PDA

Ver Versão Completa : Defeito no EWS da R1200GS



YYZ
22-12-2015, 12:32
Oi pessoal, minha GS (1200, ano/mod 2008) me deixou na mão semana passada. Simplesmente apagou e apresentou a inscrição EWS no painel. Guinchada para a concessionária o veredito foi que o módulo EWS (algo relacionado ao codificador da ignição/chave) precisa ser trocado e tem que vir da Alemanha! Estimativa 30 dias e ainda nem sei quanto vai custar... Alguém já passou por essa situação? Alguma dica?

Iceman
22-12-2015, 13:02
Eu pessoalmente não, mas alguns colegas do fórum já.

Se prepare que o troço não é barato não...
Já tentou levar para uma oficina independente?

Me parece que houve casos em que o problema era só com a bateria do EWS, e conseguiram trocar e fazer o sistema voltar a funcionar.
Mas não tenho certeza.

YYZ
22-12-2015, 14:48
Obrigado pela dica. Estou esperando a facada, digo, o orçamento.

Queirozjh
22-12-2015, 19:29
Que isso!!!! A velha história de CC querendo trocar tudo... Kkkk EWS è erro de leitura do codigo da chave, a leitura eh feita no aro onde coloca a chave. Verifique antes a carga da bateria. Isso pode resolver gastando no maximo $10,00 numa carga. Se a bateria estiver velha, pode ser precise trocar a bateria. Na minha moto ocorreu a mesma mensagem, dei carga na bateria , resolveu na hora mas a bateria arriou de vez, mas tbrm durou 4 anos. Troquei a bateria e fim do problema.

RicBoris
22-12-2015, 20:10
Que isso!!!! A velha história de CC querendo trocar tudo... Kkkk EWS è erro de leitura do codigo da chave, a leitura eh feita no aro onde coloca a chave. Verifique antes a carga da bateria. Isso pode resolver gastando no maximo $10,00 numa carga. Se a bateria estiver velha, pode ser precise trocar a bateria. Na minha moto ocorreu a mesma mensagem, dei carga na bateria , resolveu na hora mas a bateria arriou de vez, mas tbrm durou 4 anos. Troquei a bateria e fim do problema.
A Celeste já mostrou duas vezes esse código EWS no painel, impedindo a partida do motor. Em ambas, deixei a moto desligada um tempinho e depois deu tudo certo. Quando cheguei em casa, li o manual e, de fato, se trata de leitura da chave.

Considerando que minha moto já está passando dos três anos, creio que o Zé Henrique tenha razão no diagnóstico: bateria! Então vou dar uma carga na danada e já começar a procurar por uma nova.

Valeu Zé! [emoji109] [emoji4]

Mcolnagosp
22-12-2015, 22:13
Tem muito troca troca (no bom sentido) nessas concessionárias.

Soube que o cara safo da Eurobike foi mandado embora com um monte de gente. Limpeza total, com ele vai todo um histórico que a garotada que tá lá não conviveu ou realmente não sabe ou não conhece uma soluçaõ mais prática.

RicBoris
23-12-2015, 09:52
Tem muito troca troca (no bom sentido) nessas concessionárias.

Soube que o cara safo da Eurobike foi mandado embora com um monte de gente. Limpeza total, com ele vai todo um histórico que a garotada que tá lá não conviveu ou realmente não sabe ou não conhece uma soluçaõ mais prática.
... talvez tenham sido demitidos justamente por isso, heim?

Mcolnagosp
23-12-2015, 11:05
Então Boris. Ontem estive lá e eles estão queimando os estoques. 50% em qualquer peça da boutique. O boato que corre é que vai trocar de dono, e como o estoque já foi pago, eles estão queimando por preço inferior ao custo.

Mas mandaram vendedor embora, consultor técnico e mecânicos.

cerqueira
23-12-2015, 11:59
Ramón,

além das dicas já apresentadas, mais algumas possibilidades:

a tua chave é codificada?? Isto acontece com a chave reserva também?? Algumas chaves apresentam problema, e não o módulo.

Se não é codificada como a minha, e com a chave plástica que acompanha a reserva? Se aparece EWS com ela infelizmente pode ser o módulo realmente.

Tudo de bom,
Luiz

YYZ
23-12-2015, 14:56
Oi Cerqueira, obrigado pelas dicas. Pois estou arrancando os cabelos com essa estória. Me pediram a chave reserva (de plástico) enviei e eles disseram que testaram e que realmente tem que trocar o tal módulo (que disseram que chama BMSK) e que só assim é vai resolver a moto voltar a funcionar. Falei com um mecânico (prefiro não mencionar o nome aqui) e, segundo ele, seria um defeito difícil de acontecer e que, em 6 anos de oficina é a segunda vez apenas que se depara com esse problema. Agora vem o pior, R$ 7.350 para trocar o módulo e R$ 440 de serviço! Simplesmente 20% do valor da minha moto velhinha (mas super bem cuidada!)por um módulo e um par de chaves. Durante o dia de hoje conversei com duas concessionárias na Alemanha, pois tenho um amigo que estará lá na próxima semana. Em Munique disseram que não dá tempo para receber a peça nova codificada (meu colega fica só uma semana) e em Berlin disseram que por norma da BMW não podem vender pessas codificadas fora do país de origem. Lá, tudo custaria cerca de 900 euros (super caro mas bem mais barato do que aqui). Minha bateria tem menos de dois anos e a moto está sempre em uso. Enfim, tremenda dor de cabeça. Estou com um amigo tentando comprar a peça nos EUA, mas recebi a recomendação de não comprar componentes eletrônicos da BMW nos EUA pois podem não funcionar na nossas motos tupiniquins... Se não tiver um sinal positivo dos EUA vou ter de morrer com essa grana, por mais que eu goste da BMW, difícil não se sentir frustrado com ela numa situação dessas...

