PDA

Ver Versão Completa : Curso de Off é indispensável?



edgargangi
25-11-2015, 22:21
Pessoal tenho um pé atrás ao entrar no terreno marrom, amarelo, cinza, etc com a minha Gorda. Com certeza, como tudo na vida tem sua técnica e o seu jeito de fazer, existe uma cartilha básica para se aventurar nesta seara?
Já passei por uns perrengues do inferno, e hoje até me sinto um pouco mais preparado, mas não o suficiente para encarar de forma segura estes desafios. E quando vejo nos vídeos do fórum as gordas literalmente Sambando me dá uma até uma agonia. Preciso me livrar disso, se puderem me ajudar agradeço.
Abs. [emoji27]

Reginaldo
26-11-2015, 14:03
Edgar, fazer um curso off é de grande valia mas...acho mais eficiente e mais barato você fazer passeios pela terra com maior frequência...com isso você vai perdendo o medo e ganhando confiança neste tipo de terreno.
Estava nos meus planos fazer um curso do portal big trails ano que vem, mais de 2 meses pra cá juntei mais outros amigos de big trail e começamos a rodar por estradas de terra, travessia de pequenos riachos e ate lama e minha confiança está aumentando cada vez mais. Como ja vi vídeos explicando o que fazer em cada situação, eu os coloco na pratica.

cerqueira
27-11-2015, 07:11
Edgar,

acho que fazer um curso é bem legal...já tem as dicas prontas de como pilotar nas situações adversas, além de colocar em prática já na hora em um ambiente controlado e seguro.

Mas é o que o Reginaldo escreveu acima...se tiver um lugar prá práticar de vez em quando melhor ainda.

Prá minha sorte aqui no ABC tem uns lugares bem legais.

Abçs
Luiz

Luis Plein
27-11-2015, 12:39
Eu acho que quem fizer, só poderá usufruir melhor dos benefícios e segurança nesse tipo de pilotagem. Gostaria de alguma vez fazer, já que sou um zero à esquerda no Off. Mas já rodei muito por aí, e também fora de estrada, para dizer que, quem como eu, que me c... todo no off, a atenção e cuidado são mais importantes que um curso ou mesmo para quem é expert em off, e nem por isso deixo de encarar qualquer viagem ou o que venha pela frente.

Reginaldo
27-11-2015, 19:23
O que fiz foi ver os videos propagandas do portal big trail e coloquei em pratica em algumas situações. Sempre com dois amigos pra ajudar a socorrer.

Mcolnagosp
27-11-2015, 19:28
Eu já penso que é essencial pra quem gosta de se aventurar fora do asfalto. Eu fiz o do Portal Bitrail e posso dizer que perdi vários medos.

Antes do curso já havia me aventurado em areia e terra, mas mesmo assistindo videos demonstrativos, nada como um curso para você realmente colocar em prática toda a teoria que você acha que sabe, rs...

Mcolnagosp
27-11-2015, 21:42
Video interessante sobre o curso Offroad

https://www.youtube.com/watch?v=SVfMwJ_yfy8

sal silva
27-11-2015, 22:26
A baixinha não é fraca não,so não entendi porque ela fala em Ingres,o vídeo é internacional?

AD-1512
27-11-2015, 23:36
Prezados,
Acho que vale a pena fazer, sim.
Ainda não fiz curso de offroad, mas pretendo fazer em breve e vou além: acho que periodicamente convém refazer, pra reciclar experiência e conhecimento.
Numa viagem que fiz (1.200 km) quase 90% offroad, pra mim o que mais importou foi: 1) me sentir seguro na minha tocada, sem me importar com os outros e se estavam olhando (famoso f...-se, sou eu quem tá no comando e não estou no MasterChef pra ser eliminado); 2) confiar na moto e deixá-la trabalhar, ela é realmente sensacional e entrega o que a gente compra; 3) pneu karoo2 (a moto nem parece a GSA do asfalto com pneu onroad, uma dupla personalidade); 4) desligar o controle de tração foi essencial em trechos com pedras grandes e muito irregulares; 5) não desliguei abs, contrariamente ao que muitos sugerem, e deu tudo certo; 6) em trechos realmente escabrosos, não teve jeito: foi desligar a moto, engatar a 1a e descer "freando" com a embreagem e o auxílio dos companheiros.
Em toda essa viagem só comprei um "terreninho" na primeira poça de lama; depois, todas foram tranquilas.
Resumo: tudo que favorece a experiência, agrega e dá histórias pra contar. Vou tentar postar umas fotos.
Abraço grande e boa sorte no offroad. Posso dizer, por mim, que o sentimento de superação é bacana demais! Vale a pena tentar!http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/89ef797340b7ec2d48fbdc37b6ea24e7.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/74513af7c26cf6b96ec5ef81c9f23161.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/b623bf11ff8be11bd3cfc56699870838.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/d790a32ac5dd68c6ecead2b749d8f5eb.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/a0b18eb3c206f20884f81445895e14e2.jpg

