PDA

Ver Versão Completa : Sensor de pressão 1200GS LC



albertofil
21-01-2016, 14:21
Senhores,

O manual da 1200GS LC diz que a pressão dos pneus devem ser, respectivamente dianteiro e traseiro, 2.5 e 2.9 BAR. Isso equivale mais ou menos a 36 e 42 PSI. Acontece que sempre que eu vou calibrar nos postos de gasolina, 36 psi nunca bate 2.5. Normalmente, para que chegue à pressão do manual, eu tenho que colocar 42 na dianteira e 46 na traseira.

Minha pergunta é: o sensor da BMW é falho, ou nossos calibradores não são "calibrados"? No qual vocês confiam?

Alguém já teve essa dúvida?

Abs!

Iceman
22-01-2016, 07:46
Aonde voce vê a pressão em BAR? Na moto ou no relógio do posto?

A minha moto mostra a pressão em P.S.I. e honestamente, confio mais no sensor da moto que nesses relógios de posto que são calibrados (se é que são!) uma vez a cada morte de papa.

Entretanto, o ideal é calibrar sempre com os pneus frios.

Embora na teoria o sensor compensa a temperatura, já notei que ao calibrar a moto com os pneus quentes, no dia seguinte falta 1 libra.

Ai, passei a calibra com 36/42 com os pneus frios, ou 37/43 com os pneus quentes (sempre baseado na indicação do painel da moto).

No posto que eu costumo calibrar, tem aquele sistema digital que vc programa a pressão desejada. Tenho que programar para 38/45 P.S.I, para obter 36/42 no painel da moto.

Detalhe, para usar o painel da moto, não pode desligar a chave da ignição, ou ele para de marcar a pressão.

Eu costumo chegar na bomba com a marcha engatada, baixo o pezinho (ai o motor desliga) e deixo a chave de ignição ligada.
Assim o painel marca a pressão de forma contínua.

albertofil
22-01-2016, 09:27
Fala, Iceman...

Minha moto que mostra em BAR. Sei que da pra pedir na concessionária pra mudar pra PSI mas nunca fiz isso.

Eu também sempre calibro com pneu frio e também prefiro confiar no sensor da moto do que no calibrador do posto. Meu medo é que com o tempo a bateria do sensor venha enfraquecendo e aferindo de maneira errada. Então posso ta colocando muito mais pressão no pneu do que deveria.

Mas pelo seu relato você passa o mesmo que eu... ter que calibrar sem confiar no calibrador!

Obrigado ai pelo relato!

Abs

Iceman
22-01-2016, 09:39
Alberto, não precisa ir na cc não.

Pelo que me lembro, se voce entrar em "CONFIGURAÇÔES", no proprio painel da moto, voce mesmo pode mudar esta configuração.

É meio intuitivo. "Fuça" lá que vc descobre ;)

Abs

Mcolnagosp
22-01-2016, 10:11
Eu faço parecido ao explicado pelo homem de gelo.

No posto perto de casa, do qual me utilizo quase que 100% das vezes, aplico 40 e 46 no calibardor. Normalmente bate com 37 e 43 na moto.

Deixo uma libra a mais porque já fiz testes e o marcador do painel acusava sempre 1 libra a menos que a real, isso baseando-me num medidor digital da Eurobike.

CM-R1200-GS
22-01-2016, 10:24
Senhores,
O manual da 1200GS LC diz que a pressão dos pneus devem ser, respectivamente dianteiro e traseiro, 2.5 e 2.9 BAR. Isso equivale mais ou menos a 36 e 42 PSI. Acontece que sempre que eu vou calibrar nos postos de gasolina, 36 psi nunca bate 2.5. Normalmente, para que chegue à pressão do manual, eu tenho que colocar 42 na dianteira e 46 na traseira.
Minha pergunta é: o sensor da BMW é falho, ou nossos calibradores não são "calibrados"? No qual vocês confiam?
Alguém já teve essa dúvida?
Abs!