RicBoris
23-12-2015, 21:17
Que sacanagem !!!!! [emoji35]

cerqueira
24-12-2015, 15:12
Ramón,

estou em Munique agora, ficarei na Alemanha até dia 10/01...se puder te ajudar de alguma forma me dê um alô.

Não deve ser difícil achar uma concessionária por aqui.

Boa sorte!!
Luiz

Queirozjh
24-12-2015, 16:20
Oi Cerqueira, obrigado pelas dicas. Pois estou arrancando os cabelos com essa estória. Me pediram a chave reserva (de plástico) enviei e eles disseram que testaram e que realmente tem que trocar o tal módulo (que disseram que chama BMSK) e que só assim é vai resolver a moto voltar a funcionar. Falei com um mecânico (prefiro não mencionar o nome aqui) e, segundo ele, seria um defeito difícil de acontecer e que, em 6 anos de oficina é a segunda vez apenas que se depara com esse problema. Agora vem o pior, R$ 7.350 para trocar o módulo e R$ 440 de serviço! Simplesmente 20% do valor da minha moto velhinha (mas super bem cuidada!)por um módulo e um par de chaves. Durante o dia de hoje conversei com duas concessionárias na Alemanha, pois tenho um amigo que estará lá na próxima semana. Em Munique disseram que não dá tempo para receber a peça nova codificada (meu colega fica só uma semana) e em Berlin disseram que por norma da BMW não podem vender pessas codificadas fora do país de origem. Lá, tudo custaria cerca de 900 euros (super caro mas bem mais barato do que aqui). Minha bateria tem menos de dois anos e a moto está sempre em uso. Enfim, tremenda dor de cabeça. Estou com um amigo tentando comprar a peça nos EUA, mas recebi a recomendação de não comprar componentes eletrônicos da BMW nos EUA pois podem não funcionar na nossas motos tupiniquins... Se não tiver um sinal positivo dos EUA vou ter de morrer com essa grana, por mais que eu goste da BMW, difícil não se sentir frustrado com ela numa situação dessas...

Ramon, tente falar com os caras da www.Maxbmw.com. Eles podem te informar sobre peças americanas. Ja comprei pecas la, sao super confiaveis e atenciosos.

Medaina
24-12-2015, 16:29
por essas e outras que eu ja to saindo fora dessa marca...

YYZ
25-12-2015, 09:13
Puxa Cerqueira, obrigado! Talvez eu aceite sua ajuda sim, na verdade, conversei por telefone com o pessoal da concessionária de Berlin e eles se negaram a vender peças codificadas para motos registradas em outros países, já em Munique (com que falei ao telefone e troquei e-mails) foram mais acessíveis e disseram que poderiam vender sim, mas que não conseguiriam entregar antes do dia 4 ou 5 de janeiro (tenho um amigo que retornará de Munique para o Brasil antes disso), então, talvez sua ajuda seja de grande valia! Se você pudesse me passar seu e-mail ou telefone (se quiser poderia me enviar um e-mail particular com essas informações, o meu é rpaf65@gmail.com) eu conversaria em separado sobre os detalhes. Muito obrigado.

YYZ
25-12-2015, 09:15
[QUOTE=Queirozjh;77154]Ramon, tente falar com os caras da www.Maxbmw.com. Eles podem te informar sobre peças americanas. Ja comprei pecas la, sao super confiaveis e atenciosos.[/QUOTe

Zé Henrique, muito obrigado pela dica! Vou anotar e talvez vá precisar deles sim. Abraços

Iceman
25-12-2015, 10:48
Ramón,

estou em Munique agora, ficarei na Alemanha até dia 10/01...se puder te ajudar de alguma forma me dê um alô.

Não deve ser difícil achar uma concessionária por aqui.

Boa sorte!!
Luiz

Cerqueira, em Munique tem simplesmente a maior cc da Alemanha.

Foi lá que comprei minhas luvas, protetor de farol e jaqueta Rally 3.



Frankfurter Ring 29, 80807 München, Germany
motorrad-zentrum-muenchen.de (http://www.motorrad-zentrum-muenchen.de/)
+49 89 3535180
Open now: 7:00 AM – 6:30 PM
Christmas Day might affect these hours

cerqueira
25-12-2015, 14:51
Puxa Cerqueira, obrigado! Talvez eu aceite sua ajuda sim, na verdade, conversei por telefone com o pessoal da concessionária de Berlin e eles se negaram a vender peças codificadas para motos registradas em outros países, já em Munique (com que falei ao telefone e troquei e-mails) foram mais acessíveis e disseram que poderiam vender sim, mas que não conseguiriam entregar antes do dia 4 ou 5 de janeiro (tenho um amigo que retornará de Munique para o Brasil antes disso), então, talvez sua ajuda seja de grande valia! Se você pudesse me passar seu e-mail ou telefone (se quiser poderia me enviar um e-mail particular com essas informações, o meu é rpaf65@gmail.com) eu conversaria em separado sobre os detalhes. Muito obrigado.

Ramón,

é luizclaudiocerqueira@bol.com.br

Estarei até 28/12 em Munique. Vou á Áustria (Salsburg) e daí Colônia e Frankfurt.

Se entender que posso te trazer ou encomendar alguma peça nestas cidades conte comigo.

Abçs
Luiz

cerqueira
25-12-2015, 14:56
Cerqueira, em Munique tem simplesmente a maior cc da Alemanha.

Foi lá que comprei minhas luvas, protetor de farol e jaqueta Rally 3.



