PDA

Ver Versão Completa : Patagônia Adventure - Jan/2016



Crodao
31-12-2015, 10:09
Olá pessoal, chegou minha vez, dia 02/01/16 estamos partindo para mais uma viagem, dessa vez para a Patagônia Chilena e Argetina.
Vamos em 04 motos descer a Carretera Austral e Ruta 40 até Ushuaia, depois voltar pelo atlântico.
Se alguém tiver dicas serão bem vindas. Algumas dúvidas:

-Paso Roballos ou Chile Chico ?
-Grutas de mármore: Onde pegar o passeio ? Em Puerto Rio Tranquilo ?
-Alguém já ficou na Estância La Angostura em Gobernador Gregores ?
-As "Cuevas de las manos" vale à pena conhecer ?
-El Chaltén na Argentina, vale à pena dormir lá para subir o Fitz Roy ?
-Travessia do estreito de magahhães - Vale a pena atravessar por Punta Arenas -> Porvenir ?

Valeu, feliz ano novo à todos
8429

Luis Plein
31-12-2015, 10:59
Paso Chile Chico, pq costeia boa parte do Lago Argentino. Ingresso no vilarejo de Puerto Rio Tranquilo (eu fiz com um logo na entrada do vilarejo, à esquerda; mas tem outros). Se considerar que vocês estAo descendo a Ruta 40, acho mais conveniente irem a Rio Turvo, dali para Torres del Paine, depois retornar a Puerto Natales e daí Punta Arenas e então atravessar por Polvenir (mas terão um pouco mais de ripio). Na volta, retornar pelo tradicional, por San Sebantian.

Sergio Som
31-12-2015, 11:25
Boa viagem, muitas aventuras e um retorno seguro.Cuidem-se com as enchentes e mandem notícias.

cerqueira
01-01-2016, 12:00
Oba, mais um prá estrada!!

Boa viagem, Cródão, e não esqueça a flanelinha...vai ter que limpar muito tua moto!!

Abçs
Luiz

CM-R1200-GS
01-01-2016, 17:06
Boa viagem Crodão.

Tô de olho.

E depois quero as dicas.

Luis Plein
01-01-2016, 18:46
E aí, Crodão, por onde vai passar? Se vier pela BR-116 (Lages) te encontro próximo a Caxias do Sul local a combinar), se vier pelo litoral - BR-290, te encontro pouco antes de POA, no pedágio de Gravataí. É só avisar e marcar um horário.

Andre STS
03-01-2016, 20:51
Olá pessoal, chegou minha vez, dia 02/01/16 estamos partindo para mais uma viagem, dessa vez para a Patagônia Chilena e Argetina.
Vamos em 04 motos descer a Carretera Austral e Ruta 40 até Ushuaia, depois voltar pelo atlântico.
Se alguém tiver dicas serão bem vindas. Algumas dúvidas:

-Paso Roballos ou Chile Chico ?
-Grutas de mármore: Onde pegar o passeio ? Em Puerto Rio Tranquilo ?
-Alguém já ficou na Estância La Angostura em Gobernador Gregores ?
-As "Cuevas de las manos" vale à pena conhecer ?
-El Chaltén na Argentina, vale à pena dormir lá para subir o Fitz Roy ?
-Travessia do estreito de magahhães - Vale a pena atravessar por Punta Arenas -> Porvenir ?

Valeu, feliz ano novo à todos
8429

Crodão , blz
fiz a Carretera Austral faz 45 dias atras emtão está bem fresco na cabeça vamos la:
Passei por Chile-Chico , mais tranquilo , porém, tem um trecho que está bem cascalhado a moto pulou muito andando devagar uns 60km , cuidado com as ovelhas e lebres pelo caminho .
Passo Robalo : passei pela entrada próximo de Cochrane me informaram num posto de serviço que é bem rustico lá em cima de o cara precisar de ajuda vai passar a noite esperando é um lugar tipo PASO SICO .

GRUTAS DE MÁRMORE
fiquei 02 dias em Puerto Rio Tranquilo ( pousada costanera ) tipo U$ 25 o quarto triplo ( café + wi fi + garagem)
o passeio vc contrate em 02 ou 03 trailers que tem na beira do lago vale a pena acho que paguei algo no U$ 20 por pessoa . Tem também o passeio ao glacial os exploradores , fica a 50km da villa fui de moto só ripio e cuidado com as máquinas na pista , quando fui após uma curva dei de cara com uma patrola gigante vindo em minha direção revirando todo o ripio foi o maior sufoco .

ESTANCIA LA ANGOSTURA
conheci atraves de indicação do meu amigo RICARDO ATACAMA , parei para almoçar o verdadeiro cordeiro patagonico e acabei pernoitando por lá , vale a pena , fica no meio do ripio e no meio do nada , acho que tem uma placa bem pequena tem que ficar atento nela .

TRAVESSIA DO ESTREIO DE MAGALHAES
NA IDA AO ushuaia FIZ O NORMAL POR punta balena E NA VOLTA VOLTEI POR porvenir E ME FERREI POIS O RIPIO ESTAVA BEM RUIM E TINHA CHOVIDO FOI TENSO E O PIOR A BALSA JÁ TINHA PARTIDO , ENTÃO NA ADUANA TEM QUE VERIFICAR OS DIAS E HORARIOS DAS BALSAS OK .

a carretera austral
AMIGO SERÁ A cereja do bolo , PARA QUEM GOSTA DE OFF E LUGARES SIMPLES E BELEZA NATURAL É IMBATIVEL JÁ ESTOU PLANEJANDO MINHA VOLTA .
ABRAÇO
E BOA SORTE ESTOU NA GARUPA VIRTUAL .
A.Alves

wlalves
04-01-2016, 06:38
Boa viagem para vocês, não se esqueça de postar fotos no retorno.
Forte Abraço!

cesaratila
04-01-2016, 17:24
Boa Viagem

AD-1512
04-01-2016, 21:51
Boa viagem!!! Show esse roteiro: está na minha lista!!! Mande notícias! Grande abraço!

