PDA

Ver Versão Completa : Existe Algum Limite de Km Diário Ideal para Rodar em Viagens Longas



edgargangi
10-11-2015, 23:01
Em alguns relatos de colegas no fórum já vi casos de rodar 1200 km em um dia, eu o máximo que rodei foi 850 km e no final do dia estava esgotado, não faço isso novamente. Acontece que em Viagens Longas se não tiver uma base legal de Km corre o risco de demorar demais ou se correr muito pode não curtir o visual. É claro que vai depender de diversos fatores como condições de clima, asfalto, garupatroa e se estiver em grupo, o ritmo do pessoal. Vejo que é difícil definir uma meta com tantas variáveis.

leandroper
11-11-2015, 08:54
Eu tb tenho essa dúvida, para a galera mais experiente, rodando 800 km/dia, a media de velocidade fica em qto? Ou, se facilitar, qtas horas costumam viajar para atingir essa kilometragem?

sal silva
11-11-2015, 09:29
Edgar,tem gente que tem uma resistência e uma bunda de ferro,eu por exemplo tenho o mesmo recorde que o seu de 850 quilômetros mas foi so um dia, pq nos outros tive que diminuir. Pela minha experiência, o cansaço, principalmente dor na bunda por falta de circulação é cumulativo e tudo vai depender das condições que você citou acima, pricipalmete estradas que não rendem. Aqui no Brasil temos exemplos: radares, velocidades baixas, estradas lotadas e engarrafadas, muito diferente de rodar 600 quilômetros em estradas livres como Argentina e outros lugares da America do sul.

Ps.Viajo com garupa.

kranio
11-11-2015, 09:39
Bom dia pessoal.
Acho que esse resposta vai depender de outros fatores tipo, a estrada,a moto, as condições climáticas e o próprio piloto.
O ideal e ter a programação de paradas e segui las, pois ficar esperando o corpo avisar que não esta mais aquentando e perigoso.

CM-R1200-GS
11-11-2015, 10:27
Vamos ao pitaco .....

Acho que não existe limite diario.

Tudo depende, como muitos já colocaram, de cada um.

Os fatores físicos de cada piloto e acompanhante, das condições climáticas, dos fatores externos.

Eu procuro fazer, quando estudo uma viagem, uma programção maleável, dependendo muito da distancia a ser percorrida, e do tempo que se tem para fazer a viagem toda.

Me programo, para fazer uma parada de 15 a 20 min, a cada 200-250 km, ou se necessário até menos (devido a autonomia), e geralmente procuro rodar perto de 800 km, se conseguir aumentar mais, devido a tudo ter ocorrido normal durante a viagem, pode-se tentar adiantar um pouco, pois nunca se sabe o que pode ocorrer no dia seguinte.

Mas acho que o fundamental, e estudar bem o roteiro, e programar a viagem para não ficar apertada no tempo.

Boa viagem a todos !!!!!

fborges27
11-11-2015, 11:04
Pessoal, acabo de fazer uma viagem para Trancoso - BA, saindo de Araras - SP.

Acho que ela ilustra bem o tema. Não há limite, tudo depende do dia e das condições. Veja isso:

Ida - Saí de Araras às 6:00 hrs com destino a trancoso. Segui por Conchal, Ouro Fino, Pouso Alegre, onde peguei a Fernão Dias. Rodamos bem até BH.

Depois de BH, até Ipatinga, a estrada ficou ruim e com um pouco de chuva. Mesmo assim chegamos em Governador Valadares às 17:00 hrs. Foram 900 kms que eu, particularmente, acho um pouco puxado.

No outro dia fomos para Trancoso via Teófilo Otoni, Nanuque, Lajedão, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Trancoso. Saímos às 7:00 e chegamos às 15:30. Pelas condições do asfalto conseguimos rodar bem esses 645 kms. Acho essa distância bem boa para se rodar.

Total ida: 1545 kms

VOLTA - ONDE TUDO MUDOU

A ideia era Trancoso até Montes Claros... Só que depois de Salto da Divisa a estrada de asfalto acabou e virou terra, pó e 43 graus.

Só conseguimos rodar 600 kms até Salinas... Puro sofrimento.

Depois, de Salinas a Araras foram 1200 kms em estradas perigosas nos primeiros 250 kms e depois "pau na goiabeira".