Frankfurter Ring 29, 80807 München, Germany
motorrad-zentrum-muenchen.de (http://www.motorrad-zentrum-muenchen.de/)
+49 89 3535180
Open now: 7:00 AM – 6:30 PM
Christmas Day might affect these hours

Obrigado pela dica, querido Administrador,

se nosso amigo em apuros precisar de algo já sei onde.

Tua terra é muito linda no natal, as feiras são espetaculares!!...só tá faltando uma nevinha este ano.

E desejo que continue com muita saúde e paciência em 2016 para nos aturar!!

Abçs
Luiz

RicBoris
25-12-2015, 16:15
Legal ver o forum promovendo interações como essas e, sobretudo, servindo efetivamente para contribuir na resolução de problemas dos amigos.

Valeu galera!

YYZ
27-12-2015, 09:22
Ramón,

é luizclaudiocerqueira@bol.com.br

Estarei até 28/12 em Munique. Vou á Áustria (Salsburg) e daí Colônia e Frankfurt.

Se entender que posso te trazer ou encomendar alguma peça nestas cidades conte comigo.

Abçs
Luiz


Valeu Cerqueira! Resolvi tirar da Caltabiano e colocar na mão de um outro mecânico particular para ter uma segunda opinião sobre a necessidade da troca, afinal o preço da peça, no Brasil ou no exterir é super alto. Talvez eu acabe tendo que comprar mesmo, aí, se der tempo eu pedirei sua ajuda (te mandei um e-mail particular). De qualquer maneira não deixarei de registrar o final dessa novela aqui no fórum, para poder esclarecer e ajudar os amigos numa necessidade futura. Aguardem novidades em breve. Abração.

cerqueira
27-12-2015, 15:50
Combinado Ramón!!

Uma ótima opinião sobre teu problema consegue no Valdemir...Motopoint, Rio Claro.

Abçs
Luiz

Sapi
01-01-2016, 17:16
Oi pessoal, minha GS (1200, ano/mod 2008) me deixou na mão semana passada. Simplesmente apagou e apresentou a inscrição EWS no painel. Guinchada para a concessionária o veredito foi que o módulo EWS (algo relacionado ao codificador da ignição/chave) precisa ser trocado e tem que vir da Alemanha! Estimativa 30 dias e ainda nem sei quanto vai custar... Alguém já passou por essa situação? Alguma dica?



Ramon,


Existe um recall (USA/CAnada) da BMW para repor o EWS das GS 1200, RT e K.

Verifique com um concessionario, se a sua moto esta incluida no recall.

Aqui os modelos e numeros de chassi do recall(USA/CAN): http://www.bmwlt.com/forums/rt-series/37612-ews-recall-info.html

Sapi

YYZ
02-01-2016, 10:18
Ramon,


Existe um recall (USA/CAnada) da BMW para repor o EWS das GS 1200, RT e K.

Verifique com um concessionario, se a sua moto esta incluida no recall.

Aqui os modelos e numeros de chassi do recall(USA/CAN): http://www.bmwlt.com/forums/rt-series/37612-ews-recall-info.html

Sapi

Muito obrigado pela dica! Vou verificar sim, apesar de que, pelo que entendi, o recall mencionado estar direcionado para motos vendidas nos EUA. Mas enfim, excelente dica, obrigado. A propósito, para os amigos que estão acompanhando a "novela", o mecânico particular a quem levei a moto para uma segunda opinião, deu o mesmo veredito... Troca do módulo BMSK, por enquanto continuo pesquisando e estudando a melhor maneira de fazê-lo, já que não é simples comprar no exterior (há concessionárias que não vendem peças codificadas para outros países, outras vendem mas demoram um tempão para entregar e é necessário ter alguém no país para retirar, a concessionária brasileira desaconselha peças eletrônicas compradas nos EUA e recomenda, se for para comprar no exterior, comprar na Europa, o que torna a logística bem mais complicada, enfim uma odisseia). Abraço e feliz 2016!

Mcolnagosp
02-01-2016, 11:04
Medaina, desculpa, mas você acha que outra marca seria diferente?

Numa boa, é tudo farinha do mesmo saco. Porém, por enquanto, eu disse pro enquanto, nada tenho a reclamar, pelo contrário, fui muito bem atendido.

Outra dia estava vendo na TV uma passeio ou encontro de ferraristas. Um deles ficou pelo meio do caminho por problemas eletrônicos. Imagino a raiva desse sujeito, kakakakaka.

Um amigo tem uma Ducati MS 1200, semi nova e já deu bastante aporrinhação pra ele, apesar de adorar a moto.

Sapi
02-01-2016, 12:28
Muito obrigado pela dica! Vou verificar sim, apesar de que, pelo que entendi, o recall mencionado estar direcionado para motos vendidas nos EUA. Mas enfim, excelente dica, obrigado. A propósito, para os amigos que estão acompanhando a "novela", o mecânico particular a quem levei a moto para uma segunda opinião, deu o mesmo veredito... Troca do módulo BMSK, por enquanto continuo pesquisando e estudando a melhor maneira de fazê-lo, já que não é simples comprar no exterior (há concessionárias que não vendem peças codificadas para outros países, outras vendem mas demoram um tempão para entregar e é necessário ter alguém no país para retirar, a concessionária brasileira desaconselha peças eletrônicas compradas nos EUA e recomenda, se for para comprar no exterior, comprar na Europa, o que torna a logística bem mais complicada, enfim uma odisseia). Abraço e feliz 2016!

Ramon,

O probleam eh o EWS = Antena que recebe o sinal da chave e magnetiza o chip.

A antena transmite um campo magnetico que energiza a chave e por sua vez o chip energizado transmite um sinal com numeros que deve ser aceito pela canbus.

Nao existe nada a ser codificado.

Instalar o EWS pode ser feito em casa pelo dono da moto. Se voce ou algum amigo tem um GS911 para fazer o diagnostico, e estiver mostrando falha do EWS, existe 2 possibilidades
1- Cabos/fiacao com problema entre antena e canbus.
2- Antena.

Detalhe, voce nao pode ter outra chave com chip proximo da chave da sua moto, pois a antena pode ler a outra chave e assim nao libera o sistema.

Aqui o codigo para o novo EWS .... 61 35 7 705 247

Sapi

RicBoris
02-01-2016, 13:57
Ramon,

O probleam eh o EWS = Antena que recebe o sinal da chave e magnetiza o chip.

A antena transmite um campo magnetico que energiza a chave e por sua vez o chip energizado transmite um sinal com numeros que deve ser aceito pela canbus.

Nao existe nada a ser codificado.

Instalar o EWS pode ser feito em casa pelo dono da moto. Se voce ou algum amigo tem um GS911 para fazer o diagnostico, e estiver mostrando falha do EWS, existe 2 possibilidades
1- Cabos/fiacao com problema entre antena e canbus.
2- Antena.

Detalhe, voce nao pode ter outra chave com chip proximo da chave da sua moto, pois a antena pode ler a outra chave e assim nao libera o sistema.

Aqui o codigo para o novo EWS .... 61 35 7 705 247

Sapi
Precisas informações, Sapi!

[emoji2] [emoji106]

Mcolnagosp
02-01-2016, 15:06
Se abrir uma pesquisa no google encontrará diversos links: EWS problem

exemplo:

The BMS-K(P) ECU

A certain portion of the BMS-K(P) software is dedicated to the EWS. This block of software integrates the data from the Key (by means of the Evaluations electronics, to the rest of the engine management functions of the ECU. It's primary tasks are:

To retrieve the identification data from the Transponder in the key and validate its authenticity
To release the rest of the engine management functions, if the they key is authenticated
It manages up to a total of 10 keys
It manages the keys that have been blocked (typically if you've lost a key, you can have it blocked)
The EWS procedure at start-up is as follows:

When the ignition is switched on, it powers the Evaluation electronics and in turn the Transponder chip in the Key
The BMS-K(P) authenticates the key data against its corresponding data within the BMS-K(P)
Based on a secret algorithm, a random number is manipulated by both the Transponder as well as the BMS-K(P). The Key's answer is transmitted back to the BMS-K(P), and if they are a match, the rest of the engine management functions are released.


The dreaded "EWS issue" has a silver lining?
What to do when things go wrong

Unlike, loosing your key (quite probable) or an electronic failure within the BMS-K(P) (highly unlikely – cars have been using these modules for years!), the unreliability of the Ring antenna and Evaluation electronics, does have a silver lining… Anyone can replace it! (no special matching by the BMW diagnostic computer required) – unlike the learning of a new key or the replacement of a BMS-K(P) control unit!

That’s why you should have at least ONE spare unit amongst your riding party… AND ALWAYS carry your spare key… The spare key is essential as it is required when your loose (misplace, of course) your current key, however also required for the emergency Ring Antenna replacement procedure (the original ring antenna is difficult to replace, hence you will only be unplugging the wires from the original connector and plugging them into your replacement unit. However your replacement unit will not reach your key in your ignition switch – hence you require two keys… one in the ignition switch (to turn the ignition) and the other taped or cable-tied into the replacement ring antenna, to authenticate and enable your engine controller…)


What you require…
A spare ring antenna (New part#: 61 35 7 705 247 ) released 06 2008
Your spare ignition key!
Some cable ties and/or tape (to fasten the spare key to the replacement ring antenna)

Is the ring antenna always at fault!
NO! in some occasions the symptoms of the motor not starting and “EWS” displayed intermittently or permanently on the instrument cluster are NOT the result of a faulty Ring antenna!

If the Low beam comes on and “EWS” is displayed, when the ignition is switched on the first time after the battery has been removed, the Ring antenna is NOT faulty!

This happens when the BMS-K(P) boots up incorrectly… A good booted BMS-K(P) always shows the gear indicator in the instrument panel, provided the gear selector potentiometer is NOT faulty (GS-911 will tell you this).

Once the ignition is switched on a second time, the EWS should function normally!


What to check before replacing the Ring antenna?
Cycle the ignition again, and if the problem persists, then
Check the wiring and wiring connector to the Ring antenna for:
Any damage (possibly caused by chaffing etc. or rodent damage)
Over tightened cable ties that might have cut into the wiring or are preventing good contact at the connector (due to lack of slack in the wiring)
Poor connection at the connector to the ring antenna
Read the fault codes with GS-911. The ring antenna might not be the problem that is preventing your motor from starting!

Mcolnagosp
02-01-2016, 15:13
Estava pesquisando na net e parece-me um problema corriqueiro em 2008, talvez até um problema conhecido pela BMW. ACho que não custa nada imprimir e apresentar provas que o problema existiu em algum momento lá atrás (2006 a 2008).

Exemplo:

There is a PUMA Measure on the BMW Online System that your dealer should be well acquainted with...

US 11588817-04 - "EWS" fault display in the instrument cluster

Complaint

Motorcycle does not start. "EWS" is intermittently or permanently displayed in the instrument cluster

Cause

1. The battery was previously disconnected and was connected before the ignition was switched on for the first time.

2. There are increasing failures of the EWS ring aerial on motorcycles manufactured on or after 18.9.2006

Measure

In rare cases, the BSM-K or BMS-KP software may not have been started (booted) completely correctly when the ignition is switched on. A fully booted BMS-K(P) always shows the gear indicator in the instrument panel, provided that the gearbox potentiometer is NOT faulty.

