PDA

Ver Versão Completa : Atacama março 2013



andre82
05-01-2013, 21:46
Alguem ta indo para o atacama em março?
Estou pretendendo.. se alguem interessar...
abs

Marlon
09-01-2013, 14:17
Opa!
Eu estou me programando para isso!
Iniciei planejamento sem contar com companhia, mas eh bom ter alguem por perto.
Estou terminando o plano e colocarei uma planilha no Google Docs
A ideia eh partir para RS, seguir para Mendoza, Santiago, subir para o Atacama e voltar pelo Chaco.
Nos falamos.
Abs Marlon

shw
10-01-2013, 18:39
Muito bom.. é uma otima data para ir!!!

afnunes
10-01-2013, 20:09
Marlon, quanto tempo vc esta prevendo para a viagem? Pode compartilhar o link do Google Docs?

Abs, Alexandre

Marlon
16-01-2013, 00:06
Ola

Eis link para planilha no Google Drive, com um rascunho de itinerário e um check list.

Pretendo usar todo o mês de março para viajar sem pressa pelo RS, Santiago, Atacama e voltar passando pelas Cataratas do Iguaçu.

Precisarei parar em alguns lugares para descansar, resolver compromissos pessoais, fazer revisão dos 10000km da moto e simplesmente aproveitar um pouco de cada lugar.
Quero conhecer pelo menos uma bodega na região de Mendoza, ficar alguns dias na região do Atacama, conhecer as Missões e por aí vai.

Serão 26 dias fora do BR.

Espero que este calendário coincida com as vontades/necessidades do pessoal ;)

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AvimyXmE9ASEdGlWemdic3ZIVnNFRzhoZTBwYklXa Hc

Geov
16-01-2013, 00:17
Certamente será uma bela trip ... Bom planejamento e ótima viagem. Saúde !!

FPoli
16-01-2013, 09:02
Ola

Eis link para planilha no Google Drive, com um rascunho de itinerário e um check list.

Pretendo usar todo o mês de março para viajar sem pressa pelo RS, Santiago, Atacama e voltar passando pelas Cataratas do Iguaçu.

Precisarei parar em alguns lugares para descansar, resolver compromissos pessoais, fazer revisão dos 10000km da moto e simplesmente aproveitar um pouco de cada lugar.
Quero conhecer pelo menos uma bodega na região de Mendoza, ficar alguns dias na região do Atacama, conhecer as Missões e por aí vai.

Serão 26 dias fora do BR.

Espero que este calendário coincida com as vontades/necessidades do pessoal ;)

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AvimyXmE9ASEdGlWemdic3ZIVnNFRzhoZTBwYklXa Hc

Ola Marlon
Seu planejamento está ficando excelente.
Ainda não chegou meu momento de um passeio destes, mas tenho planos a curto prazo p/ Atacama ou Ushuaia e, outros locais.
Tem alguma dica de como posso me orientar da documentação necessária para trafegar de moto em outros países?
Tomou como base algum passeio já feito para o roteiro?
Abcs
Fábio.

Crodao
16-01-2013, 15:28
Marlon seu roteiro está excelente. Apenas algumas comentários:

1) visitar Purmamarca é obrigatório. Nâo deixe de ir, lugar pitoresco. Há também o lugarejo de Tilcara, muito legal.
2) De Santiago a Antofagasta procure ficar 1 dia em Bahia Inglesa, próximo de copiapó. Procure na internet por Bahia Inglesa.
3) No Paso de Jama esteja preparado para o frio, altitude e falta de ar. Nem pense em passar nesse trecho à tarde. Você deve sair logo cedo de San Pedro de Atacama e seguir para Jujuy. Suba devagar, não tenha pressa. Tome muita água e pare à cada 500m de subida. Tire fotos e procure ir se aclimatando. Não subestime a mãe natureza.

No mais seu roteiro é dez. Boa viagem, aproveite.

Marlon
16-01-2013, 17:03
Boa Crodao! Valeu!

Sobre a documentação, tem um texto excelente aqui mesmo. procure por "ATACAMA" ou ˜DOCUMENTAÇÃO"

Marlon
16-01-2013, 17:06
Achei.
O post tem o título "Chile e Argentina: Documentos necessários para viajar de moto"

Marlon
16-01-2013, 17:11
Tomou como base algum passeio já feito para o roteiro?
Abcs
Fábio.