Rodamos 14 horas e fizemos os 1.200 kms. Certamente, isso não é nada prazeroso... Velocidade entre 120 e 140 kms/hr

Total volta: 1800 kms

Luis Plein
11-11-2015, 12:00
Inicialmente, os principais fatores são: tempo e distância. Deles se extrai uma média diária (para se saber melhor deve-se excluir os dias de parada programada) e se pergunta ao corpo físico: consigo fazer essa média? Se a resposta é sim, está resolvida a questão. Por outro lado, posso assegurar que nossos limites vão além do que imaginamos, e não somente até a primeira dorzinha em algum lugar, pois se fosse por essa andaríamos no máximo 150/200km. Logo, superada essa "dorzinha", descubriremos que, se for preciso, faremos tranquilamente mais de 1000km (e podem ter certeza: o sono será muito bom!) num dia. O ideal, dentro de uma boa programação - tempo/distância -, é encontrar o equilíbrio de pilotar, e curtir a paisagem. E quando a paisagem é bonita, sequer nos daremos conta da longa distância percorrida. Assim é nossa vida, e por isso somos motoviajantes. Abraço a todos.

RickOliver
11-11-2015, 14:09
Caros colegas, não acho que exista um limite. Eu rodei 1600kms num dia. Iniciei minha jornada as 7hrs da manhã (Barreiras-BA) e cheguei no meu destino final as 23:30 (Osasco-SP). Tudo isso a bordo de uma R1200GS. Foi bastante cansativo e minha velocidade de cruzeiro foi entre 140km/h e 160km/h. Estava sozinho e isso contribuiu muito para fazer essa quilometragem. A moto também é fator importante para rodar essa distância. Já rodei 1100kms num único dia a bordo de uma F800GS e posso dizer que a 1200GS ajuda muito em fazer mais km, pois tem uma suspensão mais acertada e também mais torque.
A condição climática também é fator determinante. Não peguei nenhum trecho com chuva e as estradas estavam em boas condições.

Luciano Bt
11-11-2015, 15:13
Minha ultima grande viagem foi a Ushuaia , 19.000km rodados em 42 dias, media de 453km dia , mas é claro que em alguns dias rodei perto de 1000km, para compensar os dias parados ,com garupa.

Rromagnani
11-11-2015, 18:00
Em minha opinião varia demais... Com/sem garupa, sozinho ou em grupo, qual moto, serra ou retas, pista simples ou pista dupla e por aí vai.

Agora no fim do ano vou até San Pedro de Atacama, passando o réveillon em Santiago e fiz uma programação por volta de 900km/dia. O Google maps ajuda muito nessa conta, já que te fornece um tempo estimado da viagem.

Eu gosto de sair bem cedo (no primeiro raio de sol), paro a cada 200km no mínimo por 10/15 min e não gosto de almoçar na estrada. No ano passado, mesmo com a Vstrom 650 e com estradas de mão dupla, fui e voltei de Fortaleza rodando próximo de 800 km por dia e nunca pilotando a noite.

É cansativo, mas muito gratificante!

profCarlos
12-11-2015, 23:39
Realmente o tempo de viagem dia sofre muitas variações. Uma delas, não citadas pelos amigos, creio que em defesa própria, é a idade do piloto, Kkkk
Mas quero dizer que a volta é e, sempre deverá ser considerada como parte da viagem, portanto, muito bem curtida.
Nosso patamar está em torno de 1000 km/dia, com chuva. É claro que o tempo em estrada sofrerá um bom acréscimo.
Mas o mais importante é e sempre será a segurança!

AD-1512
13-11-2015, 13:49
Prezado,
Como o pessoal acima mencionou, tudo varia muito. A estrada, o horário, o clima, o tipo de viagem (uma coisa é viajar num feriado, outra é viajar por muito tempo), o piloto e suas condições pessoais (preparo físico, resistência), a garupa, os demais companheiros, a moto usada, o propósito buscado com a viagem, e assim por diante.
A meu ver, a melhor forma de vc descobrir é viajar o máximo possível, sempre que puder e, com isso, ir acumulando experiência e autoconhecimento. Viagens curtas, longas, em grupo, solo, estradas boas, ruins, com chuva, calor, on-road, offroad, e assim por diante.
Tive a oportunidade de fazer umas viagens meio radicais, de longa distância em períodos de tempo limitado. 1600km em 24h, 2500km em 36h, 3200k em 48h. Fiz isso pra conhecer os meus limites e foi interessante. Uma verdadeira maratona física e de planejamento, pra dar certo. Se tiver curiosidade, veja o site www.ironbutt.com sobre esse tipo de desafio pessoal. Dá pra ver que há louco pra tudo neste mundo! Rs! Abs e bons kms!