Crodao
05-01-2016, 06:08
Valeu pessoal, agradeço pelas dicas.
Hoje estamos em Buenos Aires. Até aqui foi só deslocamento, sem muita história pra contar, só meu amigo que deixou dar pane seca na GS1200 no segundo dia, entre Laguna-SC e Uruguaiana-RS kkkkkkk
8433843484358436

Luis Plein
05-01-2016, 07:43
Pane seca numa GS? aqui no Brasil? isso é incrível!kkkkk Então vai uma dica: supostamente estarão indo por Bariloche, daí cuidado com a travessia do deserto da patagônia, pois dependendo por onde forem tem um lugar com 220 km sem abastecimento...

cerqueira
05-01-2016, 14:37
Valeu Cródão,

vai postando umas fotos prá ficarmos babando por aqui!!

Boa continuação da viagem.

Abçs
Luiz

joaosantos
05-01-2016, 19:23
Desejo de boa viagem é pouco, aproveitem tudo, curtam o máximo e, postem também para que possamos sonhar e organizar este roteiro. Abraços e boa viagem.

CABB
07-01-2016, 06:03
Ótima viagem para Vcs!

robram
07-01-2016, 08:03
Os 2 pasos sao surpreendentes, mas o azul do lago general carrera em dias de sol, fica na frente no visual. Mas o robalos, com sua estrada estreita, sem movimento, e muitos animais, tambem é legal.
Catedral de marmore, sentido norte->sul passe a cidade de puerto tranquilo, e cuide para uma entrada a esquerda descendo para o lago, ali todas as agencia te levarao!
El chalten vale a pena, um pueblito, amado por mochileiros, tem varias caminhadas em volta da cidade. Eu indico continuar em direcao a laguna del desierto, ver o lago e uma caminhada de 45 minutos, subir para ver a laguna huemules ( acho q é esse o nome)
Porvenir, é diferente, uma travessia mais demorada, mas nao tem muita graca, a nao ser para conhecer mais um pedaco da ilha.
Feliz ano novo, bons ventos, acompanhando!!!

Crodao
24-01-2016, 20:55
Pessoal agradeço as dicas
Estamos hoje em Puerto Madryn já retornando. Amanhã vamos fazer os passeios por aqui

Até aqui a viagem foi só alegria. No total foram uns 1.000Km de rípio
A Carreteira Austral é maravilhosa, simplesmente fantástica. Vale a pena fazer uma viagem para percorrer só ela.
Quem ainda não passou, vá, não perca tempo.
A Carretera foi sem dúvida o ponto alto dessa viagem
El Chaltén foi uma grata surpresa. Apesar de ser tudo muito caro
O Ushuaia me agradou muito (eu não esperava muito).
Em geral as coisas estão muita caras aqui na Argentina. Comida, Hotel, tudo. Especialmente nesses locais mais turísticos, aí piora.
Seguem algumas fotos da viagem

Crodao
24-01-2016, 20:57
84608461846284638464846584668467846884698470847184 72847384748475

Rromagnani
24-01-2016, 21:01
@Crodao que imagens lindas! Essa viagem de e ser sensacional! Parabéns e obrigado por compartilhar!

Andre STS
24-01-2016, 21:14
Pessoal agradeço as dicas
Estamos hoje em Puerto Madryn já retornando. Amanhã vamos fazer os passeios por aqui

Até aqui a viagem foi só alegria. No total foram uns 1.000Km de rípio
A Carreteira Austral é maravilhosa, simplesmente fantástica. Vale a pena fazer uma viagem para percorrer só ela.
Quem ainda não passou, vá, não perca tempo.
A Carretera foi sem dúvida o ponto alto dessa viagem
El Chaltén foi uma grata surpresa. Apesar de ser tudo muito caro
O Ushuaia me agradou muito (eu não esperava muito).
Em geral as coisas estão muita caras aqui na Argentina. Comida, Hotel, tudo. Especialmente nesses locais mais turísticos, aí piora.
Seguem algumas fotos da viagem

Crodão
pois é concordo contigo voltei faz um pouco mais de 60 dias e já estou doido para voltar para fazer a Carretera de novo puta lugar lindo e gostoso de andar de moto , lugares fantasticos , ripio , natureza , frio , show de bola .
Agora sobre valores em outubro/ novembro não estava assim tão fora de preço somente o Chile é mais caro , porém, como estavamos em 3 rachamos quarto triplo e saiu até barato fiz a viagem com U4 2.000
abraço e parabens pela trip e ótimo retorno
A.Alves

Andre STS
24-01-2016, 21:20
Pessoal agradeço as dicas
Estamos hoje em Puerto Madryn já retornando. Amanhã vamos fazer os passeios por aqui

Até aqui a viagem foi só alegria. No total foram uns 1.000Km de rípio
A Carreteira Austral é maravilhosa, simplesmente fantástica. Vale a pena fazer uma viagem para percorrer só ela.
Quem ainda não passou, vá, não perca tempo.
A Carretera foi sem dúvida o ponto alto dessa viagem
El Chaltén foi uma grata surpresa. Apesar de ser tudo muito caro
O Ushuaia me agradou muito (eu não esperava muito).
Em geral as coisas estão muita caras aqui na Argentina. Comida, Hotel, tudo. Especialmente nesses locais mais turísticos, aí piora.
Seguem algumas fotos da viagem

Crodão
to vendo as fotos e o amigo entrou na Argentina por Chile-Chico muito bonito esse paso de fronteira ..... na proxima vou entrar por Futelauflu e sair pelo paso Robalos .
abraço
A.Alves

Crodao
24-01-2016, 21:23
Seguem mais fotos (têm muitas kkkkk)

Luis Plein
24-01-2016, 22:33
É isso aí, Crodão. a Carretera Austral é, sem dúvida, o lugar de beleza plástica da natureza e conjunto de estradas mais bonito do mundo. Também vou voltar pra rodar por lá. Para mim, supera a Alaska Highway. Bom retorno.