Fabio,
Eu procurei relatos de viajantes, dicas de lugares no LonelyPlanet, e outros, para montar um roteiro viável para mim...

Quanto mais se cava, mais se acha alternativas e lugares legais para ver.

Abs!

afnunes
16-01-2013, 22:42
Marlon, qdo em Curitiba fique a vontade para me ligar se precisar de algo, mesmo que so uma dica de restaurante, etc. vou te mandar o telefone numa msg pessoal!

andre82
21-01-2013, 22:23
E ai Marlon,

pretendo fazer esse roteiro em mais ou menos 20 dias.. um pouco menos que voce está planejando.. qual dia vc pretende sair?
Abs

- - - Updated - - -

E ai Marlon,

pretendo fazer esse roteiro em mais ou menos 20 dias.. um pouco menos que voce está planejando.. qual dia vc pretende sair?
Abs

Marlon
29-01-2013, 20:06
E ai Marlon,

pretendo fazer esse roteiro em mais ou menos 20 dias.. um pouco menos que voce está planejando.. qual dia vc pretende sair?
Abs


Andre, pretendo sair dia 1/março.
Segue link de planilha no Google Drive (https://docs.google.com/spreadsheet/...zhoZTBwYklXaHc), com o itinerário mais atualizado.

Abs

Marlon
29-01-2013, 20:09
Correção do link...

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AvimyXmE9ASEdGlWemdic3ZIVnNFRzhoZTBwYklXa Hc

Marlon
25-02-2013, 17:32
Tá chegando o dia!!!
Quase tudo pronto!
610

Smolder
25-02-2013, 18:09
Oia se nao fosse tantos dias ate encarava outra na sequencia porem solo...

Boa viagem...

Em mendoza recomendo o bife de chorizo do la aldea... Eh o melhor q comi ate agora..

Abs,
Smolder

Smolder
25-02-2013, 18:11
Ahhh colocabum cruise control... Vai precisar..

Abs,
Smolder

Arjones
25-02-2013, 19:59
Beleza de viagem. Fui no verão 2011/12 para o extremo sul da Patagônia e este ano para o Atacama. Acredito que esta última foi muito mais impactante. Ao menos para mim.

Tenho apenas algumas recomendações:

1- Pueblo Cifuncho. Dá para fazer um rolê daqueles nesta região. O lugar é uma vila de pescadores em processo de abandono. Mas é estranho pois tudo está bem conservado... só que no dia em que estive lá não tinha uma alma viva sequer:


http://farm9.staticflickr.com/8376/8365645005_7b85aa42f9_c.jpg (http://www.flickr.com/photos/arjonesrider/8365645005/)


Vai no google maps que fica fácil achar a localização. Fica perto de uma dormida bem legal num outro "pueblo pesquero" chamado Taltal.

2- Bahia del Obispito. Onde a aridez do deserto encara o mar e cai de amores pelo Oceano Pacífico:


http://farm9.staticflickr.com/8498/8365636243_69081305fb_c.jpg (http://www.flickr.com/photos/arjonesrider/8365636243/)


3- Vá com a moto para o Valle de La Luna. É muito mais divertido e você não vai precisar ficar à mercê de programações alheias;

4- Não se assuste com o fora de estrada no Chile, sobretudo na região deserto do Atacama (que não se resume às proximidades de San Pedro, mas abrange toda a chamada IIIª Región - http://www.profesorenlinea.cl/Chilegeografia/Regiones/IIIR/IIIRGeneral.html). Lá eles "temperam" as estradas de chão com um tipo de sal chamado vichufita ou bischofita, que deixa o caminho bastante estável (http://es.wikipedia.org/wiki/Bischofita).

5- Tem vários passeios ao redor de San Pedro que você pode fazer por conta própria (pueblo Machuca, alguns dos salares, as lagoas com os flamingos...). De repente é uma boa pois economiza no pagamento de translados com as agências e curte a moto no off road.

6- Em San Pedro compare bastante antes de trocar dinheiro. Às vezes a variação entre uma "casa de câmbio" e outra é enorme. Muitas delas nada mais são do que lojas de artesanato, pequenos "abastos", que fazem este serviço também.

Jogue duro e aproveite.

Arjones.

Marlon
25-02-2013, 23:19
Grandes dicas!
Obrigado a todos

Marlon
25-02-2013, 23:27
Ah lembrei!
Alguem sabe onde consigo surfar no Chile, alugando prancha, strep e roupas?
Valeu

(Pra quem nao sabe que eu pego onda tb, uma foto na Macumba, Rio)
611

CM-R1200-GS
26-02-2013, 12:42
Bela foto, em Marlon !!!

No meu tempo de surfista, que já passou muito....., também gostava disso !!!!

Arjones
26-02-2013, 13:15
Não quero parecer intrometido, mas é muito legal encontrar gente que compatilha dos mesmos interesses. Parece que aqui eu encontrei uma galera do surf também!! Aí vai a minha, em Villas do Atlântico, Bahia:


http://farm9.staticflickr.com/8214/8451218812_a0e01641e0_c.jpg (http://www.flickr.com/photos/arjonesrider/8451218812/)
Vilas (http://www.flickr.com/photos/arjonesrider/8451218812/)

CM-R1200-GS
26-02-2013, 16:29
arjones, muito boa essa entuba !!!!!

No meu tempo, era difícil de tirar "retrato", não tenho fotos dessa época, mas boas lembranças !!!!

Crodao
26-02-2013, 21:33
Olá Marlon como bem disse o Arjones, faça o passeio para Valle de La Luna com a sua moto. Não faça de Van, vá com a sua moto. Saia de San Pedro por volta de 16:00h e faça um passeio de umas 04 horas. QUando você terminar o sol vai estar se pondo. O lugar fico todo "dourado", parece outro planeta. É um cenário maravilhoso. É super tranquilo, bem sinalizado e fácil de chegar e fácil de fazer os pontos de visita que têm lá. Leve uma lanterna pois o primeiro ponto de visitação é um tipo de caverna, super legal (tranquilo).
Boa viagem, qq coisa dê um alô.
Abc

nelsonbad
07-03-2013, 10:54
E aeh Marlon, foi?

Aguardamos notícias...

andrehp
07-03-2013, 13:57
A documentação é muito importante, encontrei um tópico excelente aqui com a relação do que precisa para ir ao Atacama!

Marlon
11-03-2013, 19:44
Salve!

Viagem está acontecendo. Estou agora em Mendoza e amanhã cedo encararei os Andes.

Deixo aqui links para dois videos:
Cenas nos Pampas

http://youtu.be/NUqkR9U55e8

RN20 entre Cordoba e San Luis

http://youtu.be/_C8EyvYwY6Q

Estou com diifculdade de achar internet decente, mas tentarei em Santiago publicar relatos.

Adianto que estou ha 7 dias sem ver uma gota de chuva sequer.

Viagem tranquila, fui parado duas vezes pela Policia Caminera - na primeira vez nem pediram documentos, só perguntaram pra onde eu estava indo. Na segunda vez tomei uma multa merecida. Bobeira minha. Ultrapassei caminhão na faixa dupla contínua. Sobrevivi...

Pneu traseiro ficando quadrado mas com 3mm de sulco ainda - acho que vou trocar em Santiago...

Abraços!

Crodao
11-03-2013, 22:40
Marlon beleza de viagem. Esse trecho entre Cordoba e San Luiz é realmente muto bonito.
AI perto tem 2 lugares bem legais que é Vila Carlos Paz (Altas Cumbres) e Mina Clavero.
Vale a pena conhecer.
Boa viagem. Continue postando pra gente acompanhar.
Abc

Marlon
13-03-2013, 21:13
Minha experiência atravessando os Andes:

Video Travessia dos Andes em três Tentativas


http://youtu.be/ecnzswV_u88


Aduana muito tranquila e rápida. Durou uns 15mi. E eu acho que fiquei mais tempo preenchendo os formulários, que sã simples e diretos. Marca da moto, ta levando legumes, nome. Basicão...
Na inspeção nem olharam muito...

