PDA

Ver Versão Completa : Porquê dos ventos na Patagônia ?



Crodao
30-01-2016, 20:24
Pessoal gostaria de ouvir dos mais experientes o "porquê" dos ventos Patagônios.
Ao contrário do que eu imaginava, os ventos sopram do Pacífico para o Atlântico.
Eu entendi que pelo fato da Cordilheira dos Andes ser mais baixa (em torno de 2.000msnm) abaixo de Bariloche, os ventos conseguem ultrapassar a cordilheira e seguir em direção ao Atlântico.
Outra questão que andei observando, se olharmos o mapa do mundo, podemos observar que praticamente não há faixa de terra na mesma latitude de Patagônia, Isso deve influenciar.
Algum entendido no assunto ?

Sapi
30-01-2016, 23:34
Pessoal gostaria de ouvir dos mais experientes o "porquê" dos ventos Patagônios.
Ao contrário do que eu imaginava, os ventos sopram do Pacífico para o Atlântico.
Eu entendi que pelo fato da Cordilheira dos Andes ser mais baixa (em torno de 2.000msnm) abaixo de Bariloche, os ventos conseguem ultrapassar a cordilheira e seguir em direção ao Atlântico.
Outra questão que andei observando, se olharmos o mapa do mundo, podemos observar que praticamente não há faixa de terra na mesma latitude de Patagônia, Isso deve influenciar.
Algum entendido no assunto ?

Crodao,

Esses ventos sao originados nos jet streams. Correntes de ar em altitude superior a 20.000 pes ate 50.000 pes causadas pela diferenca de temperatura e pressao em diferentes areas.Normalmente se movimentam de oeste para leste.

Jet stream existem no hemisferio Norte e Sul. O Nosso jet stream aqui em Calgary traz ventos de ate 100 Kmh e de vez em quando a temperatura esta -10 graus Celsius e com o jet stream sobe para +10 graus em poucas horas em pleno Janeiro(inverno), nao importando se eh dia ou noite...

Ai no Hemisferio Sul eh a mesma coisa.... eu me lembro de voar entre SAo PAulo e Porto Alegre e pegar vento de proa de 100Kmh, atrasando o voo mais de 20 min. Em compensacao a volta para SP era bem rapidinha.

Aqui a explicacao detalhada .... http://www.livescience.com/27825-jet-stream.html

CM-R1200-GS
31-01-2016, 08:46
Esse forum também é cultura !!!!!!

Boa sapi, obrigado pelas informações.

kranio
31-01-2016, 08:51
Gente bom dia.
Adorei as explicações, mais que venta, venta. Andei bons quilômetros com a moto inclinada, e nada de ter molinha. Isso tem que ser contabilizado na autonomia da motocicleta, pois a minha chegou a fazer 11 k/l.

Henri
31-01-2016, 16:29
Nas latitudes entre 40 e 60 graus sul, onde se encontra grande parte da Patagonia, há um corredor de ventos de Oeste chamado de "roaring forties". O vento é mais forte quando a vegetação é ausente ou baixa , reduzindo o efeito de arrasto. O sentido W-E, por sua vez, resulta da força de Coriolis, em função do movimento da Terra.
Na Patagônia argentina, os ventos fortes ocorrem a partir de 50-100 km a leste dos Andes, que protegem um pouco (Bariloche e Esquel estão nessa zona de proteção). Junto à costa, e abaixo de Trelew, o bicho pega.
No lado chileno, com vegetação alta(chove mais), os ventos são mais amenos. No Atacama, sem vegetação, voltam os ventos de oeste, mas não tão fortes.
A foto abaixo foi tirada na Patagônia chilena - P. Varas - e a posição da moto foi proposital, pois o vento, do lado direito, poderia derrubá-la.
Abs,

8555

Crodao
31-01-2016, 16:48
Pois é Henri logo imaginei que têm a ver com a localização, pois ventos fortes existem em vários locais do planeta, mas alí me pareceu bem característico. Algum motivo tinha.

O que observei também que do lado do Chile as montanhas têm mais neve. Certamente o ar proveniente do Pacífico deve ser úmido, o que justificaria a ausência de neve do lado do Atlântico da Patagônia nas mesmas latitudes e altitudes equivalentes.

Vejam nesse mapa que praticamente não há porção de terra na mesma latitude da Patagônia. Exceto algumas ilhas da Oceania.
8556

Rromagnani
31-01-2016, 18:03
BMW GS BRASIL também é cultura! Agradeço à todos pelas explicações!

luiztrovao
01-02-2016, 19:48
Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão

Crodao
02-02-2016, 20:31
Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão
Caramba essa matou a pau.
Meu filho participa de um Grupo chamado de Clube do SUBARU e teve um cara que foi com uma Forester e teve esse problema.