sal silva
28-11-2015, 08:03
Esse karoo 2 ajuda bastante .

JPonte
28-11-2015, 12:53
Pessoal, e o curso "On" alguém já fez?
Quais as impressões?

baddan
28-11-2015, 13:32
Prezados,
Acho que vale a pena fazer, sim.
Ainda não fiz curso de offroad, mas pretendo fazer em breve e vou além: acho que periodicamente convém refazer, pra reciclar experiência e conhecimento.
Numa viagem que fiz (1.200 km) quase 90% offroad, pra mim o que mais importou foi: 1) me sentir seguro na minha tocada, sem me importar com os outros e se estavam olhando (famoso f...-se, sou eu quem tá no comando e não estou no MasterChef pra ser eliminado); 2) confiar na moto e deixá-la trabalhar, ela é realmente sensacional e entrega o que a gente compra; 3) pneu karoo2 (a moto nem parece a GSA do asfalto com pneu onroad, uma dupla personalidade); 4) desligar o controle de tração foi essencial em trechos com pedras grandes e muito irregulares; 5) não desliguei abs, contrariamente ao que muitos sugerem, e deu tudo certo; 6) em trechos realmente escabrosos, não teve jeito: foi desligar a moto, engatar a 1a e descer "freando" com a embreagem e o auxílio dos companheiros.
Em toda essa viagem só comprei um "terreninho" na primeira poça de lama; depois, todas foram tranquilas.
Resumo: tudo que favorece a experiência, agrega e dá histórias pra contar. Vou tentar postar umas fotos.
Abraço grande e boa sorte no offroad. Posso dizer, por mim, que o sentimento de superação é bacana demais! Vale a pena tentar!http://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/89ef797340b7ec2d48fbdc37b6ea24e7.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/74513af7c26cf6b96ec5ef81c9f23161.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/b623bf11ff8be11bd3cfc56699870838.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/d790a32ac5dd68c6ecead2b749d8f5eb.jpghttp://images.tapatalk-cdn.com/15/11/27/a0b18eb3c206f20884f81445895e14e2.jpg

Essa é a magia do off:

Desafio e superação

Reginaldo
28-11-2015, 16:04
Toda vez que coloco minha gs na terra, procuro nao empolgar e tomo bastante cuidado ora nao cair mas, vou de cabeça livre sabendo que posso levar um ou mais tombos.
Uma coisa que ajudou a superar o medo foi trocar os anakee três pelos metzeler tourance, a confiança agora é outra. Vale lembrar que com os anakee eu atravessei rio, pequenos trechos de agua empoçada(lama) e terra é claro e foi tranquilo sem abusar do acelerador. Mais com os tourance sinto mais a moto e tenho mais confiança. Claro que se for um karoo 3 ou tkc80, a brincadeira fica bem melhor, mais perco no asfalto já que rodo so em alguns finais de semana na terra.

MarcioT
29-11-2015, 08:28
O que vale é a experiência aliada à noção dos seus limites, da moto adequada e equipamentos adequados.
Quem nunca andou sair por aí com uma moto de 200kg vai ter problema. Quem não tem experiência fizer o curso e sair por aí vai ter provavelmente problema pois o curso é em ambiente controlado e graças a Deus a natureza não o é!
De qualquer maneira toda forma de aprendizado é valida, porém deve ser vista com cautela, é como tirar a habilitação para dirigir, nós sabemos perfeitamente qual o resultado.
Portanto na minha opinião o que habilita são as oportunidades de experimentar o máximo possível. O curso na minha opinião fica como canja de galinha, pode não curar mas mal também não faz!

Evandroas
29-11-2015, 17:23
Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?