1. If the "EWS" display appears in the instrument panel and the low-beam headlight lights up when the ignition is switched on for the first time after the battery has been connected, it is NOT a ring aerial fault.

It is a booting error in the BMS-K(P). Do NOT replace any parts.
The fault does NOT occur on either of the two K25MO models or the K71/K72 models.

Once the ignition has been switched on for a second time, the EWS system functions normally again.

In the event of an EWS complaint, please ask the customer whether the battery had previously been disconnected and whether the fault occurred the first time the ignition was switched on.

2. Please carry out interactive diagnostics on the EWS system using GT1. Move (pull, push, kink, etc.) the line, or wiring harness, during measurement of the EWS ring aerial to the BMS-K(P). Check for overtightened cable ties that may have cut into the wiring harness or otherwise damaged one or more lines.

If you cannot find a fault by means of interactive diagnostics, GT1 will first prompt you to replace the EWS ring aerial. Proceed with the replacement of the EWS ring aerial.

Please do NOT replace the BMS-K(P) or BMS-KP.

Mcolnagosp
02-01-2016, 15:21
Artigo muito bom sobre o assunto. Abaixo segue link

Parece-me que a BMW até notificou proprietários de R1200GS 2007 e 2008

http://www.motorcycleinfo.co.uk/index0d47.html?fa=contentGeneric.nvxszdkebklxuaer&pageId=347943

YYZ
04-01-2016, 09:52
Marcelo (e Ricardo Aragão e demais) agradeço muito os posts. Estou usando eles na conversa com a concessionária e mecânicos e estão ajudando muito. O pessoal da concessionária tem sido muito receptivo também. Ainda não chegamos a uma conclusão final e/ou sobre uma decisão da medida a ser tomada (obviamente o objetivo tem sido o de evitar a troca do módulo se realmente não for absolutamente necessário). Vou manter este post atualizado.
Um abraço,
Ramón

RicBoris
05-01-2016, 08:18
Marcelo (e Ricardo Aragão e demais) agradeço muito os posts. Estou usando eles na conversa com a concessionária e mecânicos e estão ajudando muito. O pessoal da concessionária tem sido muito receptivo também. Ainda não chegamos a uma conclusão final e/ou sobre uma decisão da medida a ser tomada (obviamente o objetivo tem sido o de evitar a troca do módulo se realmente não for absolutamente necessário). Vou manter este post atualizado.
Um abraço,
Ramón
Valeu Ramón! Mantenha-nos informados, pois o assunto é interessante e de interesse coletivo. Boa sorte na resolução do problema.

YYZ
06-01-2016, 16:16
Oi pessoal, escrevo para dizer que infelizmente, apesar de todas as tentativas e, com toda a ajuda do pessoal aqui do fórum, vou ter que trocar o módulo aqui no Brasil mesmo, numa concessionária BMW. Para quem acompanhou, a estória foi longa, mas, de uma maneira resumida:
- Trata-se de um defeito raríssimo no módulo BMSK mesmo, as tentativas de se resolver via troca de antena do EWS (que reconhece a chave e o que seria uma coisa bem mais simples e bem mais barata) não funcionaram;
- Tirei da BMW e levei para um mecânico de confiança, que testou e checou um monte de coisas para eliminiar potenciais causas mais simples (desde bateria até conexões e cabos), nada funcionou;
- Tentei a compra da peça no exterior, vários dealers da BMW Motorrad nos EUA e na Alemanha se negaram a vender esse módulo, dizendo que, por se tratar de peça codificada e específica para cada motocicleta isso só poderia ser feito no país de registro da moto. Estranhamente outros dealers não apresentaram a mesma restrição, disseram que venderiam, mas fizeram um monte de exigências de documentação além de impor várias dificuldades logísticas de prazo, de entrega e retirada;
- Conversando com a concessionária aqui no Brasil, tive a informação que, se eu comprasse a peça no exterior, não poderiam me dar garantia do serviço/peça (isso pesou muito na decisão);
- Um módulo desse no Brasil custa em torno de R$ 7.500 (preço cheio, sem negociação de desconto) e no exterior cerca de US$ 1,100 (temos que considerar o dólar do cartão de crédito e o IOF da compra no exterior em cima desse número...). A diferença é grande, mas se você tiver que taxar a peça com o imposto de importação (neste caso cerca de 60%), risco que sempre existe quando da internação da peça, a diferença fica bem pequena.
Enfim, quando você junta tudo isso e analisa todos os riscos e restrições... Sei lá, é complicado. O fato é que vou trocar aqui no Brasil mesmo, "baita" despesa, essa eu não esperava, mas faz parte, fazer o quê... Confesso que não cogito mudar de marca por esse "ocorrido".
Mais uma vez agradeço a ajuda de todos vocês, muito bacana poder contar com esse espaço e espero poder retribuir a ajuda em outra oportunidade.
Um abraço e a gente se vê por aí, nas estradas e aqui no fórum.
Ramón

PS - apesar das restrições e dificuldades BMW (marca) mencionadas acima, queria dizer que o pessoal da oficina da BMW (concessionária) aqui de São Paulo foi super solícito e de maneira nenhuma fiquei com a impressão que estariam querendo optar pela solução mais fácil e custosa. Eu fiquei com sentimento que tentaram de tudo, entraram em contato várias vezes com a BMW da Alemanha e aceitaram várias dicas e sugestões que chegaram a eles por meu intermédio, por conta das sugestões e informações que recebi aqui do fórum. Agora vamos ver quanto tempo vai demorar pra chegar a peça...

Iceman
06-01-2016, 18:18
O pior de tudo é que ate lá voce fica sem moto :(

cerqueira
07-01-2016, 07:02
Ramón,

obrigado por nos por a par da solução...estou na marca há vários anos assim como muitos amigos e nunca ouvi nada parecido com teu problema.

