça, camara, aro...
Se o pneu tiver q estourar por um objeto pontiagudo, vai estourar com qualquer calibragem.

MarcioT
04-10-2015, 05:24
Baixar pneu em pedra!!!
Isso nao existe!
Nao façam isso, nao existe beneficio nenhum, pode-se mecher na regulagem da suspensao, deixar mais macia, mas o pneu cheio, consegue sofrer menos dobradura e consequentemente menos danos na carcaça, camara, aro...
Se o pneu tiver q estourar por um objeto pontiagudo, vai estourar com qualquer calibragem.

Concordo plenamente. O que percebo é que as vezes há o uso de soluções mas em situações não adequadas.
Eu penso que se vc está fazendo um off em pista de areia, ou terra fofa numa tocada mais forte "perto de casa" diminuir a pressão dos pneus poderá te dará maior desempenho.
Porém em uma viagem longa, em pista desconhecida, com pedras, carregado com bagagens e garupa, eu mantenho a pressão dos pneus para evitar cortes e reduzo a velocidade de acordo com minha destreza e aí não me importa quanto tempo gastarei para fazer a distância necessária. O que importa realmente é não cair e seguir com a trip em segurança.
Na minha opinião em viagens longos a única habilidade que testo é minha resistência em fazê-la, as demais levo no básico e com segurança.

sal silva
04-10-2015, 07:23
Legal o relato dos colegas,agora vou continuar com meu Anakee 3 calibrado e sambando na Carretera, e seja o que Deus quiser rs.

robram
04-10-2015, 16:04
Edit.

robram
04-10-2015, 16:24
Sal
Ank 3? Pensei q tinha lido karoo3!!!
Putz dai é fodastico mesmo.

sal silva
05-10-2015, 05:19
Sal
Ank 3? Pensei q tinha lido karoo3!!!
Putz dai é fodastico mesmo.

kkk,O ana 3 é osso ?Achei que o Karoo tem uma durabilidade pequena no asfalto,pensei que seria melhor o Mitas e7,mas não se acha na medida da Mamute.

cerqueira
05-10-2015, 12:38
Sal,

palpite...não sei se tem o Metzeler Tourance na medida da tua ADV...se tiver pode colocar que é opção muito melhor que o Ana 3 no rípio.

Roda uns 15.000 kms fácil...quando acabar volta pro teu Ana 3 que vai ficar novinho prá rodar no asfalto por aqui.

Abçs
Luiz

MarcioT
05-10-2015, 15:32
Sal,

palpite...não sei se tem o Metzeler Tourance na medida da tua ADV...se tiver pode colocar que é opção muito melhor que o Ana 3 no rípio.

Roda uns 15.000 kms fácil...quando acabar volta pro teu Ana 3 que vai ficar novinho prá rodar no asfalto por aqui.

Abçs
Luiz

O Metzeler Tourance será minha opção para a Patagônia.

John.br
05-10-2015, 18:00
Na falta do Ana 3, dianteiro da 800 (90x90x21)com venda suspensa pela Michelin por defeito no talão, fui obrigado a optar pelo Metzeler Tourance. Neste último final de semana dei uma rodadinha de uns 600 km, sendo +/- uns 150km na terra (vermelha,chão batido) e ele foi muito bem. Tendo o Ana 3 na traseira deu até para fazer umas curvinhas escorregando a traseira. Lógico que bem de leve, pois qualquer pecinha da 800 custa o olho da cara. No asfalto só um pouquinho mais de barulho, nas curvas deixa a moto muito maleável e na velo máx tb se comportou otimamente. Só falta ver a durabilidade e na chuva.

cerqueira
06-10-2015, 03:49
John,

no rolê que demos em Delfinópilis, o pessoal que tava com Ana 3 teve um pouco mais de dificuldade...o pneu cavava um buraco em vez de empurrar em subidas...muitas tiveram que ser literalmente empurradas. Claro que os que tinham mais habilidade como você e vinham "lançados" não conta.

A ADV é uma moto muito pesada...com baixa aderência o Ana 3 patina muito. O Tourance por ter blocos grandes vai bem no asfalto (menos que o Ana 3, claro) mas na terra com certeza tem mais tração por cravar um pouco mais os blocos.

Já viajei com os dois e tive a nítida sensação que o Tourance é de longe muito mais seguro no rípio. O Ana 3 tive que descalibrar prá ter um pouco mais de controle...na calibragem de fábrica tava impossível prá mim.

Abçs
Luiz

Luciano Bt
06-10-2015, 04:00
comprei o pneu mitas -07 na wwwjarvacombr la tem o pneu para dona gorda, fiz 19000km com eles , para andar no rípio não baixei a calibragem.

sal silva
06-10-2015, 05:32
Luciano,o mitas E-7 não achei na medida da LC.

Cerqueira,Na medida da LC so achei o Tourance Next
que é praticamente on como o Ana 3.Os caras vendem as motos
mas se "esquecem" que são motos aventureiras.

cerqueira
06-10-2015, 07:37
Sal,

verdade...minha 650 GS tá com o Next, ótimo de alfalto.

Parece é que não há outra opção na medida da tua moto por enquanto... então vamos de Ana 3 mesmo!!

Abçs
Luiz

Luis Plein
06-10-2015, 09:46
Pessoal, agora quando estava no Alaska, num trecho um tanto ruinzinho, notei sensivelmente a diferença de baixar +- 10 libras em cada pneu, passando a andar mais seguro e controlado. Se o ripio está ruim, vai com calma, devagar, mesmo porque, onde estiver, ao seu redor terá a beleza do lugar, que serve como aditivo a ir em frente, e antídoto para enfrentar o ripio. Quando se der por conta, já passou e verá que as preocupações foram infundadas, ou, concluir que é preciso passar por ele para ter melhor sabor a viagem. Ah... e com garupa é melhor, pois certamente ela vai ficar mais grudada no piloto... Abs e boa viagem a todos.

MarcioT
07-10-2015, 02:01
É isso, creio que o Metzeler Tourance (sem o Next) rsrsr
Terá um bom equilíbrio ao longo da viagem dado que no meu caso terei cerca de no máximo 5% do trajeto em rípio. Então é aliviar a mão e curtir a paisagem....

CABB
13-10-2015, 14:09
Para ajudá-lo em sua viagem, estamos planejando a nossa para janeiro e recebi estas indicações de um amigo Argentino:
Argentina - Turismo aventura y viajes - Mapas - Rutas - Hoteles - http://www.ruta0.com/
YPF - Guia | Home - http://www.ypf.com/guia/Paginas/Home.aspx
http://rutanacional40.com/Mapas.asp
http://www.turismoruta40.com.ar/
Pneu- Metzeler Tourance.
Boa viagem!

MarcioT
13-10-2015, 14:33
Para ajudá-lo em sua viagem, estamos planejando a nossa para janeiro e recebi estas indicações de um amigo Argentino:
Argentina - Turismo aventura y viajes - Mapas - Rutas - Hoteles - http://www.ruta0.com/
YPF - Guia | Home - http://www.ypf.com/guia/Paginas/Home.aspx
http://rutanacional40.com/Mapas.asp
http://www.turismoruta40.com.ar/
Pneu- Metzeler Tourance.
Boa viagem!


Cezar valeu pelos links
Porém o link
http://rutanacional40.com/Mapas.asp. Deu erro, verifica se está correto e por favor reenvie!

CABB
14-10-2015, 03:26
Ok, vou verificar e mando correto.