Estou agora em Viña del Mar descansando pra subir pro Atacama.

Abs

Crodao
13-03-2013, 23:47
Legal Marlon, o video começa muito engraçado kkkkkk
Que pena que a caracoles está em obras. Eu passei por ai em 2011 e dava um certo receio descer perto da margem direita, porque você via lá embaixo, sem guard-rails.

Quando estiver perto de Copiapó, veja se você consegue passar em Bahia Inglesa. Fica no Pacífico. É um lugar super legal pra dormir.
De Vina del Mar até Bahia Inglesa são 815 Km.

Boa viagem

Smolder
16-03-2013, 15:58
Minha experiência atravessando os Andes:

Video Travessia dos Andes em três Tentativa


Aduana muito tranquila e rápida. Durou uns 15mi. E eu acho que fiquei mais tempo preenchendo os formulários, que sã simples e diretos. Marca da moto, ta levando legumes, nome. Basicão...
Na inspeção nem olharam muito...

Estou agora em Viña del Mar descansando pra subir pro Atacama.

Abs

show.. parece q estava aí ontem kkk.. q saudade... lugar aí é fantastico !

não deixe de comer uma centolla em vina.. é irado !!! soh de lembrar da agua na boca kkkk

deu sorte na aduana.. eu levei quase 2 horas.. pra vc ter ideia .. todo aquele tunel q vc pegou antes da aduana.. eu fiz na contra mão pq tava lotado

Abs,
Smolder

Marlon
20-03-2013, 12:16
Alo!

Estou em San Pedro.
20 dias viajando, quase 6600km, 17dias sem ver chuva.
Viagem sem maiores incidentes.

Fiz um videozinho curto pra subri rapido pro YouTube:


http://youtu.be/VXaUdTn4T3U

Abs!

CM-R1200-GS
20-03-2013, 17:00
Blz, parabens Marlon !!!

Ainda vou chegar ai um dia ....

fborges27
20-03-2013, 21:16
Marlon,

Show de imagens! Bacana!

Crodao
20-03-2013, 21:49
Beleza MArlon, faça o Vale da Lua de moto por volta de 16:00 ou 17:00h.
Jante também no restaurante Adobe em S. Pedro.
Aproveite bastante, tem muita coisa pra ver em S. Pedro.
Procure voltar pelo Paso de Jama e se der, passe em Purmamarca na Argentina.
Boa viagem

Marlon
20-03-2013, 23:35
O Adobe é show! Tem uma fogueira no centro e rolou musica andina de primeira!

Crodao
21-03-2013, 05:14
Ai Marlon, aproveite San Pedro. Fique uns 2 ou 3 dias por ai. Têm vários passeios pra fazer de Van. Todos são muito legais. Só o Vale da Lua que vale a pena fazer de moto, os outros vale mais a pena fazer de Van.

Algumas dicas importantes para voltar: SAIA DE S, PEDRO BEM CEDO, nem pense em subir a cordilheira à tarde e muito menos a noite.

1) Se você voltar pela Argentina, faça câmbio em S.Pedro e leve Pesos Argentinos. Tem muitos postos de gasolina no norte da argentina que só aceitam pesos argentinos.
Você terá 2 opções: Paso de Jama (recomendo) ou Paso Sico (Ríipio).
O paso Jama chega a 5.000 m de altitude e o paso Sico a 4.000. Em ambos os casos esteja preparado para o frio intenso e para a altitude. É comum pegar neve nesse local mesmo nessa época do ano. Ambos são lindos, mas com belezas diferentes.
Se você for pelo Jama, a subida de S.Pedro é de 2200m até 5.000m numa subida só. Suba muito devagar, tome muita água (o seu rim precisa funcionar). Pare a cada 500m de subida para ir se aclimatando, não suba de uma vez. Tire fotos, respire e vá com muita calma.

2) Se for pelo paso Sico, o máximo que você consegue chegar é até San Antonio de los Cobres. Pelo paso de Jama você chega até Salta. EU recomendo você chegar até Salta.

3) Fique pelo menos 1 dia em Salta. A cidade é linda. Se der, procure fazer um passeio de trem chamado Tren de las Nuvens, que vai até San Antonio de los Cobres. É 1 dia de passeio.