Crodao
25-01-2016, 04:15
8477847884798480848184828483848484858486

Crodao
25-01-2016, 04:16
8487848884898490849184928493849484958496

Crodao
25-01-2016, 04:17
8497849884998500850185028503850485058506

Crodao
25-01-2016, 04:19
85078508850985108511851285138514851585168517851885 198520852185228523852485258526

Crodao
25-01-2016, 04:22
Ufa chega de fotos kkkk
Estamos em Puerto Madryn e hoje vamos fazer o passeio na Peninsula Valdes
Depois mando mais

cerqueira
25-01-2016, 07:44
Caraca!!!!!

Que espetáculo!!!!!!!

Abçs...ótima continuação de viagem,
Luiz

CM-R1200-GS
25-01-2016, 09:06
Crodão,


P#T@ viagem !!!!!!!!!PARABENS, belas fotos.

Só fazendo inveja para os trabalhadores !!!!!!!!!!!

Mas ainda vou ............

Rromagnani
25-01-2016, 10:19
Aí que saudade da estrada! Que fotos lindas!

Wbornelli
25-01-2016, 14:10
Boa tarde Crodão. Show de imagens, parabéns!!!
Estou saindo sábado agora, dia 30, para fazer Ushuaia e voltar pela 40 e uma parte da Carretera (entrando em Chile Chico e saindo pelo Futaleufu).
Me diga uma coisa, como você está fazendo o câmbio? Fez tudo de uma vez ou consegue trocar reais e dolares pelo caminho?
Abs.

Andre STS
25-01-2016, 15:03
Boa tarde Crodão. Show de imagens, parabéns!!!
Estou saindo sábado agora, dia 30, para fazer Ushuaia e voltar pela 40 e uma parte da Carretera (entrando em Chile Chico e saindo pelo Futaleufu).
Me diga uma coisa, como você está fazendo o câmbio? Fez tudo de uma vez ou consegue trocar reais e dolares pelo caminho?
Abs.

amigo , blz
fiz a Carretera Austral faz uns 60 dias e vai aqui uma dica qdo passei por B.Aires fui a calle Florida e troquei dolares no mercado blue
na época estava U$ 1 = 15 pesos argentinos foi a melhor opção pois em Ushuaia estavam pagando U$ 1 = 9 pesos argentinos .
No Chile fiz cambio em Puerto Montt , Cochrane , El Chaiten , melhor levar dolares em especie e notas trocadas pois facilitam muito , cartão internacional só no último caso .
abraço e boa viagem
A.Alves:cool:

sal silva
25-01-2016, 21:25
Parabens Crodao,show de roda.Como chegou esse karoo 3?rs

Crodao
26-01-2016, 05:16
Boa tarde Crodão. Show de imagens, parabéns!!!
Estou saindo sábado agora, dia 30, para fazer Ushuaia e voltar pela 40 e uma parte da Carretera (entrando em Chile Chico e saindo pelo Futaleufu).
Me diga uma coisa, como você está fazendo o câmbio? Fez tudo de uma vez ou consegue trocar reais e dolares pelo caminho?
Abs.

Oi Wagner eu saí com dinheiro em espécie de SP (Dolares e Pesos) e fui trocando dolares pelo caminho (casas de cambio, hoteis, na rua etc)
A melhor cotação de R$ para Pesos foi na aduana de Uruguaiana e Dolares foi na Rua FLorida em Buenos Aires, 13.5 pesos para 1 US$.

Cuidado com essa questão de dinheiro na Argentina, pois chega a ser irritante.
Eu trouxe uma quantidade razoáel de dinheiro em espécie, mas devido ao fato deles aceitarem cartão em poucos lugares, eu tive que pagar muita coisa em dinheiro. No começo você não esquenta a cabeça, mas depois vai trocando dinheiro até a hora que acabar, aí a coisa começa a ficar preocupante.

Outra questão: Tive mais gasto de combustível do que o esperado, seja pela pessima qualidade (sim eles aprenderam a adulterar gasolina), seja pelo vento.

Crodao
26-01-2016, 05:18
Parabens Crodao,show de roda.Como chegou esse karoo 3?rs

Oi Sal Silva ainda estou aqui na Argentina e hoje fizemos a troca dos pneus e colocamos os normais.
Nós colocamos o Karoo3 em Bariloche e estamos tirando aqui em Puerto Madryn.

Foi uma ótima escolha, apesar de terem rodado no máximo uns 7.000Km
O Dianteiro ainda está bom e estou levando de volta. O traseiro estou jogando fora por aqui

r.stroppa
26-01-2016, 10:33
Fantástica essa viagem!!!! Parabéns pelas fotos!!!

adriel
26-01-2016, 10:58
8462
Impressão minha ou estão todos pilotando bem inclinados para a direita?

Iceman
26-01-2016, 12:46
Vento lateral...

sal silva
26-01-2016, 14:26
Devem ser os famosos ventos Patagonicos rs.É soda,muito braço e pescoço rs

robram
26-01-2016, 19:17
Parabens pelas fotos!!!
Muito legal!