Mpolatti
07-12-2015, 17:41
Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?
Melhor não abusar...baixe a pressão que vai bem na terra firme. Lama e areia fofa são um tremendo desafio...off-road mesmo não recomendo, esses pneus "mistos" só resolvem a estradinha de terra batida e se não estiver chovendo.
Você vai ouvir outras opiniões, mas provavelmente quem disser que vai bem é aquele que nunca usou um pneu off de verdade.

baddan
07-12-2015, 21:17
Tem alguém que faz as incursões com o pneu original da 800GS? É tranquilo, ou melhor não abusar?

Em breve vou fazer Evandro, mas normalmente tem q ser off leve
Se for off moderado (areião etc) aí vai da habilidade do piloto

ACD
27-12-2015, 21:34
Nada substitui a experiência. As trilhas que fiz nas magrelas ajudam quando coloco a GS no off, mas resolvi fazer o curso off da BMW e me arrependi de não ter feito antes. Tem muita dica específica para essas motos, sobre os recursos, etc. Se a viagem é 90% asfalto e 10% off, vou de Tourance (o original). Se for mais off que isso, vou logo de Karoo 2 ou TKC80. São bons no asfalto e perfeitos no off. Único defeito é a durabilidade: 6.000km se rodar muito no asfalto, muito calor, moto pesada.
O curso é ótimo, mas depois tem que praticar!

ViniPaul
09-05-2016, 23:57
Pessoal tenho um pé atrás ao entrar no terreno marrom, amarelo, cinza, etc com a minha Gorda. Com certeza, como tudo na vida tem sua técnica e o seu jeito de fazer, existe uma cartilha básica para se aventurar nesta seara?
Já passei por uns perrengues do inferno, e hoje até me sinto um pouco mais preparado, mas não o suficiente para encarar de forma segura estes desafios. E quando vejo nos vídeos do fórum as gordas literalmente Sambando me dá uma até uma agonia. Preciso me livrar disso, se puderem me ajudar agradeço.
Abs. [emoji27]

Amigo,

Fiz o curso do Jean Azevedo e digo que foi transformador.
Nao interessa o quanto voce leia sobre o assunto, o quanto de youtube voce assista...nada se compara a alguem te ensinando a tecnica correta, sem vicios e te dando suporte moral e teorico. Sem contar as amizades, as dicas off-internet de acessorios, viagens, vindo de quem ja experimentou na pratica, e mais importante, outros caras crus caindo no curso junto contigo...

Sim, voce vai cair, todos caem! Eu ate quebrei um osso!!! Mas o legal é que voce percebe que a moto foi feita pra aguentar uns capotes e perde o medo e a dó da bichinha. Agora, tem que desapegar um pouco, senão em vez de curtir, vira stress...

Grana muito bem gasta!

edgargangi
10-05-2016, 00:16
Amigo,

Fiz o curso do Jean Azevedo e digo que foi transformador.
Nao interessa o quanto voce leia sobre o assunto, o quanto de youtube voce assista...nada se compara a alguem te ensinando a tecnica correta, sem vicios e te dando suporte moral e teorico. Sem contar as amizades, as dicas off-internet de acessorios, viagens, vindo de quem ja experimentou na pratica, e mais importante, outros caras crus caindo no curso junto contigo...

Sim, voce vai cair, todos caem! Eu ate quebrei um osso!!! Mas o legal é que voce percebe que a moto foi feita pra aguentar uns capotes e perde o medo e a dó da bichinha. Agora, tem que desapegar um pouco, senão em vez de curtir, vira stress...

Grana muito bem gasta!
Vini, muito legal seu relato, desde o ano passado para os dias de hoje, já me arrisquei um pouco mais no OFF, já tomei alguns tombos bobos e já perdi a preocupação com a moto, afinal no começo é um brinquedo meio caro, mas se for se apegar demais então é melhor nem comprar. Acho que o principal é curtir um passeio ou viagem sem stress, então tem que ir pra guerra, mas sem dúvida ir bem preparado é muito melhor do que ir na cara e na coragem. Vou seguir sua dica e fazer a inscrição no curso. Valeu pela dica, muito obrigado, grande abraço.

Enviado do meu Xperia Z2

Reginaldo
10-05-2016, 07:25
Excelente relato.
Tinha planejado pra este ano realizar um curso off road mas, de uns meses pra cá comecei a fazer passeios fora de estrada e nao vejo mais necessidade num curso deste. Antes via pela net as técnicas pra se andar e tendo um pouco de coragem consegue andar bem na terra.
Lembro que antes eu morria de medo de andar no barro e agora é o piso que acho mais fácil, depois do chão batido mesmo.
Nao adianta fazer um curso off road se a pessoa nao praticar.

sal silva
10-05-2016, 07:54
Não me chamem de coxinha.:mad:rs

http://i66.tinypic.com/13zpr0n.jpg

Gabrielbe
10-05-2016, 09:33
Olha eu tinha uma lander x e me aventurava muito nas trilhas mesmo com pneu liso e rodas 17 na dianteira oq me ajudava era não ter paralama dianteiro grudado na roda mas ja enfrentei lama terra batida e tudo mais sem tombo mas claro morei minha vida toda em sitio sempre andei na terra tenho um aprendizado em areia e terra mas lógico que sempre com atenção e cuidado para evitar tombos.
E agora com a F800 GS to me aventurando cada vez mais perdendo o medo por causa do peso que é bem maior comparado a lander mas é só alegria e ando sempre pelo pico do gavião aqui em Andradas e circuito das Águas paulista


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sal silva
10-05-2016, 09:55
Olha eu tinha uma lander x e me aventurava muito nas trilhas mesmo com pneu liso e rodas 17 na dianteira oq me ajudava era não ter paralama dianteiro grudado na roda mas ja enfrentei lama terra batida e tudo mais sem tombo mas claro morei minha vida toda em sitio sempre andei na terra tenho um aprendizado em areia e terra mas lógico que sempre com atenção e cuidado para evitar tombos.
E agora com a F800 GS to me aventurando cada vez mais perdendo o medo por causa do peso que é bem maior comparado a lander mas é só alegria e ando sempre pelo pico do gavião aqui em Andradas e circuito das Águas paulista


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gabriel,aonde tem uma trilhas(light) para fazer no circuito das aguas?Estive em Amparo esse fim de semana e encontrei essa placa ai da foto.rs
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk[/QUOTE]

Gabrielbe
10-05-2016, 10:28
Sal em Amparo eu pouco andei mas sei que tem agora em serra negra, aguas de lindóia e ja pegando o sul de minas tem bastante


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Gabrielbe
10-05-2016, 10:30
Quando quiser passa por aki em Mogi Mirim que vamos tem bastante adegas, vinícolas, Bueno Brandão tem muito cachoeiras apesar de não conhecer todas sempre me aventuro a descobrir


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Iceman
10-05-2016, 10:47
Não me chamem de coxinha.:mad:rs

http://i66.tinypic.com/13zpr0n.jpg

Seria interessante saber QUEM colocou essa placa ai, e com que autoridade.

Não me parece nada com uma placa oficial.
Parece mais com alguem que fica incomodado com o barulho das motos e resolveu colocar essa placa ai por conta prórpria, sem qulquer efeito legal.

sal silva
10-05-2016, 11:00
Seria interessante saber QUEM colocou essa placa ai, e com que autoridade.

Não me parece nada com uma placa oficial.
Parece mais com alguem que fica incomodado com o barulho das motos e resolveu colocar essa placa ai por conta prórpria, sem qulquer efeito legal.
Ice,essa trilha liga uma colônia de férias a uma fazenda que tem um pequeno comercio que vende Cachaça ,café ,queijos etc.Provavelmente as motos estavam atrapalhando o comercio deles heheh.Bem observado por você,mas é verdade que o pessoal que faz trilha anda a milhão e faz a maior barulheira.rs

sal silva
10-05-2016, 11:21
Quando quiser passa por aki em Mogi Mirim que vamos tem bastante adegas, vinícolas, Bueno Brandão tem muito cachoeiras apesar de não conhecer todas sempre me aventuro a descobrir


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Opa,obrigado.Sorte sua de estar em uma região com tantas opções de off road.

edgargangi
17-05-2016, 06:33
Rumo ao OFF, oficialmente estarei adentrando ao mundo novo e desconhecido para mim chamado OFF Road. Vou participar do encontro do fórum e já comecei os preparativos, o instalei os protetores da moto, fiz a troca dos Pneus Karoo 3, e agora vou contar com as dicas dos colegas com as orientações básicas sobre os controles da moto, como modo Enduro e Enduro Pro, bem como dicas em como transpor terrenos com lama e pequenos riachos, enfim estou muito entusiasmado, mas também com um pouco de frio na barriga. kkk. Que venha Canastra[emoji28] [emoji28] [emoji28] [emoji28] [emoji28]

Enviado do meu Xperia Z2

sal silva
17-05-2016, 08:38
Rumo ao OFF, oficialmente estarei adentrando ao mundo novo e desconhecido para mim chamado OFF Road. Vou participar do encontro do fórum e já comecei os preparativos, o instalei os protetores da moto, fiz a troca dos Pneus Karoo 3, e agora vou contar com as dicas dos colegas com as orientações básicas sobre os controles da moto, como modo Enduro e Enduro Pro, bem como dicas em como transpor terrenos com lama e pequenos riachos, enfim estou muito entusiasmado, mas também com um pouco de frio na barriga. kkk. Que venha Canastra[emoji28] [emoji28] [emoji28] [emoji28] [emoji28]

Enviado do meu Xperia Z2

Não sou fera no off road,mas dou minhas cacetadas rs.Para transpor riachos,primeiro tento ver qual o ponto melhor para atravessar(mando minha mulher fazer isso rs), o riacho é claro não pode estar muito cheio,com pedras grandes,buracos ou trocos de arvores,ai é meter primeira e acelerar com um giro médio e constante,braço forte para trancos que as pedras maiores irão dar e muito equilíbrio.Quem conhece do assunto vai pilotando de pé,eu como não tenho muita segurança vou sentado,nunca desacelere a moto, é certo que ela vai morrer .As vezes penso que atravessar um riacho é como uma loteria,se você pegar uma pedra Grande com limo na roda dianteira vai mergulhar na agua geladinha hehhe.Boa sorte e bom divertimento.

edgargangi
17-05-2016, 21:19
Não sou fera no off road,mas dou minhas cacetadas rs.Para transpor riachos,primeiro tento ver qual o ponto melhor para atravessar(mando minha mulher fazer isso rs), o riacho é claro não pode estar muito cheio,com pedras grandes,buracos ou trocos de arvores,ai é meter primeira e acelerar com um giro médio e constante,braço forte para trancos que as pedras maiores irão dar e muito equilíbrio.Quem conhece do assunto vai pilotando de pé,eu como não tenho muita segurança vou sentado,nunca desacelere a moto, é certo que ela vai morrer .As vezes penso que atravessar um riacho é como uma loteria,se você pegar uma pedra Grande com limo na roda dianteira vai mergulhar na agua geladinha hehhe.Boa sorte e bom divertimento.
Nobre colega Sal, eu estou em fase de transformação de coxinha do ON para coxinha do OFF, pois pelo que vejo aqui no fórum tem um pessoal que arrebenta, no bom sentido da palavra, sinceramente nunca vou chegar lá, mas busco fazer o básico do básico que é andar com segurança, afinal tirei carta com 40, sem nunca ter andado de moto já é uma conquista. Valeu pelas suas dicas, agora que deve dar um frio na barriga passar por estas bocadas kkk , estes dias deu até vergonha, estava em barra do una, na avenida que vem por dentro, de um lado era talco e fui sair por Jureia, de repente, uma poça de lama no meio do caminho, voltei e fui pelo talco, que também é uma M. Resultado suadeira total. É isso aí, um perrengue por dia. Flw Abs

Enviado do meu Xperia Z2

sal silva
17-05-2016, 22:37
Nobre colega Sal, eu estou em fase de transformação de coxinha do ON para coxinha do OFF, pois pelo que vejo aqui no fórum tem um pessoal que arrebenta, no bom sentido da palavra, sinceramente nunca vou chegar lá, mas busco fazer o básico do básico que é andar com segurança, afinal tirei carta com 40, sem nunca ter andado de moto já é uma conquista. Valeu pelas suas dicas, agora que deve dar um frio na barriga passar por estas bocadas kkk , estes dias deu até vergonha, estava em barra do una, na avenida que vem por dentro, de um lado era talco e fui sair por Jureia, de repente, uma poça de lama no meio do caminho, voltei e fui pelo talco, que também é uma M. Resultado suadeira total. É isso aí, um perrengue por dia. Flw Abs

Enviado do meu Xperia Z2

Cara se você teve coragem de tirar a carta de moto com 40,acho que não vai ter problema em aprender dominar a moto no Off road.Bom divertimento lá na Canastra.