RicBoris
02-02-2016, 21:13
Sensacional a explicação do Trovão!

luiztrovao
04-02-2016, 11:45
pois é, Ric, a hélice do radiador "puxando" e o vento empurrando em sentido contrário... a bolha tá formada.

Mas, eu lembrei de uma outra experiência com o vento, nesta mesma viagem em que fui para o Atacama:

Antes de ir para o Atacama, passei por Salta ( "la linda" - e é linda, mesmo!). Estando lá, entre outros passeios, me recomendaram ir até um lugar chamado ABRA EL ACAY. Trata-se do lugar mais alto das américas onde existe uma estrada (claro, há lugares mais altos onde se pode ir de carro, mas não por estradas oficiais) - são 4.895 metros acima do nível do mar. A estrada é de rípio, um subidão com muitas curvas e o vento é simplesmente cruel:
- na ida, além do carro fazer um fumação danado pelo fato do ar ser muito rarefeito, mesmo andando a 60Km/h a poeira que o carro levantava....nos ultrapassava!!!! E a danada nos ultrapassava bem rápido....
- ao chegarmos lá em cima, paramos ao lado da placa para tirar fotos, mas não pudemos deixar minha filha menor sair.... exatamente por causa do vento! Tivemos que ficar nos segurando no carro para não nos desequilibrarmos...
abs
Trovão

RicBoris
04-02-2016, 17:25
pois é, Ric, a hélice do radiador "puxando" e o vento empurrando em sentido contrário... a bolha tá formada.

Mas, eu lembrei de uma outra experiência com o vento, nesta mesma viagem em que fui para o Atacama:

Antes de ir para o Atacama, passei por Salta ( "la linda" - e é linda, mesmo!). Estando lá, entre outros passeios, me recomendaram ir até um lugar chamado ABRA EL ACAY. Trata-se do lugar mais alto das américas onde existe uma estrada (claro, há lugares mais altos onde se pode ir de carro, mas não por estradas oficiais) - são 4.895 metros acima do nível do mar. A estrada é de rípio, um subidão com muitas curvas e o vento é simplesmente cruel:
- na ida, além do carro fazer um fumação danado pelo fato do ar ser muito rarefeito, mesmo andando a 60Km/h a poeira que o carro levantava....nos ultrapassava!!!! E a danada nos ultrapassava bem rápido....
- ao chegarmos lá em cima, paramos ao lado da placa para tirar fotos, mas não pudemos deixar minha filha menor sair.... exatamente por causa do vento! Tivemos que ficar nos segurando no carro para não nos desequilibrarmos...
abs
Trovão
Puts!!! Que perigo heim? Subir de moto pra um lugar desse nem pensar, heim Luiz?!

Andre STS
30-03-2016, 23:17
Pois é Henri logo imaginei que têm a ver com a localização, pois ventos fortes existem em vários locais do planeta, mas alí me pareceu bem característico. Algum motivo tinha.

O que observei também que do lado do Chile as montanhas têm mais neve. Certamente o ar proveniente do Pacífico deve ser úmido, o que justificaria a ausência de neve do lado do Atlântico da Patagônia nas mesmas latitudes e altitudes equivalentes.

Vejam nesse mapa que praticamente não há porção de terra na mesma latitude da Patagônia. Exceto algumas ilhas da Oceania.
8556

Crodão
quando fiz a carretera Austral ano passado peguei zero vento uma maravilha e sim a Patagonia Chilena é muito mais linda , verde , exuberante e mágica que a ARGENTINA ......MUITO MAIS.
Em minha modesta opinião quem saiu por Chile Chico pode ter passado por lugares altos que cruza a Cordilheira , porém, muito baixos se comparados com o Paso Jama e Paso Libertadores .
abraço
A.Alves.

profCarlos
01-08-2016, 00:34
Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão
Agora fez todo o sentido da Frida, notoriamente perder potência quando fizemos a última parte do altiplano, indo para San Pedro de Atacama e não notamos isto na volta. Kkkkkk muito interessante!

Enviado de meu SM-P905M usando Tapatalk

Iceman
01-08-2016, 14:22
Pelo jeito, o negócio é subir de ré kkkkk :p

Henri
02-08-2016, 00:06
Pensei semana passada no título desse post, ao atravessar a Pan-americana no sul do Peru, entre Arequipa e Nazca. Lindas praias, mas um vento oeste forte, jogando a areia na rodovia. Belo, mas tenso...
Abs,

9058