4) Quando sair de Salta, você terá 3 opções de retorno:
a) Por Cafayate, San MIguel de Tucuman, Santiago del Estero, etc.. -> Boa opção. Cafayate é show, vale a pena ficar 1 dia
b) Pelo chaco (Ruta 16). Esse é o que todos fazem. Estrada boa, muitos animais na pista (pequenos, médios e grandes). Não tem nada pra ver. São 1.000 km de reta sem nada. Se for por aí, procure chega até Pres. Roque Saenz Peña.
c) Pela ruta 81, passando dentro do Paraguai. Por incrivel que pareça, a ruta 81 e o Paraguai é uma boa opção. O problema é a divisa com o Brasil.

Pela ruta 16 e pela 81, há falta de gasolina. Toda vez que você ver um posto, pare e abasteça. Não importa se você ainda têm gasolina. Se possível leve um galão reserva. Têm trechos de 300 km sem posto.

Nesse trecho você poderá ser parado umas 2 ou 3 vezes pelos policiais corruptos da argentina, uns vão pedir ajuda e outros vão dizer que você estava em alta velocidade e que irão apreender sua moto e seus documentos. O mesmo acontece dentro do Paraguai. Não fique nervoso, entenda isso como parte da viagem. Eles querem grana, só isso.
Leve dentro da carteira no máximo 40 ou 50 pesos, o resto do dinheiro leve no bolso da calça. Quando eles te pedirem 200 ou 500 dolares por exemplo, abra a carteira e mostre à eles que você só têm 50 pesos. Eles vão levar o que você tiver na carteira. Ponha na cabeça que isso faz parte da viagem e eles só querem dinheiro.

Se der durma em Puerto Iguazu, e fique 1 dia para conhecer as cataratas do Iguaçu pelo lado argentino. Aproveite pra fazer umas compras no Duty Free da argentina, quase na divisa com o Brasil.

Se você for voltar pelo Peru dê um alô pois já passei por lá também e é maravilhoso. Só não recomendo voltar pela Bolívia.

Qq coisa é só perguntar.

PS:NÃO beba água de torneira em S.Pedro.
abc

Crodao
21-03-2013, 05:24
Marlon, ao invés de ficar em Jujuy que é muito boa cidade, fique em Salta. É muito mais bonita que Jujuy.
PS: Não deixe de parar em Purmamarca.

Marlon
22-03-2013, 08:26
Boas dicas aqui no forum! Valeu!

FPoli
22-03-2013, 10:53
Crodao
Mandou bem. Ja guardei seus comentários para quando eu conseguir encarar esta viagem. Espero que logo.

Marlon
24-03-2013, 18:11
O Vale da Lua realmente é o único que dá pra ir de moto quando se está só e com pneus originais da 800gs...
Eu esqueci a lanterna pra entrar na caverna mas fui ajudado por um casal de americanos. Muito show!

Depois de pouquíssimas quatro noites em San Pedro peguei o caminho para Jujuy ontem (sábado).
A aduana de San Pedro (por onde todos tem que passar pra fazer a saída do Chile, não esqueçam isso!) estava tranq. Havia um grupo indo pra Bolivia e fiquei lá das 8:00 (quando abre) às 9:00. Beeeem tranquilo!

Se todos estavam indo pra Bolivia, adivinhem? Nem eu acreditei! Nao tinha ninguém fazendo aduana em Jama. Às 12:00 (horário da AR) eu já estava com a moto abastecida tomando café na loja de conveniências da YPF do Paso de Jama.

Daí continuou o show de paisagens a cada kilometro!

A Cuesta de Lipan foi incrível, embora tenha umas partes sem pavimentacao justamente naquelas curvas brabas, o que exige atenção decuplicada!

Meu freio traseiro ficou bem ruim mas eu desencanei de procurar oficina aberta no domingo e ainda por cima com pastilhas originais BMW... Fui passear pela regiao de Jujuy e fui a Tilcara passear pela Garganta del Diablo com Helio Wat que tambem tem uma Trophy e frequenta esta comunidade e que conheci em San Pedro.