Miguel
13-11-2015, 20:01
Eu deixei de contar km. Agora me oriento pela luz do dia. Me programo pra sair cedo, ao nascer do sol, e recolher antes do poente. Se der rodo mil km, senão rodo o que der. Passei por situações de alto risco rodando à noite, e agora não faço mais.

Rromagnani
13-11-2015, 20:28
Eu deixei de contar km. Agora me oriento pela luz do dia. Me programo pra sair cedo, ao nascer do sol, e recolher antes do poente. Se der rodo mil km, senão rodo o que der. Passei por situações de alto risco rodando à noite, e agora não faço mais.

Perfeito... À noite, nem pensar!

JPonte
13-11-2015, 21:17
Mais importante que o destino é a jornada!

Mpolatti
17-11-2015, 19:05
Concordo com outros comentários. Há muitas variáveis que influenciam a resistência da gente. Tem estrada que te mata em 50 km...tem um vídeo no YouTube em que o pessoal chega em Ushuaia num lamaçal impressionante, derrubaram as motos várias vezes e ficaram moídos rapidinho . Eu fiz de Foz do Iguaçú a São Paulo(1.100km) em dez horas e pouco, cansativo mas tranquilo...nos últimos 400 km não tem nenhuma curva e o asfalto é perfeito. Mas se for para dar um palpite, eu diria para planejar uns 700km por dia.

ACD
18-11-2015, 22:37
Quando a gente começa a fazer viagens maiores, com vários dias na estrada,,fica mais evidente a necessidade (e a dificuldade) de se planejar. Já fiz várias viagens, solo e em grupo. Acho que o essencial é embutir uma certa folga no planejamento e ser flexível quando necessário. Sem isso a viagem fica menos prazeirosa e potencialmente mais perigosa.
Se você se propõe rodar x km por dia e tudo dá certo, ótimo, mas se há um imprevisto e você quer de toda maneira chegar na cidade onde planejou se hospedar, acaba ficando mais tempo na moto, roda cansado e à noite.
Quando possível, planejo chegar no destino ainda com 1.5 ou 2 horas de claridade. Se for para rodar no escuro é melhor que seja acordando cedo e ver o nascer do sol na estrada! Durante o percurso podemos ir ajustando, e aí entra a flexibilidade: não se sinta obrigado a chegar no lugar planejado.
As variáveis são muitas: a velocidade que você gosta de rodar, condições da estrada, tráfego, clima, imprevistos com a moto, fator garupa, etc. Diante disso é importante estarmos constantemente coletando as informações possíveis: condição da estrada, previsão do tempo, relatos de viagem, etc.
Ano passado fiz uma viagem de 6 dias: Brasília - Maceió em dois dias, dois dias lá e dois voltando. Meio corrido mas foi legal. No entanto quase nada correu como planejei. Saí atrasado, rodei mais para poder dormir num lugar melhor, mudei o outro pernoite, tive pneu furado, peguei chuva, rodei 20 km na direção errada, ajudei um casal de CG com câmara rasgada, engarrafamento monstro - tive que fazer um "off-road" de vários km, farol baixo queimou, segui indicação furada do GPS e pequei estrada completamente destruída. Ou seja, no papel a viagem já era apertada, 1.000km por dia. Com os probleminhas, acabei rodando à noite duas vezes, uma delas sem farol baixo, a viagem foi mais cansativa do que antecipei, e na volta, durante trechos desertos, tive que rodar a velocidades pouco recomendáveis. Podendo evitar,,evite.
Essa foi a resposta longa. A curta é a seguinte: acho legal rodar entre 600 e 700km/dia. Não cansa, sobra tempo para sair no destino, permite lidar com imprevistos e ainda chegar bem.

nicobico
25-12-2015, 17:41
Tchê, se o seu objetivo é ir somente do "ponto A" até o "ponto B", o limite diário é o que o seu corpo aguentar.

Porém, viajar dessa maneira vai tornar o passeio muito mais cansativo e apenas "empilhar" quilometragem. Eu procuro viajar somente pela parte da manhã, reservando a tarde para conhecer locais por onde vou passar e descansar um pouco.

Caso você comece a ter aquela sensação de "não vejo a hora de chegar e parar de pilotar", isto significa que está rodando demais.

Em minha opinião, uma KM razoável para percorrer aproveitando o caminho fica entre 400 e 600 km por dia. Menos a viagem não rende. Mais fica cansativo demais e não se aproveita o trajeto.

Crodao
25-12-2015, 19:00
já disseram tudo sobre o assunto. Não resta muito a dizer
O que eu descobri fazendo testes, é que depois de um tempo rodando, tanto faz parar a cada 150km ou 400Km, depois de um tempo a dor na bunda é a mesma. Se fizer tiros de 350km entre cada parada, a média diária aumenta consideravelmente.
Para efeito de distância percorrida no dia, isso é o que importa. A média.
Se fizermos um cálculo da velocidade média real do dia (considerando paradas etc), poderemos notar que médias diárias acima de 70km/h é muito difícil.
A solução é fazer tiros maiores, acima de 300km, o que eleva substancialmente a velocidade média e por consequência, a distância percorrida num dia.

Jotace
25-12-2015, 23:11
Adorei o comentário do Crodão. E concordo, depois de um tempo a dor é a mesma.

Final de agosto fui do RJ a Porto Seguro, em dois dias e meio. No primeiro dia, com muita chuva parei em S.Mateus (ES), acho que menos de 700kms. No segundo dia fui a Caravelas, Alcobaça e Prado. Na metade do 3º dia fui pra Porto Seguro.

A volta foi um tiro de 1135kms, de puro sacrifício. Temperatura elevada e muito pedágio, além dos costumeiros caminhões, treminhões, etc...

Na semana passada refiz o trajeto, parando novamente em S.Mateus e no outro dia para Porto Seguro. A volta novamente em um tiro.

Agravantes: pedágios demais no RJ e ES e pistas de mão dupla com muitas curvas, caminhões, calor em demasia, sem contar os 63 aninhos. kkkkk...

Como já comentei, embora tenha trocado o banco original da 800gs por um Erê e acolchoado esse bendito, a phorra é puro sofrimento. Dói muuuito a buzanfa. Pra falar a verdade, já penso em passar pra 1200gs, adv nem pensar... 1,70m... kkkk...

Rromagnani
26-12-2015, 20:22
Adorei o comentário do Crodão. E concordo, depois de um tempo a dor é a mesma.

Final de agosto fui do RJ a Porto Seguro, em dois dias e meio. No primeiro dia, com muita chuva parei em S.Mateus (ES), acho que menos de 700kms. No segundo dia fui a Caravelas, Alcobaça e Prado. Na metade do 3º dia fui pra Porto Seguro.

A volta foi um tiro de 1135kms, de puro sacrifício. Temperatura elevada e muito pedágio, além dos costumeiros caminhões, treminhões, etc...

Na semana passada refiz o trajeto, parando novamente em S.Mateus e no outro dia para Porto Seguro. A volta novamente em um tiro.

Agravantes: pedágios demais no RJ e ES e pistas de mão dupla com muitas curvas, caminhões, calor em demasia, sem contar os 63 aninhos. kkkkk...

Como já comentei, embora tenha trocado o banco original da 800gs por um Erê e acolchoado esse bendito, a phorra é puro sofrimento. Dói muuuito a buzanfa. Pra falar a verdade, já penso em passar pra 1200gs, adv nem pensar... 1,70m... kkkk...

Jotace tenho 47 anos e uma 1200 ADV. Hoje rodei 950 km e a bunda doeu bastante... Aliás, descobri de onde vem a expressão "minha bunda está quadrada" kkkkkk

Jotace
27-12-2015, 15:10
Pô, Roberto...

E eu cheio de esperança com a 1200... :(

Rromagnani
01-01-2016, 08:43
Pô, Roberto...

E eu cheio de esperança com a 1200... :(

Kkkk. É uma moto, logo o conforto é parcial como todas... Kkkkk

Crodao
05-01-2016, 06:11
Pessoal descobri hoje, que anda 3 dias seguidos por muitos Km deixa a bunda em frangalhos kkkkk

Luis Plein
05-01-2016, 07:33
Pessoal descobri hoje, que anda 3 dias seguidos por muitos Km deixa a bunda em frangalhos kkkkk

Pô, Crodão, se a bunda fica em "frangalhos", te cuida com os galos! kkkkkkkkk

ACD
06-01-2016, 15:52
Um amigo disse que ao invés de ficarmos procurando um banco que se adapte à nossa bunda, deveríamos rodar com a moto até desenvolvermos uma bunda BMW! Acho que consegui isso pq hoje em dia já consigo rodar varios dias longos seguidos sem problemas, com banco original.
Na minha moto antiga essa "iniciação" foi amenizada por um banco do Pedrinho Bancos. Para quem tem dificuldades com os bancos originais eu recomendo testar um desses. O conforto é impressionante. Outra sugestão é a "roupa de baixo" sem costura. Fundamental. O que mais me incomodava depois de um dia longo era uma irritação causada pelas costuras. No dia a dia nem notamos a costura, mas com o calor, a movimentação no banco e a vibração, vai machucando. Para os casos realmente dolorosos, arnica!

baddan
06-01-2016, 21:12
É só pedalar e trabalhar o calo na bunda
Depois disso, qualquer banco fica mais macio

Mas mesmo assim pretendo comprar um banco do pedrinho

cerqueira
07-01-2016, 07:23
Minha sugestão para esse "pobrema", nos casos de viagens mais longas e de muitos dias:

Nada de ver tudo em uma vigem só, principalmente de cima da moto.

Nada de acordar muito cedo...saio às 08:00 hs, viajo sempre descansado.

Três trechos de cerca de 200 kms, com duas paradas de uns 30 minutos.

Ainda assim, chego bem cedo nas cidades onde vou pernoitar, de modo a poder caminhar bastante pela região para encontrar o melhor lugar para jantar e principalmente beber...durmo bêbado quase todos os dias.

Como sempre viajo com amigos, este tempo livre fortalece a amizade.

No dia seguinte tô zerado!!

Nessa levada, dá para ir a Ushuaia em 22 dias, Atacama em 16, Região dos lagos em 18, Cusco em 20...isto ficando uns três ou quatro dias parados no destino final.

Prá Carretera ainda não sei, tomara em novembro/16.

Abçs
Luiz

dfpf
07-01-2016, 07:42
principalmente beber...durmo bêbado quase todos
Luiz

kkkkkkk
Gostei da estratégia!!!!

Luis Plein
07-01-2016, 07:47
kkkkkkk
Gostei da estratégia!!!!

Estranhei o "quase"....

dfpf
07-01-2016, 07:48
Deve ser porque nao se lembra bem...kkkkk

robram
07-01-2016, 07:55
Baddan,
Muito bem lembrado, pedalar, eu costumo pedalar sem luvas para ir acostumando com os calos.

Henri
08-01-2016, 22:45
A questão não é quanto rodar por dia, mas como melhor aproveitar a viagem. No meu caso:

1. Viajo sem pressa, curtindo as paisagens e conversando com as pessoas por onde passo.
2. Minha média é de 500 km/ dia, descansando a cada 5/6 dias.
3. Condicionamento físico é importante para melhorar a resistência em viagens de mais de 20 dias. Natação, spinning e musculação ajudam bastante nisso.
4. Protetor auricular, um bom capacete (schuberth) e uma bolha alta reduzem o cansaço pela metade.
5. Um banco confortável é importante. Uso o baixo da BMW, com a almofada de gel/neoprene do Eugênio. Você pode até ficar cansado mas o traseiro fica zerado.
6. Uso uma bolsa de banco (da bm ou da ortlieb), que serve para apoiar a lombar. Isso reduz o desconforto das costas. Eliminando os itens supérfluos, é possível fazer uma longa viagem apenas com uma bolsa Ortlieb de 49L, reduzindo o peso do conjunto e melhorando a estabilidade, o que reduz o cansaço.
7. Paro a cada 2 h, verifico a moto, alongo, tiro umas fotos, como uma fruta ou castanhas, limpo a viseira e continuo.
8. Como levo o camelbak, bebo água a cada 15 min. Isso reduz o cansaço e evita a desidratação, principalmente depois de uma noitada enológica.
9. Chegando de tarde ao destino, ponho uma bermuda e tênis/sandália e vou caminhar. Isso recupera o desgaste da viagem.
10. À noite, depois de revisar a moto, planejo o próximo trecho,como pontos interessantes, meteorologia e condições da estrada. Como viajo quase sempre solo, no jantar obtenho boas dicas com as pessoas do local.
Abs,

8447

Montezel
23-03-2016, 14:15
já rodei 1200 num dia...na GS 1150 adv, qq hum consegue rodar esse km ou até mais... porém é importante ter um banco confortável... e poderá ter a moto que for, a dor será inevitável! importante sempre é fz um bom alongamento nas paradas pra abastecer..pelo menos uns 20min de alongamento, praticar algum exercicio fisico... antes da viagem...

normalmente só rodo assim qdo meu tempo para a viagem é apertado, senão recomendo rodar no maximo 600km dia... numa tocada de 120 a 140km/h.