Alberto,

Eu também confio muito mais no painel da moto, consequentemente no sensor.

Para mim, já reparei que a pressão dos medidores de posto, nunca batem com a moto.

Como quase sempre calibro os pneus no mesmo posto, já sei que o medidor do posto, precisa estar com 5 PSI a mais, para ficar igual ao painel da moto.

Quando por necessidade tenho que calibrar em local que não conheço, mudo para visualizar a pressão no painel, e ao desligar a moto, faço pelo descanso lateral ou pelo corta corrente do botão de partida, assim mantem-se a chave ligada, e indicando a pressão dos pneus, ai, é só calibrar pelo painel.

Boa sorte.

sal silva
22-01-2016, 10:49
Eu faço parecido ao explicado pelo homem de gelo.

No posto perto de casa, do qual me utilizo quase que 100% das vezes, aplico 40 e 46 no calibardor. Normalmente bate com 37 e 43 na moto.

Deixo uma libra a mais porque já fiz testes e o marcador do painel acusava sempre 1 libra a menos que a real, isso baseando-me num medidor digital da Eurobike.

Vai estourar essa porr kkkkkk

sal silva
22-01-2016, 10:55
Bons são os calibradores da Argentina,em cada posto o calibrador é diferente e totalmente desregulados,ai você tem que descobrir como funciona.Teve um que botei ¨36 na dianteira e sai do posto com 28 p.s.i :mad:

Luis Plein
22-01-2016, 13:56
Calibrem diretamente pelo medidor de pressão da moto. Ou seja: quando pararem no posto para calibrar, deixem a moto ligada e no display do medidor, então vão enchendo o pneu(ou esvaziando) até que fique o registro da pressão que quiser adotar. Às vezes(em viagem) eu coloco 1 libra acima do que quero, e rodo um pouco e fico monitorando. Se ficou um pouco cheio, é mais fácil parar e apenas retirar essa libra a mais. Fácil!

sal silva
22-01-2016, 14:56
Calibrem diretamente pelo medidor de pressão da moto. Ou seja: quando pararem no posto para calibrar, deixem a moto ligada e no display do medidor, então vão enchendo o pneu(ou esvaziando) até que fique o registro da pressão que quiser adotar. Às vezes(em viagem) eu coloco 1 libra acima do que quero, e rodo um pouco e fico monitorando. Se ficou um pouco cheio, é mais fácil parar e apenas retirar essa libra a mais. Fácil!

Plein,se deixar a moto ligada a leitura será feita imediatamente.Quando a calibragem é feita com a moto desligada,temos que aguardar alguns metros para a leitura,geralmente da errada.O que tenho feito é como você falou,sempre calibro a mais e depois paro a moto para tirar um pouco de ar.Da trabalho,mas a tecnologia depende de calibradores calibrados rs.

Iceman
22-01-2016, 16:58
Se voce vier com a moto ligada até o posto (ou vai até o posto empurrando? :p) é só desligar o motor SEM desligar a chave de ignição que a indicação permanece no painel, e em tempo real.

O que não quer dizer que após alguns metros a indicação não possa mudar, como disse o amigo Plein.

Luis Plein
22-01-2016, 18:04
...e quando sou eu que estou "descalibrado", paro num bar, tomo uma cerveja, e daí tudo fica melhor pra regular o ponto e calibrar qualquer coisa...rsrsrsrsrsrs

Sapi
22-01-2016, 23:44
O Luis esta certo, O medidor de pressao da moto mostra a pressao corrigida pela temperatura, assim voce tem a pressao ideal.

Eu nunca uso marcador de pressao do posto de gasolina.

Paro o motor pelo switch da manete e deixo a chave de contato ligada, assim o sistema continua ligado e nao deixo o motor funcionando parado para nao aquecer alem do normal, pois minha moto eh oleo/ar, nao eh refrigerada a agua.. PAra os modelos novos acho que pode deixar o motor ligado.