Andre STS
26-01-2016, 21:54
Oi Sal Silva ainda estou aqui na Argentina e hoje fizemos a troca dos pneus e colocamos os normais.
Nós colocamos o Karoo3 em Bariloche e estamos tirando aqui em Puerto Madryn.

Foi uma ótima escolha, apesar de terem rodado no máximo uns 7.000Km
O Dianteiro ainda está bom e estou levando de volta. O traseiro estou jogando fora por aqui

Crodão , blz
Foi melhor fazer a carretera Austral de pneu karoo 3 na minha opinião dá mais segurança e podemos acelerar um pouco mais forte o grip " pegada desse pneu " é bem melhor fiz a mesma coisa coloquei em Puerto Montt e destroquei em Neuquen , acredito que rodo uns 3.000km
abraço e parabens pelas viagem

OBS.: PELAS FOTOS DEU PARA NOTAR QUE TINHA UM AMIGO DE F-800 gsa COMO FOI O DESEMPENHO DESSA MÁQUINA NO RIPIO ???
ACOMPANHA BEM AS 1.200 ???/
ABRAÇO
a.aLVES

Crodao
26-01-2016, 22:03
Crodão , blz
Foi melhor fazer a carretera Austral de pneu karoo 3 na minha opinião dá mais segurança e podemos acelerar um pouco mais forte o grip " pegada desse pneu " é bem melhor fiz a mesma coisa coloquei em Puerto Montt e destroquei em Neuquen , acredito que rodo uns 3.000km
abraço e parabens pelas viagem

OBS.: PELAS FOTOS DEU PARA NOTAR QUE TINHA UM AMIGO DE F-800 gsa COMO FOI O DESEMPENHO DESSA MÁQUINA NO RIPIO ???
ACOMPANHA BEM AS 1.200 ???/
ABRAÇO
a.aLVES

Oi André no Rípio foi muito bem, ele só reclamava um pouco do ritmo no Asfalto e do vento; Ele acha que o vento era mais problemático para ele, talvez pelo centro de gravidade da F800 ser mais alto

Crodao
26-01-2016, 22:07
Impressão minha ou estão todos pilotando bem inclinados para a direita?

Oi Adriel é o vento lateral.
Na minha opinião, esse é o maior desafio dessa viagem.
Na ruta 3 foram 1.500 Km de vento lateral forte
Na rut 40 form em torno de 300Km de vento lateral forte

8548

cerqueira
27-01-2016, 06:27
Cródão,

vai ou foi fazer o avistamento das francas??..tomara elas estejam ainda por aí.

Capricha nas fotos, as minhas ficaram muito ruins...preciso copiar algumas.

Abçs...tudo de bom!!
Luiz

robram
27-01-2016, 07:59
Oi André no Rípio foi muito bem, ele só reclamava um pouco do ritmo no Asfalto e do vento; Ele acha que o vento era mais problemático para ele, talvez pelo centro de gravidade da F800 ser mais alto

Explique um pouco melhor ritmo no asfalto...

Iceman
27-01-2016, 08:20
E tb explica esse negócio de avistamento das "frangas" kkkk :rolleyes:

adriel
27-01-2016, 08:27
Oi Adriel é o vento lateral.
Na minha opinião, esse é o maior desafio dessa viagem.
Na ruta 3 foram 1.500 Km de vento lateral forte
Na rut 40 form em torno de 300Km de vento lateral forte



Sempre vejo vocês falando sobre o vento lateral dessa região, mas não fazia ideia que era tão forte. Parece que o último da foto é o camarada de F800GSA e naquele momento estava mais inclinado, o que explica ele ter sofrido mais.

sal silva
27-01-2016, 09:30
E tb explica esse negócio de avistamento das "frangas" kkkk :rolleyes:

Pelo jeito ficou muito interessado nas frangas, já estou vendo o Ice a caminho da ruta 3.Teu passado te condena kkkkkkk

sal silva
27-01-2016, 09:43
Explique um pouco melhor ritmo no asfalto...

É claro o Crodao vai puxando a 180km/h rs. Mas fica tranquilo a gs 800 vai tranquila a uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h. Acho essa velocidade legal para o pessoal que quer chegar mais cedo, só que o consumo aumenta bastante. Quanto ao vento, acho que o Crodao tem razão quanto ao baixo centro de gravidade da 1200,achei ela mais fácil de levar com o vento lateral, embora nesta ultima viagem que fiz, o vento estava um pouco mais fraco.

Andre STS
27-01-2016, 14:02
Oi Adriel é o vento lateral.
Na minha opinião, esse é o maior desafio dessa viagem.
Na ruta 3 foram 1.500 Km de vento lateral forte
Na rut 40 form em torno de 300Km de vento lateral forte

8548

Crodão
valeu é isso mesmo o karoo3 no ripio é uma beleza , porém, no asfalto derrete fácil e se o cabra passar de 130km/h começa a assobiar
feito doido um barulho bem chato e nas curvas perde a pegada , minha opinião pessoal .
Com relação ao vento dei sorte peguei somente o vento forte e chuva de Perito Moreno até Governar Costa , depois parou e foi tranquilo.
abraço e bom reorno
A.Alves

cerqueira
27-01-2016, 17:25
E tb explica esse negócio de avistamento das "frangas" kkkk :rolleyes:

Mr. Moderador,

vai ter que dar um pulinho lá para conferir, a coisa é forte!!

Abçs
Luiz

Crodao
28-01-2016, 05:21
Explique um pouco melhor ritmo no asfalto...

Ele achava que a F800 cansava mais e no vento sofria mais.
Nossa tocada foi sempre em torno de 130 a 140.

Crodao
28-01-2016, 05:30
Sempre vejo vocês falando sobre o vento lateral dessa região, mas não fazia ideia que era tão forte. Parece que o último da foto é o camarada de F800GSA e naquele momento estava mais inclinado, o que explica ele ter sofrido mais.

O Vento lateral realmente incomoda. Ele normalmente sopra do Pacifico para o Atlântico, mas sempre ocorrem variações em pequenos trechos, e tem também a questão da estrada que eventualmente muda de direção.
Nessa foto estavamos na ruta 40 e houveram trechos que tivemos que colocar 3a marcha pois o vento batia de frente e estava muito forte.

Eu acho que o caso da inclinação nessa foto, é porque lá na frente o vento já tinha cessado.

Aliás uma coisa que percebi, como ficamos mais tensos durante o vento, e temos que segurar o guidão mais forte, eu acaba o dia e acordava no dia seguinte com as mãos inchadas.

sal silva
28-01-2016, 08:56
O Vento lateral realmente incomoda. Ele normalmente sopra do Pacifico para o Atlântico, mas sempre ocorrem variações em pequenos trechos, e tem também a questão da estrada que eventualmente muda de direção.
Nessa foto estavamos na ruta 40 e houveram trechos que tivemos que colocar 3a marcha pois o vento batia de frente e estava muito forte.

Eu acho que o caso da inclinação nessa foto, é porque lá na frente o vento já tinha cessado.

Aliás uma coisa que percebi, como ficamos mais tensos durante o vento, e temos que segurar o guidão mais forte, eu acaba o dia e acordava no dia seguinte com as mãos inchadas.

Verdade Crodao,quando peguei aquela ventania a primeira vez e fui jogado para a pista contraria,confesso que fiquei assustado e tenso com músculos travados fazendo a maior força,o resultado foram câimbras na mao e pescoço dolorido(isso pilotando)Depois o vento passa,a dor vai embora,vamos pegando a manha de pilotar e é so alegria,vistas maravilhosas e histórias para contar.

Possenti
29-01-2016, 06:14
Olá Gurizada.

Realmente o vento lateral da patagônia arg-chile é desumano. Não existe receita para enfrentar a não ser o que o colega falou: segurar firme o guidom, diminuir a velocidade deixando a moto sempre com torque e estar preparado para os imprevistos (mudanças repentinas, carros e etc.).

De resto, bora...ahhh...o limite recomendado pelos carabineiros é de 60km/h. Caso o vento esteja perto disso, pare, encontre um local para descansar e siga no outro dia.

O vento sempre é mais intenso a partir do 1/2 dia até as 17h. Saia cedo e faça trechos menores nesta região, mesmo que não tenha muito o que ver.

Saudações

Marco

Crodao
30-01-2016, 18:23
Olá pessoal, já estamos em casa, todos bem.
A viagem foi super tranquila, sem nenhum problema.
Gostaria de fazer um relato aos amigos que pretendem ir a para deixar aqui o registro dessa viagem.

Fomos em 4 motos, sendo 2 GS1200 Adventure a ar, 1 GS1200 a àgua e 1 F800 Adventure.

Foram 26 dias de viagem (do dia 02/01 a 28/01), num total de 13.400 Km, onde deles fizemos aproximadamente 1.000Km de rípio.
Descemos pelo Chile na Carretera Austral até o lago General Carrera, depois voltamos para a Argentina e pegamos a Ruta 40.
Atravessamos o Estreito de Magalhães por Punta Arenas -> Porvenir, depois Ushuaia, depois voltamos pela Ruta 3 (margeando o Atlântico).

Não tivemos nenhum problema maior, somente detalhes, como:
2 lâmpadas de farol queimadas (ambas as GS1200 Adv a ar)
2 corta-gelos quebrados (ambas as GS1200 Adv a ar)
Vazamento de óleo na bengala direita da GS1200 a água
Absolutamente nada na F800GS

À seguir vou fazer alguns comentários de cunho pessoal, ou seja, como "eu ví" a viagem.
Pode ser que outras pessoas que já fizeram essa viagem, não concordem com as minhas opiniões.

Vamos lá:

Crodao
30-01-2016, 18:34
QUANTO LEVAR EM DINHEIRO ?
Cuidado com a quantidade de dinheiro em espécie a levar. Na Argentina muitos lugares não aceitam cartão de crédito. Somente nas cidades muito turísticas ou cidades grandes. E mesmo assim, as cidades mais turísticas, às vezes não aceitam cartão em todo lugar.
Especialmente os passeios e parques públicos, somente pagamento em dinheiro.
Depois de vários dias viajando, o dinheiro vai acabando e isso passa a ser um problema.
Em Puerto Madryn por exemplo, deixamos de fazer os passeios por falta de dinheiro. A entrada na Península Valdes custava 360 pesos por pessoa, e não aceitavam cartão de crédito. Conclusão: decidimos guardar o pouco dinheiro que nos restou para poder terminar a viagem. Nâo sabiamos se teriamos ou não dinheiro para abastecer nos 2 últimos dias.

FALTA GASOLINA NA ARGENTINA ?
Esse fato ainda têm ocorrido, apesar de temos passado somente 2 postos sem gasolina, e no nosso caso, como estávamos devidamente abastecidos, isso não fez diferença.
Essa é uma dica útil: Não deixe para abastecer no limite da autonomia da moto. Podem não haver postos ou eles não terem combustivel.
Nós adotamos como regra parar e abastecer se tivesse posto de gasolina com mais de 100Km rodados desde a última abastecida.
Um de nós teve pane seca ainda no Brasil mas por descuido, pois haviam postos, mas ele queria rodar até o limite da autonomia. Não deu outra.

Crodao
30-01-2016, 18:44
LEVE ROUPAS DE VERÃO E INVERNO
Serão úteis, pois em viagens longas sempre pegamos todo tipo de clima.
Apesar do clima predominante da Patagônia ser frio, é importante considerar os dias de calor.
Lembrando uma coisa importante: até conseguimos rodar no calor, mas no frio extremo não.
Um dos amigos do grupo foi vestindo o conjunto "Cordillera" da Normay, e ele acertou em cheio pois essa roupa previlegia o frio.

AUTONOMIA DAS MOTOS E TANQUE RESERVA
Levamos tanque reserva de 5 litros em 2 motos, mas só utilizamos 1 vez por problemas de autonomia da GS1200 a água (tanque normal).
Utilizamos também esses tanques reservas 2 vezes na F800 Adventure e 1 vez na GS1200 a água porque o posto não aceitava cartão e estávamos com pouco dinheiro em espécie.
Com uma moto de autonomia de 250Km ou inferior, é muito importante levar tanque reserva.
Somente 1 posto se recusou a abastecer os tanques que levamos, pois não eram apropriados para levar gasolina.

Crodao
30-01-2016, 19:00
QUANTO CUSTA ESSA VIAGEM ?
Nós fizemos uma estimativa bem detalhada de custos antes de sair, mas ela foi ultrapassada em 50% pois os preços na Argentina em geral estão muito altos para nós.
Comida e Hospedagem estavam muito caros, talvez pelo câmbio desfavorável e pela alta temporada.
Pode ser que essa mesma viagem feita fora da Alta Temporada, seja mais econômica.
Mas via de regra podemos considerar uma média de R$ 500,00 por dia entre Refeições, Hotéis e Gasolina.

É PRECISO RESERVAR HOTÉIS COM ANTECEDÊNCIA ?
Essa é uma questão importante, porque se você faz reservas com antecedência, você "engessa" a sua viagem.
Se não faz, corre o risco de não achar lugar para ficar em lugares mais turísticos como Ushuaia, El Chaltén, El Calafate e Torres del Paine.
Nesses locais mais turísticos é aconselhável reservar com antecedência, sob o risco de não encontrar lugar para ficar.
Onde foi uma surpresa *ruim* foi em Punta Arenas. O local é base de saída para vários destinos como alguns cruzeiros, viagens para a Antártica e as localidades da Patagônia.
Não conseguimos lugar para ficar, e eu tive que pagar R$ 500,00 por um quarto duplo numa "espelunca" que nem chuveiro tinha por uma única noite.
Desse dia em diante passamos a fazer a reserva para o dia seguinte pelo Booking e pelo Decolar. Foi a coisa mais acertada que fizemos, pois tínhamos a opção de pesquisar por preço, localidade, opinião de usuários etc, sem ter que ficar procurando de porta em porta.

Nós saimos daqui somente com o hotel do Ushuaia e Torres del Paine já reservados.

Crodao
30-01-2016, 19:31
roteiro
8554

Crodao
30-01-2016, 19:48
PONTOS TURÍSTICOS DO ROTEIRO
-Toda a Carretera Austral - essa valeu pela viagem
-Ventisquero Colgante - Próximo de Puyhuapi (Chile) - Cachoeira gerada pelo derretimento de um Glaciar que fica elevado.
-Capela de Mármore - Puerto Rio Tranquilo (Chile) - Para mim esse foi um dos lugares mais bonitos da viagem. Pegamos uma cabana às margens do lago General Carrera. Lindissimo
-Paso Chile Chico - A estrada mais bonita que já vi até hoje. Vai margeando o lago General Carrera, e próximo de Chile Chico, têm paisagens de tirar o fôlego
-Cueva de Las Manos - Entre Gob. Gregores e a Cidade de Perito Moreno (não confundir com El Calafate) - Não fomos ver. Estava no roteiro.
-El Chaltén - Na minha opinião foi uma grata surpresa. Certamente vou voltar nesse lugar e ficar uns 2 dias. O Fitz Roy como disse nosso amigo Sal Silva, é maravilhoso. Fizemos trecking no Glaciar Viedma, foi show.
-El Calafate - A geleria Perito Moreno é realmente um espetáculo.
-Torres del Paine - Na minha opinião não era o que eu esperava. Esse lugar é a "meca" dos campistas e do pessoal que gosta de trecking. Acho que escolhemos o passeio errado. Deveriamos ter ido conhecer o Glaciar Grey ao invés de ter feito trecking.
-Ushuaia - Têm vários atrativos. Eu fui sem esperar muito, mas me enganei, o local é bem legal e todos os passeios que fiz eu gostei. O passeio de barco pelo Canal de Beagle e visita às Pinguineras é show.
-Puerto Madryn - deixamos de fazer os passeios por falta de dinheiro. Fui apenas conhecer uma "Loberia", como eles dizem. Que é um lugar cheio de lobos marinhos. Foi bem legal.

sal silva
31-01-2016, 00:20
PONTOS TURÍSTICOS DO ROTEIRO
-Toda a Carretera Austral - essa valeu pela viagem
-Ventisquero Colgante - Próximo de Puyhuapi (Chile) - Cachoeira gerada pelo derretimento de um Glaciar que fica elevado.
-Capela de Mármore - Puerto Rio Tranquilo (Chile) - Para mim esse foi um dos lugares mais bonitos da viagem. Pegamos uma cabana às margens do lago General Carrera. Lindissimo
-Paso Chile Chico - A estrada mais bonita que já vi até hoje. Vai margeando o lago General Carrera, e próximo de Chile Chico, têm paisagens de tirar o fôlego
-Cueva de Las Manos - Entre Gob. Gregores e a Cidade de Perito Moreno (não confundir com El Calafate) - Não fomos ver. Estava no roteiro.
-El Chaltén - Na minha opinião foi uma grata surpresa. Certamente vou voltar nesse lugar e ficar uns 2 dias. O Fitz Roy como disse nosso amigo Sal Silva, é maravilhoso. Fizemos trecking no Glaciar Viedma, foi show.
-El Calafate - A geleria Perito Moreno é realmente um espetáculo.
-Torres del Paine - Na minha opinião não era o que eu esperava. Esse lugar é a "meca" dos campistas e do pessoal que gosta de trecking. Acho que escolhemos o passeio errado. Deveriamos ter ido conhecer o Glaciar Grey ao invés de ter feito trecking.
-Ushuaia - Têm vários atrativos. Eu fui sem esperar muito, mas me enganei, o local é bem legal e todos os passeios que fiz eu gostei. O passeio de barco pelo Canal de Beagle e visita às Pinguineras é show.
-Puerto Madryn - deixamos de fazer os passeios por falta de dinheiro. Fui apenas conhecer uma "Loberia", como eles dizem. Que é um lugar cheio de lobos marinhos. Foi bem legal.

Show Crodao,felizmente também quase conheci todos estes lugares maravilhosos. Não fiz o glaciar Viedma(muito caro rs),cueva de las manos(achei muito trabalho para ir e que não valeria a pena, talvez da próxima vez, estava em Perito Moreno. Tu fez o treking até Torres del Paine de 20km que parte do Hotel?Achei lindo lindo,depois dei um rolé de moto, achei o visual maravilhoso, mas realmente como você falou, para conhecer legal tem que ficar vários dias, caminhando e acampando pelas trilhas. O glaciar Grey eu fui, pega um ripio lascado para chegar até lá, o caminho é bonito, como tudo lá, mas depois de chegar tem que deixar a moto no estacionamento caminhar por uma trilha até a praia e atravessa-la(pedra solta, o pé afunda e fica pesado para caminhar)depois ainda pega outra trilha que da em um mirante com vista para o Glaciar que fica bem longe. Não acho que você perdeu muita coisa.

Mcolnagosp
31-01-2016, 11:22
Valeu, Crodão!

Anotei tudo aqui. Acho que essa viagem só pode ser feita no verão ou próximo, como fizeram André, LP e Carlão, ou seja, de outubro a março.

cerqueira
01-02-2016, 16:16
Valeu Cródão,

muito legal tuas dicas!!

Algum trecho ruim ou muito ruim??

Abçs
Luiz

sal silva
01-02-2016, 21:57
Valeu Cródão,

muito legal tuas dicas!!

Algum trecho ruim ou muito ruim??

Abçs
Luiz

Cerqueira,voce não foi para Carretera ainda?Se não foi espere um pouco,vou fazer um relato sobre a Carretera e o Rípio.

cerqueira
02-02-2016, 07:25
Ainda não fui, Sal,

se conseguir uns 25 dias de folga, em novembro deste ano...caso não, ano que vem sem falta.

Então, veja se não demora com este relatório, OK??

Abçs
Luiz

sal silva
02-02-2016, 09:10
Ainda não fui, Sal,

se conseguir uns 25 dias de folga, em novembro deste ano...caso não, ano que vem sem falta.

Então, veja se não demora com este relatório, OK??

Abçs
Luiz

Cerqueira,entrei por Futaleufu,mas encontrei Brasileiros que vieram de Puerto Mont e disseram que passaram muito mal em alguns trechos(terreno escorregadio).Bem o paso de Futaleufu já começou tenso,como sabe fui com pneus Ana 3,o grande problema é que no paso a gente tem que entrar no trilho dos carros(tem que se concentrar para não sair para o Ripio solto)as vezes a pista é estreita e o trilho (de carro) te leva para o meio da curva, não tendo visibilidade de um Chileno maluco a milhao com sua caminhonete turbo diesel(anda pouco).Entao quando vemos um automóvel em sentido contrario, muitas vezes temos que sair do trilho e jogar a moto para o monte de ripio solto(A maioria dos motoristas não tem noção da dificuldade que é se equilibrar naquilo:mad:).A carretera é assim também,trechos estreitos curvas com pedras grandes em descidas e subidas, caminhonetes a milhão(ainda bem que tem pouco transito),animais na pista e abismos em curvas sem proteção alguma, como nosso colega possenti falou ,trechos de ripio solto em estradas com manutenção. Nunca se deixe intimidar quando uma pessoa fala que o ripio esta ruim,(as vezes o diabo não é tao feio como parece)a carretera tem trechos bons que da para desenvolver uma certa velocidade(não se assuste com uma serie de buracos,a Gs ignora eles rs) De resto é so ter cuidado,eu fiz e não tive nenhum problema só sustos rs.Abraços.

PS.Meus passeios no meio do mato com a velha Sahara me deram um pouco mais de pratica e mais segurança de pilotar.

cerqueira
02-02-2016, 13:00
Beleza Sal,

rípio não me preocupa muito...já rodei bastante.

Então você chegou a Futaleufu pela Ruta 40??

Qual o trecho mais legal da Carretera que achou??

Na volta de Villa O'higgins, entrou na Argentina por Chile Chico, não??

Tô velhinho...se não for pedir muito, escreve com uns espacinho entre as linhas, senão misturo tudo.

Valeu por mais esta!!

Luiz

Andre STS
02-02-2016, 15:23
Valeu, Crodão!

Anotei tudo aqui. Acho que essa viagem só pode ser feita no verão ou próximo, como fizeram André, LP e Carlão, ou seja, de outubro a março.

