PDA

Ver Versão Completa : Motor boxer LC com barulho de valvula desregulada.



sal silva
25-01-2016, 21:59
Pessoal, gostaria de saber se o barulho de válvula batendo é característico dos motores boxer LC. Notei que quando o motor esta frio, o barulho é bem menor, mas depois de quente e muitos quilômetros, cheguei a ficar preocupado. Em algumas subidas íngremes o motor grilava(como minha antiga XL 250 r ). Na revisão dos 10 mil na Argentina questionei o mecânico sobre o barulho, o mesmo me disse que não podia fazer nada, e que a regulagem de válvulas seria na revisão do 20 mil. De resto a moto se portou muito bem, sem problema algum, vou ficar de olho. Na primeira parte da viagem estava acompanhado de duas 1200 com boxer ar, e seus motores eram muito mais silenciosos. Obrigado.

Iceman
26-01-2016, 06:56
Sal, já houve realtos, aqui neste fórum, de casos em que as válvulas estavam desreguladas sim.

Levaram na cc, e os caras colocaram o padrão de calibração e constataram a desregulagem.

O processo todo é bem simples. Duro é convencer o mecanico da CC a fazer o procedimento. :(

sal silva
26-01-2016, 09:42
Sal, já houve realtos, aqui neste fórum, de casos em que as válvulas estavam desreguladas sim.

Levaram na cc, e os caras colocaram o padrão de calibração e constataram a desregulagem.

O processo todo é bem simples. Duro é convencer o mecanico da CC a fazer o procedimento. :(

Legal Ice, já estive na CC recentemente, fui mandar dar uma lavada na Mamute e aproveitei e reclamei da borracha da pedaleira traseira que se rompeu nesta ultima viagem. Resultado: me enrolaram e inventaram aquelas coisas absurdas, mal uso etc. Estou vendo que a BMW voltou a ficar ruim de novo. Então voltei lá e acertei com eles de mandar um e-mail com fotos para a BMW Brasil.
Quanto ao barulho de válvula, ainda não falei nada aqui no Brasil, pois a moto tem que estar bem quente para apresentar o "problema". Você acha que devo levar e insistir? A revisão das válvulas é com 20 mil, minha moto esta quase com 16 mil quilômetros.

Iceman
26-01-2016, 09:49
Sal, ai depende de vc.

O quanto o barulho te incomoda e quanto tempo acha que vai levar para rodar os 4k que faltam.

Pela experiencia que temos com ccs, eu diria que é melhor evitar o stress e esperar a revisão dos 20k.

Mas ai fica de olho e deixe claro que TEM que fazer a regulagem, do contrário os caras relaxam...


PS: KARAIU Sal, vc pegou sua Mamutinho bem depois de mim, e a minha só completou 15k agora :(

sal silva
26-01-2016, 10:17
Sal, ai depende de vc.

O quanto o barulho te incomoda e quanto tempo acha que vai levar para rodar os 4k que faltam.

Pela experiencia que temos com ccs, eu diria que é melhor evitar o stress e esperar a revisão dos 20k.

Mas ai fica de olho e deixe claro que TEM que fazer a regulagem, do contrário os caras relaxam...


PS: KARAIU Sal, vc pegou sua Mamutinho bem depois de mim, e a minha só completou 15k agora :(

kkkkk,são estas viagens longas, faz umas duas semanas que não quero ver motos, agora estou focando na recuperação do forevis rs .

Bem, voltando ao assunto, a única coisa que tenho receio é que essa desregulagem de válvula possa causar outro dano ao motor. Aqui no Brasil rodo pouco, e algumas vezes alterno viagens com a velha Sahara.Pra mim, que gosto de sossego, esperaria até a revisão dos 20 mil, mas sabe como é, esse não foi um brinquedo baratinho. Valeu.

Iceman
26-01-2016, 10:48
Não creio que possa danificar o motor.

Se de tudo isso ocorrer e for constatado que o problema foi a desregulagem das válvulas, então estará coberto pela garantia.

Se estiver "encucado" vai na cc, pede para verificar e documenta o pedido.
Assim, se eles se negarem a fazer a verificação e der m... mais para frente, estará calçado com documentos, provando que você alertou para o problema.

Não é muito, mas melhor que nada. ;)

sal silva
26-01-2016, 10:54
Não creio que possa danificar o motor.

Se de tudo isso ocorrer e for constatado que o problema foi a desregulagem das válvulas, então estará coberto pela garantia.

Se estiver "encucado" vai na cc, pede para verificar e documenta o pedido.
Assim, se eles se negarem a fazer a verificação e der m... mais para frente, estará calçado com documentos, provando que você alertou para o problema.

Não é muito, mas melhor que nada. ;)

Legal Ice,acho que é melhor fazer isso,o seguro morreu de velho.;)

Luis Plein
26-01-2016, 11:45
Sal, minha opinião: leva na CC, diz qual o sintoma e problema, com isso eles abrem uma OS. Se verificarem efetivamente e corrigiram, OK, resolvido. Se não, mesmo que digam que é " normal", pelo menos ficou um registro oficial, para a hipótese de no futuro ser algo grave. E quando fizer a revisao dos 20mil, fala novamente. Guarde esses documentos de OS e resposta deles. Bem, até onde eu sei (informação de mecânico Honda), a desregulagem de válvula não afeta o motor (exceto se houver estrangulamento), apenas incomoda e perde potência.

sal silva
26-01-2016, 14:21
Sal, minha opinião: leva na CC, diz qual o sintoma e problema, com isso eles abrem uma OS. Se verificarem efetivamente e corrigiram, OK, resolvido. Se não, mesmo que digam que é " normal", pelo menos ficou um registro oficial, para a hipótese de no futuro ser algo grave. E quando fizer a revisao dos 20mil, fala novamente. Guarde esses documentos de OS e resposta deles. Bem, até onde eu sei (informação de mecânico Honda), a desregulagem de válvula não afeta o motor (exceto se houver estrangulamento), apenas incomoda e perde potência.

Perfeito Plein,acho que esse é o procedimento correto.Obrigado

Possenti
27-01-2016, 04:27
Olá Sal...

As LC tem uma característica de dar uns estalos quando muito quente e um barulho característico da embreagem quando quente. Além disso, não possuem barulho algum como válvula batendo. Se a tua possuir algo, faça-os abrir e verificar os ajustes.

Estou saindo agora cedo para fazer a revisão dos 20 mil km em Cascavel-PR e farei abrir para ver as folgas das válvulas. Com 20 mil elas já devem apresentar alguma folga, mas nada de ocasionar barulhos.

Saudações

Marco

sal silva
27-01-2016, 09:09
Olá Sal...

As LC tem uma característica de dar uns estalos quando muito quente e um barulho característico da embreagem quando quente. Além disso, não possuem barulho algum como válvula batendo. Se a tua possuir algo, faça-os abrir e verificar os ajustes.

Estou saindo agora cedo para fazer a revisão dos 20 mil km em Cascavel-PR e farei abrir para ver as folgas das válvulas. Com 20 mil elas já devem apresentar alguma folga, mas nada de ocasionar barulhos.

Saudações

Marco

Obrigado Possenti por sua colaboração. Vou ter que dar uma volta longa e esquentar bastante a moto, só assim poderei levar direto a CC e relatar o "problema". Vamos ver se da para fazer um vídeo e postar aqui. Quanto aos estalos(alias bem irritantes),o consultor me falou que era devido ao escapamento ser de inox, não sabia que o estalo vinha da embreagem. Abraços.

otacir
27-02-2016, 18:58
Olha acho que esse barulho quando quente e caracteristica das novas lc a minha com 17 k faz a de um amigo meu ta com 5 k e faz também, quando ta frio o motor quase nao se escuta mas quente faz barulho.

sal silva
27-02-2016, 20:24
Olha acho que esse barulho quando quente e caracteristica das novas lc a minha com 17 k faz a de um amigo meu ta com 5 k e faz também, quando ta frio o motor quase nao se escuta mas quente faz barulho.

Será que é característico ?Ainda não tive tempo de levar na CC,achei uma batedeira de valvulas muito grade,parece uma Guzzi rs

edgargangi
28-02-2016, 13:54
Otacir , a minha também está com este barulho, quando o motor está aquecido, quando paro a moto acabo não percebendo muitas vezes por ficar com o capacete e comunicador ligado, mas quando tiro percebo um barulho de alguma coisa como se fosse esferas de rolamento soltas. Barulho muito esquisito, ela está com 7,5K, não era para estar assim. Como rodo só estrada fica mais difícil identificar, mas foi bem colocado aqui neste post o problema existe, vou notificar na revisão de 10K e ver o que a CC vai dizer.

SFF
01-03-2016, 00:38
Todas as LC parecem fazer esse barulho quando a rotação do motor cai. Quando ela esta fria o motor fica mais acelerado, por isso não faz o barulho. Mas e' so' soltar de leve a embreagem com o freio apertado que vai ver esse barulho surgir quando a rotação cai.

Ja perguntei para vários mecânicos, todos disseram que e' normal. Se e' normal mesmo eu não sei dizer, mas a minha sempre fez esse barulho e nunca deu problema.

sal silva
01-03-2016, 08:49
Já notifiquei o caso na ultima revisão dos 10 mil na Argentina,eles me falaram que a regulagem de válvulas será feita na de revisão de 20 mil kkkk,parece bricadeira,espero que seja um barulho característico,pois uso a moto em 90% em estradas.Outra coisa que percebi é que quando estou em segunda em baixa rotação e acelero para sair mais rápido,a moto da uma grilada,isso é característico de válvulas mal reguladas,ou a GS LC tem a tecnologia parecida com minha XL 250 R de 1983.rs

Zardo
01-03-2016, 09:17
Andei muuiiitooo pouco, mas em uma curta viagem onde tive q abastecer na estrada, percebi q qdo forçava fazia um "grilinho", em 2 ou terceira marcha, depois q abasteci com Podium, não percebi mais. Porém como comentaram com o capacete fica mais difícil e prestarei mais atenção.

Como sou da velha guarda, isso esta me parecendo o "Bater Pino" qdo punha na Brasilia a gasolina amarela, subindo a serra batia direto, mas com meio a meio ou só de azulzinha, ia de maravilha ! !

Será que a BMW foi pega com a calça na mão com a nossa nova gasol... digo "farmacinha" ?

sal silva
01-03-2016, 09:50
Andei muuiiitooo pouco, mas em uma curta viagem onde tive q abastecer na estrada, percebi q qdo forçava fazia um "grilinho", em 2 ou terceira marcha, depois q abasteci com Podium, não percebi mais. Porém como comentaram com o capacete fica mais difícil e prestarei mais atenção.

Como sou da velha guarda, isso esta me parecendo o "Bater Pino" qdo punha na Brasilia a gasolina amarela, subindo a serra batia direto, mas com meio a meio ou só de azulzinha, ia de maravilha ! !

Será que a BMW foi pega com a calça na mão com a nossa nova gasol... digo "farmacinha" ?

Zardo,estive na Argentina a pouco tempo,lá a gasolina é mais pura e se não me engano são 3 tipos 93,95,98 octanas,quando viajo por lá costumo colocar a Super 95(acho que equivale a nossa Podium +-) e a moto grilava (batia pino) bem pouco.Só que lá nem sempre se encontra a gasolina de 95 ai a gente é obrigado a abastecer com a Infinia de 98 octanas.Foi ai que piorou. Em subidas a moto sempre grilava(nosso colega Crodao comentou que acha que a adulteração chegou na Argentina)´Já não sei o que pode ser,será octanagem da gasolina,adulteraçao da gasolina,erro de projeto ou uma simples e bem feita regulagem de valvulas.Valeu.

Eder
01-03-2016, 13:11
A lenda da gasolina sempre volta. Palpiteiros entendem de tudo. A gasolina Podium brasileira é a com maior octanagem vendida na própria Argentina (105). O que muda é os sistema de medição.

Em atendimento à sua consulta, informamos as octanagens dos combustíveis solicitados:

A gasolina Comum possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,
Vanessa Rocha
Engenheira Química
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A

otacir
09-03-2016, 17:00
Sobre o barulho na minha fiz um video o barulho de valvula e outros da para perceber, como é a de voces?

https://youtu.be/VzERPj4vOl0

John.br
09-03-2016, 21:40
Logo na partida e depois que esquenta é bem isso, parece aquela maquininha Singer, de costura a pedal que minha mãe tinha quando eu era criança.. kkkk!

Tenho conversado com alguns BMZeiros e todos falam deste barulho das válvulas da LC.

Hoje já não sei, mas nos idos de 1970 os motores Caterpillar 3304 também "batiam" válvula, quase que "apanhavam", e chegava a doer no ouvido. Mesmo assim aguentaram mais de 100 mil horas de trabalho sem maiores problemas. Nesse caso ficou comprovado que era uma característica da construção do motor, sem prejudicar a durabilidade.

Espero que este motor da LC siga o mesmo caminho.

Para mim que, modéstia parte tenho uma audição crítica para barulhos de máquinas, tá um pouco difícil de acostumar.

Outro fato interessante foi na GS 800 que tive, na troca de 1K km a CC colocou o óleo Motul 7100, só não me lembro a especificação, e na de 10k km, a mesma CC já utilizou o Castrol, também sintético e deu para perceber que aumentou bem o ruído da batida de válvula, principalmente na partida a frio. De qualquer forma assim que a GSA LC, sair da garantia parto para o Motul 7100.

Tecnicamente, existe uma forma de coletar o óleo usado no momento da troca e levar para exame, determinando, após várias repetições os metais em suspensão no óleo, com isso traçando um parâmetro muito preciso do desgaste dos componente internos do motor.

A Caterpillar por exemplo, disponibiliza esse método para o planejamento da manutenção preventiva aos seus clientes

Tal como você, quero ver se rodo muito até o vencimento da garantia, e qualquer imprevisto deixo por conta da BM... rsrs!

Até Delfinópolis, abs. John.

otacir
23-03-2016, 18:08
Fiz a revisão da minha hoje e falei do barulho do motor eles ate abriram as tampas das valvulas conferitam as folgas e ta tudo normal, questionei o mecânico e o mesmo me disse que as novas LC são todas barulhentas e isso é normal.

britto
03-05-2016, 21:55
Comprei uma gs triple black 16/16 e realmente a barulheira chega a incomodar.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Eder
04-05-2016, 18:45
Vendi a minha por causa dessa merda de barulho.

RicBoris
05-05-2016, 16:48
Tirei a gorda da BM do páreo para o UP por causa disso também.

Rromagnani
05-05-2016, 18:37
Vcs estão com os ouvidos muito sensíveis! Kkkkkk. Acho que por vir da Vstrom que fazia uma barulheira danada, nem ligo com isso!

Vcs. já ouviram a Ducati? Parece que tem peça quebrada dentro do motor!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Iceman
05-05-2016, 19:22
Tirei a gorda da BM do páreo para o UP por causa disso também.

Desculpa mais esfarrapada que já ví neste fórum kkkkk :p

sal silva
05-05-2016, 22:22
Desculpa mais esfarrapada que já ví neste fórum kkkkk :p

https://www.youtube.com/watch?v=0JHdKzRVkTE

sal silva
05-05-2016, 22:32
Vcs estão com os ouvidos muito sensíveis! Kkkkkk. Acho que por vir da Vstrom que fazia uma barulheira danada, nem ligo com isso!

Vcs. já ouviram a Ducati? Parece que tem peça quebrada dentro do motor!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

E a Moto Guzzi? kkkk.Quando estou na estrada não ouço nada,só perguntei para saber se o barulho era normal,ai é só acelerar que tudo vai embora rs

RicBoris
06-05-2016, 07:55
Desculpa mais esfarrapada que já ví neste fórum kkkkk :p
Tô falando sério, rapaz!

Kkkkkk

renato7l
21-06-2016, 18:41
amigos, alguem sabe informar aonde comprar estas pastilhas/semiesferas para regulagem de valvulas gs1200 2011?? por favor, pois nao acho nem na CC...

olhem regulagem valvulas gs1200 2011:
https://sanjosebmw.smugmug.com/Other/Tech-pictures/

FPoli
21-06-2016, 20:34
Sal, todas 1200 LC são mais barulhentas que o modelo a AR.
A minha em especial estava com barulho excessivo, similar a batida de válvulas de uma Kombi, bem alto no pistão direito e destoando do esquerdo.
Reparei que o som aparentava vir entre o cilindro e bloco, justamente onde há uma série de engrenagens, mas nunca prejudicou em nada.
Por fim aos 30mil km a Power abraçou a causa para reduzir o ruído a padrões normais, trocaram inicialmente umas peças do cilindro + embreagem e nada.
Acabaram por substituir "todas as peças" do cilindro direito e resolveu.
Isso levou uns 4 meses, mas agora ficou no nível normal.

Em resultados práticos a moto mantém a performance de antes, apenas com menos barulho.

Complementando, ela usa tucho hidráulico eliminando regulagem nas válvulas, exceto fique muito fora a ponto de substituir por tuchos maiores. Pouco provável.

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Possenti
30-06-2016, 09:03
Olá Pessoal...

As LC são barulhentas sim, seja por conta do sistema de alívio de partida, embreagem ou até mesmo, a batida de válvulas. Existem relatos de alguns colegas que tiveram problemas sérios como a quebra do motor. Nestes casos, ao meu ver, houve uma negligência, seja do dono ou da concessionária nas reclamações/revisões.

A minha moto terá garantia até julho/2017. Faço as revisões obrigatórias e neste momento possui 23mil km. A partir de agora, irei trocar o óleo a cada 5 mil km, mesmo usando óleo top (seja qual for 100% sintético). Fiz na semana passada a troca e adicionei 200ml de militec ao motor.

Bom, sou fã de produtos da Molykote, como o A2. Porém, o manual da moto proíbe seu uso por possuir bisulfeto de molibdênio (creio ser este o nome correto) e o Militec não tem isso.

Resultado, a moto que apresentava pequenos barulhos do motor a frio ou quente, batidas normais, SUMIRAM após os primeiros minutos de funcionamento com este novo óleo (shel Helix ultra 100% sintético 5W30).

Então, ao meu ver, a atenção do proprietário a eventuais barulhos em excesso devem ser comunicados e registrados junto a concessionária.

um abraço a todos

sal silva
30-06-2016, 09:24
Olá Pessoal...

As LC são barulhentas sim, seja por conta do sistema de alívio de partida, embreagem ou até mesmo, a batida de válvulas. Existem relatos de alguns colegas que tiveram problemas sérios como a quebra do motor. Nestes casos, ao meu ver, houve uma negligência, seja do dono ou da concessionária nas reclamações/revisões.

A minha moto terá garantia até julho/2017. Faço as revisões obrigatórias e neste momento possui 23mil km. A partir de agora, irei trocar o óleo a cada 5 mil km, mesmo usando óleo top (seja qual for 100% sintético). Fiz na semana passada a troca e adicionei 200ml de militec ao motor.

Bom, sou fã de produtos da Molykote, como o A2. Porém, o manual da moto proíbe seu uso por possuir bisulfeto de molibdênio (creio ser este o nome correto) e o Militec não tem isso.

Resultado, a moto que apresentava pequenos barulhos do motor a frio ou quente, batidas normais, SUMIRAM após os primeiros minutos de funcionamento com este novo óleo (shel Helix ultra 100% sintético 5W30).

Então, ao meu ver, a atenção do proprietário a eventuais barulhos em excesso devem ser comunicados e registrados junto a concessionária.

um abraço a todos

Legal seu relato,mas os barulhos de válvula sumiram depois que você colocou o Helix e o Molykote ?Ouvi relatos de que estes aditivos não são bons para discos banhados a óleo.Já o barulho não me incomoda e sim me preocupa(muito alto mesmo),mas se esse "problema" for solucionado com uma simples troca de óleo,estou dentro.Abraços.

RicBoris
30-06-2016, 09:35
Desculpe a ignorância e até pela intromissão, pois sequer tenho uma moto dessa... mas esse aditivo aumentaria a viscosidade do óleo? O que supostamente diminuiria a barulheira, porém, smj, poderia causar outros danos, como aumento excessivo da pressão e o consequente rompimento de retentores. Sou meio coxinha na observância ao manual de proprietário. Só uso o recomendado.

Nonors
30-06-2016, 09:39
Vou colocar na minha também....só estava dando um tempo para ela pegar uma kilometragem maior. Sempre usei em todas minhas motos e nunca tive problema algum, pelo contrário. Valeu pelo retorno Possenti

Enviado de meu SM-N920G usando Tapatalk

sal silva
30-06-2016, 09:49
Possenti,pesquisei sobre o óleo Shell Helix ultra 100% sintético 5w30 e não encontrei especifico para motocicletas.Sabe como é,hoje se fala muito que os óleos de automóvel não são ideais para motocicletas por causa dos discos de embreagem banhados a óleo.Antigamente só colocava óleo Texaco Havoline (carro) na minha velha Sahara.Mesmo depois de um queima embreagem danado nas areias do Jalapão,os discos ainda são originais heheheh.

Luis Plein
30-06-2016, 13:57
amigos, alguem sabe informar aonde comprar estas pastilhas/semiesferas para regulagem de valvulas gs1200 2011?? por favor, pois nao acho nem na CC...

olhem regulagem valvulas gs1200 2011:
https://sanjosebmw.smugmug.com/Other/Tech-pictures/


Renato, provavelmente as CCs não tem em estoque, pois são "n" medidas diferentes quando da troca dessas pastilhas. Assim (como no meu caso), se leva na CC, eles abrem o comando (acho que é isso) de válvulas, tiram as medidas das pastilhas, e encomendam para a central da BMW aqui no Brasil. Isso pode ser feito tbm num mecânico de confiança, que então depois vai até a CC e encomenda informando os números medidos. Ou compra no exterior, que é mais barato, mas sempre tendo que ter o número das pastilhas.

betobuena
08-07-2016, 22:19
Amigos sou de Salvador BA e recentemente comprei minha R 1200 Gs Sport na concessionaria Norden em Maceio-AL com 7.500Km ano 2014, rodei até os 10.500km, e observei uma barulho no cilindro direito, fiz a reclamação e autorizaram que a Haus concessionaria de Salvador abrissem os cilindros para ver se tinha algum defeito, e através do profissional Neto que fez o serviço fui informado que esta tudo normal e que isso em algumas GS 1200 LC acontece e nao sendo defeito!!!

RicBoris
08-07-2016, 23:26
Amigos sou de Salvador BA e recentemente comprei minha R 1200 Gs Sport na concessionaria Norden em Maceio-AL com 7.500Km ano 2014, rodei até os 10.500km, e observei uma barulho no cilindro direito, fiz a reclamação e autorizaram que a Haus concessionaria de Salvador abrissem os cilindros para ver se tinha algum defeito, e através do profissional Neto que fez o serviço fui informado que esta tudo normal e que isso em algumas GS 1200 LC acontece e nao sendo defeito!!!


Bem vaga a informação desse mecânico. Afinal essas motos são feitas em série, na mesma linha de montagem... como explicar que umas apresentam um barulho estranho desse e outras não e ainda dizer que é normal?

betobuena
10-07-2016, 00:47
Ricardo, mas é fato isso, umas tem o barulho e outras nao!

sal silva
10-07-2016, 09:30
Embora não queira,tenho que concordar com o nobre Professor Ric kkk : ou o barulho alto das Valvulas é característico ou não é. As motos foram feitas em serie e todas tem que ter o mesmo funcionamento.

RicBoris
10-07-2016, 12:46
Pois é Sal... muito estranho isso. Afinal, não era pra ser "padrão BMW"? Pode até não ser nada sério, mas esse papo de que é "normal" não me convence.

sal silva
10-07-2016, 15:02
Pois é Sal... muito estranho isso. Afinal, não era pra ser "padrão BMW"? Pode até não ser nada sério, mas esse papo de que é "normal" não me convence.

Isso mesmo,concordo com o professor mesmo sendo um Yamahista juramentado.rs

engenheiro
07-12-2016, 01:28
Pessoal, gostaria de saber se o barulho de válvula batendo é característico dos motores boxer LC. Notei que quando o motor esta frio, o barulho é bem menor, mas depois de quente e muitos quilômetros, cheguei a ficar preocupado. Em algumas subidas íngremes o motor grilava(como minha antiga XL 250 r ). Na revisão dos 10 mil na Argentina questionei o mecânico sobre o barulho, o mesmo me disse que não podia fazer nada, e que a regulagem de válvulas seria na revisão do 20 mil. De resto a moto se portou muito bem, sem problema algum, vou ficar de olho. Na primeira parte da viagem estava acompanhado de duas 1200 com boxer ar, e seus motores eram muito mais silenciosos. Obrigado.

Acabei de adquirir uma moto BMW GS 1200 LC 2014 , comprei de um amigo único dono que sei tem todos os cuidados com a moto.. inclusive todas as revisões feitas na BMW POWER motorrad
andei por uns 10 dias e sentia um barulho excessivo nas válvulas,
enviei a CC power BMW em santos para averiguar, realmente o barulho era superior ao normal, foi solicitado que moto fosse para Santo André para ajuste de válvulas, fui informado que existia um desgaste excessivos no rolamento do sistema de válvulas, que a moto não estava mais na garantia, sendo que todas as revisões foram feitas na power BMW conforme comprova o manual, como poderia existir tal desgaste?
O consultor sr. Alan, informou que faria o relatório a BMW Brasil que esta poderia enviar as peças com desgaste e eu arcaria com a Mão de obra, apesar de achar q a responsabilidade deveria ser 100% da BMW concordei...hoje fiquei pasmo ao saber que a BMW negou a tal cortesia das peças e me foi apresentado um orçamento de quase R$ 5.000,00 pelos serviços...como consumidor da marca, amante das motos da linha BMW já não é a primeira que possuo, fiquei indignado com o descaso da fabrica quanto ao desgaste excessivo de peças internas do motor cuja moto tem todas as revisões feitas na CC ... liguei no SAC da BMW e este registrou a queixa porem fui informado que não podia fazer nada quanto a negativa das peças de cortesia... uma moto de quase 80 mil reais, não deveria ter tal desgaste com 50 mil KM , ou seria previsto a troca das peças em sua revisão , como é feito com os rolamentos do cardã..acredito que isso não ocorre nos EUA, aqui no Brasil existe a falta de respeito com o consumidor que confia na marca...espero que a BMW reveja esta situação , pois vou procurar o procom , pois tal dano foi imperceptível aos itens analisados nas revisões feitas na cc, sendo assim pode-se considerar um defeito de fabrica vicio oculto

engenheiro
11-12-2016, 21:14
Fiz a revisão da minha hoje e falei do barulho do motor eles ate abriram as tampas das valvulas conferitam as folgas e ta tudo normal, questionei o mecânico e o mesmo me disse que as novas LC são todas barulhentas e isso é normal.

Acabei de adquirir uma moto BMW GS 1200 LC 2014 , comprei de um amigo único dono que sei tem todos os cuidados com a moto.. inclusive todas as revisões feitas na BMW POWER motorrad
andei por uns 10 dias e sentia um barulho excessivo nas válvulas,
enviei a CC power BMW em santos para averiguar, realmente o barulho era superior ao normal, foi solicitado que moto fosse para Santo André para ajuste de válvulas, fui informado que existia um desgaste excessivos no rolamento do sistema de válvulas, que a moto não estava mais na garantia, sendo que todas as revisões foram feitas na power BMW conforme comprova o manual, como poderia existir tal desgaste?
O consultor sr. Alan, informou que faria o relatório a BMW Brasil que esta poderia enviar as peças com desgaste e eu arcaria com a Mão de obra, apesar de achar q a responsabilidade deveria ser 100% da BMW concordei...hoje fiquei pasmo ao saber que a BMW negou a tal cortesia das peças e me foi apresentado um orçamento de quase R$ 5.000,00 pelos serviços...como consumidor da marca, amante das motos da linha BMW já não é a primeira que possuo, fiquei indignado com o descaso da fabrica quanto ao desgaste excessivo de peças internas do motor cuja moto tem todas as revisões feitas na CC ... liguei no SAC da BMW e este registrou a queixa porem fui informado que não podia fazer nada quanto a negativa das peças de cortesia... uma moto de quase 80 mil reais, não deveria ter tal desgaste com 50 mil KM , ou seria previsto a troca das peças em sua revisão , como é feito com os rolamentos do cardã..acredito que isso não ocorre nos EUA, aqui no Brasil existe a falta de respeito com o consumidor que confia na marca...espero que a BMW reveja esta situação , pois vou procurar o procom , pois tal dano foi imperceptível aos itens analisados nas revisões feitas na cc, sendo assim pode-se considerar um defeito de fabrica vicio oculto

Melhor pedir para constar nas vistorias

engenheiro
11-12-2016, 21:16
Acabei de adquirir uma moto BMW GS 1200 LC 2014 , comprei de um amigo único dono que sei tem todos os cuidados com a moto.. inclusive todas as revisões feitas na BMW POWER motorrad
andei por uns 10 dias e sentia um barulho excessivo nas válvulas,
enviei a CC power BMW em santos para averiguar, realmente o barulho era superior ao normal, foi solicitado que moto fosse para Santo André para ajuste de válvulas, fui informado que existia um desgaste excessivos no rolamento do sistema de válvulas, que a moto não estava mais na garantia, sendo que todas as revisões foram feitas na power BMW conforme comprova o manual, como poderia existir tal desgaste?
O consultor sr. Alan, informou que faria o relatório a BMW Brasil que esta poderia enviar as peças com desgaste e eu arcaria com a Mão de obra, apesar de achar q a responsabilidade deveria ser 100% da BMW concordei...hoje fiquei pasmo ao saber que a BMW negou a tal cortesia das peças e me foi apresentado um orçamento de quase R$ 5.000,00 pelos serviços...como consumidor da marca, amante das motos da linha BMW já não é a primeira que possuo, fiquei indignado com o descaso da fabrica quanto ao desgaste excessivo de peças internas do motor cuja moto tem todas as revisões feitas na CC ... liguei no SAC da BMW e este registrou a queixa porem fui informado que não podia fazer nada quanto a negativa das peças de cortesia... uma moto de quase 80 mil reais, não deveria ter tal desgaste com 50 mil KM , ou seria previsto a troca das peças em sua revisão , como é feito com os rolamentos do cardã..acredito que isso não ocorre nos EUA, aqui no Brasil existe a falta de respeito com o consumidor que confia na marca...espero que a BMW reveja esta situação , pois vou procurar o procom , pois tal dano foi imperceptível aos itens analisados nas revisões feitas na cc, sendo assim pode-se considerar um defeito de fabrica vicio oculto

RicBoris
12-12-2016, 22:55
Caro Engenheiro/Joaquim, você é mais um pra lista. Já comentei em seu Post sobre o tema e, de fato, é uma tremenda falta de respeito da BM para com seu seleto grupo de clientes. Esse tipo de atitude não condiz com a fama da marca, aliás, o recorrente DEFEITO também não. O destaque para o termo defeito é porque alguns amigos aqui insistem em tentar defender a marca alegando que esse barulho de "parafuso no liquidificador" é normal. Normal o Kcete. Tá na cara que tem coisa errada nesse trem. Aos que se sentirem ofendidos, perdoem a franqueza. Mas esse disco vai furar de tanto voltar a faixa!

sal silva
13-12-2016, 09:09
Caro Engenheiro/Joaquim, você é mais um pra lista. Já comentei em seu Post sobre o tema e, de fato, é uma tremenda falta de respeito da BM para com seu seleto grupo de clientes. Esse tipo de atitude não condiz com a fama da marca, aliás, o recorrente DEFEITO também não. O destaque para o termo defeito é porque alguns amigos aqui insistem em tentar defender a marca alegando que esse barulho de "parafuso no liquidificador" é normal. Normal o Kcete. Tá na cara que tem coisa errada nesse trem. Aos que se sentirem ofendidos, perdoem a franqueza. Mas esse disco vai furar de tanto voltar a faixa!

Só porque voce trabalhou em um engenho acha que é engenheiro kkkkkkk.Se a minha bater no catolé outra vez vou dar razão para o nobre colega,mas barulho em motor não quer dizer que seja defeito e sim característica,basta ouvir uma Moto Guzzi,Ducati e outras.

Mcolnagosp
13-12-2016, 14:15
Concordo com Sal. Isso deve ser psicológico :)

O motor é barulhento mesmo, e quanto ao diagnóstico do consultor, pra confiar tem que conhecer o caboclo. Ele simplesmente concordando com voce vai te satisfazer, mas pode não ser o ideal. Eu levaria a moto na Eurobike e converse com Fernando. O cara entende muito de BMW, já foi à Alemanha fazer curso, hoje presta consultoria e fica na Eurobike tres dias na semana só resolvendo esses embrolheos.

Ou então voces estão muito azarados :)

Semana passada fiz revisão de 20.000 km da minha adventure e as válvulas estavam perfgeitas. Conferi a medição com o mecânico. Essa é a segunda moto 1200GS que faço revisão dos vinte mil e não houve problema nas válvulas.

engenheiro
13-12-2016, 14:48
Só porque voce trabalhou em um engenho acha que é engenheiro kkkkkkk.Se a minha bater no catolé outra vez vou dar razão para o nobre colega,mas barulho em motor não quer dizer que seja defeito e sim característica,basta ouvir uma Moto Guzzi,Ducati e outras.

Caro amigo, se não fosse defeito a BMW iria querer me cobrar quase 5mil reais? ou simplesmente me devolveriam a moto e falariam que é normal? ...
quando a cc lança um orçamento querendo substituir peças do comando de valvulas alegando desgaste, acredito que seja defeito .. e de responsabilidade da marca

sal silva
13-12-2016, 17:04
Caro amigo, se não fosse defeito a BMW iria querer me cobrar quase 5mil reais? ou simplesmente me devolveriam a moto e falariam que é normal? ...
quando a cc lança um orçamento querendo substituir peças do comando de valvulas alegando desgaste, acredito que seja defeito .. e de responsabilidade da marca

Desculpe amigo,nao sei se o defeito da sua é igual o da minha,tenho duas viagens longas nos próximos meses,depois te direi como esta o motor.Cada caso é um caso,lamento essa cobrança absurda e concordo que a marca teria que se responsabilizar pelo erro,mas isso não quer dizer que todos os motores LCs terão problemas.Vamos aguardar.VLW

Ps.Meu post anterior foi direcionado ao meu colega Ric Boris,ele é um Yamahista Juramentado e gosta de meter o pau na BMW rs.Estamos sempre Brincando:rolleyes:rs

RicBoris
13-12-2016, 18:11
Ps.Meu post anterior foi direcionado ao meu colega Ric Boris,ele é um Yamahista Juramentado e gosta de meter o pau... Estamos sempre Brincando:rolleyes:rs

[emoji15]

Sal, se controla rapaz. Não precisa divulgar nossas intimidades. [emoji41]

Osvalter
13-12-2016, 21:54
Desculpe amigo,nao sei se o defeito da sua é igual o da minha,tenho duas viagens longas nos próximos meses,depois te direi como esta o motor.Cada caso é um caso,lamento essa cobrança absurda e concordo que a marca teria que se responsabilizar pelo erro,mas isso não quer dizer que todos os motores LCs terão problemas.Vamos aguardar.VLW

Ps.Meu post anterior foi direcionado ao meu colega Ric Boris,ele é um Yamahista Juramentado e gosta de meter o pau na BMW rs.Estamos sempre Brincando:rolleyes:rs

Sal, qual defeito a sua apresentou ? É a 2015 ?

sal silva
23-02-2017, 09:20
Tem Angu nesse caroço,o barulho de válvulas do motor é característico,nao se preocupem,vamos rodar porque a vida é curta.

willrod81
20-10-2017, 19:40
Pessoal, gostaria de saber se o barulho de válvula batendo é característico dos motores boxer LC. Notei que quando o motor esta frio, o barulho é bem menor, mas depois de quente e muitos quilômetros, cheguei a ficar preocupado. Em algumas subidas íngremes o motor grilava(como minha antiga XL 250 r ). Na revisão dos 10 mil na Argentina questionei o mecânico sobre o barulho, o mesmo me disse que não podia fazer nada, e que a regulagem de válvulas seria na revisão do 20 mil. De resto a moto se portou muito bem, sem problema algum, vou ficar de olho. Na primeira parte da viagem estava acompanhado de duas 1200 com boxer ar, e seus motores eram muito mais silenciosos. Obrigado.

Sal, boa noite!
Vi esse seu relato e gostaria de saber se houve solução ou sua moto parou o ruído tipo grilado?
Pergunto isso porque acabei de voltar de viagem com minha moto, rodei 600km de Arraial até BH e na metade do caminho comecei a perceber um grilado no motor, geralmente em subidas ou retomada de curva, mais perceptível em sexta marcha próximo a 4mil rpm, esse ruído é como outro colega comentou também de esferas soltas roçando dentro do motor...

Minha moto é 2017 com 5mil km rodados em menos de 3 meses de uso...

Nessa viagem como abasteci em um posto no RJ já condenei a gasolina e fui parando em outro posto e pedindo para retirar toda gasolina e por uma nova, pois eu estava crente ser ruído de batida de pino por gasolina batizada, mas troquei a gasolina e o ruído continuou até eu chegar em BH...

Sei que o motor é barulhento e bate válvulas demais, mas esse ruído é totalmente diferente e só aparece com motor bem quente e quando exige carga do motor em marcha alta...




Sent from my iPhone using Tapatalk

Rromagnani
20-10-2017, 20:22
Sal, boa noite!
Vi esse seu relato e gostaria de saber se houve solução ou sua moto parou o ruído tipo grilado?
Pergunto isso porque acabei de voltar de viagem com minha moto, rodei 600km de Arraial até BH e na metade do caminho comecei a perceber um grilado no motor, geralmente em subidas ou retomada de curva, mais perceptível em sexta marcha próximo a 4mil rpm, esse ruído é como outro colega comentou também de esferas soltas roçando dentro do motor...

Minha moto é 2017 com 5mil km rodados em menos de 3 meses de uso...

Nessa viagem como abasteci em um posto no RJ já condenei a gasolina e fui parando em outro posto e pedindo para retirar toda gasolina e por uma nova, pois eu estava crente ser ruído de batida de pino por gasolina batizada, mas troquei a gasolina e o ruído continuou até eu chegar em BH...

Sei que o motor é barulhento e bate válvulas demais, mas esse ruído é totalmente diferente e só aparece com motor bem quente e quando exige carga do motor em marcha alta...




Sent from my iPhone using Tapatalk

A minha muitas vezes faz esse barulho de "batida de pino" exatamente em retomadas ou acelerações. Acredito que esse barulho seja devido ao combustível, principalmente pela quantidade de álcool que deve alterar o ponto de ignição.

Curioso é que muitas vezes não percebo é muitas vezes fica bem audível!


Enviado do meu iPad usando Tapatalk Pro

willrod81
20-10-2017, 20:44
Vou amanhã na concessionária tomar um café e aproveito para dar uma sapiada com os mecânicos.

Achei muito estranho o ruído pois é característico de batida de pino, não como em carros, mas um pouco diferente, acredito pela construção do motor boxer.

Já imagino que a concessionária vai tirar o corpo fora ou falar que é normal, como sempre....kkkkkkk

Se não fizerem nada no próximo abastecimento coloco a Podium ou Octapro pra ver se era gasolina mesmo...

Fiquei preocupado com esses problemas de cabeçotes que citaram em outros tópicos dos modelos até 2016... afinal por ser a 2017 deveriam ter corrigido o vício...


Sent from my iPhone using Tapatalk

sal silva
20-10-2017, 22:31
Sal, boa noite!
Vi esse seu relato e gostaria de saber se houve solução ou sua moto parou o ruído tipo grilado?
Pergunto isso porque acabei de voltar de viagem com minha moto, rodei 600km de Arraial até BH e na metade do caminho comecei a perceber um grilado no motor, geralmente em subidas ou retomada de curva, mais perceptível em sexta marcha próximo a 4mil rpm, esse ruído é como outro colega comentou também de esferas soltas roçando dentro do motor...

Minha moto é 2017 com 5mil km rodados em menos de 3 meses de uso...

Nessa viagem como abasteci em um posto no RJ já condenei a gasolina e fui parando em outro posto e pedindo para retirar toda gasolina e por uma nova, pois eu estava crente ser ruído de batida de pino por gasolina batizada, mas troquei a gasolina e o ruído continuou até eu chegar em BH...

Sei que o motor é barulhento e bate válvulas demais, mas esse ruído é totalmente diferente e só aparece com motor bem quente e quando exige carga do motor em marcha alta...




Sent from my iPhone using Tapatalk

Will,acabei acostumando com essa grilada em sexta marcha,isso acontece em subidas e quando minha moto esta com garupa e bagagens.Somente uma vez abasteci com gasolina aditivada(não costumo fazer isso),não me lembro se era Shell ou Ipiranga,mas a moto parou de grilar e ficou um tiro.Nao posso te afirmar mas pode ser combustível de má qualidade.Abrax



Sent from my iPhone using Tapatalk[/QUOTE]

willrod81
20-10-2017, 23:07
Não tinha pensado nessa questão da garupa e bagagem, eu realmente estava com a minha esposa e a mala softbag (55L) e essa grilada é somente em carga no motor mesmo, fora um puta calor na subida da serra de Petrópolis (37 graus), tudo isso contribuiu para o grilado, agora vai ser foda reproduzir novamente...rsrsrsrs


Sent from my iPhone using Tapatalk

willrod81
21-10-2017, 16:30
Hoje a concessionária me atendeu prontamente escutando meu relato do ruído, rastreou a moto no computador e estava tudo ok, sem falhas, o chefe da oficina me informou que podia ser a borboleta do escapamento e realmente pode até ser porque as batidas de pino são um som metálico igual se a borboleta estiver vibrando, o técnico desmontou a capa da borboleta e jogou um grafite. Pode até não ser, mas agora é testar pra ver se ocorre novamente, ao menos não tem nada gravado no módulo da motoca.

Se alguém quiser testar a borboleta da sua moto é simples, assim que vc liga a chave a borboleta aciona como se fizesse um check e vc escuta se está fazendo ruído, com a moto ligada vc da umas aceleradas de leve e vê que ela aciona também e percebe se tem ruídos...

Fica minha recomendação para Concessionária Euroville em BH, os caras são todos muitos parceiros, estão sempre à disposição e com boa vontade.



Sent from my iPhone using Tapatalk

sal silva
22-10-2017, 08:23
Não tinha pensado nessa questão da garupa e bagagem, eu realmente estava com a minha esposa e a mala softbag (55L) e essa grilada é somente em carga no motor mesmo, fora um puta calor na subida da serra de Petrópolis (37 graus), tudo isso contribuiu para o grilado, agora vai ser foda reproduzir novamente...rsrsrsrs


Sent from my iPhone using Tapatalk

Boa dica Will,voce poderia enviar uma foto da localização desta borboleta,e viu se é de fácil manutenção?

RARC1971
22-10-2017, 10:39
Willian, bom dia,

Gostaria de saber se com a manutenção da Borboleta a moto parou com o barulho do grilado? Tenho o mesmo problema e ele me incomoda bastante.

willrod81
22-10-2017, 10:39
Segue a foto do local da borboleta, é só tirar a capa do escape e essa proteção preta que vc tem acesso aos cabos e eixo, aí da para jogar um grafite!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171022/0b3255145abf497410ebb00d11833350.jpg


Sent from my iPhone using Tapatalk

willrod81
22-10-2017, 12:54
Veja o momento do check da borboleta, vc pode verificar se faz um ruído tipo como se estivesse atritando, no vídeo não faz ruído porque já está lubrificado com grafite:
https://youtu.be/ocFodY-Lvnc

Neste vídeo mostra o funcionamento com motor ligado dando pequenas aceleradas, veja pelo leve movimento dos cabos:
https://youtu.be/5cJP7xT6y7s



Sent from my iPhone using Tapatalk

sal silva
22-10-2017, 13:20
Segue a foto do local da borboleta, é só tirar a capa do escape e essa proteção preta que vc tem acesso aos cabos e eixo, aí da para jogar um grafite!

https://uploads.tapatalk-cdn.com/20171022/0b3255145abf497410ebb00d11833350.jpg


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigadao Will,parece bem fácil,vou verificar a minha borboleta rs.Abrax

AlfredGtr
22-10-2017, 14:29
Sal, boa noite!
Vi esse seu relato e gostaria de saber se houve solução ou sua moto parou o ruído tipo grilado?
Pergunto isso porque acabei de voltar de viagem com minha moto, rodei 600km de Arraial até BH e na metade do caminho comecei a perceber um grilado no motor, geralmente em subidas ou retomada de curva, mais perceptível em sexta marcha próximo a 4mil rpm, esse ruído é como outro colega comentou também de esferas soltas roçando dentro do motor...

Minha moto é 2017 com 5mil km rodados em menos de 3 meses de uso...

Nessa viagem como abasteci em um posto no RJ já condenei a gasolina e fui parando em outro posto e pedindo para retirar toda gasolina e por uma nova, pois eu estava crente ser ruído de batida de pino por gasolina batizada, mas troquei a gasolina e o ruído continuou até eu chegar em BH...

Sei que o motor é barulhento e bate válvulas demais, mas esse ruído é totalmente diferente e só aparece com motor bem quente e quando exige carga do motor em marcha alta...




Sent from my iPhone using TapatalkPessoal,

Este barulho é parcialmente normal. O motor da LC é completamente novo e tem correias diferentes que geram esse barulho. PORÉM, isso até um certo nível. Eu, e vários outros proprietários de LC, tice que trocar o cabeçote do lado direito, onde o barulho é maior. Este É um defeito do motor que a BMW não faz recall porque não gera risco, mas é horrível.
Procurem uma CC e peçam para averiguar o barulho, eles têm equipamentos especiais para medir a folga de um eixo no cabeçote. A Eurobike (SP) faz bem esse serviço, assim como a Power (Sto André).

Não é normal o barulho ser alto.

Abcs !!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

AlfredGtr
22-10-2017, 14:31
Sal, já houve realtos, aqui neste fórum, de casos em que as válvulas estavam desreguladas sim.

Levaram na cc, e os caras colocaram o padrão de calibração e constataram a desregulagem.

O processo todo é bem simples. Duro é convencer o mecanico da CC a fazer o procedimento. :(Ice, não é válvula não, é defeito num eixo do cabeçote. Tive o meu do lado direito trocado. Isso é mais comum do que imaginamos.......

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

AlfredGtr
22-10-2017, 14:33
Legal Ice, já estive na CC recentemente, fui mandar dar uma lavada na Mamute e aproveitei e reclamei da borracha da pedaleira traseira que se rompeu nesta ultima viagem. Resultado: me enrolaram e inventaram aquelas coisas absurdas, mal uso etc. Estou vendo que a BMW voltou a ficar ruim de novo. Então voltei lá e acertei com eles de mandar um e-mail com fotos para a BMW Brasil.
Quanto ao barulho de válvula, ainda não falei nada aqui no Brasil, pois a moto tem que estar bem quente para apresentar o "problema". Você acha que devo levar e insistir? A revisão das válvulas é com 20 mil, minha moto esta quase com 16 mil quilômetros.Sal, conforme relatei, tive que trocar o cabeçote direito da minha moto. Isso é um defeito que tem aparecido em muitas motos. Faça a verificação na revisão dos 20 mil, se tiver folga neste eixo eles trocam o cabeçote.
Depois da troca a minha moto ficou outra.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

MarcioT
24-10-2017, 20:29
Fico imaginando estas motos com uns 80 / 100k km, vai ser uma epidemia de ajustes no cabeçote esquerdo, visto que os da direita estarão novos. Isso não é legal, afinal qual o problema com o lado direito? Qual a causa raiz de tantos problemas? Não seria mais correto refazer os dois cilindros e equalizá-los?
Fica a reflexão!

sal silva
25-10-2017, 07:22
Fico imaginando estas motos com uns 80 / 100k km, vai ser uma epidemia de ajustes no cabeçote esquerdo, visto que os da direita estarão novos. Isso não é legal, afinal qual o problema com o lado direito? Qual a causa raiz de tantos problemas? Não seria mais correto refazer os dois cilindros e equalizá-los?
Fica a reflexão!

Marcio,nao estou mais pensando nisso,espero que a minha não tenha mais nada e chegue até 200 mil kms heheh.
Caso contrário já estou juntando décimo terceiro,pis etc para uma KTM ou Japa rs.
Como um bom Brazuca ja me acostumei a tomar,basta ver o que este Pais virou nos últimos anos:mad:

MarcioT
25-10-2017, 08:26
Sal entendo o que vc diz. Só fiz esta reflexão por força do hábito!
Olha, pelo seu uso, uma Japa vai aderir muito mais ao seu uso, viagens longas com garupa, do que uma ktm. A menos que seja uma 1290 completa, mas aí somente com sua carteira para chegar lá. Ticket médio de uns R$100k
Hehehe


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

zepedro
01-11-2017, 20:11
Nada como a penúltima fornada 12/13 .... Oil Air Head forever ....

Tuco10
02-11-2017, 08:22
A minha eh 2014 e eh bem lisa e silenciosa, só faz uma pequena batida de Valvula em baixos rpms,nada que atrapalhe ou seja um problema, moto está com 24.000km