Amanha vou a Salta procurar BMW por la. Vou ver no site...

Depois postarei imagens da Cuesta de Lipan pra vcs verem os trechos sem pavimento.

E claro o offroad da Garganta del Diablo, que o pessoal fala que é "rípio consolidado" mas pra mim ta mais pra cascalho e lascas de pedras...

Inté!

Marlon
25-03-2013, 00:57
Olhaí video da minha descida da Cuesta de Lipan


http://youtu.be/dpuhi7G8i4Y

nelsonbad
25-03-2013, 10:57
Parabéns pela viagem, os relatos estão show.

As dicas do Crodão também estão demais, já rodei por aí em 2010 e todas as dicas estão perfeitas.

admin
25-03-2013, 12:20
Este topico esta recheado de ótimas informações e referencias!!!
muito show seus vídeos e relatos!

Marlon
27-03-2013, 20:33
Agora um vídeo com um passeio imperdível, desta vez em Jujuy, voltando do Atacama:
A Garganta del Diablo, em Tilcara.


http://youtu.be/QLS4r-6JRvQ

Marlon
27-03-2013, 20:51
Aviso aos Viajantes!

Se você planeja passar pela RN89 - parte do caminho entre Santiago de Estero e Pres Roque Saens Pena - prepare-se pra pegar 35 km de estrada ruim, entre Taboada e Ibarra.

Dá pra passar mas exige paciência. Preferi isso do que pegar toda a RN16 voltando do Atacama...
Veja Video de 26/03/2013


http://youtu.be/Q3CmWzeT0m4

(Acho que poderia ter um forum deste tipo, que tal?)

Crodao
27-03-2013, 21:22
Agora um vídeo com um passeio imperdível, desta vez em Jujuy, voltando do Atacama:
A Garganta del Diablo, em Tilcara.

Bacana Marlon, já marquei pra conhecer na próxima viagem

Crodao
27-03-2013, 21:31
Aviso aos Viajantes!

Se você planeja passar pela RN89 - parte do caminho entre Santiago de Estero e Pres Roque Saens Pena - prepare-se pra pegar 35 km de estrada ruim, entre Taboada e Ibarra.

Dá pra passar mas exige paciência. Preferi isso do que pegar toda a RN16 voltando do Atacama...
Veja Video de 26/03/2013

(Acho que poderia ter um forum deste tipo, que tal?)
Faz parte da viagem Marlon. E aí, muita barata em Saenz Peña ?
Aproveite, daí em diante só as cataratas mesmo.
Do lado brasileiro, têm um parque de aves muito bacana em Foz, vale à pena conhecer.
Boa viagem

Marlon
28-03-2013, 06:12
Eu nem parei em Saens Pena. Fui direto pta Corrientes.

O mapa do percurso até agora:
707

Onde dormi:
Curitiba, Gramado, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, São Miguel das Missões, Federal (AR), Santa Fé, Villa Carlos Paz, San Luis, Mendoza, Santiago (CL), Viña del Mar, La Serena, Bahia Inglesa, Parque Pan de Azucar, Antofagasta, San Pedro de Atacama, San Salvador de Jujuy (AR), Tucuman, Quimili e Corrientes.

Marlon
01-04-2013, 15:25
De volta ao Brasil!
(Mas anda tenho que chegar em Sampa)


http://youtu.be/6qVlYgLzaNo

Crodao
01-04-2013, 22:02
Missão cumprida. Viajar é bom, mas nada como chegar em casa.
Parabéns Marlon.

sal silva
02-04-2013, 13:00
Valeu Marlon,é isto ai.

FPoli
02-04-2013, 13:04
Bom retorno e parabéns pelo passeio.

CM-R1200-GS
02-04-2013, 19:12
Marlon, mandou bem.

Ainda vou fazer essa viagem, e claro, pegar todas as suas dicas.

sal silva
03-04-2013, 00:12
Já estava marcada a saída para o Atacama em maio, mas infelizmente ou felizmente por motivo de trabalho da minha esposa nao poderemos ir.Gostaria de saber dos amigos se no inverno é muito ruim viajar para lá?Ou seria melhor esperar um pouco até a primavera?
Valeu.

Crodao
03-04-2013, 00:42
Carlo além do frio do deserto, o problema é a travessia da cordilheira. No Paso de Jama por exemplo, a temperatura em Janeiro chega a zero grau, ou menos. No Inverno normalmente chega a 5 metros de neve. A passagem é feita 2 ou 3 vezes por dia, através de comboios, depois de passar as máquinas.

A temperatura cai em média 6 graus à cada 1.000m que subimos. San Pedro fica a 2.300m de altitude. O paso de jama chega a 5.100m, então é simples, se no Atacama estiver 5 graus por exemplo, no paso de jama vai estar em torno de -10 graus; E a passagem da cordilheira, dependendo de onde você for passar, chega a demorar umas 5 horas.

Eu diria que é inviável, para não dizer impossível.

Por exemplo, hoje a temperatura no paso Jama está entre -7 (7 negativos) e 14graus celcius
Se for pelo paso Cristo Redentor está 4 graus hoje
Se for pelo paso Antonio Samoré ou Pine Hachado está 1 grau.

Fonte: http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/estado.html

sal silva
03-04-2013, 09:22
Obrigado Crodao, suas informaçoes foram muito preciosas.Depois deste inverninho qual seria o melhor mes,
inclusive sem chuva,para ir para o Atacama.
Valeu.

Marlon
04-04-2013, 01:15
Obrigado Crodao, suas informaçoes foram muito preciosas.Depois deste inverninho qual seria o melhor mes,
inclusive sem chuva,para ir para o Atacama.
Valeu.

Um amigo chileno me deu a dica do mês de março.
Acreditem - entre 1/março e 3/abril eu atravessei a Argentina duas vezes, andei pelo Chile e não peguei chuva! (ok, umas gotinhas chegando em Jujuy mas nem considero...)
Só choveu em Porto Alegre na ida e um pouco em Curitiba ontem.

Então fica a dica: Março tem tempo bom, não passa frio nos Andes (mínima de 3 graus entre San Pedro e Paso de Jama a 4850m), não passa calor no deserto, não está muito quente nos Pampas... e não tem neve.

Abs

sal silva
04-04-2013, 08:42
Um amigo chileno me deu a dica do mês de março.
Acreditem - entre 1/março e 3/abril eu atravessei a Argentina duas vezes, andei pelo Chile e não peguei chuva! (ok, umas gotinhas chegando em Jujuy mas nem considero...)
Só choveu em Porto Alegre na ida e um pouco em Curitiba ontem.

Então fica a dica: Março tem tempo bom, não passa frio nos Andes (mínima de 3 graus entre San Pedro e Paso de Jama a 4850m), não passa calor no deserto, não está muito quente nos Pampas... e não tem neve.

Abs

Obrigado Marlon, excelente dica,o problema é que estou numa ansiedade danada para fazer esta viagem e poderia ser qualquer mes depois de maio,sei que no inverno, como o Crodao, falou esta descartado.Vou ter que encaixar um mes de qualquer maneira,agora esperar até março do ano que vem nao aguento.

CM-R1200-GS
04-04-2013, 09:44
Já me falaram, que depois da metade do mes de outubro, também é viável.

Marlon
04-04-2013, 11:08
... esperar até março do ano que vem nao aguento.

:) eu te entendo... então se março é bom, por analogia setembro também será.

Marlon
04-04-2013, 11:11
O problema que eu vejo em setembro:
Na Europa há um ditado que diz que "em Março, vista-se como em Janeiro".
Ou seja, apesar de ser final de inverno, pode fazer tanto frio quanto.
Se este ditado se aplicar no hemisfério sul, em Setembro você pode encontrar a situação que o Crodão comentou...

Então neste caso eu pensaria mais em Outubro mesmo...

Crodao
04-04-2013, 12:21
Carlo você topa ir agora em Abril ? Pra mim dá qualquer dia depois deste fds. Em maio eu acho que já começa a ficar complicado. Eu queria ir para o Ushuaia mas os meus parceiros todos "deram pra tráz", aí eu mudei de planos com a idéia de fazer o sul da Bolívia até o Salar de Uyuni, mas também abortei por falta de parceiro e com o agravante dos relatos de perigo da Bolívia.

Se você tiver a fim, podemos fazer mais ou menos o trajeto do Marlon ou então fazer o sul da Bolívia com tour guiado de carro 4x4. Se você tiver a fim eu passo detalhes dos 2 roteiros.

Marlon
04-04-2013, 14:19
Já que o assunto é esse, deixe eu colocar aqui minhas opiniões, especialmente o que eu farei na proxima:

- Entrar e sair por Iguazu;

- Descansar em Misiones? não fique nas cidades. recomendo hotel bem legal entre Santa Ana e San Ignacio: Hotel del Teyu

- Atravessar a RN16 (aquela do Chaco) em vez de dar a volta por Tucuman e Santiago del Esteiro. Encontrei um BR que fez isso em março e não usou o galão de reserva que ele tinha comprado e que só ficou vazando combustível.... claro que ele completava o tanque toda hora... Há trechos ruins com buracos, mas todas as estradas são assim... e quanto à Polícia Caminera, é só não cometer infração na cara deles (eu fiz isso e me ferrei... ultrapassei caminhao na faixa dupla amarela na frente deles...)

- Não ficar em Jujuy - fique em Purmamarca numa pousadinha atras da Igreja. Não tem erro!

- Nao tentar ir de moto sozinho nas atrações de San Pedro com os pneus originais... Só se você se garantir muito! Só o Vale da Lua é tranquilo. No resto (incluindo ir a Bolívia) vá de jipe ou pelo menos com um guia, pois já lugares em que você pode se perder. Recomendo tours da empresa Grado 10.

Crodao
04-04-2013, 23:13
Já que o assunto é esse, deixe eu colocar aqui minhas opiniões, especialmente o que eu farei na proxima:

- Entrar e sair por Iguazu;

- Descansar em Misiones? não fique nas cidades. recomendo hotel bem legal entre Santa Ana e San Ignacio: Hotel del Teyu

- Atravessar a RN16 (aquela do Chaco) em vez de dar a volta por Tucuman e Santiago del Esteiro. Encontrei um BR que fez isso em março e não usou o galão de reserva que ele tinha comprado e que só ficou vazando combustível.... claro que ele completava o tanque toda hora... Há trechos ruins com buracos, mas todas as estradas são assim... e quanto à Polícia Caminera, é só não cometer infração na cara deles (eu fiz isso e me ferrei... ultrapassei caminhao na faixa dupla amarela na frente deles...)


Olá Marlon, ótimas dicas, valeu, permita que eu comente a questão da RN16. Por incrível que pareça, é melhor passar pelo Paraguai e atravessar o Chaco argentino pela RN81. Não têm guardinhas fdp, e é menos deserta do que a RN16. O problema da gasolina acontece em ambas. Mas isso depende de época. Os guardinhas fdp da RN16 são corruptos.Talvez o seu amigo tenha dado sorte, como eu dei por exemplo em Paso de los Libres, onde todo mundo fala muito. Já na RN16 eu passei 2 vezes e tive que dar propina 2 ou 3 vezes em cada trecho.

sal silva
04-04-2013, 23:23
Carlo você topa ir agora em Abril ? Pra mim dá qualquer dia depois deste fds. Em maio eu acho que já começa a ficar complicado. Eu queria ir para o Ushuaia mas os meus parceiros todos "deram pra tráz", aí eu mudei de planos com a idéia de fazer o sul da Bolívia até o Salar de Uyuni, mas também abortei por falta de parceiro e com o agravante dos relatos de perigo da Bolívia.

Se você tiver a fim, podemos fazer mais ou menos o trajeto do Marlon ou então fazer o sul da Bolívia com tour guiado de carro 4x4. Se você tiver a fim eu passo detalhes dos 2 roteiros.

Cara, por mim sairia agora,mas nao posso deixar a patroa de fora,ela nao podera ir agora por motivos de trabalho.Alem de tudo tenho que equipar a moto que esta sem nada.Uma vez passei pela mesma situaçao com colegas que na hora furaram a viagem,nao perdi tempo e fui sozinho mesmo.A viagem foi super legal,nao perca tempo brother.
Obrigado a todos que postaram informaçoes.
Valeu.