Há muita eletrônica embarcada nos veículos hoje, o que no geral nos trouxe muito mais tranquilidade e segurança para dirigir ou pilotar...mas quando ocorre alguma pane o preço fica salgado mesmo.

Se você considerar que em alguns países da Europa o custo da tua manutenção não seria nem meio salário mínimo, vemos que parte dos problemas estão dentro das nossas fronteiras.

Abçs
Luiz

Mcolnagosp
15-01-2016, 08:16
Pois é. Se fizer a importração, certamente pagará o imposto aduaneiro e empatará o custo.

Ideal seria trazer de fora por algum conhecido, mas tem o risco na montagem, pequeno, porém existe.

Acho que você fez a melhor escolha.

Sapi
16-01-2016, 00:11
Ramon,


De uma olhada nesse site de pecas usadas na Inglaterra. Muita coisa antiga para colecionadores,restauracao... pecas jah fora de linha...

de uma olhada.. https://www.boonstraparts.com/en/

Quem sabe tem um modulo por lah... eu vi um kit eletronico completo com chave e tudo... $750 Euros

M@uro
16-01-2016, 15:34
https://www.boonstraparts.com/en/home/

YYZ
03-02-2016, 19:44
Pessoal muito obrigado, mas já resolvi localmente mesmo. Abraço

Mcolnagosp
04-02-2016, 13:09
YYZ, conta pra gente o final da história!!!

YYZ
04-02-2016, 15:24
YYZ, conta pra gente o final da história!!!

Oi Marcelo, na verdade eu já acabei contando em detalhes no meu post de 6/1/16 (17:16 h), por favor dê uma olhadinha um pouco mais acima da página. O que posso acrescentar é que já peguei a moto (eles tinha prometido entre 20 e 40 dias para chegar a peça e instalar, demorou 23). Como eu disse num dos posts, fiquei bem chateado com o defeito que surgiu do nada e que me custou cerca de R$ 7 mil sem falar no tempão sem a moto, mas o pessoal da concessionária (Caltabiano) foi a meu ver super correto e atencioso (cheguei a tirar a moto da concessionária para uma segunda opinião com um mecânico particular). Acho que dei muito azar principalmente considerando o cuidado que tenho e a manutenção sempre em dia da motocicleta. Tanto o pessoal da concessionária como o mecânico particular disseram que é raríssimo um problema desse tipo. O moto está novamente zerada (na verdade o que aconteceu foi que ela "só" não ligava!), o problema é que meu bolso também! Um abraço,
Ramón

YYZ
04-02-2016, 15:27
Ramon,


De uma olhada nesse site de pecas usadas na Inglaterra. Muita coisa antiga para colecionadores,restauracao... pecas jah fora de linha...

de uma olhada.. https://www.boonstraparts.com/en/

Quem sabe tem um modulo por lah... eu vi um kit eletronico completo com chave e tudo... $750 Euros

Obrigado João, mas como mencionei, acabei resolvendo aqui no Brasil mesmo com uma peça original (mais ou menos $ 1,6 mil usando a tx de dólar para conversão atual).
Abraço
Ramón

cerqueira
04-02-2016, 18:01
Legal que tudo se resolveu bem, Ramón,

agora é curtir a moto novamente!!

Abçs
Luiz

dsaturnino
11-06-2016, 09:35
Olá pessoal
Dessa vez aconteceu comigo... Estou nesse exato momento preparado para uma viagem curta e a moto deu esse problema de EWS.
No caso de ser bateria, como alguns amigos disseram, não apresentaria problema diferente no painel, ou até mesmo sem sinal no painel?
Quero apostar que no meu caso seja bateria visto que há uns dias atrás estava apresentando demora para dar partida. E claro, não quero ter que tomar uma facada de 7 mil temers

Abraços

Medeirix
13-06-2016, 07:57
No meu caso o problema foi bateria e inicialmente só aparecia no painel a luz indicadora do EWS, depois começou a aparecer alarme de lâmpada queimada e por fim não ligava mais nada.

Vamos torcer pra ser isso mesmo !!

dsaturnino
14-06-2016, 08:20
Bom dia!

Fui mais um proprietário que só precisou dar carga na bateria!
Era só carga baixa mesmo... Menos mal!

fmconrado
30-07-2016, 00:26
Boa noite pessoal!
Pois agora o defeito parece ter ocorrido comigo.
Ocorre que minha moto é uma F-800-GS retirada "zero quilômetro" na concessionária há pouco mais de dois meses e com apenas 284 km rodados.
A moto, após cerca de 5 min parada, não deu mais partida, indicando problema no EWS. Removida à concessionária, o diagnóstico foi o de que haverá a necessidade de substituição do módulo EWS, o qual deverá ser importado da Alemanha, com prazo de solução do problema em 30/40 dias.
Solicitei a substituição do moto por outra "zero quilômetro", seja pela extensão do vício apresentado (a peça custa mais de oito mim reais), seja pelo já anunciado descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Viagem já agendada para o Atacama, diversos equipamentos comprados chegando para serem instalados, etc... incômodos incalculáveis.
Veremos se valeu a pena ter pago a mais por uma marca de renome, com a resposta à solicitação.
Fica o relato.
Posto, posteriormente, o desfecho.
Abraço.

RicBoris
30-07-2016, 01:30
Não acredito que eles substituirão a moto, mas certamente, a peça (via garantia). Espero que consiga um bom desfecho, amigo. Boa sorte, Fred!

sal silva
30-07-2016, 09:21
Boa noite pessoal!
Pois agora o defeito parece ter ocorrido comigo.
Ocorre que minha moto é uma F-800-GS retirada "zero quilômetro" na concessionária há pouco mais de dois meses e com apenas 284 km rodados.
A moto, após cerca de 5 min parada, não deu mais partida, indicando problema no EWS. Removida à concessionária, o diagnóstico foi o de que haverá a necessidade de substituição do módulo EWS, o qual deverá ser importado da Alemanha, com prazo de solução do problema em 30/40 dias.
Solicitei a substituição do moto por outra "zero quilômetro", seja pela extensão do vício apresentado (a peça custa mais de oito mim reais), seja pelo já anunciado descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Viagem já agendada para o Atacama, diversos equipamentos comprados chegando para serem instalados, etc... incômodos incalculáveis.
Veremos se valeu a pena ter pago a mais por uma marca de renome, com a resposta à solicitação.
Fica o relato.
Posto, posteriormente, o desfecho.
Abraço.

E quanto ao tempo que voce vai ficar sem a moto aguardando a peça ? Ficara no prejuízo?

ReinaldoHT
02-08-2016, 15:21
Oi Cerqueira, obrigado pelas dicas. Pois estou arrancando os cabelos com essa estória. Me pediram a chave reserva (de plástico) enviei e eles disseram que testaram e que realmente tem que trocar o tal módulo (que disseram que chama BMSK) e que só assim é vai resolver a moto voltar a funcionar. Falei com um mecânico (prefiro não mencionar o nome aqui) e, segundo ele, seria um defeito difícil de acontecer e que, em 6 anos de oficina é a segunda vez apenas que se depara com esse problema. Agora vem o pior, R$ 7.350 para trocar o módulo e R$ 440 de serviço! Simplesmente 20% do valor da minha moto velhinha (mas super bem cuidada!)por um módulo e um par de chaves. Durante o dia de hoje conversei com duas concessionárias na Alemanha, pois tenho um amigo que estará lá na próxima semana. Em Munique disseram que não dá tempo para receber a peça nova codificada (meu colega fica só uma semana) e em Berlin disseram que por norma da BMW não podem vender pessas codificadas fora do país de origem. Lá, tudo custaria cerca de 900 euros (super caro mas bem mais barato do que aqui). Minha bateria tem menos de dois anos e a moto está sempre em uso. Enfim, tremenda dor de cabeça. Estou com um amigo tentando comprar a peça nos EUA, mas recebi a recomendação de não comprar componentes eletrônicos da BMW nos EUA pois podem não funcionar na nossas motos tupiniquins... Se não tiver um sinal positivo dos EUA vou ter de morrer com essa grana, por mais que eu goste da BMW, difícil não se sentir frustrado com ela numa situação dessas...

Amigo, minha moto esta com mesmo problema na Caltabiano, gostaria de conversarmos a respeito ,,,reinaldo ********[edit]

Reinaldo, não é seguro postar o seu nr de celular aqui no post, pois algum mal intencionado (e isso é o que não falta) pode usar essa informação para aplicar algum golpe. Sugiro que somente passe o seu celular atraves de MP. É mais seguro.
Basta clicar no nome do destinatário (acima do avatar, do lado esquerdo) e em seguida em "Mensagem Particular".
Abraços,

Iceman

YYZ
29-09-2016, 14:21
Boa noite pessoal!
Pois agora o defeito parece ter ocorrido comigo.
Ocorre que minha moto é uma F-800-GS retirada "zero quilômetro" na concessionária há pouco mais de dois meses e com apenas 284 km rodados.
A moto, após cerca de 5 min parada, não deu mais partida, indicando problema no EWS. Removida à concessionária, o diagnóstico foi o de que haverá a necessidade de substituição do módulo EWS, o qual deverá ser importado da Alemanha, com prazo de solução do problema em 30/40 dias.
Solicitei a substituição do moto por outra "zero quilômetro", seja pela extensão do vício apresentado (a peça custa mais de oito mim reais), seja pelo já anunciado descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Viagem já agendada para o Atacama, diversos equipamentos comprados chegando para serem instalados, etc... incômodos incalculáveis.
Veremos se valeu a pena ter pago a mais por uma marca de renome, com a resposta à solicitação.
Fica o relato.
Posto, posteriormente, o desfecho.
Abraço.

Oi pessoal, voltei (dei origem a este post). Lembrando a que no meu caso, como estava fora da garantia eu tive que morrer com uma grana e pagar por um EWS novo (demorou uns 30 dias mesmos). O que aconteceu de curioso foi o fato de recentemente (há umas duas semanas) terem me chamado (recall) para fazer um ajuste nesse mesmo EWS que comprei novo há um ano mais ou menos. Enfim, parece que a BMW está mesmo com um problema que vem se repetindo com esse peça. Sei lá, às vezes acho que a BMW passou um pouco do limite da quantidade de tecnologia embarcada na moto... É muita eletrônica... Enfim, boa sorte!

sal silva
29-09-2016, 14:43
Oi pessoal, voltei (dei origem a este post). Lembrando a que no meu caso, como estava fora da garantia eu tive que morrer com uma grana e pagar por um EWS novo (demorou uns 30 dias mesmos). O que aconteceu de curioso foi o fato de recentemente (há umas duas semanas) terem me chamado (recall) para fazer um ajuste nesse mesmo EWS que comprei novo há um ano mais ou menos. Enfim, parece que a BMW está mesmo com um problema que vem se repetindo com esse peça. Sei lá, às vezes acho que a BMW passou um pouco do limite da quantidade de tecnologia embarcada na moto... É muita eletrônica... Enfim, boa sorte!

Concordo com o colega.

Em qual CC fez o serviço?

BetoFadini
16-11-2016, 11:39
Olá Pessoal, acabou de ocorrer este problema EWS na minha GS 1200, também. Foi reboacada hoje para a oficina...será que vou ter que morrer numa grana ? pelo que vi nas conversas o custo é alto.

