PDA

Ver Versão Completa : Instalação de protetor de carenagem cancela a garantia?



ZE LUIZ
30-10-2015, 01:35
Deixo esta pergunta porque comprei pela internet o protetor CHAPAM (ainda não instalei) que é fixado no quadro e motor da F800GS e no termo de garantia, ítem 2.6 - Cancelamento da Garantia, letra i diz:
"A parte elétrica ou mecânica da motocicleta seja modificada pela substituição de componentes ou peças por outros não originais e/ou pela introdução de componentes, dispositivos, peças e acessórios não aprovados pela fábrica."
Estou com receio de instalar. O que acham?
A foto abaixo é do site da CHAPAM.
:confused::confused::confused::confused:

8276

Iceman
30-10-2015, 01:56
Zé, a questão é complicada...

Em tese sim, voce poderia perder a garantia e eles estariam cobertos legalmente.

A lógica por tras disso é que, muitos fabricantes "paralelos" desenvolvem produtos e acessórios, sem levar em conta as características de projeto da moto.

Um exemplo clássico, é o protetor de cardã das R1200GS (conhecido como "slider").
Segundo informações da BWM, o projeto da moto não prevê esfoços laterais na carcaça do cardã, pois em caso de queda esta parte nunca encosta no chão. Por isso não foi projetado para suportar tais esforços.
O "slider" poderia, em caso de queda, transferir o peso da moto sobre o cardã, pois seria a primeira coisa a entrar em contato com o chão, ao invés da última.

Da mesma forma, protetores de motor afixados em pontos do bloco do motor, não previstos para este fim, poderiam em tese, salvar a carenagem, mas danificar o motor.

Daí a razão desta cláusula no contrato de garantia.

O ideal mesmo é esperar o fim da garantía e rezar para não cair até lá kkkkk :D

Reginaldo
30-10-2015, 02:45
Zé, assim como o protetor de carenagem, tem faróis de milha, protetores do farol nao originais eu colocaria sem medo e se desse algum problema/queda e fosse necessário levar a moto na concessionaria, eu tiraria este acessório. O mesmo caso é simples como instalação dos faróis de milha e se a bateria da moto desce problema e fosse levar na concessionária, tiraria os mesmos da moto já que sabemos que faróis de milha(maioria usa de led) nao consomem carga suficiente da bateria, a nao ser se ficarem ligados por vários dias.
Claro que tudo que disse é minha opinião.

Mcolnagosp
30-10-2015, 12:18
Embaixo do meu banco instalei uma tomada direta na bateria, que tem uma porta USB e uma dessas de cigarro.

Num belo dia estava mostrando algo para o chefe da oficina da Eurobike, retirei o banco e ele me olhou torto quando viu aquilo :)

Perguntou, eu fiz de besta e ficou tudo como antes.

ZE LUIZ
30-10-2015, 13:22
E o protetor de carenagem/motor original da BMW, é fixado onde? Não é no motor também?

baddan
02-11-2015, 07:46
Olha, legalmente é a garantia

Mas se a moto cair parada, a carenagem vai sair muuito mais cara q o protetor "sem garantia"

Iceman
03-11-2015, 09:28
E o protetor de carenagem/motor original da BMW, é fixado onde? Não é no motor também?

Sim, por certo que também é fixado no motor, porém em pontos certos, definidos pelo pessoal da BMW como apropriados para tal.

Não sei se os projetistas de protetores alternativos tem acesso a este tipo de informação.

De qualquer forma, não estou dizendo que os alternativos são ruins, apenas tentando explicar a lógica por tras do "se colocar acessório não original, perde a garantia". ;)

rppacheco
03-11-2015, 14:35
Bem, a minha moto é 2012 e eu coloquei o protetor da Chapam na concessionária da BMW Star News. Paguei 100 dilmas, bem negociadas, kkkkkk

Jotace
03-11-2015, 16:01
Instalei o protetor de pernas e carenagens da Chapam (BBB) e não tive problemas com a CC. Nem comentaram nada.