Olá amigos
fizemos a viagem de Outubro/ Novembro 2015 e acredito ser uma ótima época pois estava frio gostoso , pouco transito , sem turistas ou seja
tranquilão .Só acrescentaria aos comentários dos amigos Crodão e Sal o o GLACIAL OS EXPLORADORES que fica 50km ( ripio) de Puerto Rio Tranquilo vale o passeio são 100km de ripio ( ida e volta) mas valeu . andar pela carretera Austral margiando o rio Baker e o lago Ge. Carrera é coisa de outro mundo .
abraço a todos
A.Alves

Andre STS
02-02-2016, 15:29
amigo Cerqueira
esse ano não vou viajar , porém, proximo ano vou descer a Carretera de novo agora entrando por outros pasos de fronteira e pousando em ligares diferentes da 1º viagem é só combinar .
abraço
A.Alves

Andre STS
02-02-2016, 15:31
amigo Sal
sai de Puerto Montt em direção as isla Chiloe caminha tranquilo e suave e passeio de barco até Chaiten delá toquei até Caleta Tortel ( ripio+asfalto)
tranquilo pedaços ruim alternando com pedaços bons , o visual e a comida compensaram a aventura .
abraço
A.Alves

Crodao
02-02-2016, 20:24
Valeu Cródão,

muito legal tuas dicas!!

Algum trecho ruim ou muito ruim??

Abçs
Luiz

Oi Luiz não achei nenhum trecho ruim, há sim pequenos trechos que estão sendo asfaltados e sempre nesses trechos você encontra de tudo, mas são sempre pequenos trechos nesses locais

Andre STS
02-02-2016, 20:48
QUANTO CUSTA ESSA VIAGEM ?
Nós fizemos uma estimativa bem detalhada de custos antes de sair, mas ela foi ultrapassada em 50% pois os preços na Argentina em geral estão muito altos para nós.
Comida e Hospedagem estavam muito caros, talvez pelo câmbio desfavorável e pela alta temporada.
Pode ser que essa mesma viagem feita fora da Alta Temporada, seja mais econômica.
Mas via de regra podemos considerar uma média de R$ 500,00 por dia entre Refeições, Hotéis e Gasolina.

É PRECISO RESERVAR HOTÉIS COM ANTECEDÊNCIA ?
Essa é uma questão importante, porque se você faz reservas com antecedência, você "engessa" a sua viagem.
Se não faz, corre o risco de não achar lugar para ficar em lugares mais turísticos como Ushuaia, El Chaltén, El Calafate e Torres del Paine.
Nesses locais mais turísticos é aconselhável reservar com antecedência, sob o risco de não encontrar lugar para ficar.
Onde foi uma surpresa *ruim* foi em Punta Arenas. O local é base de saída para vários destinos como alguns cruzeiros, viagens para a Antártica e as localidades da Patagônia.
Não conseguimos lugar para ficar, e eu tive que pagar R$ 500,00 por um quarto duplo numa "espelunca" que nem chuveiro tinha por uma única noite.
Desse dia em diante passamos a fazer a reserva para o dia seguinte pelo Booking e pelo Decolar. Foi a coisa mais acertada que fizemos, pois tínhamos a opção de pesquisar por preço, localidade, opinião de usuários etc, sem ter que ficar procurando de porta em porta.

Nós saimos daqui somente com o hotel do Ushuaia e Torres del Paine já reservados.

Crodão , blz
tenho seguido já há tempos a seguinte regra viagem pela A.Sul a media de U$ 100 a 150 por dia ( gasolina , refeição, hotel) e sempre faço a poupança em dolar , ou seja , infelizmente temos que dolarizar pois caso contrario a viagem não sai .
Com relação a época do ano de viagem cada um tem seu periodo mais propicio ou sua " janela" para viajar , porém, fora de temporada e em dupla ou trio a tendencia é diminuir bem o custo na última viagem fiz a media de U$ 75
dia , ficando em quarto triplo , comida normal , vinho , gasolina de 98 octanas .
abraço
A.Alves

cerqueira
03-02-2016, 06:11
Oi Luiz não achei nenhum trecho ruim, há sim pequenos trechos que estão sendo asfaltados e sempre nesses trechos você encontra de tudo, mas são sempre pequenos trechos nesses locais

Valeu Cródão!!

Abçs
Luiz

cerqueira
03-02-2016, 06:15
amigo Cerqueira
esse ano não vou viajar , porém, proximo ano vou descer a Carretera de novo agora entrando por outros pasos de fronteira e pousando em ligares diferentes da 1º viagem é só combinar .
abraço
A.Alves

Beleza André,

nossas férias nunca combinaram...você está chegando de viagem e eu saindo.

Vamos ver se uniformizamos a agenda...e já sabe, quando tiver uma segunda tranquila me avise que baixo aí para um almoço.

Abçs
Luiz

Andre STS
03-02-2016, 22:57
Beleza André,

nossas férias nunca combinaram...você está chegando de viagem e eu saindo.

Vamos ver se uniformizamos a agenda...e já sabe, quando tiver uma segunda tranquila me avise que baixo aí para um almoço.

Abçs
Luiz

Cerqueira
ok fechado podemos combinar para março esse mes ta corrido aqui no trabalho .
abraço
A.Alves

fborges27
11-03-2016, 11:11
Crodão,

Lindas as fotos! Que show de viagem!

CM-R1200-GS
11-03-2016, 13:44
Crodão,

Lindas as fotos! Que show de viagem!

Perninha,

Quando é que nós vamos para lá ??????????

fborges27
14-03-2016, 15:25
Se dependesse só da minha vontade "ontem". Vamos começar a pensar nisso seriamente? quando hein?

flamerp
15-03-2016, 09:29
Novembro estarei de férias. .Se programarem algo de leve à mediano vou na escolta!

geraldo jr
20-03-2016, 21:31
Boa viagem!
Em outubro estaremos partindo do sertão de Pernambuco para Ushuaia e retornarem pelo Chile (los caracoles).
Nos relate a viagem quando chegar.
Boa sorte.