Iceman
23-01-2016, 01:31
Eu tb desligo o motor Sapi. Faço igual a voce. :)

Não tem necessidade de deixar o motor ligado.

sal silva
23-01-2016, 10:24
Eu tb desligo o motor Sapi. Faço igual a voce. :)

Não tem necessidade de deixar o motor ligado.

Só que se desligar o motor, o sensor fica meio chupeta e atualiza só quando estamos rodando ,de prefêrencia bem longe do posto rs

Rromagnani
23-01-2016, 16:11
Só que se desligar o motor, o sensor fica meio chupeta e atualiza só quando estamos rodando ,de prefêrencia bem longe do posto rs

Sal, a minha atualiza em poucos segundos, mesmo com o calibrador ainda plugado

Iceman
25-01-2016, 07:48
Sal, a minha atualiza em poucos segundos, mesmo com o calibrador ainda plugado

QFT +1

O meu também.

Possenti
27-01-2016, 04:35
Os sensores são referência para o piloto e não possui nenhuma precisão. Aliás, nem mesmo estes calibradores de postos, infelizmente.

O ideal é o velho e bom calibrador mecânico de mão...

Isso é como verificar o peso em balanças de farmácias diferentes. Tem que ser sempre na mesma e assumir uma tolerância, no caso do peso de +-5kg (kkkk).

Quanto a moto, a pressão irá variar de acordo com a temperatura externa, altitude e etc. (PV=nRT) Esta é a velha equação da termodinâmica...

+-1 Lb não vai mudar quase nada e nem notamos muito. A moto sim, como o consumo e etc.

Compre um calibrador de mão e utilize-o como referência. Deixe a moto atuar apenas como uma referência, pois é um sistema complexo que sofre com essas variações que mencionei, além de necessitar de energia e comunicação com o CanBus...

Saudações

Marco

Iceman
27-01-2016, 09:18
Marco, segundo informações da BMW, o sistema de medição de pressão já compensa a temperatura ambiente (não sei dizer quanto a altitude).

Agora, se funciona mesmo ou não, ai já é outra estória... :rolleyes:

Rromagnani
27-01-2016, 16:30
Marco, segundo informações da BMW, o sistema de medição de pressão já compensa a temperatura ambiente (não sei dizer quanto a altitude).

Agora, se funciona mesmo ou não, ai já é outra estória... :rolleyes:

Acho que compensa também... Fui do nível do mar a 4500 msnm e a pressão indicada se manteve idêntica!

Teeba
23-05-2016, 05:37
Olá Pessoal, informo a quem precisar, que faço a troca das baterias dos sensores, com garantia de um ano. bell430@gmail.com

Queirozjh
17-07-2019, 19:32
OPORTUNIDADE..

VENDO SENSOR DE PRESSAO NOVO PARA LC DE 2013 EM DIANTE. ( SOMENTE COM RODA DE LIGA)

LINK DO ANUNCIO :https://produto.mercadolivre.com.br/...6318532732-_JM

P.ALMEIDA
15-02-2020, 14:54
Minha moto é 14-15 e os sensores de pressão de pneu estão com baterias originais. O traseiro começou a dar sinais de bateria cansada faz algum tempo e ontem começou a acender o alerta de pneu furado e o triângulo no painel até que apagou de vez. O pneu estava tudo em ordem. Como jamais pagaria mais de $800 num novo na CC... mas também não tenho as habilidades e ferramentas necessárias pra trocar eu mesmo em casa.....hoje paguei $ 120 pra trocar a bateria deste sensor traseiro, incluso desmontagem + montagem roda + scanner pra reconhecer. Este Myro trabalhava na Officer junto com o Beto e Ricardo da Beto Motos. Fica a dica.
10335

Reiner
15-02-2020, 16:20
Obrigado pela dica Paulo....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk