PDA

Ver Versão Completa : Uso de óleo automotivo sumi sintético na GS



Barreto
20-12-2015, 18:39
Buenas galera!
Como disse em minta apresentação acabei de adquirir uma GS 1200. Sempre que pego uma moto usada, por melhor que seja a procedência, sempre troco óleo e filtro do motor.
O antigo proprietário usava o lubrax 15w40 semi sintético, que é um óleo automotivo.
Alguém já usou ou recomenda esse óleo?
Obrigado.
Barreto.

M@uro
20-12-2015, 20:36
As GS a ar tem embreagem seca, portanto em tese não precisam de óleos com classificação JASO, que são específicos para motos...
Se a classificação SAE 15W40 estiver dentro das especificações do manual, pouco importa se o óleo é sintético ou mineral.
É claro que o óleo sintético tem vantagens sobre o mineral (estabilidade dos componentes, chega aos pontos altos do motor em 1/3 do tempo em comparação ao mineral durante a partida a frio, etc) mas usando o mineral você não estará prejudicando o seu motor.
A utilização de óleo automotivo nas motos gera muita polêmica nos fóruns que participo e pelo que entendi, se a embreagem for seca, não haveria motivos para preocupação ou para evitar o uso.
Eu, como leigo no assunto, não gosto de arriscar e uso óleos específicos para motos mesmo minha moto tendo embreagem seca.
Muita gente gosta de arriscar porque o óleo automotivo costuma sem bem mais em conta... Não tenho certeza se vale arriscar para uma economia relativamente pequena.

RicBoris
21-12-2015, 06:31
Sinceramente, eu não arriscaria. Pois do ponto de vista técnico não teria vantagem sobre o óleo específico e, financeiramente, não vale a pena arriscar.