MARCHETTI
22-11-2016, 18:40
Pessoal, estou me juntando ao grupo. Também tive problema na minha GS 2008 e parece que é o módulo central !!! Bateria carregada, teste com as chaves reserva (inclusive a de plástico), teste com a antena do leitor do código e nada de funcionar. Amanhã tenho mais informações.

Mcolnagosp
23-11-2016, 08:23
Beto, qual o ano de sua moto?

Essa informação é importante!

Medaina
23-11-2016, 09:56
oloco!!! parece que agora empesteou de problema com EWS nas motos.....

gustavosb
05-11-2020, 18:40
Buenas. Vim reativar esse post.
Minha R 1200 GSA 2009 voltou a dar esse problema. A primeira vez aconteceu em 2018 um dia antes do natal com a moto em movimento, durante uma ultrapassagem ela perdeu potencia, começou a engasgar, achei que fosse gasolina, mas passado 1 km ela mostrou o alerta vermelho com o aviso EWS e apagou... Sorte que tenho uma Saveiro e estava perto de casa, achar guincho não ia ser fácil. Um mecânico de confiança estava no RS e levou a minha vermelha até Curitiba. Feito todos os testes ele chegou a conclusão que era no módulo, acredito que o BMS-K, o qual ele mandou para um engenheiro eletrônico que reparou a peça. Resolvido, não foi muito barato mas bem melhor do que importar uma peça nova pela BMW.
Quase passados 2 anos, novamente na estrada, quase a mesma coisa, começou a engasgar e apareceu um alerta amarelo, com o sinal do motor e uma exclamação, parei num posto e fui ler o manual, regime de emergência do motor, andar em velocidade baixa até uma autorizada. Ok, fiz o retorno e fui rumo a Florianópolis e antes da entrada para a ilha a moto apaga em um viaduto com o sinal do EWS.
Deixei em um mecânico, testamos bomba de gasolina, antena e até agora nada, acho que vou morrer com a placa novamente...
Se alguém tiver uma luz, agradeço.

hbatagello
08-11-2022, 16:12
Oi Cerqueira, obrigado pelas dicas. Pois estou arrancando os cabelos com essa estória. Me pediram a chave reserva (de plástico) enviei e eles disseram que testaram e que realmente tem que trocar o tal módulo (que disseram que chama BMSK) e que só assim é vai resolver a moto voltar a funcionar. Falei com um mecânico (prefiro não mencionar o nome aqui) e, segundo ele, seria um defeito difícil de acontecer e que, em 6 anos de oficina é a segunda vez apenas que se depara com esse problema. Agora vem o pior, R$ 7.350 para trocar o módulo e R$ 440 de serviço! Simplesmente 20% do valor da minha moto velhinha (mas super bem cuidada!)por um módulo e um par de chaves. Durante o dia de hoje conversei com duas concessionárias na Alemanha, pois tenho um amigo que estará lá na próxima semana. Em Munique disseram que não dá tempo para receber a peça nova codificada (meu colega fica só uma semana) e em Berlin disseram que por norma da BMW não podem vender pessas codificadas fora do país de origem. Lá, tudo custaria cerca de 900 euros (super caro mas bem mais barato do que aqui). Minha bateria tem menos de dois anos e a moto está sempre em uso. Enfim, tremenda dor de cabeça. Estou com um amigo tentando comprar a peça nos EUA, mas recebi a recomendação de não comprar componentes eletrônicos da BMW nos EUA pois podem não funcionar na nossas motos tupiniquins... Se não tiver um sinal positivo dos EUA vou ter de morrer com essa grana, por mais que eu goste da BMW, difícil não se sentir frustrado com ela numa situação dessas...

Boa tarde amigos...

Minha moto já veio com chave de presença e apagou do nada, a 1.000 km de casa.. Não acende nem o painel, faz apenas um zumbido ali próximo onde se aperta para iniciar, que seria a chave. Testei bateria da moto e da chave, testei chave reserva embaixo do banco e nada. Um mecânico passou o Scanner e me disse que deu mensagem EWS, mas o painel apagou e não chegou aparecer ou acusar isso como na maioria dos casos.

Alguém passou por algo parecido?

Grato amigos!!!

Gnegraes
09-11-2022, 07:58
Boa tarde amigos...

Minha moto já veio com chave de presença e apagou do nada, a 1.000 km de casa.. Não acende nem o painel, faz apenas um zumbido ali próximo onde se aperta para iniciar, que seria a chave. Testei bateria da moto e da chave, testei chave reserva embaixo do banco e nada. Um mecânico passou o Scanner e me disse que deu mensagem EWS, mas o painel apagou e não chegou aparecer ou acusar isso como na maioria dos casos.

Alguém passou por algo parecido?

Grato amigos!!!



Bom dia Hugo,

Seja bem-vindo ao grupo !!! Sugiro que se apresente ao grupo no tópico específico, é o primeiro da lista....

EWS como advertência no painel indica problemas com a chave / comunicação e também pode ser problema do imobilizador eletrônico.
Estas informações estão no Manual de Proprietário da moto.

Painel apagando pode ser mal contato de conector ou no painel ou na ZFE (módulo de comando).
O mecânico passou o scanner e não disse quais as causas??? Não disse como resolver??? Qual scanner ele usou?

11427


11428

hbatagello
11-11-2022, 16:50
Boa tarde amigo Gnegraes!!!

Já vou lá me apresentar sim. E muito obrigado pela dica. Vou esse fds buscar a moto que ficou em Foz do Iguaçu e após isso, tentar solucionar o problema aqui na minha cidade e postar aqui qual foi a saída.

Abraço.