PDA

Ver Versão Completa : Dicas de Viagem



fborges27
06-01-2013, 22:32
Pessoal,

Estou abrindo esse forum porque gostaria de compartilhar e principalmente receber dicas de viagem para viagem como roupas, acessorios, o que levar, previsao do tempo, etc...

Isto porque tenho moto a 1 ano e ja passei alguns apuros. Vamos a eles:

1. Chuva! Ja peguei uma chuva inesperada (a previsao do tempo para a saida e chegada era boa, mas esqueci do meio do caminho) onde nao se via NADA. Como os carros diminuiram para 80 km/hr ela devia estar realmente forte. Sem saber o que fazer continuei ate o primeiro posto, que demorou. Nunca bati tanto o queixo de frio e perdi a atencao totalmente.

2. Viagem a noite: me meti na estada 8 da noite para ir a praia. Sem ter aonde colocar as capas eu me minha esposa tomamos chuva novamente. Terrivel a neblina com 10 metros de visao, ou menos. Ah, serra de Maresias para Ilha Bela sem farou de milha eh osso. Nao se ve para onde vai a curva.

3. Viseira suja: uma vez li que eh bom levar um pano limpo e seco. Agora entendi exatamente o porque. A noite com os farois contrarios embassando... Filme de terror.

4. Bauleto. A gambiarra da mala que foi esmagando e encostou no escape foi linda! Quero um bauleto e malas!

5. Pedagio. Pagar pedagio de moto eh um lixo! Agora no pedagio da subida da serra de santos/sao paulo tem um vao minimo e com uma boca de lobo funda! Absurdo! Se tiver com malas nao passa!

6. Ainda a descobrir....

shw
10-01-2013, 18:55
Olha sempre quando viajo anoite eu sempre tento colocar a calça de chuva.. pois se chover eu ja estou de jaqueta de cordura e então é bem sussa.
eu gosto muito de rodar anoite, mas nunca peguei chuva forte a ponto de atrapalhar a visão!!!
Quando estou com garupa o dinheiro sempre fica com ela para pagar os pedagios, porém sozinho eu tento deixar num bolso facil, mai seh chato demais!!!

fborges27
10-01-2013, 19:01
Olha sempre quando viajo anoite eu sempre tento colocar a calça de chuva.. pois se chover eu ja estou de jaqueta de cordura e então é bem sussa.
eu gosto muito de rodar anoite, mas nunca peguei chuva forte a ponto de atrapalhar a visão!!!
Quando estou com garupa o dinheiro sempre fica com ela para pagar os pedagios, porém sozinho eu tento deixar num bolso facil, mai seh chato demais!!!

Bela dica essa da calça. Jamais ia pensar isso.

shw
11-01-2013, 12:27
Bela dica essa da calça. Jamais ia pensar isso.

Outro detalhe é o sereno, que a calça de chuva não deixa molhar.. eu costumo andar de calça jeans então por isso que sempre uso ela!

Marcio1968
11-01-2013, 17:00
Qual uma boa capa de chuva para se comprar?
Alguem tem alguma sugestao.

fborges27
13-01-2013, 11:15
Marcio,

Ganhei uma da Alba, modelo europa nylon. Já usei e achei que resolve bem. Pelo que eu sei é bem barata.

Vi na Motoatacama uma bem legal também, se não me engano a marca é Drenaline, só que é uns R$ 450,00. Também vi uma original da BMW amarela. Chama bem a atenção em termos de visibilidade e grossa. Não sei o preço!

Abraços,

Filipe

FPoli
16-01-2013, 09:15
Tenho capa da GIVI, barata.
Já peguei chuva forte com ela e não me molhei.
O único detalhe é que vira uma sauna rsrsrs.
Tenho dado preferencia a usar calça de cordura quando pego estrada, protege melhor em acidente e também evita a chuva.
Abcs
Fábio Poli.

Marlon
16-01-2013, 16:56
Importantíssimo:

Estabelecer um ritual a ser seguido sempre, de verificação da moto:

- Carga máxima
- Distribuição da bagagem para manter o equilíbrio e centro de gravidade baixo
- Ajuste de calibragem de pneus e suspensão
- Verificação do oleo, pneus, freios ...

Marlon
16-01-2013, 17:00
Sobre noite:
Eu evito ao máximo, principalmente se não conheço a estrada.

Sem luz natural não dá pra ver com antecedência suficiente as imperfeições e ameaças na pista (manchas de óleo, buracos, animais na pista (de duas patas, quatro patas, duas rodas... tem de tudo!), restos de pneus de caminhões.

A menos que você rode na Europa. Aí é mais seguro... :)

fborges27
22-01-2013, 22:01
Putz,

Na minha primeira viagem de verdade e já me enfiei na estrada à noite, choveu e ainda não conhecia um trecho. Pura tensão. Acho que aprendi a lição na marra, o que não precisava, já que se acontece alguma coisa pode ser apenas uma vez...

Alguém tem alguma dica em relação à viseira. É que parece que as gotas param na minha viseira e não escorrem.

Já ouvi falar que enceirar a viseira pode funcionar. Tipo, passa-se cera automotiva na parte de fora, espera secar e tira.... Alguém aí já ouviu falar disso?

fabio cc
21-11-2014, 09:54
Putz,

Na minha primeira viagem de verdade e já me enfiei na estrada à noite, choveu e ainda não conhecia um trecho. Pura tensão. Acho que aprendi a lição na marra, o que não precisava, já que se acontece alguma coisa pode ser apenas uma vez...

Alguém tem alguma dica em relação à viseira. É que parece que as gotas param na minha viseira e não escorrem.

Já ouvi falar que enceirar a viseira pode funcionar. Tipo, passa-se cera automotiva na parte de fora, espera secar e tira.... Alguém aí já ouviu falar disso?


fala pessoal,

vou para o atacama agora final do ano,

por favor quem tiver dicas, sobre a questão pneus,

o que é melhor, já colocar a vacina, ou levar o outro spray, para colocar se caso ocorrer de furar um pneu?

obrigado

Luis Plein
21-11-2014, 18:32
Acho que o teu pneu é SEM camara, então acho que o spray nao ajuda muito, e a vacina é uma meleca só. Leve, mas nao confie muito neles. Principal para emergências: uma camara frente e traz, duas espatulas medias, um pequeno pedaço de licha, remendos de varios tipos para pneu, cola, chave das duas rodas, enchedor de pneu. Com isso, e alguma ajude de outra pessoa, tu mesmo conserta o pneu, ou troca a camara, se a vacina ou spray nao resolveu..

Medaina
23-11-2014, 17:03
eu sempre adotei o seguinte:

se a previsão diz que vai chover eu não vou ou se já sai e aparece a chuva eu paro e se der eu retorno.

só ando de dia e nem mesmo a noitinha uso a noite só para dormir

não levo capa para não ser tentado

eu não vou em viagens que precisam ser rapidas devido ao feriado

Em feriadão ir por percursos cheios de carros eu não vou

Procuro rodar no maximo 300 km por dia, viagens de 500 km faço em 2 dias

Geralmente sempre vou sozinho com a esposa porque ninguem tem paciencia comigo.

Andre STS
23-11-2014, 20:53
Bom , amigo vários colegas já deram várias dicas legais vai aqui as minhas .

pedágio : antes de sair troco uns 20 a 30 reais em moedas e coloco em um saco plastico no bolso de punho da jaqueta facilita um pouco e quando estamos em mais motos um para e paga a de todos e depois acertamos .

viagem de moto : capa de chuva é equipamento essencial e tenho uma bem chamativa amarela da BMW já pequei uma chuvarada de Lages até S.Joaquim que foi sinistro e aguentou bem .

rodar á noite : minha dica é sair bem cedo tipo 5:30 e rodar até as 17:30 assim tem tempo suficiente para rodar e torcer o cabo pois pela manha bem cedo tem pouco movimento e ser numa tocada boa lá pela hora do almoco ja rodaste uns 500km fácil. Já passei uma pessima aventura ao cruzar o banhado do Taim /RS á noite com chuva a caminho do Uruguay , nao vale a pena o risco desnecessário .
abraço
A.Alves

sal silva
23-11-2014, 21:52
eu sempre adotei o seguinte:

se a previsão diz que vai chover eu não vou ou se já sai e aparece a chuva eu paro e se der eu retorno.

só ando de dia e nem mesmo a noitinha uso a noite só para dormir

não levo capa para não ser tentado

eu não vou em viagens que precisam ser rapidas devido ao feriado

Em feriadão ir por percursos cheios de carros eu não vou

Procuro rodar no maximo 300 km por dia, viagens de 500 km faço em 2 dias

Geralmente sempre vou sozinho com a esposa porque ninguem tem paciencia comigo.

Caramba Medina, tu é rigoroso pra caramba rsrsrsr

Curcio
27-11-2014, 20:45
Penso que nem o André...o negócio é sair cedo e parar final dia, nunca à noite. Final do dia, banho tomado, moto sossegada e um papo com os amigos junto com scotch do cavalheiro de fraque..

AlexRJ
27-11-2014, 22:26
Não tem jeito, foi pra estrada de moto....leve a capa de chuva, aquele negócio é feio, desconfortável, mas faz uma diferença e tanto qdo a chuva cai.
Eu uso bota de cano curto,impermeável....porém como o cano é curto sempre entrava água, resolvi o problema comprando um equipamento que coloco na perna, esse acessório vai da bota ao joelho(esqueci o nome), depois disso aguá de chuva dentro da bota nunca mais.
Viagens curtas de até 200Km já fiz várias vezes durante à noite, gosto de rodar à noite, tem seus riscos, porém nunca com chuva. Chuva já não combina com moto e durante à noite então.

CM-R1200-GS
28-11-2014, 13:32
Não tem jeito, foi pra estrada de moto....leve a capa de chuva, aquele negócio é feio, desconfortável, mas faz uma diferença e tanto qdo a chuva cai.
Eu uso bota de cano curto,impermeável....porém como o cano é curto sempre entrava água, resolvi o problema comprando um equipamento que coloco na perna, esse acessório vai da bota ao joelho(esqueci o nome), depois disso aguá de chuva dentro da bota nunca mais.

AlexRJ,

Coloca ai uma foto dessa sua "polaina", se possível o nome e onde comprou...

LFA
04-12-2014, 15:30
Caros, escrevi para meu site este texto com algumas dicas para viajar à noite.

Espero que alguns lembretes sejam aproveitados.

Viajando à Noite

Ninguém mais recomenda viajar de motocicleta à noite. Realmente, além de não termos uma paisagem para apreciar, nossa profundidade de visão fica reduzida ao alcance do farol da moto e, para piorar, ainda somos ofuscados pelos faróis altos, ou desregulados, que vêm em sentido contrário. Isso sem falar no quesito insegurança, relativo a assaltos que são comuns em certas regiões, bem como a dificuldade de ajuda em caso de panes.

Mas, e se por alguma razão tivermos de rodar à noite? Sim, muitas vezes um atraso não previsto pode nos obrigar a rodar trechos noturnos para chegar na localidade planejada. E se estamos retornando de viagem e anoitece perto de casa?, digamos, cerca de 100/200km para o fim da viagem?

Por estas e outras razões, mesmo não planejando rodar à noite. Devemos estar sempre preparados para tal.

Em primeiro lugar ilumine bem a traseira da moto usando adesivos refletivos onde puder, nas malas laterais, bauleto, paralama, capacete, etc. Apenas a luz traseira da moto não será suficiente para ser visto no meio de tráfego intenso e pesado à noite. Em muitos modêlos de motocicleta faltam "olhos de gato" nas laterais. Corrija esta falha colocando adesivos refletivos em locais estratégicos nas laterais de sua máquina.

As providências acima não se limitam apenas para viagem noturna. Use-as sempre.

Em segundo lugar, procure um "limpa-trilho", isto é, procure algum veículo que esteja rodando numa velocidade compatível com a sua segurança e mantenha-se cerca de 100/200m atrás. Ele será sua linha de frente na "guerra dos faróis" e sua luz de freio sinalizará obstáculos, ou animais na pista, a tempo de você reduzir a velocidade e ficar atento ao que vem à frente.

Por fim, se tiver mesmo que rodar à noite, espere que a noite se faça. Pare para descansar no momento em que o sol desaparece e só reinicie a viagem cerca de uma hora depois, ao fim do lusco-fusco, aquele momento em que nossa visão ainda não se acostumou com a falta da luz do sol, momento em que o farol parece não iluminar nada à nossa frente.

Aproveite este tempo para checar a moto, a bagagem, e para limpar todo o sistema ótico da motocicleta, farol, luz traseira, pisca e refletivos, pois a sujeira acumulada durante a viagem pode reduzir sua eficiência.

Evidente que, além do óbvio que o farol da moto deva estar bem regulado para a carga da motocicleta, a velocidade deve ser bem mais cautelosa do que a de durante o dia. Acho que nem precisava dizer isso...

Luiz Almeida